UTILIDADE PÚBLICA SJC

 

Equipes da Prefeitura intervém em residência de acumuladores

 

População deve denunciar pelo 156; ação continua nesta quinta-feira (25) – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos está atenta aos casos de acumulação compulsiva que possam representar riscos à saúde dos moradores e vizinhos. Os relatos recebidos pelo serviço 156 são encaminhados ao Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais para análise. As equipes de fiscalização visitam os locais reportados e, se necessário, emitem notificações e aplicam multas.

Em situações mais graves, podem ser iniciadas ações judiciais buscando autorização para a limpeza do imóvel.

Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (24), quando a Prefeitura deu início à limpeza de um imóvel na região sul da cidade, que estava repleto de materiais inservíveis. A operação foi realizada com autorização judicial, uma vez que se trata de propriedade privada cujos moradores apresentam comportamento acumulador.

Esta é a segunda intervenção na mesma residência no Parque Industrial. Em 2023, foram retiradas toneladas de materiais inservíveis, preenchendo diversos caminhões, em uma operação que demandou dois dias de trabalho.

Operação integrada 

A ação foi coordenada pelo Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e envolveu a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal – ligados à Secretaria de Proteção ao Cidadão – e as secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana, Apoio Social ao Cidadão e Manutenção da Cidade, além da Urbam.

Ao todo, foram retiradas do local 4.180 quilos de materiais inservíveis, entre pneus, roupas e móveis velhos, madeira, lixo doméstico, garrafas PET em grandes quantidades, entre outros materiais, distribuídos em 4 caminhões. O trabalho continuará nesta quinta-feira (25).

Denúncias

Alguns vizinhos acompanharam atentos a operação de limpeza e desobstrução da residência, que estava tomada por materiais inservíveis. Eles se queixaram de bichos, principalmente ratos, nos imóveis da rua e agradeceram pelas providências tomadas pelas equipes da Prefeitura.

Moradores mais antigos da região reforçaram a importância da ação de limpeza para resolver o problema na rua pensando no bem coletivo. Toda a comunidade pode contribuir ligando gratuitamente para o número 156 e reportando casos semelhantes.

Prefeitura realiza melhorias em parquinhos

Equipes da manutenção trabalham nas melhorias dos espaços voltados às crianças; neste mês, oito parquinhos receberam piso emborrachado – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos investe em ações que visam o desenvolvimento saudável das crianças, nas escolas e demais espaços públicos, por meio da educação, saúde, esporte e também nos espaços de lazer.

Equipes de Manutenção da Prefeitura trabalham diariamente para tornar os parquinhos, praças e espaços públicos ainda mais agradáveis, seguros e atendendo às várias etapas do crescimento dos pequenos. Um dos exemplos é a instalação de piso emborrachado em playground para minimizar o impacto da queda das crianças.

Também foram criados espaços interativos que possibilitam a socialização, capacidade motora, interação e o desenvolvimento do imaginário das crianças durante as brincadeiras.

Todos os espaços recebem manutenção periodicamente para a segurança dos usuários dos brinquedos e parques.

Neste mês de abril, a Prefeitura iniciou a instalação de piso emborrachado, somando mais de mil metros quadrados, nos seguintes espaços:

Praça Tabajara, Vila Cristina (região norte)
Praça Mons. Luís Gonzaga, Santana (região norte)
Parquinho na comunidade Santa Cruz III (região central)
Praça Marte, Jd da Granja (região leste)
Praça Aquila, Jd da Granja (região leste)
Parquinho na Rua Gladíolo, Vila Corintinha (região central)
Parquinho na Rua Itapeva, Bosque dos Eucaliptos (região sul)
Parquinho na Av. Dr Renato de Toledo Mira, Recanto dos Eucaliptos (região sudeste)

Patrulha Maria da Penha acompanha mais de 100 mulheres

No programa, são realizadas visitas periódicas às residências das vítimas para assegurar o cumprimento das medidas protetivas de urgência – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Um total de 145 mulheres já são assistidas pela Patrulha Maria da Penha em São José dos Campos. O serviço foi implementado pela Prefeitura de São José em 2019 e realiza acompanhamento preventivo e regular de mulheres que enfrentam violência doméstica ou familiar e que possuem medidas protetivas.

O programa conta com suporte do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e do dispositivo de emergência, que já contribuíram para a efetuação de 80 prisões em flagrante.

O serviço é realizado em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar de São José dos Campos e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), onde foi estabelecido um ponto de apoio fixo para a equipe Patrulha Maria da Penha, a fim de garantir presença eficaz e coordenada em locais estratégicos.

Visitas periódicas

Visitas periódicas às residências das vítimas são realizadas para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, determinadas pela Justiça, e reprimir eventuais atos de violência. Nas visitas e rondas diárias, é adotado todo um cuidado social e humano, com entrega de cartilhas sobre o programa.

As viaturas não possuem identificação do programa para preservar as vítimas e sempre há uma guarda mulher na equipe para que as assistidas tenham mais liberdade para relatar suas histórias e receber orientações.

Tecnologia e segurança

Em momentos de emergência, as vítimas têm diversas opções para contatar a Patrulha Maria da Penha. Podem acioná-la por meio do dispositivo de emergência, que funciona como um rastreador, ou pelo aplicativo 153 Cidadão. Além disso, também é possível fazer contato via WhatsApp ou ligar para os números de emergência 190 ou 153, identificando-se como assistida do programa.

A GCM Erika dos Santos Silva, integrante da equipe da Patrulha Maria da Penha, compartilhou um caso que demonstrou como a colaboração entre os diversos órgãos de segurança pode gerar resultados positivos.

“Uma mulher estava sendo mantida em cárcere privado pelo marido e quando um dos filhos precisou receber uma vacina em uma UBS, ela aproveitou a oportunidade para pedir ajuda. Além de ser encaminhada ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), nos também fomos acionados na DDM e os fatos foram confirmados. Em seguida, ela e os filhos foram encaminhados para um abrigo protetivo, onde ficaram em segurança. É crucial entender que a violência não é algo normal e não pode ser tolerada. Como profissional, minha missão é preservar vidas”, narrou Erika.

Boletim de Ocorrência

Desde 2 de fevereiro de 2020, o Boletim de Ocorrência por situação de violência doméstica pode ser registrado por meio eletrônico neste endereço.

Telefones úteis:

153 (ligação gratuita – GCM) – 24 horas

190 (ligação gratuita – PM) – 24 horas

180 (ligação gratuita – Disque Denúncia) – 24 horas

DDM (Delegacia de Defesa da Mulher): 3941-4140

Obra da Via Jaguari avança para lançamento das vigas da nova ponte

Nova ponte terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura e terá duas faixas de rolamento, com passeio e ciclovia – Foto: Divulgação.

 

As obras da Via Jaguari, na região norte de São José dos Campos, estão entrando em uma nova fase de serviços. Com os pilares e travessas sobre o Rio Paraíba do Sul devidamente instalados, nos próximos dias será a vez de lançar as 36 vigas de sustentação pré-moldadas que já estão sendo preparadas pelas frentes e trabalho.

Quem trafega pela Via Norte mal pode imaginar a proporção da obra. São mais de 150 homens trabalhando no local, dezenas de máquinas como guindastes, escavadeiras, rolos compactadores e caminhões sendo utilizados em todo o trajeto de 3,8 quilômetros. Até uma balsa está sendo usada como veículo de apoio para os trabalhos sobre o rio.

Depois de pronta, a ponte que está posicionada ao lado da linha férrea, terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura, com duas faixas de rolamento, incluindo passeio com ciclovia compartilhada. Há cerca de 10 metros de altura do rio.

Canteiro de obras

Ao longo da futura via, há trechos que já começam a receber a preparação para aplicação da massa asfáltica. Do outro lado do rio, a via conhecida como estrada da Petybon, com 1,8 quilômetros, já recebeu reparos de base e a primeira camada do recape e ainda será finalizada.

Em frente à indústria J. Macedo está sendo construída uma grande rotatória que vai melhorar a fluidez do trânsito de caminhões na região.

Presidente do TJ-SP visita São José e conhece o CSI

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, durante visita ao CSI com comitiva – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Nesta quinta-feira (18), São José dos Campos teve o privilégio de receber a visita do desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Acompanhando a visita estavam José Loureiro Sobrinho, diretor do Fórum de São José dos Campos, Carlos Gutemberg de Santis Cunha, juiz diretor da 9º Região RAJ e representantes da Prefeitura.

O desembargador se reuniu com cerca de 70 magistrados da 9ª RAJ – São José dos Campos. O encontro faz parte de uma programação de visita às dez Regiões Administrativas Judiciárias, que tem por finalidade ouvir as questões atinentes às comarcas da região e falar das questões macros, que impactam todo o judiciário estadual.

Garcia também esteve no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), instituição de destaque do Poder Judiciário, dedicada ao atendimento público para a resolução colaborativa de conflitos e para fornecer orientações sobre questões de cidadania. Na oportunidade, Garcia conheceu o projeto de revitalização e ampliação da área onde fica o Procon, bem como do novo projeto que o conectará com o CEJUSC.

Visita ao CSI

A comitiva do desembargador visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), reconhecido nacionalmente como um centro de excelência em segurança pública.

Desde sua inauguração em abril de 2021, o CSI tem se destacado pela implementação e investimento de novas câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial em toda a cidade. Seu principal objetivo é garantir uma maior segurança e qualidade de vida para os cidadãos. Entre dezembro de 2023 e abril de 2024, o CSI contribuiu para a recuperação de 560 veículos, a realização de 1088 detenções e a captura de 229 indivíduos procurados.

“Vim a São José para conversar com todos os magistrados da 9ª Região Administrativa Judiciária. Tivemos uma reunião com quase 70 magistrados de todas as comarcas dessa região, tive o prazer de conhecer o CSI, onde a modernidade fica à mostra para toda a população e a segurança para todos os joseenses. O CSI demonstra que a integração entre as forças de segurança é plenamente possível e, só assim, o poder público vai poder garantir mais segurança ao cidadão brasileiro” disse Fernando Antônio Torres Garcia.

O Centro de Segurança e Inteligência já recebeu mais de 250 comitivas, entre elas da Secretaria Nacional de Segurança, além de visitas internacionais.

Tecnologia do CSI

  • 200 câmeras inteligentes
  • Reconhecimento facial
  • Rastreamento de pessoas, objetos e veículos
  • Detecção de movimento
  • Tempo de Permanência
  • Implantação de pontos remotos de acesso nas sedes de todas as forças de segurança que atuam no município Interligação de sistemas

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela lei 10.311/21, o programa São José Unida integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade. Todas as forças de segurança integram o CSI.

Cidade Segura

São José dos Campos é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo (com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes), esses dados demonstram a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança de seus cidadãos.

Procon disponibiliza dicas ao consumidor no site da Prefeitura

Munícipes recebem orientação presencial na sede do Procon de São José. Consumidor também pode solicitar informações pelo telefone e de forma virtual – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

O Procon de São José dos Campos passou a disponibilizar no site da Prefeitura uma série de orientações destinadas ao consumidor, como forma de reforçar o que já é informado no atendimento presencial, por telefone e online. As orientações podem ser consultadas a qualquer momento na página Dicas ao Consumidor.

As dicas são relacionadas, principalmente, às chamadas datas comerciais, quando há um maior volume de venda no comércio, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Basicamente, as orientações chamam a atenção do consumidor para os seus direitos na relação de consumo.

Mais frequentes

A orientação ao consumidor é um serviço realizado frequentemente pelo Procon e está inserida no atendimento realizado diariamente pelo órgão. No ano passado, foram realizados, em média, 6.700 atendimentos por mês. Nos 3 primeiros meses deste ano, já foram registrados 18.500.

Segundo o Procon, as 10 orientações mais frequentes dadas aos consumidores estão ligadas aos seguintes temas:

  1. Direito de arrependimento no prazo de 7 dias (válido apenas para compras feitas fora do estabelecimento comercial).
  2. Trocas de produtos (obrigatórias apenas em caso de defeito e vício).
  3. Quitação de empréstimos (podem ser solicitadas a qualquer tempo, inclusive com o abatimento proporcional dos juros).
  4. Envio de produto à assistência técnica (fornecedor tem prazo de 30 dias para providenciar solução do problema).
  5. Compras de veículos (condicionar a garantia apenas ao motor e câmbio é considerado prática abusiva).
  6. No caso de suspensão de serviços de telefonia por falha técnica não justificada (consumidor pode pedir abatimento proporcional do preço referente ao período que ficou sem a utilização dos serviços).
  7. Etiquetas de preço não podem conter apenas a informação do valor das parcelas (o preço à vista é obrigatório e não pode ser em fonte menor do que a utilizada nos demais dados).
  8. Produtos vencidos não podem ser vendidos mesmo que com desconto e aviso.
  9. Em caso de descumprimento de oferta (consumidor pode pedir o cumprimento forçado da obrigação ou o cancelamento da compra).
  10. Rescisão unilateral de convênio médico: operadora não pode informar ao consumidor com prazo menor de 60 dias).

Procon de SJC

Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas

151 ou (12) 3909-1440

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h

procon.sjc.sp.gov.br / @proconsjc

Descarte correto de materiais garante segurança dos coletores

 

Vidros quebrados devem ser acondicionados em caixas e agulhas em garrafas pet – Foto: Divulgação.

 

A Urbam (Urbanizadora Municipal) recomenda o descarte correto de vidros quebrados, agulhas e seringas para garantir a segurança dos moradores e dos profissionais da coleta de lixo.

Vidros quebrados, espetos de madeira e pregos devem ser embalados em caixas de leite ou de papelão e descartados no lixo comum, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas. As seringas e agulhas usadas em tratamento doméstico devem ser disponibilizadas em garrafas pet e encaminhadas a uma UBS.

Cuidar da segurança dos coletores é responsabilidade de todos. Por isso, é preciso ter atenção na hora de descartar materiais e objetos cortantes.

Saiba mais sobre o trabalho da Urbam aqui.

Festa do Mineiro dá prazo para correção de documentos

Os inscritos têm prazo de 48 horas para sanar as falhas de documentação – Foto: PMSJC.

 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo publicou, nesta quinta-feira (18), o resultado das análises dos inscritos para venda de gêneros alimentícios na tradicional Festa do Mineiro, que acontece em 18 e 19 de maio.

Os inscritos têm prazo de 48 horas para sanar as falhas de documentação. As correções devem ser encaminhadas para o e-mail festadomineiro2024@fccr.sp.gov.br.

O resultado pode ser acessado neste link.

No total, são oferecidos 37 espaços, em três diferentes tamanhos. O evento acontecerá no Pavilhão Gaivota (Parque da Cidade), na região norte de São José dos Campos.

A Festa do Mineiro chega à 22ª edição, atraindo milhares de pessoas em dois dias de festas. É um evento tradicional da cidade, que tem como objetivo valorizar e preservar a cultura de Minas Gerais, trazida com os migrantes do estado que se estabeleceram no bairro Santana, difundindo as manifestações populares por meio da música, dança, artesanato e culinária típica.

Prefeitura inicia vacinação contra brucelose, manquinha e raiva

São José é uma das poucas cidades do Brasil que oferece gratuitamente o serviço – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na próxima segunda-feira (22) a vacinação gratuita de rebanhos contra a brucelose, manquinha e raiva. O serviço é gratuito e prossegue até 22 de maio.

Foram adquiridas 10 mil doses para a aplicação, realizada diretamente nas propriedades rurais.

São José dos Campos é uma das poucas cidades do Brasil que arca com o custo da vacinação e a contratação de médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária do Estado para aplicação das doses.

Os produtores rurais já cadastrados em anos anteriores devem aguardar contato da Prefeitura para agendamento do serviço.

Caso não sejam acionados até 15 de maio, é preciso ligar para a Central 156 (telefone, site ou aplicativo) ou comparecer a umas das unidades do Ponto Rural para solicitar o atendimento.

Protocolos

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada a cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar o procedimento à Defesa Agropecuária pode ser multado.

Para produtores que tiverem dificuldade de fazer a comunicação, o Ponto Rural vai manter um plantão durante o período da campanha para ajudar no serviço.

De acordo com os protocolos para aplicação da vacina contra a brucelose, devem ser imunizadas somente fêmeas de 3 a 8 meses de bovinos e bubalinos (búfalos).

No caso da manquinha e raiva, a dose é única e todo o rebanho deve ser imunizado. Nesses dois casos, não há necessidade de comunicação ao Estado.

Febre aftosa

A portaria 665, de 21 de março deste ano do Ministério da Agricultura e Pecuária, reconhece nacionalmente como livre de febre aftosa 16 estados brasileiros, entre eles São Paulo.

Com a concessão do status sanitário de livre de febre aftosa, não há mais necessidade da vacinação contra a doença.

A portaria ainda proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nas unidades da federação listadas e, também, restringe movimentação de animais e de produtos desses locais para as demais áreas que ainda praticam a vacinação no país.

Ponto Rural

São José dos Campos

Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte

Telefone: (12) 3911-6915

São Francisco Xavier

Rua XV de Novembro, 900, Centro

Telefone: (12) 3926-1790

Urbam abre edital para modelo de tratamento de chorume

O chorume é armazenado em reservatórios para posterior tratamento – Foto: Divulgação.

 

A Urbam (Urbanizadora Municipal) abriu chamamento público para os interessados em apresentar um projeto básico que servirá como modelo da concessão para instalação, operação e manutenção de unidade de tratamento de chorume do aterro sanitário municipal de São José dos Campos. O edital e seus anexos estão publicados no site da empresa. 

O projeto compreende o conjunto de desenhos, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamento, cronograma de implantação e demais elementos técnicos necessários e suficientes à caracterização precisa da obra e dos serviços a serem executados. Deverá atender às normas técnicas e à legislação vigente e utilizar tecnologias consolidadas no mercado.

O prazo de entrega das propostas para as proponentes habilitadas é 28 de junho.

O aterro sanitário recebe atualmente uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com vida útil estimada de 10 anos. O processo de decomposição desses resíduos (aliado às chuvas) produz um líquido (chorume), que é conduzido por meio do sistema interno de drenagem até os reservatórios (lagoas de chorume).

Atualmente, a destinação final do chorume é feita diariamente por meio de diversas viagens em carretas tanques duplos até a Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, cujo transporte gera custos à Urbam.

A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante nitrogenado e água de reuso, a qual será utilizada para irrigação de áreas verdes, e lavagens de ruas e áreas públicas minimizando o consumo de água potável no município.

São José firma convênio com a USP para desenvolvimento sustentável

Parceria da Prefeitura com a USP e o Parque de Inovação Tecnológica prevê transformar pesquisas em políticas públicas eficazes, consolidando a cidade como referência em inteligência, resiliência e sustentabilidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Parque de Inovação Tecnológica (PIT), firmou um convênio com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da cidade.

O objetivo da parceria é realizar um diagnóstico do município, promover pesquisas na área de sustentabilidade, revitalização urbana e cultura, além de estudar as possibilidades de uso e ocupação do solo às margens da represa do Jaguari, visando otimizar o potencial do turismo sustentável previsto no Plano Diretor.

A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu no último dia 8, contando com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, Jeferson Cheriegate, Presidente do PIT e, o diretor do IEAv – Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski.

Por meio dessa colaboração estratégica, a Prefeitura busca transformar pesquisas em políticas públicas eficazes, consolidando a cidade como referência em inteligência, resiliência e sustentabilidade.

Cidade Inteligente

A parceria prevê ainda a criação de grupos de trabalho junto às Secretarias Municipais e a realização de oficinas, eventos e workshops temáticos.

O município certificado como cidade inteligente, resiliente e sustentável, poderá, por meio do convênio com a Universidade, consolidar os dados e indicadores da certificação, além de compartilhar conhecimento com os alunos e professores.

O projeto prevê o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e de pós-graduação e aos pós-doutorandos da USP, que realizarão as pesquisas.

População aprova ação efetiva da GCM na região central

Para garantir uma abordagem eficaz foram estabelecidas Bases Móveis, uma delas situada nas proximidades do Mercadão e a outra no Jardim Paulista – Foto: PMSJC.

 

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos deu início neste mês ao Patrulhamento Comunitário na região central da cidade, como parte de uma estratégia para reforçar a segurança e aumentar a aproximação com a população. Os agentes de segurança marcam presença nas ruas a pé e de bike com o objetivo de coibir atividades criminosas.

As ações tiveram início no dia 4 de abril com as Bases Móveis, uma delas situada nas proximidades do Mercadão e a outra no Jardim Paulista, proporcionando apoio estratégico e abordagem eficaz. Os agentes percorrem a região entre essas bases móveis, utilizando as bikes como meio de deslocamento.

As Bases Móveis funcionam como um novo esforço de policiamento e se somam aos recursos já existentes, como viaturas, motocicletas e câmeras do CSI, para reforçar a presença policial aumentando a sensação de segurança entre os cidadãos.

Comerciante há 39 anos e presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, Luiz Fernando Santos aprova as ações da GCM. “É fundamental que os clientes sintam essa segurança ao visitar nossos estabelecimentos, especialmente os idosos, que são uma parte importante da clientela”, afirmou.

Ação Conjunta 

Além de garantir a segurança, os guardas municipais orientam os moradores sobre programas institucionais, como o Apoio Social, e fornecem instruções sobre a importância da manutenção da ordem e limpeza nas vias públicas.

+ Segurança

Dona Lúcia Cândido da Mota, 60 anos, moradora da região norte, visita o centro da cidade com frequência e também aprova a iniciativa. “Trabalho três dias por semana e, nas minhas folgas, gosto de passear pelo centro, dar uma olhada nas lojas e visitar o Mercadão. Sem dúvida me sinto mais segura com a presença dos guardas municipais por aqui”, disse.

As ações integram um plano elaborado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos e poderão ser expandidas para outras áreas da cidade.

São José retoma campanha de acolhida à pessoa em situação de rua

As ações serão realizadas por toda a cidade para orientar a população sobre a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos retomou, nesta segunda-feira (15), a campanha Não Dê Esmola, Dê Cidadania. Na nova fase da mobilização, as equipes irão enfatizar que têm vagas nos abrigos municipais para quem quer deixar as ruas e também oportunidades de emprego no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

De caráter permanente, a campanha vai ampliar a divulgação sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa desestimular os munícipes a doar dinheiro, pois essa prática faz com que essas pessoas recusem o acolhimento e permaneçam na rua.

Ações serão realizadas por toda a cidade para orientar a população sobre a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua. O objetivo é engajar a população, principalmente nos semáforos, onde é mais comum a oferta de dinheiro*.

Apoio social

São José tem uma ampla estrutura para atender e acolher as pessoas que vivem nas ruas. Com 10 vans e três carros de suporte, a equipe de abordagem é qualificada e conta com 69 agentes que atuam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Os abrigos municipais estão preparados para receber todos que estão em situação de rua, com acomodações confortáveis, incluindo canis e gatis, e equipe multidisciplinar. A pessoa que aceita ajuda é levada ao Centro Pop, onde é feita a triagem e o encaminhamento para o local adequado.

A Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização pelo Centro Pop, com o objetivo de incentivar os munícipes no seu desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo mais qualidade de vida e oportunidade para voltar para o mercado de trabalho, resgatar a cidadania e a dignidade e escrever novos projetos de vida.

Aprovação popular

No primeiro dia da nova fase da campanha, munícipes aprovaram a iniciativa da Prefeitura e destacaram a importância da mobilização.

“É uma campanha muito importante. Já conheço e sei que irá ajudar as pessoas. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa. Atualmente em São José, só mora na rua quem quer”, disse o motorista de aplicativo Nélson Henrique da Silva, que tem 58 anos e mora em Santana, na região norte.

“Gosto desta campanha, com a Prefeitura ajudando quem mais precisa oferecendo locais adequados para que possam mudar de vida”, afirmou o aposentado Nilson Marzochi, que tem 77 anos e mora na Vila Ema, na região central.

Arquivo Público recebe documentos da Rede Ferroviária Federal

Arquivo recebeu documentos pessoais, técnicos, contábeis, de RH e registros fotográficos da empresa no trecho do Vale do Paraíba – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Documentos da Rede Ferroviária Federal S/A chegaram ao Arquivo Público do Município, nesta segunda-feira (15), para serem recuperados e documentados, garantindo a preservação da história da ferrovia em São José dos Campos.

Os documentos, das décadas de 1970 e 1980, agora passarão por análise do estado de conservação, higienização e recuperação, o que deve ocorrer em um período de 12 meses.

São documentos pessoais, técnicos, contábeis, de RH (Recursos Humanos) e registros fotográficos da empresa estatal brasileira de transporte ferroviário.

O processo de higienização dos documentos levará aproximadamente três meses para ser concluído.

A recuperação desses documentos contou com o apoio da ADC Urbam (Urbanizadora S/A).

Arquivo Público

O Arquivo Público do Município, localizado no Parque da Cidade, tem sido fundamental para a guarda da história e memória de São José dos Campos. Todo o material está à disposição para consulta da população.

O Arquivo Público do Município é vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e seu acervo, datado desde o século XVIII, é composto por papel, filmes, contatos, negativos e outros suportes, além de livros.

Dentre os serviços prestados, em três décadas de existência, estão consultas de guias e inventários, consulta de acervos fotográficos, pesquisa e emissão de certidões para diferentes fins, área de leitura de documentos e biblioteca de referência com mais de sete mil títulos para consultas em diversas áreas acadêmicas. Conforme legislação municipal e nacional, é autorizada a reprodução das informações.

O espaço conta ainda com o acervo privado de importantes nomes que marcaram a história da cidade, como Cassiano Ricardo, Clemente Gomes, Severo Gomes, Hélio Pinto Ferreira, Irmandade de São Benedito, dentre outros.

Multas por descarte irregular já passam de R$500 mil desde 2023

A população pode contribuir na fiscalização contra descartes irregulares; multas chegam a até R$22 mil – Foto: Divulgação.

 

As ações de combate ao descarte irregular na cidade têm sido intensificadas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio de denúncias, autuação e multas, que podem chegar a até R$ 22 mil. Do início deste ano, até esta quarta-feira (10), foram feitas 14 autuações por este motivo, três delas nesta semana.

Em 2023, foram feitas 23 autuações e multas por flagrante de descarte irregular de resíduos, somando aproximadamente R$ 500 mil.

Na última segunda-feira (8), funcionários de uma empresa foram flagrados descartando resíduos de construção e terra às margens de uma avenida no bairro Setville. A empresa foi notificada e autuada no valor máximo da multa, de R$ 22 mil. Ainda na segunda pela manhã, outra infração terminou em multa próximo ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária do Campo dos Alemães.

Nesta quarta-feira (10), um casal foi filmado em flagrante ao descartar materiais recicláveis e móveis em uma área pública no bairro Jardim Guimarães, região norte da cidade, onde existem dois PEVs. O proprietário do veículo foi identificado e autuado pela infração.

Denuncie

Conforme a Lei Nº 7.815/2009, jogar lixo, materiais diversos ou entulhos em áreas públicas gera multa de até R$ 22 mil para o infrator. Além da fiscalização da Prefeitura, a população também pode colaborar para que a lei seja cumprida, denunciando as infrações pelo telefone 156 ou diretamente na Central de Operações pelo 153.

Veículos flagrados descartando resíduos irregularmente na cidade são identificados e autuados. | Fotos: Divulgação.

Postos de Entrega Voluntária

Atualmente, há 15 PEVs à disposição da população em todas as regiões do município, inclusive nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Não há cobrança para o descarte de materiais permitidos neste locais.

Os PEVs podem receber até 1m³ (por munícipe) de resíduos de obras (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de podas, papel, papelão e óleo de cozinha.

Horário de funcionamento:

De segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h

Aos feriados, das 08h às 12h

O serviço é gratuito

Fórum debate logística e transporte em São José e região

A movimentação de cargas no aeroporto de São José dos Campos será um dos temas do Fórum de Logística e Transportes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Um fórum voltado para profissionais do setor de logística vai debater nesta quinta-feira (11) temas ligados à operação e gestão de cargas em São José dos Campos e região.

O evento, organizado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, será realizado no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) entre 9h e 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link.

Estão programadas cinco palestras com executivos e especialistas dos setores de logística e transportes.

Na abertura, o sócio-diretor da empresa Logmed, Danilo Magri, falará sobre o tema o “Operador logístico como hub de negócios”.

Na sequência, o tema abordado será a gestão portuária e a logística nacional de comércio exterior, com apresentação do diretor comercial da Gralsin Logística Integrada, Paulo Vitor.

O cenário atual e as perspectivas para o crescimento da importação e exportação de cargas através do Aeroporto Prof. Urbano Stumpf será abordado por Eduardo do Valle, representante da concessionária SJK Airport, que administra o terminal desde novembro de 2022.

O fórum será encerrado com a palestra “Tecnologia aplicada na logística de armazenagem”, a cargo do diretor de Operação da GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, Paulo Rocha.

O fórum tem como objetivo complementar as ações realizadas durante a Feira LogVale, considerada o maior evento de Logística e Comércio Exterior da região. A próxima edição da feira deve ser realizada em 6 de junho deste ano no PIT.

A organização dos eventos é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e faz parte do PDLG (Plano de Desenvolvimento de Logística) do município.

Aterro sanitário recebe licença da Cetesb para ampliar área

Prazo de vida útil poderá chegar a mais 10 anos; população pode auxiliar separando e destinando corretamente o lixo – Foto: Divulgação.

 

A Cetesb (Companhia Ambiental do estado de São Paulo) concedeu licença de instalação (LI) para a ampliação do aterro sanitário de São José dos Campos, operado pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

Serão 111.820 m² de alteamento (elevação de área) numa primeira fase e 115.743 m² de ampliação da área de disposição de resíduos sólidos domiciliares, o que representará mais de 10 anos de vida útil. O aterro sanitário recebe uma média 570 ton/dia de resíduos domiciliares.

A Urbam realiza ações educativas diárias para conscientizar a população sobre a separação e destinação corretas dos vários tipos de resíduos. Além dos benefícios ambientais e sociais, essas ações são importantes para o aumento da vida útil do aterro sanitário.

Os materiais recicláveis devem ser separados e destinados nos dias e horários corretos da coleta seletiva, que é feita em 100% da área urbana, além do distrito de São Francisco Xavier.

Restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda e óleo de cozinha devem ser encaminhados aos PEVs.

A Urbam retira gratuitamente equipamentos eletroeletrônicos inservíveis nas residências e conta com 55 coletores de pilhas, baterias e celulares em vários espaços públicos da cidade. É feita a retirada também pequenos animais mortos em residências e vias públicas.

Medicamentos vencidos devem ser encaminhados às farmácias ou UBSs.

Defesa Civil faz simulado de emergência na represa do Jaguari

Equipes trabalham em conjunto com orientações à comunidade sobre o Plano de Ação de Emergência na Represa do Rio Jaguari – Foto: Divulgação.

 

A Defesa Civil de São José dos Campos realiza nesta quinta-feira (4) uma simulação do Plano de Ação de Emergência na comunidade ribeirinha do Jaguari, entre as cidades de São José dos Campos e Jacareí.

A ação teve início na quarta (3) e ocorre em conjunto com a Geometrisa, representantes da Eletrobras, que é operadora do Sistema Furnas e responsável pela barragem da Represa Jaguari, e conta com uma série de palestras e orientações aos moradores da região.

Os exercícios de simulação consistem em uma série de procedimentos para a evacuação com segurança dos moradores que residem nas áreas que podem ser alagadas caso haja o rompimento da barragem.

O Plano de Ação de Emergência segue a legislação federal e visa orientar a população de cerca de 100 pessoas da região, que possui a classificação mais baixa na escala de risco, prezando pela segurança na região do Jaguari.

Ações conjuntas visam orientar a população em situações emergenciais | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Os moradores participaram de palestras e orientações para a conscientização sobre os riscos, a percepção dos sinais de perigo, os procedimentos no caso de rompimento da barragem e foram apresentados ao sistema de alerta, que por meio de sirenes emite o aviso de emergência.

Ao ouvir as sirenes, os munícipes devem parar imediatamente suas atividades e se dirigirem aos “Pontos de Encontro”, áreas elevadas e pré-determinadas, consideradas como de segurança, para aguardarem até a chegada dos agentes da Defesa Civil.

Represa do Jaguari possui classificação de risco baixa | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Segurança de Barragens

A Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) foi estabelecida por meio da Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010. A Lei trata de barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais.

Em conformidade com a Lei, a ANEEL estabeleceu os critérios para classificação, formulação do Plano de Segurança e realização da Revisão Periódica de Segurança em barragens fiscalizadas por meio da Resolução Normativa (REN) nº 696, de 15 de dezembro de 2015.

A ANEEL é a entidade responsável por realizar a fiscalização da segurança de barragens quando o uso preponderante do potencial hidráulico se destinar à geração hidrelétrica, incluindo dessa forma as usinas hidrelétricas concedidas, autorizadas e, a partir de 30 de setembro de 2020, com a redação dada pela Lei nº 14.066/2020, as usinas registradas.

PIT recebe delegação de gestores ligados à mobilidade de SP

Da esq. para a dir.: o vice-presidente de Negócios do PIT, Marcelo Nunes, o secretário Marco Antonio Assalve e o presidente do Metrô SP, Júlio Castiglioni – Foto: PMSJC.

 

O PIT (Parque de Inovação Tecnológica) recebeu nesta quinta-feira (4) um grupo de gestores ligados ao setor de mobilidade do Estado de São Paulo e da capital.

Os gestores visitaram as instalações do Metrohub, centro de inovação e mobilidade do Metrô SP dentro do PIT, laboratórios de alto desempenho e também conheceram o Nexus, ecossistema de aceleração e incubação de startups do Parque.

Estiveram presentes o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e os presidentes do Metrô SP, Júlio Castiglioni, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Pedro Tegon Moro, e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), Francisco Eiji Wakebe.

Eles foram recebidos por secretários municipais das pastas de Mobilidade Urbana e Inovação e Desenvolvimento Econômico e pelo vice-presidente de Negócios do PIT, Marcelo Nunes.

O secretário Marco Antonio Assalve disse que ficou “encantado com a visita técnica” feita ao Parque de Inovação.

“Sempre buscamos utilizar a tecnologia para melhor atender o nosso cliente, que é a população. Ficamos impressionados positivamente com algumas soluções que estão sendo desenvolvidas.”

O presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, também ressaltou a importância do desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar o atendimento ao público e para a integração de funcionários da companhia.

“Nosso propósito é estimular soluções criativas e inovadoras para que as pessoas, de fato, vivam o poder transformador da inovação. É bom ver o brilho nos olhos de quem entende o problema, faz o correto diagnóstico e exercita a criatividade com responsabilidade”, afirmou.

Metrohub

Inaugurado em setembro de 2022 em São José dos Campos, o centro de Inovação e Mobilidade do Metrô foi o primeiro hub de inovação da companhia.

O centro se dedica à pesquisa, desenvolvimento e capacitação de profissionais, além de usufruir do ambiente de ações inovadoras presentes no PIT.

Entre os projetos desenvolvidos atualmente pelo Metrohub em São José estão a eficiência no consumo de água e detecção de vazamentos nas Linhas 1,2 e 3, aproveitamento de água de infiltração e o estudo sobre o sistema de recuperação da energia de frenagem dos trens.

IBGE divulga dados de distribuição de população em São José

As regiões Sudeste e Oeste da cidade foram as que mais cresceram segundo o IBGE – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados de população por setores censitários, de acordo com o Censo Demográfico 2022.

Com os dados censitários segregados por setores, é possível compreender a distribuição de população no território do município de São José dos Campos. As informações foram divulgadas no dia 21 de março.

Comparando com o Censo de 2010, a região com maior crescimento foi a Oeste, que registrou aumento de 56,65% da população. A região Sudeste vem em seguida, com crescimento de 36,55%.

A região Sul continua a ser a mais populosa do município, com 237.572 habitantes em 91.878 domicílios. A região Leste é a segunda mais populosa, com 181.463 habitantes, seguida pelo Centro (72.401 habitantes), região Oeste (64.482 habitantes), Sudeste (62.541 habitantes), Norte (61.780 habitantes) e, por fim, São Francisco Xavier (1.443 habitantes na área urbana). As regiões rurais do município somaram 15.372 habitantes.

Os dados de distribuição da população por setores censitários permitem também um aperfeiçoamento no planejamento de políticas públicas, que podem ser realizadas considerando as características dos diferentes bairros e regiões do município.

O IBGE irá divulgar, ao longo dos próximos meses, dados referentes a outros aspectos do Censo, como trabalho e renda, imigração, educação, entre outros.

A tabela a seguir mostra o crescimento da população entre os censos 2010 e 2022, para as diferentes regiões do município.

Região Pop. 2010 Pop. 2022 Crescimento Crescimento %
Centro 72.115 72.401 286 0,40%
Leste 160.990 181.463 20.473 12,72%
Norte 59.800 61.780 1.980 3,31%
Oeste 41.161 64.482 23.321 56,66%
São Francisco Xavier 1.342 1.443 101 7,53%
Sudeste 45.800 62.541 16.741 36,55%
Sul 233.536 237.572 4.036 1,73%
Rural 15.237 15.372 135 0,89%

Os dados completos podem ser consultados no site da Prefeitura neste link e na página do IBGE.

PIT recebe 2ª edição do Conexão Smart Solutions

Abertura da segunda edição do Conexão Smart Solutions no Parque de Inovação Tecnológica – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

O PIT (Parque de Inovação Tecnológica) recebeu nesta terça-feira (2) a segunda edição do Conexão Smart Solutions, que, neste ano, debateu a importância da gestão de projetos para a economia.

Estiveram presentes prefeitos das principais cidades da região, além do vice-governador Felicio Ramuth que fez palestra sobre a agilidade de projetos na gestão pública.

O congresso, que reuniu cerca de 600 participantes, visa impulsionar soluções inteligentes para os setores público e privado.

“Hoje temos uma equipe dedicada a essa grande missão: acompanhar os projetos e disparar ações para todas as secretarias. É fundamental que tenhamos esse acompanhamento diário de projetos para alcançar os resultados dos compromissos assumidos com a sociedade do Estado de São Paulo”, disse o vice-governador Felicio Ramuth.

Certificação

Os participantes que cumpriram alguns pré-requisitos do evento receberam a Certificação Internacional Project DPro, fornecida pela PM4NGOS, organização internacional que promove boas práticas em gestão de programas e projetos no setor de desenvolvimento.

A 2ª edição do Conexão Smart Solutions foi uma iniciativa conjunta da Nürnberg Messe Brasil, Jovem Pan FM São José dos Campos e Modern PMO.

Fiscalização interdita 32 estabelecimentos no 1º trimestre

Equipes da Fiscalização de Posturas intensificam as ações por toda a cidade; 9 interdições aconteceram em março – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

As Forças de Segurança de São José dos Campos intensificaram as ações conjuntas com as equipes de Fiscalização de Posturas da Prefeitura para coibir as práticas irregulares que podem vir a ocorrer em bares e adegas, principalmente em relação ao horário de funcionamento, perturbação do sossego e aglomeração em vias públicas.

Como resultado das medidas de controle mais rigorosas, 32 estabelecimentos comerciais foram interditados no primeiro trimestre deste ano, sendo nove deles no mês de março.

Os munícipes podem denunciar posturas indevidas pelos canais oficiais, nos telefones 156 ou 153, diretamente na Central de Operações.

Em 2023 foram realizadas 51 interdições de estabelecimentos e 97 em 2022. As ações têm foco nas regiões de maior incidência de aglomerações e perturbação do sossego público mapeadas na cidade.

Nova lei

A lei 10.822/2023 prevê fiscalização mais rigorosa, como interdição sumária e apreensão de bens e mercadorias, com o objetivo de garantir o cumprimento das regras municipais e estabelecer o ordenamento urbano à vizinhança afetada pelo funcionamento irregular de atividades comerciais.

Com a lei, os agentes podem atuar com maior agilidade, tanto no atendimento às demandas da população, quanto na solução das demandas, uma vez que os prazos para regularização foram diminuídos.

As denúncias de perturbação do sossego causadas por estabelecimentos também podem ser feitas de forma anônima no telefone 190 (Polícia Militar).

Educamob programa ações em diversas regiões de São José

Agentes de mobilidade urbana realizam campanha educativa no ambiente escolar; orientações também acontecem na entrada e saída de escolas – Foto: Divulgação.

 

Com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e que saibam respeitar a divisão do espaço público, as equipes do Educamob, núcleo de educação no trânsito da Prefeitura de São José dos Campos, seguem com uma programação para atender várias regiões da cidade nas primeiras semanas do mês de abril.

São operações específicas com pedestres, motoristas e motociclistas. Todos os dias as equipes são distribuídas em locais diferentes para conscientizar a população da importância de seguir as leis de trânsito para que a mobilidade ocorra de forma eficaz e segura.

Vale salientar que, no entorno das escolas, os agentes orientam principalmente os motoristas sobre as áreas permitidas para estacionamento, além de fazer a fiscalização de trânsito do local.


Ações educativas também são realizadas nas ciclovias da cidade

Confira a programação da primeira quinzena de abril:

1/04
6h45 – Cedin Joana Mattar – Rua José Cobra, 95 – Parque Industrial
7h45 – Operação Ciclista – Av. Anchieta
11h45- Emefi Doutor Possidônio José de Freitas – R. Felício Jabbur Nasser, 935 – Res. Galo Branco
18h30 – Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida- R. Galiléia, 365 – Bosque dos Eucaliptos

2/04
6h45 – Emefi Professora Maria Ofélia V. Pedrosa – R. Sérgio Gonzaga Azevedo, 130 – Jardim Limoeiro
12h05 – Emefi Profª. Palmyra Santanna – R. Prof. Felício Savastano, 350 – Vila Industrial
16h10 – Escola Estadual Profª. Maria Dolores Veríssimo Madureira -R. Serra do Roncador, 310
13h30 – Operação Pedestre – Avenida Andrômeda, em frente ao DEIC

3/04 
12h – Emefi Professora Maria Ofélia V. Pedrosa – R. Sérgio Gonzaga Azevedo, 130 – Jardim Limoeiro
13h30 – Operação Pedestre, na Kimie Shibata – Em frente ao Shopping Jardim Oriente
15h40 –  Emefi Profª. Mariana Teixeira Cornélio – R. Benedito Pereira Lima, 200 – Jardim Guimarães
18h30 – Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida – Rua Galiléia, 365 – Bosque dos Eucaliptos

4/04
6h50 – Emei Torataro Takitani – Praça Bahia de São Salvador, 142 – Jardim Vale do Sol
11h45 – Emefi Profª. Maria Amélia Wakamatsu – R. Virgílio Fernandes de Oliveira, 31 – Campos de São José
15h50 – Cedin Joana Mattar – R. José Cobra, 95 – Parque Industrial
16h30 – Emefi Profª. Dosulina Chenque Chaves de Andrade – Av. Pico das Agulhas Negras, 1594 – Jardim Altos de Santana

5/04 
7h10 – Escola Estadual Profª Maria Dolores Veríssimo Madureira – R. Serra do Roncador, 310 – Jardim Anhembi
17h – Emefi Profa. Palmyra Santanna – R. Prof. Felício Savastano, 350 – Vila Industrial
17h30 – Ação Ciclista – Via Oeste, fundos do Condomínio Colinas
8h30 – Operação Pedestre – R. Cidade de Washington, 164 (Faixa de Pedestre Casa do Idoso Leste)

8/04 
6h50- Emefi Profª Sebastiana Cobra –  R. dos Amores-Perfeitos, 95 – Jardim das Indústrias
11h15 –  Emei Prof. Ladiel Benedito de Carvalho – Rua Ana Benedicta Dias Pedrosa, 75
16h45 – Cedin Flávio Lenz – na Praça das Gaivotas, 535 – Vila Tatetuba
17h – Emefi Profª. Palmyra Santanna – R. Prof. Felício Savastano, 350 – Vila Industrial

9/04
7h – Operação Ciclista – Avenida Linneu de Moura – Urbanova – sentido Bairro – BIKE POINT
12h –  Emefi Professora Maria Ofélia V. Pedrosa – R. Sérgio Gonzaga Azevedo, 130 – Jardim Limoeiro
15h50 – Cedin Joana Mattar – R. José Cobra, 95 – Parque Industrial
17h – Emefi Professor Waldemar Ramos – R. México, 84 – Vista Verde

10/04
11h45 – Emei Torataro Takitani – Praça Bahia de São Salvador, 142 – Jardim Vale do Sol
12h –  Emefi Profª Ilga Pusplatais – Rua Uberlândia, 465 – Jardim Ismênia
16h10 – Escola Estadual Profª. Maria Dolores Veríssimo Madureira – R. Serra do Roncador, 310

11/04
17h – Emefi Profª Maria Ofélia V. Pedrosa – R. Sérgio Gonzaga Azevedo, 130 – Jardim Limoeiro

12/04
Operação Ciclista – Av. Anchieta – Jardim Nova América

15/04 
6h45 – Cedin Joana Mattar – R. José Cobra, 95 – Parque Industrial
7h30 – Palestra em empresa
17h  –  Emefi Prof Vera Babo De Oliveira –  Rua, Av. Alto do Rio Doce, 801 – Jardim Altos de Santana

 

Temporada do Projeto Verão termina com 57 mil atendimentos

No último feriado prolongado, o programa contou com a presença de mais de 800 banhistas que aproveitaram para se refrescar nas 12 piscinas públicas da cidade. – Foto: PMSJC.

 

Encerrado no último domingo (31), o Projeto Verão, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, reuniu 57.529 pessoas nesta temporada 2023/24. O levantamento foi feito pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O programa, que disponibiliza as piscinas das unidades esportivas para o lazer das famílias nos períodos mais quentes do ano, teve neste feriado prolongado (28 a 31/03) a presença de mais de 800 banhistas, que aproveitaram para se refrescar nas 12 piscinas públicas espalhadas por todas as regiões da cidade.

Próxima temporada

O Projeto Verão retorna ainda este ano, na primeira quinzena de outubro, para dar início a temporada de 2024/25. O acesso às piscinas é gratuito para toda a família e devem ser previamente agendadas no aplicativo São José Viva, disponível em todas as plataformas de celulares.

  

São José tem saldo positivo de 1.627 empregos em fevereiro

São José registra saldo de 2.948 empregos nos dois primeiros meses de 2024, segundo o Caged – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

São José dos Campos voltou a registrar resultado positivo na geração de empregos em fevereiro, com saldo de 1.627 postos de trabalho com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Em janeiro, a cidade havia registrado um saldo positivo de 1.321 empregos formais, número já atualizado pelo Caged.

Nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro de 2024, o município gerou um total de 8.833 empregos formais.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em fevereiro, o setor de Serviços voltou a liderar o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 1.103 vagas de saldo positivo.

Logo após, vem a Indústria com 249 vagas de saldo positivo, seguida pela Construção Civil, com 145 postos de trabalho.

O Comércio voltou a registrar resultado positivo, depois de uma retração em janeiro. O setor registrou saldo de 135 vagas em fevereiro.

Apenas o setor de Agropecuária, com -5 vagas, registrou resultado negativo.

Qualificação profissional

Para incentivar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).

  

VLP vai atender linha do Aeroporto até o Terminal Intermunicipal

A linha estará em operação apenas nos dias de desembarque dos voos: às quartas, sextas e domingos, a partir das 23h – Foto: Divulgação.

 

A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar, a partir desta quarta-feira (27), uma linha de ônibus do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) para interligar o aeroporto Prof. Urbano Stumpf à rede hoteleira e ser uma opção aos passageiros que chegarem na cidade por meio dos voos comerciais.

Além de percorrer as principais vias da cidade (confira o itinerário da linha), o destino final da linha será o Terminal Rodoviário Intermunicipal Frederico Osanan, na região do Jardim Paulista.

A ideia é oferecer uma opção confortável, sustentável e econômica às pessoas que chegam na cidade para compromissos profissionais ou para conexões via transporte terrestre para outros municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira ou Litoral Norte.


VLPs possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça.

Tarifa

Os turistas pagarão o mesmo valor da tarifa vigente na cidade, que é de R$ 5 com pagamento exclusivo com cartão de crédito, débito e carteiras digitais por aproximação. Além do cartão do Bilhete Único já utilizado na cidade. O próprio passageiro valida seu cartão eletrônico nos equipamentos instalados nas portas de entrada do veículo.

O pagamento das viagens será feito exclusivamente por meio de cartão eletrônico.

Para idosos, a passagem é gratuita a partir dos 60 anos com a apresentação do cartão do idoso. A partir dos 65 anos, é necessário somente a apresentação do RG.


Tarifa terá o custo de R$ 5 com pagamento exclusivo com cartão de crédito, débito e carteiras digitais. 

Dias e horários

A linha 500 do transporte público estará em operação apenas nos dias de desembarque dos voos: às quartas, sextas e domingos, a partir das 23h (horário previsto do desembarque de passageiros oriundos do Rio de Janeiro).


Os ônibus contam com sistema de conectividade por meio de entradas USB.

VLP

Com 22m de comprimento e 100% elétrico, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e alças pega-mãos. Ao todo, São José dos Campos conta com uma frota de doze veículos articulados 100% elétricos.

Segurança de São José tem aprovação de 88% da população

Prefeitura amplia os investimentos e ações de Segurança na cidade, com o programa São José Unida e a tecnologia do CSI – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Com a ampliação dos investimentos e ações da Prefeitura, o programa São José Unida e uso de tecnologia de ponta, a segurança pública e a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos estão entre os serviços mais bem avaliados na cidade, segundo pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

Na área de segurança, a cidade obteve 691 pontos, com 88% das avaliações positivas, alcançando Alto Grau de Satisfação.

Acima da média de 569 pontos das demais Cidades de Grande Porte, a Segurança ultrapassou os indicadores observados ao longo dos anos de 2021, 2022 e 2023, mantendo a média superior pelo mesmo período.

A pesquisa é referente ao primeiro bimestre deste ano e pode ser consultada neste link.

São José Unida

Por meio do Programa da Prefeitura, criado em 2017, diversas ações conjuntas executadas pelas forças policiais, GCM, CSI e outros setores têm contribuído para as constantes reduções nos índices de criminalidade.

São mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade, monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente pelo município, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas.

Além dos veículos, as câmeras do CSI registraram mais de 2.260 ocorrências, onde 1.060 suspeitos foram detidos e 220 procurados pela justiça foram capturados.

Nota Joseense terá o primeiro sorteio neste sábado

Elidia Raphaella Quadros (1ª à esquerda) ganhou o prêmio no ano passado – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Definido pelo Decreto 18.965/2021, o cronograma de sorteios de prêmios da Nota Fiscal Joseense tem largada no dia 30, com a extração de Páscoa da Loteria Federal. Concorrerão as notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e) emitidas de 1º/11/2023 a 29/2/2024.

No total, a Prefeitura de São José dos Campos vai distribuir R$ 300 mil neste ano. Serão 3 prêmios de R$ 100 mil, a ser pagos a cada contemplado nos respectivos sorteios de Páscoa (30 de março), aniversário da cidade (27 de julho) e edição especial de Natal (11 de dezembro) mediante a extração de números do concurso da Loteria Federal.

O objetivo é incentivar os consumidores a pedir o CPF na nota fiscal de serviço. Com o impulso na arrecadação, o Município terá mais recursos para aplicar em diversas áreas de atendimento à população.

Como funciona

A Nota Joseense é um documento de emissão eletrônica que substitui a nota fiscal impressa, trazendo mais agilidade, desburocratização e modernidade aos prestadores de serviços que desenvolvem atividades sujeitas à tributação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Todo consumidor, morador ou não de São José dos Campos, pode concorrer aos prêmios. Para participar dos sorteios, é preciso se cadastrar no site da Prefeitura. Em seguida, deve solicitar do estabelecimento prestador de serviços (academias, escolas, consultórios médicos, laboratórios de exames, veterinárias, clínicas de tratamento estético, salão de cabeleireiros, farmácias de manipulação, estacionamentos, oficinas, entre outros) a emissão da Nota Fiscal Joseense, constando nela o CPF do cliente.

A lista dos bilhetes concorrentes e o resultado dos premiados podem ser consultadas no site da Prefeitura. Mais informações na página da Nota Fiscal Eletrônica.

 

Prefeitura entrega mais 48 títulos de regularização na região leste

Os proprietários receberam os documentos em reunião realizada no bairro Santa Hermínia – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Eliete dos Santos Souza, do Portal do Céu, foi a primeira a chegar à reunião e a segunda a receber o título de regularização fundiária. Ela quis registrar a imagem, tirada pela colega Rosângela Beatriz de Souza Costa.

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de São José dos Campos entregou os documentos de propriedade expedidos pelo cartório a 48 moradores da região leste. O encontro ocorreu num espaço de eventos do Santa Hermínia e beneficiou moradores do bairro e também dos loteamentos Boa Esperança, Jardim Ebenezer, Portal do Céu, Jardim Primavera e Santa Lúcia.

“Meu sonho era receber esse papel, e eu consegui, então estou muito feliz”, disse Eliete. “Eu só tenho que agradecer primeiramente a Deus, e segundo a Prefeitura, e a todos que ajudaram. Fiz questão de tirar a foto, e agora mesmo vou guardar de lembrança”, destacou.

Moradora do Santa Hermínia, Rosângela saiu do evento também com o sentimento de gratidão. Para sair do aluguel, ela e o marido (que morreu em 2020) haviam comprado o terreno no bairro, construído a casa e criado os 3 filhos. “Estou muito feliz com essa conquista. Hoje o meu esposo não está com a gente, mas era o sonho dele, sonho realizado”, contou.

A regularização fundiária é mais um compromisso do Plano de Gestão 2021-2024 que está sendo cumprido. Nesse período foram emitidos 1.420 títulos para proprietários de 15 loteamentos.

Ciclistas ganham bike point no Urbanova

Para incentivar o pedal, a Prefeitura investe em espaços de convívio e estrutura cicloviária – Foto: PMSJC.

 

Os ciclistas que passam pela Avenida Linneu de Moura, no sentido centro/bairro Urbanova, seja a trabalho ou para prática esportiva, contam, agora, com um bike point, entregue pela Prefeitura na semana passada, com pinturas do artista plástico joseense Mr. Fredd.

O novo espaço possui alguns equipamentos que visam atender o ciclista para necessidades diversas, como banco, bebedouro (inclusive para pets), torneira para lavagem da bicicleta, calibrador de pneus e iluminação.

Além de ciclovias, a Prefeitura planeja instalar outros bike points no Parque da Cidade, Via Cambuí e Parque Ribeirão Vermelho. A intenção é ampliar o atendimento aos ciclistas de todas as regiões da cidade.

A iniciativa da Prefeitura visa incentivar o hábito do pedal, combater o sedentarismo e atrair mais praticantes do esporte. O município já soma 165 quilômetros de ciclovias.

EUA aprovam tecnologia da IONIC Health, empresa sediada no PIT

Tecnologia médica desenvolvida no Parque de Inovação Tecnológica atraiu gigante americana GE – Foto: Divulgação.

 

A GE HealthCare anunciou que recebeu a aprovação da agência reguladora norte-americana FDA (Food and Drug Administration) para a tecnologia nCommand Lite, desenvolvida pela IONIC Health, que tem sede no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos.

No final do ano passado, a IONIC Health firmou um acordo exclusivo de distribuição global com a GE HealthCare, líder mundial em tecnologia médica e soluções digitais para medicina diagnóstica.

Faltava apenas a aprovação da agência reguladora norte-americana para autorização de uso naquele país.

A tecnologia desenvolvida pela empresa joseense contempla a operação remota de uma variedade de equipamentos de diagnóstico por imagem, independente de fabricante.

A funcionalidade permite que profissionais de saúde acessem, apoiem e operem remotamente equipamentos de diagnóstico por imagem para além dos centros hospitalares, oferecendo acesso remoto para visualização e análise de imagens, além da possibilidade de conexão remota com especialistas .

Esses profissionais podem oferecer orientação em tempo real aos tecnólogos licenciados que operam os scanners, ajudando em treinamentos, avaliação de procedimentos e gerenciamento de parâmetros de exame.

Com a internacionalização, a IONIC Health terá centros de distribuição e suporte nos EUA e na Europa, mas continuará produzindo em São José dos Campos.

Sobre a IONIC Health

Fundada em 2015, a IONIC Health tem sede no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos onde desenvolveu seus principais produtos de inovação.

A empresa possui atualmente uma equipe de mais de 150 profissionais, incluindo radiologistas, tecnólogos, cientistas da computação, desenvolvedores de software, estatísticos, pesquisadores, especialistas em inteligência artificial e profissionais de saúde.

Atualmente, atende a mais de 50 clientes no Brasil e com recente expansão internacional na Europa e nos Estados Unidos, a IONIC Health está dedicada a expandir globalmente e aprimorar a infraestrutura de tecnologia de saúde, segundo a empresa.

Prefeitura + Perto de Você leva serviços ao Jd Mariana I

Terezinha e Hélio aproveitaram o evento para buscar orientações sobre a regularização do imóvel – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Neste sábado (23) foi a vez do Jardim Mariana, na região leste de São José dos Campos, receber toda a estrutura de serviços públicos do programa Prefeitura Mais Perto de Você. Nem mesmo a chuva atrapalhou o evento na Emefi Elizabete de Paula Honorato.

O casal de idosos Terezinha Ferreira e Hélio Gomes aproveitou para buscar orientações sobre a regularização da documentação da casa deles. “Vir aqui foi fácil e rápido. Agora é só ir no cartório”, disse Terezinha, que mora no Campos de São José há 14 anos. Ela e o marido também foram atendidos pela equipe da Sabesp.

Já Brenda Pires, de 29 anos, esteve na escola para fazer o bilhete único do transporte público dos filhos Isabely e Derick. “Eu e as crianças ainda não tínhamos o cartão do transporte e como temos consulta com especialistas no centro, estava precisando do cartão para fazer a integração dos ônibus e economizar”. Brenda e a família ainda foram atendidos no CRAS e na Fundhas, além de curtir as brincadeiras da rua de lazer.

Brenda Pires e o filho caçula curtiram as brincadeiras no pátio da escola durante o evento.

O espaço do Bem Estar Animal também bombou! Mais de 150 pets, entre cães e gatos, foram vacinados contra a raiva. Um deles foi o gato “bolinha”, de 4 meses, da moradora do Campos de São José Antônia Lúcia, que foi com o filho até a escola para proteger o animal recém adotado pela família.

Próxima edição:

O Prefeitura Mais Perto de você segue para a região sul no próximo sábado (30), na Escola Municipal Moacyr Benedicto de Souza, na Rua Maria Martins Ottoboni, 100, Campo dos Alemães.

Edições realizadas:

Altos de Santana  Santa Hermínia  Dom Pedro 1º  Santo Onofre  Jardim Veneza  Vila Industrial  São Francisco Xavier  Eugênio de Melo  Vila Nova Conceição  Pinheirinho dos Palmares  Alto da Ponte  Morumbi  Jardim das Indústrias  Jardim Cerejeiras

 

You May Also Like