NOTÍCIAS DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

Você conhece o Paraíso?

 

Ele tem nome e sobrenome e é São Bento do Sapucaí – SP

Linda por natureza, você vai se surpreender. São caminhos, trilhas, cachoeiras, cultura, gastronomia, a monumental Pedra do Baú… Ah, por onde passa tem cores e sabores. Gostou? Tem muito mais! Hoje vamos falar da Pedra do Baú…

 

Mona – Pedra do Baú

 

Em meio à deslumbrante paisagem da Serra da Mantiqueira, um conjunto de rochas se destaca com imponência na Estância Climática São Bento do Sapucaí. Trata-se do complexo rochoso Pedra do Baú, formada pelo Baú e suas “irmãs” Bauzinho e Ana Chata.

O conjunto de rochas é um dos principais atrativos para praticantes de escalada no Brasil, tendo pelo menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica, dificuldade, diferentes extensões e altitudes. Para aqueles que curtem um passeio mais tranquilo, tem a opção do Bauzinho, que necessita apenas de uma caminhada para chegar ao topo. Do alto da Pedra, é possível ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira, na região da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a Pedra em si é tão evidente na paisagem que chega a ser visível de diversas localidades do Vale do Paraíba, já tendo sido usada como instrumento de navegação geográfica.

Em termos geomorfológicos, podemos dizer que a Pedra do Baú é uma imponente feição que abrange um conjunto de cristas rochosas (denominadas Ana Chata, Bauzinho e Pedra do Baú), com ponto culminante a 1.950 metros de altitude. O monumento é constituído por gnaisses do Complexo Varginha-Guaxupé, com origem datada do período pré-cambriano. Sua evolução geológica está intimamente relacionada aos processos tectônicos e erosivos que se seguiram à ruptura continental, em especial, à origem e a evolução do rift continental do sudeste do Brasil, durante o Paleogeno.

Atualmente, além de ser um monumento geológico, a Pedra do Baú também é um Monumento Natural Estadual (MoNa), dentro de uma Área de Proteção Ambiental – a APA Sapucaí-Mirim. A área é conservada por meio de gestão compartilhada entre a Fundação Florestal (instituição vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e a Prefeitura de São Bento do Sapucaí.

Para a visitação ao Bauzinho não é necessário agendamento prévio; porém, para as pedras Baú e Ana Chata é preciso. Para tal basta acessar o site www.pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1 e preencher os dados solicitados.

Horário de funcionamento: De segunda a domingo e feriados, das 09:00 às 18:00 (entrada até às 18:00 e permanência até às 18:30)
Acesso após às 17:30 com orientação de restrição ao bauzinho, acesso liberado até o Mirante Caramuru.
Taxa: R$18,00 por pessoa
Endereço: Estrada Municipal do Bauzinho, s/n – Acesso pela Rod. Municipal Thomaz Alckmin – Bairro Paiol Grande
Telefone: (12)3971-6110 ou (12)99632-1017
Site para Agendamento: www.pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1
E-mail: meioambiente@saobentodosapucai.sp.gov.br
Uso de drone: somente com autorização via e-mail: mona.pedradobau@fflorestal.sp.gov.br
Acesso limitado para Pets: O Acesso é restrito ao mirante Caramuru (rampa de vôo livre) – Proibido subir o bauzinho com pets

ATRATIVOS

O complexo da Pedra do Baú conta com diversos atrativos, entre trilhas e vias de escalada. O acesso é feito por meio de uma estrada asfaltada que liga os municípios de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. Para chegar bem próximo ao ponto de onde partem algumas das principais trilhas, percorre-se, de carro, uma estrada não pavimentada de cerca de 6km de extensão até a entrada do Monumento Natural. O local conta com a infraestrutura de banheiros, trailer de alimentação e estacionamento.

A partir do estacionamento, continua-se o caminho a pé até o início das trilhas, totalizando aproximadamente 1.200 metros de percurso. Logo no meio do caminho (a 400 metros) encontra-se o primeiro atrativo: Mirante do Caramuru (Rampa de Voo Livre), que tem uma vista incrível para a Pedra e a cidade de São Bento do Sapucaí, e que com certeza irá render vários cliques. Com mais uma caminhada de 235 metros, a partir do início das trilhas, você chega ao topo do Bauzinho. Do mesmo início das trilhas você acessa o Bauzão (há aprox. 1.790 metros) e a Ana Chata (há aprox. 1.830 metros).

TRILHA DO BAUZINHO
Para quem procura uma trilha de nível fácil, a do Bauzinho é uma boa pedida, podendo ser percorrida inclusive por crianças. A trilha tem extensão de 235 metros e duração de 10 minutos. É um bom local para contemplação e relaxamento. De lá, tem-se uma bela vista de São Bento do Sapucaí e da Pedra do Baú. Quem percorre o caminho em silêncio e com atenção, tem mais chances de avistar pequenos animais ao longo do percurso.

TRILHA DA ANA CHATA
A trilha da Ana Chata já é um pouco mais longa e com maior grau de dificuldade. Sua extensão é de 1.830 metros e leva-se aproximadamente 1 hora para percorrê-la. O acesso ao cume é feito por escadas instaladas na rocha, tendo um pequeno trecho de logo de início através de um túnel de pedras. Essa subida é mais simples que o da Pedra do Baú, com existência de guarda-corpos nos pontos mais íngremes.

TRILHA DO BAÚ
A trilha do Baú, Via Ferrata (Face Norte), tem 1.790 metros de extensão e tem duração de cerca de 1 hora e meia. Só a caminhada até a base da pedra já é considerada difícil, por causa da extensão e do relevo. Chegando até ali, ainda há uma subida até o topo da rocha. Por isso, trata-se de uma opção para trilheiros mais experientes. Da base até o topo da pedra, são 320 degraus da Via Ferrata, que levam o visitante a uma altitude de 1.950 metros. A subida é emocionante. Recomenda-se fortemente a contratação de um instrutor experiente para acompanhar o grupo. Além do uso obrigatório de equipamentos de segurança (cadeirinha de escalada ou similar; capacete para escalada ou similar com ponto de fixação no queixo; conectores tipo mosquetões ou talabartes duplos e auto seguro duplo ou similar).

VOO LIVRE
A Pedra do Baú também conta com uma rampa de voo livre e é uma atividade para quem quer experimentar a sensação de estar voando junto aos pássaros e sobrevoando nossos principais pontos turísticos. Os voos têm início na Rampa de Voo Livre localizada no Mirante do Caramuru, que fica próximo ao Bauzinho, alguns metros após o estacionamento do Monumento Natural Pedra do Baú. A atividade é regulada pelo Clube Pedra do Baú de Voo Livre, sendo uma boa opção para quem gosta da sensação de liberdade e adrenalina. Esse tipo de atividade depende do clima e do vento, portanto antes de ser feito o agendamento será necessário consultar a possibilidade de execução com o instrutor para maior segurança.

You May Also Like