INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AI 2024

 

O que você precisa saber sobre Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial, também conhecida por IA, ou AI em inglês (Artificial Intelligence), é uma matéria interdisciplinar complexa, que envolve computação, linguagem de máquina e conceitos filosóficos, a qual tentaremos expor sucintamente para o leitor não ficar desorientado.

É razoável dizer que a IA veio junto com o computador. O filme “2001, Uma Odisseia no Espaço” de 1968 já cita o termo. Contudo, a expressão já foi dita inicialmente uma década antes, em 1958. No filme em questão, a máquina Hal 9000 é inteligente o bastante para manter uma relação amistosa temporária com os tripulantes, até se ver ameaçada. Por esse motivo, arquiteta matar os astronautas da missão espacial, ele consegue, contudo um deles consegue desligar Hal.

O termo “Inteligência Artificial” ficou familiarizado em geral a partir de 2021 com a chegada do ChatGPT, produto da empresa OpenAI. Através dele, é possível gerar textos, traduzí-los, além de inúmeras outras possibilidades. A partir de comandos (também chamados de prompts) é gerado uma resposta, que é bom verificar se é fidedigna. Para conferir, basta acessar o site “https://chat.openai.com/” e utilizar a última versão 3.5 (de 2023). A empresa também é responsável por ter criado outras ferramentas como o Dall-E (gerador de imagens) e o Sora (gerador de vídeos).

Com isso, houve um boom no campo da área da Inteligência Artificial. O Google lançou o Bard e o Bing o Copilot, para concorrer com o ChatGPT.

O interessante é que a Inteligência Artificial é uma ferramenta revolucionária que ainda se atualiza e pode ser utilizado para o bem e para o mal. A utilidade são muitas: a publicidade pode utilizar ferramentas de IA para gerar propagandas sem a necessidade de pagar um ator.
Nesse sentido, o emprego de muita gente pode se ver ameaçado. A dica é as pessoas começarem a se inteirar sobre as principais ferramentas de IA para não se ver desatualizado, como as pessoas da década de 90 e 2000 que não sabiam mexer no pacote Office.

Outro problema enxergado é o desrespeito ao direito autoral. O Dall-E, por exemplo, outra ferramenta da empresa OpenAI, agora para gerar imagens, tem um banco de dados com imagens diversas sem pedir licença para os autores se podem estar ali. Pode-se muito bem usar o estilo de um pintor, sem o consentimento para fazer outras imagens. No ChatGPT, é possível criar um texto ao estilo de qualquer grande escritor recente como Guimarães Rosa ou Clarice Lispector…

Os problemas das imagens e vídeos criados por IA vão além: é possível gerar situações constrangedoras às pessoas. Recentemente, através de uma ferramenta de IA, uma menina foi constrangida na escola por um vídeo falso onde ela aparecia nua. Se esse problema (de expor pessoas em situações constrangedoras sem seus consentimentos, já algo preocupante e que estava se tornando comum, agora as pessoas podem se ver constrangidas sem de fato ter praticado determinado ato ou falando alguma besteira.

Não só de prejuízos sociais vive a IA, ela também pode ajudar na medicina, na arquitetura, e em diversas outras áreas que requer precisão que um profissional não tem por ser humano. Algumas pessoas, por exemplo, podem ser salvas por atitudes cirúrgicas precisas que um ser humano não realizaria. O avanço para a humanidade é incontestável, mas os malefícios advindos dessa nova tecnologia também podem nos preocupar.

*Douglas Garrido, autor do livro Entre Deuses e Robôs.

 

You May Also Like