CIRCULANDO – MARILDA SERRANO

Buddha Spa celebra dois anos e abre segunda unidade

Em pleno funcionamento, mais um espaço em São José dos Campos para relaxar, descansar e transformar a saúde física e mental: a maior rede de spas urbanos do país agora está também no Aquarius Open Mall.
A nova unidade está atendendo uma demanda crescente do público, que busca por relaxamento, alívio de dores e tensões, redução do estresse e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão, queixas tão comuns nos dias de hoje. Além do público em geral, as empresas estão cada vez mais engajadas em oferecer benefícios de bem-estar e felicidade a seus colaboradores, essa demanda vai de encontro ao Buddha Spa Partnership, programa exclusivo para empresas.
O Buddha Spa é referência em bem-estar, oferecendo serviços voltados para proporcionar uma experiência sensorial completa. Os espaços são cuidadosamente planejados para que o cliente seja elevado física e mentalmente. São mais de 25 tipos de terapias, desde massagens corporais, banhos, tratamentos estéticos avançados, Day Spas, além de procedimentos exclusivamente voltados para o público masculino, gestantes e pós-parto.
Em São José dos Campos, o Buddha Spa já está presente há dois anos em
um amplo e confortável espaço, localizado no Jardim Esplanada, e oferece atualmente 1.000 atendimentos por mês. Com a nova unidade, a rede de spa amplia seu potencial de atendimento, acompanhando um mercado que não para de crescer.
“Aqui no Buddha Spa, há um trabalho específico com a atmosfera sensorial, e o cliente percebe isso na iluminação, nos sons de água e natureza, nos nossos chás, no aroma terapêutico, na decoração. Quando ele é conduzido pelas terapeutas para as salas de atendimento, antes da massagem, ele ainda passa pelo nosso ritual de escalda-pés, aromaterapia e relaxamento dos ombros e pescoço. Portanto, no momento em que ele segue para a maca, já está em um estágio de relaxamento avançado”, afirma Giselle Barros, diretora da rede Buddha Spa em São José dos Campos.

Happy Hour no Abbraccio oferece 50% de desconto em bebidas selecionadas

O Abbraccio, restaurante inspirado no lifestyle italiano e localizado no CenterVale Shopping de São José, convida os clientes a aproveitarem uma imperdível promoção de happy hour da marca. Com descontos de até 50%, as ofertas estão disponíveis ao longo da semana, de segunda a sexta-feira, sempre das 17h30 às 20h. A iniciativa promete proporcionar uma experiência memorável, com diversas opções de drinks disponíveis e ideais para desfrutar de momentos descontraídos entre amigos após um dia movimentado de trabalho.
Entre os favoritos estão o clássico Moscow Mule, o sofisticado Negroni, o refrescante Mojito, a tradicional Caipirinha, e as exclusivas criações Abbraccio di Verano e Sangria. Além disso, uma seleção de cervejas, incluindo chope e long neck, completa a oferta. A oferta é válida em todas as unidades do restaurante pelo Brasil, exclusivamente para consumo no salão, não sendo aplicável nas modalidades de entrega ou retirada.
Para complementar a oferta de bebidas, os clientes podem optar ainda por uma variedade de aperitivos inspirados na rica tradição culinária italiana, em pedidos feitos à parte da oferta do happy hour. Dentre as opções estão os Carbonara Bites – bolinhos de risotto feitos com arroz arbóreo e pancetta crocante e a Bruschetta Caprese – Ciabattas crocantes acompanhadas de queijo mozzarella fresco, tomates em cubos e molho pesto caseiro. Essas opções, disponíveis para compartilhar ou saborear individualmente, começam a partir de R$ 34,90.

Nutricionista Vivian Borges traz expertise em nutrição integrativa para São José dos Campos

Chega a São José dos Campos a nutricionista Vivian Borges (@nutriviviboliveira), naturopata e especialista em nutrição integrativa. Sua trajetória teve início na infância, quando enfrentava crises de ansiedade que prejudicavam seus estudos e outras atividades que demandam concentração. Ela, assim como tantos outros, era vista apenas como “a menina que não se concentrava em nada”. Com o tempo, ela começou a vislumbrar uma mudança na intensidade das crises sempre que praticava esportes e que se alimentava melhor.
No contexto atual, em que o Brasil lidera o ranking global com 19 milhões de pessoas afetadas pelo transtorno de ansiedade, a importância de abordagens multifacetadas como a de Vivian torna-se ainda mais evidente. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos principais catalisadores desse problema, porém, estratégias que envolvem uma alimentação adequada têm se mostrado eficazes no combate às crises geradas por esse desequilíbrio.
Ao longo dos anos, Vivian aprofundou seus estudos e experiências, consolidando não apenas uma sólida formação acadêmica, mas também um
amplo conhecimento empírico sobre a relação entre alimentação e distúrbios psíquicos, como a ansiedade e a depressão. Sua abordagem integrativa vai além do tradicional, incorporando elementos que consideram não apenas os aspectos nutricionais, mas também emocionais e comportamentais.
A presença de Vivian Borges em São José dos Campos promete oferecer um
novo horizonte para aqueles que buscam uma abordagem mais abrangente e
eficaz para lidar com a ansiedade. Seja através de consultas individuais, workshops ou palestras, sua expertise e compromisso em promover o bem-estar surgem para acrescentar mais uma opção de qualidade no nicho joseense da Nutrição.

Em Noite Comemorativa Pelos 30 Anos, ASSECRE Lança Livro Sobre Sua História

O livro “Movidos por Valores e Propósitos – Os Desafios e as Conquistas da ASSECRE em Seus 30 Anos de História”foi lançado primeiramente para convidados, em São José dos Campos, no dia 21 de março,no Clube de Campos Santa Rita. Em breve, o livro será lançado em evento aberto ao público, em data a ser anunciada.
A obra reúne a história desde sua fundação, de como a ASSECRE vem se
dedicando a melhorar o ambiente de negócios para os pequenos e médios
empresários. Narra a trajetória da Associação das Empresas do Chácaras
Reunidas ao longo de três décadas, explorando como a associação enfrentou desafios locais e globais, adaptando-se à influência das inúmeras mudanças no cenário mundial dos últimos tempos. Destacando o papel do associativismo na união de forças para enfrentar adversidades e alcançar o progresso. Ressalta a importância do compromisso com o crescimento sustentável e liderança na comunidade empresarial do Vale do Paraíba.
“Foram entrevistadas mais de cinquenta pessoas que fizeram parte destes 30 anos da ASSECRE. O livro traz histórias de desafios e conquistas das gestões da velha e nova guarda, desde a origem, com mobilização de um grupo de empresários em prol da escola do bairro Elmano Ferreira Veloso, que em seguida viu por bem formar a associação para lutar por melhorias na infraestrutura urbana e social da região.
Ao mesmo tempo que ajudava no fomento dos pequenos e médios empresários. Estes movimentos ampliaram o raio geográfico de ação da entidade, atraindo novos empreendedores nos levando a realizar inúmeras ações, entre elas, a FEISSECRE que teve vinte e uma edições”, pontuou Wagner Siqueira, um dos diretores executivos da ASSECRE.
Dentro da obra literária poderá ser conferido também o relacionamento da ASSECRE com a comunidade do bairro Chácaras Reunidas e com seus associados.
“Todos os membros da diretoria realizam trabalho voluntário sem qualquer remuneração ou reembolso e somos norteados pelos pilares da ASSECRE que são: educação, cultura, inclusão social e empregabilidade.
Desenvolvemos dentro da associação, desde aulas de wrestling e balé para as crianças a cursos de capacitação e especialização para os colaboradores das empresas associadas, até workshops para empresários sobre temas atuais, com tributação entre outros assuntos”, pontuou Eduardo Piloto, um dos diretores executivos da ASSECRE.
Mas, o livro não relata somente histórias do passado, conta sobre as parcerias público privadas.
“Tratamos, também, de historiar as recentes iniciativas destinadas a manter a relevância e a qualidade dos serviços prestados aos associados, para os próximos anos. E estamos atentos às modificações do mercado com suas novas exigências, com um componente ainda mais desafiador: o fenômeno da desindustrialização e o imperativo de acelerar o passo rumo à 4a Revolução Industrial”, exemplificou Gabriel Santos Araújo.
Essas e outras ações da ASSECRE, que desenvolve um trabalho de qualidade em diversas frentes e sua contribuição para a história empresarial do Vale do Paraíba, poderão ser conferidas em 136 páginas que foram resumidas em cinco capítulos pelo autor Rosenildo Ferreira, da Somos Editora. A obra é um importante registro para o universo corporativo e associativo. Em breve, o livro será lançado em evento aberto ao público, em data a ser definida e comunicada.
Serviço:
Lançamento do Livro Movidos por Valores e Propósitos – Os Desafios e
as Conquistas da ASSECRE em Seus 30 Anos de História (136 páginas, em capa dura, 210 X 270 mm, Somos Editora).

Formação profissional gratuita em audiovisual, FLAFE tem inscrições até 7 de abril em São José dos Campos

Curso de sete meses com diversos professores e convidados renomados, como César Charlone, diretor de fotografia de ‘Cidade de Deus’, é gratuito e será ministrado no Cine Teatro Benedito Alves; inscrições foram prorrogadas até 7 de abril, realização da Master Shot – primeira escola independente de ensino de produção audiovisual de São José dos Campos com o projeto FLAFE (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo), iniciativa gratuita dedicada à formação de novos profissionais do Vale do Paraíba. São oferecidas até 40 vagas para moradores da região com mais de 16 anos.
Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do projeto, o https://escolamastershot.com.br/flafe/. Os candidatos serão selecionados a partir de questionários de aptidão e dinâmicas presenciais. A formação é totalmente gratuita, de longa duração e com aulas durante a semana, que serão ministradas no Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos.
A FLAFE – Master Shot tem como missão capacitar profissionais de maneira prática e alinhada com a realidade do setor. As aulas presenciais serão realizadas três vezes na semana, de abril a novembro de 2024.
Os alunos terão a oportunidade de produzir curtas-metragens e conteúdos audiovisuais como parte da formação. Nessas produções, os estudantes colocam a mão na massa e vivenciam o que aprenderam nas
aulas de roteiro, direção, produção, som, fotografia e arte. Ao final do curso, os alunos participarão de uma montagem coletiva e também de uma seleção para participação na coprodução de um longa-metragem profissional financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Processo seletivo
Para ser aluno da FLAFE, é preciso passar por uma seleção. Com um compromisso firme com a inclusão e diversidade, o projeto prevê um mínimo de 50% de inscrições destinadas a vagas afirmativas (mulheres cis, negros, indígenas, transexuais, PCD e mães) e oferece duas bolsas de monitoria para alunos em vulnerabilidade econômica.
A formação irá contar com nomes ilustres do cinema brasileiro, como o diretor de fotografia indicado ao Oscar César Charlone (de “Cidade de Deus”) e João Paulo Miranda (diretor multipremiado, de trabalhos como “Casa de Antiguidades”).
A FLAFE é uma produção da EntreNova, com idealização e coprodução da Master Shot, conta com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Parque de Inovação
Tecnológica e da AFAC. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo. #LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp
SERVIÇO
Curso FLAFE – Master Shot 2024
Período de inscrições: Até 7 de abril
1ª fase do processo seletivo (online): 19 de março a 7 de abril
2ª fase do processo seletivo (presencial): 13 e 14 de abril
Início das aulas: 23 de abril
Horário das aulas: 14 às 17h30, de terça a quinta-feira, de abril a novembro
Onde: Cine Teatro Benedito Alves
Inscrições: acesse o link https://escolamastershot.com.br/flafe/

Associação World Art Show promove projeto Comunidades Arte & Amor

A iniciativa da Associação World Art Show Brasil objetiva levar educação artística para crianças e idosos das comunidades de São Paulo, mais especificamente nas regiões de Heliópolis, Paraisópolis e outras comunidades da metrópole.
Por meio de um programa de visitação de artistas plásticos de São Paulo, a Associação pretende oferecer aulas de técnicas artísticas para crianças e idosos dessas comunidades. Esse programa envolve a vinda de artistas renomados para compartilharem seus conhecimentos e experiências com a comunidade, proporcionando um acesso cultural até então inexistente para esses públicos.
Além disso, a ideia visa solicitar o apoio financeiro para a compra de telas e tintas, bem como o pagamento do cachê do artista que ministrará as técnicas e ensinamentos de arte e música. Segundo, a jornalista Sula Costa, fundadora da Associação World Art Show.
Acredita que esse investimento será fundamental para o sucesso do projeto, permitindo que a comunidade desfrute de momentos significativos e enriquecedores.
Além das aulas, também planeja realizar um sarau cultural em uma das comunidades selecionadas pela Associação. Esse sarau será uma oportunidade para que os talentos locais sejam valorizados e compartilhados com o restante da comunidade, proporcionando um espaço de celebração e expressão artística.
Dessa forma, convida todos os paulistanos a contribuir  com este importante projeto, que visa promover a inclusão e a transformação social por meio da educação artística e cultural, garantindo um futuro mais brilhante e promissor para as crianças e idosos dessas comunidades.
O projeto já foi apresentado para as autoridades do município e do Estado de São Paulo e sonho em transformar estas comunidades em galerias para sua própria manutenção.

Construtora vai movimentar R$ 1,3 bilhão em lançamentos no Vale do Paraíba

 

A construtora Sousa Araujo vai movimentar R$ 1,3 bilhão em lançamentos no Vale do Paraíba até 2026. Serão 23 residenciais, somando 5.261 unidades habitacionais. O plano de investimentos foi apresentado ao mercado imobiliário em um evento no dia 27 de março.
Os empreendimentos serão construídos em São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. As regiões de Campinas, Alto Tietê e Grande São Paulo também integram o plano de investimentos. No total, a construtora prevê movimentar R$ 6 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas) no Estado nos próximos três anos, com 23.404 unidades em 90 residenciais.
A região de Campinas vai receber 25 empreendimentos, com 6.823 unidades habitacionais e um VGV estimado em R$ 1,8 bilhão. As obras serão executadas nas cidades de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Itatiba e Nova Odessa.
No Alto Tietê, a construtora prevê colocar 29 lançamentos no mercado, com 6.820 unidades e um VGV calculado em R$ 1,8 bilhão. Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos são as cidades da região elencadas no planejamento da empresa.
Já na Grande São Paulo serão 13 lançamentos, com 4.500 unidades habitacionais e um VGV de 1,1 bilhão. Os projetos são para capital paulista e Diadema. O gerente comercial da construtora, Magno Magalhães, explica que o plano de investimentos foi elaborado a partir de análises e pesquisas de mercado.
“É um plano de investimento consolidado, já com terrenos, com landbank para os próximos três anos. Levamos em conta o potencial econômico das regiões e nossas pesquisas também identificaram uma alta demanda pelo primeiro imóvel nessas cidades”, afirma.
A Sousa Araújo já atua nessas quatro regiões. Em 2023, a empresa vendeu 1.739 unidades no Estado, com um VGV de quase 410 milhões. A construtora é especializada no primeiro imóvel e está há 15 anos no mercado, com presença em 45 cidades. Neste período entregou mais de 27 mil unidades habitacionais e conta com 7 mil em execução.
Com sedes em Jacareí e na capital São Paulo, a Sousa Araujo é uma das empresas do setor que mais cresce no Brasil. Em 2024, avançou para a 23ª colocação no ranking Intec, que aponta as construtoras com maior metragem executada no ano. O quadro de funcionários atual conta com mais de 1900 profissionais.
A Sousa Araújo é parceira da Caixa Econômica Federal no programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, conta com as certificações de qualidade ISO 9001, PBQP-H nível A e o selo Casa +Azul da Caixa.
Fotos: Divulgação.

2 obra vp – Construtora vai colocar 23 residenciais no mercado do Vale do Paraíba até 2026.

3 meeting – Plano de investimentos foi apresentado ao mercado imobiliário em um evento no dia 27 de março.

Como a nutrição personalizada está transformando a saúde dos brasileiros

Conectar uma alimentação saudável, repleta de vitaminas e minerais, ao bom funcionamento do organismo é uma prática comum. Mas e se fosse possível relacionar o abacaxi com a saúde do trato intestinal ou o abacate com a eficiência do trabalho dos rins? Essa perspectiva, que soa no mínimo curiosa para leigos, é uma abordagem que está sendo cada vez mais usada na Nutrição. E que, sim, tem apresentado resultados relevantes na vida dos pacientes.
A busca por qualidade de vida, construída pela prática de atividades físicas e pela escolha de alimentos nutritivos, tem levado cada vez mais pessoas a buscarem profissionais capacitados para as auxiliarem nessa caminhada.
Em 2023, uma pesquisa realizada pela WW, em parceria com o Instituto Kantar, mostrou que o Brasil está em busca da saúde e do bem-estar, apontando que 91% dos brasileiros estavam interessados em melhorar ou em manter a saúde. Aliado a isso, outras pesquisas trazem que a contratação de serviços nutricionais aumentou 41% de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, segundo o aplicativo GetNinjas.
Vivian Borges (@nutriviviboliveira), nutricionista integrativa e naturopata, tem percebido esse aumento da demanda e acredita que mais do que uma busca natural decorrente da chegada do verão, “as pessoas estão voltando a cuidar de si. Antes, meus pacientes eram, na maioria, pessoas que estavam acima do peso e que estavam se sentindo mal com o próprio corpo. Hoje, recebo cada vez mais pessoas, algumas que já praticam atividade física há anos, que sentam e dizem: ‘quero me alimentar melhor para ter mais saúde.’ O amor próprio finalmente se tornou a prioridade.”
Indo ao encontro dos objetivos dos pacientes, nutricionistas têm desenvolvido estratégias que aliam o conhecimento de plantas, frutas e vegetais à função que exercem diretamente no funcionamento do organismo. Exemplo disso é a atuação benéfica do abacate no sistema digestório, cardiovascular (reduzindo o LDL) e no enfrentamento a doenças renais (combate o excesso de ácido úrico). A batata-doce é outra que surpreende. Muito usada por quem pratica atividade física, ela apresenta benefícios antiinflamatórios e cicatrizantes, sendo uma
ferramenta valiosa no combate à azia e ao refluxo, por exemplo. Ela também atua na prevenção do Alzheimer.
Dessa forma, conhecer mais detalhadamente a história e os hábitos dos pacientes, tendem a gerar resultados mais imediatos, pois serão tratadas todas as questões que podem influenciar negativamente na maneira como aquele organismo está reagindo naquele momento.
Sobre isso, Vivian foi enfática: “Quando focamos no paciente, ganhamos em soluções. Quando focamos nas queixas, corremos o risco de abordar apenas superfícies, negligenciando as raízes profundas que muitas vezes são essenciais para a verdadeira promoção da saúde.”
Sobre ela:
A nutricionista Vívian Borges de Oliveira graduou-se em 2019 e, desde então, vem se dedicando ao estudo da Nutrição como principal ferramenta da saúde e do bem-estar. Em sua trajetória profissional, ela se especializou em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica – Instituto Luciana Harfenist -, bem como obteve a certificação como Naturopata, pela Académie Européenne des Médecines Naturelles, na França.
Com um olhar holístico e abordagem integrativa, Vívian Borges de Oliveira destaca-se como uma profissional comprometida em atuar na singularidade de cada paciente, considerando aspectos como história de vida, hábitos de sono, prática de atividade física, doenças, dentre outros. Sua visão completa e dedicada permite que ela vá além da simples prescrição dietética, buscando compreender e endereçar as necessidades individuais de seus pacientes para promover não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral e a autoestima.
Atualmente, reside na cidade de São José dos Campos.
Instagram: nutriviviboliveira

Vencedor do Nobel da Paz lança livro infantojuvenil

O escritor Daniel Balaban busca transmitir uma mensagem essencial aos leitores em seu novo livro “Ubuntu, Ubun… ele, Ubun… nós!”. Em meio a um contexto em que as pessoas se tornam cada vez mais egocêntricas, solitárias e melancólicas, Balaban destaca a importância de redescobrir o valor do coletivo. O livro, o lançamento aconteceu  dia 13 de março pela Colli Books Editora,  na Livraria Leitura do Conjunto Nacional, em Brasília, apresenta ilustrações do
renomado artista André Cirino.
Ubuntu é uma filosofia dos antepassados africanos que significa “eu sou porque nós somos.” Daniel, que é diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU no Brasil, organização vencedora do Nobel da Paz, buscou inspiração para o livro em uma viagem à África. Os personagens, as crianças Laurinha e Ayo, refletem sobre os problemas do mundo, como fome, guerras e tantas outras injustiças, trazendo mensagens e aprendizados no decorrer da história.
Para mais informações acessem www.collibooks.com

A Artista Plástica Teresa Kodama visitou o Palácio Tangará

Teresa Kodama fez a visita e ficou maravilhada com as belezas do Palácio Tangará que está localizado em uma região nobre e privilegiada de São Paulo, envolto a natureza exuberante, onde pode degustar de um delicioso chá servido por eles, oportunidade em que pode compartilhar de momentos especiais com amigas muito queridas da APAMAGIS.
O Palácio é um oásis rodeado de muito verde do Parque Burle Marx no coração de São Paulo.

Apresentações do projeto “Todas as vozes: um rito musical para a terra”

Você sabe o que a música produzida em bairros da zona rural de São José dos Campos (SP) tem a ver com as tradições musicais venezuelanas, argentinas, colombianas e peruanas? São essas curiosas similaridades que o público poderá conferir no espetáculo gratuito “Todas as vozes: um rito musical para a terra”, do grupo Dua, que fará uma mini turnê por São José dos Campos, com a participação dos mestres e mestras da cultura popular Ana Maria Carvalho, Deo Lopes, Jongo Mistura da Raça e outros artistas que serão apresentados ao longo da temporada.
O primeiro show será durante o evento Macambada Reunida, no dia 20 de abril, às 18h, com participação de Ana Maria Carvalho. Outra data confirmada é 4 de maio, quando o Dua recebe Deo Lopes a partir das 15h30, em apresentação no Parque Lambari, no Campos de São José.
Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de São José dos Campos, e apoio da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) –, “Todas as vozes: um rito musical para a terra” tece diálogos entre o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e outras culturas musicais latino-americanas, como a das tonadas venezuelanas, zambas e chacareiras argentinas, cumbias colombianas e o folclore negro do Peru.
Nascido no distrito joseense de São Francisco Xavier, Dua é o encontro entre Maria Luana (Uruguai) e Bruna Prado (Brasil), musicistas dedicadas à pesquisa do folclore latino-americano que moram no distrito joseense e se encantaram com o legado da música local. Sim, a cidade conhecida pela inovação e tecnologia, a capital nacional do avião, tem uma rica história musical preservada especialmente em bairros periféricos e seus distritos, nos quais a comunidade a mantém viva!
Juntas, Bruna e Luana exploram as vocalidades presentes em diversos gêneros de canção de origem rural, suas estruturas rítmicas e o canto a duas vozes, acompanhadas de violão e percussão, e priorizando letras que têm como temática a terra, seus ciclos e os ritos que envolvem a relação entre a coletividade humana e os ciclos da natureza.
Além desse elo da “terra” entre as musicalidades, as artistas logo perceberam outras semelhanças. “As aberturas de vozes, os temas tratados nas letras, a presença dos tambores graves e do violão são alguns desses elementos”, enumera Bruna, revelando que o espetáculo irá contar com cenário e figurino criados pela artista plástica Juliana Strzygowski, inspirados em elementos do artesanato local, como cestos de taboa e redes de pesca, e no imaginário que permeia as canções.
Repertório dos shows
Para a construção do repertório, a dupla trabalhou em cima de pesquisa musical preliminar feita pela produtora Patricia Ioco, que atua no Vale do Paraíba há 25 anos. Depois, partiram a campo em trabalho de escuta e consulta a mestres locais de cultura popular – cancioneiros, violeiros, mestres de jongo e artesãos –, além de casas de cultura e documentos no Museu do Folclore de São José dos Campos.
Os shows trarão músicas de Miriam Cris, Rialcim, Deo Lopes, Nilton Blau, Ana Maria Carvalho, Trem da Viração, Ari da Rabeca, Quinzinho da Viola e Adriana Mudat, além de canções em espanhol de Atahualpa Yupanqui, Jorge Fandermole e Armando Tejada Gomez.
É desafio do espetáculo aproximar o canto às origens, apresentar as canções de forma oral e, a partir da condução das artistas, trazer o público para dentro das obras, experimentando  sonoridades e transformando o espetáculo em um rito, onde todos cantam, dançam e celebram juntos, à maneira dos festejos populares.
O encanto do Vale do Paraíba
Nascida no Uruguai, Maria Luana passou por cidades de diferentes países até chegar ao bairro dos Souzas, em Monteiro Lobato, antes da pandemia. Voltou para a região no ano passado, se instalando em São Francisco Xavier. “Me apaixonei pelo lugar, meu coração está aqui e vejo como um bom local para criar raízes”, se declara.
Luana lembra que quando veio pela primeira vez à região, se deparou com um cenário musical que trazia diferenças e também afinidades com a bagagem artística com que teve contato, como as menções ao campo, tão comum nas letras, e o formato voz e violão, fortes também no Uruguai.
Mas ela ressalta que foi somente ao longo do projeto que passou a conhecer de verdade essa cultura local. “A gente procurou criar uma relação com a comunidade. O foco é conhecer e conviver com as pessoas, falar da vida, tomar um café com elas. É uma relação humana de afeto, e a música é uma consequência dessa conexão e respeito à cultura inerente a cada um”.
Durante essa aproximação, elas notaram novas influências que dão uma cara ainda mais criativa ao cenário musical de São José dos Campos, cidade conhecida por abrigar pessoas de diferentes localidades ao longo das últimas décadas. “A cultura de todos os lugares é formada pela mistura da cultura das pessoas, e percebemos isso em São José, que tem muita diversidade. O Jongo Mistura da Raça, por exemplo, veio do Rio; a Miriam Violeira, de Minas; a Ana Maria Carvalho, do Maranhão”, opina Bruna, que vive há três anos e meio em São Francisco Xavier.
“Os cantos e ritmos ancestrais nos conectam direto com a fonte, carregam tanta sabedoria, e me trazem essa sensação de estar reconectando com a origem da existência, com o divino, com Deus, enfim, o nome que quisermos dar. Quando tivemos essa ideia de nos conectar com este território que nos acolhe, e com a sua música, as suas canções, senti essa mesma emoção, essa emoção de reconectar com a origem e energia que estas montanhas carregam, é isso é muito especial ”, diz Luana.
As pesquisadoras também identificaram traços marcantes dessa música rural joseense, como a viola caipira, influências da Folia de Reis, figureiras e da cultura afro-brasileira, entre outros.
“Adoro misturas musicais, roça e cidade. Eu e a Bruna somos um pouco isso, mulheres urbanas que valorizam, honram e se conectam com povos originários. Em algumas músicas, fizemos arranjos mais parecidos com o original, mas em outras temos experimentos, uso de instrumentos africanos como a kalimba, o bombo legüero (tambor argentino). É um diálogo entre o nosso universo sonoro e o dos compositores”.
As apresentações em São José serão gratuitas, com indicação livre e
terão tradução em Libras. Serão registradas em fotos e vídeos que servirão de material para um minidocumentário sobre a pesquisa e a turnê, que ficará disponível para acesso livre e gratuito em canal do Youtube e páginas do projeto.
SERVIÇO
Apresentações do projeto “Todas as vozes: um rito musical para a terra” – Dia 20 de abril, às 18h, com participação de Ana Maria Carvalho, na programação do evento Macambada Reunida (Travessa Sebastião Lino da Costa, 955, Bairro dos Freitas – Morro do Carrapato).
– Dia 4 de maio, às 15h30, com participação de Deo Lopes (Parque Lambari – Campos de São José).
Confira datas futuras na página do projeto no Instagram: @todasasvozes_dua

Rota Mantiqueira

 

Reserva Santo Antônio do Pinhal chega com conceito de automação e sustentabilidade.
Com charmosas cabanas com vista para Pedra do Baú, a nova unidade da startup Reserva Smart & Green Hotel acaba de chegar em Santo Antônio do Pinhal; rede investe na hotelaria sustentável.
Após o sucesso do Reserva Campos do Jordão, inaugurado no ano passado, a startup ecológica Reserva Smart & Green Hotel lança a segunda unidade na Serra da Mantiqueira Paulista – terceira da rede, que chegou à Ilhabela há cinco anos.
O Reserva Santo Antônio do Pinhal, próximo ao famoso Pico Agudo, abriu as portas para o feriado da Páscoa. São 20 cabanas espalhadas entre as montanhas, possibilitando um cenário paradisíaco com vista para a Pedra do Baú.
Para o idealizador da startup, Marcio Franco, Santo Antônio do Pinhal –conhecida como o “Charme da Serra– está entre as cidades mais promissoras para o turismo sustentável. “Santo Antônio com diversas trilhas, cachoeiras, faz parte da rota dos vinhos, tem inúmeros restaurantes e produtores locais de qualidade, como o Azeite Oliq.
Além disso, está muito perto de Campos do Jordão e a apenas duas horas de São Paulo”, ressalta.
O novo Reserva fica a 900 metros do centro de Santo Antônio e a 20 minutos de Campos do Jordão. Assim como as demais unidades, um smart hotel com total automação e com self check-in sem contato físico. “Um lugar para se hospedar, trabalhar, relaxar e explorar a Mantiqueira”, diz.
Segundo Franco, o conceito de cabana apresenta alta demanda pelos hóspedes que curtem o chamado turismo de montanha. “Juntando a isso o sistema automatizado e sustentável da Reserva, acreditamos ser um produto de alto valor agregado, sem concorrentes na região.”
INFRAESTRURA & QUALIDADE – As cabanas estão espalhadas em um terreno de mais de 30 mil metros quadrados, com opções mais isoladas para
casais e maiores para famílias. São equipadas com banheira de hidromassagem, sauna, lareira, TV, estacionamento e minicozinha – ideal para o preparo de um jantarzinho romântico com direito ao gostoso clima das montanhas!
Além disso, o Reserva Santo Antônio do Pinhal conta com Coworking,
café da manhã do Ahara Bistrô, yoga, massagens no Jungle SPA, trilhas, retiros de imersão e coorporativos, assim como inúmeros atrativos turísticos e esportivos – como o próprio Pico Agudo, com 1.700 metros de altitude, é um dos mais procurados para prática de voo livre.
SELO VERDE – O Reserva Ilhabela foi eleito o hotel mais sustentável da Ilha com certificação lixo zero e o nível máximo de sustentabilidade do selo verde da Prefeitura, que classifica mais de 50 itens sustentáveis em hotéis do município.
Em Santo Antônio, o empreendimento acompanha os mesmos moldes da rede, sempre voltada à sustentabilidade: com cisternas para armazenar água da chuva, pluminação externa com sistema solar, Iluminação interna toda LED, sensores de iluminação presencial e fotocélula, novos aparelhos com eficiência energética, privadas com descarga econômica, produtos de limpeza biodegradáveis, lixo zero (compostagem, reciclável e rejeito) e outros.
Franco tem excelentes perspectivas para o crescimento da rede. “O planejamento de expansão da marca é agressivo e pretendemos abrir mais duas unidades ainda em 2024. Todas com a mesma qualidade, automação e
sustentabilidade, que com certeza é a marca registrada da Reserva”, ressalta.
O QUE FAZER EM SANTO ANTÔNIO – Confira alguns passeios imperdíveis: Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora, Estação Ferroviária Eugênio Lefévre, Pico Agudo, Jardim dos Pinhas Ecco Parque, Praça Boulevard Araucária, Praça do Artesão, Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua e Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Vale destacar que a cidade está no trajeto do famoso “Caminho da Fé” até Aparecida/SP.
SERVIÇOS – O Reserva Santo Antônio do Pinhal está localizado à Rua Dr. Lourenço de As, número 1060, no bairro Sertãozinho, em Santo Antônio do Pinhal/SP. Mais informações pelo @reserva.santoantonio (insta) ou (11) 93415-6466.
Fotos: Divulgação.


Reserva Santo Antônio do Pinhal, um paraíso entre as montanhas da Mantiqueira.

Marcio Franco, idealizador da startup ecológica Reserva Smart & Green Hotel.

Hangar 13 Gastronomia abre a temporada de Fondue em suas unidades

Prato suíço é destaque no cardápio das unidades de São José dos Campos e Guararema e permanece até o final do Inverno.
Com a chegada do outono, as temperaturas amenas abrem caminho para uma temporada aguardada pelos apreciadores da boa mesa. Entre os prazeres culinários que ganham destaque nessa época está o Fondue, e o Hangar 13 Gastronomia, presente tanto em São José dos Campos quanto em Guararema, no interior de São Paulo, traz anualmente essa iguaria, tanto em versões salgadas quanto doces.
“O Fondue é um prato emblemático que remete ao aconchego e à confraternização entre amigos e familiares. Estamos felizes em abrir a temporada de Fondue um pouquinho antes esse ano, proporcionando
momentos memoráveis aos nossos clientes“, adianta Júnior Oliveira, sócio proprietário do Hangar13.
De origem suíça, o Fondue poderá ser encontrado no cardápio das unidades a partir desta quinta-feira (28), ficando disponível todos os dias das 18h às 23h, para deliciar os paladares dos clientes até o término da estação. Os clientes poderão desfrutar de duas opções principais:
Fondue de Queijo, ideal para duas pessoas, acompanhado por um cesto de pães, cubos de mignon, cubos de filé de frango, cubos de calabresa, champignon, mini-batatas, brócolis, goiabada e três tipos de molhos. (R$179);
Fondue de Chocolate, também servindo duas pessoas, acompanhado por morango, banana, uva, laranja, doce de leite, goiabada, waffles, marshmallow e bijú. (R$89).
Adicionalmente, às sextas-feiras, o Hangar 13 Gastronomia oferece a Sequência de Fondue, pelo preço de R$119 por pessoa. Essa sequência abrange Fondue de Queijo, Fondue de Chocolate e seus respectivos acompanhamentos.
Em São José dos Campos o restaurante fica na Avenida Barão do Rio Branco, 669 – Jardim Esplanada. Em Guararema o endereço é Rua Inocêncio de Melo Franco, 231 centro.

Busvale e SEST SENAT

Busvale e SEST SENAT fortalecem parceria para capacitação de jovens aprendizes no Vale do Paraíba.
No dia 6 de março, representantes do SEST SENAT de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí se reuniram com o departamento de recursos humanos das empresas associadas à Busvale para debater sobre o fortalecimento da capacitação oferecida pelo SEST SENAT aos jovens aprendizes das empresas de transporte de passageiros do Vale do Paraíba. Estiveram presentes na reunião as empresas de São José dos Campos (Saeñs Pena, Maringá Transportes e Joseense Transportes), Taubaté (ABC Transportes), e Jacareí (Jacareí Transporte Urbano, Viação Jacareí e Santa Branca Transportes).
“O SEST SENAT Taubaté, por exemplo, é parceiro da ABC Transportes no projeto Jovem Aprendiz desde 2017. Essa parceria contribui para o papel social do SEST SENAT na formação dos aprendizes, atendendo à demanda de mão de obra especializada para o transporte e também para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Agora, com o apoio maior da Busvale para capacitação na área de mecânica, acreditamos que haverá ainda mais interesse das empresas em capacitar mão de obra escassa no mercado, garantindo aos jovens a perspectiva de uma profissão”, disse José Valdecir Capille, diretor do SEST SENAT Taubaté.
O SEST SENAT atua como um importante canal entre as empresas e os jovens aprendizes, proporcionando cursos, campeonatos, atividades de lazer e capacitações diversas. A iniciativa da Busvale em consultar as empresas visa aprimorar as oficinas práticas, ampliando as oportunidades de vagas para jovens aprendizes em áreas como manutenção, mecânica, funilaria, elétrica, entre outras.
Para Manoel Adair, presidente da Busvale, a ação vem para reforçar o compromisso do segmento de transportes com a geração de empregos e a qualidade do serviço. “Estamos em busca constante de novas parcerias para garantir as condições necessárias para que as empresas de transporte de passageiros da região contem com os melhores profissionais em seus quadros”, explicou.
As iniciativas serão implementadas em cada empresa associada de forma gradual e de acordo com os calendários de cada cidade. “A expectativa da Busvale é que as novas oportunidades de formação e inserção profissional para os jovens da região gerem maior interesse e participação do público, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico local”, finaliza Rubens Fernandes, diretor executivo da Busvale.
Sobre a Busvale
A Busvale (Associação Valeparaibana das Empresas de Transportes de Passageiros) é uma entidade que reúne as principais empresas de transporte público urbano da região do Vale do Paraíba, representando o segmento perante o sindicato obreiro e cuidando da imagem e do interesse das associadas. Atualmente, fazem parte as empresas de São José dos Campos (Saeñs Pena, Maringá Transportes e Joseense Transportes), Taubaté (ABC Transportes) e Jacareí (Jacareí Transporte Urbano, Viação Jacareí e Santa Branca Transportes).

Feijoada La Villette: mega festa comemora os 25 anos do Château em Campos do Jordão

 

Uma das festas mais esperadas de Campos do Jordão, a 16ª edição da tradicional “Feijoada do Chateau La Villette”, já tem data marcada: dia 31 de maio (sexta-feira), das 13h às 22h. Uma edição comemorativa que promete marcar em grande estilo os 25 anos do Chateau.
A programação inclui shows incríveis, open bar e, claro, com direito a um cenário deslumbrante das montanhas da Serra da Mantiqueira. “A Feijoada do La Villette é sempre um evento marcante, reunindo gente de todos os cantos do país num dia muito especial de festa e alto astral.
Esse ano será ainda mais especial!”, enfatiza o empresário Luiz Rozette, diretor do Chateau La Villette.
PROGRAMAÇÃO – Confira o line-up: Chris Haicai, Carlo Dall Anese, Luísa Viscardi e Gabriel Naufel. Uma super programação de tirar o fôlego!
A deliciosa Feijoada será servida das 13h às 17h e o open bar segue com vários drinks e bebidas. O evento é fechado para 600 pessoas, numa parceria com o restaurante Le Foyer, que fica dentro do Chateau La Villette.
Os convites podem ser adquiridos pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-la-villette-2024-edition/2342949?token=9c6a91c58b1e54df4fceaf53901b737e
Mais informações pelos telefones (12) 3663-1444 e (12) 99788 3246 (whats).
SERVIÇO
Feijoada Chateau La Villette
Data: 31 de maio (sexta-feira), das 13h às 22h
Local: Chateau La Villette, à Rua Cantídio Pereira de Castro, número 100, na Vila Everest, em Campos do Jordão/SP.
Instagram: @chateau_a_villette / @restaurante_le_foyer
Fotos: Divulgação.

Chateau La Villette em Campos do Jordão.


Tradicional Feijoada do Chateau La Villette.


Empresário Luiz Rozette, diretor do La Villette.

Espetáculo “Gruta Escura”

 

Espetáculo infantil ‘Gruta Escura’ conta a jornada de autodescoberta de crianças.
LINHA FINA: Peça estreia no dia 8 de abril, em São José dos Campos (SP), com duas apresentações: às 16h, no GAIA, e às 20h, na Cia. Bola de Meia. Entrada gratuita Sai do colo, fica em pé, cai, levanta, anda… “Você ainda é muito pequeno”. “Você já é grande”. Diverte-se, fica irritada, chora, grita e logo volta a brincar. A criança tem pressa para desbravar o mundo e é essa emocionante jornada de autodescoberta que está no espetáculo infantil “Gruta Escura”, que faz sua estreia neste dia 8 de abril, às 16h, no GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), no Urbanova, e reapresentação às 20h, na Cia. Bola de Meia, na Vila Rubi. Ambos com entrada gratuita.
Criada pelo NEXDT (Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos
Campos) e Montanha Encantada, o espetáculo, montado por artistas do Vale do Paraíba, explora os desafios existenciais enfrentados por uma criança durante o seu processo de amadurecimento. O resultado: uma performance teatral envolvente.
“São temas complexos, mas conseguimos trazê-los de forma acessível.
‘Gruta Escura’ cativa desde o primeiro momento, transportando o público para um universo de emoção e fantasia”, afirma Roberval Rodolfo, idealizador do espetáculo. “Por meio de um cenário mágico e personagens cativantes, somos convidados a refletir sobre os altos e baixos da vida, enquanto mergulhamos no mundo da imaginação”.
No palco, além de Roberval, Ana Clara Soares e João Fernandes dão vida aos personagens. Produzida a muitas mãos, a peça é dirigida por Cris Lozano e Flávia Bertinelli, ambas artistas com vasta experiência no cenário teatral para crianças; e conta com dramaturgia de Ricardo R. R. Prado e direção artística de Celso Pan, Fernando Aveiro e Marie Bueno.
Depois da estreia, neste dia 8, São José dos Campos (SP) ganhará um segundo dia de apresentações, no dia 13, às 10h30, no CAC Walmor Chagas, no Jardim da Granja; e às 16h, no Teatro Mamberti, na Vila Maria. Também com entrada gratuita.
SERVIÇO
“Gruta Escura”
Confira a agenda de apresentações:
08/04, às 16h – Local: GAIA – Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo
Avenida Possidônio José de Freitas, 1350, Urbanova, São José dos Campos/SP
08/04, às 20h – Local: Cia Bola de Meia
Rua Porto Príncipe, 40, Vila Rubi, São José dos Campos/SP
13/04, às 10h30 – Local: CAC Walmor Chagas
Rua Netuno, 41, Jardim da Granja, São José dos Campos/SP
13/04, 16h – Local: Teatro Mamberti
Rua Dr. Aleixo Mascarenhas, 75, Vila Maria, São José dos Campos/SP
Entrada gratuita.

 

 

*Marilda Serrano é Colunista Social do jornal Diário da Região do Vale do Paraíba e da Revista A Hora da Verdade (www.revistaahoradaverdade.com.br/circulando-marilda-serrano), Filiada à Febracos.

 

 

 

You May Also Like