NOTÍCIAS DE SANTOS

 

Festival Sul-Americano de Longboard Feminino reúne mais de 150 atletas do Brasil e do exterior em Santos

 

O 3º Festival Sul-Americano de Longboard Feminino reuniu, neste final de semana, no Novo Quebra-Mar, em Santos, mais de 150 mulheres surfistas de todas as idades e níveis de habilidades, vindas de diversas cidades do Brasil e do exterior.

“O Brasil todo foi representado através dessas mulheres e tivemos participantes da Europa, vindas da França”, contou Isabela Panza, responsável pela organização do evento. Além das santistas, as brasileiras vieram de Balneário Piçarra (SC), Guarujá, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Peruíbe, São Paulo (Capital), São José dos Campos, São Sebastião, São Vicente, Jundiaí, Paracuru (CE) e Maricá (RJ).

O evento contou com uma bateria competitiva para 12 surfistas profissionais convidadas de alto nível. A primeira colocada foi Luana Soares. “Eu estou muito emocionada. Agradeço por poder participar deste festival incrível, que é o encontro de várias mulheres, vindas de várias partes do mundo. É o festival que me deu a minha primeira vitória no longboard e estar aqui de volta e sair campeã novamente não tem preço”, comemorou.

Em segundo lugar ficou Renata Porcaro, da Ubatuba. “Foi demais ver tantas atletas incríveis e as meninas quebrando tudo aqui em Santos, estou sem palavras”, afirmou.

Para Ayllar Cinti, terceira colocada, esse é o principal festival de longboard exclusivamente feminino do mundo. “Acho que tem muita gente que não sabe a proporção que isso aqui tem. Esse é o evento de longboard que mais tem mulheres no mundo e a cada ano cresce ainda mais”, diz a surfista, que participa do evento desde sua primeira edição.

IMPORTÂNCIA

Isabela Panza ressaltou que o Festival de longboard feminino é muito mais do que um encontro de surfistas. “É uma verdadeira celebração da força, da graça e da determinação das mulheres no surfe. É uma oportunidade única de compartilhar experiências, competir em alto nível e construir uma comunidade unida em torno do amor pelo surfe”.

O prefeito Rogério Santos marcou presença no festival e também destacou o local da celebração, no Novo Quebra-Mar. “É hoje o lugar mais frequentado de Santos e é uma conquista do surfe, porque foi o primeiro a habitar esse lugar que antigamente era um emissário, mas que hoje , é o Quebra-Mar do skate, do surfe, do basquete, da patinação, dos jovens, dos idosos e das crianças”.

“A Isa (Panza) faz parte desde o início da nossa luta para transformar o Quebra-Mar neste espaço incrível que temos hoje”, completou.

De acordo com o secretário de Esportes Gelasio Fernandes, o evento é um dos principais do calendário esportivo da Cidade. “O festival não tem apenas nosso apoio, mas a nossa admiração e respeito. Muito orgulho por ver essa iniciativa pioneira, que se tornou o principal evento de longboard feminino do País, sendo realizada na nossa Cidade”.

O Festival Sul-Americano de Longboard Feminino tem o patrocínio da DP World e da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes (Semes)por meio do Promifae (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte).

Jovens ganham oportunidade para mudar de vidas após qualificação no Restaurante-Escola em Santos

Panelas, frigideiras, garfos, facas e colheres. Usando certinho, mais do que um bom prato, dá para transformar vidas. Como? Pergunte a qualquer formando do curso de qualificação em serviços de alimentos e bebidas da Estação Bistrô Restaurante-Escola, do Valongo. Na noite de sábado (9), um grupo de jovens que passou pela iniciativa, da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), em parceria com a Unisantos, recebeu os diplomas de conclusão de curso depois de passarem seis meses em treinamento, aprendendo a cozinhar e servir clientes.

Morador da Vila dos Criadores, na Alemoa, Kauê Julio, 21, estava todo orgulhoso ao receber o diploma. Ele foi à cerimônia, na Estação Valongo, com familiares, e contou que gostou mais da área de cozinha quente do curso. Antes de passar pelos ensinamentos técnicos, ele arriscava fazer um feijão para sua família. “Agora ele dá de inventar tortas e tudo mais”, diz, orgulhosa, a mãe Ana Carolina. “Faz até empanadas”. Assim como outros jovens que passaram pelo curso, Kauê já saiu com uma proposta de emprego.

Até recentemente, em meio à pandemia de covid-19, Sibele dos Santos Silva, 19, ficava um bom tempo em casa, sem vontade de sair. Até que surgiu a oportunidade de fazer o curso na estação-escola. Hoje, ela se orgulha e se delicia ao fazer o prato suíno do chef, que leva espinafre e bacon. Mais do que pegar o certificado, a noite de sábado de Sibele foi especial porque ela também tinha a certeza de trabalhar em um bistrô.

“Eu nem queria pensar em cozinhar. Hoje sou apaixonada por isso”, revela Adriely Silva França Muniz, de 24 anos, moradora do Saboó. Antes de aprender as técnicas com os profissionais do restaurante-escola, ela se virava fazendo estrogonofe e omelete. “Quero ser chef de cozinha”, diz. “O curso mudou minha vida”, contou orgulhosa, ao lado da filha Alice, 8, e da mãe Luzia.

PONTE PARA O FUTURO

Secretária municipal de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys participou da entrega dos certificados. “Este é o momento deles de celebrar cada conquista. Com a parceria que temos com a Unisantos estamos criando essa ponte de acesso para um futuro melhor para os jovens”.

Para o secretário-adjunto da Seectur, Braz Antunes, a noite foi um momento de celebração. “Fico muito feliz em participar dessa noite tão importante para os jovens da nossa cidade. Daqui eles saem preparados para um novo ciclo de vida”.

Projeto ‘Oficinas Querô’ abre inscrições para nova turma de audiovisual em Santos

Que tal um curso de cinema inteiramente gratuito? O Projeto Oficinas Querô está com inscrições abertas até o dia 20 de março para a turma 2024. As aulas são dirigidas a jovens de 16 a 20 anos. Neste ano, também oferecerá bolsa-auxílio aos selecionados. O processo seletivo é dirigido a estudantes ou formados em escolas públicas de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, de baixa renda familiar.

As inscrições devem ser feitas por aqui. São disponibilizadas 40 vagas. O projeto ainda oferece transporte, acompanhamento psicossocial aos jovens junto às suas famílias, além da possibilidade de participar de eventos e passeios culturais. As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 15h às 18h, de abril a dezembro, em Santos. Para mais informações, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp do Querô (13) 3233-7084 ou pelo Instagram – @institutoquero.

SOBRE O CURSO

Com atividades multidisciplinares focadas na democratização e no acesso à cultura, as Oficinas Querô utilizam o audiovisual como forma de socialização de jovens, buscando fortalecer suas identidades, dar voz às suas histórias, adquirir conhecimentos e despertar habilidades para a transformação pessoal e profissional. Durante um ano, os 40 selecionados aprendem as principais etapas de uma produção audiovisual, executando, no mínimo, três curtas-metragens.

Os jovens que mais se destacam no primeiro ano têm a possibilidade de, no ano seguinte, ingressar nas Oficinas Querô – Segundo Ano, para aprimorar as habilidades artísticas e técnicas adquiridas, com atividades voltadas às primeiras experiências profissionais e à produção de mais um curta-metragem. Todos os filmes são roteirizados, produzidos e gravados pelos próprios jovens, sob orientação da equipe e de aulas com profissionais do cinema nacional convidados. Após lançados, os filmes são inscritos nos principais festivais de cinema do País disponibilizados publicamente no YouTube da Instituição

Vila Criativa de Santos e Sebrae promovem oficina para autonomia financeira de mulheres

Promover a autonomia financeira, incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres. Esse é o principal objetivo do projeto Sebrae Delas, que, em parceria com a Secretaria Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), promoveu, em homenagem ao Mês das Mulheres, uma oficina para ajudar santistas a abrir ou melhorar o próprio negócio.

Com o tema ‘O Autoconhecimento e suas Habilidades Emocionais’, o curso foi realizado na Vila Criativa Campo Grande, nesta segunda-feira (11), para cerca de 20 mulheres. Segundo o professor do Sebrae Wellington Miranda, a iniciativa, além de desenvolver suas habilidades emocionais e o autoconhecimento, apresentou conteúdos para promover o empreendedorismo feminino, gerar networking, aumentar a competitividade dos negócios e facilitar acesso ao mercado e ao crédito orientado.

“Ajudar as mulheres a desenvolverem e descobrirem suas habilidades e colocá-las em prática é o nosso principal intuito, além de orientá-las a se tornarem grandes empreendedoras promovendo sua independência financeira”.

Para a artesã Gisele Hygino de Miranda, é uma oportunidade única de aprimorar as habilidades. “Essa mentoria é fundamental para que possamos ter mais confiança e coragem para empreender e progredir profissionalmente”.

“Muitas dessas mulheres têm várias habilidades, mas não sabem por onde começar. Então, esta parceria com o Sebrae é extremamente enriquecedora, pois proporciona o empreendedorismo e também facilita o processo de empoderamento social, ou seja, ajuda a essas mulheres a se descobrirem como empreendedoras e as encoraja a assumir o papel de liderança e a superar os desafios no mundo dos negócios”, explicou a coordenadora da Vila Criativa Campo Grande, Ana Carolina Alvarez.

PRÓXIMAS TURMAS

As próximas oficinas do Sebrae em vilas criativas, com inscrições abertas e gratuitas, ocorrerão nas unidades Sênior (12 e 19 de março); Encruzilhada (12 e 19 de março); Morro da Penha (13 e 20 de março)Vila Progresso (14 e 21 de março), Zona Noroeste (15 e 22 de março) e Caruara (26 de março e 2 de abril).

Confira o restante da programação do Mês da Mulher.

Primeira agência dos Correios nos morros é inaugurada e beneficia 35 mil santistas

Um antigo sonho dos moradores dos morros de Santos virou realidade nesta quinta-feira (7), com a abertura da primeira agência comunitária dos Correios na Cidade Alta. O equipamento localizado na Avenida Nossa Senhora Assunção s/nº, no Morro São Bento, atenderá de segunda a sexta, das 9h às 17h, beneficiando cerca de 35 mil santistas.

No local, são disponibilizados serviços como retiradas de encomenda, postagens PAC, Sedex, carta registrada e carta simples. Antes, os moradores dos morros precisavam se deslocar até a agência localizada no Centro Histórico de Santos.

Para a chegada da agência foi necessária articulação entre a Administração Municipal e a empresa. Ciente das dificuldades dos moradores do morro para acessar os serviços dos correios, o prefeito Rogério Santos afirma que a Prefeitura tomou para si a responsabilidade de trazer a empresa para a região.

“Dessa maneira, ampliamos o acesso às correspondências, cartas registradas, cartas comuns e encomendas, hoje tão comuns em tempos de comércio eletrônico”, diz o chefe do executivo santista.

AÇÃO DA PREFEITURA

A viabilidade do funcionamento da agência foi possível após a Prefeitura disponibilizar um imóvel, que há muito anos foi utilizado pelo CRAS São Bento, e realizar obras de adequação no local, com reforma no telhado, nos dois banheiros (um com acessibilidade), troca de piso, instalação de grade, mobiliários e pintura.

A agência é climatizada e tem uma vaga de estacionamento, garantidos após investimento de R$ 204 mil. A obra foi realizada pela empresa LMN, sob supervisão da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

Coube também a Administração a parte de recursos humanos do projeto. O atendimento será feito por quatro funcionários da Prefeitura de Santos.

Para Rogério Santos, trata-se de uma inauguração histórica. “Encontrei documentos da Câmara de Santos pedindo esta agência desde 2003. É uma conquista importante para os moradores dos morros, e nossa intenção é colaborar para abrir outras agências em outros morros”.

COMERCIANTES COMEMORAM

Morando nos morros desde 1992, o comerciante Fábio Santos Rodrigues comemora o início do funcionamento dos Correios. “É excelente para o comércio e também para os moradores”.

Responsáveis por um bar e mercearia, Alzira Jesus Gomes, 91 anos, e sua filha Maria Angela Gomes, 68, acreditam que o equipamento vai alavancar o comércio e trazer benefícios para os moradores. “Estava realmente faltando essa agência”, conta Alzira, portuguesa da Ilha da Madeira. “Não vamos mais precisar descer do morro”, completa Maria Angela.

Entregas mais rápidas das compras que a esposa faz, com frequência, no comércio on-line. É este o resultado que o porteiro Osvaldo Alves de Oliveira, 35, espera com o funcionamento da agência dos Correios nos morros. “Ela tinha que descer do morro para buscar as encomendas. Agora, elas vão chegar mais rápido em casa. Minha esposa adorou, ela compra muitos produtos pela internet”.

 

You May Also Like