AÇÕES, OBRAS E EVENTOS SJC

 

Empregos em alta: saldo positivo de 1.091 empregos em março

 

 

Nos três primeiros meses do ano São José dos Campos chegou a um saldo de 3.791 empregos formais, segundo o Caged – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Pelo terceiro mês consecutivo, São José dos Campos registrou resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada, com saldo de 1.091 postos de trabalho em março.

Nos três primeiros meses do ano, o saldo de empregos formais já chega a 3.791. Nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o município gerou um total de 8.688 empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em março, o setor de Serviços voltou a liderar o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 702 vagas de saldo positivo.

Logo após, vem a Construção Civil com 178 vagas de saldo positivo, seguida pela Indústria, com 137 postos de trabalho.

O Comércio voltou a registrar resultado positivo, depois de uma retração no final do ano passado e em janeiro. O setor registrou saldo de 75 vagas em março.

Apenas o setor de Agropecuária, com -1 vaga, registrou resultado negativo.

Considerando os três primeiros meses do ano, o setor de Serviços gerou 2.948 empregos do saldo total de 3.791. Construção com 497 vagas e Indústria, com saldo de 382, vêm na sequência.

Qualificação profissional

Para incentivar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).

 

São José amplia atividades de conscientização sobre autismo

A festa de comemoração pelos 100 anos do Parque Vicentina Aranha também teve conscientização sobre o autismo – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou, nesta terça-feira (30), as atividades especiais de abril sobre a importância da inclusão e do respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Durante a manhã, teve roda de conversa na Casa de Cultura Júlio Neme, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte da cidade.

Foi mais uma iniciativa da campanha “Lugar do autista é em todo lugar” e integra a série de atividades de conscientização e sensibilização sobre o tema desenvolvidas em abril, mês de conscientização do autismo.

As ações são constantes, sendo realizadas pela Prefeitura o ano todo.

Domingo no parque

No último domingo (28), a ação especial foi realizada no Parque Vicentina Aranha, durante as comemorações pelo centenário do espaço público que é um dos principais centros de lazer do município.

Munícipes que estiveram no local elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

“Ter eventos inclusivos para os autistas é muito importante para o desenvolvimento e a convivência com outras crianças. Meu filho, que quase não conseguia ficar em lugares cheios, hoje convive muito bem e se relaciona com todos”, disse a assistente de Recursos Humanos Michelle Magalhães, que tem 37 anos e é mão de Joaquim Lucca, criança de 4 anos que tem TEA.

“Estes eventos e ações são de extrema importância, pois ainda há muitas pessoas que não sabem e não entendem o que é o autismo. Esses eventos promovem inclusão e garantia dos direitos”, afirmou Kailane Sousa, que tem 19 anos e é profissional da área de apoio.

Parceria

Durante todo o mês de abril, foram realizadas capacitações de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares.

Ações de conscientização e sensibilização também foram promovidas no Parque Santos Dumont, no Terminal Rodoviário Central, na ECO (Estação Conexão de Ônibus) do Campos de São José, nos Cras Eugênio de Melo e Jardim Mariana 2, na região leste, Dom Pedro 1º e Anhembi, na região sul, e Jardim Pernambucano, na região sudeste,

Também foram desenvolvidas atividades especiais no Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), entidade parceira da Prefeitura e que atende 222 famílias de pessoas com TEA com ações nas áreas de saúde e social.

“As ações de conscientização desempenharam um papel fundamental e são de vital importância, pois ajudam a aumentar a conscientização sobre o transtorno, promovem a inclusão social e proporcionam suporte necessário para as pessoas com autismo, bem como para seus familiares”, disse o gerente técnico do Gaia, Carlos Eduardo Teodoro Vieira.

Assistência

São José possui uma ampla e estruturada rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visam garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

Carteira de Identificação

Já a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) tem sido mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.

Desde o início da ação, em 2021, foram fornecidas 1.800 carteirinhas. iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) no ícone Prefbook.

O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

Todas as ações da Prefeitura são fundamentais. Afinal, autismo não se cura. Autismo se comprende para fazer um mundo melhor com os autistas e para eles.

 

Prefeitura retira fiação excedente em avenidas do centro

Os fios excedentes das avenidas Nove de Julho e Heitor Villa-Lobos serão retirados para garantir segurança e melhorar visual urbano – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (30) a remoção de fiação excedente em postes de iluminação e de rede elétrica nas Avenidas Nove de Julho e Heitor Villa-Lobos, na região central.

A iniciativa visa melhorar o visual, bem como evitar fios caídos que podem colocar em risco a segurança da população. Atualmente, cerca de 40% da fiação é excedente, o que gera poluição visual, por não seguir o alinhamento organizado dos cabos.

No ano passado, a Prefeitura em parceria com a EDP São Paulo, realizou a fiscalização da fiação das empresas de telefonia, internet e TV a cabo em postes elétricos sem uso e sem identificação. As empresas foram notificadas para a retirada do que estava excedente e informadas sobre a negativa do serviço, que geraria a retirada dos cabos.

O trabalho passará a ser constante em várias ruas da cidade. Os munícipes que observarem excesso de fios em postes podem entrar em contato pelo 156 e solicitar a vistoria para retirada de cabos.

 

 Mais de 300 estagiários participam de atividades de integração

O treinamento na segunda-feira (29) foi destinado aos estudantes de pedagogia – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos e o Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) realizam nesta semana a integração dos 345 estagiários admitidos neste ano. Eles foram divididos em 4 turmas, com as atividades desenvolvidas no Cefe (Centro de Formação do Educador) em dois dias, nos períodos da manhã e tarde.

Nesta segunda-feira (29), a ação foi destinada aos estudantes de pedagogia nos dois períodos. Os alunos dos demais cursos, de nível superior e técnico, farão o treinamento na quinta-feira (2), com início às 9h e 14h, conforme a distribuição dos grupos.

Além da pedagogia, participam da formação estagiários das áreas de administração de empresas, arquitetura, ciências contábeis, direito, engenharia civil, publicidade e propaganda, licenciatura em biologia, química, física e matemática, entre outras.

Stefani começou o estágio em fevereiro | Foto: Adenir Britto/PMSJC,

Estudante de pedagogia e estagiária na Prefeitura desde fevereiro, Stefani Amaral destacou a importância da atividade. “Sou mãe de duas crianças autistas e me descobri na área através delas. Pelo estágio, eu consigo aprender na prática como funciona e consigo adquirir várias experiências, não somente em sala de aula, mas também fora”, afirmou.

Na integração, os estagiários têm a oportunidade de conhecer as secretarias municipais e também o Ciee. Durante as palestras, os participantes obtém diversas orientações para que possam ter uma jornada de aprendizado no período que permanecerem na Prefeitura.

 

Empregos em alta: saldo positivo de 1.091 empregos em março

Nos três primeiros meses do ano São José dos Campos chegou a um saldo de 3.791 empregos formais, segundo o Caged – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Pelo terceiro mês consecutivo, São José dos Campos registrou resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada, com saldo de 1.091 postos de trabalho em março.

Nos três primeiros meses do ano, o saldo de empregos formais já chega a 3.791. Nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o município gerou um total de 8.688 empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em março, o setor de Serviços voltou a liderar o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 702 vagas de saldo positivo.

Logo após, vem a Construção Civil com 178 vagas de saldo positivo, seguida pela Indústria, com 137 postos de trabalho.

O Comércio voltou a registrar resultado positivo, depois de uma retração no final do ano passado e em janeiro. O setor registrou saldo de 75 vagas em março.

Apenas o setor de Agropecuária, com -1 vaga, registrou resultado negativo.

Considerando os três primeiros meses do ano, o setor de Serviços gerou 2.948 empregos do saldo total de 3.791. Construção com 497 vagas e Indústria, com saldo de 382, vêm na sequência.

Qualificação profissional

Para incentivar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).

 

GCM aborda 4 suspeitos de soltar balões com ajuda do CSI

O CSI conta com mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR – Foto: Ilustração.

 

Em uma rápida ação ocorrida na tarde do último domingo (28), equipes de patrulhamento da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de São José dos Campos abordaram 4 pessoas suspeitas de soltar balões, nas proximidades do PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Os balões foram detectados pelas câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura, ligado à Secretaria de Proteção ao Cidadão, quando sobrevoavam a região leste da cidade. Um deles caiu justamente numa área de mata próximo ao PIT.

Os indivíduos estavam acompanhando os balões em 4 veículos diferentes e após serem interceptados pela GCM foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil, ficando à disposição das autoridades policiais.

Ato criminoso

Soltar balões é crime, além de representar um risco para a segurança pública e o meio ambiente. A pena varia de 1 a 3 anos de detenção ou multa. A atitude pode causar incêndios, danos à fauna e à flora, além de interferir na aviação e na qualidade do ar.

A Prefeitura enfatiza que a população precisa estar ciente dos riscos e das consequências legais de cometer este crime, lembrando que as autoridades continuam atuantes na prevenção e no combate a esse tipo de conduta, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Ao observar esta prática, o cidadão pode fazer uma denúncia pelo telefone 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Civil Municipal.

Rota São José-RJ completa um mês com 3,1 mil passageiros atendidos

Passageiros embarcam para o Rio de Janeiro em voo direto a partir do aeroporto de São José dos Campos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A retomada dos voos de passageiros no aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos completa um mês neste sábado (27) com números altamente positivos.

De acordo com levantamento da concessionária SJK Airport, a nova rota São José dos Campos-Rio de Janeiro transportou cerca de 3.100 passageiros com uma média de 70% de ocupação.

Foram 28 operações no período, sendo 14 pousos e outras 14 decolagens. Ainda de acordo com o balanço da SJK Airport, a operação registrou 100% de regularidade (nenhum voo cancelado) e 100% de pontualidade, sem nenhum registro de atraso.

Segundo o diretor comercial da concessionária que administra o aeroporto, Ronei Glanzmann, os números do primeiro mês “são bastante animadores”.

“Ficamos bastante entusiasmados com o resultado. Geralmente em uma operação dessa natureza, com uma rota inédita em um aeroporto que estava sem voo de passageiros, a taxa de ocupação é bem mais baixa no início. Conseguimos um resultado muito positivo e que revela todo o potencial do aeroporto de São José”, afirmou.

“Importante frisar que essa é uma ocupação média. Em alguns dias batemos uma taxa de 94% de lotação dos voos”, completou.

O voo, operado pela GOL Linhas Aéreas, permite aos passageiros o acesso rápido e cômodo à capital fluminense, e vice-versa, com apenas 1 hora e 5 minutos de deslocamento.

São três frequências semanais diretas, de ida e volta. Os voos partem de São José sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25. A partir do terminal fluminense, é possível fazer conexões quase imediatas para cerca de 20 destinos diferentes, incluindo várias capitais do Nordeste.

Os voos provenientes do Rio de Janeiro decolam do RIOgaleão às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h, sempre às quartas, sextas e domingos.

As aeronaves utilizadas são o Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros.

Voo inaugural da nova rota SJK-RIOgaleão foi realizado em 27 de março| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

São José a Salvador

Em julho, durante as férias escolares, a GOL também vai oferecer voos diretos para Salvador (BA) saindo de São José, com três frequências semanais.

De acordo com a concessionária que administra o aeroporto de São José, a operação para a capital baiana funcionará entre os dias 2 de julho e 4 de agosto.

Os voos para Salvador partirão do SJK Airport às terças, quintas e sábados, às 23h40, chegando à Bahia por volta da 1h50. No sentido contrário, partirão às quartas, sextas e domingos às 3h30, chegando em São José dos Campos por volta das 5h45.

Os bilhetes para os voos podem ser adquiridos no site da companhia aérea e em agências de viagem.

Deslocamentos duram pouco mais de uma hora entre São José e o Rio de Janeiro| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Concessão 

A administração do Aeroporto Urbano Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2022 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.

São José reduz 90% no roubo de veículos

Dados da SSP no primeiro trimestre deste ano apontam queda significativa nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período de 2023 – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

O Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos realiza, desde 2017, uma série de iniciativas colaborativas entre as forças de segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o auxílio da tecnologia do CSI. As ações desempenham um papel fundamental na diminuição dos índices de criminalidade no município, com redução de 90% no roubo de veículos durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o primeiro trimestre de 2016, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

No primeiro trimestre deste ano, São José dos Campos observou uma significativa queda nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 40% nos casos de homicídios, caindo de dez para seis.

Além disso, os roubos de veículos diminuíram 58,3%, enquanto os furtos de veículos caíram 50,5%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-35,5%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 30,4%. O destaque inclui a ausência de latrocínio, roubo seguido de morte.

São José Unida

O programa que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, tem como objetivo unir esforços para prevenir e reduzir os índices de criminalidade de forma eficaz.

São mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas e mais de 563 veículos recuperados.

Além dos veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.342 ocorrências, em que 1.095 suspeitos foram detidos e 230 procurados pela justiça foram capturados.

Produtividade acima da média nacional

Em São José, 90% dos casos de homicídios são solucionados, enquanto a média nacional é de aproximadamente 30%. Esses números evidenciam a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança.

Prefeitura inicia obras de recape nos corredores viários

Trecho da Estrada do Imperador foi recapeado no Chácaras Reunidas – Foto: Divulgação.

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma nova etapa de recapes de corredores viários em todas as regiões da cidade, com investimentos que somam R$ 17 milhões.

Nesta semana, três importantes vias do bairro Chácaras Reunidas foram recapeadas: um trecho da Estrada do Imperador, Alameda Rio Negro e Rua Loanda.

A partir deste sábado (27) as frentes de trabalho já iniciam a fresagem (que é a primeira etapa do serviço) da Rua Bacabal, na altura do número 140 (região de frente ao Centro da Juventude). A via será recapeada até a altura da Rua Mossoró.

Ao longo das próximas semanas, a Avenida Madagascar também será recapeada, entre as ruas Mar Del Plata e Koichi Matsumura – ambas no Jardim América.

Todas as áreas das ruas com obras serão sinalizadas e os agentes da mobilidade estarão presentes para orientar os motoristas.

A primeira etapa das obras prevê serviços de fresagem nas vias, seguida da aplicação da camada de massa asfáltica.

Qualifica oferece 21 cursos em diversas áreas profissionais

Programa Qualifica oferece oportunidades de cursos gratuitos em áreas como Construção Civil Informática, entre outras – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

O programa Qualifica São José está com inscrições abertas para 21 cursos gratuitos para qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. São 1.924 vagas abertas no total.

Há oportunidades para quem quer se especializar para as áreas de informática, com cursos como Lógica de Programação e Excel Avançado, no setor de saúde: Primeiros Socorros, Recepcionista Hospitalar, Cuidador de Idosos e para aqueles que atuam na construção civil, como Requisitos e Normas para Construção, Armador de Ferros, Instalador de Drywall e Carpinteiro de Formas.

A relação completa dos cursos e o prazo para as inscrições podem ser conferidas abaixo.

Para se inscrever basta acessar a página do Qualifica São José no site da Prefeitura e preencher alguns requisitos, como ser morador da cidade.

Os títulos educacionais profissionais são oferecidos presencialmente e também na modalidade EAD (Ensino a Distância).

Todos os formandos recebem certificados de conclusão do curso.

O programa

Em 2023, o programa Qualifica ofereceu cerca de 35 mil vagas de cursos gratuitos, recebeu mais de 50 mil inscrições e formou 270 turmas diferentes. Foram oferecidos mais de 100 títulos educacionais em 20 áreas de atuação profissional.

A ampliação das vagas do programa é um dos compromissos do Plano de Gestão 2021/2024.

Para desenvolver o programa, a Prefeitura de São José mantém convênios para organizar e ministrar os títulos educacionais com parceiros como Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Fundhas, Cephas e Fundo Social de Solidariedade.

Entre as oportunidades oferecidas pelo Programa Qualifica São José estão workshops, palestras, oficinas e cursos em diversos setores e áreas de conhecimento e atuação profissional.

                        CURSOS         PERÍODO DE INSCRIÇÃO VAGAS
Ferramentas Digitais Para Comércio De Produtos- SENAC 03/04/2024 00:00 a 24/04/2024 22:00 30
Brigadeiros- SENAC 05/04/2024 00:00 a 25/04/2024 22:00 20
Logica De Programação- EAD -SENAI 09/04/2024 00:00 a 29/04/2024 22:00 500
Propriedade Intelectual – EAD – SENAI 09/04/2024 00:00 a 29/04/2024 22:00 500
Segurança no Trabalho – EAD – SENAI 09/04/2024 00:00 a 29/04/2024 22:00 500
Armador de Ferros – SENAI 09/04/2024 00:00 a 06/05/2024 22:00 16
Carpinteiro de Formas – SENAI 09/04/2024 00:00 a 06/05/2024 22:00 16
MS Project – SENAI 17/04/2024 00:00 a 07/05/2024 22:00 16
Assistente Administrativo – SENAC 18/04/2024 00:00 a 08/05/2024 22:00 30
Como Desenvolver e Aplicar um Plano De Negócios – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 20
Cuidador de Idoso – SENAC 18/04/2024 00:00 a 08/05/2024 22:00 30
Excel Avançado- Turma 1 SENAI 18/04/2024 00:00 a 09/05/2024 22:00 16
Ferramentas de Gestão Aplicados à Produtividade – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 30
Ferramentas De Planejamento e Gestão Empresarial – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 20
Logística Reversa- CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 20
Orientação Vocacional / Presencial – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 20
Primeiros Socorros – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 35
Recepcionista Hospitalar – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 20
Requisitos e Normas Para Construção Civil – CEPHAS 18/04/2024 00:00 a 14/05/2024 22:00 35
Pequenos Reparos em Instalações Elétricas Prediais- PRONATEC 20/04/2024 00:00 a 09/05/2024 22:00 30
Instalador de Drywall – Turma 2 – SENAI 24/04/2024 00:00 a 20/05/2024 22:00 20

Prefeitura cumpre 94% do Plano municipal de Arborização Urbana

O plantio de 4700 árvores faz parte do plano municipal; São José é referência em arborização urbana – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos cumpriu 94% do Plano Municipal de Arborização Urbana, com a plantação de 4.700 árvores de diversas espécies adequadas para a área urbana em todas as regiões da cidade. O município avança para completar o plantio de 5 mil árvores nos próximos meses.

As espécies de árvores que estão sendo utilizadas para a arborização urbana são: Açoita-Cavalo-Miúdo, Angico Branco, Canelinha, Canudo-de-Pito, Manacá-da-Serra, Pau-Cigarra, Tingui-Preto, entre outras indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, paisagismos ou plantios urbanos. Cada muda foi adubada e recebeu protetor de tronco.

O plantio de árvores por equipes da Prefeitura acontece em áreas verdes públicas, praças, ciclovias, canteiros centrais de avenidas, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana e o planejamento urbano, e visando melhoria da qualidade de vida na cidade. A presença de árvores proporciona vários benefícios como a melhoria da qualidade do ar, diminuição da temperatura, diminuição dos impactos de chuvas, bem como a resiliência para adaptação às mudanças climáticas, entre outros.

O plantio de árvores em calçadas é de responsabilidade da Prefeitura de São José dos Campos. Os munícipes que desejam plantar uma espécie em frente a sua residência, devem solicitar pela central 156, os pedidos são analisados pela administração municipal.

Referência em Arborização

A excelência na gestão do patrimônio arbóreo público levou a cidade de São José dos Campos a conquistar, pelo 5º ano consecutivo, o selo internacional do Programa Tree Cities of The World.

O programa acontece desde 2019 e é organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e pela Fundação Arbor Day, ambos ligados a ONU, e reconhece as cidades que realizam uma boa gestão e valorizam a arborização urbana.

O Plano Municipal de Arborização Urbana é um dos principais instrumentos para planejamento e gestão da arborização urbana do município, que traz diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros e definição de áreas prioritárias para plantios. A fase atual do plano está plantando 5.000 árvores em todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de São José dos Campos já realizou o cadastramento de mais de 50 mil árvores existentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município. O número corresponde a 60% do patrimônio arbóreo público da cidade, e serão todas cadastradas.

Prefeitura intensifica ações de conscientização sobre autismo

Usuários do Cras Eugênio de Melo foram orientados sobre como respeitar e incluir os autistas; ações de conscientização acontecem o ano todo – Foto: PMSJC.

 

Para proporcionar um mundo melhor com os autistas e para eles, a Prefeitura de São José dos Campos tem intensificado as ações de conscientização e sensibilização sobre a importância da inclusão e do respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Nesta quarta-feira (24), a roda de conversa com orientações aos munícipes foi realizada com os usuários do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Eugênio de Melo, na região leste. Também foram distribuídos folhetos informativos sobre o tema.

É mais uma iniciativa da campanha “Lugar do autista é em todo lugar” e faz parte do pacote de atividades que estão sendo desenvolvidas em abril, mês de conscientização do autismo.

“Todos temos que valorizar os autistas e ações como esta da Prefeitura são fundamentais. Quanto mais conscientização, mais chances temos de fazer um mundo melhor para os autistas e com eles”, disse o vigilante Jefferson de Paiva, que tem 39 anos e mora no distrito de Eugênio de Melo.

“A Prefeitura está de parabéns por esta campanha e também por fazer a carteirinha do autista. Trabalho com o público e sei como ações como estas são importantes para todos”, afirmou a controladora de acesso Adiniz Dias, que tem 37 anos e reside no Galo Branco, também na região leste.

Todos juntos: Jefferson destacou importância da conscientização /Foto: PMSJC.

Respeito e inclusão

Desde o início do mês foram realizadas capacitações de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares.

Ações de conscientização e sensibilização também foram promovidas no Terminal Rodoviário Central, na ECO (Estação Conexão de Ônibus) do Campos de São José, na região leste, nos Cras Dom Pedro 1º e Anhembi, na região sul, e Jardim Pernambucano, na região sudeste.

E as mobilizações não param. Nesta sexta-feira (26), será no Cras Jardim Mariana 2, na região leste e, na próxima terça-feira (30), no Cras São Francisco Xavier, no distrito da região norte da cidade.

No domingo (28), as equipes da Prefeitura estarão no Parque Vicentina Aranha, participando da programação especial em comemoração aos 100 anos do parque.

Inclusão: Adiniz salientou que carteirinha facilita a vida de todos /Foto: PMSJC.

Assistência

São José possui uma ampla e estruturada rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visam garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

Mensagem que integra a campanha reforça a importância do Respeito / Foto: PMSJC.

Carteira de Identificação

Já a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) tem sido mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.

Desde o início da ação, em 2021, foram fornecidas 1.762 carteirinhas. iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) no ícone Prefbook.

O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

As ações de conscientização e sensibilização são constantes e serão realizadas pela Prefeitura o ano todo. Afinal, lugar de autista é em todo lugar. Com respeito, inclusão e cidadania, todos juntos podemos construir uma cidade melhor para todos. Faça parte desta mudança.

Serviço

Próximas ações de conscientização

Sexta-feira (26), às 13h30

Cras Jardim Mariana 2 (avenida Mariana de Andrade, 92, no Jardim Mariana 2, na região leste)

 

Domingo (28), das 9h às 13h

Parque Vicentina Aranha (rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyanna, na região central)

 

Terça-feira (30), às 10h

Cras São Francisco Xavier (rua 15 de Novembro, 870, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte)

Campo de Futebol do Novo Horizonte recebe novos sanitários

Os banheiros atenderão o público que costuma lotar a arquibancada nos jogos dos times amadores da cidade. – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta semana os novos sanitários do Campo de Futebol Pedro Felipe Serra, localizado no bairro Novo Horizonte, região leste.

Os banheiros, feminino e masculino, foram construídos ao lado do vestiário destinado aos jogadores, de forma a atender o público e a torcida que costumam lotar as arquibancadas nos fins de semana com os jogos disputados pelos times amadores da cidade.

Com previsão de três meses, as obras tiveram início no dia 22 de janeiro e esteve sob responsabilidade da empresa Construvap Engenharia e Construções, vencedora da licitação, ao custo de R$ 93 mil.

PIT realiza rodada de negócios com delegação paraguaia

Delegação de autoridades do Paraguai em visita ao CSI, localizado no Parque de Inovação Tecnológica – Foto: Divulgação.

 

O PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos recebeu nesta segunda-feira (22) uma delegação de 11 autoridades do Paraguai para uma rodada de negócios com empresas localizadas no complexo.

Estiveram presentes, o ministro da Indústria e Comércio, Javier Gimenez, o Embaixador do Paraguai em Brasília, Juan Ángel Delgadillo, o cônsul-geral do Paraguai em São Paulo, Luis Fernando Ávalos e o vice-presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Óscar Mersan, entre outras autoridades.

Eles foram recebidos pelo vice-presidente de Negócios do Parque de Inovação, Marcelo Nunes, e pela head de Negócios Internacionais, Clara Nogueira.

Segundo a direção do PIT, o encontro foi uma oportunidade de “descobrir as vantagens de investir no Paraguai, como economia em crescimento, mão de obra qualificada, localização estratégica e incentivos fiscais”.

Também foi discutida a proposta de estabelecer uma cooperação para implantação de um Parque Tecnológico naquele país e estabelecer políticas de smart cities para o governo federal e os municípios paraguaios.

O ministro da Indústria e Comércio, Javier Gimenez, apresentou oportunidades para empresas joseenses para prestarem serviços no setor automotivo, logística, tecnologia da informação e comunicações, entre outros.

A delegação também visitou empresas e instalações no PIT, como o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o sistema de monitoramento inteligente mais avançados do Brasil.

São José participa de encontro nacional da Urban95 em Recife

Parque Naturalizado sustentável para a primeira infância implantado no Cras Alto da Ponte, um dos avanços obtidos com a iniciativa Uban95 – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Representantes da Prefeitura de São José dos Campos participarão do encontro nacional da Rede Urban95 em que serão traçadas estratégias de atuação para a primeira e a primeiríssima infâncias.

O evento será realizado em Recife (PE) de domingo (21) a terça-feira (23). São José terá um representante da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

O encontro é mais uma ação da iniciativa Urban95, à qual São José aderiu em 2022. Nos três dias de encontro, as cidades irão trocar experiências, consolidar parcerias e conhecer programas e serviços que fazem Recife ser uma das capitais brasileiras referência em políticas públicas para a primeira infância.

A programação do Encontro Urban95 prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores.

Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos.

O objetivo é incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

 

Redução de crimes é tema de 25ª reunião do São José Unida

Representantes de todas as forças de segurança da cidade se reuniram nesta quinta (18) no Paço Municipal para discutir metas e ações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

O uso estratégico da tecnologia e a redução dos índices criminais foram os principais temas da 25ª reunião de trabalho do programa São José Unida, realizada nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal.

O encontro reuniu todas as forças de segurança da cidade para apresentação dos avanços e metas que visam melhorar ainda mais a segurança pública do município, que é referência no país.

Participaram da reunião os comandos das polícias Civil, Militar, Científica, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, Guarda Civil Municipal, Bombeiros, Defesa Civil, Fiscalização Municipal, Detran e representantes da Prefeitura.

Tecnologia e segurança 

Por meio do trabalho integrado do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), os índices criminais de São José dos Campos são os mais baixos dos últimos sete anos. Neste período, os roubos de veículos caíram 81,6% na cidade.

Ao longo dos sete anos do programa São José Unida, que enfatiza investimentos em tecnologia e nas forças de segurança, a cidade tem mantido um histórico notável: quatro anos sem qualquer registro de roubo a banco e quase dois anos sem ocorrências de latrocínio. Além disso, no início deste ano, durante os meses de janeiro e fevereiro, a cidade alcançou um marco significativo ao registrar o menor índice de roubo de veículos de sua história, com apenas cinco casos.

Produtividade acima da média nacional

Em São José, 90% dos casos de homicídios são solucionados, enquanto a média nacional é de aproximadamente 30%. Esses números evidenciam a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança de seus cidadãos. Esta marca reflete não só a dedicação das forças de segurança, mas também a colaboração da comunidade e o uso estratégico de tecnologia e recursos.

Ações Integradas têm aprovação

As forças de segurança realizam periodicamente operações especiais na cidade com o objetivo de prevenir os crimes contra a vida, contra o patrimônio e o tráfico de drogas. Tais ações resultam em prisões em flagrante, procurados capturados, drogas e armas de fogo apreendidas e têm aprovação dos munícipes.

Segundo os dados do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), tanto a Guarda Civil Municipal quanto a Segurança Pública são aprovadas por mais de 80% da população. Esses números destacam o alto nível de confiança e satisfação dos cidadãos em relação aos serviços oferecidos por essas instituições.

São José Unida 

Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela lei 10.311/21, o programa São José Unida integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

 

Reforma da Pista de BMX da região sul está na fase final

Além do asfalto, a pista passou por adequações aos padrões da UCI (União Ciclística Internacional); espaço poderá receber competições no futuro – Foto: Anderson Paguá/PMSJC.

 

Equipes da Prefeitura de São José dos Campos trabalham na reforma da Pista de BMX do Parque Industrial. A pista fica localizada na Rua George Willians, ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), na região sul da cidade.

Nesta quinta-feira (18), os responsáveis pelas obras deram continuidade ao asfaltamento de toda a extensão dos 420 metros de percurso, que, antes da reforma, era de terra.

Além do asfalto, a pista passou por adaptações para se adequar aos padrões da UCI (União Ciclística Internacional) e conta também com banheiro e bebedouro novos para os praticantes da modalidade.

Com a cobertura asfáltica e os ajustes nos obstáculos, os ciclistas ganharão mais velocidade no trajeto, o que torna as provas ainda mais emocionantes. O espaço poderá receber grandes eventos da modalidade.

Para o ciclista profissional Tarcis Santos, 37 anos, morador da região e que acompanha diariamente o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, a reforma da pista é um sonho de sua infância.

“Eu ando nesta pista há mais de 20 anos, desde quando o percurso dela era invertido. Hoje, a pista está entrando no nível oficial da UCI e espero que, muito em breve, ela possa receber competições internacionais. É um sonho meu, de criança, ver isso tudo que está sendo feito. Já consigo imaginar as escolinhas de BMX aqui, a criançada se divertindo, promovendo o nosso esporte, é muito gratificante”, disse Tarcis.

As obras estão sendo realizadas em conjunto pelas secretarias de Esporte e Qualidade de Vida e de Manutenção da Cidade. A previsão de entrega da pista é para a segunda quinzena de junho.

Galerias do Empreendedor abrem processo seletivo

Galeria do Empreendedor no Campo dos Alemães abrirá três vagas em processo seletivo – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

O programa Galerias do Empreendedor abriu inscrições para o processo de seleção de três vagas para o minisshopping localizado no Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos. Também foi aberta uma vaga para a galeria Castelli, no bairro do Putim, região sudeste.

Podem se inscrever novos empreendedores individuais, associações ou cooperativas de trabalhadores que desejam instalar seus negócios. As inscrições vão até o dia 28 de maio de 2024.

Criadas pela Prefeitura de São José dos Campos, as Galerias do Empreendedor estão sob a coordenação do PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Além de incentivar o empreendedorismo em regiões afastadas do centro da cidade, o programa promove a formação e acompanhamento contínuo dos empreendedores, com a realização de mentorias, cursos, workshops e consultoria especializada em varejo.

As ações são realizadas com o apoio e parceria de instituições e empresas, como Sebrae e Senac. Atualmente, as galerias contam com 16 empreendedores.

Cadastro

As inscrições para o cadastro de interesse se iniciaram nesta terça-feira (16) exclusivamente nesse link e seguem até 28 de maio.

De acordo com o PIT, é importante ler todo o edital, fazer o cadastro de interesse e participar da reunião de esclarecimento na unidade escolhida, quando também será entregue a documentação exigida.

A partir daí, a equipe responsável vai selecionar os candidatos para a próxima etapa do processo seletivo, cuja divulgação ocorrerá em 7 de junho no site do Parque de Inovação.

Os candidatos selecionados participam de treinamentos, assessorias, palestras e viagens durante o período que permanecem no programa – cada empresa pode ocupar uma vaga por até 60 meses.

Importante

O preenchimento do cadastro on-line não efetiva a inscrição para participar do processo seletivo do Programa Galerias do Empreendedor. Por isso, é imprescindível comparecer à unidade escolhida para a reunião de esclarecimentos e entrega dos documentos previstos no edital.

Antes de realizar a inscrição, é importante ler o edital completo do processo seletivo e é essencial preencher o cadastro on-line. Os interessados devem comparecer na unidade de interesse, na data e local abaixo indicados com os seguintes documentos: RG, CPF, cópia do comprovante de residência e o termo de adesão previsto no edital.

Dia 04/06/2024 –18h – Putim

Mini Shopping Castelli

Rua João Rodolfo Castelli, 1661

Dia 05/06/2024 – 18h – Campo dos Alemães

Mini Shopping Campo dos Alemães

Avenida Adonias da Silva, 660

Outras informações podem ser obtidas com Matheus pelo telefone (12) 93500-9530 ou (12) 99175-1570.

Trecho da João Rodolfo Castelli será interditado por 10 dias

 

Interdição necessária para obras de drenagem na via que está sendo duplicada – Foto: Divulgação.

 

Em continuidade às obras de duplicação da avenida João Rodolfo Castelli, na região sudeste, a Prefeitura de São José dos Campos interditou, nesta sexta-feira (12), um novo trecho da via no sentido centro, entre o numeral 665 e o 769, permanecendo o trânsito em mão dupla na pista sentido bairro.

A pista sentido centro será totalmente interditada para continuidade da instalação da rede de drenagem. A previsão é de que as obras sejam realizadas em aproximadamente 10 dias.

Os ônibus que descem a rua Nepomuceno serão desviados pela rua Betim, rua Medina e rua Governador Valadares, acessando a avenida João Rodolfo Castelli no sentido centro e retomando seu itinerário.

O ponto de ônibus situado no trecho de interdição será atendido em ponto provisório, sinalizado no trecho que estará em mão dupla.

Com investimento de R$ 13,8 milhões, as obras na avenida João Rodolfo Castelli incluem duplicação, terraplenagem, drenagem e pavimentação asfáltica de toda a extensão da via.

Prefeitura divulga membros do Conselho de Igualdade Racial

Conselho é formado por 10 representantes da sociedade civil e 10 indicados pelo poder público – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos divulgou o resultado da eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para o mandato de 2024-2026. A eleição aconteceu na última sexta-feira (5) no Centro de Referência Afro-Brasileira, que fica no Monte Castelo.

Os eleitores votaram em 9 representantes da sociedade civil, sendo um de cada segmento: Movimento de Mulheres, Movimento Negro, Capoeira, Cultura Urbana, Entidade Religiosa, Matriz Africana, Samba, População Indígena e Instituição de Ensino Superior.

Já o representante da Ordem dos Advogados do Brasil será indicado pelo órgão, conforme previsto na legislação.

O resultado está disponível no boletim do município nº 3.203 de 9 de abril de 2024.

Posse

Para a disputa, 22 pessoas estavam inscritas. Após a conclusão da votação, a Comissão Eleitoral iniciou a apuração.

Os 10 Conselheiros eleitos tomarão posse no dia 17 de maio no Paço Municipal, conforme programação prevista no edital.

O Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem como finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povos indígenas, e outros segmentos étnicos.

O Compir é um órgão permanente e consultivo, de representatividade da igualdade racial e está vinculado à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.

O Conselho é formado paritariamente por 20 membros titulares, sendo 10 representantes da Sociedade Civil e 10 do poder público municipal, sendo os representantes da Sociedade Civil eleitos e os representantes do poder público municipal indicado pelo chefe do poder executivo municipal.

Mais informações pelo telefone 3909-2626.

Prefeitura realiza serviços de drenagem na região norte

A Praça Tabajara, na Vila Jaci, foi revitalizada e recebeu jardim de chuva, com reservatório de água – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos investe em melhorias para aumentar a qualidade de vida da população em todas as regiões. Entre as ações está a microdrenagem em área urbana, com a instalação de jardim de chuva em praças e biovaletas a fim de diminuir os efeitos de alagamentos.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura concluíram a reurbanização da Praça Tabajara, na Vila Jaci, que fica na região norte. Além da repaginada no piso do parquinho infantil, jardinagem com grama amendoim e novas espécies de plantas, o local ganhou um jardim de chuva com sistema que funciona como um reservatório de água.

A Praça Tabajara fica em uma via de descida e conta agora com jardim composto por camadas distintas, que recebe a água de chuva e absorve por meio de rachões, brita, terra, composto orgânico, plantas e flores.

Uma galeria de águas pluviais também está sendo implantada na praça. A obra está prevista para ser entregue em maio deste ano e visa minimizar os problemas com alagamentos em época de chuvas.

Biovaletas

Outra medida de drenagem adotada pela Prefeitura são as biovaletas. Assim como o jardim de chuva, elas são infraestruturas verdes que atuam no escoamento de águas da chuva. O primeiro sistema está localizado no Terminal Sul da Linha Verde, no Campo dos Alemães (região sul).

A utilização de biovaletas é uma abordagem eficaz para reduzir o risco de enchentes, já que a técnica usada prolonga o tempo de escoamento. Além disso, as biovaletas ajudam a promover a biodiversidade ao incorporar vegetação nativa em áreas urbanas contribuindo para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

 

You May Also Like