JM TREINAMENTOS EM EMERGÊNCIA

 

Educação Prevencionista em situações de emergência no âmbito escolar

 

João Carlos Gonçalves, bombeiro educador, instrutor de emergência e especialista em segurança contra incêndio, juntamente com Marcos Reyes Gonçalves, técnico de segurança do trabalho, no comando da JM Treinamentos em Emergência, Educação Prevencionista em situações de emergência, no âmbito escolar.

A JM Treinamentos em Emergência é uma empresa de consultoria educacional em emergência, composta por profissionais multidisciplinares para atender a rede pública e, especialmente, a rede privada de ensino, com foco em Berçário e Educação Infantil, fomentando o desenvolvimento na escola de uma cultura para prevenção de incêndio e acidentes.

João Carlos faz questão de ressaltar que: “nossas capacitações e treinamentos têm como percurso metodológico o desenvolvimento de aulas expositivas e dialogadas, discutindo as melhores práticas dos Primeiros Socorros, prevenção e combate a incêndio, com as Educadoras seguindo os “quatros pilares da Educação Prevencionista”.

Os quatro pilares

 

1. Primeiros Socorros em Ambiente Escolar conhecido como Lei Lucas

Capacitação com Certificado da Lei Lucas para os participantes e para Unidade Escolar, conforme a exigência da lei federal.

Previsão Legal: em 2018, o Congresso Nacional, sancionou a Lei Nº 13.722/18 denominada como Lei Lucas o qual obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros, no intuito de salvar vidas e evitar que possíveis incidentes terminem em tragédias.

História: sabemos que os acidentes no ambiente escolar são frequentes e podem ocorrer a qualquer momento, tornando um desafio para o professor e para a escola, o socorro imediato a vítima, principalmente quando o acidente envolve criança ou bebê. Na cidade de Campinas em 2017, uma criança de 09 anos Lucas Bengalli Zamora de Souza, durante um passeio escolar, após comer um cachorro-quente, engasgou com um pedaço de salsicha e não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. Quando finalmente o socorro médico chegou, Lucas já se encontrava em morte cerebral, vindo a falecer dois dias depois em decorrência de asfixia mecânica.

Resultados: dezoito professoras capacitados em primeiros socorros, agiram de imediato e com eficiência para salvar bebês, crianças e até um adulto no momento de acidente com engasgamento e parada cardíaca.

 

2. Primeiros Socorros Infantil para alunos do Ensino Fundamental

Estatística demonstram que uma criança geralmente está presente no momento de uma emergência.  Estas crianças e as vezes os adultos, assistem passivamente a um acidente por não saber o que fazer, por falta de orientação. Como os alunos das escolas estão em processo de formação e desta forma aberto a receberem novas informações (o mundo digital que o diga), as professoras poderão incentivar e direcionar seus potencias e talentos em capacitações e treinamentos de Primeiros Socorros. Desta forma elas poderão fazer a diferença na sobrevida de uma vítima, chamando corretamente o socorro especializado e até realizando manobras de Reanimação Cardiopulmonar, Desengasgamento visando o suporte básico de vida da vítima Além de levarem estes conhecimentos para toda vida, também irão atuar como multiplicadores entre os amigos e de um modo especial, a seus familiares. A American Heart Association – AHA (Associação Americana do Coração) em seu protocolo científico Ciência da Educação comprovou e indica treinamentos de Primeiros Socorros para crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre como realizar a Reanimação Cardiopulmonar RCP de Alta Qualidade.

Resultados: crianças treinadas fizeram a diferença na sobrevida de outras crianças, onde três alunos capacitados, puderam atuar na hora do acidente e salvar a vida de um bebê de dois meses, uma criança de três anos e uma colega de sala 14 anos.

 

3. Brigada de Incêndio Escolar

Em conjunto com parceiros, realizamos a Formação e Reciclagem da Brigada de Incêndio da unidade escolar, capacitando uma equipe multidisciplinar, conforme a Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros SP IT 17 para operarem com eficiência os equipamentos de combate a incêndio da edificação, realizar os Primeiros Socorros bem como realizar o Abandono Seguro de Área da escola de modo organizado e no menor tempo possível.

Resultados: brigadistas atuaram com eficiência no combate ao fogo em mata nas proximidades de uma Creche, perto do abrigo de gás GLP, enquanto a escola realizava o Plano de Abandono Seguro de área com as crianças e bebes. Outras equipes, atuaram no principio de incêndio interno na Unidade Escolar.

 

4.PAE-Plano de Ação em Emergência escolar

O foco desta capacitação é planejar um futuro seguro para suas crianças e berçários através de um treinamento prático de evacuação com uma Simulação de Incêndio. As crianças serão treinadas salas a sala, orientadas e conduzidas com segurança pelas suas professoras no menor tempo possível, para um lugar seguro na escola denominado Ponto de Encontro. Este conhecimento irá agregar a suas experiências de aprendizado para adotarem sempre um comportamento seguro, e isto é fundamental para a salvaguarda dos pequeninos.

Para isto, desenvolvemos para Equipe Gestora e Brigada de Incêndio, um Plano de Ação em situação de Emergência – PAE, conforme Instrução Técnica IT16 do Corpo de Bombeiros SP onde cada um terá uma função e atribuição para agir rapidamente no colet. Este é um treinamento que envolve toda Comunidade Escolar visando priorizar a Vida e a preservação do patrimônio.

Perfil da equipe técnica da JM Treinamentos em Emergência

Marcos Reyes Gonçalves

Técnico de Segurança do Trabalho

Carlos José da Conceição

Bombeiro Civil – Apoio técnico.

 

João Carlos Gonçalves

Atua na área educacional há 35 anos, iniciando com Instrutor de Ensino na Secretaria e com a experiência única e inédita como Bombeiro Educador e Instrutor de Emergência Médica pelo 11º Grupamento de Bombeiros SP.  Iniciou na secretaria de Educação de SJC o ensino prevencionista de emergência ficando por 14 anos com capacitação em emergência manhã e tarde (integral) para Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo como resultado 22 vidas salvas. Após 2018, capacitando as Auxiliares de Desenvolvimento da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Jacareí, uma auxiliar atuou no salvamento de uma criança engasgada no horário da merenda escolar.

Vale destacar que Bombeiro Educador é um projeto do então governador Geraldo Alckmim para Corpo de Bombeiro de SP, onde era escolhido um bombeiro civil por cidade para levar os treinamentos de primeiros socorros nas escolas estaduais. Em SJC graças a uma parceria entre Secretaria de Educação e Corpo de Bombeiros foram escolhidos dois: um soldado bombeiro militar e o Bombeiro civil João Carlos Gonçalves, para realizar este trabalho educacional.

“Fiquei com a Educação Infantil e o bombeiro militar com Ensino Fundamental municipal. Sou o único civil com o título de “Bombeiro Educador” e o único paizano (como os militares chama o civil) no Estado de SP que teve a formação de Resgate em Emergência Médica pelo C.B”, conclui Gonçalves.

 

Para mais informações:

João Carlos (12) 99122-6483 / Marcos (12) 99730-0482

Email: jmtreinamentosjm@gmail.com

 

Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação.

 

You May Also Like