São José lança leilão para venda de veículos e materiais usados
Os carros e outros bens ficarão expostos em lotes para vistoria nos dias 17 e 18 de julho – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos promove no dia 19 de julho, por meio de leiloeiro oficial, o leilão de veículos e materiais considerados inservíveis, com o pregão do primeiro lote a partir das 10h. Estão disponíveis para venda automóveis, motocicletas, caminhões, vans, furgões, trator de esteira, retroescavadeira e sucata de informática, eletrônicos e equipamentos hospitalares.
A lista dos itens está publicada no site da Lance Leilões, responsável pelo certame. Os interessados já podem apresentar os lances online, na mesma página, ou presencialmente, na data marcada, no auditório da empresa (Rua Vitório, 142, Vila Prel, São Paulo).
Os lotes poderão ser arrematados por quem oferecer o maior lance, nunca inferior ao preço mínimo, presencialmente ou pela internet. Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas. Os bens serão entregues no estado e nas condições em que se encontram.
Os itens ficarão expostos por lotes nos dias 17 e 18 de julho, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. As visitas podem ser feitas na Regional Leste (Rua Saigiro Nakamura, 10, Vila Industrial), no Almoxarifado Central (Rua Felício Savastano, 401, Vila Industrial), Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana) e Departamento Operacional de Trânsito e Transportes (Avenida Sebastião Henrique da Cunha Pontes, 3300, Jardim Anhembi).
A estimativa é que o valor dos bens arrematados chegue a cerca de R$ 1,7 milhão. Toda a arrecadação será investida em ações e programas de saúde, educação e outras áreas essenciais em benefício da população.
Automóveis e vans estão entre os itens disponíveis | Foto: PMSJC.
Patinetes voltam a ser opção de mobilidade em São José
Patinetes estarão disponíveis em praças e vias públicas das regiões sul e oeste da cidade, com permissão da Prefeitura – Foto: Divulgação.
Eles estão de volta! Os patinetes elétricos serão a nova opção de mobilidade em São José dos Campos.
A prefeitura aprovou e publicou uma portaria no dia 26 de junho sobre o credenciamento da empresa Easyjet Mobilidade Ltda para oferecer o serviço de aluguel de patinetes elétricos compartilhados na cidade, no sistema sem estações fixas. A validade do credenciamento é de um ano.
O lançamento da novidade será neste sábado (29) durante a Festa da Bondade, que acontece na Praça Afonso Pena, região central, a partir das 17h.
A proposta da empresa visa iniciar o serviço com aproximadamente 250 equipamentos, não só para o lazer, mas como forma de transporte e praticidade de locomoção das pessoas no dia a dia.
Circulação
Nesta primeira fase, eles estarão fisicamente disponíveis em praças e vias públicas das regiões sul e oeste da cidade, com a permissão da Prefeitura.
Os patinetes são elétricos, com aceleração de até 20 km/h, suportam até 120 quilos, não poluem e nem ocupam vagas de estacionamento, podendo ser utilizados para pequenos ou grandes deslocamentos. Os patinetes possuem indicador de velocidade e sinalização dianteira e traseira e autonomia para rodar até 35 quilômetros.
A circulação é permitida nas calçadas, desde que com velocidade máxima de 6km/h e em ciclovias com até 20km/h.
Para utilizar os patinetes é necessário baixar gratuitamente o aplicativo da Jet, disponível tanto para Android quanto para IOS. Vale lembrar que o serviço funcionará 24h por dia e é tarifado pela empresa.
Serviço
Lançamento dos novos patinetes compartilhados
Data: 29/6/2024 (sábado)
Horário: 17h
Local: Festa da Bondade, que acontece na Praça Afonso Pena – Centro.
Prefeitura abre leilão eletrônico para a concessão dos quiosques
Quatro unidades estão localizadas na orla do Banhado, no centro da cidade – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos lançou um leilão eletrônico para concessão dos 4 quiosques da orla do Banhado, no Centro, e do quiosque-lanchonete do Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste. O edital com os anexos e o estudo técnico preliminar estão disponíveis para download na página de licitações.
A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 18 de julho, às 9h. A modalidade de disputa será pelo tipo maior valor da outorga fixa mensal, em disputa aberta de lances.
O contrato de concessão de uso terá prazo de 10 anos e prevê uma operação qualificada no local, fiscalização da Prefeitura e acompanhamento por meio de indicadores de desempenho.
Urbaniza Centro
A iniciativa faz parte do Programa Urbaniza Centro, que promove ações de modernização e revitalização da região central de São José dos Campos. Praças, parques, vias públicas e prédios históricos estão se transformando em espaços mais atraentes aos moradores e visitantes.
O objetivo do projeto é incentivar a utilização mais intensa do Centro, inclusive em horários noturnos e finais de semana, e promover medidas voltadas à segurança pública.
O investimento previsto é de mais de R$ 500 milhões. Entre as iniciativas, estão o enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro, a reforma do Museu Municipal (antigo prédio da Câmara) e a concessão e reforma do Mercado Municipal.
Ações concluídas
- Requalificação e enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro
- Reforma do Museu Municipal
- Criação do projeto de parklets
- Ampliação do Circuito Cultural Central
- Rondas de bicicleta pela Guarda Civil Municipal
- Implantação de lixeiras subterrâneas
- Concessão do Mercado Municipal
- Reforma das praças Afonso Pena, Cônego Lima e Olímpio Catão
Em andamento
- Duplicação da Avenida Sebastião Gualberto
- Reforma do Mercado Municipal
- Concessão dos quiosques da orla do Banhado e do quiosque-lanchonete do Parque Ribeirão Vermelho
Em estudo
- Concessão do Parque da Cidade
- Utilização da Estação Ferroviária Central
- Requalificação do Terminal Central de Ônibus
- Nova destinação para o prédio da delegacia central
- Remoção do presídio e requalificação da área
- Restauro da Igreja São Benedito
- Reforma do Largo São Miguel e das praças do Sapo, Kennedy e Maurício Cury
- Estudo para requalificação da Rua 7 de Setembro
- Oferta de cursos noturnos
Avenida Anchieta será interditada para show da Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça será no Mirante da Avenida Anchieta neste sábado – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Por conta da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, neste sábado (29), a Avenida Anchieta será interditada a partir das 13h, desde o cruzamento com a Rua Antônio Dias Adorno até a Avenida São João.
Outro local que também terá o trânsito impedido é a Rua Domingos Velho, entre a Avenida Anchieta e a Rua Raposo Tavares.
A previsão é que estas vias fiquem interditadas até às 16h.
Os agentes de mobilidade urbana estarão em toda a região onde acontecerá a apresentação para orientar o trânsito sobre os desvios e as rotas alternativas.
A expectativa é grande público no evento / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
O evento
A Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), encerrará sua agenda do mês de junho em São José dos Campos, com a apresentação dos 7 aviões A-29 Super Tucano que levam as cores da bandeira do Brasil.
O evento será alusivo ao aniversário de 120 anos de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador e fundador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e também patrono da Engenharia da Aeronáutica.
“Para nós, é sempre um prazer realizar as demonstrações aéreas com o objetivo de divulgar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira, mas também poder comemorar momentos importantes, como o aniversário de 120 anos do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, em São José dos Campos, que é uma personalidade visionária da FAB”, comenta o Capitão Aviador Giovanni Loures Guimarães.
Serviço
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Data: 29/06/2024 (sábado)
Horário: 15h (interdição da via a partir das 13h)
Local: Orla do Banhado, no Mirante do Deck da Avenida Anchieta.
Curso para mulheres em vulnerabilidade pode render ganho extra
Curso de pequenos reparos elétricos pode significar autonomia financeira no futuro para as mulheres – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O curso gratuito de Pequenos Reparos em Instalação Elétrica Predial, destinado exclusivamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social em São José dos Campos, é uma oportunidade para as alunas iniciarem uma nova profissão e contribuir no orçamento doméstico.
Esse é o sonho das alunas que iniciaram as aulas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Parque Nova Esperança, região leste de São José.
O curso, que está na grade do Programa Qualifica São José e tem parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus local, tem aulas teóricas e práticas sobre reparos e pequenas instalações elétricas.
No final da formação, prevista para ser concluída em 2 de agosto, as alunas vão receber um certificado e também um kit com ferramentas para trabalharem como autônomas.
“Para mim, as ferramentas serão essenciais porque não tenho condições de adquirir. Também não estou conseguindo trabalho para minha faixa etária, mas tenho certeza que com muito esforço poderia trabalhar nessa área”, disse L. M., 55 anos, que preferiu se identificar apenas com as iniciais.
Para Sandra Regina Fernandes, 40 anos, moradora do bairro Chácaras Araújo, a expectativa também é poder trabalhar com pequenos reparos elétricos. “Estou gostando bastante do curso, porque não é apenas a parte da teoria. Vamos ter aulas práticas também”, afirmou.
As aulas práticas serão ministradas no laboratório do IFSP em São José. Foram oferecidas 30 vagas e, segundo o professor Lenon Henrique da Costa coordenador do curso, 27 alunas estão ativas.
Segundo ele, o projeto faz parte de um projeto de extensão do Instituto Federal de São José e oferece ainda mais 30 horas de “atividades transversais”.
“Esses temas envolvem sustentabilidade, bem estar das alunas e direitos. É desafiador dar o curso de pequenos reparos elétricos, mas também trabalhar, de maneira transversal, a inclusão das alunas”, destacou.
Mulheres acompanham aula no CRAS Nova Esperança | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Bolsa auxílio
As mulheres selecionadas têm idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e se encontram em situação de vulnerabilidade social, o que pode ser comprovado através de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
O objetivo do curso é qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social, moradoras de São José dos Campos, visando sua emancipação social e autonomia financeira.
A oportunidade também contemplará as alunas que cumpram a carga horária com uma bolsa auxílio de até R$ 1.200 ao final da aprendizagem.
Luminárias LED e energia limpa geram economia na cidade
A cidade conta com mais de 60 espaços públicos com melhorias na iluminação – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos mantém projetos para redução do consumo de energia elétrica na cidade e investe em ações que visam diminuir de 25 a 40% do consumo em espaços públicos.
Uma das ações práticas que permite racionalizar a utilização de energia é a substituição de lâmpadas de mercúrio por luminárias LED. Atualmente, o município conta com mais de 60 espaços públicos, entre praças, pistas de caminhadas, ciclovias e áreas verdes, com melhorias.
A nova iluminação amplia a sensação de segurança da população, incentiva práticas esportivas e de lazer ao ar livre, e ainda gera economia aos cofres públicos, uma vez que o LED pode diminuir em até 70% o consumo de energia, além de ter mais durabilidade.
Iluminação em espaços públicos com LED e energia limpa traz benefícios para toda a cidade | Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Confira os novos espaços públicos que ganharam luminárias LED:
Praça Cambará
(R Perpétua, Jd Valparaiba)
Área Verde
(R dos Bancários, Jd Valparaiba)
Área Verde
(R Secretárias, Jardim Valparaiba)
Pça Jornalistas
(R Telefonistas, Jardim Valparaiba)
Área Verde 2
(R Adália Eurides até R Alaíde Cursino, Res União)
Área Verde Luiz Cláudio
(Av Iguape até Av Cassiopeia, Bq Eucaliptos)
Área Verde
(Av Cid Jardim, 5550, Bq Eucaliptos)
Pista Caminhada
(R Jose M Machado, Jardim Minas Gerais)
Sistema Lazer Sebastião Gomes
(R Pedro Nunes Souza, Res Sol Nascente)
Praça Justiça e Paz
(R Tamotsu Kikko, Res Sol Nascente)
Viela Ariel
(R Antonio Aleixo, Jd Satélite)
Pça Silvana Almeida
(R Alto do Rio Doce, Altos de Santana)
Praças iluminadas e mais seguras | Foto: Adenir Britto/ PMSJC
Energia Limpa
Ainda dentro do foco na redução do custo com a energia elétrica e compromissada com o meio ambiente, atendendo às orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura vem apostando em energia limpa.
Uma das ações começou em 2023, com a implantação de fazendas fotovoltaicas para geração de créditos nos próprios públicos. Além ser renovável e contribuir para o meio ambiente, preservando o uso de recursos naturais, a iniciativa vai resultar numa economia de até 38%, e reduzirá o valor da fatura de energia de 43 prédios públicos e da iluminação da Linha Verde.
Neste ano, a Urbam (Urbanizadora Municipal), iniciou a geração de energia a partir do biogás captado no aterro sanitário. A Usina de Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás é composta por seis motores com capacidade de geração de 1,6 MWh de energia para proporcionar redução das contas de energia de parte dos prédios da Prefeitura de São José (hospitais, escolas e outros), resultando em 40% de economia.
Também começará a funcionar o Mercado Livre de Energia, que atenderá 29 instalações públicas, e que deve gerar até 31% de economia. O contrato nada mais é que a compra de energia limpa por preços mais acessíveis, como num mercado de ações.
Prefeitura realiza mais obras de drenagem
Equipes trabalharam nas regiões sul, sudeste e central da cidade durante este mês de junho – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos encerra junho com importantes obras de drenagens concluídas e outras em fase final nas regiões sul, sudeste e central da cidade.
O objetivo das obras de drenagens é melhorar o escoamento de água da chuva, evitando erosão, alagamento e enxurrada, o que proporciona mais segurança aos moradores.
Obras
Na Rua Lira, que fica no Jardim Satélite, a recuperação de uma ala de lançamento de águas pluviais, por meio de contenção com gabião, está em andamento.
Na Rua Betim, também no Jardim Santa Fé, a obra contempla contenção de talude, com uma ala de lançamento de galeria de águas pluviais reconstruída, ampliação de boca de lobo e 25 metros de guias e sarjetas refeitos, além da reconstrução da calçada.
Já na Vila das Flores, foi feita a substituição da galeria de águas pluviais, com modificação no sentido de escoamento da água. Além disso, o local recebeu nova tubulação.
Na Rua Amsterdã, que fica na Vila Nair, a obra está em fase final. O local recebe galeria de águas pluviais, com a instalação de nova tubulação de vários diâmetros e bocas de lobo para melhorar a vazão de água, com cerca de 280 metros de extensão entre a via e o córrego.
São José terá voos diretos para Salvador a partir de terça
Passageiros embarcam no voo da GOL com destino ao Rio de Janeiro; voo direto para Salvador será oferecido em julho – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A partir da próxima terça-feira (2), moradores de São José dos Campos e região poderão viajar em voo direto para Salvador (BA) a partir do aeroporto Prof. Urbano Stumpf.
O serviço será oferecido pela GOL Linhas Aéreas, que também opera a linha regular São José – Rio de Janeiro. Os voos diretos até o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) se estenderão até 31 de julho, no período de férias escolares.
Os voos para Salvador têm decolagem do SJK Airport às terças, quintas e sábados, às 23h40, chegando à Bahia por volta da 2h. No sentido contrário, partirão às quartas, sextas e domingos às 3h, chegando em São José dos Campos por volta das 5h30.
Para as viagens, serão utilizadas as aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para até 186 passageiros.
Os bilhetes podem ser adquiridos nos canais oficiais da GOL Linhas Aéreas ou através das agências de viagem.
De acordo com a SJK Airport, concessionária que administra o aeroporto, passageiros que viajam para o Rio de Janeiro a partir de São José, também têm a opção de conexão rápida para mais de 20 destinos nacionais ao chegarem no aeroporto RIOgaleão.
Campos do Jordão
A concessionária também preparou para a terça-feira o lançamento de um lounge dentro do terminal, destinado a passageiros que queiram conhecer Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, cerca de uma hora distante de São José.
Os voos diretor a Salvador vão coincidir com a temporada de inverno na cidade e a ideia é atrair turistas da Bahia e outros estados do Nordeste.
No espaço, os visitantes poderão ter o primeiro contato com os atrativos de Campos do Jordão e descansar enquanto aguardam o seu voo.
Também será colocado à disposição dos passageiros um transfer especial da Mitsubishi Motors saindo do SJK Airport para Campos do Jordão durante o mês de julho.
Retomada
Desde o último dia 27 de março, o aeroporto de São José retomou as operações comerciais de transporte de passageiros com voos diretos, ida e volta, entre o SJK Airport e o RIOgaleão, no Rio de Janeiro.
Os voos, operados pela GOL Linhas Aéreas, têm frequência de três vezes por semana. Apenas no primeiro mês, a nova rota transportou cerca de 3.100 passageiros com uma média de 70% de ocupação.
Os voos para o Rio de Janeiro também permitem várias conexões. Cerca de 40 minutos depois de pousar no aeroporto no Rio, é possível fazer a conexão para 20 destinos diferentes no Brasil, entre eles: Fortaleza, Recife, Natal, Maceió, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes (SC), Vitória e Belo Horizonte.
Concessão
A administração do aeroporto está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2023 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.
A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.
Fórum Internacional de Florestas urbanas abre inscrições
O 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas será sediado em São José dos Campos entre os dias 25 e 29 de novembro – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
As inscrições para o 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas estão abertas. O evento, que será sediado em São José dos Campos entre os dias 25 e 29 de novembro, busca explorar soluções inovadoras para o futuro das cidades, promovendo a sustentabilidade e a conexão com a natureza.
Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José foi escolhida como a cidade sede do evento, que será realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), em parceria com a Prefeitura e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Para se inscrever e garantir presença nesta importante discussão para o bem-estar das comunidades urbanas é necessário preencher um formulário online no site do evento.
Reconhecimento Internacional
São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.
O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.
O reconhecimento internacional evidencia o trabalho de São José na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.
Selos e prêmios
Além disso, durante a semana do meio ambiente, no início do mês de junho, São José dos Campos recebeu, pelas mãos do Governador Tarcísio de Freitas, o prêmio Governador André Franco Montoro, em reconhecimento a outros dois projetos inovadores: Reflorestamento urbano (floresta urbana), com o Parque Santa Julia e Proteção da biodiversidade, com o Programa Primatas de São Francisco Xavier.
E ainda, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.
Saiba mais:
Dia do Meio Ambiente: S. José é premiada por ações ambientais
São José conquista selo internacional por excelência na arborização
São José inova como cidade sustentável e resiliente em 2023
São José irá sediar Fórum Internacional de Florestas Urbanas
Programa Antidrogas da Polícia Federal forma mais 90 alunos
Programa é pioneiro no Estado de São Paulo e ajuda estudantes a evitarem as drogas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Em mais uma ação de prevenção e combate às drogas, a Polícia Federal de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (24), a formatura de 90 estudantes no programa #TamoJunto 2.0, desenvolvido em parceria com a Prefeitura e a Delegacia Regional de Ensino.
A solenidade de encerramento do curso aconteceu na Escola Estadual Benedito Matarazzo, no Jardim Paraíso, na região sul da cidade, com a entrega de certificados para os alunos das turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental.
Eles participaram de encontros com policiais federais voluntários em aulas práticas e teóricas do programa pioneiro, e que é uma iniciativa do Gpred (Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas) da Delegacia de Polícia Federal em São José.
“Este curso foi extremamente revigorante. Com o que aprendemos, estamos muito mais assertivos para evitar as drogas. Também estamos felizes por saber que contamos com o apoio da Polícia Federal, da Prefeitura e da escola”, disse Alice Montes, que tem 13 anos.
“Meu filho de 14 anos fez o curso e tenho certeza de que será muito útil em sua vida, ajudando-a a escolher o caminho certo”, afirmou o motorista de aplicativo Amilton Crepaldi, que tem 56 anos e mora no Jardim Paraíso.
Não às drogas: já foram formados 290 estudantes em São José / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Prevenção
O programa #TamoJunto 2.0 trabalha diversos aspectos relacionados às influências sociais e habilidades de vida associadas à prevenção ao uso de drogas, além de abordar assuntos sobre o poder de escolha e o futuro dos jovens.
São José foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa, cuja aplicação se iniciou em 26 de junho do ano passado.
Em novembro último, formaram-se 200 estudantes de escolas estaduais do bairro Vista Verde, na região leste, e Vila Paiva, na região norte.
“Este programa é fundamental para estes estudantes, que estão iniciando a adolescência. Com o curso, eles estão mais preparados para dizer não ás ofertas erradas, afastando-se das drogas”, disse o chefe substituto da Delegacia de Polícia Federal de São José, Paulo Celestino Bittencourt Kisner.
“A cidade de São José foi pioneira neste programa porque temos o apoio da Prefeitura, que criou o programa São José Unida para combater a criminalidade, propiciando ações como esta. Todos temos que unir esforços contra as drogas”, completou.
São José Unida: o chefe da Polícia destacou esforços conjuntos | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Rede de proteção
A Prefeitura de São José dos Campos possui uma ampla e estrutura rede intersecretarias de prevenção e combate ás drogas.
Na semana passada, foi realizada força-tarefa da Prefeitura, por meio das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Proteção ao Cidadão; Educação e Cidadania; e Mobilidade Urbana com as forças de segurança do programa São José Unida para conscientização de pais e alunos nas entradas e saídas de estudantes de escolas municipais e estaduais do município.
A Prefeitura mantém ações, atividades e eventos, com destaque para palestras e rodas de conversa em escolas, distribuição de panfletos em locais de grande aglomeração de pessoas e caminhadas contra as drogas.
O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e Federal e os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação da sociedade.
Os objetivos são articular a política sobre drogas no município, assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química, organizar as iniciativas para o funcionamento em rede e oferecer ao cidadão uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento.
São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.
Fundo Social arrecada cobertores para a campanha do agasalho
Prefeitura realizou edições da loja solidária durante a Campanha do Agasalho nos últimos anos, agora, o foco é a arrecadação de cobertores, no Centro de Distribuição do Fundo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos participa da Campanha do Agasalho 2024, que neste ano tem foco especial na doação de cobertores novos ou usados, mas desde que estejam em bom estado.
Além de cobertores, o Fundo Social também aceitará doações de toucas, luvas, meias e roupas de frio, para aquecer as pessoas que mais precisam.
Quem quiser ajudar, pode levar suas doações até o Centro de Distribuição do Fundo Social, que fica na Avenida Olivo Gomes, em Santana – entrada do lado direito da portaria do Parque da Cidade.
Mais informações:
Campanha do Agasalho: arrecadação até 31/07
Telefone do Fundo Social: (12) 3911-8060
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Aterro sanitário tem nota 10 da Cetesb pela 4ª vez consecutiva
Vista aérea do aterro sanitário de São José dos Campos que recebeu recebe nota 10 pela sua boa gestão – Foto: Divulgação.
O aterro sanitário de São José dos Campos foi novamente reconhecido com a nota máxima pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pela quinta vez – sendo a quarta consecutiva, de acordo com o mais recente Relatório Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, que se refere às operações de 2023.
Historicamente, o aterro de São José dos Campos recebeu a primeira nota 10 em 2012, mas enfrentou uma queda nos anos seguintes: 2013 (9,7), 2014 (9,7), 2015 (8,6), 2016 (8,8). A partir de 2017, a pontuação voltou a subir, alcançando 9,0 em 2017, 9,2 em 2018, 9,3 em 2019, e finalmente, mantendo a nota 10 de 2020 a 2023.
Apenas sete aterros municipais no Estado de São Paulo registraram a nota máxima referente às operações de 2023.
A Prefeitura de São José dos Campos tem feito investimentos contínuos na operação e manutenção do aterro, priorizando a prevenção, o monitoramento e a expansão sustentável.
A Urbam, responsável pela operação do aterro, tem implementado boas práticas operacionais e de monitoramento técnico e ambiental, reforçando a gestão adequada dos resíduos da cidade.
A Urbam também desenvolve diversas ações educativas de conscientização ambiental. Pelo Programa Lixo Tour, alunos e outros visitantes podem conhecer o percurso dos resíduos sólidos urbanos, incluindo visitas ao Museu Interativo do Lixo, à Recicloteca, ao Viveiro de Mudas, ao Centro de Triagem, ao aterro e à unidade de geração de energia a partir do biogás do aterro sanitário.
Outros programas como “Nós Fazemos a Nossa Parte”, “Meu Condomínio Recicla” e “Operação Centro Limpo”, também visam a orientação sobre a destinação correta dos resíduos.
Essa contínua excelência destaca o compromisso da Urbam com a gestão sustentável e eficiente dos resíduos sólidos, reafirmando a cidade de São José dos Campos como referência no setor.
PIT recebe evento sobre o futuro do agronegócio
Jeremiah O’Callaghan, presidente do Conselho de Administração da JBS, em palestra sobre multis brasileiras que alimentam o mundo – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Como a união da inteligência de dados e a tecnologia aplicadas ao agro podem redefinir o futuro do setor em nível mundial. Esse foi o tema do evento que reuniu especialistas do setor nesta quinta-feira (20) no PIT (Parque de Inovação Tecnológica).
Palestrantes de várias empresas renomadas como Microsoft, Nestlé, Klabin e JBS, participaram das discussões relacionadas a temas como os desafios do contexto global de mudanças climáticas, democratização da tecnologia sustentável, Inteligência Artificial e o futuro do agro e a inteligência de dados e a tecnologia gerando mais transparência, eficiência e destravando novas oportunidades para o agro brasileiro.
O evento foi realizado pela Agrotools, líder mundial em tecnologia para o setor, em parceria com o cluster Agropolo Vale, vinculado ao Parque de Inovação Tecnológica, e que reúne mais de 60 empresas do setor.
Segundo o CEO e fundador da Agrotools, Sérgio Rocha, a escolha de São José para sediar o evento tem relação com a vocação tecnológica e de inovação do município. “São José dos Campos é hoje a capital mundial da tecnologia agro e está liderando esse processo”, afirmou.
Caminhada no Vicentina alerta sobre violência contra idosos
Frequentadores da Casa do Idoso Sul durante atividade da campanha Junho Violeta na última sexta-feira (14); nesta quarta (19), a caminhada será no Parque Vicentina Aranha – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, uma caminhada no Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana (região central) com a participação de frequentadores das Casas do Idoso Centro, Norte, Leste e Sul.
É mais uma ação da campanha nacional Junho Violeta, de conscientização e combate à violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é “Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos.”
O objetivo da campanha e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano, é a conscientização de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, mas disseminar a ideia de que isto não deve ser aceito como normal.
Além da caminhada, haverá sensibilização sobre o tema, atividades físicas, como alongamento, e lanche comunitário.
Junho Violeta
No último sábado, 15 de junho, foi realizado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Para ampliar a conscientização sobre a importância de prevenir e combater qualquer tipo de violência contra os idosos estão sendo realizadas neste mês, nas quatro Casas do Idoso, rodas de conversa, peças de teatro, caminhadas e atividades físicas em praças nas proximidades das unidades.
Proteção e cuidados
São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.
Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e às famílias.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.
Denúncias
A Prefeitura de São José dos Campos conta com a colaboração dos munícipes para denunciarem casos de violência contra os idosos.
As denúncias podem ser encaminhadas através da Central 156 (telefone, site e aplicativo), com ligação gratuita. Também podem ser feitas pessoalmente nos Creas.
Já o Disque 100, canal nacional de ligações gratuitas, tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana.
Serviço
Caminhada do Junho Violeta
Data: Nesta quarta-feira (19)
Horário: A partir das 9h
Local: Parque Vicentina Aranha (rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana, na região central)
Prefeitura e forças de segurança ampliam combate às drogas
Os panfletos contra drogas estão sendo entregues nas portas de escolas e nos semáforos nas proximidades dos colégios municipais e estaduais – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (17) mais uma ofensiva contra as drogas, com a entrega de panfletos na entrada e saída de alunos de escolas municipais e estaduais da cidade.
O trabalho está sendo realizado por equipes da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas sobre Drogas, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) da Secretaria de Proteção ao Cidadão.
A força-tarefa também tem a participação de integrantes do programa São José Unida, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Federal.
Os materiais de conscientização contra as drogas estão sendo distribuídos para os pais e responsáveis dos alunos nas portas das escolas, das 12h às 13h. A ação prossegue até esta quinta-feira (20).
As blitze educativas reforçam o trabalho de prevenção feito pela Prefeitura ao longo de todo o ano, conscientizando os pais, as crianças e adolescentes e destacando a importância da família na luta contra os males provocados pelas drogas.
Ações constantes
A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Sobre Drogas, com ações, atividades e eventos ao longo de todo o ano, com destaque para palestras e rodas de conversa em escolas, distribuição de panfletos em locais de grande aglomeração de pessoas e caminhadas contra as drogas..
O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e federal e com os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação também das entidades da sociedade civil organizada.
Os objetivos são articular a política sobre drogas no município; assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química; organizar as iniciativas para o funcionamento em rede; e oferecer ao cidadão joseense uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos e seus familiares.
As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e ao combate às drogas.
São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.
O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.
São José Unida
Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela lei 10.311, de 23 de abril de 2021, o programa São José Unida tem como objetivo prevenir crimes e reduzir os índices em toda a cidade.
É integrado pela Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.
As iniciativas colaborativas entre as forças de segurança com o auxílio da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Informações) com mais de 1.200 câmeras com reconhecimento facial e tecnologia avançada têm garantido diminuição significativa e constantes dos indicadores criminais, como homicídios e furtos e roubos de veículos, além do aumento das prisões.
Acesso ao Vertentes do Jaguari terá interdição
Interdição será nos dias 18, 19 e 20 de junho na rua Nove para troca de solo. Foto ilustrativa. – Foto: PMSJC.
Nos dias 18, 19 e 20 de junho, das 8h às 16h, a rua Nove (trecho pavimentado com bloquetes), do acesso para o Bairro Vertentes do Jaguari estará totalmente interditada. Durante a realização do serviço não terá outra opção de saída e entrada para o local.
Os moradores que utilizam de transporte público, bem como vans escolares e carros particulares só poderão circular nos horários anterior às 8h e após às 16h, nos três dias.
O motivo da interdição é que a Prefeitura de São José dos Campos realizará um trabalho de troca de solo, preparando a via já com uma solução de base para, posteriormente, receber a aplicação de fresa de asfalto.
O trabalho de troca do solo vai atingir os 50 metros de extensão por 6metros de largura da Rua Nove. Em caso de chuva, a programação será cancelada.
Aplicação de fresa continua nas regiões leste e norte
O trabalho de pavimentação do último mês completou 600 metros cúbicos – Foto: PMSJC.
Equipes da Prefeitura de São José dos Campos trabalham nas melhorias das vias sem pavimentação, com aplicação de fresa de asfalto nas regiões leste e norte. Cerca de 600 metros cúbicos de pavimentação já foram realizadas desde maio.
Na região leste, a Rua Antígua, no Vista Verde, recebeu 100 metros cúbicos e a Rua Ari Barroso, no Jardim Santa Lúcia, 200 metros cúbicos de aplicação de fresa. Já na região norte, a Travessa dos Freitas, no Bairro dos Freitas, recebe até o final desta semana 300 metros cúbicos.
A aplicação de fresa faz parte do pacote de recapeamento de diversos corredores viários da cidade e acontece desde 2023 em várias regiões.
O material de asfalto retirado durante o serviço recapeamento é destinado às estradas e trechos sem asfalto, priorizando os corredores de ônibus, vans escolares e topo de morro, bem como em locais onde ocorre escoamento de produção agrícola. Além de reduzir a poeira, o uso da fresa também proporciona mais segurança e conforto aos motoristas e moradores que passam pela via, uma vez que o material possibilita mais aderência aos pneus dos veículos, além de gerar economia na manutenção das vias sem pavimentação.
São José amplia ações de combate ao trabalho infantil
Capacitação nesta quarta-feira (12) no Cefe teve como objetivo aprimorar as ações de combate ao trabalho infantil – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos tem ampliado as ações de conscientização e combate ao trabalho infantil no munícipio.
Nesta quarta-feira (12), em que foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Administração Municipal realizou, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, capacitação de servidores de várias secretarias sobre o tema durante todo o dia no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte. Cerca de 100 pessoas participaram do evento de conscientização e troca de experiências.
Estiveram presentes servidores das Secretarias de Apoio Social ao Cidadão (funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social); Educação e Cidadania; e Proteção ao Cidadão (representantes da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), além de profissionais da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e da Urbam (Urbanizadora Municipal S.A.) – estes últimos responsáveis por receber denúncias da população por meio da Central 156 e do 153 (Guarda Civil Municipal).
Todos eles atuam na rede de proteção e combate ao trabalho infantil.
Também participaram representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que mantêm parcerias com a Prefeitura.
Troca de experiências
Um dos destaques foi a palestra ministrada pelo juiz substituto Adhemar Prisco da Cunha Neto, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), que engloba a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Durante a capacitação, também foram relatadas experiências exitosas de combate ao trabalho infantil no município.
O evento foi desenvolvido no âmbito da Comissão Intersetorial do ações estratégicas do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
Rede de proteção
A Prefeitura de São José mantém programas e ações constantes de cuidado com as crianças e adolescentes, com uma ampla e estruturada rede de proteção intersecretarias.
A abordagem social especializada dentifica crianças a adolescentes que em situação de rua ou realizando trabalho infantil. Eles são encaminhados de volta às escolas municipais ou às unidades da Fundhas para retomarem os estudos.
As famílias, geralmente em situação de vulnerabilidade social, também são acompanhadas, através da inserção em programas, projetos e serviços municipais.
O trabalho é desenvolvido através dos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) em parceria com o Conselho Tutelar e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
As ações da Prefeitura de abordagem e identificação de crianças e adolescentes em situação de rua e realizando trabalho infantil foram incluídas em e-book do governo do Estado de São Paulo, lançado no ano passado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
A coletânea reúne boas práticas de enfrentamento ao trabalho infantil desenvolvidas na capital paulistas e nas cidades do interior.
Jovens aprendizes
Em complemento à abordagem e identificação de crianças e adolescentes em situação de rua e realizando trabalho infantil, a Prefeitura mantém convênio com o Ministério Público do Trabalho e com empresas da cidade através do programa Jovem Aprendiz.
O objetivo é inserir no mercado de trabalho, através da primeira oportunidade de emprego, quem tem entre 14 e 18 anos incompleto, com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos pela Lei do Aprendiz.
Os adolescentes realizam trabalhos em unidades da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Eles são encaminhados pelas equipes dos Creas e são oriundos do trabalho infantil, do cumprimento de medidas socioeducativas e do acolhimento institucional (abrigos municipais).
O convênio foi celebrado em 2022 e já beneficiou pelo menos 60 adolescentes, garantindo a eles novas oportunidades com respeito e dignidade.
Conselho de Assistência Social dá posse a novos membros
Os conselheiros que tomaram posse nesta quinta-feira (13) cumprirão mandato de dois anos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Com o objetivo de ampliar as ações de apoio social para quem mais precisa, a Prefeitura de São José dos Campos deu posse nesta quinta-feira (13) aos novos membros do Conselho Municipal da Assistência Social.
São 18 titulares e 18 suplentes, representantes da Prefeitura e de entidades da sociedade. O mandato é de dois anos, até junho de 2026.
O conselho é um espaço de participação democrática que realiza diversas ações, como o acompanhamento, avalição e a fiscalização das políticas de assistência social do munícipio.
Assistência: Denise destacou a importância do Conselho /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Apoio fundamental
Conselheiros que tomaram posse destacaram a importância do colegiado, principalmente para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade e que mais precisam das ações de assistência social.
“Estou assumindo meu segundo mandato e é uma responsabilidade muito grande. É um Conselho Municipal de extrema importância. Vamos continuar trabalhando para garantir assistência social para todos que precisam”, disse a representante titular da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Denise Freire de Barros Teixeira.
O Conselho
O Conselho Municipal da Assistência Social é uma instância deliberativa do Sistema Descentralizado e Participativo de Assistência Social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.
Dentre suas atribuições, estão exercer a orientação e controle do Fundo Municipal de Assistência Social, aprovar a política municipal de Assistência Social, aprovar o Plano Municipal de Assistência Social e inscrever e fiscalizar as Entidades e organizações de Assistência Social no âmbito do município.
Urbam divulga resultados de concursos para 12 cargos
Foram 2.601 inscritos em 12 cargos; nesta sexta (14) novos cargos serão divulgados – Foto: Divulgação.
A Urbam (Urbanizadora Municipal) realizou um total de 12 concursos este ano, com um total de 2.601 inscritos.
Na última sexta (7) foi divulgado o resultado dos concursos para almoxarife, motorista, técnico de informática e técnico de refrigeração.
Na próxima sexta (14) será divulgado o resultado dos concursos para os cargos de fiscal de limpeza pública, pintor predial, mecânico diesel, carpinteiro, eletricista de manutenção, marceneiro e encanador. Já o concurso para teleatendentes terá resultado no dia 21 de junho.
Os candidatos podem consultar o resultado no site da empresa.
Imagens do CSI podem ser solicitadas pela população
O CSI é uma área de acesso restrito, mas é possível fazer uma visita através do Programa City Tour São José ou por meio de empresas ligadas ao Parque de Inovação Tecnológica – Foto: Divulgação.
Desde sua inauguração em abril de 2021, o Centro de Segurança Integrada (CSI) tem se destacado pela implementação de novas câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial em toda a cidade. Esse avançado equipamento tecnológico contribui para a eficácia da segurança, defesa civil, mobilidade urbana e abordagens sociais.
As imagens captadas pelas câmeras inteligentes podem ser requisitadas pela população para esclarecer acidentes de trânsito, contestar multas, investigar furtos, monitorar a limpeza urbana e localizar pessoas e pets desaparecidos.
Além de monitorar veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.464 ocorrências, resultando na detenção de 1.146 suspeitos e captura de 236 foragidos da justiça.
O sistema foi reforçado com mais de 1.200 câmeras inteligentes e 340 portais eletrônicos, todos equipados com tecnologia de reconhecimento OCR e Inteligência Artificial, que monitoram a cidade 24 horas por dia. Com mais de 270 mil veículos circulando diariamente, o sistema lê mais de 3 milhões de placas, recuperando 581 veículos desde abril de 2021.
O CSI é uma área de acesso restrito, mas é possível agendar uma visita através do Programa City Tour São José ou por meio de empresas ligadas ao Parque de Inovação Tecnológica, conforme a disponibilidade. O Centro tem recebido aproximadamente 1.500 visitantes por ano.
Tecnologia do CSI
- 200 câmeras inteligentes
- Reconhecimento facial
- Rastreamento de pessoas, objetos e veículos
- Detecção de movimento
- Monitoramento de tempo de permanência
- Implantação de pontos remotos de acesso nas sedes de todas as forças de segurança que atuam no município
- Interligação de sistemas
As câmeras podem capturar imagens a uma distância de até 5 km, dependendo da ausência de obstáculos. Muitas operam em alta definição (HD) e algumas em 4K, garantindo clareza e detalhamento das imagens.
Visitas
Equipe da Polícia Civil do RJ em visita ao CSI | Foto: Divulgação.
Nesta segunda-feira (10), o Centro recebeu a equipe da Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, incluindo Jéssica Oliveira, Assessora de Planejamento; Diego Rissi, Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Forenses; Denilson Siqueira, Assessor da Superintendência de Polícia Científica; Cyro Barros, Diretor de Tecnologia da Informação; Gustavo Saldanha, Assessor do Centro de Estudos; Ricardo Barcellos, Diretor Regional da Polícia Científica Sul Fluminense; Andrea Menezes, Superintendente de Polícia Científica; Waldyr Oliveira, Diretor Geral de Polícia Científica; e André Drumond, Coordenador do Programa de Transformação Digital.
Como solicitar as imagens
Para ter acesso às imagens, o cidadão deve fazer uma solicitação por meio de protocolo pessoalmente na Prefeitura ou através do Prefbook. O Prefbook oferece o acesso online a vários serviços, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade da Prefeitura e pode ser acessado via computador, celular e tablet em www.sjc.sp.gov.br/prefbook.
A solicitação é analisada e, conforme o pedido, pode ser disponibilizada. Em caso de registros de ocorrências de furto, as imagens são disponibilizadas para a polícia.
Buquirinha II recebe serviço de aplicação de fresa
Serão aplicadas 230 metros cúbicos de fresa em 700 metros de via; material sustentável foi extraído dos recapeamentos das ruas públicas – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta quarta feira (12) o trabalho de aplicação de fresa na Rua Irineu Paixão, travessa da Estrada do Florindo, no Buquirinha II, região norte da cidade. O serviço deve durar três dias.
Serão aplicadas 230 metros cúbicos de fresa em 700 metros de via. O material usado vem sendo extraído dos recapeamentos das ruas públicas dentro do projeto de Melhorias Viárias.
Essa iniciativa sustentável, de aplicação de fresa, vem ocorrendo desde 2017 na cidade, já que diminui a emissão de poluentes e a fresa reduz a poeira nas ruas não asfaltadas e proporciona mais segurança e conforto aos motoristas.
Recentemente, a Prefeitura aplicou fresa na região norte na Rua Paturi, também no Buquirinha I, (320 metros cúbicos), na Rua Três, no Chácara Miranda (75 metros cúbicos) e Tié (Estrada Montes Claros (125 metros cúbicos) e travessa Freitas, no bairro dos Freitas.
Tiro de Guerra realiza cerimônia de formatura dos atiradores
Alunos do Tiro de Guerra perfilados durante formatura neste sábado em São José – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Na manhã deste sábado (8), mais de 100 jovens participaram da cerimônia de formatura no Tiro de Guerra de São José dos Campos. Durante o evento, foram entregues a boina verde-oliva aos atiradores e o braçal aos monitores, marcando a conquista de mais uma etapa na formação militar.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos, que se reuniram para prestigiar este marco na trajetória dos jovens. A entrega da boina verde-oliva representa não apenas a conclusão de um treinamento intenso e rigoroso, mas também o compromisso com a defesa da pátria e os valores de disciplina, respeito e cidadania.
Durante a solenidade, os atiradores desfilaram em posição de destaque, demonstrando a disciplina e a preparação adquiridas ao longo dos meses de treinamento. Em seguida, as boinas foram entregues, simbolizando a incorporação oficial dos jovens às fileiras do Exército Brasileiro.
Emoção
Os discursos proferidos durante a cerimônia destacaram a importância do Tiro de Guerra na formação dos jovens cidadãos, reforçando o papel fundamental da instituição na construção de uma sociedade mais segura e comprometida com os valores cívicos e patrióticos. As palavras de incentivo e reconhecimento aos esforços dos atiradores emocionaram todos os presentes.
Ao final da cerimônia, os formandos receberam os cumprimentos de seus familiares e amigos, em um momento de grande emoção e orgulho. A entrega da boina verde-oliva é um símbolo de vitória e conquista, representando o início de uma nova jornada para esses jovens.
Novas atividades
Após serem considerados aptos no curso de formação de cabos, os atiradores recebem a denominação de monitores e passam a usar o braçal no braço direito, como forma de distinção entre os demais.
A finalidade do curso de cabos é habilitar os atiradores para auxiliarem nas atividades do Tiro de Guerra, desempenhando funções como comandante da guarda, cabos em missões de patrulha, monitor de ordem unida e guia de treinamento físico militar, além de funções de confiança como armeiro e auxiliar de reserva de material.
Prefeitura Mais Perto de Você atende população da região sul
Moradora da região sul durante atendimento no programa Prefeitura Mais Perto de Você – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Moradores da região sul de São José dos Campos foram atendidos pelo programa Prefeitura Mais Perto de Você, que visitou o bairro Jardim Estoril neste sábado (8). As atividades foram realizadas na Escola Municipal Elza Regina Bevilacqua.
Os principais serviços oferecidos pela Prefeitura puderam ser acessados pelos moradores do bairro e da região sul. Várias pendências foram resolvidas pelos cidadãos.
As equipes de servidores estiveram à disposição para atender e orientar os munícipes nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, manutenção da cidade, esporte, cultura, apoio social, finanças, habitação, entre outras.
Para Bruno Eduardo Menengrone, morador do Bosque dos Eucaliptos, além do programa facilitar o acesso da população, ele é importante por mostrar uma grande variedade de serviços oferecidos pela Prefeitura.
“Ao trazer essa proximidade com os bairros, este programa faz com que o morador acesse serviços que, muitas vezes, ele nem conhecia. Isso de forma mais rápida e local. É uma excelente iniciativa”, disse Bruno, que foi até o evento acompanhado pela esposa para acessar serviços de Saúde. “Conseguimos resolver tudo.”
Vagas de emprego
Mas o sábado também foi importante para quem procura emprego, outro serviço oferecido pelo programa Prefeitura Mais Perto de Você através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
Moradora do Jardim Portugal, Manuela Alcantara de Albuquerque, 27 anos, saiu com uma carta de encaminhamento para vaga de emprego para operadora de vendas em uma loja em um shopping da cidade.
“Estou há uns dois meses desempregada Venho fazendo uns freelancers nos últimos tempos, mas ter a carteira assinada é outra coisa. Estou a com a expectativa lá em cima, muito confiante para a entrevista”.
O programa
Esta foi a 21ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você. O primeiro evento foi realizado no início de março de 2023, no Altos de Santana, na região norte.
Nos meses seguintes, o programa passou por Santa Hermínia (leste), Dom Pedro 1º (sul), Jardim Santo Onofre (sudeste), Jardim Veneza (sul), Vila Industrial (leste), São Francisco Xavier (norte), Eugênio de Melo (leste), Vila Nova Conceição (sul), Pinheirinho dos Palmares (sul), Alto da Ponte (norte), Jardim Morumbi (sul) e Vista Verde (leste), entre outros bairros.
UBSs atendem população no dia D contra pólio e multivacinação
Criança é imunizada na UBS Resolve do Bosque dos Eucaliptos durante o Dia D da vacinação – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos realizou neste sábado (8) o dia “D” da vacinação contra a Poliomielite. Sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve ficaram abertas das 9h às 14h para aplicar as doses.
A ação integra a campanha nacional de mobilização e incentivo à vacinação que foi iniciada em maio e segue até a próxima sexta-feira (14).
Foram utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP).
As crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP. Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina.
Esta é uma oportunidade também para as crianças menores de 1 ano de idade manterem a carteirinha atualizada conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).
Foi o caso da pequena Stefanie, de 9 meses, que aproveitou o sábado para se imunizar, levada pela mãe Luana Aparecida de Souza até a UBS do Bosque dos Eucaliptos, na região sul.
“Moro aqui perto da UBS, mas como trabalho a semana toda, resolvi aproveitar o sábado. A vacinação é muito importante. Hoje fizemos a polio”, disse Luana.
Multivacinação
Além da imunização contra a paralisia infantil, as UBSs fizeram a atualização da carteira de vacinação para toda a população, com aplicação de doses que eventualmente estejam em atraso, inclusive a vacina contra a gripe (influenza) para as pessoas acima de 6 meses de idade.
Durante a semana, a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.
Festa do Tropeiro anima São Francisco neste fim de semana
Além da culinária típica, de dar água na boca, o público prestigia muita cultura tradicional – Foto: Paulo Amaral/FCCR.
Os termômetros, no alto das montanhas, marcavam 24° ao meio-dia deste sábado (8), quando os tropeiros chegaram ao Parque Municipal de São Francisco Xavier.
A entrada dos protagonistas marcou o início da 15ª edição da Festa do Tropeiro, que movimenta o distrito de São José dos Campos até o fim da tarde deste domingo (9).
Além da culinária típica, de dar água na boca, o público prestigia muita cultura tradicional.
No sábado, passaram pelo Parque Municipal do distrito Giba Reis e Banda Kapiau, Moçambique da Vila Tesouro, Grupo Tapera de Viola, Danilo e João Ricardo e Fernando e Fabiano.
Na manhã deste domingo, a missa abriu o último dia da festa. A programação inclui ainda desfile de cavaleiros, carreiros e tropas, shows musicais e o encerramento com Matheus Minas e Leandro, às 17h.
Sobre a Festa do Tropeiro
A Festa preserva a tradição do tropeirismo e valoriza as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais e aproveitavam para comercializar produtos no Vale do Paraíba.
Os tropeiros eram condutores de tropas de cavalo, burros e mulas, que atravessavam extensas áreas transportando gados e mercadorias entre as regiões de produção até as fazendas e centros consumidores.
O evento é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Urbam homenageia funcionários por trabalho de excelência
Aterro sanitário conquistou nota 10 da Cetesb pela 4ª vez consecutiva – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Urbam (Urbanizadora Muniipal) prestou homenagem aos mais de 130 funcionários da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos nesta sexta (7) após a conquista pela quarta vez consecutiva da nota 10 conferida pela Cetesb ao aterro sanitário de São José dos Campos.
Em 2023, apenas 11 aterros sanitários receberam essa nota máxima, sendo 7 particulares e 4 municipais, incluindo o de São José dos Campos.
A dedicação dos funcionários foi essencial para alcançar esse reconhecimento, assim como os contínuos investimentos da Prefeitura de São José dos Campos na operação e manutenção do aterro, com foco na prevenção, monitoramento e expansão sustentável.
Funcionários foram reconhecidos pela excelência na gestão do aterro | Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o aterro nota 10 é uma das ações de sustentabilidade desenvolvidas. Destacamos ainda a coleta seletiva em 100% da área urbana e no distrito de São Francisco Xavier, a geração de energia por meio de biogás do aterro sanitário, o estudo para tratamento dos resíduos e do chorume, as ações de limpeza pública, entre outras.
Região leste recebe novo PEV durante Semana do Meio Ambiente
A nova unidade é a quarta no modelo de Eco-PEV – que utiliza soluções ambientais na construção do espaço – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A região leste de São José dos Campos ganhou mais um (PEV) Ponto de Entrega Voluntária, dentro das ações da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura. Localizado entre as avenidas Benedito Friggi com a Sansão Peres de Almeida, no Pararangaba, o espaço foi aberto na tarde desta terça-feira (4) para a comunidade.
O PEV do Pararangaba é o quarto da região leste. Além dele existem unidades no Galo Branco, Novo Horizonte e Jardim Copacabana. A iniciativa visa oferecer ao munícipe um local gratuito e organizado para entrega de materiais que precisam ser descartados de forma consciente e dentro dos padrões sustentáveis.
A nova unidade é a quarta no modelo de Eco-PEV, que utiliza soluções ambientais na construção do espaço, com telhado e tijolo em material reciclado, além de espaço próprio para a Educação Ambiental.
No PEV, os munícipes podem descartar diversos materiais, como restos da construção civil, óleo de cozinha, eletroeletrônicos, móveis, pneus, lâmpadas, papel, plásticos, entre outros. A cada entrega é recebido 1 metro cúbico de resíduos por munícipe.
Novo PEV foi entregue durante ações da Semana do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Semana do Meio Ambiente
O novo PEV foi entregue à população entre uma das diversas ações da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura. Até sábado (8), o público também poderá participar de plantio de mudas, roda de conversa sobre hortas comunitárias e PANC, oficina de compostagem, arbotrilha, entre outras opções em São José e no distrito de São Francisco Xavier.
Algumas atividades necessitam de inscrição prévia, confira a programação completa no site da Prefeitura. Confira a programação completa no site.
Endereços dos PEV’s
Oeste
• Urbanova | Avenida Dr. Dilson Lara, 80, Residencial Monserrat
Sudeste
• Santa Luzia – Putim | Avenida Vicente Brandão Ferreira, 293
Sul
• Campo dos Alemães | Avenida dos Evangélicos, 601
• Dom Pedro 2º | Rua Antônio Eduardo Alvarenga, 130
• Residencial Gazzo | Rua Arcilio Moreira da Silva, 774 (ao lado do cemitério Colonia Paraíso)
• 31 de Março | Rua Guidoval, 100
• Jardim Satélite | Rua Estrela Dalva, 135
• Interlagos | Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21
Leste
• Pararangaba – Entre as Avenidas Benedito Friggi com a Sansão Peres de Almeida
• Galo Branco | Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811
• Novo Horizonte | Avenida Tancredo Neves, 5630 (esquina com a Rua dos Topógrafos)
• Jardim Copacabana | Rua Charles Diamond, 80 (em frente à Praça Joaquim Figueira de Andrade)
Norte
• Altos de Santana | Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira)
• Vila Jaci | Rua Xavantes, 367
Centro
• Jardim Jussara | Rua Ana Gonçalves da Cunha, 370 (ao lado do Estádio Martins Pereira)
São Francisco Xavier
• Rua Joaquim Cláudio da Silva
Região leste agora conta com 4 PEV’s | Foto: Cláudio Vieira/ PMSJC.
Braspress terá base no aeroporto de São José
Aeronave da Braspress durante “batismo” no aeroporto de São José – Foto: Alisson Silva – Foto: Divulgação.
A Braspress, empresa de transporte aéreo de cargas domésticas, anunciou que vai utilizar o aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos como base de manutenção e suplementar para suas operações.
O anúncio foi realizado por executivos da empresa durante a apresentação do mais novo avião da Braspress Air Cargo. A aeronave, um Boeing 737-400F, foi recebida em São José com o tradicional batismo pelos diretores da empresa brasileira de logística e representantes do setor nesta terça-feira (4).
As operações de carga devem ser iniciadas no segundo semestre com voos para o norte e nordeste do Brasil, especialmente para Manaus (AM).
Segundo Urubatan Helou, presidente da Braspress, a escolha do aeroporto de São José dos Campos para base de manutenção se deu pela posição estratégica da cidade.
“São José dos Campos é o principal centro tecnológico aeronáutico do Brasil. Portanto, decidimos criar a base de manutenção e assistência técnica na cidade”, afirmou.
Eduardo do Valle, CEO da SJK Airport, concessionária que administra o aeroporto, destacou que São José dos Campos vem se consolidando como o 4º aeroporto de grande porte da macrometrópole de São Paulo. “Estamos aportando capacidade, segurança e eficiência ao principal mercado da aviação brasileira”, destacou.
São José convoca 7ª Conferência Municipal da Cidade
As conferências seguem as diretrizes do Ministério das Cidades e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e visam discutir políticas públicas para o desenvolvimento urbano; primeira reunião acontece no dia 10 de junho – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos irá realizar a 7ª Conferência Municipal da Cidade de São José dos Campos – Etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 7ª Conferência Estadual das Cidades de São Paulo, entre os dias 28 de maio e 30 de junho de 2024.
Na próxima segunda-feira (10) haverá uma reunião preparatória para compor a Comissão Organizadora Municipal, que será responsável pela organização do evento. A reunião será às 18h30, no Cefe (Centro de Formação do Educador), ao lado do Parque da Cidade, na Av. Olivo Gomes, 250, em Santana.
A realização da reunião preparatória é prevista nos termos do Art. 1º do Decreto n. 19.642, de 28 de maio de 2024, e voltada às entidades que atuam no município nos segmentos relacionados à política de desenvolvimento urbano, que são convidadas a participarem.
As conferências seguem as diretrizes do Ministério das Cidades e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e visam discutir políticas públicas para o desenvolvimento urbano.
A Comissão Organizadora Municipal, que será composta por três representantes designados pelo segmento movimentos populares; um representante dos trabalhadores, designado por entidade sindical de trabalhadores; um representante de empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, designados pelo segmento; um representante de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; um representante de organizações não governamentais com atuação na área do desenvolvimento urbano sustentável e quatro membros da municipalidade.
A Comissão Organizadora Municipal também ficará responsável por organizar a 7ª Conferência, que tem como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
O edital com todas as informações sobre a Conferência, assim como demais documentos e programação podem ser consultados no site da Prefeitura.
Serviço
7ª Conferência Municipal da Cidade
Reunião Preparatória
Data: 10/6/2024
Horário: 18h30
Local: Cefe, Av. Olivo Gomes, 250 – Santana
Urbam recolhe 11 toneladas de resíduos após procissões
Limpeza foi feita em todas as regiões nas proximidades de 20 paróquias após procissões de Corpus Christi – Foto: Divulgação.
Rapidamente as ruas foram limpas após as procissões de Corpus Christi em todas as regiões da cidade. Foram coletadas 11 toneladas de resíduos na última quinta (30). A Urbam realizou um mutirão de limpeza com mais de 100 agentes ambientais da varrição para realizar a limpeza das ruas, em bairros das regiões norte, leste, centro-oeste, sudeste e sul em todos os trajetos das procissões nas proximidades de 20 paróquias.
A procissão de Corpus Christi é uma das mais tradicionais festas dos católicos. Os moradores enfeitam as ruas com areia colorida, serragem, pó de café e vários outros materiais formando os belos tapetes ornamentais por onde andam os fiéis.
Os materiais recolhidos são ensacados e depois recolhidos pelas equipes da coleta comum.
São José tem novo saldo positivo de empregos em abril
Setor de serviços volta a gerar o maior número de empregos com carteira assinada durante o mês de abril – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
São José dos Campos gerou, em abril, 1.523 novos empregos com carteira assinada, chegando a 5.362 nos primeiros 4 meses do ano. Este é o quarto mês consecutivo que o município apresenta resultado positivo na geração de empregos.
O setor de serviços, mais uma vez, foi o que mais ofertou vagas, com 1.132, seguido da construção civil (216), indústria (99) e comércio (77). Apenas o setor de agropecuária apresentou retração de 1 vaga.
No acumulado dos últimos 12 meses – de maio de 2023 a abril de 2024 –, o município gerou um total de 9.091 empregos com carteira assinada.
Todos estes dados constam do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira (29).
O saldo de empregos, segunda metodologia do Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
Qualificação
A Prefeitura oferece cursos de qualificação gratuitos à população, por meio do Programa Qualifica São José. O objetivo é incentivar a capacitação dos trabalhadores para o mercado de trabalho, como forma de ampliar as chances de recolocação.
Em 2023, foram oferecidas por meio do programa 32 mil vagas, com mais de 50 mil inscrições de pessoas interessadas em participar dos muitos cursos de qualificação, que são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou à distância.
O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024.
Empresas são habilitadas para modelo de tratamento de chorume
Projeto consiste em tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante e água de reuso – Foto: Divulgação.
Quatro empresas foram habilitadas para apresentar o projeto básico que irá subsidiar o modelo de concessão para contratação dos serviços de instalação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento de chorume no aterro sanitário municipal de São José dos Campos, que é operado pela Urbam.
As empresas Ast, Dutrafer, Kemia e Ouronitro têm até as 16h30 do dia 28 de junho para apresentar o projeto básico à banca avaliadora.
A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante nitrogenado e água de reuso, a qual será utilizada para irrigação de áreas verdes e lavagens de ruas e áreas públicas minimizando o consumo de água potável no município.
Chorume
O aterro sanitário recebe atualmente uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com vida útil estimada de 10 anos. O processo de decomposição desses resíduos (aliado às chuvas) produz um líquido (chorume – em média 350 m³ de chorume por dia), que é conduzido por meio do sistema interno de drenagem até os reservatórios (lagoas de chorume).
Atualmente, a destinação final do chorume é feita diariamente por meio de diversas viagens em carretas tanques duplos até a Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, cujo transporte gera custos.
Número de homicídios reduz 75,9% no 1º quadrimestre do ano
Integração de Forças Policiais e tecnologia avançada reduz criminalidade em São José – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Os 7 homicídios ocorridos durante o primeiro quadrimestre de 2024, representam uma redução de 75,9% em comparação aos 29 registrados no mesmo período de 2016, ano anterior ao início do Programa São José Unida, da Prefeitura de São José dos Campos. Os dados são da SSP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo).
Em relação ao mesmo período do ano passado, a redução de 50% no número de homicídios (de 14 para 7) também foi bastante significativa, mostrando uma boa queda nos índices de criminalidade, conforme balanço da SSP.
Ainda segundo as estatísticas da SSP, os roubos de veículos também diminuíram 46,7%, enquanto os furtos caíram 50%. Outras modalidades criminais apresentaram reduções, incluindo roubos (-30%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 27,1%. O destaque inclui a ausência de latrocínio, roubo seguido de morte.
O programa São José Unida realiza, desde 2017, uma série de iniciativas colaborativas entre as forças de segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o auxílio da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Informações). As ações desempenham um papel fundamental na diminui diminuição dos índices de criminalidade no município.
Eficiência
Também houve um número significativo de prisões realizadas por mandado judicial no início de 2024. De acordo com a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São José dos Campos, entre janeiro e abril, 258 pessoas foram presas por mandado, com a contribuição do CSI.
São mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas e mais de 580 veículos recuperados.
Além dos veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.450 ocorrências, em que 1.141 suspeitos foram detidos e 233 procurados pela justiça foram capturados.
São José Unida
O programa tem como objetivo unir esforços para prevenir e reduzir os índices de criminalidade. Eles são formados pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP.
Ponte da Via Jaguari recebe vigas pré-moldadas
Vigas são lançadas com ajuda de uma “treliça”, utilizada em situações de difícil acesso em substituição aos tradicionais guindastes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
As obras da Via Jaguari, que serão o novo acesso à região norte de São José dos Campos, entraram em uma nova fase: a instalação das vigas de sustentação da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul.
Para a operação do lançamento dessas vigas, quase 50 pessoas estão envolvidas no processo. E em toda a obra da Via Jaguari cerca de 100 profissionais estão dedicados ao projeto.
Estrutura
As 36 vigas foram produzidas no próprio canteiro de obras. Cada viga tem quase 40 toneladas, sendo a maioria delas, com 25 metros de comprimento. Todo o processo do lançamento das vigas utiliza um veículo transportador e uma treliça para “deslizar” cada uma das vigas até a posição original sobre as travessas.
Essa “treliça lançadeira” (equipamento vermelho sobre a estrutura da ponte nas fotos) é utilizado em situações de difícil acesso, em substituição aos tradicionais guindastes.
Ponte
Ao final das obras, a ponte que está posicionada ao lado da linha férrea, terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura, com duas faixas de rolamento, incluindo passeio com ciclovia compartilhada. Há cerca de 10 metros de altura do Rio Paraíba do Sul.
Mais de 100 profissionais estão dedicados ao projeto na Via Jaguari | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Voluntários fazem a diferença no Fundo Social
As doações são enviadas por meio de parceiros, como DCTA; mais de 830 voluntários já passaram pelo Fundo desde o início da campanha – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Desde o início da campanha em prol das famílias gaúchas atingidas pela catástrofe no início deste mês, mais de 830 voluntários já passaram pelo Centro de Distribuição do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.
Tão importante quanto a doação de insumos, como alimentos, ração para os pets, cobertores e materiais de higiene e limpeza, é o tempo compartilhado pelos voluntários, que ajudam especialmente na triagem. Munícipes, servidores públicos, grupos do DCTA, Tiro de Guerra, representantes de entidades sociais e religiosas, de todas as idades, já passaram pelo local.
Emoção e ação
“A gente vê o que está acontecendo lá no sul e tenta ajudar um pouquinho aqui, na nossa cidade, atuando na triagem. Saio cedo de casa, vou fazer minha ginástica na Casa do Jovem e depois venho para cá e fico algumas horinhas”, conta Maria Célia Luz, que mora na região norte e ajuda no Fundo Social há duas semanas.
Tendo incentivo das filhas, netos e até do bisneto, Maria se vê ainda mais motivada em contribuir. “É emocionante ver a solidariedade das pessoas, que ajudam tanto os que mais precisam neste momento, cada ação vale muito”, destaca.
Maria Célia ajuda diariamente na triagem de doações há cerca de duas semanas | Foto: PMSJC.
Outra família envolvida é a de Wanda Bento Garcia e a filha Camila Barbosa de Castro. As moradoras da região sul, atravessam a cidade diariamente para serem voluntárias no Centro de Distribuição.
A dupla participa também levando doações e convidando os amigos e familiares a participarem. “É gratificante poder vir aqui para ajudar. Saber o que se passa no Rio Grande do Sul me comove muito, então tento fazer um pouco que seja aqui, no meu dia a dia”, conta Wanda.
“Sempre participo de ações voluntárias, com meus amigos do grupo Suçuarana. Nos colocamos à disposição para ajudar com o que precisar. Se cada um puder doar uma ou duas horinhas por dia já faz muita diferença. E é gratificante”, afirmou Camila.
Camila e Wanda, que são mãe e filha, contribuem no Fundo como voluntárias e incentivam amigos | Foto: PMSJC.
Quem quiser colaborar sendo voluntário do Fundo Social pode se dirigir à sede do Fundo, em Santana, fazer um cadastro no local e seguir as orientações da equipe do Fundo Social.
É importante lembrar que toda ação é voluntária e as pessoas são orientadas a irem de roupa confortável e usarem luvas e máscaras, se preferirem.
Campanha continua
O Fundo Social orienta para que seja suspensa neste momento a doação de roupas, devido a grande quantidade já arrecadada.
A prioridade é para o recebimento de doações de materiais de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, itens de limpeza e rações para animais.
Pontos de entrega
Os pontos de entrega de doações ficam no Centro de Distribuição, em Santana, na Avenida Olivo Gomes, com drive-thru na portaria do Parque da Cidade, no Parque Vicentina Aranha, Clube de Campo Santa Rita AESJ, nos shoppings Colinas e Jardim Oriente, na sede da Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba), além do Paço Municipal, secretarias externas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades da prefeitura.
Novos pontos de arrecadação são disponibilizados frequentemente.
Todos os endereços estão atualizados no site do Fundo Social, clique aqui.
Itens prioritários:
- Produtos de higiene pessoal
- Produtos de limpeza
- Ração para os pets
- Alimentos não perecíveis
Mais informações
- Acompanhe o Fundo Social pelo Instagram
- Telefone do Fundo Social: (12) 3911-8060
- O Fundo Social funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e neste sábado das 8h às 16h na Avenida Olivo Gomes, 100 (galpão ao lado da Fundação Cultural Cassiano Ricardo)
- Drive-thru na portaria do Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, Santana) das 9h às 16h de segunda a sábado.
Ação voluntária acontece desde o início da campanha no Centro de Distribuição do Fundo | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
GCM participa de evento sobre Inteligência Artificial e Segurança
Cerca de 400 alunos participaram de um congresso em escola da região oeste sobre tecnologia e segurança – Foto: Divulgação.
Nesta última terça-feira (21), representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram de um Congresso de Educação, em São José dos Campos, para discutir sobre o uso da tecnologia e da inteligência artificial aplicadas à segurança pública.
Além dos professores e da equipe pedagógica, cerca de 400 estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, participaram do evento no Colégio Planck, na região oeste da cidade.
Os óculos inteligentes com reconhecimento facial, utilizados pela GCM em patrulhamentos e grandes eventos, despertaram grande curiosidade e interesse dos presentes, como exemplo prático do uso da tecnologia.
Centro de Segurança e Inteligência
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI), equipado com tecnologia de ponta, foi apresentado como um exemplo de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade.
Os alunos assistiram entusiasmados a apresentação em vídeo que demonstrou o funcionamento das câmeras inteligentes e todas as suas funcionalidades, como: reconhecimento facial e rastreamento de pessoas, objetos e veículos.
Sara da Paz Santos, estudante do ensino médio, expressou sua surpresa com o nível avançado da tecnologia apresentada. “Eu não tinha conhecimento tão aprofundado sobre a segurança tecnológica da nossa cidade. Com a palestra, entendi como funciona o CSI e fiquei impressionada com tanta tecnologia”, disse.
O CSI opera uma rede de 1.200 câmeras inteligentes e a tecnologia também oferece detecção de movimento e tempo de permanência, bem como a instalação de pontos remotos de acesso em todas as sedes das forças de segurança locais.
Palestras e visitas
Escolas interessadas em promover palestras sobre segurança pública, segurança como autocuidado, questões relacionadas à tecnologia, ou que quiserem agendar visitas ao CSI, podem consultar a disponibilidade e agendar pelo e-mail sepac@sjc.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3901-2400.
Serviço de varrição é ampliado para 17 bairros
Ampliação da varrição abrange bairros na regiões leste, norte, sul e sudeste – Foto: Charles de Moura/PMSJC.
O serviço de varrição e capina manual de guias e sarjetas será ampliado para 17 bairros nas regiões leste, norte, sul e sudeste de São José dos Campos, a partir de 27 de maio.
A ampliação visa atender os moradores nos bairros regularizados.
Passam a ser atendidos com os serviços, uma vez por semana, os bairros:
Serrote, Chácara Boa Esperança, Jardim Ebenezer, Jardim Primavera, Portal do Céu, Residencial Dunamis, Santa Lúcia, Santa Rita, Setparque, Vila Matilde (leste), Chácara das Oliveiras, Freitas, Mirante do Buquirinha (norte), Floresta, Portal dos Pássaros, Setville (sudeste) e Jardim Mesquita (sul).
A programação poderá ser consultada no site da Urbam.
A Urbam instalou um novo ponto de apoio à varrição no bairro Jardim Mariana para atender aos funcionários que atuarão na região leste.
Serviço de varrição
Mais de 400 agentes ambientais realizam o serviço de varrição usando os itinerários georreferenciados, removendo os resíduos sólidos encontrados nas sarjetas das vias pavimentadas, nos canteiros centrais, nas calçadas públicas e nas lixeiras verdes, conforme programação divulgada no site da Urbam.
O serviço de varrição recebe melhoria constante, com ampliação no atendimento aos bairros e inovações, como um plano de varrição georreferenciado, duplas de varrição, monitores de bicicleta e a retomada dos serviços da varredeira.
É feita também a capina manual nas vias pavimentadas removendo as ervas daninhas das sarjetas, guias, calçadas públicas e entorno de pontos de ônibus.
Como colaborar
. Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09
. Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima
. Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e deposite nas lixeiras
. No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais
. Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada
. Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV´s para a entrega gratuita desses resíduos
. Não disponibilize equipamentos eletroeletrônicos nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem serviço gratuito de recolhimento nas residências (agendamento pelo 156).
São José intensifica combate à exploração sexual infantil
Equipes dos Creas e da Saúde durante conscientização no Conexão Juventude do último domingo; todos juntos na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para conscientizar a população, ao longo de todo este mês está sendo realizada a campanha Faça Bonito, referente ao Maio Laranja.
O objetivo é alertar, mobilizar, sensibilizar e informar toda a sociedade sobre as diversas formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, uma das mais graves violações de direitos.
É fundamental garantir que todas as crianças e adolescentes possam se desenvolver de forma segura e protegida de qualquer tipo de violência intrafamiliar ou de exploração sexual (tráfico, pornografia, contexto da prostituição e turismo sexual, entre outras).
Conscientização
Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) têm promovido rodas de conversa para sensibilizar os munícipes e engajá-los nas ações de prevenção.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, os profissionais da saúde estão sendo orientados sobre os transtornos mentais, encaminhamentos e ações para combater esta forma de violência contra crianças e adolescentes.
O trabalho de conscientização e mobilização também está sendo realizado nas salas de aula das escolas da rede de ensino municipal e das unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).
A rede de ensino municipal conta ainda com atendimento de assistentes sociais e psicólogos, em cumprimento a compromisso assumido no Plano de Gestão 2021-2024.
Mais ações
No último sábado (18), em que foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura apoiou ação de entrega de folders e materiais educativos promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no centro da cidade, em parceria com o Conselho Tutelar, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras entidades parceiras. Alunos de Direito da faculdade Vanguarda também contribuíram de forma voluntária.
No último domingo (19), durante o Conexão Juventude no Campo dos Alemães, na região sul, as equipes dos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e da Secretaria de Saúde orientaram a população, com auxílio de alunos da Faculdade Humanitas.
Até o próximo dia 31, estão programadas palestras com especialistas e rodas de conversa mediadas pelos conselheiros tutelares da cidade e por conselheiros do CMDCA em escolas públicas e particulares, universidades e empresas, entre outros locais.
Rede de proteção
São José dos Campos possui uma ampla e bem estruturada rede intersecretarias de proteção e garantia de direitos para prevenção e combate aos abusos e à exploração de crianças e adolescentes e para o acompanhamento, atendimento e tratamento dos que enfrentaram esta forma de violência, com apoio também para os familiares.
As ações são realizadas o ano todo, com capacitações constantes dos servidores de diversas secretarias.
Quando os direitos são violados, os atendimentos são realizados nos Creas, da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, e no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil e no Hospital Municipal, da Secretaria de Saúde.
A rede de proteção e garantia de direitos também é integrada pela Guarda Civil Municipal (Secretaria de Proteção ao Cidadão), Polícia Civil através da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Polícia Militar, Ministério Público e poder Judiciário.
Denuncie
Proteger nossas crianças e adolescentes é um compromisso de todos. Juntos, podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para nossos pequenos crescerem felizes e protegidos. Vamos unir nossas vozes para protegê-los.
Ligue 181 ou 100 para denunciar, gratuita e anonimamente, ajudando a salvar vidas e futuros.
Obra de drenagem e urbanização beneficiam praça na região norte
A Praça Tabajaras recebeu nova galeria de águas pluviais e melhorias no parquinho e na área verde – Foto: PMSJC.
Neste mês a Prefeitura de São José dos Campos concluiu a obra de drenagem na Praça Tabajaras, na Vila Jaci (região norte). A melhoria aumentou a capacidade de escoamento das águas de chuva no local.
Essa medida visa prevenir alagamentos e proporcionar maior segurança aos moradores e frequentadores da área, promovendo o bem-estar da comunidade.
A intervenção envolveu a reforma e expansão do sistema de bocas de lobo, com instalação de grelhas. Uma nova rede de galerias de águas pluviais foi implantada paralelamente à quadra.
Recentemente a praça também foi reurbanizada, com instalação de piso emborrachado no playground, serviço de jardinagem e plantio de novas espécies. A espaço ganhou um jardim de chuva, com camadas distintas, que absorvem a água por meio de rachões, britas, terra, composto orgânico, plantas e flores.
Fundo Social começa a enviar doações para o Sul
As doações serão enviadas pelo DCTA em parceria; campanha continua com foco em itens de limpeza, higiene e ração – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Na tarde desta quinta-feira (16), carretas de doações do Fundo Social destinadas às famílias gaúchas foram entregues no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) para envio às cidades do sul do país.
A campanha solidária do Fundo Social de Solidariedade já acontece em São José dos Campos há 12 dias e arrecadou mais de 100 toneladas de itens, entre roupas, cobertores, colchões, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza e ração para os pets.
A logística de envio dos itens tem sido organizada entre a Prefeitura e parceiros prezando pela transparência e organização do processo, a fim de garantir que as doações cheguem até quem precisa.
Nos próximos dias, outras remessas deverão ser enviadas. E a campanha solidária continua. Nesta semana, o grupo Desenvolve Vale, que tem nove pontos de arrecadação em comércios e estabelecimentos parceiros, entregou os donativos no Fundo Social. Além de mais de 100 kg de alimentos, garrafas de água potável, mais de 3 mil itens (materiais de limpeza, higiene e peças de roupas), o grupo destinou também 980 kg de material escolar, arrecadados por um colégio da cidade.
Diversos parceiros atuam com a Prefeitura na campanha solidária | Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Atenção para doações
O Fundo Social orienta para que seja suspensa neste momento a doação de roupas, devido a grande quantidade já arrecadada.
A prioridade será para o recebimento de doações de materiais de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, itens de limpeza e rações para animais.
A ajuda dos voluntários também é muito importante. Quem quiser colaborar sendo voluntário do Fundo Social pode se dirigir à sede do Fundo, em Santana, e fazer um cadastro no local.
Os voluntários podem doar o tempo que tiverem disponível para ajudar na triagem de insumos e na organização das doações, sendo orientados pela equipe do Fundo Social.
É importante lembrar que toda ação é voluntária e as pessoas são orientadas a irem de roupa confortável, com luvas e máscaras, se preferirem.
Os voluntários são bem-vindos para ajudar na triagem no Fundo Social |Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Pontos de entrega
Os pontos de entrega de doações ficam no Centro de Distribuição, em Santana, na Avenida Olivo Gomes, com drive-thru na portaria do Parque da Cidade, no Parque Vicentina Aranha, Clube de Campo Santa Rita AESJ, nos shoppings Colinas e Jardim Oriente, na sede da Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba), além do Paço Municipal, secretarias externas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades da prefeitura.
Novos pontos de arrecadação são disponibilizados frequentemente.
Todos os endereços estão atualizados no site do Fundo Social, clique aqui.
Itens prioritários:
- Produtos de higiene pessoal
- Produtos de limpeza
- Ração para os pets
- Alimentos não perecíveis
Mais informações
- Acompanhe o Fundo Social pelo Instagram
- Telefone do Fundo Social: (12) 3911-8060
- O Fundo Social funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e neste sábado das 8h às 16h na Avenida Olivo Gomes, 100 (galpão ao lado da Fundação Cultural Cassiano Ricardo)
- Drive-thru na portaria do Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, Santana) das 9h às 16h de segunda a sábado.
Confira as interdições da Via Cambuí para o Pan de Ciclismo
Toda a extensão da Via Cambuí está sinalizada com informações da interdição para o evento; evento é preparatório para os Jogos Olímpicos – Foto: Divulgação.
São José dos Campos receberá entre os dias 20 e 26 de maio o Pan-Americano de Ciclismo de Estrada. A competição reunirá aproximadamente 400 atletas e delegações esportivas de mais de 30 países na cidade. A competição terá provas nas modalidades contrarrelogio individual e resistência e será a última seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris, que serão disputados de 26 de julho a 11 de agosto.
O evento acontecerá na Via Cambuí (Avenida Isaur de Pinho Nogueira) e por este motivo a via terá ao longo dos dias de evento interdições.
Acesso exclusivo
O acesso para a TI Automotive, Colégio Inspire, Igreja da Cidade e Faculdade Humanitas será realizado exclusivamente pela Via Dutra, assim como a saída destes locais será realizada pela contramão de direção. No local haverá agentes de mobilidade para orientar os motoristas.
Interdições e rotas (21 e 23/5)
Para o evento nos dias 21 e 23, apenas o trecho entre o km 0 na Vila Industrial até a rotatória da Avibras ficará interditado, das 6h30 às 18h, pois a corrida acontece nesse trecho específico.
- Av. Juscelino Kubitschek x Via Cambuí
Sentido Dutra – Seguir pela Av. Juscelino Kubitschek até o Vd. Vista Verde (onde é possível acessar os dois sentidos da Rodovia Pres. Dutra);
Sentido Putim – Utilizar a Rodovia Pres. Dutra para acessar a Av. dos Astronautas ou seguir sentido Anel Viário e utilizar a Av. Mario Covas / Rod. dos Tamoios;
Sentido Setville – Seguir sentido Vista Verde e acessar pelo Campos de São José;
Sentido Res. São Francisco – Utilizar a Rodovia Pres. Dutra para acessar a Av. dos Astronautas e seguir pelo Jd. Uirá;• Saída da Rod. Pres. Dutra x Via Cambuí
Sentido Putim – Retornar no Vd. Vista Verde e utilizar a Rodovia Pres. Dutra para acessar a Av. dos Astronautas ou seguir sentido Anel Viário e utilizar a Av. Mario Covas / Rod. dos Tamoios;
Sentido Setville – Seguir sentido Vista Verde e acessar pelo Campos de São José;
Sentido Res. São Francisco – Retornar no Vd. Vista Verde e utilizar a Rodovia Pres. Dutra para acessar a Av. dos Astronautas e seguir pelo Jd. Uirá;• Av. Madre Tereza de Calcutá x Via Cambuí (Res. São Francisco)
Sentido Centro/Dutra – Seguir pela Av. Lívio Veneziani até a Av. dos Astronautas;
Sentido Putim – Utilizar a Av. dos Astronautas / Av. Brig. Faria Lima até a Av. Amin Simão (Avibras) para seguir sentido Putim;• Av. Robson Custódio Machado x Av. Madre Tereza de Calcutá
Sentido Centro – seguir sentido Jd. Santa Julia/Jd. São Judas Tadeu e utilizar a Rodovia dos Tamoios no sentido centro;• Res. Recanto dos Eucaliptos
Acesso controlado na Rotatória, sendo possível apenas entrar e sair através da Av. Glaudiston Pereira de Oliveira / Jd. Flamboyant / Av. dos Astronautas;• Condomínio Verana / Portal dos Pássaros
Acesso e saída apenas através da Av. Glaudiston Pereira de Oliveira / Jd. Flamboyant / Av. dos Astronautas;• Av. João Rodolfo Castelli (Região do Putim)
Acesso e saída preferencialmente através da Rodovia dos Tamoios / Jd. São Judas Tadeu, sendo possível o acesso para a Av. Guido Fontegalant Pessoto (sentido Avibras / Av. dos Astronautas), tendo passagem controlada em pare/siga na rotatória.
Rotatória do São Francisco sinalizada sobre os dias e horários de interdição da via| Foto: Divulgação.
Interdições e rotas (24, 25 e 26/5)
Nos dias 24, 25 e 26 a Via Cambuí estará interditada (a partir do km 0 na Vila Industrial até a rotatória de acesso ao Residencial São Francisco). Nesta datas, as interdições ocorrem da seguinte forma:
24/05 (sexta) – Interdição às 8h30 no trecho entre o km 0 na Vila Industrial até a rotatória de acesso ao Residencial São Francisco. Alguns minutos antes da largada, que está programada para as 10h00, o restante do percurso até o acesso à Rodovia dos Tamoios será temporariamente interditado para a passagem dos atletas, sendo imediatamente liberado após a passagem do pelotão. Voltando a ser interditado temporariamente no retorno dos competidores.
25/05 (sábado) – Interdição às 7h no trecho entre o km 0 na Vila Industrial até a rotatória de acesso ao Residencial São Francisco. Alguns minutos antes da largada, que está programada para as 09h00, o restante do percurso até o acesso à Rodovia dos Tamoios será temporariamente interditado para a passagem dos atletas, sendo imediatamente liberado após a passagem do pelotão. Voltando a ser interditado temporariamente no retorno dos competidores.
26/05 (domingo) – Interdição às 6h no trecho entre o km 0 na Vila Industrial até a rotatória de acesso ao Residencial São Francisco. Alguns minutos antes da largada, que está programada para as 08h00, o restante do percurso até o acesso à Rodovia dos Tamoios será temporariamente interditado para a passagem dos atletas, sendo imediatamente liberado após a passagem do pelotão. Voltando a ser interditado temporariamente no retorno dos competidores.
Painéis eletrônicos também estão posicionados informando sobre as interdições |Foto: Divulgação.
Rotas alternativas:
– Quem precisa entrar ou sair do Putim
Utilizar a Av. dos Astronautas ou Anel Viário para acessar a Av. Mario Covas / Rod. dos Tamoios;
ou Utilizar a Av. dos Astronautas / Av. Brig. Faria Lima até a Av. Amin Simão
– Quem precisa entrar ou sair do Setville
Utilizar os acessos pelo bairro Campos de São José ou Jd. Santa Julia;
– Quem precisa entrar ou sair do Residencial São Francisco
Utilizar a Av. dos Astronautas e seguir pelas vias do Jd. Uirá
– Acesso liberado apenas pela Dutra: TI Automotive, Colégio Inspire, Igreja da Cidade e Faculdade Humanitas (com orientação dos Agentes de Mobilidade no local)
– Av. Madre Tereza de Calcutá x Via Cambuí (Res. São Francisco)
Sentido Centro/Dutra – Seguir pela Av. Lívio Veneziani até a Av. dos Astronautas;
Sentido Putim – Utilizar a Av. dos Astronautas / Av. Brig. Faria Lima até a Av. Amin Simão (Avibras) para seguir sentido Putim;
– Av. Robson Custódio Machado x Av. Madre Tereza de Calcutá
Sentido Centro – seguir sentido Jd. Santa Julia/Jd. São Judas Tadeu e utilizar a Rodovia dos Tamoios no sentido centro;
– Res. Recanto dos Eucaliptos
Acesso controlado na Rotatória, sendo possível apenas entrar e sair através da Av. Glaudiston Pereira de Oliveira / Jd. Flamboyant / Av. dos Astronautas;
– Condomínio Verana / Portal dos Pássaros
Acesso e saída apenas através da Av. Glaudiston Pereira de Oliveira / Jd. Flamboyant / Av. dos Astronautas;
– Av. João Rodolfo Castelli (Região do Putim)
Acesso e saída preferencialmente através da Rodovia dos Tamoios / Jd. São Judas Tadeu, sendo possível o acesso para a Av. Guido Fontegalant Pessoto (sentido Avibras / Av. dos Astronautas), tendo passagem controlada em pare/siga na rotatória.
– Rotatória do Residencial São Francisco
Interditado apenas a Via Cambuí no sentido Dutra, permanecendo a rotatória liberada para cruzamentos;
– A Av. São Nicolau terá sinalização provisória de restrição de estacionamento nos dias de prova, onde serão mantidos agentes para impedir que veículos estacionem no local.
– Os atletas serão escoltados no restante do percurso, havendo bloqueio total dos cruzamentos e rotatórias por alguns minutos apenas durante a passagem de ida e volta dos atletas, sendo estes totalmente liberados imediatamente após a passagem do comboio.
São José divulga novos membros do Conselho da Assistência Social
A eleição foi realizada no último dia 10 na Casa do Idoso Centro; os novos conselheiros tomam posse em junho – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos divulgou, nesta sexta-feira (17), o resultado da eleição do Conselho Municipal de Assistência Social, realizado no último dia 10 na Casa do Idoso Centro.
Os nomes dos novos conselheiros, que tomarão posse no mês que vem para mandato de dois anos, no biênio 2024-2026, foi publicada no Diário Oficial do Município. Confira a lista com os nomes dos novos conselheiros.
Foram eleitos nove representantes da sociedade civil organizada em três fóruns (trabalhadores, usuários e entidades de assistência social), cujo trabalho esteja relacionado à área de assistência social e usuários da rede socioassistencial. Para cada conselheiro titular, também foi eleito um suplente.
O Conselho
O Conselho Municipal da Assistência Social é uma instância deliberativa do Sistema Descentralizado e participativo de Assistência Social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, dentre suas atribuições estão: exercer a orientação e controle do Fundo Municipal de Assistência Social, aprovar a política municipal de Assistência Social, aprovar o Plano Municipal de Assistência Social e inscrever e fiscalizar as Entidades e organizações de Assistência Social no âmbito do município.
O Conselho é formado paritariamente por 9 representantes do poder público e seus respectivos suplentes e 9 representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes.
Mais informações pelo telefone 3909-2669.
Prefeitura vai implantar cobertura retrátil em 1ª piscina pública
Projeto da cobertura retrátil começou a ser construído na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi; prazo é de cinco meses – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a construção da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, que fica na região sul da cidade. Esta será a primeira piscina pública do município a receber tal estrutura.
A obra, executada pela empresa DFA Construções e Engenharia Ltda-ME, terá um custo de R$ 1,7 milhão e está prevista para ser concluída em cinco meses.
A nova estrutura contará com placas em policarbonato solar translúcido na parte superior, com tratamento UVA e UVB, e portas de correr na parte inferior, permitindo a abertura do espaço. O material utilizado será acrílico de alta resistência, com 95% de transparência natural, proteção UVA e UVB, e alta resistência a impactos e riscos.
A piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi é uma das mais movimentadas de São José dos Campos, com 761 alunos matriculados nas aulas gratuitas de natação, hidroginástica e no programa pais e filhos.
Durante o último Projeto Verão, realizado de outubro a março, a unidade foi a que atendeu o maior número de pessoas entre as 12 piscinas públicas abertas para o lazer da comunidade, com um total de 7.911 atendimentos.
Piscina pública do Morumbi é uma das mais frequentadas |Foto: Divulgação.
Urbam e Prefeitura homenageiam agentes ambientais
Quase 750 funcionários iniciam as atividades logo cedo para deixar a cidade limpa e organizada – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Os agentes ambientais da Urbam (Urbanizadora Municipal) que atuam nos serviços de varrição, coleta de resíduos e na educação ambiental foram homenageados nesta quinta (16), pelo Dia do Agente Ambiental, data em que é comemorado o Dia do Gari.
São quase 750 funcionários que começam as atividades logo cedo para deixar a cidade limpa e organizada, refletindo na qualidade de vida e saúde dos moradores.
Os profissionais receberam um kit lanche logo no primeiro horário do trabalho. A Prefeitura de São José dos Campos e a Urbam agradecem e parabenizam os profissionais pelo seu dia.
Agentes Ambientais
Em 2007, os profissionais da limpeza pública da cidade foram reconhecidos como agentes ambientais. A iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional do funcionário que mantém a cidade limpa, garantindo a qualidade de vida dos moradores, além da preservação ambiental.
Como colaborar
. Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09
. Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima
. Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e deposite nas lixeiras
. No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais
. Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada
. Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV’s para a entrega gratuita desses resíduos
. Não disponibilize equipamentos eletroeletrônicos nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem serviço gratuito de recolhimento nas residências (agendamento pelo 156).
Operação do São José Unida captura procurados pela Justiça
Com início no Parque da Cidade, ação das forças de segurança foi realizada na região norte – Foto: Divulgação.
Na quarta-feira (15), as forças integradas do programa São José Unida, da Prefeitura de São José dos Campos, realizaram a Operação Impacto na região norte da cidade. A ação resultou em duas capturas de procurados pela Justiça, 33 autuações de trânsito, 141 veículos fiscalizados, 140 pessoas abordadas, entre outras ocorrências.
A operação começou na Avenida Olivo Gomes, próximo ao Parque da Cidade, e contou com equipes da Prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM), Detran, Polícia Civil e Polícia Militar – Força Tática, Rocam, 3º BAEP, Grupamento Aéreo, Dejem, Atividade Delegada, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária Estadual, com apoio da cavalaria e canil da corporação.
Operação teve início no Parque da Cidade, na região norte | Foto: Divulgação.
A fim de aumentar a sensação de segurança e tranquilidade da população e tendo o apoio do helicóptero Águia da PM, a operação foi realizada das 14h30 às 22h30. As ações incluíram saturação e visibilidade, pontos de bloqueio de trânsito, combate ao crime, focando no tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, recaptura de procurados da Justiça, segurança dos pedestres, comércios e fiscalização de trânsito, além de inspeções em estabelecimentos comerciais e locais suspeitos de desmanche.
As forças de segurança trabalham em ações conjuntas por toda a cidade | Foto: Divulgação.
Saldo
- 2 procurados pela Justiça recapturados
- 140 pessoas abordadas
- 109 carros fiscalizados
- 3 carros recolhidos
- 32 motocicletas fiscalizadas
- 4 motocicletas recolhidas
- 2 termos de vistoria ambiental lavrados
- 33 autuações de trânsito
Aprovação
Pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) referente ao 1º trimestre de 2024 aponta que 91,2% dos munícipes avaliam positivamente as ações da GCM e 85,2% aprovam a segurança pública em São José dos Campos.
Além disso, os números da Secretaria da Segurança Pública (SSP) também são positivos, com redução nos índices de criminalidade, refletindo o empenho das forças de segurança em manter a cidade cada vez mais segura.
Com apoio da cavalaria e do canil da PM, operação ocorreu das 14h30 às 22h30 | Foto: Divulgação.
São José adere a credencial digital de estacionamento de idosos
Serviços continuam disponíveis no Acesso Já, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, na Praça Afonso Pena – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos acaba de disponibilizar mais uma forma para que as pessoas com mais de 60 anos possam emitir sua credencial de estacionamento: a Carteira Digital de Trânsito.
São José dos Campos fez a adesão ao Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e, a partir deste mês de maio, os idosos que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) poderão gerar o documento diretamente no aplicativo CNH Digital (clique para baixar o app Android e IOS) e fazer a impressão, sem precisar sair do conforto de suas casas para ter acesso ao serviço.
Vagas especiais
O documento é obrigatório para uso das vagas exclusivas. Tais vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.
Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para a fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.
Acesso Já
A nova modalidade não limita ou restringe as emissões do documento, de forma presencial, no atendimento do Acesso Já, na Praça Afonso Pena, na região central. Lá o serviço continua disponível de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.
A emissão das credenciais de estacionamento para as pessoas com mais de 60 anos (habilitados e não habilitados) e para as pessoas com deficiência estão disponíveis no Acesso Já, pois o Portal de Serviços da Senatran ainda não disponibilizou essa função.
Vale lembrar que o documento também garante o uso das vagas especiais no estacionamento rotativo das ruas da cidade, mas não a isenção no sistema, de acordo com a Resolução CONTRAN 303/08 e o Decreto Municipal 18.788/2021).
Veja o passo a passo para emitir seu documento pelo Aplicativo da CNH Digital:
Ilustrações do Portal do Senatran
Voluntários se dedicam no Fundo Social neste sábado
Mais de 250 voluntários se uniram na corrente de solidariedade, ajudando na triagem e separação de doações no Fundo Social – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Doação de recursos, roupas, alimentos, tempo e claro, muito amor. Em meio a tragédia que assolou diversos municípios do Rio Grande do Sul, o pouco que se doa faz a diferença na vida de milhares de pessoas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Neste sábado (11), em São José dos Campos mais de 250 voluntários se uniram numa corrente de solidariedade.
Para Nilo Vieira, professor da Fatec, o dia seria de descanso, mas ele aproveitou a folga para auxiliar o Fundo Social de Solidariedade na triagem de itens arrecadados.
“Muitas doações estão chegando. É a segunda vez que venho aqui ajudar, acho muito importante contribuir também nessa na separação”, disse.
Kátia Rubial Ribeiro da Luz, que trabalha na UBS Centro 2, também entrou para o time de voluntários. Para a servidora da saúde, a empatia é comovente.
“Me coloco muito no lugar dos outros, a dificuldade que estão passando. Nós temos que fazer algo para ajudá-los. O que me acalma é saber que tudo o que foi arrecado vai trazer um pouco de conforto e dignidade a quem precisa”, afirmou.
Segundo Kátia, o momento é também de reflexão e crescimento. “isso faz a gente dar mais valor as pequenas coisas, nós temos tudo que precisamos”, destaca.
Participam também da ação grupos da Defesa Civil, Cruz Vermelha de São José, motoclubes, Grupo Suçuarana, Ação Solidária Adventista, escoteiros, grupos de igrejas e munícipes.
Seja voluntário!
Quem quiser colaborar sendo voluntário do Fundo Social de Solidariedade pode se dirigir à sede do Fundo, em Santana, e fazer um cadastro no local.
Os voluntários podem doar o tempo que tiverem disponível para ajudar na triagem de insumos e na organização das doações, sendo orientados pela equipe do Fundo Social.
É importante lembrar que toda ação é voluntária e as pessoas são orientadas a irem de roupa confortável, com luvas e máscaras, se preferirem.
Doações
A campanha de ajuda às vítimas do sul do país continua no Fundo Social de Solidariedade, com ponto de entrega de doações no Centro de Distribuição, em Santana, na Avenida Olivo Gomes, com drive-thru na portaria do Parque da Cidade, e em outros pontos espalhados por toda a cidade.
Há pontos de arrecadação no Parque Vicentina Aranha, Clube de Campo Santa Rita AESJ, nos shoppings Colinas e Jardim Oriente, na sede da Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba), além do Paço Municipal, secretarias externas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades da prefeitura.
Novos pontos de arrecadação são disponibilizados frequentemente. Todos os endereços estão atualizados no site do Fundo Social, clique aqui.
Itens Arrecadados
Água potável
Produtos de higiene pessoal
Produtos de limpeza
Alimentos não perecíveis
Ração para os pets
Mais informações
Acompanhe o Fundo Social pelo Instagram
Telefone do Fundo Social: (12) 3911-8060
Confira os endereços dos pontos de arrecadação aqui
Bicicletas são integradas ao transporte público de São José
Estação Chácaras Reunidas foi a primeira a receber as bikes; ao todo serão 52 estações em toda a cidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Com o objetivo de incentivar a mobilidade ativa da população, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a operação do programa de bicicletas públicas totalmente integradas ao sistema de transporte público nesta quarta-feira (8).
Na prática, ao utilizar os ônibus para os deslocamentos, o passageiro acumula créditos no seu cartão do bilhete único para o uso das bikes, portanto, obrigatoriamente as pessoas deverão ser cadastradas no sistema de bilhetagem eletrônica da cidade.
Para utilizar o serviço, os interessados deverão se cadastrar no site ou aplicativo, criando perfil de usuário e senha.
As primeiras quatro estações de bicicletas compartilhadas já estão funcionando nos seguintes pontos: Estação Chácaras Reunidas, Estação Vale do Sol, Estação Dutra (próximo ao shopping Vale Sul) e Estação Andrômeda (no cruzamento das avenidas Andrômeda e Cassiopéia). Ao todo serão 52 estações.
Segundo o gestor de projetos especiais Almir Gonçalves, a ideia é que as bicicletas sejam usadas pelas pessoas para complementar seus trajetos até o destino final. “Atualmente o sistema cicloviário de São José dos Campos possui 178 km de infraestrutura, distribuído em todas as regiões do município. Essa iniciativa amplia ainda mais a oferta do modal e promove a integração com o transporte público”, afirmou.
Estações
As bicicletas serão destinadas à população, para uso no dia a dia, próximas aos principais corredores do transporte público, como a Linha Verde, que disponibiliza diversos serviços ao longo do trajeto. Elas também serão deixadas em áreas de interesse público, como parques, praças, unidades de saúde, universidades e áreas esportivas em todas as regiões da cidade.
Entre os locais previstos estão os seguintes: Parque da Cidade, Senai, Praça Afonso Pena, Rodoviária Nova, Parque Vicentina Aranha, Parque Santos Dumont, Avenida Juscelino Kubitschek (Integração), Hospital Municipal, Parque Tecnológico, ECO Campos de São José, estações próximas ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), UPA do Putim, Arco da Inovação, Parque Ribeirão Vermelho, Farma Conde Arena, Linha Verde, Avenida Cassiopéia, Praça das Bandeiras, Avenida Salinas, Avenida Cidade Jardim e Praça Natal.
Monitoramento
Todas as estações virtuais serão demarcadas por sinalização e totem informativo.
As bikes possuem GPS, são monitoradas em tempo real pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e possuem dispositivo de travamento das rodas que será liberado por aplicativo ou pelo cartão do Transporte Público (Bilhete Único), cadastrado pelo usuário.
Sistema de pagamento
As pessoas que não utilizam os ônibus também poderão usar as bicicletas. Para isso precisam fazer o cadastro no sistema de bilhetagem eletrônica, se cadastrar no site ou aplicativo BikeSJC (criando perfil de usuário e senha) e optar pelos tipos de tíquete: R$ 2,50 por 30 minutos; R$ 10,00 por 24h (limite de 4 viagens) ou R$25,00 por 30 dias (limite de 4 viagens por dia).
Parceria
As bicicletas foram doadas pela Receita Federal por meio do programa que destina mercadorias apreendidas para uso social.
Para mais informações acesse o site do serviço www.bikesjc.com.br
Ato Ecumênico na Casa do Idoso Centro celebra Dia das Mães
Mensagens de fé, emoção e alegria foram as tônicas da solenidade, abrilhantada pelo Coral da Casa do Idoso Centro – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
O amor sem limites, o carinho constante e a dedicação das mães foram os destaques das mensagens de fé do ato ecumênico na Casa do Idoso Centro promovido pela Prefeitura de São José dos Campos na manhã desta quarta-feira (8).
A solenidade, que contou com a participação de um padre, de um pastor e de uma sacerdotisa de umbanda, celebrou o Dia das Mães, que será comemorado neste domingo (12).
O Coral da Casa do Idoso Centro novamente deu show. As músicas e as mensagens enaltecendo as qualidades das mães emocionaram os cerca de 200 frequentadores das unidades Centro, Sul, Leste e Norte que prestigiaram o evento.
Vitalidade. Georgina, aos 96 anos, é exemplo de amor à vida / Foto: Adenir Britto.
Mãe, avó e bisavó
Uma das mais cumprimentadas foi a aposentada Georgina da Conceição Calobrisi, que na última segunda-feira (6) completou 96 anos.
Esbanjando vitalidade, ela chegou cedo e antes do ato ecumênico participou de uma aula de Lian Gong. Aliás, a Casa do Idoso Centro faz parte de sua vida longeva: vizinha da unidade, ela é frequentadora desde a inauguração em 2007.
Com a sabedoria de quem tem 3 filhos, 5 netos e 7 bisnetos, Georgina destacou as principais características para ser uma boa mãe: amor e paciência.
“Ser mãe é uma das maiores dádivas de Deus. É algo lindo. Sou muito feliz por ser mãe, avó e bisavó. Aliás, eu criei duas netas”, disse a aposentada.
“O ato ecumênico foi muito legal, com mensagens lindas. Tudo que é feito nas Casas do Idoso é bom”, completou.
Referência
São José possui quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência no Estado de São Paulo.
São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.
São pelo menos 40 atividades, além de atrações especial como os bailes nas noites de sexta e os saraus culturais nas tardes de sábado.
Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.
Serviço
Dia das Mães nas Casas do Idoso
Casa do Idoso Sul
Data: Dia 9 (quinta-feira)
Evento: Apresentação de violão dos alunos da oficina de violão da Casa
Horário: 14h
Endereço: Avenida Andrômeda, 2.601, no Bosque dos Eucaliptos
Data: Dia 10 (sexta-feira)
Evento: Apresentação de teatro dos alunos da Casa
Horário: 9h
Casa do Idoso Leste
Data: Dia 9 (quinta-feira)
Evento: Dia Especial da Beleza
Horário: Das 13h30 às 16h
Endereço: rua Cidade de Washington, 164, no Vista Verde
Data: Dia 10 (quinta-feira)
Evento: Manhã musical com coral e violeiros
Horário: 9h
Casa do Idoso Norte
Data: Dia 10 (sexta-feira)
Evento: Meditação das Mães: “Respirar, expirar, celebrar”
Horário: 9h30
Endereço: rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana
Via será interditada por 10 dias para obras na região sudeste
Avenida tem trecho que será duplicado, interdição é necessária para o serviço de pavimentação – Foto: Divulgação.
A partir desta quinta (9), as obras de duplicação da Avenida João Rodolfo Castelli, na região sudeste de São José dos Campos, entram na fase em que será necessária a interdição do trecho de saída da Rua Henrique Braulio de Melo Sobrinho para a Av. João Rodolfo Castelli.
A via permanecerá liberada apenas para trânsito local por um prazo de até 10 dias, para que seja executada a demolição do pavimento existente, troca de solo e a recomposição com o novo pavimento.
Desta forma, os veículos que vêm da região do Jd. Santa Luzia, para seguir no sentido Centro, deverão seguir o desvio sinalizado pela Rua Antônio Germano dos Santos – Av. Vicente Brandão Ferreira – Av. João Rodolfo Castelli.
O local estará devidamente sinalizado, permitindo apenas o acesso para trânsito local das residências e estabelecimentos comerciais existentes.
Obra
Com um investimento de R$ 13,8 milhões, as obras na avenida João Rodolfo Castelli, no Putim, incluem a duplicação de um trecho de 1,8 quilômetros, terraplenagem, drenagem e pavimentação asfáltica.
Fundo Social arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul
Solidariedade: doações podem ser entregues no drive-thru na portaria do Parque da Cidade ou no centro de distribuição do Fundo Social – Foto: Divulgação.
O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos está arrecadando doações para envio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
As fortes chuvas causaram estragos em diversas cidades gaúchas e, segundo boletim desta segunda-feira (6) informado pelo governo do Estado, afetaram 345 municípios, registrando 83 óbitos, mais de 19 mil pessoas em abrigos, além de desalojados, feridos e desaparecidos.
A solidariedade de todos da sociedade desempenha um papel fundamental em situações de tragédia, trazendo esperança, alívio e apoio às pessoas afetadas.
O Fundo Social está recebendo doações de itens de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionador, escova e creme dental, desodorante, aparelho de barbear e absorventes), produtos de limpeza (detergente, água sanitária, sabão em barra, sabão em pó, limpador multiuso, desinfetante, rodo, vassoura, pano de chão, balde), água potável, alimentos não perecíveis e ração para os pets.
Itens Arrecadados
Água potável
Produtos de higiene pessoal
Produtos de limpeza
Alimentos não perecíveis
Ração para os pets
Recebimento das Doações
As doações são recebidas no Centro de Distribuição, que fica na avenida Olivo Gomes, 100 – Santana, no Parque da Cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Também é possível deixar as doações no drive-thru localizado na portaria do Parque da Cidade, das 9h às 16h.
Mais informações
Informações oficiais aqui.
Telefone do Fundo Social: (12) 3911-8060
Acompanhe o Fundo Social pelo Instagram
Whatsapp da Prefeitura passa a atender por mensagens de áudio
Para interagir com a ferramenta é só enviar uma saudação e continuar a conversa por voz – Foto: PMSJC.
Tem novidade no Whatsapp da Prefeitura de São José dos Campos. Agora também é possível encaminhar mensagens de áudio, e a ferramenta retornará com a informação desejada.
A interação é muito simples. Basta clicar no ícone do aplicativo que fica no topo do site www.sjc.sp.gov.br ou adicionar o número (12) 3600-2555. Em seguida, é só escrever uma saudação (olá, por exemplo) e continuar a conversa por voz.
Para quem prefere digitar, a opção do diálogo por texto funciona normalmente. Ambas as formas objetivam atender os cidadãos de maneira eficaz e rápida, sem burocracia.
Do próprio celular ou da tela do computador (no caso dos que usam a versão web do Whatsapp), é possível ter acesso às informações sobre os serviços sem precisar sair de casa nem enfrentar filas. Como toda nova tecnologia, a ferramenta passa por constantes ajustes para melhorar a experiência do cidadão.
Balanço
Iniciado em 11 de março de 2022, o sistema atingiu o número de 14.459 pessoas no dia 26 de abril de 2024. Em pouco mais de 2 anos de atividade, foram 20.596 atendimentos.
Dia a dia, o número de adeptos vem crescendo. Somente neste ano, foram 4.771 cidadãos que utilizaram o aplicativo de mensagens da Prefeitura para ter acesso a informações sobre algum tipo de serviço disponível na base de dados.
Tributos e parcelamento de débitos, respectivamente com 45,15% e 23,79%, lideram o ranking de conteúdos mais acessados nesses 24 meses. Os temas que vêm na sequência são saúde, abertura de processos e concursos. Trânsito, ônibus, certidões mobiliárias e imobiliárias também aparecem como assuntos populares nas pesquisas.
Consultas
- Tributos (impostos e taxas) – 10 mil
- Parcelamento de débitos – 3.682
- Saúde – 1.295
- Abertura de processos – 1.083