AUTISMO SJC: AÇÕES CONSCIENTIZAÇÃO

 

São José tem ações no mês de conscientização do Autismo

 

As ações acontecem em diversos espaços públicos, com o objetivo de conscientizar a população e promover a igualdade, respeito e cidadania – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos promove ao longo do mês de abril diversas ações de sensibilização e conscientização sobre o autismo.

As atividades começam nesta terça-feira (2), em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a partir das 7h, no Terminal Central. O local foi escolhido para estimular a população a compreender e acolher os autistas em todos os lugares, garantindo a eles igualdade, respeito e cidadania.

A partir das 11h, a Prefeitura estará com um estande em um shopping na região sul, levando informações sobre as ações desenvolvidas pelo município como a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), a RIA (Rede de Inclusão ao Autista) e demais serviços de assistência.

Ainda no dia 2, o Arco da Inovação estará iluminado na cor azul em homenagem a data. Desde 2008, cartões-postais de diversos países ao redor do mundo são iluminados de azul para chamar a atenção da sociedade.

Na quinta-feira (4), a ação de conscientização e sensibilização será na ECO (Estação de Conexão de Ônibus) do Campos de São José, a partir das 7h.

Já no sábado (6) o espaço será o Parque Santos Dumont, na região central. O público que passar pelo parque vai receber informações sobre a importância da inclusão e o respeito da pessoa com TEA.

Estão previstas ainda palestras e capacitações sobre o autismo em empresas privadas, igrejas e para servidores municipais, para que todos possam atender e acolher da melhor forma possível crianças, adultos e respectivos familiares.

Até o fim do mês serão realizadas ações inclusivas em todas as regiões da cidade e em equipamentos da assistência social como CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

CIPTEA

A CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) é mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.

Desde o início da ação, em 2021, são 1.700 pessoas com o transtorno que possuem a carteirinha. A iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura no ícone Prefbook. O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

Assistência

São José possui uma ampla rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visa garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

You May Also Like