EDUCAÇÃO: CURSOS E AÇÕES SJC

 

Professora da Fundhas lança livro sobre a Cultura de Paz

 

A obra é fruto de uma campanha educativa de Cultura de Paz iniciada em 2023 – Foto: PMSJC.

 

A professora Rosemary da Silva lança nesta quarta-feira (8) o livro “Vibrando Alta Frequência, Despertando a Consciência”. Rosemary dá aulas de Língua Portuguesa na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) há 21 anos.


A obra é fruto de uma campanha educativa de Cultura de Paz, semente plantada em 2023 nas salas de aula do Centro de Inovação Sul da Fundhas, diante de um cenário nacional e global de violência em inúmeras escolas e do medo gerado nas crianças, nos adolescentes, familiares e profissionais da área da educação.

“Pensei em propor – por meio de uma campanha – uma abordagem metodológica para promover o enfrentamento à questão da violência com repertório na contramão do discurso veiculado na mídia. O objetivo era minimizar o medo e o ódio que estavam ocorrendo no ambiente educacional no Brasil e no mundo, proporcionando condições para uma ambiência pedagógica mais conectada”, contou a professora.


A adesão dos alunos à proposta foi surpreendente. “Eu trabalhei com eles a escala das emoções, do pesquisador David Hawkins, em que começamos com a emoção primária e depois elevamos a nossa frequência vibracional a partir dessa tomada de consciência. Abordamos 21 temas edificantes, como amor, benevolência, competência, doação, entre outros, e as turmas desenvolveram vídeos e murais”, disse Rosemary.

“Achei interessante a proposta dessa atividade porque é sempre bom lembrar das nossas virtudes e do que é bom para a gente fazer. Temos que ser respeitosos e praticar isso. As atividades foram muito dinâmicas”, disse Giovana Silva, 17 anos, atendida no Centro de Inovação Sul da Fundhas.

Iago da Silva, 16 anos, está na Fundhas há 4 anos e também aprovou participar do projeto. “Eu participei de dois temas: paz e doação. Fizemos o trabalho fora da sala de aula e foi bem agradável. Discutimos sobre os temas e propagamos mensagens na lousa e nos murais”, contou.

Serviço:

Lançamento do livro: “Vibrando Alta Frequência, Despertando a Consciência”, de Rosemary da Silva

Data: 8 de maio (quarta-feira), às 19h30

Local: Auditório da Sicoob/Cressem, Rua Henrique Dias, 1045 – Monte Castelo

Educação: São José bate novo recorde de aprovação

Cidade ultrapassa a marca de 93% de moradores satisfeitos com o serviço – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

No período entre abril de 2023 a abril de 2024, a educação municipal de São José dos Campos registrou um novo aumento na aprovação popular.

Em divulgação feita pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), o serviço saltou de 719 pontos em 2023 para atuais 749 pontos, representando o maior patamar do último ano e de todo o período entre novembro de 2020 até a pesquisa vigente.

A mudança positiva também pode ser observada na aprovação, com um dos melhores resultados dos últimos anos: 68,5% dos 600 moradores entrevistados disseram aprovar o serviço, divididos entre avaliações de 15,5% de ótimo e 53% de bom. Somando as notas positivas e regulares, a cidade registra 93,4% de moradores satisfeitos com o serviço.

Há mais de um ano, a Educação se mantém no Alto Grau de Satisfação nas pesquisas e, por mais de 3 anos, o setor permanece acima da média das Grandes Cidades, indicando que a rede de ensino municipal está entre as melhores avaliadas do Estado.

Na avaliação dos 16 serviços públicos do município, a Educação está classificada em 4º lugar na Indsat.

Cidade Educadora

O foco de todas as ações e investimentos da Prefeitura na Secretaria de Educação e Cidadania é voltado aos mais de 80 mil alunos, de 0 a mais de 80 anos de idade, atendidos nas 113 escolas da Educação Infantil, nas 67 de Ensino Fundamental Integral e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), e acontece diariamente por meio do trabalho dedicado de mais de 6 mil profissionais da Educação.

Em São José, a Prefeitura investe em diversos programas e projetos da Educação, como o Educação 5.0, voltado à formação de habilidades e competências socioemocionais e o uso de tecnologias, Educação Integral com oficinas de arte, cultura, esportes e tecnologia no contraturno escolar, materiais e jogos pedagógicos do Programa Recupera, Escola de Formação do Educador para formação continuada de professores, ações para a fila zerada na Educação Infantil, merenda de qualidade, entre outros.

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela Indsat segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço.

As cidades avaliadas pela Indsat são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.

Os números, que refletem exclusivamente a opinião de 600 moradores participantes das pesquisas, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Saiba mais no site da Indsat.

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Cephas abre inscrições para 2.700 vagas em cursos EaD

As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (7) até o dia 27 de maio – Foto: PMSJC.

 

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), por meio do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), oferece mais 2.700 vagas para sete cursos de qualificação profissional gratuitos na modalidade EAD (Educação a Distância) para moradores de São José dos Campos.

As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (7) até o dia 27 de maio pela internet, na página do programa Qualifica São José, no site da Prefeitura de São José, ou pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Entre as opções estão Gestão de Transporte, Agente Receptivo para Turismo Local, Programação PHP, entre outros.

A ampliação da oferta de cursos pelo Cephas integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Cursos EaD

Agente Receptivo para Turismo Local  – 400 vagas

Gestão de Práticas Ambientais em Meios de Hospedagem  – 400 vagas

Gestão de Transporte – 350 vagas

Indústria 4.0 – Consequências e Impactos  – 350 vagas

Programação na Linguagem PHP – 400 vagas

Exportação: Rotinas e Procedimentos – 400 vagas

Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem – 400 vagas

Serviço

Inscrições: de 7 a 27 de maio
Site Qualifica
Requisitos: varia conforme o curso escolhido (consultar no site)

Qualifica oferece curso para mulheres em vulnerabilidade social

Parceria entre Prefeitura e Senai beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade social no Cras Eugênio de Melo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Seguem até a próxima quinta-feira (9) as inscrições para o curso Pequenos Reparos em Instalação Elétrica Predial destinado exclusivamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O curso está na grade do Programa Qualifica São José e tem parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus local.

São oferecidas 30 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente na página do Programa Qualifica no site da Prefeitura de São José.

Para se inscrever, é necessário que as mulheres tenham idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, o que pode ser comprovado através de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

As candidatas também devem ser moradoras de São José dos Campos.

O curso será ministrado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Nova Esperança – Av. Carlos Alberto de Andrade Silva, 475, Parque Nova Esperança, região leste de São José.

As aulas começam no dia 16 de maio e se estendem até 2 de agosto, sempre às segundas, terças, quintas e sábados, das 13h às 17h, totalizando 190 horas de carga horária.

Bolsa auxílio

O objetivo do curso é qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social que vivem em São José dos Campos visando sua emancipação social e autonomia financeira.

O curso também contemplará as alunas que cumpram a carga horária com uma bolsa auxílio de R$ 600.

 

Projeto Tênis Transformando Vidas completa um ano na Fundhas

As aulas acontecem nas unidades Campos de São José, Jardim Rodolfo e Putim da Fundhas – Foto: PMSJC.

 

O “Tênis Transformando Vidas”, que ensina a modalidade esportiva nas unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), completou um ano em São José dos Campos.

Com realização da Fundação Tênis, a iniciativa também faz parte do Programa Petrobras Socioambiental. Atualmente, 300 crianças e adolescentes frequentam as aulas semanais, que unem a prática esportiva aos valores educacionais do Olimpismo.

As aulas são realizadas nas unidades Campos de São José, Jardim Rodolfo e Putim da Fundhas e encantam o público entre as lições e treinos.


Joice Prado é professora no projeto desde o início e reforça a aprovação por parte dos alunos. “Aqui na unidade Campos de São José é muito animado. Quando eu chego no portão, os jovens já vêm me receber. Eles gostam muito das aulas”, afirmou.

“O tênis mudou a minha vida, esse esporte me alegra. Gosto também de vôlei, mas o tênis é maravilhoso”, destaca Nataly Nascimento, 14 anos.

Lucas Nunes é coordenador do projeto e conta que o projeto pode ajudar a garimpar futuros talentos. “Temos vários alunos nas três unidades que já mostraram ter jeito para o esporte e querem seguir na modalidade, e até mesmo no Atleta Cidadão”, conta.

Felipe Gomes, 14 anos, iniciou as aulas em agosto do ano passado. Fã de Novak Djokovic (atual número 1 do ranking mundial), ele almeja seguir no esporte. “Achei muito bom aprender um esporte novo. Fico ansioso para fazer as aulas aqui na Fundhas”, disse o estudante.

Abertura dos 35º Jogos Escolares reúne mais de 4.000 alunos

Evento na Farma Conde Arena aconteceu em clima de festa; competição segue até o final do ano envolvendo as escolas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Mais de 4.000 estudantes das 67 escolas de Ensino Fundamental lotaram a Farma Conde Arena, no Jardim das Indústrias, para a festa de abertura dos 35º Jogos Escolares da rede de ensino municipal nesta quinta-feira (2).

Na quadra e nas arquibancadas, os alunos contagiaram o espaço com muita alegria e vibraram com a presença de atletas do Esporte Joseense de Alto Rendimento, além de apresentações de DJ e da Banmoa (Banda Moacyr Benedicto), da Emefi Profº Moacyr Benedicto de Souza, do Campo dos Alemães.

Após a entrada das delegações, a honra de conduzir a tocha olímpica e acender a pira ficou para Rogérinho, líbero do Farma Conde Vôlei São José. Dono de uma carreira repleta de conquistas coletivas e individuais desde as categorias de base, o jogador comentou sobre a importância do incentivo ao esporte para as crianças.

“Eu comecei a praticar vôlei na adolescência e gostaria de ter tido essa oportunidade quando tinha a idade deles. O esporte traz coisas muito boas, independente se forem seguir carreira como atletas profissionais ou não. Para mim é muito especial participar desta cerimônia e poder inspirá-los de alguma forma a aproveitar ao máximo esse momento”, afirmou o atleta.

Rogérinho interagiu com os estudantes e retribuiu o carinho | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Os Jogos Escolares são tradição na rede municipal e irão acontecer até novembro deste ano, com 10 modalidades esportivas envolvendo cerca de 10.000 alunos.

A finalidade é promover a interação entre alunos e o desenvolvimento de valores que contribuam na formação de cidadãos íntegros, possibilitar a continuidade do trabalho pedagógico dos professores de Educação Física e proporcionar aos estudantes modalidades esportivas em ambiente seguro, com orientação e ampliando o fair play (jogo limpo).

Grandes campeões

Ana Clara Ilza Gomes e Pietro Ribeiro Gonçalves, ambos de 14 anos, estão no 9º ano da Emefi Profª Luzia Levina Aparecida Borges, que fica no Jd. Cruzeiro do Sul, escola vencedora de 2023.

Os atuais campeões reforçam que a experiência vale mais do que o título, mas vão se esforçar para defender o troféu. “Foi gratificante vencer os Jogos, uma alegria imensa! Eu sempre procuro ter disciplina em tudo que eu faço, e os Jogos me ajudam muito nisso”, destacou Ana Clara.

“A gente se diverte bastante, pois é uma competição entre amigos. Foi muito bom ajudar a escola no ano passado, estamos confiantes para esse ano e vamos com tudo!”, afirmou Pietro.


Ana Clara e Pietro exibem a bandeira da escola | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Escola Ativa

Na Educação Integral, o programa Escola Ativa oferta 13 modalidades esportivas e mais de 6.000 vagas, com opções diversas no contraturno escolar, como: badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô, xadrez, entre outras.

O Escola Ativa acontece na rede de ensino municipal há seis anos e, desde 2022, também é considerado parte da Educação Integral, ampliada nas escolas de Ensino Fundamental, e acontece por meio da parceria com o IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba).

A Educação Integral oferece atividades diversas visando a formação mais completa dos alunos do Ensino Fundamental considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural.

Prazo para isenção da taxa do Vestibulinho termina na segunda

Serão oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos; prazo de inscrições é até 13 de maio – Foto: PMSJC.

 

Termina na próxima segunda-feira (6) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibulinho do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Ao todo, serão oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos: administração, enfermagem, mecânica, eletrônica, química e edificações.

O candidato que não tiver condições financeiras de pagar o valor da taxa poderá solicitar o pedido de isenção até esta data presencialmente na sede do Cephas (rua Tsunessaburo Makiguti, 399, no bairro Floradas de São José, na região sul), na DIEE (Divisão de Integração Escola Empresa), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Inscrições

O prazo de inscrições para o Vestibulinho é até 13 de maio. O edital completo está disponível no site da Fundhas e do Cephas, com as especificações e exigências de cada curso.

Um dos principais requisitos é comprovar que mora em São José há pelo menos dois anos.

Os interessados devem se inscrever pelo site da empresa www.rhsconsult.com.br, organizadora do Vestibulinho, mediante o pagamento de taxa de R$ 19 por meio de boleto gerado automaticamente no ato da inscrição.

A prova do Vestibulinho será no dia 26 de maio.

 

Maio Amarelo: Prefeitura programa ações em escolas

Agentes de Mobilidade estarão nas escolas e em operações com pedestres, motoristas e motociclistas durante o mês de maio – Foto: PMSJC.

 

Conscientizar a sociedade sobre as atitudes corretas para prevenir acidentes de trânsito. Este é o objetivo do Movimento Maio Amarelo, que será desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos em todos os dias úteis do mês.

Serão promovidas diversas ações educativas sobre segurança viária, em todos os dias úteis de maio, com a equipe de agentes de mobilidade do Educamob. A campanha, que neste ano traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, vai abordar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em todas as regiões da cidade.

A primeira atividade será nesta quinta-feira (2), às 6h50, no entorno da Emei Torataro Takitani, no Jardim Vale do Sol, na região sul. Agentes da mobilidade vão orientar os pais no momento do desembarque dos alunos.

Durante hora do almoço, a atuação na área escolar será em outras duas unidades de educação infantil no momento de saída e entrada das crianças. As equipes estarão nas escolas municipais Olga Franco Custódio (Jardim Motorama, na região leste) e Maria Candelária Ottoboni (Alto da Ponte, na região norte), respectivamente às 11h30 e às 12h20.

Às 14h haverá uma operação na avenida Cassiopeia, em frente ao Mercadinho Piratininga, no Jardim Satélite, na região sul. Condutores serão orientados a diminuir a velocidade e respeitar a sinalização (lombada eletrônica) para dar prioridade para a passagem de pedestres.

Mais ações

Na sexta-feira (3), continuam as ações em área escolar no final da tarde, entre 17h e 18h. Serão visitadas a Emefi Elza Regina Bevilacqua (Jardim Estoril, na região sul) e Escola Estadual Dinorá Pereira Brito, no Putim, na região sudeste. Fechando as atividades da semana, será realizada uma operação para orientar ciclistas na ciclofaixa da Via Oeste.

A programação retorna na segunda-feira (6) e prossegue até o dia 29, com mais atuações em áreas escolares, palestras em empresas e escolas, operações para segurança de pedestres e ciclistas.

Estão previstas também duas blitze de carro batido e uma ação em bar.


O trabalho do agente de mobilidade de São José dos Campos Morelatto, em evidência no cartaz da Campanha Mundial do Maio Amarelo do Observatórios Nacional de Segurança Viária. 

Fundhas divulga gabarito preliminar do concurso público

Cerca de 1300 candidatos fizeram a prova neste domingo (28) em duas escolas municipais – Foto: PMSJC.

 

Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) divulgou nesta segunda-feira (29) o gabarito preliminar da prova do concurso realizado no domingo (28) em São José dos Campos.

Os candidatos podem conferir o gabarito no site da Fundhas e no avancasp, empresa organizadora do concurso.

Cerca de 1.300 candidatos fizeram a prova neste domingo (28) em duas escolas municipais.

O concurso visa preencher 41 vagas e fazer cadastro reserva para os cargos de educador social (30), oficial de administração geral (5), técnico em segurança do trabalho (1) e assistente social (5).

Também haverá cadastro reserva para os cargos de nutricionista, orientador e psicólogo. O concurso é organizado pela empresa Avança SP.

O objetivo é dar sustentabilidade aos serviços oferecidos pela Fundhas, visando os próximos anos. O último concurso efetuado pela gestão foi em 2009.

Recurso

O candidato que discordar do gabarito preliminar poderá interpor recurso nos dias 29 e 30 de abril. Para isso, é preciso fazer requerimento dirigido ao Avança SP exclusivamente por meio da “Área do Candidato” no site www.avancasp.org.br.

Prefeitura compartilha boas práticas na Bett Brasil

A cidade foi representada em dois painéis no Auditório Educação Pública, novidade desta edição – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A rede de ensino municipal da Prefeitura de São José dos Campos apresentou casos de sucesso e boas práticas na Bett Brasil 2024, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina.

Nesta quinta-feira (25), a cidade esteve representada em dois painéis no Auditório Educação Pública, com os temas “Construindo um ecossistema de inovação para a educação pública” e “Escola 5.0 – A importância da tecnologia assistiva na educação inclusiva”.

Destacando-se pelos investimentos voltados à inclusão, com uso de tecnologia, formação de professores e investimentos no ensino de qualidade, o município compartilhou experiências com gestores e educadores de todo o país presentes no evento.

“Foi extremamente interessante o que São José trouxe nestas apresentações, nos proporcionou uma nova visão para o trabalho que realizamos”, afirmou Majô Dias, professora da rede estadual do Mato Grosso.

“Eu consegui observar detalhes que podemos levar e aplicar em nossa rotina, em especial nos aspectos tecnológicos e nas metodologias de formação para professores”, destacou.

Em São José, a Prefeitura inova com os programas educacionais, como o Educação 5.0, voltado à formação de habilidades e competências socioemocionais e o uso de tecnologias, a Escola de Formação do Educador (EFE) para formação continuada de professores e os recursos para a educação especial e inclusiva, garantindo que os alunos assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) sejam respeitados em suas necessidades, aproveitando ao máximo suas habilidades para desenvolver a aprendizagem, entre outras ações.


Dispositivos como os óculos inteligentes ampliam aprendizado| Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Segundo Janete Martins, executiva de vendas da Bett Brasil, a participação de São José dos Campos agregou significativamente aos visitantes: “Nós conhecemos e acompanhamos o trabalho da Prefeitura de São José há muitos anos, foi uma honra recebê-los nesta edição tão especial, que trouxe o Auditório Educação Pública entre as novidades. Espero que possamos ampliar ainda mais esta parceria nos próximos anos”, afirmou.

O foco de todas as ações da Secretaria de Educação e Cidadania é voltado aos mais de 80 mil alunos, de 0 a mais de 90 anos de idade, atendidos nas 113 escolas da Educação Infantil, nas 67 de Ensino Fundamental Integral e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), e acontece diariamente por meio do trabalho dedicado de mais de 6 mil profissionais da Educação.

Bett Brasil

Em sua 29ª edição, a Bett Brasil aborda como tema central a “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais” e traz como novidade uma área exclusiva para o setor público, que conta com exposição, lounge e palestras sobre os desafios e perspectivas do segmento.

Focado em gestores e educadores, o evento debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

Saiba mais no site da Bett Brasil.

São José é destaque em evento sobre educação inovadora

Em sua 29ª edição, evento Bett Brasil debate o futuro da educação no país; São José estará representada em painéis sobre tecnologia e inclusão – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos participa, nesta quinta-feira (25), do Bett Brasil 2024, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina.

A cidade estará representada em dois painéis no Auditório Educação Pública, com os temas “Construindo um ecossistema de inovação para a educação pública” e “Escola 5.0- A importância da tecnologia assistiva na educação inclusiva”.

O evento teve início nesta terça-feira (23) e segue até sexta (26), no Expo Center Norte, em São Paulo, e deve receber mais de 35 mil pessoas ao longo dos quatro dias.

Em São José, o programa Educação 5.0 garante que a educação pública se atualize e acompanhe o desenvolvimento da sociedade, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Lançado pela Prefeitura em 2021, o programa visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além do desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, com novos materiais pedagógicos, projetos e muito mais.

A Educação 5.0 também prevê recursos para a educação especial e inclusiva, garantindo que os alunos assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) sejam respeitados em suas necessidades, aproveitando ao máximo suas habilidades para desenvolver a aprendizagem.

Educação inovadora

Com políticas públicas e projetos inovadores que têm por foco a educação de qualidade, São José dos Campos vem se destacando no cenário nacional.

Recentemente, o município conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e alcançou a 5ª colocação nacional no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Entre as cidades acima de 500 mil habitantes, São José ocupa a 1ª colocação do país, ao lado de São Bernardo do Campo e da capital paulista.

Estes resultados são frutos das ações e investimentos da Prefeitura na Rede de Ensino Municipal, que atende diariamente mais de 80 mil alunos, de 0 a mais de 90 anos de idade, em 113 escolas da Educação Infantil, 67 de Ensino Fundamental Integral e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), e conta com o trabalho dedicado de mais de 6 mil profissionais da Educação.

Sobre o Bett Brasil

Em sua 29ª edição, o evento Bett Brasil aborda como tema central a “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais” e traz como novidade uma área exclusiva para o setor público, que conta com exposição, lounge e palestras sobre os desafios e perspectivas do segmento.

Com foco nos gestores e educadores, o evento debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

Saiba mais no site da Bett Brasil.

 

Professores participam de formação no Museu da Língua Portuguesa

Professores estiveram na capital paulista para primeiro encontro presencial no último sábado (20) – Foto: PMSJC.

 

Professores da rede de ensino municipal iniciaram, no último sábado (20), a participação no projeto “Na sua escola: objetos digitais de aprendizagem”, do Museu da Língua Portuguesa (MLP), em São Paulo.

A parceria, estabelecida entre a Secretaria de Educação e Cidadania e o Museu, irá fornecer capacitação a 12 professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais.

Esse percurso formativo abordará os gêneros textuais do currículo com temas relevantes como cultura, arte, tecnologia e acessibilidade.

Após o primeiro encontro presencial na capital paulista, a trilha segue de forma híbrida entre os meses de abril e agosto de 2024. Uma das etapas consiste ainda em uma atividade a ser realizada pelos professores com seus alunos em aula.

O resultado final será a produção de um conjunto de materiais em formatos multimídias, como cadernos educativos, Objetos digitais de Aprendizagem, entre outros, voltados ao uso nas escolas a partir do conteúdo da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa.

Cada um dos encontros contará com a participação direta da equipe do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa (CR MLP) e de consultorias voltadas a tecnologias e educação e acessibilidade, além de especialistas na área do audiovisual.

A parceria atende as necessidades de formação da rede de ensino municipal, focando na produção e distribuição de materiais educacionais de alta qualidade, além de fortalecer e divulgar as iniciativas do Museu da Língua Portuguesa nas comunidades escolares.

Novos horizontes

“Em São José, já atuamos com a Educação 5.0, e estas novidades somam com o trabalho que desenvolvemos com as crianças”, destaca a professora Aline Ribeiro, da Emefi Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti. “Essa geração já está inserida na era digital, então precisamos nos manter atualizados para garantir um ensino moderno e de qualidade”, completou.

De acordo com equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a parceria com o Museu irá beneficiar professores e alunos da rede de ensino municipal: “É uma iniciativa muito positiva, pois o Museu é um espaço de materialização das diversas manifestações linguísticas, possibilitando que os nossos educadores tenham contato com uma experiência além da cotidiana. E quem ganha são os alunos, com professores ainda mais engajados e preparados para propor novas reflexões em sala de aula”.

“Fiquei muito empolgada com a oportunidade de associar os nossos conhecimentos pedagógicos com o acervo do Museu. Assim, nossas produções on-line ficarão ainda mais ricas e diversificadas”, afirmou Vanessa Sampaio Lanzillotti, professora do Cite (Centro de Inovação Tecnologias Educacionais).


Educadores atentos durante o encontro | Foto: PMSJC.

Sobre o projeto

Em sua terceira edição, o projeto “Na sua escola” se propõe a trabalhar com regiões do estado de São Paulo dividido em polos regionais: o Alto do Tietê, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.

O objetivo é a formação de grupos de trabalho com professores representantes dos municípios participantes, que se dedicarão à discussão dos caminhos possíveis para desenvolvimento dos Objetos Digitais de Aprendizagem e na realização de atividades formativas para instrumentalização e fortalecimento das competências digitais das redes de ensino da região.

Estes professores também atuarão como multiplicadores em suas regiões, desenvolvendo ações formativas para suas redes de ensino que partem da ativação destes materiais desenvolvidos, contando com o apoio do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa na concepção e condução dessas formações.

A primeira edição do projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2021. Em 2022, a segunda edição foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas.

Sobre o Museu

O Museu da Língua Portuguesa (MLP) é uma instituição pública da Secretaria de Estado da Cultura gerida, por meio de contrato, pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. Tem como missão preservar, pesquisar, comunicar e articular o repertório patrimonial da língua portuguesa, em toda a sua dinamicidade, como elemento estruturador da identidade cultural e indicador constitutivo do respeito à diferença.

Durante os 10 anos em que esteve em funcionamento, o Museu recebeu cerca de 4 milhões de visitantes e tornou-se referência internacional como museu de língua e patrimônio intangível. Com sua reabertura em 31 de julho de 2021, o Museu da Língua Portuguesa conta uma diversificada e intensa programação cultural gratuita e novos espaços reformados e adaptados com recursos de acessibilidade.

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa (CR MLP) é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do Museu. O núcleo elabora projetos voltados para o uso e reuso de conteúdos do acervo, lançando mão de tecnologias e de estratégias colaborativas para ampliar e preservar o repertório patrimonial da instituição e buscar realizar sua difusão de forma a atuar no cumprimento da função social do Museu.

Saiba mais sobre o MLP aqui.

Biblioteca do Professor entrega novos livros de formação

Todos os professores da rede de ensino municipal irão receber obras atuais sobre educação e inovação – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

São José dos Campos é a cidade da Educação, que investe também na capacitação de professores, com ações inovadoras como a Escola de Formação do Educador (EFE) e a Biblioteca do Professor.

Todos os professores da rede de ensino municipal irão receber, até maio, obras atuais sobre educação e práticas inovadoras. A entrega dos livros é organizada pela equipe da EFE junto aos gestores das unidades escolares.

O programa, instituído pela Lei Nº 10.786 de 20 de outubro de 2023, acontece pelo terceiro ano consecutivo. O objetivo é subsidiar os programas de formação continuada e proporcionar acesso a fontes qualificadas de pesquisa para os professores.

Equipes da Secretaria de Educação e Cidadania, das escolas infantis e do Ensino Fundamental poderão receber até cinco livros, com assuntos variados como: ensino híbrido, práticas inovadoras, interações de leitura, escrita e matemática, entre outros.

“Encorajamos os professores a explorar esses livros, utilizando todas as estratégias de leitura que temos estudado no HTC (Horário de Trabalho Coletivo) desde o ano passado. Acreditamos que esses materiais irão colaborar com as práticas diárias na sala de aula, tornando as abordagens pedagógicas ainda mais dinâmicas e eficazes”, explica Thais Campos, diretora da EFE.

Em 2024, mais de 20 mil livros serão entregues aos educadores. O acervo recebeu 40 novos títulos que irão circular por toda a rede de ensino municipal, enriquecendo ainda mais o trabalho pedagógico.

Entre as obras selecionadas, se destacam “Mentes sem Barreiras”, que busca promover uma abordagem mais inclusiva e criativa ao ensino, expandindo os horizontes de nossos alunos, e também “Aprendizagem Invertida: Como Resolver o Problema do Dever de Casa”, uma fonte de estratégias para enfrentar esse desafio de forma eficaz.

Valorização

Para Regina Dias, professora da turma do Pré 1 na Emei Profª Jane Palumbo, no Dom Pedro, este investimento tem um impacto direto na educação das crianças. “A Biblioteca do Professor é muito interessante para nós, pois encontramos nestes livros novas fontes de inspirações para as aulas, especialmente na introdução à alfabetização”, afirmou.


Professora Regina Dias exibe os livros que recebeu | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Já a professora Silvana Mendes, também do Pré 1, ressalta a importância do material na sua formação e na formação: “Eu acredito que é fundamental na minha prática pedagógica, como ferramenta de pesquisas e novos conhecimentos. Assim, tenho mais propriedade para aplicar os conteúdos em sala de aula”, disse.

“Gostei muito dos títulos deste ano, acredito que um professor mais capacitado possa contribuir ainda mais com o futuro das crianças”, completou Silvana.


Silvana está ansiosa para iniciar as leituras | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Prepara Campeões define Time Olímpico do Conhecimento para 2024

Alunos participaram de aula inaugural com gincanas no Cefe (Centro de Formação do Educador) no sábado (20) – Foto: PMSJC.

 

A 2ª Olimpíada Municipal do Conhecimento chegou ao fim na última quinta-feira (18) com a divulgação dos aprovados na 3ª fase. O Prepara Campeões definiu o Time Olímpico do Conhecimento de 2024, que irá representar as escolas e o município em demais competições do saber no decorrer deste ano letivo.

São 135 alunos divididos entre as três áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A partir desta segunda-feira (22), os estudantes terão aulas semanais no contraturno escolar (presencial e remota) e materiais extras de apoio.

No total, 5.633 alunos dos 6º aos 9º anos da rede de ensino municipal se inscreveram na primeira etapa e participaram das seletivas entre os meses de março e abril. A iniciativa visa estimular a busca pelo conhecimento, o impulso para o rendimento escolar e a preparação dos estudantes para processos seletivos e os próximos passos da vida acadêmica.

Primeiros passos 

Para acolher os alunos foi realizada neste sábado (20) a aula inaugural com os membros dos times olímpicos de 2024.

Os estudantes passaram uma manhã repleta de aprendizados no Cefe (Centro de Formação do Educador), com gincanas interativas e quizzes. As atividades lúdicas foram aprovadas pelos atletas do conhecimento, que estão animados em fazer parte do programa.

“Achei bem divertido e fiquei ainda mais ansioso para começar os encontros”, afirmou Igor Katsuya Oliveira, que está no 9º ano na Emefi Profa. Homera da Silva Braga.

Ele está participando pela primeira vez do Prepara Campeões e se classificou nas três áreas do conhecimento: “Meu principal objetivo é disputar olimpíadas nacionais, como um desafio pessoal mesmo. Tenho certeza que essa experiência vai agregar muito, tanto em novos ensinamentos quanto em oportunidades para o meu futuro”, afirmou o estudante.

Você sabia?

  • 27 escolas municipais estão representadas nos times olímpicos
  • A Emefi Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida se destacou como a escola com mais estudantes classificados, seguida por: Emefi Profº Waldemar Ramos, Emefi Profº Hélio Augusto de Souza e Emefi Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua

Confira as listas dos aprovados:

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Ciências Exatas

Educação ambiental promove plantio de árvores com crianças

As crianças plantaram duas mudas de Ipê-amarelo no entorno da escola, no distrito de Eugênio de Melo – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Um grupo de 57 crianças do Cedin Amália Bondesan dos Santos, no distrito de Eugênio de Melo, região leste de São José dos Campos, teve uma manhã especial nesta quinta-feira (18) em contato com a natureza.

As crianças do Pré 2 participaram do plantio de duas mudas de Ipê-amarelo-cascudo, árvore símbolo da cidade, em uma calçada em frente à escola.

A atividade teve início em sala de aula, onde aprenderam mais sobre a espécie e a importância das árvores para a saúde das pessoas.

Acompanhados pelos professores e com o apoio de profissionais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, os pequenos colocaram as mãozinhas na terra e aprenderam lições que irão levar para o resto da vida.

“As plantinhas precisam de água e cuidado para ficarem grandes e bonitas, igual a gente”, disse Kethelyn Cristina Marcelino da Silva, de 5 anos.

“Eu gostei muito de plantar com meus amigos e estou ansioso para ver a árvore crescer”, comentou Samuel Donizetti Naressi Cardoso, também de 5 anos.

Para a professora Jéssica Oliveira, a experiência foi enriquecedora para a turma: “A Educação Infantil é uma fase repleta de descobertas, explorar a natureza traz ensinamentos além da escola. Agora, eles têm mais consciência do papel deles na preservação do meio ambiente e levam isso para casa também”, afirmou.


A professora Jéssica com os alunos Kethelyn e Samuel | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Arboriza São José

A atividade integra as ações do programa Arboriza São José, que iniciou em junho de 2023 o plantio de 5.000 novas árvores em áreas urbanas por diversas regiões da cidade.

As árvores plantadas pelas crianças marcaram o início da atuação no distrito de Eugênio de Melo, que irá receber plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana.

Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.

As pessoas podem solicitar à Prefeitura que seja plantada uma árvore em frente de sua casa. Para isso, o pedido deve ser feito pelo 156 ou PrefBook. São indicadas espécies adequadas para plantio nas áreas públicas, compatíveis com os espaços livres nos passeios.

O programa Arboriza São José reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnicas e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.

Programa Empreenda On Jovem forma a primeira turma

Objetivo é preparar os jovens para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação – Foto: PMSJC.

 

A primeira turma do programa Empreenda On Jovem, parceria entre a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e o PIT (Parque de Inovação Tecnológica), formou-se nesta sexta-feira (19) num evento no Parque.

Durante um ano, alunos dos Centros de Inovação Sul, Norte e Eugênio de Melo da Fundhas participaram do Empreenda On Jovem, projeto piloto do programa Empreenda On do PIT, que tem como principal objetivo torná-los mais preparados e motivados para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação.

A parceria engloba, ainda, o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) que, assim como a Fundhas, é mantido pela Prefeitura de São José.

Também são parceiros a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional da Indústria), o Senac (Serviço Nacional do Comércio) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Entre os diferenciais do programa, estão os projetos que os adolescentes e jovens desenvolveram como ideias de negócios de base tecnológica para criação de futuras startups.

Três grupos apresentaram os trabalhos de conclusão perante uma banca composta por professores e representantes de entidades. Eles desenvolveram planos de marketing digital para pequenos comércios.


“Eu achei maravilhoso, tivemos uma visão muito ampla do que é tecnologia, além de ser uma oportunidade de enriquecer o currículo. Quero ser engenheira de computação e vou guardar pra sempre a experiência que tive aqui”, afirmou Giovana Silva, 16 anos, aluna da unidade Parque Industrial da Fundhas.


Ryan Souza, 16 anos, faz o curso de operador de computador na Fundhas e ficou satisfeito. “Foi uma experiência única que agrega muito na minha vida”, afirmou.

A coordenadora do projeto Empreenda On, Giane Santos, destacou a importância do programa para os alunos da Fundhas. “É pensar na sustentabilidade, no futuro dos nossos profissionais. É um programa econômico-social onde entendemos que o ecossistema do PIT pode formar pessoas para o futuro e dar oportunidades”, disse Giane.

Experiências

A capacitação profissional teve 111 horas de duração, com cursos e palestras no Parque de Inovação Tecnológica. Os jovens também visitaram a Feira do Empreendedor, a Futurecom e participaram do PqTec Innovation Week no PIT.

 

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