Prefeitura realiza Avaliação de Densidade Larvária
A pesquisa passará por 17.791 imóveis, abrangendo 3.168 quarteirões dentro das 42 áreas cadastradas no município – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos inicia, na próxima segunda-feira (1), a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do terceiro trimestre de 2024.
A avaliação é a primeira do ano e está sendo retomada após ter sido suspensa nos dois primeiros trimestres devido ao aumento no número de casos de arboviroses registrado no primeiro semestre. De acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde, as ações neste período foram dedicadas exclusivamente para controle do vetor, sendo possível a retomada em julho levando em consideração a melhora do cenário epidemiológico.
As atividades seguem até o dia 31, contemplando todas as 42 áreas urbanas do município. A ação é importante para acompanhar os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti ao longo do tempo, identificando as áreas prioritárias para atuação e tipos de criadouros mais comuns, norteando as ações de combate ao mosquito que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika.
A ação passará por 17.791 imóveis, abrangendo 3.168 quarteirões dentro das 42 áreas cadastradas no município. Em cada quarteirão será visitado o número de imóveis necessários para atingir a amostragem. A programação será disponibilizada diariamente no site da Prefeitura.
Com base nos dados obtidos nas avaliações, a Prefeitura define as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas no município.
Na ADL realizada em julho de 2023, mesmo período em que será realizada a primeira de 2024, o resultado do índice larvário foi 0,5 (Índice de Breteau) onde, apesar de considerado satisfatório, já demonstrava uma alta importante em relação ao mesmo período de 2022 (0,2).
Dengue
Neste ano, já foram notificados 137.655 casos de dengue. Deste número, foram confirmados 82.397 casos da doença. No mesmo período, em 2023, eram 851 casos confirmados.
Prevenção
Apesar da redução no número de casos, o município ainda está em epidemia e a participação da população no combate à dengue continua sendo muito importante.
Caso identifique qualquer possível criadouro do Aedes aegypti, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
A Prefeitura mantém diversas ações de combate ao transmissor das arboviroses em todas as regiões da cidade. Entre elas estão o controle de criadouros e nebulização nos locais com o maior número de doentes, sempre realizando o tratamento dos recipientes que podem servir como criadouros para o mosquito e a intensificação de ações educativas em diversos estabelecimentos visando a conscientização da população sobre esse tema.
Vacina contra gripe é estendida até 14 de julho
A vacina está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos prorrogou até 14 de julho a campanha de vacinação contra a gripe (influenza).
A ampliação do prazo segue orientação do Governo do Estado de São Paulo, que prorrogou pela segunda vez a campanha devido à baixa procura pela vacinação e levando em consideração a chegada do inverno.
Atualmente, o público-alvo é toda a população acima de 6 meses de idade.
Até o momento, foram aplicadas 146.480 doses, sendo 123.281 em pessoas dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, idosos e indígenas), o que corresponde a 43,93% da cobertura vacinal. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário contra influenza.
Locais de vacinação
Todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.
As doses também estão sendo aplicadas no Colégio Tableau (rua Claudino Pinto, 93, no centro), de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30.
O principal objetivo da vacina é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Os imunizantes utilizados são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para a rede pública de saúde.
Mais informações sobre a influenza estão disponíveis no site.