AÇÕES, OBRAS E EVENTOS SJC

 

Prefeitura + perto de você atende a população na região sul

 

A 22ª edição do programa aconteceu na Emefi Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Moradores da região sul de São José dos Campos foram atendidos pelo programa Prefeitura Mais Perto de Você, que visitou o bairro Campo dos Alemães neste sábado (29). As atividades foram realizadas na Emefi Prof. Álvaro Gonçalves.

Os principais serviços oferecidos pela Prefeitura puderam ser acessados pelos moradores do bairro e da região sul. Diversas pendências foram resolvidas pelos cidadãos.

As equipes de servidores estiveram à disposição para atender e orientar os munícipes nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, manutenção da cidade, esporte, cultura, apoio social, finanças, habitação, entre outras.

Para Luiz Carlos da Silva, residente do Campo dos Alemães, o evento não apenas facilita a vida das pessoas, como também fortalece o vínculo entre a comunidade e os serviços públicos.

“O evento facilita a vida das pessoas e fortalece a comunidade criando essa aproximação com os servidores que atendem nos serviços públicos”, afirmou o munícipe.

Vagas de emprego 

O sábado também foi importante para quem procura emprego, serviço oferecido nas edições do programa por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Ao todo, foram emitidas 15 cartas de encaminhamento pelo Posto.

Morador do Campos dos Alemães, Leonardo dos Santos Marques da Silva, 40 anos, saiu do evento com uma carta de encaminhamento para ajudante de obras. “Estou há 5 meses desempregado, mas agora confiante e na expectativa da minha entrevista na segunda-feira”, disse.

Leonardo dos Santos satisfeito com a expectativa do novo emprego | Foto: PMSJC.

Vacinação e microchipagem

A munícipe Kelly Guerra aproveitou para levar os pets Snowbell, um gatinho de 6 meses, e o Cacau, um shih-tzu de 7 anos, para vacinação e microchipagem.

“É ótimo poder contar com essa facilidade de ter um serviço que precisamos bem perto de casa”, destacou.

Serviços de proteção e cuidado com pets foram realizados nas edições do evento| Foto: PMSJC.

O programa 

Esta foi a 22ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você. O primeiro evento foi realizado no início de março de 2023, no Altos de Santana, na região norte. Confira abaixo todos os bairros atendidos.

⬥ Altos de Santana ⬥ Santa Hermínia ⬥ Dom Pedro 1º ⬥ Santo Onofre ⬥ Jardim Veneza ⬥ Vila Industrial ⬥ São Francisco Xavier ⬥ Eugênio de Melo ⬥ Vila Nova Conceição ⬥ Pinheirinho dos Palmares ⬥ Alto da Ponte ⬥ Morumbi ⬥ Jardim das Indústrias ⬥ Jardim Cerejeiras ⬥ Jardim Mariana I ⬥ Campo dos Alemães ⬥ Jardim Telespark ⬥ Parque Interlagos ⬥ Residencial União⬥ Vista Verde ⬥ Jardim Estoril.

GCM ganha nova sede moderna e ampla

 Nova sede foi totalmente modernizada para melhor atender os profissionais de segurança e a população que busca atendimento – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Na tarde desta sexta-feira (28), a Prefeitura de São José entregou a nova sede da Guarda Civil Municipal, agora denominada GCM Ricardo da Silva Camargo, localizada na rua Professor Felício Savastano, 240, na Vila Industrial (região leste).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador em exercício Felício Ramuth, além de diversas autoridades das forças de segurança, incluindo representantes da Polícia Militar, do município e demais convidados.

Durante homenagem emocionante, o espaço foi batizado em memória do GCM que perdeu a vida em combate. O descerramento da placa comemorativa teve a presença da filha e da esposa de Camargo.

“Essa homenagem tem um grande significado para nós. Estar aqui e poder participar deste momento demonstra o quanto ele foi querido por todos”, afirmou Lucilena Cardoso Soares Antunes, esposa do GCM.


Lucilena e Júlia, esposa e filha do GCM Ricardo da Silva Camargo, receberam homenagem | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

História da GCM

Fundada em 1988, a GCM atualmente possui um contingente de mais de 300 profissionais, incluindo homens e mulheres, sendo 160 contratados na atual gestão, todos dedicados a rondas preventivas 24 horas por dia em todos os bairros da cidade.

As operações abrangem segurança pública, ordenamento urbano e medidas que visam coibir vandalismo e perturbação do sossego. Além disso, a corporação está prestes a receber mais 40 guardas do último concurso público.

Em seu discurso o comandante Carlos de Queiroz Alvarez disse que sente orgulho de fazer parte de uma corporação que evoluiu tanto ao longo dos anos.

“É emocionante ver o progresso da Guarda Civil Municipal, hoje protegemos não só os equipamentos públicos, mas também guardamos vidas. Contribuímos de forma significativa para a redução dos índices criminais da nossa cidade, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos”, declarou o comandante.

Infraestrutura Modernizada

Com investimento de R$ 4.972.116,57, a obra da nova sede abrangeu cerca de 2.850 metros quadrados de área construída e foi totalmente modernizada.

O amplo espaço inclui uma academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise com minicentral do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), alojamentos, salas operacionais mais amplas e uma sala exclusiva para as equipes da Patrulha Maria da Penha – para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Um destaque é o espaço para implantação do estande de tiro virtual, que proporcionará treinamento mais avançado e seguro para os agentes.

O prédio também abriga a Secretaria de Proteção ao Cidadão e o Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais. A Defesa Civil, atualmente localizada em um prédio anexo, passará a ocupar a sede anterior da Fiscalização, triplicando o espaço.

Investimentos

Em 2023, a Prefeitura de São José realizou investimentos significativos na GCM. Entre as melhorias, estão a renovação da frota de viaturas 100% elétricas e motos, aquisição de novos óculos inteligentes e armamentos. Foram criadas novas divisões como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Ronda Escolar, com bicicletas elétricas e duas bases móveis.

Os profissionais da GCM também foram beneficiados com um novo plano de carreira, que fortalece as atribuições no combate à criminalidade, conforme o Sistema Único de Segurança Pública e a Lei Federal 13.022/14. O plano inclui progressão funcional automática anual, promoções verticais e a ampliação do adicional de risco de 35% para 55%.

A inauguração da nova sede da Guarda Civil Municipal de São José é um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024 da administração municipal.

Prefeitura conclui estudo de satisfação turística

Pesquisa vai ajudar a traçar metas e fomentar o setor de turismo em São José e nos distritos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos conclui estudo que faz uma radiografia da demanda e da satisfação turística no município e no distrito de São Francisco Xavier.

A pesquisa é um complemento ao Plano de Diretor de Turismo Sustentável, aprovado pela Câmara e instituído por lei municipal em 21 de outubro de 2022.

O relatório vai ajudar a conhecer o perfil dos turistas que visitam a cidade e a opinião sobre os atrativos, pontos e equipamentos turísticos da cidade.

Com o resultado será possível identificar e corrigir eventuais falhas, além de ser uma ferramenta importante para realizar o planejamento da atividade turística em São José.

Entre os principais números revelados pelo estudo está a procedência dos turistas que visitam São José: 78% deles são brasileiros e o restante vêm de outros países. O Estados Unidos, com 4%, representa a principal procedência entre os países.

A pesquisa também revela a maioria dos visitantes (60,7%) são homens e 39,3% são do gênero feminino.

Outro dado importante é a motivação da visista a São José: Negócios (33,8%) Eventos (30,1%) e Estudos, com 12,2%.

A maioria dos turistas está na faixa etária entre 30 a 45 anos (46,9%), seguido pelos que possuem entre 45 e 65 anos: 42,8%.

O famoso Casarão de São Francisco está localizado no Parque dos Pássaros | Foto: PMSJC.

São Francisco Xavier

Os atrativos turísticos do distrito de São Francisco Xavier obtiveram alto grau de satisfação por parte dos visitantes, segundo a pesquisa.

O centro gastronômico obteve 94% de nota excelente ou bom e é principal destaque. Também foram aprovados atrativos como restaurantes, feira de produtos da terra e cachoeiras como Pedro David e do Roncador.

Entre os principais pontos turísticos do distrito visitados, está o Mirante Pedra de São Francisco (56%), seguido pelas Trilhas e Cachoeiras da Fazenda Gaia (20%), e na sequência a Trilha da Toca do Muriqui (16,2%). Alguns são propriedades particulares.

Para os visitantes participantes da pesquisa (61,3%) tiveram uma percepção muito positiva e avaliaram o distrito de São Francisco Xavier como ótima, seguidos de (36,9%), que avaliaram como bom.

Secretaria de Proteção ao Cidadão atende a população em nova sede

Guarda Civil Municipal também mudou-se para o prédio, na Rua Felício Savastano – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos entrega nesta sexta-feira (28) a nova sede da Secretaria de Proteção ao Cidadão. Marcada para as 15h, a cerimônia será no local: Rua Felício Savastano, 240, Vila Industrial, na região leste da cidade.

No endereço funcionava anteriormente a Secretaria de Educação e Cidadania, que já vem atendendo a população e o público interno no Residencial Flamboyant (sudeste).

Com investimento de R$ 4.972.116,57, a obra envolveu intervenções em aproximadamente 2.850 metros quadrados de área construída. A modernização do prédio vai proporcionar mais conforto aos servidores, demais profissionais e munícipes.

Reformada e ampliada, a nova casa vai abrigar toda a estrutura administrativa da secretaria, a Guarda Civil Municipal (GCM), o Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais e a Defesa Civil. O projeto de arquitetura criou cômodos internos e externos agrupados por setores, salas de uso geral e atendimento ao público, refeitório, vestiários, almoxarifado e depósito.

Fachada da entrada principal | Foto: PMSJC.

Guarda Municipal

Além de ter um espaço moderno e ampliado, a Guarda Municipal ganhou academia, dojô (treinamento) e salas de instrução, reunião, inteligência, tiro virtual e inteligência (com câmeras de monitoramento). Também foi construída uma área especial destinada à corregedoria da corporação, com ambientes mais reservados para reuniões, audiências e outras atividades.

Haverá uma sala exclusiva para as equipes da Patrulha Maria da Penha. Nesse local será feito o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Dois espaços no lado externo vão beneficiar as ações da GCM. Um é o pátio contíguo à área edificada, onde poderão ser realizados eventos, como formaturas e solenidades. O outro é um local específico para o estacionamento das viaturas.

Vista do pátio e dos blocos da edificação.

Coleta seletiva chega na zona rural de São Francisco Xavier

Abrigos ecológicos instalados na zona rural de São Francisco Xavier para a coleta seletiva e para o lixo comum – Foto: Divulgação.

 

A coleta seletiva está sendo implantada na zona rural do distrito de São Francisco Xavier. A Urbam (Urbanizadora Municipal) iniciou a instalação de lixeiras comunitárias (abrigos ecológicos) em 88 pontos na zona rural de São Francisco Xavier para disponibilização dos materiais recicláveis (coleta seletiva).

Estão sendo instaladas também novas lixeiras para o lixo comum. A implantação teve início em maio. No total, serão 184 lixeiras instaladas (entre novas lixeiras e substituições de antigos abrigos), uma ao lado da outra (comum e seletiva) com informações sobre o que deve ser disponibilizado em cada uma. A ampliação de lixeiras na zona rural faz parte do plano de gestão (2021 – 2024).

Coleta seletiva ampliada

No centro e locais próximos, a coleta seletiva já havia sido ampliada para terça, quinta e sábado.

A equipe de educação ambiental da Urbam realiza a conscientização da população para a separação e descarte corretos dos resíduos.

Prefeitura homenageia servidores pelo selo A nas contas públicas

Apresentação foi realizada no Paço Municipal, com a presença de autoridades e profissionais da área – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

São José dos Campos conquistou, pela primeira vez, a nota máxima pela qualidade da informação contábil e fiscal. O selo A, concedido pelo Tesouro Nacional, valorizou a eficiência do trabalho realizado em 2023 pela Prefeitura em relação à fidelidade dos dados e transparência nas contas públicas.

Nesta terça-feira (25), em cerimônia realizada no Paço Municipal, os servidores municipais da área foram homenageados pelo trabalho que resultou na obtenção do selo. A apresentação teve a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, além de profissionais e representantes de associações empresariais e entidades de classe.

Para a Prefeitura, a nota máxima significa o reconhecimento do Tesouro Nacional ao trabalho administrativo público, um serviço feito com seriedade e transparência, com informações corretas  e dados informativos. Por isso, o evento foi uma oportunidade para parabenizar toda a equipe técnica.

Notas obtidas

Nos 5 anos de existência do ranking, a cidade vem evoluindo a cada ano. Depois de receber respectivamente as notas B, C, C e B no período de 2019 a 2022, São José atingiu o índice mais alto no ano passado.

O Município também saltou da posição 1.971, em 2022, para o 263º lugar no Brasil na mais recente avaliação, sendo o único da região a receber a maior nota, que é dada aos entes federativos com o percentual de acertos acima de 95%.

São José ficou em 38º lugar entre os municípios paulistas e em 2º considerando os que têm mais de 500 mil habitantes. A avaliação do Tesouro Nacional classifica a precisão, integridade e consistência das informações enviadas pelos estados e municípios. São mais de 160 verificações em 4 dimensões.

Percentual de acertos

 

 

PIT realiza terceiro Fórum da Gastronomia Artesanal

Em 2023, o Fórum da Gastronomia Artesanal reuniu cerca de 7.000 pessoas em dois dias de evento – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Sucesso nas duas edições anteriores, o PIT (o Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos realiza pelo terceiro ano consecutivo o Fórum da Gastronomia Artesanal.

O evento vem se consolidando como a principal feira de exposição e vendas de produtos e sabores artesanais produzidos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Neste ano, o fórum gastronômico acontecerá em três dias, de 5 a 7 de julho, de sexta a domingo, em uma área dentro do PIT.

Serão cerca de 50 expositores de queijos e charcutarias artesanais, com expectativa de público de 9 mil pessoas. Segundo a organização, será um evento para toda a família, que conquista desde as crianças até os idosos pelo paladar e cheiro deliciosos dos melhores produtos do Vale do Paraíba.

O concurso Mesa de Ouro vai reunir novamente chefs de cozinha famosos como convidados.

O Fórum da Gastronomia Artesanal é realizado pela Associação Paulista de Queijos Artesanais em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.

Os queijos artesanais estão entre as atrações do evento | Foto: Divulgação.

Eventos anteriores

Em 2022, a primeira edição contou com apenas um dia e a presença de 5 mil pessoas e o Chef Érick Jacquin (jurado do Masterchef) como visitante.

No ano passado, foram dois dias de evento e mais de 7 mil pessoas, 50 expositores e a presença dos Chefs Érick Jacquin (jurado do Masterchef), Georges Schnyder (Prazeres da Mesa) e Emmanuel Bassoleil (jurado Top Chef Brasil) como jurados do concurso Mesa de Ouro.

Agropolo Vale

Lançado no 1° Fórum da Gastronomia Artesanal, o Agropolo Vale permanece como parceiro devido ao gerenciamento do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos. Sendo uma iniciativa para empresas do agronegócio com bases tecnológicas, o objetivo é intensificar a transformação do setor com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Coleta seletiva é ampliada para mais quatro bairros

Coleta seletiva chega em quatro bairros das regiões norte e leste – Foto: Divulgação.

 

A coleta seletiva será ampliada para mais quatro bairros em São José dos Campos a partir desta semana.

Três bairros regularizados da região leste e um da região norte passarão a contar com o serviço de coleta seletiva.

Na região leste, os bairros Jardim Enebenezer, Santa Lúcia e Vila Matilde iniciarão a coleta seletiva a partir de 26 de junho, sempre às quartas-feiras, entre 15h50 e 23h50.

Na região norte, o bairro Mirante do Buquirinha terá o serviço a partir de 29 de junho, aos sábados, entre 6h50 e 15h50. O serviço é realizado pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

Ampliação

No primeiro semestre de 2018, a coleta seletiva chegou a mais de 60 bairros de São José dos Campos, ampliando o serviço para 100% da área urbana de todas as regiões da cidade.

Sustentabilidade e inclusão social

Separar o lixo e disponibilizá-lo para a coleta seletiva é um exercício de cidadania que promove a sustentabilidade do planeta.

Os benefícios dessa prática incluem a economia de recursos naturais, o aumento da vida útil do aterro sanitário e a inclusão social. Todo o material coletado é doado às cooperativas de catadores, e cerca de 120 famílias são beneficiadas.

Recape de corredores viários avançam nas regiões leste e sul

 

Trecho da Rua Madagascar com a Rua Ilha do Sul recebe novo asfalto – Foto: Divulgação.

 

As obras de recapeamento nos corredores viários continuam avançando na cidade. Desde a última semana, as equipes estão atuando nas obras na Rua Madagascar, que fica na marginal da Estrada Velha que São José dos Campos a Jacareí, na região sul.

Todo o processo de fresagem (remoção do asfalto antigo) já foi realizado de um dos lados da pista, para minimizar os transtornos para quem utiliza a via. E nesta segunda (24), teve início a aplicação do novo asfalto na via. No local há sinalização de obras e dos eventuais desvios.


Equipes começam a preparar a Rua Madagascar para receber o novo asfalto | Foto: Divulgação.

Nas últimas semanas foram concluídos os recapes da Estrada Municipal Frederico Ozanan e da Rua dos Pedreiros, ambas na região leste da cidade.

O programa de recapeamento de corredores viários será executado em todas regiões da cidade, com investimentos que somam R$ 17 milhões.

Já foram recapeadas também a Av. Bacabal, Av. Adilson José da Cruz (no bairro D. Pedro II), um trecho da Estrada do Imperador, Alameda Rio Negro e o trecho da Praça Cariri, todas no bairro Chácaras Reunidas.

População aprova força-tarefa contra drogas em São José

As blitze educativas na entrada e saída de alunos terminam nesta quinta-feira (20) – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A ação conjunta da Prefeitura de São José dos Campos com as forças de segurança para ampliar a conscientização e o combate às drogas, com a entrega de panfletos na entrada e saída de alunos de escolas municipais e estaduais, foi aprovada pela população.

Pais dos alunos elogiaram o trabalho, realizado por equipes de servidores, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal). A ofensiva tem a participação de integrantes do programa São José Unida, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Federal.

“A iniciativa é muito positiva e muito legal”, disse a personal trainer Ana Lúcia Mendonça Marques, que mora no Residencial União, na região sul. “Sempre falo com minha filha de 13 anos sobre drogas, mas é uma questão séria que precisa da união de todos para combatermos este mal.”

Também moradora no bairro, a cabeleireira Thaís Lavínia Monteiro parabenizou a força-tarefa. “Quanto mais conscientização, mais chances temos de evitarmos que as crianças e adolescentes se envolvam com as drogas.”

Conscientização sobre drogas é fundamental | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Mais ações

Os materiais de conscientização contra as drogas estão sendo distribuídos para os pais e responsáveis nas portas das escolas, das 12h às 13h. A ação começou na segunda-feira (17) e prossegue até esta quinta (20).

As blitze educativas reforçam o trabalho de prevenção feito pela Prefeitura ao longo do ano, conscientizando pais, crianças e adolescentes e destacando a importância da família na luta contra os males provocados pelas drogas.

Mobilização uniu Prefeitura e forças de segurança | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Cuidados constantes

A Prefeitura mantém ações, atividades e eventos, com destaque para palestras e rodas de conversa em escolas, distribuição de panfletos em locais de grande aglomeração de pessoas e caminhadas contra as drogas..

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e Federal e os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação da sociedade.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município, assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química, organizar as iniciativas para o funcionamento em rede e oferecer ao cidadão uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento.

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017, o programa São José Unida tem como objetivo prevenir crimes e reduzir os índices de violência em toda a cidade.

É integrado pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais.

As iniciativas das forças de segurança tem auxílio da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Informações), com mais de 1.200 câmeras com reconhecimento facial e tecnologia avançada. Essa colaboração tem garantido a diminuição dos indicadores criminais, como homicídios e furtos e roubos de veículos, e o aumento das prisões.

Ação do Junho Violeta conscientiza idosos no Vicentina Aranha

Caminhada e exercícios físicos foram a tônica da atividade no Vicentina Aranha; ações da campanha prosseguem até o próximo dia 30 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Conscientização, diversão, animação, aula de ritmos, caminhada e lanche comunitário no centenário Parque Vicentina Aranha, um dos cartões-postais de São José dos Campos. A ação da campanha Junho Violeta promovida pela Prefeitura nesta quarta-feira (19) agitou os 138 frequentadores das Casas do Idoso Centro, Leste, Norte e Sul que compareceram ao parque na manhã de sol na véspera da chegada do inverno.

A campanha nacional, realizada ao longo de todo o mês de junho, tem como objetivo ampliar a conscientização e o combate á violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é “Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos”.

“Foi muito legal, com atrações para todos os gostos. A conscientização sobre este tema é fundamental. A Prefeitura está de parabéns por mais esta ação em prol dos idosos”, disse a aposentada Eva Lina da Silva, que tem 78 anos, mora em Santana e frequenta a Casa do Idoso Norte.

Frequentador da Casa do Idoso Centro, o casal Francisco Carlos Bernardes, de 68 anos, e Flauzina Antônia de Toledo Bernardes, de 63 anos, também elogiou a iniciativa.

“Participamos de todas as ações das Casas do Idoso que podemos. São sempre muito animadas e motivadoras”, afirmou Flauzina.

“Combater a violência contra os idosos é fundamental. Espero que a Prefeitura realize mais ações como esta”, disse Bernardes.

Dança. Aula de ritmos divertiu e animou os idosos /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC .

Junho Violeta

O objetivo da campanha Junho Violeta e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano, é criar uma consciência de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Para ampliar a conscientização sobre a importância de prevenir e combater qualquer tipo de violência contra os idosos, estão sendo realizadas neste mês, nas quatro Casas do Idoso, rodas de conversa, peças de teatro e caminhadas em praças nas proximidades das unidades, entre outras atividades de sensibilização.

Comida. Após tanta atividade física, o lanche comunitário fez sucesso /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Proteção e cuidados

São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.

Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e ás famílias.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.

Denúncias

A Prefeitura de São José dos Campos conta com a colaboração dos munícipes para denunciarem casos de violência contra os idosos.

As denúncias podem ser encaminhadas através da Central 156 (telefone, site e aplicativo), com ligação gratuita. Também podem ser feitas pessoalmente nos Creas.

Já o Disque 100, canal nacional de ligações gratuitas, tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

Campanha educativa conscientiza sobre o respeito à faixa de motos

Ação aborda motoristas e pedestres para respeitar a área de espera dos motociclistas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma campanha de conscientização sobre o respeito à faixa de retenção de motos nas diversas avenidas da cidade.

Nas ruas os agentes de mobilidade abordam os motoristas e orientam sobre a importância de deixar o corredor entre as faixas de rolamento livres para o acesso dos motociclistas até a faixa de retenção.

Os pedestres também são abordados nessas ações. Para uma travessia segura a todos, esse público não deve usar o espaço da faixa de motos, mesmo que ela esteja vazia.

Nas redes sociais, a mensagem também é reforçada com vídeos sobre o assunto e depoimentos da população. Recentemente, São José dos Campos ampliou as faixas de retenção exclusiva para motos em 28 cruzamentos.

Faixas de retenção

Delimitada por duas linhas de retenção com a pintura de uma moto no solo, a área de cerca de 4 metros é destinada exclusivamente à espera de motocicletas e posicionada junto à aproximação semafórica. A chamada área de espera está no Código de Trânsito Brasileiro.

O objetivo da nova sinalização, que já está sendo utilizada em grandes centros urbanos, é que as motos ocupem o espaço e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos. Isso reduz conflitos e garante mais segurança aos motociclistas e maior agilidade nas saídas após a abertura dos sinais, promovendo fluidez e segurança.

Atualmente, a cidade tem uma frota de mais de 477 mil veículos, e as motocicletas representam 15% desse total.

Delegação coreana conhece práticas sustentáveis de São José

Comitiva coreana durante visita técnica ao Parque de Inovação Tecnológica – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Uma delegação da Coreia do Sul conheceu nesta sexta-feira (14) programas ligados à inovação, mobilidade urbana e sustentabilidade desenvolvidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

Composta por representantes das cidades de Goyang e Gumi e do estado coreano de Yeoncheon, a comitiva composta por 13 integrantes conheceu as instalações do PIT (Parque de Inovação Tecnológica) e também realizou uma viagem pela Linha Verde até o aterro sanitário da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

No local, conheceram a Usina de Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás, que entrou em funcionamento em fevereiro deste ano.

A delegação está em São Paulo para participar do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), que será realizado entre os dias 18 e 21 de junho.

O congresso é o o maior evento global da organização internacional, presente em mais de 2.500 cidades do mundo, e atua promovendo o intercâmbio de boas práticas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

A expectativas dos organizadores é que o Congresso Mundial do ICLEI reúna na capital paulista representantes de mais de mil governos do mundo inteiro.

Representantes de governos da Coreia do Sul acompanham apresentação da Prefeitura no PIT | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Modelo

Segundo Ana Wernke, representante institucional do ICLEI no Estado de São Paulo, a escolha por São José se deu pela excelência do município em práticas sustentáveis.

“A delegação coreana estava muito interessada em conhecer cidades inteligentes e sustentáveis. Foi quando nós orientamos a vir para São José, que possui todas essas características. A ideia surgiu do reconhecimento que São José dos Campos tem hoje, como inspiração para outras cidades”, afirmou.

São José dos Campos é a único município do Brasil recertificado como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente de acordo com normas internacionais ISO, auditadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Segundo representantes da prefeitura, o encontro foi importante para “promover um ambiente de troca de experiência e conhecimento, analisando as diferenças e semelhanças das propostas avançadas pelas cidades brasileiras e coreanas”.

 

Festas e bailes juninos agitam Casas do Idoso de São José

 

Casamento, animação e alegria na Casa do idoso Centro nesta sexta-feira; festas e bailes juninos nas Casas do Idoso garantem diversão, saúde e bem-estar – Foto: PMSJC.

 

As festas e bailes juninos têm animado as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte, mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos.

Nesta sexta-feira (14), a festança foi realizada na Casa do Idoso Centro, com festa, quadrilha, apresentações artísticas e lanche comunitário durante toda a tarde. Das 18h ás 19h, o tradicional baile das sextas não deixou ninguém parado.

No último dia 7, a agitação ficou por conta da Casa do Idoso Norte. E vem mais por aí: nas próximas sextas, dias 21 e 28, os idosos irão se divertir nas unidades Leste e Sul (confira programação abaixo).

No estilo. Rumo aos 100 anos, seu Nezir caprichou / Foto: PMSJC.

Animação

No estilo, com calça, camisa e cinto combinando listras brancas e vermelhas, Nezir Damazio, que tem 86 anos e mora na Vila Maria, na região central, foi um dos destaques da festa junina desta sexta na Casa do Idoso Centro.

Com o histórico de quem já ganhou muitos concursos de dança na unidade, que frequenta desde sua inauguração em 2007, ele esbanjou animação, alto astral e amor pela vida, já fazendo planos de chegar aos 100 anos.

“Está muito divertido. Aliás, todas as atividades das Casas do Idoso são maravilhosas. Como moro sozinho, passo praticamente o dia todo aqui na Casa do idoso Centro”, afirmou Damazio,

Delfa Lameirão, que 77 anos e mora no Jardim América, na região sul, veio especialmente da Casa do Idoso Sul para curtir a festa e o baile junino da unidade Centro.

“Sempre que posso, frequento as festas e os bailes das quatro Casas do Idoso. Estas unidades mantidas pela Prefeitura são sensacionais e nos fazem viver felizes. Só uma cidade como São José para nos proporcionar algo tão maravilhoso”.

Alto astral. Baile junino na Casa do idoso Norte; vem mais diversão por aí /Foto: PMSJC.

Diversão e saúde

São José possui quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência na qualidade dos serviços oferecidos às pessoas idosas e seus familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

São pelo menos 40 atividades, além de atrações especial como os bailes nas noites de sexta e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Programação

Mais festas e bailes juninos 

Casa do Idoso Leste

Data: Dia 21 de junho (sexta-feira)

Horário: Festa junina a partir das 13h30 e bailes das 18h às 21h

Endereço: rua Cidade de Washington, 164, no Vista Verde

Casa do Idoso Sul

Data: Dia 28 de junho (sexta-feira)

Horário: Festa junina a partir das 13h30 e bailes das 18h às 21h. Na ocasião, também haverá festa em comemoração ao aniversário de12 anos da unidade

Endereço: Avenida Andrômeda, 2.601, no Bosque dos Eucaliptos

 

 

Com a presença de atletas, São José ganha nova pista de BMX

 Inauguração de Nova Pista de BMX no Parque Industrial – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta sexta-feira (14), a nova pista de BMX que está localizada na Rua George Willians, no Parque Industrial, região sul da cidade.

Construída no início dos anos 90, a pista guarda muito afeto dos ciclistas joseenses. Principalmente para os atletas que moram ali por perto, que tiveram o primeiro contato com o BMX na velha pista de terra batida.

Pista nova

De lá pra cá, muita coisa mudou. O sentido do percurso, os obstáculos.

Hoje, o espaço recebeu a reforma mais significativa desde sua construção e está nos padrões da UCI (União Ciclística Internacional), que possibilita a realização de grandes eventos radicais, inclusive de relevância internacional.

Com 420 metros de extensão, a pista foi totalmente asfaltada, pintada e com todos os obstáculos refeitos, de maneira mais atrativa para as corridas em alta velocidade. Além disso, ganhou iluminação.

O BMXer campeão mundial, Gustavo Mesquita, 36 anos, morador de São José dos Campos, elogiou o trabalho realizado da Prefeitura.

“Faz 20 anos que estou no BMX Racing e corro por São José dos Campos desde 2009. No Brasil, existem poucas pistas que atendem estas medidas. Eu viajava mais de 500 quilômetros para conseguir treinar. Para nós, ter uma assim ‘em casa’ é uma satisfação enorme. O pessoal acertou demais na pista, o Vale do Paraíba inteiro ganha muito em ter uma pista desta qualidade aqui em São José. Eu moro aqui por perto, com certeza vou aumentar minha rotina de treinamentos.”

Acompanhada da mãe, a atleta joseense Manu Ramos, de 10 anos, conta que estava ansiosa para pedalar na pista.

“Achei muito legal! Estava ansiosa por este momento! Sempre que passava por aqui eu perguntava pra todo mundo quando que ia ficar pronta e, finalmente, hoje foi o grande dia. Andei muito e consegui me divertir bastante.”

A mãe da Manu, Nathalie, de 37 anos, explicou um pouco a rotina de acompanhar o sonho da filha de pedalar em grandes campeonatos.

“A Manu é uma filha especial, a gente faz de tudo para trilhar o sonho dela. Ela está na bike desde os 2 anos de idade e começou a competir oficialmente logo aos 4. Tem 6 anos que a gente viaja para todo o canto do país e para campeonatos internacionais também. Além das competições, a gente viajava só para ela conseguir treinar. Agora ficou muito mais fácil, a pista fica a 5 minutos de casa. Vai nos ajudar tanto financeiramente, com a economia em viagens, como tecnicamente, por ter sido construída com base nas referências mundiais da modalidade. Não é por ser minha cidade, mas temos aqui a melhor pista de BMX do Brasil.”

Outro atleta que compareceu na abertura da pista foi o Tarcis Santos, de 37 anos, que acompanhou diariamente as obras e contou a sua expectativa 2 meses atrás. Emocionado e com um grande sorriso, agradeceu a Prefeitura pela realização do sonho de infância.

“A minha feição demonstra toda minha felicidade. A pista tá pronta, tá ótima e é emocionante ver o resultado de todo esse trabalho. Cada piloto que está aqui tem um sonho realizado hoje, e este é o meu também. A pista está segura e completa para qualquer idade, sem riscos de tombos ou quedas. O paredão das curvas foi muito bem feito. Tenho certeza que aqui será palco de muitas competições.”

A pista do Parque Industrial está aberta todos os dias e a entrada é gratuita. De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábado e domingo, das 9h às 17h.

As obras foram realizadas em conjunto pelas secretarias de Esporte e Qualidade de Vida, Mobilidade Urbana e de Manutenção da Cidade da Prefeitura.

Seletivas do Atleta Cidadão

Além da abertura da nova pista de BMX, a data marcou também o anúncio das seletivas do Atleta Cidadão para jovens de 9 a 16 anos que queiram defender as cores de São José nos campeonatos da modalidade de BMX.

Com 20 vagas disponíveis para a modalidade, as seletivas acontecerão na próxima quarta-feira (19), às 14h30, na nova pista de BMX do Parque Industrial.

Marcos Ribeiro, coordenador de ciclismo do programa Atleta Cidadão e de alto rendimento, deu detalhes sobre a seletiva.

“A seletiva do Atleta Cidadão para BMX abrem agora na quarta-feira, dia 19, às 14h30, para a categoria expert, que compreende a faixa etária dos 9 aos 16 anos. É importante que a criança já tenha a prática da modalidade esportiva do BMX. É imprescindível que os candidatos participem das seletivas com suas próprias bicicletas, capacete e equipamentos de segurança. Essas crianças serão supervisionadas por profissionais capacitados da modalidade BMX que avaliarão o desempenho de cada uma.”

É necessário a apresentação dos candidatos na hora e local da seletiva, acompanhado pelos pais ou responsáveis, munidos com documento de identificação original com foto e comprovante de endereço, além de estar com a própria bicicleta e equipamentos de segurança pessoais, como capacete e protetores.

Urbam participa de workshop sobre gestão de resíduos

 

Este ano foram emitidos mais de 18 mil controles de transportes, totalizando aproximadamente 115 mil m³ de resíduos destinados corretamente – Foto: Divulgação.

 

A Urbam (Urbanizadora Municipal), o SindusCon-SP e a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap) realizaram o workshop gestão de resíduos da construção civil nesta quarta (15), na sede do SindusCon-SP, em São José dos Campos.

O objetivo do evento foi orientar os profissionais na gestão e na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) da obra. O encontro reuniu representantes de construtoras, gestores públicos, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e sustentabilidade.

Por meio do decreto 18.201 de 19/07/19, a Urbam é responsável pela fiscalização da destinação correta dos resíduos da construção civil (RCC) originados no município.

A empresa utiliza a tecnologia para emissão do Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Trata-se de um sistema de rastreamento que acompanha desde a geração dos resíduos até a sua destinação final em local adequado. As empresas que atuam no setor se credenciam na Urbam. Elas acessam o Sistema Coletas Online, onde informam todos os registros de transportes através do CTR.

Todo o processo é fiscalizado em tempo real. Por meio de fiscalização, juntamente com a tecnologia, são identificadas as empresas clandestinas e realizadas as notificações e multas aos transportadores irregulares. A Urbam orienta a população a contratar empresas de caçambas ou terraplanagens credenciadas. A lista destas empresas pode ser conferida aqui no site.

Este ano, até 30 de abril, foram criados mais de 18 mil CTR-e, totalizando aproximadamente 115 mil m³ de resíduos da construção civil destinados corretamente.

Desde 2018 foram apreendidas mais de 50 caçambas, cujos entulhos deixaram de ser destinados irregularmente.

Em 2023, as autuações e multas por flagrante de descarte irregular de resíduos realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Urbam somam mais de R$ 600 mil.

No workshop, o SindusCon reforçou as informações sobre as regulamentações e boas práticas na gestão de resíduos da construção civil.

PIT divulga selecionados para Galerias do Empreendedor

Galeria do Empreendedor no Campo dos Alemães receberá novos negócios – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

O PIT (Parque de Inovação Tecnológica)  São José dos Campos divulgou a lista dos aprovados do edital que selecionou novos empreendedores para o programa Galerias do Empreendedor.

A segunda etapa do processo, que prevê o treinamento e outras atividades dos aprovados, terá início a partir da próxima semana.

Os selecionados terão a oportunidade de desenvolver seus negócios nas Galerias dos bairros Putim e Campo dos Alemães.

Criadas pela Prefeitura de São José dos Campos, as Galerias do Empreendedor estão sob a coordenação do Parque de Inovação Tecnológica.

Além de incentivar o empreendedorismo em regiões afastadas do centro da cidade, o programa promove a formação e acompanhamento contínuo dos empreendedores, com a realização de mentorias, cursos, workshops e consultoria especializada em varejo.

As ações são realizadas com o apoio e parceria de instituições e empresas, como Sebrae e Senac. Atualmente, as galerias contam com 16 empreendedores.

Veja os aprovados nesse link.

 

 

 Prefeitura entrega nova pista de BMX no Pq. Industrial

As melhorias na pista contribuem para que os ciclistas tenham mais velocidade no trajeto, o que permite provas mais emocionantes e grandes eventos no local – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos entrega nesta sexta-feira (14) a nova pista de BMX, localizada no Parque Industrial, região sul da cidade. A entrega será realizada em evento aberto à comunidade, a partir das 17h30.

As equipes de manutenção estão nos ajustes finais, com detalhes na pintura, grama e emplacamentos.


Equipes da Prefeitura fazem acabamento na nova pista | Foto: Divulgação.

Com 420 metros de extensão, a pista passou por adaptações para se adequar aos padrões da União Ciclística Internacional (UCI), como a manta asfáltica e novos obstáculos, além de contar também com banheiro e bebedouro novos para os praticantes da modalidade.

Os ajustes colaboraram para que os ciclistas tenham mais velocidade ao passarem pelo trajeto, o que torna as provas ainda mais emocionantes e possibilita que grandes eventos radicais sejam realizados no local.


O local poderá receber grandes eventos radicais de ciclismo | Foto: Divulgação.

As obras foram realizadas em conjunto pelas secretarias de Esporte e Qualidade de Vida e de Manutenção da Cidade da Prefeitura.

Serviço
Entrega da nova pista BMX
Data: 14/9 (sexta-feira)
Horário: 17h30
Local: Na pista que fica na Rua George Willians, 2-338, Parque Industrial (ao lado do CCZ).

Casas do Idoso de São José propiciam novas histórias de amor

 

Casais cuja chama do amor foi acesa nas Casas do Idoso celebram mais um Dia dos Namorados juntos – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Um sorriso em um bailinho retrô. Amigos na adolescência que se reencontraram após muitos anos sem se verem. Uma amiga que agiu como cupido. Um caso de empatia imediata.

O que estas quatro histórias têm em comum? O amor.

Viúvos, eles se conheceram nas Casas do Idoso mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos. Hoje, formam casais que não se desgrudam. Com a sabedoria que só a vida fornece, vivem amores maduros. Sem pressa, sem pressões. Apenas com a certeza de que estarão sempre juntos.

Nesta quarta-feira (12), em que se comemora o Dia dos Namorados, eles se reuniram na Casa do Idoso Centro para celebrar os encontros e reencontros, o companheirismo, a entrega diária a quem se ama e a felicidade.

Adão e Alice; Vicente e Vera; Donizetti e Luzinete; José e Solange. Mais do que nomes, exemplos de vida. Conheça suas histórias e se inspire. O amor está no ar.

Que venham novos romances. Afinal, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte propiciam diariamente novas amizades, trocas de experiências e convívio saudável. Cenário ideal também para reconstruções das vidas amorosas.

Amizade vira amor

Adão e Alice

Adolescentes, eles moraram na mesma fazenda em Jambeiro. A vida os separou até se reencontrarem há 9 anos em São José, quando Alice Aparecida Sousa Santos, hoje com 72 anos, passou a frequentar a Casa do Idoso Leste com o amigo Adão Romeu, que também tem 72 anos. Após um ano de convivência diária, começaram a namorar. Já são 8 anos de amor e 45 de amizade.

Alice: “Perdi um filho que era muito jovem e estava depressiva. Minha filha me disse para frequentar a Casa do Idoso e ir com o Adão. Aí falei que ele podia me cantar e eu não iria resistir. Não resisti e hoje estamos juntos”.

Adão: “Agradeço a Deus e à Casa do Idoso por me propiciarem a oportunidade de reencontrar a Alice. Foi uma amizade que virou amor. Hoje, fazemos tudo juntos”.

Sorriso no bailinho

Vicente e Vera

Ao se olharem, ele se apaixonou pelo sorriso dela. O cenário? Um bailinho retrô na Casa do Idoso Centro. O dia? 17 de setembro de 2013. O horário? Às 15 horas. O cupido? O professor que comandava o baile e pediu para que fossem formados os pares. Vicente Limirio da Silva, de 76 anos, e Vera Lúcia Vichi de Sousa, de 73 anos, dançaram juntos aquela tarde toda. Nestes 11 anos juntos, continuam dançando, seguem se amando e permanecem muito felizes.

Vera: “Estava víúva há 13 anos e nem imaginava que iria encontrar alguém para amar na Casa do Idoso. Mas quando Deus programa a bênção, ela acontece”.

Vicente: “Ao olhar para trás no bailinho, vi um sorriso encantador que me conquistou. Não tive dúvidas e a chamei para dançar. Nestes 11 anos, ela me faz feliz todos os dias”.

Amiga e cupido

Donizetti e Luzinete

Luzinete da Costa de Paula, hoje com 69 anos, foi aconselhada várias vezes por uma amiga a conhecer Donizetti Onofre Fernandes, que tem 64 anos. Segundo a amiga, valia a pena, já que ele é uma pessoa muito legal. Viúva há 15 anos, Luzinete seguiu o conselho. Não se arrependeu. Eles começaram a namorar há 1 ano e 4 meses e hoje frequentam juntos as atividades da Casa do Idoso Sul e as aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Donizetti: “Queria encontrar uma nova companheira. Encontrei a Luzinete, uma pessoa muito especial que eu amo e me faz muito feliz”.

Luzinete: “Minha amiga tem razão. O Donizetti é muito legal. Mas ele é mais do que isto. É o meu amor e o meu companheiro de todos os momentos”.

Empatia imediata

José e Solange

José Sebastião Gonçalves, de 82 anos, e Solange da Silva Souza, de 66 anos, estão juntos desde agosto de 2019. Eles se conheceram na Casa do Idoso Norte em dezembro de 2018. Na ocasião, Solange estava viúva há 6 anos e Sebastião, há 1 ano. Hoje, não desgrudam para nada. Sempre juntos, sabem que a vida é mais feliz ao lado de quem se ama.

Sebastião: “Pensei: vou para a Casa do Idoso para encontrar uma companheira. Encontrei a Solange e hoje somos muito felizes. Ela é o meu amor”.

Solange: “Combinamos logo de cara. O Sebastião sempre foi muito bom para mim. Sabemos de vários casais que se conheceram e começaram a namorar nas Casas do Idoso”.

Afonso Pena, Olímpio Catão e Cônego Lima estão de cara nova

Praças centrais se adaptaram ao visual mais limpo da Rua 15 de Novembro – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

No dia 13 de junho a Prefeitura irá entregar a reforma das praças centrais de São José dos Campos. A solenidade está marcada para as 17h, na Praça Afonso Pena.

Também foram revitalizadas as praças Olímpio Catão e Cônego Lima. Todas ganharam novo calçamento, oferecendo mais conforto para a circulação dos pedestres.

A maior intervenção ocorreu na Afonso Pena, numa área de aproximadamente 6,6 mil metros quadrados. Além da renovação do paisagismo e do novo acabamento no piso, houve a reforma do mobiliário e dos pontos de ônibus. Uma estação de bicicletas públicas compartilhadas foi instalada no local, com 10 bikes para incentivar a mobilidade em duas rodas.

Já as pedras portuguesas do antigo calçamento foram preservadas. Agora elas compõem o mosaico instalado no centro da área verde, tornando ainda mais bonito o visual desse símbolo da história joseense.

Com duração de oito meses, a modernização das 3 praças recebeu investimento total de R$ 2.450.434,25. A obra promoveu melhorias que ampliaram a proposta urbanística adotada na Rua 15 de Novembro, que ficou mais limpa sem a fiação aérea.


Melhorias na região central fazem parte do programa Urbaniza Centro | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Urbaniza Centro

As ações de modernização e revitalização da região central de São José dos Campos, executadas pela Prefeitura, fazem parte do programa Urbaniza Centro. Praças, parques, vias públicas e prédios históricos estão se transformando em espaços mais atraentes aos moradores e visitantes.

O objetivo do projeto é incentivar a utilização mais intensa do Centro, inclusive em horários noturnos e finais de semana, e promover medidas voltadas à segurança pública.

O investimento previsto é de mais de R$ 500 milhões. Entre as iniciativas, estão o enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro, a reforma do Museu Municipal (antigo prédio da Câmara) e a concessão e reforma do Mercado Municipal.

Ações concluídas

– Requalificação e enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro

– Reforma do Museu Municipal

– Criação do projeto de parklets

– Ampliação do Circuito Cultural Central

– Rondas de bicicleta pela Guarda Civil Municipal

– Implantação de lixeiras subterrâneas

– Concessão do Mercado Municipal

– Reforma das praças Afonso Pena, Cônego Lima e Olímpio Catão

Em andamento

– Duplicação da Avenida Sebastião Gualberto

– Reforma do Mercado Municipal

Em estudo

– Concessão do Parque da Cidade

– Utilização da Estação Ferroviária Central

– Requalificação do Terminal Central de Ônibus

– Nova destinação para o prédio da delegacia central

– Remoção do presídio e requalificação da área

– Restauro da Igreja São Benedito

– Reforma do Largo São Miguel e das praças do Sapo, Kennedy, São Benedito e Maurício Cury

– Estudo para requalificação da Rua 7 de Setembro

– Oferta de cursos noturnos

Prefeitura seleciona artesãos para Festa Junina da Bondade

A Festa da Bondade deste ano será realizada de 26 a 29 de junho, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José abrirá nesta sexta-feira (7) as inscrições para credenciamento de 40 artesãos para exposição e venda de produtos em estandes na Festa Junina da Bondade.

Neste ano, o evento será realizado na Praça Afonso Pena, no centro, entre os dias 26 e 29 de junho, das 11h às 21h.

As inscrições seguem até segunda-feira (10) e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail: artesanato@sjc.sp.gov.br

Mais informações podem ser obtidas acessando a íntegra do edital de credenciamento através do link.

Estarão disponíveis para uso e exploração comercial 10 estandes de artesanato tradicional, por dia de evento, totalizando 40 expositores, em sistema de rodízio dos artesãos selecionados.

Artesanato

De acordo com o edital serão considerados artesanatos toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares, com habilidade, destreza, qualidade e criatividade.

Interessados em participar do credenciamento deverão estar cadastrados na Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e residir em São José dos Campos.

Não será permitida a comercialização de produtos que não sejam artesanais e que não estejam registrados no cadastro Sutaco do artesão.

Festa da Bondade 

Realizada há mais de 20 anos em São José dos Campos, a Festa Junina da Bondade contará com pontos de arrecadação par a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade.

Além dos estandes de artesanato, o público também poderá apreciar vários pratos típicos das tradicionais festas juninas e julinas durante o evento, além de curtir vários shows musicais e atrações culturais.

 

 

Urbam divulga data e local do concurso de teleatendente

Prova será realizada neste domingo, dia 9 de junho na Emefi Palmyra Santanna, na Vila Industrial – Foto: Divulgação.

 

A prova para os candidatos que prestarão o concurso para o cargo de teleatendente será realizada no dia 9 de junho, às 8h30, na Emefi Palmyra Santanna (Rua Prof. Felício Savastano, 350 – Vila Industrial, São José dos Campos).

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de 20 minutos, portando documento de identidade oficial físico com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta com embalagem transparente, borracha macia e lápis preto.

Só será permitida a realização das provas na respectiva data, local, sala e horário constantes na publicação descrita no site da Urbam.

O horário de início da prova será definido em cada sala, após os esclarecimentos sobre sua aplicação.

Semana do Meio Ambiente tem arbotrilha e ações sobre fauna

Ação de sensibilização sobre passagem da fauna silvestre no Urbanova e trilha sobre as árvores do Pq. Santos Dumont estão na programação – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos segue com ações educativas até sábado (8), com sensibilização sobre a fauna silvestre na área urbana e trilha ecológica no Parque Santos Dumont.

Nesta sexta (7) será realizada uma sensibilização para chamar a atenção sobre a travessia de fauna silvestre em ruas e avenidas da área urbana da cidade. A ação será na região oeste, nas vias próximas ao Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova.

A ação acontecerá das 9h às 11h, com o apoio de Agentes de Trânsito e da Guarda Civil Municipal, que também desenvolvem trabalho de conscientização para o trânsito seguro e cuidados com o uso de linhas de pipa, que atingem motoristas e vários animais, sobretudo, na época de férias.

Uma equipe da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade irá distribuir folhetos informativos e orientar o público que circula pela área do Parque Ribeirão Vermelho, alertando sobre a presença dos animais silvestres e a conduta responsável caso sejam encontrados, como: redução de velocidade, mantendo distância segura e sem oferecer alimento.

Confira a programação completa aqui

A fauna pede passagem

Foram instaladas seis placas educativas de trânsito – em uma iniciativa piloto – com imagens de animais típicos da fauna local, como o lobo-guará e o ouriço, nas avenidas Possidônio José de Freitas e Maria de Lourdes Friggi.

As placas obedecem a critérios técnicos e têm o objetivo de apontar possíveis pontos de travessias desses animais, que circulam, sobretudo, no final da tarde e à noite, exigindo o olhar atento dos condutores para evitar atropelamento dos animais, danos aos veículos e traumas às pessoas envolvidas.


Foram instaladas seis placas no entorno do Pq. Ribeirão Vermelho | Foto: Divulgação.

O Urbanova, com seus vários condomínios, apresenta fragmentos de vegetação nativa, onde vivem muitos animais silvestres (tatus, teiús, cachorros-do-mato, serpentes, gambás, preás, cutias, lebres, furões, capivaras, além de lobos e ouriços e grande diversidade de aves) e são comuns os avistamentos de animais reportados por moradores, que contribuem para ajudar os órgãos públicos a identificar os locais de passagem.

Trilha no Santos Dumont

No sábado (8), a partir das 8h30, a opção para os munícipes é participar da 1ª Arbotrilha no Parque Santos Dumont, na região central. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio do programa Arboriza São José, é uma experiência em grupo para troca de informações e curiosidades sobre as árvores da nossa cidade e o benefício que elas proporcionam.

O Parque Santos Dumont está localizado na Avenida Dr. Ademar de Barros, número 947, no Jardim São Dimas. O ponto de encontro será na Portaria B, ao lado do Sesc.

Para a experiência ser mais agradável é recomendável alguns cuidados para a trilha: uso de calça, tênis ou outro calçado confortável para caminhada; uso de protetor solar e repelente; boné, chapéu ou viseira e levar garrafinha de água para se manter hidratado. Quem quiser participar deve fazer inscrição clicando aqui.


A 1ª edição do Arbotrilha aconteceu em 2023 no Pq da Cidade | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Serviço

Sensibilização: A fauna pede passagem

Data: 7 de junho (sexta-feira)
Horário: das 9h às 11h
Local: Vias e calçadas próximas à portaria do Parque Ribeirão Vermelho – Urbanova.

Arbotrilha no Santos Dumont

Data: 8 de junho (sábado)
Horário: a partir das 8h30
Local: Parque Santos Dumont, que fica na Avenida Dr. Ademar de Barros, 947, no Jardim São Dimas.
Ponto de encontro na Portaria B, ao lado do Sesc.

Prefeitura implanta novas estações de bicicletas compartilhadas

 

Estação do bairro Alto da Ponte fica em frente ao Centro Comunitário – Foto: Divulgação.

 

Os moradores dos bairros Novo Horizonte, Campos de São José, Campo dos Alemães, Jardim Aquarius, Putim e Alto da Ponte, agora também podem utilizar as bicicletas públicas compartilhadas. As estações já estão operando nestas regiões totalmente integradas ao transporte público.

Ao todo já são 10 estações em funcionamento, atendendo tanto os passageiros do transporte público quanto as pessoas em geral, que baixam o aplicativo nos seus dispositivos móveis.

Novos locais

As estações estão instaladas em locais que são corredores do transporte público e próximas de equipamentos públicos como unidades de saúde ou praças.

No Campo dos Alemães, as bicicletas estão disponíveis na estação da Linha Verde; no Aquarius a estação fica na Praça Ulisses Guimarães; no Novo Horizonte o local escolhido foi a Praça 1º de Maio; no Alto da Ponte a estação fica em frente ao Centro Comunitário; no Campos de São José a estação está na ECO; enquanto no Putim as bikes ficam na estação ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A previsão é que as estações da região central sejam as próximas a entrar em operação.


Estação na Praça 1º de Maio, no bairro Novo Horizonte| Foto: Divulgação .

Como funciona?

Na prática, ao utilizar os ônibus para os deslocamentos, o passageiro acumula créditos no seu cartão do bilhete único para o uso das bikes.

Para utilizar o serviço, os interessados deverão se cadastrar no site ou aplicativo, criando perfil de usuário e senha.

As pessoas que não são usuárias do transporte público também podem utilizar as bikes.

As primeiras quatro estações de bicicletas compartilhadas já estão funcionando desde o dia 8 de maio, nos seguintes pontos: Estação Chácaras Reunidas, Estação Vale do Sol, Estação Dutra (próximo ao shopping Vale Sul) e Estação Andrômeda (no cruzamento das avenidas Andrômeda e Cassiopéia). Ao todo serão 52 estações.

Estações

Entre os locais previstos para receber estações estão: Parque da Cidade, Senai, Praça Afonso Pena, Rodoviária Nova, Parque Vicentina Aranha, Parque Santos Dumont, Avenida Juscelino Kubitschek (Integração), Hospital Municipal, Parque Tecnológico, estações próximas ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Arco da Inovação, Parque Ribeirão Vermelho, Farma Conde Arena, Linha Verde, Praça das Bandeiras, Avenida Salinas, Avenida Cidade Jardim e Praça Natal.

Monitoramento

Todas as estações virtuais serão demarcadas por sinalização e totem informativo.

As bikes possuem GPS, são monitoradas em tempo real pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e possuem dispositivo de travamento das rodas que será liberado por aplicativo ou pelo cartão do Transporte Público (Bilhete Único), cadastrado pelo usuário.

Sistema de pagamento

As pessoas que não utilizam os ônibus também poderão usar as bicicletas. Para isso precisam fazer o cadastro no sistema de bilhetagem eletrônica, se cadastrar no site ou aplicativo BikeSJC (criando perfil de usuário e senha) e optar pelos tipos de tíquete: R$ 2,50 por 30 minutos; R$ 10,00 por 24h (limite de 4 viagens) ou R$25,00 por 30 dias (limite de 4 viagens por dia).

Parceria

As bicicletas foram doadas pela Receita Federal por meio do programa que destina mercadorias apreendidas para uso social.

Para mais informações acesse o site do serviço www.bikesjc.com.br

Mais 30 parquinhos infantis terão piso emborrachado

A manutenção é feita periodicamente nos espaços de lazer para garantir conforto e segurança ao público – Foto: PMSJC.

 

Dentro da programação de manutenção de playgrounds, equipes da Prefeitura de São José dos Campos continuam trabalhando na instalação de piso emborrachado em novos locais, somando mais de 2 mil metros quadrados assentados. O serviço tem por objetivo proporcionar mais conforto e segurança às crianças que utilizam os espaços de lazer.

Os pisos emborrachados instalados têm 2 cm de espessura e antiderrapante, o que garante a segurança contra quedas. A instalação será feita em 30 parquinhos infantis.

Os locais que já estão com os novos pisos são:

Praça Tabajara (Vila Cristina)

Praça Monsenhor Luís Gonzaga (Santana)

Parquinho na comunidade Santa Cruz III (Centro)

Praça Marte (Jardim da Granja)

Praça Aquila (Jardim da Granja)

Parquinho na Rua Gladíolo (Vila Corintinha)

Parquinho na Av Senador Teotônio Vilela (Monte Castelo)

Parquinho na Rua Itapeva (Bosque dos Eucaliptos)

Parquinho na Av. Dr. Renato de Toledo Mira (Recanto dos Eucaliptos)

Praça Caratinga (Jardim Ismênia)

Praça Assis Chateaubriand, (Vila Tesouro)

Praça dos Professores (Jd Valparaíba)

Praça dos Jornalistas (Jardim Valparaiba)

Praça Gaivotas (Vila Tatetuba)

Praça Nossa Senhora da Conceição (Eugênio de Melo)

Parquinho na Rua Cecília Lírio Tamanhão (Residencial Ribeira)

Parquinho na Rua Clementino Rodrigues Simões (Residencial Galo Branco)

Saiba mais: Prefeitura vai instalar emborrachado em 32 playgrounds

Urbam faz orientação em bairros para melhorar coleta seletiva

Campanha leva em consideração o resultado da pesquisa sobre o lixo recolhido nas casas – Foto: Divulgação.

 

A equipe de educação ambiental da Urbam iniciou uma ação educativa em bairros de São José dos Campos visando melhorar a coleta seletiva. A campanha leva em consideração o resultado da última análise gravimétrica realizada em 2023.

Na ação, os educadores informam os moradores sobre as diferentes destinações que devem ser dadas aos resíduos gerados. O morador só precisa separar e destinar corretamente nos dias e horários corretos dos caminhões das coletas (comum e seletiva). É possível conferir no site da Urbam.

A ação de conscientização aos moradores conta com diálogo porta a porta e a entrega de cartilhas com dicas de como manter a cidade limpa, informando os dias e horários da coleta comum e seletiva, quais resíduos devem ser descartados nos PEV (Ponto de Entrega Voluntaria) e os serviços gratuitos de coleta de animais de pequeno porte e eletroeletrônicos.

O munícipe tem todas as orientações das diferentes destinações para os resíduos gerados em sua residência como material reciclável, sofás, pilhas e baterias, lâmpadas, resíduos da construção civil, madeira etc.

A ação visa melhorar a qualidade dos materiais que são disponibilizados para a coleta seletiva que, consequentemente, gera benefícios ambientais e geração de renda para 120 famílias que atuam no Centro de Triagem, através de cooperativas.

Além disso, é reforçada a importância de não jogar o lixo em terrenos baldios e manter os quintais limpos para ajudar a eliminar os criadouros dos mosquitos transmissores da dengue, entre outros transmissores de doenças.

Estão sendo atendidos, num primeiro momento, os bairros Bosque dos Eucaliptos, Parque Interlagos e Campo dos Alemães, na região sul.

Gravimetria do lixo

O estudo da composição do lixo (gravimetria) feito pela Urbam em 2023 demonstra que 20,62% dos materiais recolhidos na coleta comum deveriam ser destinados à coleta seletiva. Ou seja, são materiais recicláveis. Foram recolhidas 169 mil toneladas/ano em 2023. Estes resíduos estão distribuídos em: 50,44% de orgânico, 28,62% de rejeito e 20,62% de recicláveis.

Já na coleta seletiva, 26,9% dos resíduos são compostos por rejeitos e matéria orgânica. Ou seja, deveriam ser dispensados pela população na coleta comum. Foram recolhidas 12.731 toneladas de materiais pela coleta seletiva.

Museu de Esportes leva exposição ao Parque Ribeirão Vermelho

A exposição segue no Ribeirão Vermelho aberta ao público até 11 de junho – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Em comemoração aos 25 anos do Museu de Esportes de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura, o Parque Ribeirão Vermelho recebeu nesta sexta-feira (24) a exposição especial “Museu de Esportes de São José dos Campos: Conquistas de uma Trajetória”, que narra a história da cidade no segmento esportivo desde 1999. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta no local até o dia 11 de junho.

O Parque Ribeirão Vermelho, localizado no bairro Urbanova, recebeu atletas e educadores físicos de diferentes modalidades do município que prestigiaram a abertura da mostra dos 25 anos do Museu de Esportes.

Exposição fica aberta até o dia 11 de junho | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

A exposição, que passará por outros espaços municipais ao longo do ano, reúne as grandes conquistas e os expoentes do esporte em São José dos Campos, com painéis que retratam, em ordem cronológica, o legado dos ex-atletas que defenderam as cores dos times da cidade.

A iniciativa foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e a realização é do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas) e Engenho Cultural, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

A exposição passará por outros espaços municipais ao longo do ano | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Próximas sedes

A mostra “Museu de Esportes de São José dos Campos: Conquistas de uma Trajetória” será exposta em oito espaços do município ao longo do ano.

O intuito é difundir, a partir do acervo do museu, a vivência da prática esportiva e seu poder de transformação política, social e afetiva.

As próximas sedes, como previsto, são: Centro Poliesportivo José Adailson Vieira Pinto (Altos de Santana), Parque Alberto Simões (Altos de Santana), Centro Esportivo Mário Weiss (Vale do Sol), Centro Poliesportivo Fernando Avelino Lopes (Campo dos Alemães), Centro Poliesportivo João Carlos de Oliveira – “João do Pulo” (Jd. Satélite), Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (Santa Inês), Centro Poliesportivo Policial Militar José Carlos das Neves (Jd. Cerejeiras).

Serviço

“Museu de Esportes de São José dos Campos: Conquistas de uma Trajetória”

Visitação: 24/05 a 11/06
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h / Sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Parque Ribeirão Vermelho (Av. Maria de Lourdes Friggi, 1000 – Urbanova)
Entrada gratuita

Procon orienta consumidor para compra de imóvel na planta

Procon realiza atendimento ao consumidor, que ganha cartilha com orientações para compra de imóvel na planta – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Que cuidados devo ter na aquisição de imóvel na planta ou onde devo ir e o que verificar sobre a regularidade do empreendimento? Respostas para estas e outras perguntas sobre o assunto podem ser encontradas em uma cartilha lançada, nesta terça-feira (21), em São José dos Campos.

O documento é resultado de uma parceria entre o Procon de São José, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São José e Paraibuna) e Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), entidade que sugeriu sua criação.

A cartilha contém 12 perguntas e respostas e já está disponível para consulta no site da Prefeitura, em Dicas ao Consumidor. Ela também será distribuída no formato impresso, na sede do Procon.

Contrato

O consumidor também encontra na cartilha orientações sobre os cuidados que devem ser tomados ao assinar um contrato de compra e venda de um imóvel, tais como:

1) Analisar todas as cláusulas do contrato e, caso haja dúvidas, procurar a orientação de um órgão de proteção e defesa do consumidor ou de um advogado especializado.

2) O contrato deve ter a qualificação e endereço das partes, nome e localização do empreendimento, número e data do registro, localização completa da área do imóvel, área útil e comum da unidade, preço, prazo, valor do sinal, forma e local de pagamento e taxas de juros de financiamento e de mora.

 

Procon de São José

  • Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
  • 151 ou (12) 3909-1440 / Segunda a sexta, das 8h às 17h
  • sjc.sp.gov.br/ @proconsjc

Workshop debate cenário de resíduos sólidos na região

 

Secretários municipais e técnicos irão apresentar e discutir o tratamento dos resíduos sólidos no Vale do Paraíba sob a ótica do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Foto: Divulgação.

 

A Valoriza Resíduos realiza, com apoio da Urbam, o Workshop “Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Marco Legal de Saneamento – cenário do manejo de resíduos sólidos no Vale do Paraíba”, no dia 28 de maio, às 8h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica ao lado do Parque da Cidade, em São José dos Campos.

O evento é aberto aos secretários municipais, engenheiros, técnicos, promotores públicos, estudantes de graduação, ambientalistas, administradores públicos e outros. As inscrições são gratuitas no site da Valoriza Resíduos.

A Prefeitura de São José dos Campos participará do encontro técnico de secretários de meio ambiente. O endereço do Cefe é Avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

Programação

7h45 – Recepção/Credenciamento

8h – Abertura

8h30 – Resíduos Sólidos, Cenário no Vale Paraíba

Engª Fabiana Fiore

9h– Panorama de RSU no Estado de São Paulo

Engº Evaldo Azevedo – Semil

10h20 – Código Florestal: Impacto na implantação de Aterro Sanitário

Engº Luis Sergio Kaimoto

11h – PNRS – Rotas Tecnológicas

Engº Eleusis B. Di Creddo

12h20 – Almoço (Livre)

13h30 – Aterros Sanitários e o tratamento dos efluentes

Engº Elso Vetoratto

14h15 – Encontro Técnico de Secretários de Meio Ambiente

Moderador: Luiz Gonzaga Alves Pereira

Tema: PNRS e Marco Legal Saneamento

Secretários:

São José dos Campos

Pindamonhangaba

Taubaté

Jacareí

16h15 – Biometano dos Aterros Sanitários, como combustível e solução para descarbonização da frota de veículos da Limpeza Urbana

Engº Antonio Carlos Delbin

17h – Encerramento

Saiba mais: Valoriza Resíduos

 

Operação Recicla Legal interdita comércios e 2 são detidos

Forças de Segurança atuaram na região central, tendo por foco estabelecimentos de reciclagem – Foto: Divulgação.

 

Na manhã desta quarta-feira (22), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Fiscalização de Posturas da Prefeitura de São José dos Campos participaram da Operação Recicla Legal, conduzida pela Polícia Civil.

Durante a operação, sete estabelecimentos comerciais suspeitos de receber produtos de origem criminosa foram inspecionados. A ação resultou na detenção de duas pessoas por receptação, na interdição de dois estabelecimentos e também na apreensão administrativa de diversos objetos.

Dentre os materiais recuperados estavam: tambor com fios de cobre, cabos, celulares, televisores, aparelhos de empresa de internet, medidor de energia da empresa EDP, lixeiras da Urbam, entre outros itens.

As operações do São José Unida têm sido recorrentes na cidade, na última quarta-feira (15) as forças integradas realizaram a Operação Impacto na região norte da cidade. Nesta ação, foram realizadas duas capturas de procurados pela Justiça, 33 autuações de trânsito, 141 veículos fiscalizados, 140 pessoas abordadas, 2 termos de vistoria ambiental lavrados, entre outras ocorrências.

Balanço da Operação

Locais Verificados: 07
Objetos apreendidos para investigação: 58
Flagrantes lavrados: 02
Locais autuados: 03
Locais interditados: 02
Pessoas presas: 02
Objetos apreendidos administrativamente: 15 eletrônicos e 400kg de latas e 260kg de materiais diversos
Multas aplicadas: 01

 

Urbam faz obra de contenção para mais segurança na região norte

Obras de muro de contenção em gabiões e escada hidráulica na Vila Unidos – Foto: Divulgação.

 

A Prefeitura de São José dos Campos tem realizado importantes obras de contenção e drenagem no município, entre elas, o muro de contenção em gabiões e recomposição de talude na Vila Unidos, entre as ruas Leonídia Damasceno Veneziani e Manoel Ferreira da Silva, na região norte. A obra é feita pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

Além do muro, está sendo reconstituída a escada hidráulica, que havia sido danificada em função das chuvas. Ela captará as águas provenientes do maciço, sendo direcionadas até a escada localizada no lado oposto da Rua Leonídia D. Venezziani.

A obra visa garantir a estabilidade do maciço e a segurança das residências da Rua Manoel Ferreira da Silva, com fundos para o referido local.

O objetivo das obras de drenagem e contenções de encostas na cidade é facilitar o escoamento de águas pluviais e estruturar taludes, correspondentemente, para evitar transtornos à população.

Linhas de ônibus têm mudanças para o Pan de Ciclismo

Linha 340 da ECO Campos de São José terá alterações no itinerário nos dias 21, 23 e 24 – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Com a realização do Pan-Americano de Ciclismo de Estrada a partir desta terça (21) até domingo (25), 5 linhas de ônibus que utilizam a Via Cambuí terão mudanças nos trajetos.

Vale ressaltar que todos os horários de partida do ponto inicial e o número de viagens permanecerão sem alterações.

Linhas que terão alteração

Linha 334 (Jd. São Judas Tadeu /Terminal Central) e Linha 335 (Vl. Adriana-EMHA II /Praça Afonso Pena), ambas apenas nos dias 21, 23 e 24, nas viagens a partir das 6h até às 16h – quando retoma o itinerário padrão.

Linha 212 (Putim /Terminal Central) e Linha 219 (Jd. Santa Luzia /Terminal Central – via Astronautas), ambas somente nos dias 21, 23, 24, 25 e 26, nas viagens a partir das 6h até às 16h – quando retoma o itinerário padrão.

Itinerários no sentido centro:

… – AV. JOÃO RODOLFO CASTELLI – ESTR. MUNIC. GLAUDISTON P. DE OLIVEIRA – ROTATÓRIA – ESTR. GUIDO FONTEGALANT PESSOTTO (AEROPORTO-TAMOIOS) – AV. DR. AMIN SIMÃO – AV. BRIG. FARIA LIMA – ESTR. MUNIC. GLAUDISTON P. DE OLIVEIRA – RETORNO NA ROTATÓRIA PRÓXIMO AO CONDOMÍNIO VERANA – ESTR. MUN. GLAUDISTON P. DE OLIVEIRA – AV. DOMINGOS MALDONADO CAMPOY –… seguindo seu itinerário padrão.

Itinerários sentido bairro:

… – AV. DOMINGOS MALDONADO CAMPOY – ESTR. MUN. GLAUDISTON P. DE OLIVEIRA – RETORNO NA ROTATÓRIA PRÓXIMO AO CONDOMÍNIO VERANA – ESTR. MUN. GLAUDISTON P. DE OLIVEIRA – AV. BRIG. FARIA LIMA – RETORNO – AV. BRIG. FARIA LIMA – AV. DR. AMIN SIMÃO – ESTR. GUIDO FONTEGALANT PESSOTTO (AEROPORTO-TAMOIOS) – ROTATÓRIA – AV. JOÃO RODOLFO CASTELLI –… seguindo seu itinerário padrão.

Linha 340 (ECO Campos de São José /Centro) apenas nos dias 21, 23 e 24

Viagens sentido Centro:

04:55 / 05:25 / 06:00 – itinerário normal pela Cambuí
06:35 / 06:50 / 07:20 / 07:55 / 08:15 – itinerário com desvios conforme abaixo

PRAÇA HÉLIO ALVES GARCIA (ECO CAMPOS DE SÃO JOSÉ – PED ECO-PLAT 03) – AV. ANTÔNIO DA COSTA NUNES – AV. JOSÉ MARTINS FERREIRA – AV. ROBSON CUSTÓDIO MACHADO – RETORNO NA ROTATÓRIA EM FRENTE AO CONDOMÍNIO ARUANÃ – AV. ROBSON CUSTÓDIO MACHADO – AV. JOSÉ MARTINS FERREIRA – AV. ANTÔNIO DA COSTA NUNES – ESTR. MUNICIPAL DOM JOSÉ ANTONIO DO COUTO (ESTR. MUNICIPAL DO CAJURU) – AV. PRES. TANCREDO NEVES – RUA ILÍDIO MEINBERG PORTO – AV. BENEDITO FRIGGI – AV. PEDRO FRIGGI – VIADUTO ANTÔNIO BEZERRA FILHO (VIADUTO VISTA VERDE) – AV. PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK – AV. PEDRO ÁLVARES CABRAL – VIADUTO RAQUEL MARCONDES –… seguindo seu itinerário padrão.

A linha atenderá normalmente a população da região do Setville e Condomínio Aruanã para depois fazer o itinerário igual ao da linha 341 A em direção ao Terminal Central

Viagens sentido bairro:

16:00 / 16:15 / 17:00 / 17:30 / 17:55 / 18:30 – itinerário normal pela Cambuí
14:00 /14:45 / 15:30 – itinerário com desvios conforme abaixo

…– AV. DR. JOÃO GUILHERMINO – RUA DOLZANI RICARDO – VD. RAQUEL MARCONDES – AV. SENADOR TEOTÔNIO VILELA – AV. JOÃO MARSON – AV. PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK – VIADUTO ANTÔNIO BEZERRA FILHO (VIADUTO VISTA VERDE) – AV. PEDRO FRIGGI – AV. BENEDITO FRIGGI – AV. PRES. TANCREDO NEVES – ESTR. DOM JOSÉ ANTONIO DO COUTO (ESTR. DO CAJURU) – PRAÇA HÉLIO ALVES GARCIA (ECO CAMPOS DE SÃO JOSÉ – PED ECO-PLAT 03) – AV. ANTÔNIO DA COSTA NUNES – AV. JOSÉ MARTINS FERREIRA – AV. ROBSON CUSTÓDIO MACHADO – RETORNO NA ROTATÓRIA EM FRENTE AO CONDOMÍNIO ARUANÃ – AV. ROBSON CUSTÓDIO MACHADO – AV. JOSÉ MARTINS FERREIRA – AV. ANTÔNIO DA COSTA NUNES FERREIRA – PRAÇA HÉLIO ALVES GARCIA (ECO CAMPOS DE SÃO JOSÉ – PED ECO-PLAT 03) –… seguindo seu itinerário padrão.

 

Maio Amarelo: agentes realizam blitz em bares e ações educativas

 

Agentes de mobilidade visitaram as crianças do Cecoi Irmãs Carmelitas, na região norte – Foto: Divulgação.

 

A programação da Campanha Maio Amarelo continua mobilizando jovens e adultos nas diversas ações promovidas em São José dos Campos.

Na última semana, os agentes de mobilidade realizaram uma blitz educativa em um bar na região central.

De forma descontraída, os clientes receberam as orientações dos agentes de Mobilidade e participaram dos testes com o “bafômetro passivo”, que identifica aqueles que não ingeriram bebida alcoólica.

Foi a segunda ação realizada no estabelecimento. Até o final do mês estão previstas abordagens em outros estabelecimentos.


Clientes participaram do teste com o “bafômetro passivo” | Foto: Adenir Britto/ PMSJC.

Ação nas escolas

As crianças do Cecoi Irmãs Carmelitas, que fica na Vila São Geraldo, região norte, aprenderam lições de educação no trânsito de uma forma divertida.

Após acompanharem atentamente a palestra dos agentes, os pequeninos colocaram a “mão na massa” e fizeram cartazes com dicas e orientações aos motoristas, para atuarem como agentes na rua da escola, como uma blitz.

José Pedro, de 10 anos, foi um dos agentes mirins mais empolgados com a atividade. “Ter atenção no trânsito é a melhor atitude que todos podem fazer”, afirmou.

Já Anelise Almeida, de 9 anos, disse que o dia foi especial e os adultos precisam sempre ser lembrados de ter atenção ao trânsito, porque todos têm seu espaço e sua responsabilidade no trânsito.

Durante o Conexão Juventude, realizado no domingo (19), no bairro Campo dos Alemães, os agentes também interagiram com a população, alertando sobre os riscos da combinação álcool e direção.


Equipe do Educamob também esteve presente no Conexão Juventude orientando a população | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Programação:

Segunda-feira (20) 

  • 6h – Palestra e Evento – Manserv e Johnson & Johnson – Carro Batido (Rodovia Presidente Dutra, s/n – KM 174)
  • 6h30 – Palestra e Evento – Manserv e Johnson & Johnson (Rodovia Presidente Dutra, s/n – KM 174)
  • 6h45 – Área escolar Segura – Escola Estadual Maria Gomide Santos de Souza  (Rua Zélia Albuquerque dos Santos, 452, Jardim Morumbi)
  • 8h30 – Palestra e Evento – Manserv e Johnson & Johnson (Rodovia Presidente Dutra, s/n – KM 174)
  • 11h30 – Área escolar – Emefi Profª Ana Berling Macedo (Rua Alziro Lebrão, 318,  Alto da Ponte)
  • 16h50 –  Área escolar – Emefi Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua (Rua Breno de Moura, S/N – Jardim Estoril)

Terça-feira (21) 

  • 6h50 – Operação em área escolar- Emefi Palmyra Santanna (Rua Prof. Felício Savastano, 350, Vila Industrial)
  • 8h- Palestra e Evento – Normatel (Rodovia Presidente Dutra, KM 143)
  • 12h10 – Área escolar – Escola Glow Kids  (Praça Tertuliano Moraes Delfim, 32, Vila Ema)
  • 16h – Palestra e Evento – Normatel (Rodovia Presidente Dutra, KM 143)
  • 16h – Operação Ciclista – Ciclovia Urbanova – (Av. Shishima Hifumi, Urbanova)
  • 16h30 – Área escolar – Univap Aquarius  (Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181, Jardim Aquarius)

Quarta-feira (22) 

  • 6h45 – Área escolar – Emefi Professora Maria Amélia Wakamatsu (Rua Virgílio Fernandes de Oliveira, 31, Campos de São José)
  • 7h30 – Operação Pedestre – Avenida Cidade Jardim, altura do condomínio (Quinta das Flores)
  • 12h – Área escolar Segura – Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida (Rua Galiléia, 365, Bosque dos Eucaliptos)
  • 14h – Blitz carro batido – Anel Viário
  • 17h – Área escolar – Emefi Professora Maria Amélia Wakamatsu (Rua Virgílio Fernandes de Oliveira, 31, Campos de São José)

Quinta-feira (23) 

  • 6h50 – Área escolar – Univap Aquarius (Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181, Jardim Aquarius)
  • 9h – Palestra – Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro)
  • 11h50 – Área escolar – E.E Profª Wilma Ragazzi (Rua Bacabal, 3550, Parque Industrial)
  • 14h – Operação Linha Verde (Rua Sumatra x Linha Verde, Jardim América)
  • 17h20 – Área escolar – Emei Profa. Marilda Aparecida Montemor (Praça Victor Hugo, S/N, Jardim Oriente)

Sexta-feira (24) 

  • 6h45 – Área escolar – Emefi Professora Maria Amélia Wakamatsu (Rua Virgílio Fernandes de Oliveira, 31, Campos de São José)
  • 8h – Operação Ciclista – Ciclovia Urbanova (Av. Shishima Hifumi, Urbanova)
  • 11h30 – Área escolar Segura – Emefi Profª Ana Berling Macedo (Rua Alziro Lebrão, 318,  Alto da Ponte)
  • 17h30 – Área escolar – Escola Estadual Dinora Pereira Ramos Brito (Avenida João Rodolfo Castelli, 157, Putim)

Segunda-feira (27) 

  • 6h50 – Área escolar – E.E Profª Wilma Ragazzi (Rua Bacabal, 3550, Parque Industrial)
  • 9h – Palestra – Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)
  • 11h45 –  Área escolar – Univap Aquarius  (Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181, Jardim Aquarius)
  • 15h30 – Operação Pedestre (Rua Antônio Saes , 77, Centro)
  • 16h50 – Área Escolar – Emefi Profª. Maria de Melo (Rua Icatu x Rua Itumbiara)

Terça-feira (28) 

  • 6h50 – Área Escolar – Escola Glow Kids (Praça Tertuliano Moraes Delfim, 32, Vila Ema)
  • 10h – Palestra e Evento – ICL Aditivos (Rua Carlos Marcondes, 1200, Jardim Limoeiro)
  • 12h05 – Área Escolar – Emefi Profa. Palmyra Santanna (Rua Prof. Felício Savastano, 350, Vila Industrial)
  • 15h – Palestra e Evento – ICL Aditivos (Rua Carlos Marcondes, 1200, Jardim Limoeiro)
  • 16h40 – Área Escolar –  Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida (Rua Galiléia, 365, Bosque dos Eucaliptos)
  • 18h30 – Operação Linha Verde – Estação Centro da Juventude

Quarta-feira (29) 

  • 6h50 –  Área Escolar – Escola Estadual Dinora Pereira Ramos Brito (Avenida João Rodolfo Castelli, 157, Putim)
  • 10h –  Palestra – Casa do Idoso Norte (Rua  Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana)
  • 11h50 –  Área Escolar – Emefi Profª. Maria de Melo (Rua Icatu x Rua Itumbiara)
  • 16h – Operação Ciclista – Av. Anchieta, 1069 – (Próximo à UBS)
  • 16h – Palestra e Evento –  Monteri do Vale (R. Miracema, 276 – Chácaras Reunidas)
  • 16h30 –  Área Escolar – E.E. Profª Wilma Ragazzi (Rua Bacabal, 3550, Parque Industrial)

 

Aterro sanitário recebe nota 10 da Cetesb pela 4ª vez consecutiva

Imagem aérea do aterro sanitário de São José dos Campos que teve novamente a maior pontuação conferida pelo órgão fiscalizador – Foto: Divulgação.

 

O aterro sanitário de São José dos Campos foi novamente reconhecido com a nota máxima pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pela quinta vez – sendo a quarta consecutiva, de acordo com o mais recente Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, que se refere às operações de 2023.

Historicamente, o aterro de São José dos Campos recebeu a primeira nota 10 em 2012, mas enfrentou uma queda nos anos seguintes: 2013 (9,7), 2014 (9,7), 2015 (8,6), 2016 (8,8). A partir de 2017, a pontuação voltou a subir, alcançando 9,0 em 2017, 9,2 em 2018, 9,3 em 2019, e finalmente, mantendo a nota 10 de 2020 a 2023.

Em 2023 apenas 11 Aterros Sanitários tiveram nota 10, sendo 7 particulares e 4 municipais (entre eles, o de São José dos Campos).

A Prefeitura de São José dos Campos tem feito investimentos contínuos na operação e manutenção do aterro, priorizando a prevenção, o monitoramento e a expansão sustentável.

A Urbam, responsável pela operação do aterro, tem implementado boas práticas operacionais e de monitoramento técnico e ambiental, reforçando a gestão adequada dos resíduos da cidade.

Conscientização Ambiental

A Urbam também desenvolve diversas ações educativas de conscientização ambiental. Pelo Programa Lixo Tour, alunos e outros visitantes podem conhecer o percurso dos resíduos sólidos urbanos, incluindo visitas ao Museu Interativo do Lixo, à Recicloteca, ao Viveiro de Mudas, ao Centro de Triagem, ao aterro e à unidade de geração de energia a partir do biogás do aterro sanitário.

Outros programas como “Nós Fazemos a Nossa Parte”, “Meu Condomínio Recicla” e “Operação Centro Limpo”, também visam a orientação sobre a destinação correta dos resíduos.

Essa contínua excelência destaca o compromisso da Urbam com a gestão sustentável e eficiente dos resíduos sólidos, reafirmando a cidade de São José dos Campos como referência no setor.

 

Exposição itinerante comemora 25 anos do Museu de Esportes

O objetivo da mostra, que reúne textos e imagens, é evidenciar as grandes conquistas e os expoentes do esporte em São José dos Campos no ano em que o museu completa 25 anos de fundação – Foto: Divulgação.

 

O Museu de Esportes de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura, inicia nesta sexta-feira (24), às 14h, no Parque Ribeirão Vermelho (Av. Maria de Lourdes Friggi, 1000 – Urbanova), a exposição itinerante “Museu de Esportes de São José dos Campos: Conquistas de uma Trajetória”. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta no local até o dia 11 de junho.

O objetivo da mostra, que reúne textos e imagens, é evidenciar as grandes conquistas e os expoentes do esporte em São José dos Campos no ano em que o museu completa 25 anos de fundação.

O projeto conta também com oficinas destinadas a profissionais de museus, bibliotecas e arquivos e demais interessados, que serão realizadas nesta quinta (23) e sábado (25). As inscrições já estão abertas (veja abaixo).

A iniciativa foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e a realização é do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas) e Engenho Cultural, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Próximas sedes

Outros espaços do município receberão a exposição itinerante ao longo do ano. O intuito é difundir, a partir do acervo do museu, a vivência da prática esportiva e seu poder de transformação política, social e afetiva. No total, oito espaços do município receberão a mostra itinerante ao longo do ano.

As próximas sedes, como previsto, são: Centro Poliesportivo José Adailson Vieira Pinto (Altos de Santana), Parque Alberto Simões (Altos de Santana), Centro Esportivo Mário Weiss (Vale do Sol), Centro Poliesportivo Fernando Avelino Lopes (Campo dos Alemães), Centro Poliesportivo João Carlos de Oliveira – “João do Pulo” (Jd. Satélite), Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (Santa Inês), Centro Poliesportivo Policial Militar José Carlos das Neves (Jd. Cerejeiras).

Oficinas gratuitas

Paralelamente à exposição serão realizadas duas oficinas gratuitas na sede do Museu Esportes (Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Estádio Martins Pereira – portão 2 – Jardim Jussara), que são destinadas a profissionais de museus, bibliotecas, arquivos e demais interessados.

A oficina “Os Museus como espaços de educação não formal – contextualização e prática a partir do Museu de Esportes de São José dos Campos” será ministrada pela historiadora Renata Gava nesta quinta (23), das 13h às 17h. Haverá certificado de participação e as inscrições devem ser feitas neste link.

Já a oficina “Conservação Preventiva de Acervos Museológicos” será ministrada pelo museólogo e historiador Rodrigo Luiz dos Santos no sábado (25), das 9h às 12h e das 13h às 17h. Também haverá certificado de participação e as inscrições devem ser feitas neste link.

Museu de Esportes

Fundado em 1999, o Museu de Esportes de São José dos Campos é subordinado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura.

Ao longo de sua história, desenvolveu projetos, pesquisas e estudos focados na preservação da memória esportiva do município por meio de ações que visam salvaguardar, recuperar e ampliar seu acervo, composto por mais de 27 mil itens, entre fotografias, arquivos audiovisuais (filmes, áudios), objetos (troféus, medalhas, bolas, uniformes), livros e documentos (cartazes, posters, diplomas, álbuns).

Serviço

 

Exposição itinerante “Museu de Esportes de São José dos Campos: Conquistas de uma Trajetória”.

Abertura: 24/05 – 14h
Visitação: 24/05 a 11/06
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h / Sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Parque Ribeirão Vermelho (Av. Maria de Lourdes Friggi, 1000 – Urbanova)
Entrada gratuita

Museu de Esportes abre exposição sobre atletas olímpicos de S. José

O acervo homenageia esportistas de diversas modalidades que defenderam clubes joseenses e fazem parte da história olímpica – Foto: Divulgação.

 

No ritmo para as Olimpíadas em Paris, o Museu de Esportes de São José dos Campos, localizado no estádio Martins Pereira, traz a exposição “São José e os Atletas Olímpicos”, a partir desta segunda-feira (13).

O acervo homenageia esportistas de diversas modalidades que defenderam clubes joseenses e fazem parte da história olímpica. Neste ano, a exposição cita 19 atletas ligados à cidade, com itens e registros da participação de todos eles no maior evento esportivo do mundo.

Entre os nomes celebrados estão Ubiratan, que foi medalha de bronze no basquete, nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964; Luís Onmura, que conquistou a medalha de bronze para o judô, nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984; e a meio-campista da seleção brasileira de futebol, Formiga, única jogadora no mundo a disputar sete Olimpíadas.

Também estão presentes na exposição: Alberto Marson (basquete), Waldir Boccardo (basquete), Wilson Bombarda (basquete), Edvar Simões (basquete), Zé Geraldo (basquete), Leandro Cunha (judô), Bagé (futebol feminino), Franciele (futebol feminino), Fabiola Molina (natação), Diogo Yabe (Natação), Fúlvio Miyata (judô), Carioquinha (basquete), Lyanne Kosaka (tênis de mesas) e Daniel Moreno (futebol).

O patrimônio da exposição pertence ao Museu de Esportes, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos.

Semana Nacional de Museus

A exposição “São José e os Atletas Olímpicos” faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus, que promove a reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa, além de celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Serviço:

Museu de Esportes
Estádio Martins Pereira – Portão 2
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara – São José dos Campos
De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h*
*O horário de funcionamento pode ser alterado em função de jogos no estádio.
Entrada gratuita

 

Áreas de lazer recebem pintura nas regiões centro, leste e sudeste

Pintura e manutenção deixam os espaços mais limpos, organizados, harmônicos e seguros para a população – Foto: PMSJC.

 

Os espaços de lazer da cidade recebem, periodicamente, manutenção e pintura geral, desde bancos, guias, jogos de tabuleiros, tabelas de basquete, playground, até quadras e academias ao ar livre. Neste mês de maio, o serviço está programado para acontecer nas regiões central, leste e sudeste da cidade.

O trabalho visa manter São José dos Campos sempre conservada, limpa, organizada e com a manutenção em dia, além de deixar os espaços públicos seguros e bonitos visando a qualidade de vida da população.

Confira a programação da quinzena:

  • Praça Duque de Caxias (Jardim Paulista): pintura dos equipamentos da academia, quadra e parquinho infantil.
  • Parque Residencial Flamboyant: nova pintura no parquinho na Rua Hilário Santana.
  • Avenida Domingos Maldonado Campoy: nova pintura na academia ao ar livre, no playground e quadra.
  • Praça Quatorze Bis (Jardim Souto): revitalização da quadra e do playground.
  • Rua Pedro Belarmino (Residencial Jatobá): revitalização do playground e revitalização e nova pintura da quadra.

Evento do ITA torna São José a capital da Engenharia do Futuro

EEF vai debater o desenvolvimento tecnológico do setor e as aplicações das inovações, além de promover a troca de informações entre alunos, pesquisadores e professores – Foto: Divulgação.

 

São José dos Campos será a capital nacional da Engenharia do Futuro entre os dias 16 e 18 de maio. A cidade será palco da segunda edição do EEF 2024 (Engineering Education for the Future), que vai reunir especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outras tendências.

O evento gratuito é promovido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e está em sua segunda edição. As inscrições devem sem feitas no site específico do EEF.

A programação conta com uma série de painéis e ciclos de debates sobre os rumos da Engenharia. Entre os destaques está o Fórum de Educação em Engenharia, que reunirá especialistas do Brasil e do exterior. Inteligência Artificial, Data Science e Internet das Coisas estão entre os assuntos que serão abordados no debate sobre a Revolução Industrial 4.0.

Segundo os organizadores, a meta é, além de traçar os novos caminhos da engenharia, pavimentar a união e sinergia entre academia, indústria, governo e a sociedade. Muitos dos projetos que vão moldar a engenharia do futuro serão apresentados nos mais de 30 estandes que estarão em exposição.

O EEF-2024 contará também com a Mostra ITA 2050, no dia 17 de maio, que promoverá uma jornada histórica pelos caminhos tecnológicos até os dias de hoje.

Outros destaques são os eventos competitivos, que vão reunir estudantes para superar desafios por meio da inovação e trazer soluções que possam ser aplicadas na sociedade.

Entre essas atividades está o Grand Prix de Inovação, no qual as equipes de competidores atuarão por 24 horas ininterruptas; o ITA Sprint, plataforma dinâmica e inspiradora que visa cultivar a cultura do empreendedorismo, e o Data Science Challenge, competição de ciência de dados em sua sexta edição.

Segurança Pública e GCM têm média histórica de aprovação

São José dos Campos mantém uma média de satisfação superior a 90% ao concluir o primeiro trimestre de 2024 – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de São José dos Campos segue tendo aprovação da comunidade, com uma média acima de 90%.

Dados divulgados pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), relativos ao 1º trimestre de 2024, mostram que 91,2% dos munícipes avaliam positivamente as ações da GCM e 85,2% aprovam a Segurança Pública na cidade.

Segundo a metodologia aplicada pelo Indsat, que avalia serviços públicos com pontuação e porcentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, obtidos em cada item, São José dos Campos se mantém em alto grau de satisfação.

 

Balanço SSP

No mesmo período, os números também são positivos no balanço estatístico da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com queda de 40% nos casos de homicídio (de 10 para 6).

Roubos de veículos também caíram 58,3%, seguidos de furto de veículos, com queda de 50,5%, outros roubos (35,5%) e roubos e furtos de celulares, com 30,4% de redução, conforme o gráfico abaixo com todas as modalidades.

Os números se tornam ainda mais expressivos quando comparados com o primeiro trimestre de 2016, ano que o Programa São José Unida ainda não havia sido criado, conforme gráfico abaixo.

Por ele, o número de homicídios teve queda de 68,4%, seguido dos índices de roubos (74,9%), furtos de veículos (60,7%) e roubos de veículos (90,7%).

São José Unida

O Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos, teve início em 2017 com diversas ações conjuntas executadas pelas forças policiais, Guarda Civil Municipal (GCM), com uso da tecnologia do CSI, contribuem para a redução nos índices de criminalidade no município.

As ações recebem o reforço de mais de 1.200 câmeras inteligentes e 340 portais eletrônicos que possuem a tecnologia de reconhecimento OCR e Inteligência Artificial monitorando 24 horas a cidade, onde mais de 270 mil veículos circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas, resultando na recuperação de 567 desde abril de 2021.

Além dos veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.377 ocorrências, em que 1.116 suspeitos foram detidos e 231 procurados pela justiça foram capturados.

O Programa São José Unida vem apresentando bons resultados também na taxa de esclarecimento de crimes de letalidade, como homicídios e latrocínios, chegando a aproximadamente 90% no último ano, bem acima da média do nacional que é de 30%.

Metodologia Indsat

As cidades avaliadas pela Indsat são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.

Os números, que refletem exclusivamente a opinião de 600 moradores participantes das pesquisas, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Saiba mais no site da Indsat.

Praça de São Francisco Xavier passa por reurbanização

Equipes da Prefeitura trabalham nas áreas centrais do distrito para melhorias e manutenção – Foto: PMSJC.

 

Para deixar um dos destinos mais charmosos no inverno paulista, a Prefeitura de São José dos Campos e a subprefeitura do distrito de São Francisco Xavier, vem melhorando a manutenção das áreas centrais do local.

A Igreja São Sebastião (Largo São Sebastião), bem no centro do distrito está passando por revitalização. O pátio em frente à igreja com 400 metros quadrados, está recebendo piso intertravado em substituição ao antigo piso de concreto.

Além disso, toda a área está recebendo um cuidado especial, os jardins estão recebendo melhorias como adubação e o plantio de novas plantas. Os bancos vão receber nova pintura.

Com a chegada do inverno, São Francisco Xavier, atrai turistas pelo clima ameno e por ser um delicioso refúgio em meio a Serra da Mantiqueira. Bem estruturado, o distrito oferece várias pousadas e uma gastronomia típica no centro comercial.

Além disso, O Distrito de São Francisco é considerado uma Área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

 

Prefeitura vai instalar emborrachado em mais 32 playgrounds

Pintura e manutenção deixa os equipamentos públicos mais atraentes e seguros – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura programou, para este mês, a instalação de piso emborrachado em 32 playgrounds da cidade. O serviço faz parte das benfeitorias de manutenção nestes locais, previstas para serem realizadas durante o ano todo.

Em abril, foram aplicados mais de mil metros quadrados de emborrachados em 8 locais diferentes:

  • Praça Tabajara (Vila Cristina),
  • Praça Monsenhor Luís Gonzaga (Santana),
  • Parquinho na comunidade Santa Cruz III (Centro),
  • Praça Marte (Jardim da Granja),
  • Praça Aquila (Jardim da Granja),
  • Parquinho na Rua Gladíolo (Vila Corintinha),
  • Parquinho na Rua Itapeva (Bosque dos Eucaliptos),
  • Parquinho na Av. Dr. Renato de Toledo Mira (Recanto dos Eucaliptos).

Programação

Periodicamente, a Prefeitura também realiza serviços de manutenção e pintura geral nos equipamentos públicos do município (como bancos, guias, academias ao ar livre e outros), visando dar melhor qualidade de vida à população.

Confira a programação da quinzena:

  • Praça Duque de Caxias (Jardim Paulista): pintura dos equipamentos da academia, quadra e parquinho infantil.
  • Parque Residencial Flamboyant: nova pintura no parquinho na Rua Hilário Santana.
  • Domingos Maldonado Campoy: nova pintura na academia ao ar livre, no playground e quadra.
  • Praça Quatorze Bis (Jardim Souto): revitalização da quadra e do playground.
  • Rua Pedro Belarmino (Residencial Jatobá): revitalização do playground e revitalização e nova pintura da quadra.

Dia das Mães é destaque nas Casas do Idoso de São José

Apresentação do Coral da Casa do Idoso Sul nesta segunda (6) abriu as celebrações especiais pelo Dia das Mães – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio das Casas do Idoso, preparou programação especial nesta semana com diversas atividades culturais e religiosas em homenagem ao Dia das Mães, que será comemorado neste domingo (11).

Os eventos prometem emocionar os idosos e seus familiares, em ações com o objetivo de celebrar a vida e promover encontros intergeracionais.

A primeira atividade foi realizada na tarde desta segunda-feira (6) na Casa do Idoso Sul, com apresentação do Coral da unidade.

Um dos destaques da programação especial será o ato ecumênico nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, no auditório da Casa do Idoso Centro, com a presença de frequentadores das Casas Sul, Leste e Norte.

Às 9h15, haverá apresentação do Coral da Casa do Idoso Centro. O ato ecumênico terá início ás 9h40, com participação de um padre, um pastor e uma sacerdotisa de umbanda.

Diversão e saúde

São José possui quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência no Estado de São Paulo.

São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

São pelo menos 40 atividades, além de atrações especial como os bailes nas noites de sexta e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Serviço

Dia das Mães nas Casas do Idoso:

Casa do Idoso Centro

Data: Dia 8 (quarta-feira)

Evento: Ato ecumênico

Horário: A partir das 9h

Endereço: rua Euclides Miragaia, 508

Casa do Idoso Sul

Data: Dia 8 (quarta-feira)

Evento: Aulão de Dança do Ventre

Horário: 9h

Endereço: Avenida Andrômeda, 2.601, no Bosque dos Eucaliptos

Data: Dia 9 (quinta-feira)

Evento: Apresentação de violão dos alunos da oficina de violão da Casa

Horário: 14h

Data: Dia 10 (sexta-feira)

Evento: Apresentação de teatro dos alunos da Casa

Horário: 9h

Casa do Idoso Leste

Data: Dia 7 (terça-feira)

Evento: Aulão especial de ritmos

Horário: 8h

Endereço: rua Cidade de Washington, 164, no Vista Verde

Data: Dia 9 (quinta-feira)

Evento: Dia Especial da Beleza

Horário: Das 13h30 às 16h

Data: Dia 10 (quinta-feira)

Evento: Manhã musical com coral e violeiros

Horário: 9h

Casa do Idoso Norte

Data: Dia 10 (sexta-feira)

Evento: Meditação das Mães: “Respirar, expirar, celebrar”

Horário: 9h30

Endereço: rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana

 

Fundo Social amplia postos de doações na cidade

Equipe do Fundo Social trabalha diariamente na triagem e organização dos itens que serão doados ao povo gaúcho; cidade tem novos pontos para fazer as doações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Os joseenses estão solidários ao povo gaúcho. Nesta terça-feira (7), o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos ampliou a campanha em favor das famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Os munícipes que quiserem contribuir com doações para as cidades gaúchas, que sofrem os estragos de fortes chuvas nos últimos dias, têm novos endereços à disposição para ampliar a corrente de solidariedade.

As doações podem ser feitas em pontos no Parque Vicentina Aranha, Clube de Campo Santa Rita AESJ, nos shoppings Colinas e Jardim Oriente, na sede da Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba), além do Centro de Distribuição do Fundo Social, drive-thru na portaria do Parque da Cidade, Paço Municipal, secretarias externas e unidades da prefeitura.

Novos pontos de arrecadação poderão ser disponibilizados nos próximos dias. Todos os endereços são atualizados no site do Fundo Social. Clique aqui.

Além do Centro de Distribuição do Fundo Social, novos pontos de arrecadação ampliam a campanha | Foto: Cláudio Vieira/PSJC.

Doações 

A equipe do Fundo Social reforça que cada ajuda faz a diferença e, neste momento, especialmente, estão sendo recebidas doações de itens de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionador, escova e creme dental, desodorante, aparelho de barbear e absorventes), produtos de limpeza (detergente, água sanitária, sabão em barra, sabão em pó, limpador multiuso, desinfetante, rodo, vassoura, pano de chão, balde), água potável, alimentos não perecíveis e ração para os pets.


Drive-thru na portaria do Parque da Cidade facilita entrega dos insumos| Foto: Cláudio Vieira/PSJC.

Unidades da Prefeitura 

Também haverá postos de arrecadação no Paço Municipal, nas sedes das secretarias externas e em diversas unidades da Prefeitura. Servidores e munícipes podem entregar as doações nas caixas instaladas nesses locais.

No Paço, os recipientes ficarão na entrada do térreo, 2º subsolo e garagem, que são os andares de acesso ao prédio e por onde circula o maior fluxo de pessoas.

Itens Arrecadados

  • Água potável
  • Produtos de higiene pessoal
  • Produtos de limpeza
  • Alimentos não perecíveis
  • Ração para os pets

Mais informações

Lago do Parque Santos Dumont recebe manutenção

O trabalho deve durar cerca de 90 dias; peixes serão transferidos para lagos do Parque da Cidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta semana a manutenção do principal lago do Parque Santos Dumont, na Vila Ady Anna, região central da cidade. O trabalho deve durar cerca de 90 dias.

O início dos serviços de manutenção conta com a retirada dos peixes, que serão transferidos para os lagos do Parque da Cidade, em frente à casa Olivo Gomes e próximo à Casa da Ilha. O processo será realizado com um piscicultor experiente da Prefeitura.

Após a retirada dos peixes, o lago será esvaziado e lavado para iniciar o processo de restauro. Serão aplicados impermeabilizantes para evitar infiltrações. O processo é realizado anualmente no período de inverno.

O Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados, possui três lagos e uma vasta área verde e de lazer com parque infantis para a garotada. Também tem pista de caminhada, equipamentos para ginástica, pista de skate e outros atrativos.

O Parque Santos Dumont fica na Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Ady Ana e fica aberto diariamente, das 4h às 22h.

Evento coloca aeroporto de S. José na rota do turismo religioso

Aeroporto de São José promove a união entre o Cristo Redentor e o Santuário Nacional de Aparecida – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A nova rota de voos diretos entre o aeroporto de São José dos Campos e o Rio de Janeiro pode alavancar a visita a dois dos principais destinos religiosos do Brasil: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e o Cristo Redentor.

Em uma iniciativa inédita, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se encontram nesta sexta-feira (3), para uma ação que unirá os dois símbolos religiosos.

Depois de algumas atividades no Rio de Janeiro, eles trocarão réplicas dos santuários e embarcam juntos para São José dos Campos, no voo que sairá às 21h50 do aeroporto RIOgaleão. A chegada no aeroporto de São José está prevista para cerca de 22h30.

No dia seguinte, às 7h, Roberto de Lucena e Padre Omar saem de São José dos Campos e chegam, às 8h, ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Lá, assistem a uma missa e realizam a troca das réplicas das imagens para divulgar a conectividade dos dois destinos religiosos.

Segundo o diretor comercial da concessionária SJK Airport, Ronei Glanzmann, os voos diretos facilitam o acesso dos peregrinos à chamada Rota da Fé do Vale do Paraíba, que inclui ainda o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, e a comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

“Aparecida é uma das basílicas marianas mais visitadas do mundo e o Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais do Rio. O aeroporto de São José tem condições de atender com conforto, qualidade e segurança os passageiros de todo o Brasil e do mundo que queiram conhecer ou fazer esses roteiros, além de toda a nossa Rota da Fé”, afirmou.

Dias e horários

O voo, operado pela GOL Linhas Aéreas, permite aos passageiros o acesso rápido e cômodo à capital fluminense, e vice-versa, com apenas 1 hora e 5 minutos de deslocamento.

São três frequências semanais diretas, de ida e volta. Os voos partem de São José sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25. A partir do terminal fluminense, é possível fazer conexões quase imediatas para cerca de 20 destinos diferentes, incluindo várias capitais do Nordeste.

Os voos provenientes do Rio de Janeiro decolam do RIOgaleão às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h, sempre às quartas, sextas e domingos.

As aeronaves utilizadas são o Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros.

Nos primeiros 30 dias de operação, a nova rota São José dos Campos-Rio de Janeiro transportou cerca de 3.100 passageiros com uma média de 70% de ocupação.

Foram 28 operações no período, sendo 14 pousos e outras 14 decolagens. Ainda de acordo com o balanço da SJK Airport, a operação registrou 100% de regularidade (nenhum voo cancelado) e 100% de pontualidade, sem nenhum registro de atraso.

Investimentos

A administração do Aeroporto Urbano Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2022 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.

Empregos em alta: saldo positivo de 1.091 empregos em março

Nos três primeiros meses do ano São José dos Campos chegou a um saldo de 3.791 empregos formais, segundo o Caged – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Pelo terceiro mês consecutivo, São José dos Campos registrou resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada, com saldo de 1.091 postos de trabalho em março.

Nos três primeiros meses do ano, o saldo de empregos formais já chega a 3.791. Nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o município gerou um total de 8.688 empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em março, o setor de Serviços voltou a liderar o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 702 vagas de saldo positivo.

Logo após, vem a Construção Civil com 178 vagas de saldo positivo, seguida pela Indústria, com 137 postos de trabalho.

O Comércio voltou a registrar resultado positivo, depois de uma retração no final do ano passado e em janeiro. O setor registrou saldo de 75 vagas em março.

Apenas o setor de Agropecuária, com -1 vaga, registrou resultado negativo.

Considerando os três primeiros meses do ano, o setor de Serviços gerou 2.948 empregos do saldo total de 3.791. Construção com 497 vagas e Indústria, com saldo de 382, vêm na sequência.

Qualificação profissional

Para incentivar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).

 

São José amplia atividades de conscientização sobre autismo

A festa de comemoração pelos 100 anos do Parque Vicentina Aranha também teve conscientização sobre o autismo – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou, nesta terça-feira (30), as atividades especiais de abril sobre a importância da inclusão e do respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Durante a manhã, teve roda de conversa na Casa de Cultura Júlio Neme, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte da cidade.

Foi mais uma iniciativa da campanha “Lugar do autista é em todo lugar” e integra a série de atividades de conscientização e sensibilização sobre o tema desenvolvidas em abril, mês de conscientização do autismo.

As ações são constantes, sendo realizadas pela Prefeitura o ano todo.

Domingo no parque

No último domingo (28), a ação especial foi realizada no Parque Vicentina Aranha, durante as comemorações pelo centenário do espaço público que é um dos principais centros de lazer do município.

Munícipes que estiveram no local elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

“Ter eventos inclusivos para os autistas é muito importante para o desenvolvimento e a convivência com outras crianças. Meu filho, que quase não conseguia ficar em lugares cheios, hoje convive muito bem e se relaciona com todos”, disse a assistente de Recursos Humanos Michelle Magalhães, que tem 37 anos e é mão de Joaquim Lucca, criança de 4 anos que tem TEA.

“Estes eventos e ações são de extrema importância, pois ainda há muitas pessoas que não sabem e não entendem o que é o autismo. Esses eventos promovem inclusão e garantia dos direitos”, afirmou Kailane Sousa, que tem 19 anos e é profissional da área de apoio.

Parceria

Durante todo o mês de abril, foram realizadas capacitações de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares.

Ações de conscientização e sensibilização também foram promovidas no Parque Santos Dumont, no Terminal Rodoviário Central, na ECO (Estação Conexão de Ônibus) do Campos de São José, nos Cras Eugênio de Melo e Jardim Mariana 2, na região leste, Dom Pedro 1º e Anhembi, na região sul, e Jardim Pernambucano, na região sudeste,

Também foram desenvolvidas atividades especiais no Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), entidade parceira da Prefeitura e que atende 222 famílias de pessoas com TEA com ações nas áreas de saúde e social.

“As ações de conscientização desempenharam um papel fundamental e são de vital importância, pois ajudam a aumentar a conscientização sobre o transtorno, promovem a inclusão social e proporcionam suporte necessário para as pessoas com autismo, bem como para seus familiares”, disse o gerente técnico do Gaia, Carlos Eduardo Teodoro Vieira.

Assistência

São José possui uma ampla e estruturada rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visam garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

Carteira de Identificação

Já a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) tem sido mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.

Desde o início da ação, em 2021, foram fornecidas 1.800 carteirinhas. iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) no ícone Prefbook.

O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

Todas as ações da Prefeitura são fundamentais. Afinal, autismo não se cura. Autismo se comprende para fazer um mundo melhor com os autistas e para eles.

 

Prefeitura retira fiação excedente em avenidas do centro

Os fios excedentes das avenidas Nove de Julho e Heitor Villa-Lobos serão retirados para garantir segurança e melhorar visual urbano – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (30) a remoção de fiação excedente em postes de iluminação e de rede elétrica nas Avenidas Nove de Julho e Heitor Villa-Lobos, na região central.

A iniciativa visa melhorar o visual, bem como evitar fios caídos que podem colocar em risco a segurança da população. Atualmente, cerca de 40% da fiação é excedente, o que gera poluição visual, por não seguir o alinhamento organizado dos cabos.

No ano passado, a Prefeitura em parceria com a EDP São Paulo, realizou a fiscalização da fiação das empresas de telefonia, internet e TV a cabo em postes elétricos sem uso e sem identificação. As empresas foram notificadas para a retirada do que estava excedente e informadas sobre a negativa do serviço, que geraria a retirada dos cabos.

O trabalho passará a ser constante em várias ruas da cidade. Os munícipes que observarem excesso de fios em postes podem entrar em contato pelo 156 e solicitar a vistoria para retirada de cabos.

 

 Mais de 300 estagiários participam de atividades de integração

O treinamento na segunda-feira (29) foi destinado aos estudantes de pedagogia – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos e o Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) realizam nesta semana a integração dos 345 estagiários admitidos neste ano. Eles foram divididos em 4 turmas, com as atividades desenvolvidas no Cefe (Centro de Formação do Educador) em dois dias, nos períodos da manhã e tarde.

Nesta segunda-feira (29), a ação foi destinada aos estudantes de pedagogia nos dois períodos. Os alunos dos demais cursos, de nível superior e técnico, farão o treinamento na quinta-feira (2), com início às 9h e 14h, conforme a distribuição dos grupos.

Além da pedagogia, participam da formação estagiários das áreas de administração de empresas, arquitetura, ciências contábeis, direito, engenharia civil, publicidade e propaganda, licenciatura em biologia, química, física e matemática, entre outras.

Stefani começou o estágio em fevereiro | Foto: Adenir Britto/PMSJC,

Estudante de pedagogia e estagiária na Prefeitura desde fevereiro, Stefani Amaral destacou a importância da atividade. “Sou mãe de duas crianças autistas e me descobri na área através delas. Pelo estágio, eu consigo aprender na prática como funciona e consigo adquirir várias experiências, não somente em sala de aula, mas também fora”, afirmou.

Na integração, os estagiários têm a oportunidade de conhecer as secretarias municipais e também o Ciee. Durante as palestras, os participantes obtém diversas orientações para que possam ter uma jornada de aprendizado no período que permanecerem na Prefeitura.

 

Empregos em alta: saldo positivo de 1.091 empregos em março

Nos três primeiros meses do ano São José dos Campos chegou a um saldo de 3.791 empregos formais, segundo o Caged – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Pelo terceiro mês consecutivo, São José dos Campos registrou resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada, com saldo de 1.091 postos de trabalho em março.

Nos três primeiros meses do ano, o saldo de empregos formais já chega a 3.791. Nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o município gerou um total de 8.688 empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em março, o setor de Serviços voltou a liderar o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 702 vagas de saldo positivo.

Logo após, vem a Construção Civil com 178 vagas de saldo positivo, seguida pela Indústria, com 137 postos de trabalho.

O Comércio voltou a registrar resultado positivo, depois de uma retração no final do ano passado e em janeiro. O setor registrou saldo de 75 vagas em março.

Apenas o setor de Agropecuária, com -1 vaga, registrou resultado negativo.

Considerando os três primeiros meses do ano, o setor de Serviços gerou 2.948 empregos do saldo total de 3.791. Construção com 497 vagas e Indústria, com saldo de 382, vêm na sequência.

Qualificação profissional

Para incentivar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).

 

GCM aborda 4 suspeitos de soltar balões com ajuda do CSI

O CSI conta com mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR – Foto: Ilustração.

 

Em uma rápida ação ocorrida na tarde do último domingo (28), equipes de patrulhamento da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de São José dos Campos abordaram 4 pessoas suspeitas de soltar balões, nas proximidades do PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Os balões foram detectados pelas câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura, ligado à Secretaria de Proteção ao Cidadão, quando sobrevoavam a região leste da cidade. Um deles caiu justamente numa área de mata próximo ao PIT.

Os indivíduos estavam acompanhando os balões em 4 veículos diferentes e após serem interceptados pela GCM foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil, ficando à disposição das autoridades policiais.

Ato criminoso

Soltar balões é crime, além de representar um risco para a segurança pública e o meio ambiente. A pena varia de 1 a 3 anos de detenção ou multa. A atitude pode causar incêndios, danos à fauna e à flora, além de interferir na aviação e na qualidade do ar.

A Prefeitura enfatiza que a população precisa estar ciente dos riscos e das consequências legais de cometer este crime, lembrando que as autoridades continuam atuantes na prevenção e no combate a esse tipo de conduta, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Ao observar esta prática, o cidadão pode fazer uma denúncia pelo telefone 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Civil Municipal.

Rota São José-RJ completa um mês com 3,1 mil passageiros atendidos

Passageiros embarcam para o Rio de Janeiro em voo direto a partir do aeroporto de São José dos Campos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A retomada dos voos de passageiros no aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos completa um mês neste sábado (27) com números altamente positivos.

De acordo com levantamento da concessionária SJK Airport, a nova rota São José dos Campos-Rio de Janeiro transportou cerca de 3.100 passageiros com uma média de 70% de ocupação.

Foram 28 operações no período, sendo 14 pousos e outras 14 decolagens. Ainda de acordo com o balanço da SJK Airport, a operação registrou 100% de regularidade (nenhum voo cancelado) e 100% de pontualidade, sem nenhum registro de atraso.

Segundo o diretor comercial da concessionária que administra o aeroporto, Ronei Glanzmann, os números do primeiro mês “são bastante animadores”.

“Ficamos bastante entusiasmados com o resultado. Geralmente em uma operação dessa natureza, com uma rota inédita em um aeroporto que estava sem voo de passageiros, a taxa de ocupação é bem mais baixa no início. Conseguimos um resultado muito positivo e que revela todo o potencial do aeroporto de São José”, afirmou.

“Importante frisar que essa é uma ocupação média. Em alguns dias batemos uma taxa de 94% de lotação dos voos”, completou.

O voo, operado pela GOL Linhas Aéreas, permite aos passageiros o acesso rápido e cômodo à capital fluminense, e vice-versa, com apenas 1 hora e 5 minutos de deslocamento.

São três frequências semanais diretas, de ida e volta. Os voos partem de São José sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25. A partir do terminal fluminense, é possível fazer conexões quase imediatas para cerca de 20 destinos diferentes, incluindo várias capitais do Nordeste.

Os voos provenientes do Rio de Janeiro decolam do RIOgaleão às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h, sempre às quartas, sextas e domingos.

As aeronaves utilizadas são o Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros.

Voo inaugural da nova rota SJK-RIOgaleão foi realizado em 27 de março| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

São José a Salvador

Em julho, durante as férias escolares, a GOL também vai oferecer voos diretos para Salvador (BA) saindo de São José, com três frequências semanais.

De acordo com a concessionária que administra o aeroporto de São José, a operação para a capital baiana funcionará entre os dias 2 de julho e 4 de agosto.

Os voos para Salvador partirão do SJK Airport às terças, quintas e sábados, às 23h40, chegando à Bahia por volta da 1h50. No sentido contrário, partirão às quartas, sextas e domingos às 3h30, chegando em São José dos Campos por volta das 5h45.

Os bilhetes para os voos podem ser adquiridos no site da companhia aérea e em agências de viagem.

Deslocamentos duram pouco mais de uma hora entre São José e o Rio de Janeiro| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Concessão 

A administração do Aeroporto Urbano Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2022 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.

São José reduz 90% no roubo de veículos

Dados da SSP no primeiro trimestre deste ano apontam queda significativa nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período de 2023 – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

O Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos realiza, desde 2017, uma série de iniciativas colaborativas entre as forças de segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o auxílio da tecnologia do CSI. As ações desempenham um papel fundamental na diminuição dos índices de criminalidade no município, com redução de 90% no roubo de veículos durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o primeiro trimestre de 2016, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

No primeiro trimestre deste ano, São José dos Campos observou uma significativa queda nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 40% nos casos de homicídios, caindo de dez para seis.

Além disso, os roubos de veículos diminuíram 58,3%, enquanto os furtos de veículos caíram 50,5%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-35,5%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 30,4%. O destaque inclui a ausência de latrocínio, roubo seguido de morte.

São José Unida

O programa que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, tem como objetivo unir esforços para prevenir e reduzir os índices de criminalidade de forma eficaz.

São mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas e mais de 563 veículos recuperados.

Além dos veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.342 ocorrências, em que 1.095 suspeitos foram detidos e 230 procurados pela justiça foram capturados.

Produtividade acima da média nacional

Em São José, 90% dos casos de homicídios são solucionados, enquanto a média nacional é de aproximadamente 30%. Esses números evidenciam a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança.

Prefeitura inicia obras de recape nos corredores viários

Trecho da Estrada do Imperador foi recapeado no Chácaras Reunidas – Foto: Divulgação.

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma nova etapa de recapes de corredores viários em todas as regiões da cidade, com investimentos que somam R$ 17 milhões.

Nesta semana, três importantes vias do bairro Chácaras Reunidas foram recapeadas: um trecho da Estrada do Imperador, Alameda Rio Negro e Rua Loanda.

A partir deste sábado (27) as frentes de trabalho já iniciam a fresagem (que é a primeira etapa do serviço) da Rua Bacabal, na altura do número 140 (região de frente ao Centro da Juventude). A via será recapeada até a altura da Rua Mossoró.

Ao longo das próximas semanas, a Avenida Madagascar também será recapeada, entre as ruas Mar Del Plata e Koichi Matsumura – ambas no Jardim América.

Todas as áreas das ruas com obras serão sinalizadas e os agentes da mobilidade estarão presentes para orientar os motoristas.

A primeira etapa das obras prevê serviços de fresagem nas vias, seguida da aplicação da camada de massa asfáltica.

 

You May Also Like