Dassault abre inscrições para programa de incubação no PIT
Laboratório global de última geração da Dassault foi inaugurado no PIT em 4 de dezembro para a América Latina – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Dassault Systèmes abriu inscrições para startups em estágio inicial que queiram participar do programa de incubação promovido pela empresa, que possui laboratório de última geração no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) em São José dos Campos.
A estrutura foi inaugurada em dezembro do ano passado e é o primeiro laboratório 3DEXPERIENCE da Dassault na América latina. A empresa francesa é líder global em desenvolvimento de softwares para desenho 3D, prototipagem 3D e gestão do ciclo de vida de produtos.
A inscrição para participação no programa de incubação pode ser feita até 22 de maio, exclusivamente através do site.
De acordo com a Dassault, o programa é voltado para startups de base industrial ou “deep techs” que desenvolvem produtos físicos integrando software e hardware.
As áreas de foco incluem os setores de Saúde e Ciências da Vida, Manufatura e Cidades e Territórios, com prioridade para iniciativas que promovam impacto positivo e estejam alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
As startups selecionadas serão incubadas por até dois anos, sem qualquer custo ou exigência de participação societária.
Durante esse período, contarão com acesso integral à plataforma 3DEXPERIENCE e receberão acompanhamento técnico e de negócios por meio de mentorias especializadas de consultores da Dassault Systèmes e do PIT.
3DEXPERIENCE Lab
Criado na França em 2015, o programa de aceleração e laboratório de inovação aberta 3DEXPERIENCE Lab, da Dassault Systèmes, visa acelerar inovações disruptivas que impactam positivamente a sociedade e as pessoas.
Com unidades na França, Estados Unidos, Índia e Alemanha e um ecossistema global de parceiros e mentores, o laboratório já ajudou mais de 70 startups e comunidades em todo o mundo a alcançar marcos importantes no desenvolvimento de seus projetos.
Prefeitura irá apresentar ações de 100 dias de governo
Os projetos do Plano de Governo realizados nos primeiros três meses da gestão serão apresentados à população nos próximos dias – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Governança, reuniu um grupo de trabalho que, no último mês, compilou informações e dados sobre as metas do Plano de Governo cumpridas nos 100 primeiros dias da administração municipal.
Foram realizadas cerca de 20 reuniões, incluindo visitas às secretarias municipais e autarquias da Prefeitura, com membros da comissão de Governança e técnicos das secretarias municipais.
Durante as reuniões, foram discutidas as ações realizadas nos 100 dias. As ações executadas pela administração municipal e os projetos do Plano de Governo serão apresentados à população nos próximos dias, com ampla divulgação nas mídias e encontros com grupos e entidades da cidade.
Aumenta o descarte de materiais recicláveis nos PEV’s
Pev Jardim Copacabana. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Nos três primeiros meses deste ano, os 15 PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária), gerenciados pela Prefeitura de São José dos Campos, registraram aumento no recebimento de gesso, resíduos eletroeletrônicos, pneus, resíduos de podas, resíduos volumosos (colchoes etc.) e materiais recicláveis, em relação ao mesmo período no ano passado.
O recebimento de gesso subiu 58,97%, somando 620 metros cúbicos. Outro que subiu significativamente foi o número de pneu, que chegou a 42,08% do descarte, somando 9.522 unidades. Isso também ocorreu com colchões, com a 29,44% a mais, totalizando 2.484 unidades. Eletroeletrônico obteve um crescimento de 21,97%, sendo até agora 2.376 peças.
Os materiais recicláveis (papel, papelão e plástico) são vidros, poda de madeira, óleo de cozinha, entre outros. Em 2025 os PEV’s já receberam 182 mil volumes.
O que recebe
Resíduos de lã de vidro e fibras.
Mantas de asfalto.
Discos de Vinil (LP), fitas cassetes, fitas de vídeo, Disquetes, CDs e DVDs.
Cortinas e Tapetes.
Entulho de pequenas reformas residenciais até 1m³ (um metro cúbico), tais como, madeiras, tijolos, blocos, telhas, fiações, gessos, etc.
Móveis e equipamentos domésticos: sofás, cadeiras, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, colchões, armários (preferencialmente desmontados).
Resíduos eletroeletrônicos: computadores, celulares, televisores, monitores, câmeras fotográficas, impressoras, geladeiras, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 unidades).
Resíduos de Podas e Jardinagem até 1m³.
Pneus de automóveis e motos até 4 (quatro) unidades.
Óleo vegetal (de cozinha).
Resíduos recicláveis: papéis, papelões, plásticos, metais, vidros.
PEV’s
Os resultados positivos avalizam a importância dos PEV’s na cidade, já que fortalece a conscientização da população da importância do descarte de resíduos de maneira adequada.
O serviço é oferecido gratuitamente para os pequenos geradores. O cidadão deve atentar para os horários de funcionamento dos PEV’s e colocar os resíduos devidamente separados nos recipientes e baias do PEV, conforme as orientações dos responsáveis pelos locais.
Prefeitura faz revitalização de parquinhos, quadras e academias
Espaços públicos bem cuidados, com pintura e manutenção em dia, contribuem para a qualidade de vida na cidade – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos encerra o mês de março com a realização de serviços de manutenção e revitalização de pinturas em todas as regiões da cidade. As ações visam aprimorar a infraestrutura dos espaços públicos, tornando-os mais atrativos e garantindo a qualidade de vida da população.
Os parquinhos infantis receberam atenção especial neste mês, com a revitalização de doze deles, sendo dois no Campos dos Alemães e um nos bairros Paraíso do Sol, Vila Paiva, Jardim das Indústrias, Vila das Flores, Jardim Aquarius, Floradas de São José, Vale dos Pinheiros, Jardim Oriente, Conjunto Residencial Dom Pedro I e Residencial Caminho das Montanhas.
As academias ao ar livre também receberam cuidados, especialmente os equipamentos dos bairros: Vila Cristina, Jardim São Dimas, Floradas de São José, Palmeiras de São José, Residencial Caminho das Montanhas, Jardim Paraíso do Sol e Jardim Nova Michigan. As tabelas de basquete, muretas de concreto e gradis foram repintadas.
Para deixar as disputas esportivas e os jogos mais animados, tanto para atletas quanto para a torcida, as quadras públicas nos bairros Jardim Sul, Jardim Aquarius, Esplanada do Sol, Santana e Jardim das Indústrias receberam cuidados e nova pintura.
A equipe de serralheria da Prefeitura realizou inspeções em diversos locais, soldando e pintando equipamentos públicos no distrito de São Francisco Xavier e nos bairros Jardim das Indústrias, Morada do Sol, Parque Industrial, São Judas Tadeu, Jardim Paulista, Jardim Aquarius, Jardim Portugal, Vista Verde, Jardim Satélite, Jardim da Granja e Santana.
Em abril, a Prefeitura continuará o trabalho de melhorias e manutenção, visando garantir a presença das famílias nos diversos espaços públicos da cidade.
CSI fecha março com 50 detidos e avança na segurança de São José
Em um trabalho conjunto com as Forças de Segurança o CSI já atendeu 3.136 ocorrências, desde sua inauguração, em 6 de abril de 2021, tornando-se um aliado fundamental na segurança pública da cidade. – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos segue fortalecendo a segurança na cidade. Somente em março, 50 suspeitos foram detidos e 15 veículos recuperados, demonstrando a eficácia do monitoramento inteligente e da ação integrada das forças de segurança.
Balanço da semana
Entre os dias 24 e 30 de março, seis suspeitos foram presos, resultado do trabalho conjunto do CSI com as polícias e a Guarda Civil Municipal (GCM). As ocorrências reforçam a importância da tecnologia no combate à criminalidade.
Tecnologia e reforço na infraestrutura
Para ampliar ainda mais a segurança, o novo edital de licitação prevê a expansão da infraestrutura de monitoramento. O sistema contará com 1.691 câmeras inteligentes, tecnologia avançada de reconhecimento facial e de placas, monitoramento de perímetro e cerca virtual. Além disso, serão aprimoradas a fiscalização de veículos irregulares, a detecção de aglomerações e a conectividade da Rede Corporativa Municipal.
Desde sua inauguração, em 6 de abril de 2021, o CSI já atendeu 3.136 ocorrências, tornando-se um aliado fundamental na segurança pública da cidade.
Destaques da semana
-
Roubo de Fiat Strada: Após um roubo na Via Dutra, o CSI cadastrou o veículo no sistema, que emitiu alerta na Estrada do Pinheirinho. A Polícia Militar interceptou o carro na Avenida dos Evangélicos, prendendo uma mulher em flagrante com o veículo e pertences da vítima. Suspeita e objetos recuperados foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ), o veículo foi restituído à vítima.
-
Roubo de celulares na Praça Pedro Américo: Uma denúncia via 190 levou o CSI a identificar um veículo Fox prata suspeito. As informações foram repassadas às equipes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que localizaram e abordaram o carro na Vila Maria. Os quatro ocupantes confessaram o crime e foram levados à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foram reconhecidos pelas vítimas e mantidos à disposição da Justiça.
-
Furto em veículo: após uma denúncia de que um indivíduo havia quebrado o vidro de um veículo Astra que estava estacionado na rua Major Antônio Domingues, o CSI monitorou as câmeras e identificou o suspeito retornando ao local para pegar mais objetos. A GCM abordou o indivíduo em flagrante, recuperando diversos pertences furtados. Ele foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ), e permaneceu preso por furto qualificado.
São José reduz em 58,33% o número de homicídios
Desde sua criação em 2017, o Programa São José Unida, da Prefeitura de São José dos Campos, já realizou mais de 1.500 ações colaborativas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Desde sua criação em 2017, o Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos já realizou mais de 1.500 ações colaborativas entre as Forças de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o suporte tecnológico do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).
Essas iniciativas têm sido fundamentais para a redução da criminalidade na cidade. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de homicídios caiu 58,33% no comparativo entre janeiro e fevereiro de 2016 (ano anterior à criação do programa) e o mesmo período de 2025. A queda também se reflete em outras modalidades criminais, como roubos de veículos (-90,98%), furtos de veículos (-63,46%) e roubos em geral (-75,41%).
Dados recentes
No comparativo entre janeiro e fevereiro de 2024 e 2025, a tendência de queda na criminalidade se manteve. De acordo com o balanço estatístico da SSP, houve redução de 54,55% nos casos de roubo de veículos, enquanto os furtos de veículos caíram 19,71%.
Outras ocorrências também registraram reduções expressivas, incluindo roubos em geral (-13,38%) e roubos e furtos de celulares (-17,38%).
Segurança X Crescimento Populacional
A queda nos índices criminais ocorre mesmo diante do crescimento populacional da cidade. Segundo o Censo do IBGE, São José dos Campos contava com 629.921 habitantes em 2010. Esse número subiu para 697.054 em 2022 e a estimativa para 2024 é de 724.756 moradores.
Fonte: IBGE
São José Unida: Tecnologia e Integração
O programa São José Unida promove a integração entre diversas instituições de segurança, incluindo a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP.
No CSI, as forças de segurança atuam de forma integrada, monitorando a cidade por meio de mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com tecnologia OCR. Diariamente, mais de 250 mil veículos são monitorados, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas. O trabalho resultou na recuperação de 716 veículos, no registro de 3.139 ocorrências, na captura de 326 procurados pela Justiça e na detenção de 1.497 pessoas.
Ainda este ano, o número de câmeras será ampliado para 1.691, reforçando o compromisso com a segurança da população.
PAT vai abrir a próxima semana com mais 632 vagas de trabalho
Munícipes aguardam atendimento no Posto de Atendimento ao Trabalhador – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Na segunda-feira (31), o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos vai oferecer 632 vagas de emprego com oportunidades para diversas áreas e atividades profissionais.
O maior número de vagas (255) é para operador de telemarketing e outras 50 oportunidades para ajudante de obras.
Entre as atividades com número significativo de vagas, estão as seguintes: auxiliar de limpeza (29), auxiliar de estoque (20), consultor de vendas (18), pedreiro (18), armador de estrutura de concreto (15), operador de máquinas de construção civil (15), armador de estrutura de concreto (15), cozinheiro (13) e fisioterapeuta (10).
Atenção
O PAT está localizado na Praça Afonso Pena, 175, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os serviços são gratuitos para empresários e trabalhadores.
As vagas são publicadas diariamente no site da Prefeitura, a partir das 18h. Antes de se dirigir ao posto para se candidatar, os interessados devem consultar a página e verificar se possuem o perfil solicitado.
Em caso positivo, é preciso comparecer com a carteira de trabalho – digital ou física – e um documento de identificação. Se possível, levar também o currículo.
Mutirão emite 75 laudos médicos para pessoas com deficiência
Atendimento médico especializado para emissão do documento aconteceu na sede do PAT – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O mutirão para emissão de laudos médicos para pessoas com deficiência atendeu 75 munícipes nesta sexta-feira (28) na sede do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos.
Os laudos médicos formais são fundamentais para inserção e permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também para pleitear benefícios. A ação integra o programa Meu Emprego Inclusivo, uma iniciativa do Governo do Estado com apoio da Prefeitura de São José.
Segundo o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Costa, a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é umas das metas perseguidas pela pasta. “Tenho certeza que as empresas que estão aqui não pensam em apenas cumprir o sistema de cotas. É uma visão nova, na qual podemos estar num ambiente em que pessoas diferentes possam contribuir de maneira integrada e colaborativa.”
Marcos Costa participou do workshop Contratação de Pessoas com Deficiência – Abordagem e Seleção Inclusiva, que orientou empresários e profissionais de recursos humanos sobre a admissão de pessoas com deficiência.
Para Claudia Lucia Dias Oliveira, moradora do Jardim Ismênia, o mutirão foi uma oportunidade para conseguir o documento com mais agilidade. “Eu precisava renovar o laudo, porque o meu é de 2023. Necessito do laudo, tanto para o meu trabalho, como para pedir alguns benefícios como a carteirinha de passes.”
Laudo médico
Conhecido como laudo caracterizador de deficiência, o documento médico comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio.
O laudo médico está apoiado no índice brasileiro de funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a CID (classificação internacional de doenças).
O programa Meu Emprego Inclusivo promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.
Vila Adriana tem praça revitalizada e mais opções de lazer em família
O playground, adaptado para crianças com deficiência, é um dos destaques do espaço – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos entrega neste sábado (29), às 10h, a revitalização da Praça João Batista Leite, na Vila Adriana (região sudeste), com a implantação de campo de futebol e playground, ampliando as opções de lazer para a família.
A melhoria faz parte do plano de valorização do entorno dos conjuntos habitacionais, beneficiando os moradores do bairro. A solução contempla a implantação de campo de futebol society com medidas oficiais, playground adaptado para crianças com deficiência e pavimento intertravado emborrachado.
Além disso, a praça foi totalmente renovada com novos bancos, iluminação de LED, lixeiras, plantio de grama e reforma da quadra esportiva existente. Também foi instalado um bebedouro para pets.
Realizada pela Urbam, a obra teve investimento de R$ 1,3 milhão. Trata-se de uma intervenção urbanística com recursos provenientes da outorga onerosa depositados no FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano).
Equipes de fiscalização intervém em residência de acumuladores
Primeira intervenção do ano resultou na remoção de 6,9 toneladas de entulho – Foto: Divulgação.
A Prefeitura de São José dos Campos está atenta aos casos de acumulação compulsiva que possam representar riscos à saúde dos vizinhos e demais moradores. Após analisar os relatos recebidos pelo serviço 156, as equipes de fiscalização visitam os locais reportados e, se necessário, emitem notificações e aplicam multas.
Em situações mais graves, podem ser iniciadas ações judiciais buscando autorização para a limpeza do imóvel. Foi o que aconteceu na terça-feira (25), quando os agentes municipais iniciaram a retirada de material acumulado em uma residência no Jardim São Judas Tadeu, na região sudeste.
Essa foi a primeira intervenção do ano, com o recolhimento de 6,9 toneladas de objetos inservíveis. A ação teve o apoio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Urbam. Não houve necessidade de interditar o local.
Ligue 156
Em 2023, foram realizadas quatro intervenções em imóveis de acumuladores. Essas ações são feitas de forma integrada para garantir suporte aos moradores e restabelecer condições adequadas de higiene e segurança nos imóveis.
O acúmulo de inservíveis pode se tornar um foco de dengue e servir de abrigo para animais peçonhentos, colocando em risco a saúde da população. Para casos como esse, os cidadãos podem registrar reclamação pelo serviço 156. A participação de todos é essencial para manter a cidade segura e bem cuidada.
Fundo Social de Solidariedade mudará de endereço em abril
Os pedidos de doação serão recebidos até esta sexta-feira (28) e entregues até o dia 4 – Foto: PMSJC.
O Fundo Social de Solidariedade, vinculado à Prefeitura de São José dos Campos, atenderá em novo endereço a partir do dia 14 de abril. Atualmente no Parque da Cidade, o órgão passará a funcionar na Avenida Dois, 600, no Conjunto Empresarial Eldorado, na região sul.
Os pedidos de doação seguirão sendo recebidos normalmente até esta sexta-feira (28) e entregues até 4 de abril. A retirada deverá ser feita no atual endereço do Centro de Distribuição (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana), na região norte.
Transição
Entre os dias 7 e 11 de abril, as atividades do Fundo Social ficarão suspensas devido ao processo de mudança. O atendimento será retomado no dia 14, já nas novas instalações.
Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, munícipes e entidades podem entrar em contato pelo telefone 3911-8060, que é Whatsapp ou pelo e-mail fundosocial@sjc.sp.gov.br.
Jardim de chuva do Morumbi é apresentado na Semana da Água
Sistema de drenagem natural utiliza camadas para filtrar partículas e armazenar a água – Foto: PMSJC.
Em celebração à Semana da Água, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta terça-feira (25) o projeto do jardim de chuva do Espaço Verão, que está sendo implantado no Jardim Morumbi, na região sul.
A infraestrutura verde é uma solução inovadora e ecologicamente correta para escoamento das águas da chuva. O projeto foi desenvolvido sob orientação da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, ligada à Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
De acordo com técnicos da Prefeitura, os jardins de chuva funcionam como um reservatório que inclui elementos naturais – solo drenante, pedras e vegetação – com o objetivo de amortecer a vazão da água que chega ao sistema convencional e minimizar a poluição transportada.
O sistema de drenagem natural também ajuda a melhorar a qualidade da água, além de prolongar o tempo de escoamento, reduzindo o risco de enchentes.
O jardim de chuva é um dos equipamentos que fazem parte do Espaço Verão, um novo conceito de praça que une lazer e soluções sustentáveis e deve ser entregue à população em abril. A Prefeitura avalia a implantação desse sistema em outros locais da cidade.
Semana da Água
O Dia Mundial da Água foi celebrado no sábado (22). Em São José, as atividades promovidas pela Prefeitura seguem até quinta-feira (27), com diversas ações voltadas para a conservação e o cuidado com os recursos hídricos. O tema escolhido para 2025 é: Paraíba Vivo: Cada Gota Conta.
Entre as atividades, estão o plantio de mudas de árvores nativas, oficinas em escolas municipais e a mostra comunitária dos curtas-metragens do programa Revitalização de Nascentes.
Próximas atividades
Quarta-feira (26)
9h – Análise de água com alunos da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão
Nascente da Vista Linda: Praça Wanderley Bacha, Residencial Vista Linda
Quinta-feira (27)
14h – Apresentação da Campanha da Fraternidade 2025 – Ecologia Integral
Rua José de Alencar, 123, Paço Municipal (auditório do 7º andar)
Trânsito será alterado para obra na Avenida Sebastião Gualberto
Mapa com o desvio que os motoristas devem fazer no período de 24 a 30 de março – Foto: Ilustração.
A duplicação da Avenida Sebastião Gualberto, que está sendo realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, entra em uma nova fase. Para a sequência da execução da fundação do novo viaduto de acesso entre as avenidas João Marson e Teotônio Vilela, será necessário interditar a pista no sentido norte–leste no trecho da obra.
No período entre os dias 24 e 30, os motoristas que seguem da Avenida Sebastião Gualberto em direção à Avenida João Marson deverão acessar a Avenida Teotônio Vilela, fazendo o retorno na ponte logo após o Viaduto Everardo Passos.
Quem vier da região sul para acessar o Paço Municipal deverá fazer o retorno pelo Viaduto Everardo Passos ou utilizar o Viaduto Raquel Marcondes.
A partir do dia 31, o desvio será por uma nova pista, que está em implantação no trecho da obra.
Toda a sinalização do desvio será implantada, e os agentes de mobilidade estarão no local para organização do trânsito.
Estrada do Sertãozinho recebe obras de recomposição de aterro
Reassentamento dos tubos vai melhorar o escoamento e garantir a segurança na via – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quinta-feira (20) os serviços de reassentamento de dois tubos e recomposição de aterro na Estrada do Sertãozinho, na região norte da cidade.
Os tubos, com 1,5 metro de diâmetro, apresentaram problemas que comprometeram a estrutura da estrada de terra. Contudo, a Prefeitura acionou rapidamente uma equipe para realizar o assentamento, com foco na segurança dos moradores.
Além de recuperar o aterro, a obra trará melhorias no escoamento, garantindo a integridade da via.
Caso identifique qualquer problema em outros trechos, a população pode entrar em contato pelo número 156 e solicitar vistoria e manutenção das tubulações.
Nova pasta cuidará da habitação e regularização fundiária na cidade
Com a mudança, haverá avanço nas políticas de moradias dignas para a população – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Compromisso do Plano de Gestão 2024-2028, o avanço das políticas de moradia digna e segura para as famílias de baixa renda e legalização de núcleos irregulares, principalmente os de interesse social, ganha mais dinamismo com a aprovação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária na estrutura administrativa da Prefeitura de São José dos Campos.
Não haverá impacto orçamentário e financeiro, pois toda a estrutura foi herdada do desmembramento da antiga Secretaria de Gestão Habitacional e Obras.
Com a mudança organizacional, será possível pleitear recursos junto aos governos estadual e federal e utilizá-los da melhor forma por meio de convênios, financiamentos e parcerias firmadas, garantindo a aplicação eficiente desses valores destinados à habitação e regularização fundiária.
Duas novidades da nova secretaria serão a construção de unidades habitacionais com tecnologias inovadoras – com a busca por parcerias estratégicas, inclusive da iniciativa privada – e a regularização de núcleos urbanos informais específicos, conhecidos como reurb-E.
Em cooperação com o poder público, essas iniciativas contribuirão para ampliar a oferta de imóveis para os munícipes que mais precisam e trazer a segurança para quem já possui o imóvel, mas até então não tem oficialmente a titularidade.
Em resumo, um conjunto de ações que visam garantir cidadania, bem-estar e qualidade de vida.
Prefeitura realiza limpeza do Lago do Torii
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final deste mês – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos intensificou o trabalho de limpeza do lago de peixes ornamentais do jardim japonês da praça Riugi Kojima (Torii), no Jardim Aquarius, na região oeste.
O serviço está sendo feito pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade e deve ser finalizado até o final deste mês.
Os caminhos de pedra também estão recebendo manutenção.
Nesta segunda-feira (17), foi iniciado o esvaziamento do lago e a retirada dos peixes. Estão sendo realizados, ainda, a retirada de material orgânico e a limpeza das pedras grandes.
Todo este trabalho tem como objetivo a saúde dos peixes. Para isto, foram retirados e transferidos para outros locais.
Os trabalhos de manutenção estão sendo intensificados / Foto: PMSJC .
Transferência de peixes
Já foram transferidas cerca de 18 carpas grandes e 250 filhotes para o Parque Santos Dumont, na região central.
Lá, ficarão em tanques separados e retornarão ao lago do Torii quando terminar a limpeza.
Os peixes foram transferidos para lagos de outros parques / Foto: PMSJC.
Remoção do lodo
Cerca de 4.000 tilápias do Torii vão ser enviadas para os lagos do Parque Ayrton Senna (no Parque Interlagos, na região sul), do Parque Takeo Kacuta (no Santa Júlia, na região sudeste) e para o lago do bairro Pousada do Vale, na região leste.
Após a saída dos peixes, as equipes iniciarão uma segunda etapa, que consiste na retirada de pedras pequenas de rio colocadas no local.
Em seguida, será utilizado o caminhão de hidrojato para remoção de todo o lodo acumulado no fundo e nas laterais do lago do Torii.
A manutenção e limpeza dos lagos é constante / Foto: PMSJC
Com a finalização da lavagem, o fundo do lago será pintado, as pedras recolocadas, será concluída a troca da água e as carpas ornamentais retornarão ao local de origem.
Os peixes do lago do Torii recebem cuidados constantes da Prefeitura. A última limpeza no local ocorreu em agosto último.
Pousada do Vale
Na próxima semana, a Prefeitura terminará a limpeza dos dois lagos do bairro Pousada do Vale, na região leste, que está sendo feita com uma escavadeira hidráulica.
Também está sendo realizada limpeza manual, com peneiras, para retirar pequenas algas que se proliferam em excesso. O trabalho visa melhorar a oxigenação da água em benefício dos peixes do local.
Os lagos do Pousada do Vale ocupam dois espaços vizinhos, mas com nascentes diferentes, sendo o maior com 14 mil metros quadrados de extensão. O menor tem 1.400 metros quadrados de extensão e 1,20 metro de profundidade.
PIT e Univesp fazem parceria para formação de mão de obra em TI
O Parque de Inovação Tecnológica promove integração entre a universidade e empresas de tecnologia – Foto: Divulgação.
O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT) firmou uma parceria com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para promover a conexão entre estudantes universitários e o setor de tecnologia. A iniciativa faz parte de um projeto que permite às empresas do ramo que proponham desafios reais para que os alunos desenvolvam soluções inovadoras ao longo do semestre, sob a orientação de professores da universidade.
O programa tem duração de três meses e conta com equipes formadas por cinco a oito estudantes a partir do terceiro período do curso. A cada edição, as empresas participantes definem um modelo, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos na resolução de desafios concretos do mercado.
Na última edição, três empresas associadas ao cluster TIC (tecnologia da informação e comunicação) Vale – Super Client, AWS e Orbit – participaram do projeto, fortalecendo a interação entre academia e setor produtivo. Para 2025, o objetivo é ampliar essa parceria, trazendo mais empresas para integrar o programa.
A participação no projeto oferece diversos benefícios para as empresas, como a oportunidade de contribuir para a formação de profissionais qualificados, o acesso a estudantes engajados na resolução de desafios reais e a possibilidade de identificar novos talentos. Além disso, todos os dados fornecidos pelas empresas são protegidos conforme a política de privacidade da Univesp.
O programa atende cursos de dois grandes eixos – negócios e produção –, incluindo engenharia de produção, administração e tecnologia em processos gerenciais e computação, que abrange ciência de dados, tecnologia da informação e engenharia da computação.
Univesp
A Univesp é uma instituição de ensino superior, exclusivamente de educação à distância, mantida pelo Governo do Estado. Todos os cursos são gratuitos.
Em São José dos Campos, a Prefeitura mantém três polos de apoio à universidade, que estão localizados no PIT, Cefe (Centro de Formação do Educador) e em São Francisco Xavier.
Neste ano, a Univesp oferece 297 vagas para a cidade. As inscrições para o vestibular vão até 7 de abril, às 23h59, e podem ser feitas pelo site univesp.br/vestibular.
Parque Ayrton Senna ficará mais atrativo com obra de revitalização
Entre as melhorias, está a limpeza do lago, considerado um dos maiores da cidade – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos começou nesta semana a obra de revitalização do Parque Ayrton Senna, no Interlagos (região sul). O objetivo é proporcionar mais lazer, qualidade de vida e segurança à população.
O projeto conta com a manutenção das travessias de passeio e da ponte, com a substituição do guarda-corpo, além de melhorias no paisagismo, poda e limpeza do lago.
Uma novidade será a instalação de um deck contemplativo com piso de madeira plástica, obtida pelo processamento de fibras naturais e resíduos plásticos reciclados. Além de sustentável, esse material é muito resistente.
Esse trabalho vai possibilitar a renovação do ambiente e aprimorar a infraestrutura do bairro. Para Luiz Henrique, morador do Dom Pedro I, o projeto de melhoria deve atrair mais visitantes ao parque. “O povo já vem bastante aqui no final de semana, e é capaz de melhorar mais ainda o movimento.”
O Parque Ayrton Senna possui um lago de 45 mil metros quadrados, considerado um dos maiores da cidade, que abriga uma fonte luminosa, posicionada perto da ponte. Ao redor dele, há uma pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra esportiva, além de iluminação de LED.
Conexão Juventude retorna com novidades e anima região sul
O futebol de sabão animou a criançada durante o primeiro Conexão Juventude de 2025 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Com muitas atividades de lazer, o Conexão Juventude retornou neste domingo (16). A primeira de 2025 foi realizada, das 13h às 18h, no Poliesportivo do Campo dos Alemães, na região sul.
E chegou com novidades. Uma delas foi a loja do Fundo Social de Solidariedade, que marcou presença e atraiu vários moradores da região sul.
O motorista de caminhão José Ferreira Neto estava no local com a esposa pegando roupas.
Segundo Ferreira as roupas que ele escolheu “eram muito boas”.
Morador do bairro, ele contou que chegou às 12h para guardar lugar. “Eu e minha mulher estamos bem satisfeitos, tanto que estamos saindo com várias sacolas”.
Ferreira com as roupas do Fundo Social / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Futebol de sabão
Outra novidade do Conexão foi o futebol de sabão. A família de Ricardo de Paula Pereira estava no local. Os dois filhos, um de 4 e outro de 11 anos, divertiram-se muito.
“É muito bom para as crianças, eles estão bem felizes”, afirmou Ricardo
O filho mais velho, Richard ,saiu do brinquedo cheio de sabão e foi direto para a piscina vertical do poliesportivo. “Está um domingo muito legal”, disse o garoto.
Mais novidades
Ainda nesta primeira edição do Conexão Juventude em 2025, outras novidades foram apresentadas.
Entre elas, aulas de artes marciais, skate e tênis, que se juntam às outras atrações já existentes.
A garotada brincou muito na Rua de Lazer, nos brinquedos infláveis, nos games e nos jogos de Realidade Virtual.
“Tem que ter todo domingo. Nossas crianças gostam muito”, afirmou Eloísa dos Santos, moradora do Campo dos Alemães que sempre acompanha o Conexão Juventude.
O Conexão teve ainda a distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, alegrando as crianças. E ainda salão de beleza, corte de cabelo, caricatura, pinturas e outras diversões.
A dança das crianças agradou os pequeninos e os adultos / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Atrações artísticas
Dentre os shows que foram marcados para a tarde deste, teve apresentação de dança de crianças, que agradou todos os presentes.
Já o aulão de dança aqueceu o público, que também cantou e dançou com o show muito alegre da cantora Mona Reis, com seu repertório eclético.
Outros serviços
Os agentes da Secretaria de Saúde estavam presentes no evento, com informações sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids e orientações sobre as arboviroses, sobretudo os cuidados com a dengue.
O CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física) fez testes de flexibilidade e circunferência abdominal para avaliação de riscos cardíacos.
Especialistas de emprego estavam disponíveis para orientação profissional nas mais diferentes áreas, inclusive para quem busca o primeiro emprego ou deseja aprimorar o currículo.
Já para as mulheres, a Prefeitura ofereceu orientações e atendimento social.
Fundo Social recebe doações para entidade atingida por incêndio
A campanha vai arrecadar itens de higiene pessoal, como sabão em pó, amaciante de roupas e desinfetante – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Fundo Social de São José dos Campos está arrecadando doações para a entidade Consoladora dos Aflitos, na região central, que teve o prédio atingido por um incêndio criminoso na última segunda-feira (10).
Estão sendo recebidos, no momento, itens de higiene e limpeza, como sabão em pó, amaciante de roupas, desinfetante, detergente, sabonete, escova de dente, pasta de dente e lenço umedecido.
Os produtos deverão ser levados ao Centro de Distribuição (localizado no Parque da Cidade, na avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3911-8060.
O incêndio causou a morte de quatro pessoas. O suspeito de atear fogo foi identificado e detido pela Polícia Militar, com o apoio das câmeras de segurança do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).
Jardim Apolo terá obra de melhorias na rede de água
Oito quilômetros de ligações do bairro serão substituídos por material mais resistente – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com Sabesp, inicia na próxima segunda-feira (11) mais uma obra que integra as ações de melhoria no abastecimento de água na cidade, dentro do investimento de R$ 131 milhões, anunciado em setembro de 2023 pela concessionária.
Nessa fase, o pacote de obras de melhorias vai ocorrer no Jardim Apolo, na região central, cujas redes precisam ser trocadas devido ao tempo de uso e material empregado, que é de ferro fundido. As intervenções estão previstas para ser concluídas ainda neste ano.
Oito quilômetros de ligações de água potável serão substituídos por material mais resistente. Haverá ainda a troca de ramais e hidrômetros nas ruas do bairro. A execução dos serviços incluem a remoção temporária do asfalto, abertura de valas e posterior recomposição das vias.
Durante a obra, o bairro poderá ter paradas temporárias no abastecimento de água. No entanto, a Sabesp se compromete a informar previamente os moradores sobre as interrupções.
De acordo com a empresa, as obras não causarão interdição total das vias, sendo realizadas apenas interdições parciais, sem comprometer o trânsito local. O serviço será executado nas ruas Amparo, Assis, Atibaia, Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Itapira, Itatiba, Lindoia, Serra Negra, Socorro, Taquaritinga e Ubatuba.
Prefeitura e Revap fazem alinhamento sobre parada técnica
Vista aérea da Revap em São José dos Campos; unidade entrou em operação em 1980 e produz principalmente QAV (Querosene de Aviação) – Foto: Divulgação.
A direção da Revap (Refinaria Henrique Lage) e integrantes da Prefeitura de São José dos Campos se reuniram nesta terça-feira (17) para alinhar as ações que serão realizadas durante a parada técnica das unidades da refinaria.
Realizada em média a cada três anos, a parada técnica prevê a contratação de cerca de 5.000 trabalhadores em setembro e outubro, período programado para se atingir o pico de trabalhadores em atividade na refinaria.
As contratações, no entanto, devem se intensificar a partir de junho e serão ofertadas via PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
De acordo com a Revap, o maior número de contratações são para funções como caldeireiro, soldador e montador de andaimes.
Os trabalhadores contratados ficarão responsáveis principalmente pela manutenção e montagem de novos sistemas.
Segundo o cronograma da refinaria, as unidades terão as atividades interrompidas entre 23 de agosto e 19 de novembro, em períodos escalonados.
A Petrobras pretende investir ainda cerca de R$ 2 bilhões na unidade de São José dos Campos durante a parada técnica para modernização de equipamentos e em processos internos.
Mão de obra local
Na reunião desta terça, também ficou acertado que as empresas terceirizadas contratadas pela Revap para a parada técnica darão prioridade à contratação de mão de obra de São José dos Campos.
A prioridade para mão de obra local tem previsão da Lei Municipal 9.539, de maio de 2016.
De acordo com a legislação, as empresas prestadoras de serviços no polo industrial de São José devem prioritariamente contratar e manter trabalhadores domiciliados em São José dos Campos, no percentual de 70% do seu quadro de funcionários.
O gerente de engenharia de Revap e coordenador da parada técnica, Henrique Ventura Silva, afirmou que a parceria com a Prefeitura de São José dos Campos tem garantido o sucesso das paradas de manutenção nos últimos anos.
“Nossa parceria com a Prefeitura, principalmente nesses eventos de grande magnitude, como as paradas de manutenção, tem sido muito boa. Nesse período, há uma movimentação de cerca 5 mil a 6 mil pessoas, e é muito importante o acolhimento dessas pessoas e seu encaminhamento para as empresas contratadas pela Petrobras”, afirmou o gerente da Revap.
“A parceria da Revap com a Prefeitura, com os sindicatos locais e empresas contratadas é fundamental para que esse processo de contratação e acolhimento da cidade seja feito com a maior tranquilidade possível. Assim foi em 2022 e vamos repetir em 2025”, completou.
Prefeitura inicia formação de 60 novos Guardas Municipais
Mais do que uma formação, esse é o início de uma jornada dedicada à proteção e ao cuidado da cidade – Foto: Divulgação.
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta segunda-feira (10), a formação de 60 novos Guardas Municipais.
O primeiro dia foi marcado por orientações e atividades de condicionamento físico no Pátio da GCM. Durante a semana, os futuros guardas participarão de uma corrida de resistência e terão aulas de tiro no estande.
A formação abrange disciplinas como legislação, técnicas de abordagem, armamento, tiro e avaliação psicológica. Para avançar, os alunos precisam obter, no mínimo, sete pontos nas avaliações. Após a conclusão do curso e o estágio probatório de três anos, serão efetivados no cargo.
A Academia da Guarda Municipal também está formando 15 guardas de Lorena e 4 de Bragança Paulista. Com a implementação da Lei 658 de 2022, a Guarda Municipal de São José dos Campos tornou-se referência no Estado de São Paulo, colaborando com a formação e habilitação de guardas municipais de outras cidades.
Sonho realizado
Entre os novos integrantes da corporação, está Jonatas Rizzo Fernandes, de 25 anos, casado e pai do pequeno Jonas, de 3 anos. “Já prestei outros concursos na área de segurança, inclusive para outras cidades, mas hoje estou realizado em conquistar minha vaga na melhor corporação, a Guarda Municipal de São José dos Campos”, afirmou.
Reconhecimento
De acordo com a pesquisa mais recente da Indsat, que avalia a percepção da Segurança Pública, a Guarda Civil de São José alcançou a nota 701, superando a média geral das cidades pesquisadas, que é de 688, garantindo a classificação de “Alto Grau de Satisfação”. O resultado reflete a aprovação de 89,6% da população.
A Indsat utiliza uma metodologia exclusiva para medir a satisfação com serviços públicos, atribuindo notas de até 1.000 pontos, baseadas nas avaliações de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. As cidades são classificadas de acordo com o porte populacional: pequeno (até 100 mil habitantes), médio (entre 100 mil e 400 mil) e grande (acima de 400 mil).
Parque Santos Dumont receberá reforço na iluminação de LED
A novidade visa aumentar a luminosidade, gerar economia ao município e garantir a sensação de segurança às pessoas que frequentam o local – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Parque Santos Dumont, localizado na região central da cidade, receberá reforço na iluminação de LED. A Prefeitura de São José dos Campos instalará seis novos refletores e 15 luminárias, distribuídas em cinco postes com três pétalas cada, para aumentar a luminosidade do local.
A melhoria será realizada ao longo deste mês de março. No ano passado, toda a iluminação do parque foi substituída por LED, com a instalação de 122 luminárias de 60 watts e 12 refletores de 120 watts.
O objetivo é aumentar a luminosidade, gerar economia para o município e garantir a sensação de segurança aos frequentadores do parque durante a noite.
O Parque Santos Dumont funciona diariamente das 5h às 22h, atendendo a população que pratica caminhada e atividade física, já que o espaço conta com pista de caminhada, equipamentos de ginástica e áreas para corrida.
O parque também é frequentado por estudantes e profissionais que utilizam as duas escolas municipais de Educação Infantil presentes no local, visitam a Casa Encantada (réplica da Casa Santos Dumont) ou aproveitam os espaços arborizados para descanso, lazer e convívio familiar.
NOTA
A Prefeitura de São José dos Campos lamenta profundamente o trágico incêndio provocado por um criminoso na madrugada desta segunda-feira (10), que matou quatro pessoas, num abrigo na região central, mantido por voluntários.
O sistema das câmeras de monitoramento da cidade, do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), foi ágil e eficiente para identificar o autor e repassar as informações para a Polícia Militar que já prendeu o suspeito, próximo ao local do incêndio. Ele foi levado para a Central de Flagrantes e confessou o crime.
Segundo informações dos Bombeiros, no local haviam 22 pessoas.
Três vítimas do incêndio foram socorridas para o Hospital Municipal, incluindo um bombeiro, que posteriormente foi transferido para a Santa Casa.
Outras seis pessoas, afetadas pela inalação de fumaça, foram encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Campo dos Alemães e Putim.
A Prefeitura se solidariza com as famílias das vítimas e colocou as equipes de Apoio Social, Defesa Civil e Saúde para prestar toda a assistência necessária.
Prefeitura revitaliza áreas públicas em todas as regiões
O parquinho do Campo dos Alemães, na região sul, também ganhou pintura nova – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos continua a revitalização e a manutenção dos equipamentos públicos em várias regiões da cidade. Durante o mês de fevereiro, os reparos e pinturas foram realizados em playgrounds, academias ao ar livre, quadras, grade de proteção, escadas e outros espaços.
Os trabalhos contam com uma equipe exclusiva da Prefeitura, dedicada a manter a cidade organizada, limpa e ainda mais bonita para as famílias joseenses.
Os playgrounds nos bairros: Jardim Anhembi, Campo dos Alemães, Residencial 31 de Março, Jardim Nova República, Vista Verde e alguns na região central receberam nova pintura.
As passarelas de Santana e do bairro Urbanova também foram revitalizadas, além de base de concreto em via e escadaria, no Jardim Satélite e no bairro Chácara dos Eucaliptos.
Academias ao ar livre localizadas no Jardim Pararangaba, Putim, Recanto do Vale, Chácaras São José, Santana (Parque da Cidade), Novo Horizonte e Vila Sinhá também receberam pintura e melhorias.
Para quem gosta de jogar bola, não faltam opções, as quadras do Jardim Colonial, Jardim Pararangaba, Vila Adriana, Morada do Sol e Novo Horizonte receberam pintura nova.
Ações
Entre as atividades realizadas pelas equipes de manutenção da Prefeitura estão a recuperação de praças, parques, jardins e áreas de lazer, bem como a substituição ou reparo em equipamentos.
Importante reforçar que o munícipe pode ajudar a conservar os espaços públicos não danificando os equipamentos e solicitando serviços ou fazendo denúncias pela Central 156 da Prefeitura.
Equipes recuperam carro furtado antes do registro da ocorrência
Desde que foi implantado, em 2021, o CSI já conseguiu reaver 698 veículos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
As equipes do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e da Guarda Civil Municipal (GCM), órgãos da Prefeitura de São José dos Campos, demonstraram mais uma vez a eficiência nas ações ao recuperar um veículo furtado antes mesmo que a vítima percebesse o crime. O caso ocorreu no sábado (22).
Tudo começou quando um munícipe ligou para o 190, informando ter visto um indivíduo furtando um Fiat Uno azul no bairro Novo Horizonte, na região leste. Os operadores do CSI passaram a monitorar o carro, que foi flagrado pelas câmeras de segurança circulando pela Avenida 9 de Novembro.
Imediatamente, as equipes da GTAM (Grupo Tático com Moto) foram para o local. Durante o patrulhamento, os agentes surpreenderam o suspeito no momento em que ele tentava desmontar o veículo. Ao perceber a presença da GCM, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente contido e, em seguida, conduzido à Central de Flagrantes.
Alívio e gratidão
A agilidade das equipes foi fundamental não só para deter o indivíduo, mas também para localizar a proprietária do carro. Por meio de uma denúncia registrada em 2022, o CSI conseguiu o telefone dela, que informou que a filha havia saído com o automóvel para trabalhar.
“Meu carro não tem seguro e já havia sido furtado em 2022”, afirmou Jane, que ficou aliviada com a restituição do bem, que foi encontrado rapidamente. “Minha filha usa o carro para trabalhar e para levar minha mãe idosa ao médico. Sou muito grata a Deus e ao trabalho ágil da GCM.”
São José tem saldo positivo de emprego no primeiro mês do ano
O setor da construção puxou o aumento em janeiro, com 226 vagas – Foto: PMSJC.
Em janeiro, São José dos Campos registrou saldo positivo na geração de empregos, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados).
Segundo o órgão federal, a cidade obteve saldo de 75 empregos com carteira assinada. Considerando os 12 últimos meses, o saldo de postos de trabalho formais é de 7.400.
No ano passado, o número de vagas de janeiro a dezembro foi de 8.651 ante 6.911 registrados no mesmo período de 2023 – um crescimento de 25%.
O saldo de empregos, segundo a metodologia do Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
Construção
Conforme os dados do Caged, a construção foi o setor econômico que mais gerou empregos em janeiro, com 226 postos criados.
O setor de serviços também registrou número positivo, com 114 vagas, seguido pela indústria, com 96 empregos formais.
O comércio, ainda impactado pela dispensa de trabalhadores contratados para o final do ano, teve saldo negativo de -335 empregos.
Ainda segundo informações do Caged, o estoque de empregos com carteira assinada em São José dos Campos é de 206.423 trabalhadores.
Prefeitura realiza manutenção após fortes chuvas na cidade
Equipes da Manutenção, Mobilidade, Defesa Civil e EDP trabalham nas ruas desde a noite desta terça (25) – Foto: PMSJC.
Com as fortes chuvas desta terça-feira (25), mais de 30 ocorrências de queda de galhos e árvores foram registradas na cidade. A maior incidência foi nos bairros Vista Verde, Motorama, Jardim da Granja e Colinas.
A Defesa Civil registrou chuva de 24mm, com rajadas de vento a 73 km por hora. Não houve registro de feridos.
Equipes da Prefeitura, da Manutenção, Mobilidade Urbana, Urbam, Defesa Civil e da concessionária EDP trabalharam nesta terça, durante toda a madrugada e continuam em ação nesta quarta-feira (26) para desobstrução de vias, varrição e limpeza das ruas.
Segundo a EDP, foram atendidas mais de 400 ocorrências, sendo que 95% dos clientes impactados estão com o fornecimento de energia normalizado. Os principais reparos solicitados à concessionária estão relacionados à queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam mais tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Importante ressaltar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a priorização no atendimento é para hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e com muitos impactados.
Avaliação das metas fiscais será apresentada à Câmara no dia 26
Audiência pública será realizada no Auditório Mário Covas e estará aberta à população – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos vai apresentar no dia 26, às 18h, o balanço das metas fiscais do último quadrimestre e fará uma avaliação da execução orçamentária do ano passado.
Qualquer interessado pode participar da audiência pública, que será realizada na Câmara Municipal (Auditório Mário Covas). O endereço é Rua Desembargador Francisco Murilo, 33, Centro.
Durante o evento, a equipe técnica vai expor à Comissão de Economia, Finanças e Orçamento do Legislativo quais foram as medidas adotadas visando manter o equilíbrio fiscal para o fechamento de 2024.
A apresentação do relatório das metas fiscais é uma exigência da Lei Complementar Federal 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A última audiência realizada, que tratou das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2024, ocorreu em setembro.
Novo conceito em espaço de lazer está em construção no Morumbi
Vista aérea da obra em andamento: à direita, a estrutura do pergolado e da passarela – Foto: PMSJC
É muito mais que uma praça ou centro de lazer convencional. O projeto-piloto que a Prefeitura está construindo no Morumbi vai ser um ambiente integrado de entretenimento e ponto de encontro das famílias do bairro e das vizinhanças do entorno, na região sul de São José dos Campos.
Próximo à estação da Linha Verde, o novo equipamento público vai beneficiar tanto os moradores locais como os visitantes de outras regiões. O projeto visa elevar o bem-estar da população ao oferecer lazer qualificado, ampliar as áreas verdes e adotar a drenagem urbana sustentável.
Inovação
Deck e prainha: ambiente para relax e brincadeiras na areia | Imagem ilustrativa
A assim denominada Praça Verão será a primeira da cidade com características inovadoras, que servirá de modelo para futuras unidades em outros locais. Entre os atrativos para uso de todas as faixas etárias, estão vários espaços, como passeio, pergolado, piscina vertical, solário e prainha, que é um tanque de areia com rampa de acessibilidade e espreguiçadeiras, onde os pais poderão brincar com os filhos pequenos.
Com temática voltada à água e às atividades ao ar livre, a praça atenderá crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo as pessoas com deficiência. Haverá ainda áreas de piquenique, jardim sensorial e balanços adaptados, fortalecendo os vínculos comunitários.
Passarela e jardins de chuva: passeio, piquenique e contemplação | Imagem ilustrativa.
Obra
Atualmente os serviços estão na fase de instalação de mobiliários e aplicação de madeira plástica no pergolado e deck. As equipes também estão preparando o solo para a execução do paisagismo.
Trata-se de uma intervenção urbanística com recursos provenientes da outorga onerosa depositados no FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano). A obra tem investimento de R$ 2.445.000 e está sendo realizada pela VZO Engenharia, com previsão de entrega para abril.
Pergolado: convívio social integrado às áreas verdes | Imagem ilustrativa
*Com informações da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.
Operação de Segurança no Carnaval começa neste sábado
Todos os anos, as Forças de Segurança intensificam suas ações durante o Carnaval, garantindo mais segurança em locais de grande aglomeração – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos inicia neste sábado (22) as ações estratégicas das Forças de Segurança para o Pré-Carnaval da Via Oeste. A Guarda Civil Municipal atuará com patrulhamento preventivo, contando com equipes da GBIKE (Grupamento com Bicicletas), Grupo Tático com MOto (GTAM), viaturas elétricas e Bases Móveis posicionadas nas entradas do evento, além do apoio da Fiscalização. A Polícia Militar também estará presente.
CSI
Após o fim de semana, as operações retornam no dia 28 e seguem até 5 de março. Com suporte das câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), as Forças de Segurança do programa São José Unida intensificarão a fiscalização e o monitoramento em toda a cidade, incluindo os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.
A GCM, os agentes de mobilidade e a Polícia atuarão de forma integrada, promovendo operações conjuntas e bloqueios. As ações serão concentradas nas vias de acesso aos desfiles dos blocos autorizados e em regiões com maior incidência de ocorrências, com atenção especial aos casos de perturbação do sossego.
Reforço na Fiscalização
Equipes da Prefeitura também estarão mobilizadas para fiscalizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais e ambulantes nas áreas de maior movimento, coibindo o comércio irregular e o consumo de bebidas alcoólicas em locais não autorizados.
Trecho da Via Oeste é interditado para Carnaval de rua
Folia segura e com organização: equipes da Prefeitura irão orientar sobre trânsito no entorno da Via Oeste – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Neste final de semana, um trecho da Via Oeste entre as avenidas Major Miguel Naked e Campos Elíseos (Farma Conde Arena), será interditado nos dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo), das 8h às 21h, para a realização de blocos de carnaval de rua.
O local também será interditado no próximo final de semana, nos dias 1 e 2 de março (sábado e domingo de Carnaval), no mesmo horário.
Rotas alternativas
Em razão da interdição, foram programadas rotas alternativas para os motoristas que circulam pelo local. Os veículos que transitam pela rua Winston Churchill e pela avenida Campos Elíseos, no sentido Via Oeste, devem realizar o retorno na rotatória da Farma Conde Arena, assim como os veículos que circularem no cruzamento entre a avenida Major Miguel Naked e a Via Oeste.
Já no cruzamento entre a rua Professor Dr. João Batista Ortiz Monteiro e a avenida Cassiano Ricardo, os veículos devem realizar o retorno na rua Antônio Rodrigues Júnior, pela praça do Tori.
Todos os pontos estarão sinalizados e com agentes da mobilidade orientando os motoristas.
Para reforçar a segurança, a Guarda Civil Municipal atuará com patrulhamento preventivo, contando com equipes da GBIKE (Grupamento com Bicicletas), Grupo Tático com Moto (GTAM), viaturas elétricas e Bases Móveis posicionadas nas entradas do evento, além do apoio da Fiscalização. A Polícia Militar também estará presente.
Saiba mais:
Operação de Segurança no Carnaval começa neste sábado
Prefeitura realiza blitze educativas de trânsito no Carnaval
Comitiva de Portugal discute parcerias em S. José
Delegação de empresários portugueses visitou o PIT em busca de acordos bilaterais – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Uma comitiva de empresários, representantes de entidades comerciais e universidades de Portugal visitou o PIT (Parque de Inovação Tecnológica) nesta sexta-feira (21) para debater parcerias e acordos comerciais entre São José dos Campos e o país europeu.
A delegação portuguesa, chefiada pela AEP (Associação Empresarial de Portugal), composta por 15 pessoas, foi recebida por autoridades municipais e pelo presidente do PIT, Jeferson Cheriegate.
No PIT, os empresários acompanharam apresentações sobre pontos de interesses do grupo para eventuais parcerias em setores como a indústria aeroespacial, tecnologia para o agro e cidades inteligentes.
O grupo também visitou as instalações do laboratório da Dassault Systèmes, dentro do PIT. Inaugurado em dezembro de 2024, o espaço é o primeiro laboratório global de última geração implantado pela Dassault na América Latina.
A empresa francesa é líder global em desenvolvimento de softwares para desenho 3D, prototipagem 3D e gestão do ciclo de vida de produtos.
Referência
O empresário português, Miguel Kramer, integrante da comitiva, disse que “ficou fascinado” com o que presenciou em São José dos Campos.
“Para mim, o PIT é uma referência mundial. Já havia estado aqui em novembro. O que achei mais fantástico é como se organiza as startups em suas várias fases. E a importância que se dá para as startups que começam no Parque, vão evoluindo e ganham destaque”, afirmou.
Para o empresário, que já possui negócios no Brasil há 10 anos, o principal desafio para acordos comerciais bilaterais com Portugal é a maior aproximação e conhecimento da realidade no Brasil.
“É preciso desmitificar que é perigoso, que é inseguro. São José e esse Parque são exemplos muito positivos e há muito o que explorar. Temos um potencial enorme de cooperação.”
A expectativa do grupo português é que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado em dezembro de 2024, possa alavancar novos negócios entre os países.
O acordo prevê redução de tarifas comerciais e facilitação de investimentos, entre outras iniciativas.
Furtos e roubos de celulares caem 11,4% em São José
Com tecnologia e ação integrada, São José segue firme no combate ao crime com resultados expressivos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A segurança é uma prioridade em São José dos Campos e, por meio do Programa São José Unida, com apoio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), os furtos e roubos de celulares tiveram uma redução expressiva: de 3.107 casos em 2023 para 2.764 em 2024, uma queda de 11,4%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
São José Unida
O programa São José Unida reúne Forças de Segurança em um trabalho e ações integradas para combater o crime e proteger a população. O resultado reflete nos índices criminais em queda e uma cidade mais segura para todos.
CSI: tecnologia a serviço da segurança
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) é referência nacional no uso de tecnologia para monitoramento urbano. Com câmeras de última geração espalhadas por ruas, praças e parques, a cidade é monitorada 24 horas por dia.
Neste ano a cidade passará de 1.186 câmeras inteligentes para 1691, com uma tecnologia ainda mais moderna e atualizada.
Desde a sua criação em 2021, o CSI registrou 3.049 atendimentos, garantindo:
-
693 veículos recuperados
-
313 foragidos capturados
-
429 detenções
Dicas de Segurança
Fique atento ao usar o celular na rua – Prefira locais seguros e sempre observe o que acontece ao seu redor.
Guarde bem o seu aparelho – Mantenha-o em bolsos frontais ou compartimentos internos da bolsa para dificultar furtos.
Não se distraia – Evite andar olhando para o celular, principalmente em pontos de ônibus e locais movimentados.
Transporte público exige cuidado – Segure seu celular com firmeza e evite deixá-lo à mostra perto de portas e janelas.
Proteja seus dados – Use senha, biometria e ativação remota para manter suas informações seguras.
Tenha um app de rastreamento – Isso pode ser essencial para localizar o aparelho em caso de furto.
A prevenção é a melhor forma de evitar transtornos! Fique atento e compartilhe essas dicas.
Operação Casa Limpa visita regiões leste e sul no sábado
Ação reforça o combate à dengue na cidade e conscientiza os moradores – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Neste sábado (22), a Prefeitura de São José dos Campos realiza a Operação Casa Limpa nas regiões leste – Eugênio de Melo, Jardim Itapuã, Galo Branco, Residencial Ribeira e Residencial Armando Moreira Righi – e sul – Parque Interlagos, Torrão de Ouro e Jardim Mesquita.
Quem mora nesses locais tem um compromisso com a saúde pública. Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de casa os itens que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti para que sejam recolhidos pela equipe.
Latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e quaisquer recipientes que acumulem água serão coletados pelos dois caminhões que vão circular pelos bairros, acompanhados por um carro de som orientando os munícipes.
É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Esses materiais devem ser entregues nos pontos de entrega voluntária de resíduos (PEV).
A ação integra as iniciativas para ampliar o combate à dengue na cidade, reforçando os cuidados para manter os joseenses seguros contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Prevenção e controle
Já foram realizadas cinco operações em 2025 – nas regiões leste, norte, sul e sudeste –, recolhendo cerca de 5.600 quilos de objetos separados pelos moradores que estão colaborando com a campanha.
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A participação de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa. Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água. Confira outras orientações.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Diariamente, diversas ações de prevenção e controle contra a dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.
Além disso, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
Urbam recolhe 34 toneladas de eletroeletrônicos nas residências
Recolhimento gratuito deve ser solicitado pelo 156 – Foto: Divulgação.
A Urbam (Urbanizadora Municipal) coletou 34 toneladas de materiais eletroeletrônicos nas residências em 2024. A solicitação para a retirada gratuita nas residências é feita pelo 156 (telefone, aplicativo 156 SJCampos ou pelo site da Prefeitura de São José dos Campos).
A equipe de Educação Ambiental realiza abordagens sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente. Ao participar da coleta, a população contribui para a construção de um futuro mais sustentável.
Essas campanhas ajudam a sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os materiais contêm materiais tóxicos que, se descartados inadequadamente, contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde das pessoas.
IPTU vence nesta semana: fique atento à data que consta no carnê
Os postos de protocolo, como o Paço Municipal, atendem os contribuintes para emisão da 2ª via do imposto – Foto: PMSJC.
O pagamento do IPTU, tanto à vista – com 7,5% de desconto – como parcelado, vence nesta semana em São José dos Campos. A data do vencimento está no boleto.
Entre esta segunda-feira (17) e a próxima sexta (21), os contribuintes vão receber mensagens pelo celular (SMS) no respectivo dia do vencimento. O objetivo da Prefeitura é evitar que eles esqueçam de pagar o imposto e entrem no cadastro da dívida ativa.
Se o carnê não chegou para você, baixe-o na página do IPTU ou procure um dos postos de protocolo para requerer a 2ª via. Após o prazo, o valor é acrescido de multa de 3% e juros de 0,5% ao mês.
Até o dia do vencimento da da quota única ou 1ª parcela, é possível solicitar redução, isenção ou revisão do tributo. O requerimento pode ser protocolado online – via Prefbook – ou em uma das unidades de atendimento presencial.
Toda a arrecadação do IPTU fica na cidade e beneficia a população, principalmente as pessoas que mais precisam. O dinheiro é investido em obras e serviços em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, assistência social, esporte e cultura.
Como pagar
Pix
-
Pelo aplicativo de qualquer banco, com a leitura do QR Code do carnê
Internet e autoatendimento
-
Sicoob-Cressem
-
Sicoob
-
Santander
-
Itaú
-
Bradesco
-
Caixa
-
Banco do Brasil
Guichê
-
Lotéricas
Mais informações
-
156 (telefone e aplicativo)
-
3042-2799 (telefone)
-
(12) 3600-2555 (Whatsapp)
-
iptu@sjc.sp.gov.br
-
sjc.sp.gov.br/iptu
São José capacita PMs da Atividade Delegada para fiscalização
Com o treinamento, os policiais ficam aptos a atuar contra a perturbação do sossego público, fiscalizar o comércio ambulante, entre outras ações da Atividade Delegada – Foto: Divulgação.
Nesta quinta-feira (13), 299 Policiais Militares dos Batalhões do Comando de Policiamento do Interior 1 concluíram o curso de capacitação ministrado pelos Fiscais de Postura da Prefeitura de São José dos Campos.
O treinamento, promovido pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, abordou a legislação municipal e as diretrizes da nova Lei de Fiscalização de Posturas e da Lei do Sossego. Durante o curso, os policiais participaram de aulas teóricas e exercícios práticos, tornando-se aptos a fiscalizar estabelecimentos comerciais, emitir notificações e até mesmo realizar interdições dentro das ações da Atividade Delegada.
Com essa capacitação, os policiais estarão preparados para combater perturbações ao sossego público, coibir irregularidades no comércio ambulante e contribuir para a manutenção da ordem urbana.
Atividade Delegada
A Atividade Delegada é um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, regulamentado pelas leis municipais 9.515/2017 e 9.569/2017. O programa permite que Policiais Militares atuem, durante dias de folga, em ações complementares de segurança pública sob a gestão do município.
Dentre as principais atribuições estão a fiscalização do comércio irregular e o combate à perturbação do sossego, além de outras atividades de ordenamento urbano. Retomado em setembro de 2017, o programa reforça a segurança e a qualidade de vida na cidade.
Perturbação do Sossego
Para reclamações desse tipo, a população pode acionar as equipes pelos números 153 (GCM) ou 190 (Polícia Militar).
São José entrega manual de combate à violência contra mulher
O manual tem como objetivo conscientizar a população e contribuir para a prevenção da violência contra as mulheres – Foto: PMSJC.
Com o objetivo de ampliar a conscientização e a prevenção, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a distribuição, para os munícipes, do Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica.
O material está sendo entregue nas unidades das secretarias que participam deste fluxo de atendimento e nas entidades que atuam na área.
O guia foi disponibilizado nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e nos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência), da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, e em unidades da rede municipal de saúde, como: UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Também está sendo distribuído pelos agentes de combate às endemias, que diariamente estão nas ruas conscientizando a população e realizando o trabalho preventivo contra a dengue e outras arboviroses.
Os guardas civis municipais da Patrulha Maria da Penha, que atuam na prevenção e combate à violência contra as mulheres, estão entregando o material durante suas ações.
Foi disponibilizado, ainda, para as escolas municipais e entidades da sociedade civil organizada parceiras da Prefeitura nas ações sociais.
Os munícipes aprovaram a iniciativa da Prefeitura / Foto: PMSJC.
Apoio popular
Munícipes que estiveram na Cras Centro nesta segunda-feira (10) destacaram a importância da conscientização para ampliar a prevenção e diminuir os casos de violência contra as mulheres.
“A Prefeitura está de parabéns. Antes, não havia este material. Quanto mais conscientização e orientação, mais chance teremos de evitar a violência contra as mulheres”, disse a promotora de vendas Elza Maria Moreira, que tem 63 anos e mora no Jardim Topázio, na região central.
“É muito importante esta ação de conscientização. Todos temos que ajudar no combate à violência contra as mulheres. Este manual vai ser fundamental e contribuirá para a prevenção”, afirmou o vigilante Sangar Cardoso Martins, que tem 40 anos e mora na região central.
O manual
Com 41 páginas e de caráter permanente, o Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência é uma ferramenta importante de trabalho para todos os profissionais, de instituições públicas e privadas, que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O material foi desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Ministério Público e entidades que atuam na defesa das mulheres.
Os fluxos de atendimento realizados pela Prefeitura, através das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Saúde; e Proteção ao Cidadão, são divulgados no material.
Nos órgãos de defesa e responsabilização, estão incluídos Conselho Tutelar; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; poder Judiciário; Ministério Público; Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Polícia Militar.
Capacitação e atualização
Nas entidades de atendimento à mulher, o manual lista os fluxos de atendimento da Associação Guadalupe; Associação Transbordamos; Centro Dandara de Promotoras Legais. Grupo Mulheres do Brasil e SOS Mulher.
Os profissionais que atuam na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres passarão por capacitações constantes. O manual será atualizado sempre que houver novos fluxos e serviços.
Serviço de coleta de lixo tem 83% de aprovação

Caminhões foram adesivados com ilustrações de alunos da rede pública – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
O serviço de coleta de lixo de São José dos Campos alcançou 83,1% de aprovação pelos moradores na pesquisa realizada em novembro de 2024 pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat) e ocupa o segundo lugar na pesquisa. O primeiro é a qualidade de vida.
A avaliação é 5,7% maior em relação à pesquisa anterior. Um total de 78,2% dos entrevistados considera o serviço como bom e 4,9% avaliaram como ótimo. A rejeição diminuiu no período, de 7,9%, em julho, para 4%.
O serviço de coleta registrou 765 pontos, maior nota de 2024. O serviço permanece com alto grau de satisfação há 4 anos, e acima da média das grandes cidades, de 739 pontos.
Pesquisa
Segundo o Indsat, foram entrevistados 600 moradores, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Os serviços avaliados são classificados de acordo com a pontuação: acima de 800 pontos – grau de excelência; de 650 a 799 – alto grau; de 500 a 649 – grau médio; de 350 a 499 – baixo grau e de 200 a 349 – baixíssimo grau.
Na pesquisa, as cidades com mais de 400 mil habitantes são consideradas de grande porte.
Prefeitura realiza pinturas em equipamentos públicos
Cidade limpa, bem cuidada e organizada; trabalho das equipes de Manutenção da Prefeitura é feito periodicamente – Foto: PMSJC.
Os espaços de públicos da cidade recebem, periodicamente, manutenção e pintura geral em playground, quadras de cimento, academias ao ar livre, bancos, guias, jogos, tabelas de basquete, gradis de passarelas, bebedouros, entre outros. Para a realização do serviço a Prefeitura de São José dos Campos mantém uma equipe exclusiva.
Em janeiro deste ano foram realizadas pinturas em 10 parquinhos, em várias regiões da cidade, como: Altos de Santana, Limoeiro, Campo dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Valparaiba, Jardim Topázio, entre outros.
O serviço também foi realizado em seis quadras, nos bairros: Campos de São José, Limoeiro, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Guimarães, Parque dos Ipês e Jardim Itapuã. As academias ao ar livre do Altos da Ponte, Novo Horizonte e Jardim Itapuã também ficaram novinhas com a pintura.
Fevereiro
Neste mês, os serviços de manutenção serão na passarela Dr José Shinzatom, localizada na entrada do bairro Urbanova, com pintura dos arcos e da estrutura.
A passarela tem 4,5 metros de largura e faz a ligação da ciclovia e da calçada das avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi, por cima do Rio Paraíba.
Manutenção
As equipe da Prefeitura trabalham ainda na recuperação de praças, parques, jardins e áreas de lazer, bem como a manutenção ou substituição de equipamentos. Além disso, são promovidas ações de paisagismo, limpeza, recuperação de coletoras de lixo, instalação e recuperação de corrimões.
O munícipe pode ajudar a conservar os espaços públicos não danificando os equipamentos e comunicando pelo 156 casos de denúncia ou necessidade de serviços.
CSI alcança marco de mais de 3.000 ocorrências atendidas
O centro atingiu nesta semana a marca de 3.015 atendimentos a ocorrências, com resultados expressivos: 685 veículos recuperados, 309 procurados capturados e 1.416 detidos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos segue reforçando a segurança da população. Nesta primeira semana de fevereiro, o Centro atingiu a marca de 3.015 atendimentos às ocorrências, com resultados expressivos: 685 veículos recuperados, 309 procurados capturados e 1.416 detidos.
Para ampliar ainda mais a eficácia do monitoramento, um novo edital de licitação foi lançado, garantindo a ampliação da infraestrutura de segurança. O sistema contará com 1.691 câmeras inteligentes no total, além de tecnologia avançada para reconhecimento facial e de placas de veículos, monitoramento de perímetro e cerca virtual. Outras melhorias incluem a fiscalização de veículos em situações irregulares, detecção de aglomerações, além de aprimoramentos na conectividade e telecomunicação da Rede Corporativa Municipal.
Desde sua inauguração, em 6 de abril de 2021, o CSI tem sido um importante aliado no combate à criminalidade, com as câmeras inteligentes e o sistema de reconhecimento facial espalhados por toda a cidade.
O trabalho integrado do CSI segue garantindo mais segurança para a população, contribuindo para a redução da criminalidade e a eficiência nas ações policiais.
Destaques da semana
Condutor embriagado colide com poste
Na segunda-feira (3), uma equipe do CSI identificou um condutor que havia colidido com um veículo estacionado e, em seguida, bateu contra um poste de iluminação pública na Av. Heitor Villa Lobos. O motorista, visivelmente alterado, apresentava falas desconexas e retardo nas reações motoras. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes, e fez exame que confirmou a embriaguez. A prisão foi ratificada pela autoridade policial.
Roubo de veículo, roubo a estabelecimento e apoio à PF
Na última terça-feira (4), as ocorrências foram de roubos e apoio à Polícia Federal. Um carro que havia sido roubado em Taubaté, foi identificado circulando pelo bairro Campo dos Alemães. Graças ao videomonitoramento do CSI, as equipes do GTAM conseguiram abordar o condutor do veículo na Av. Antônio de Pádua Santos. O condutor confessou o crime e foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu preso por roubo. O carro foi devolvido à vítima.
A equipe de monitoramento do CSI analisou imagens de um roubo no Galo Branco, na região leste, e identificou um suspeito e uma motocicleta utilizada no crime. As informações foram repassadas à Polícia Civil, que conseguiu deter o indivíduo e recuperar o veículo roubado, além de um simulacro. O autor foi conduzido ao 5º Distrito Policial.
E, por fim, um veículo prata, envolvido em uma chacina em Tremembé (SP) foi identificado pelos radares inteligentes na Av. dos Astronautas. Com apoio do CSI e da PM, o carro foi monitorado e abordado. Os dois ocupantes foram levados à Delegacia da Polícia Federal e o veículo foi apreendido.
Captura de procurado
Durante patrulhamento, nesta quarta (5), um carro passou por radares inteligentes e levantou suspeitas. Após consulta no sistema e abordagem do condutor, foi constatado que havia um mandado de prisão aberto contra ele por pensão alimentícia. O suspeito foi levado à Central de Flagrantes, ficando à disposição da Justiça, e o carro foi entregue à esposa do detido.
Prefeitura reajusta salário dos servidores e paga o retroativo
Ao fundo, a fachada lateral do Paço Municipal; cerca de 15 mil pessoas serão beneficiadas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos reajustou em 5% o salário dos servidores públicos municipais. Na terça-feira (4), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do Executivo que concede o aumento no vencimento dos profissionais da ativa (efetivos e comissionados), aposentados e pensionistas, bem como no valor da bolsa-auxílio dos estagiários, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.
Os servidores da ativa e estagiários receberão na sexta-feira (7) os valores retroativos a 1º de julho, que serão pagos em folha complementar. O impacto financeiro para o exercício deste ano está estimado em R$ 73,8 milhões, com os recursos já previstos no orçamento.
Para aqueles que foram exonerados ou tiveram o contrato encerrado depois de 1º de julho, entre eles os professores por prazo determinado (PD), será paga a rescisão complementar no dia 14. Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias tiveram o aumento salarial em janeiro, de acordo com a disposição da Emenda Constitucional 120/2022.
O reajuste é decorrente da Lei Municipal 4.590/1994, que estabelece o gatilho salarial toda vez que a inflação acumulada chegar a 5%. O índice foi atingido em julho, porém não pôde ser aplicado devido ao período eleitoral. A reposição anterior havia sido paga em fevereiro de 2023.
Com essa medida, a Prefeitura cumpre mais um compromissos do Plano de Gestão 2025-2028, que é manter os salários em dia e aplicar a reposição da inflação para os servidores.
Aeroporto opera 3 mil toneladas de carga desde retomada dos voos
Boeing 767 da Latam Cargo utilizado para o transporte de cargas na rota Miami/São José dos Campos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A SJK Airport celebrou nesta quarta-feira (5) 21 meses de operação desde a retomada dos voos de carga com números positivos e perspectivas de crescimento.
Desde a retomada da operação em 24 de maio de 2023 em parceria com a companhia aérea Latam Cargo, o terminal de São José dos Campos já operou 3 mil toneladas de carga, com 206 voos regulares, e já possui mais de 100 clientes que utilizam os serviços.
A rota cargueira Miami/São José dos Campos teve início com dois voos semanais e passou a operar com três frequências por semana desde julho do ano passado.
A rota é conduzida pelos aviões de carga Boeing 767, com capacidade para transportar até 55 toneladas de carga.
O evento que celebrou os 21 meses de operação contou com a presença de representantes da concessionária SJK Airport, da Latam Cargo, empresas que utilizam os serviços e autoridades municipais, entre outros.
Segundo o presidente do Conselho Administrativo da SJK Airport, Eduardo Valle, a concessionária projeta o crescimento das operações e traça planos como a ampliação do terminal e o aumento do volume de exportações.
A concessionária também trabalha para implantação de serviços de courier (modalidade de entregas expressas) e obtenção da autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos.
Público acompanha prestação de contas da concessionária SJK Airport | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Ganho logístico e ambiental
Entre os principais clientes das rotas de carga do SJK Airport estão empresas sediadas em São José dos Campos, como Embraer e Ericsson.
Segundo Roberto Chaves, vice-presidente de Compras Globais e Cadeia de Fornecimento da Embraer, a utilização do aeroporto local para operações de importação de insumos sempre foi um desejo da companhia aérea.
“A rota tem ampliado bastante nossa eficiência logística. Nossa base de clientes é global e a cadeia de suprimentos é basicamente internacional. Então é importante para nós e para o próprio país. A Embraer é hoje o mais exportador de produtos de alto valor agregado do Brasil”, afirmou o executivo da Embraer.
Vice-presidente de produção e suprimentos da Ericsson Brasil, Denilson Santos, afirmou que 44% do volume das importações da empresa já é feita pela rota Miami/São José dos Campos. Em 2024, foram 975 toneladas de produtos, principalmente componentes eletrônicos.
Segundo Santos, o volume só não é maior porque boa parte dos produtos são importados diretamente de países da Europa, como a Alemanha.
“Queremos ampliar esse volume com a SJK porque temos inúmeras vantagens. A liberação é muito rápida e os produtos chegam em nossa unidade em pouquíssimo tempo. Outro ponto importante é se consideramos somente o transporte de Guarulhos ou de Campinas (outros aeroportos que atendem a Ericsson) para São José temos diminuído em 90% a emissão de CO2. Ou seja, temos um ganho ambiental ao utilizar o aeroporto de São José”, afirmou o VP da Ericsson.
Concessão
O aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos está sob concessão à empresa SJK Airport desde novembro de 2022, por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.
O objetivo da concessão é otimizar o uso do aeroporto com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.
Além da rota cargueira, o voo comercial de passageiros foi retomado em março do ano passado, com voos diretos entre São José e Rio de Janeiro em parceria com a GOL Linhas Aéreas.
São José fecha 2024 com aumento de 25% na criação de empregos
Setor de Serviços lidera o ranking na geração de empregos em São José com 4.507 vagas de saldo positivo – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram um crescimento de 25% no saldo de empregos formais em São José dos Campos no ano passado em relação a 2023.
De acordo com o órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo de vagas de janeiro a dezembro foi 8.651 ante 6.911 registrados no mesmo período de 2023.
O saldo de empregos, segundo a metodologia do Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
O resultado de 2024 mostra que todos os setores econômicos tiveram saldo positivo. O destaque ficou com o segmento de Serviços com 4.507 vagas.
A Indústria, setor essencial para a economia joseense, ficou em segundo lugar com saldo de 1.845 postos de trabalho, seguido pelo Comércio, saldo de 1.594 empregos, e pela Construção, com 694 vagas. O setor Agropecuário obteve saldo positivo de 11 postos.
Comparativo
Em comparação com 2023, todos os setores tiveram crescimento com exceção da Construção, que naquele ano gerou 1.215 postos de saldo.
A Indústria dobrou seu ritmo de geração de empregos no período. Em 2023, foram criadas 920 vagas de saldo, ante 1.845 empregos com carteira assinada no ano passado.
O setor de Serviços foi de 3.846 para 4.507 vagas de saldo positivo e o Comércio de 1.215 para um saldo de 1.594 empregos formais em 2024.
Estoque de empregos
O número de pessoas empregadas com carteira assinada em São José dos Campos também cresceu no período.
Em dezembro de 2023, a cidade possuía um estoque de 197.694 trabalhadores empregados com registro em carteira.
Em dezembro do ano passado, esse número saltou para 206.345 pessoas empregadas formalmente no município. As informações também são do Caged.
Vagas de emprego podem ser consultadas por aplicativo
Para ter acesso ao serviço, é preciso baixar o app da Carteira de Trabalho Digital nas lojas virtuais da Apple e Play Store – Foto: Divulgação.
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital passou a oferecer, a partir desta semana, a consulta para vagas de emprego disponíveis nas agências do Sine (Sistema Nacional de Emprego).
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos integra a rede, e as oportunidades de trabalho oferecidas pelo município poderão ser visualizadas por meio do app.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, que gerencia o sistema, o trabalhador é notificado via aplicativo toda vez que surgir uma vaga de emprego, conforme o perfil profissional e endereço residencial informados pelo usuário.
Para ter acesso ao serviço, é necessário baixar o app da Carteira de Trabalho Digital, gratuitamente, nas lojas virtuais de dispositivos iOS e Android.
Instalado o aplicativo, o trabalhador terá acesso às ofertas de emprego clicando no ícone “maleta” localizado na barra inferior ou na aba “emprego” no menu de opções. Após a instalação, é necessário atualizar as informações pessoais e objetivos profissionais.
A partir daí, é possível consultar em “vagas de emprego” se há alguma oportunidade conforme o perfil informado. Se tiver alguma vaga de interesse, basta selecionar e acompanhar os passos seguintes em “processos seletivos”.
Aqueles que já possuem o app, devem atualizá-lo para ter acesso à funcionalidade.
Além da intermediação de mão de obra, estão disponíveis na CTPS Digital os seguintes serviços: contratos de trabalho vigentes, outros vínculos anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações, qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e extratos do Caged e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Serviço fará o desassoreamento de 60 quilômetros de córregos
Limpeza começou em 4 cursos d’água, entre eles o Córrego Buerinho, em Eugênio de Melo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A limpeza dos cursos d’água em São José dos Campos começou em quatro pontos da cidade. Nesta semana a Prefeitura está executando o serviço nas regiões leste e oeste.
No Córrego Buerinho, em Eugênio de Melo (leste), o desassoreamento está ocorrendo no trecho do Jardim Itapuã e segue em direção à Via Dutra. Já na região oeste, as máquinas estão trabalhando nas valas Juan Pérez (Serimbura) e dos Verdureiros e da Rua Ibaté (Jardim das Indústrias).
Outros locais serão beneficiados no decorrer deste semestre, totalizando 60 quilômetros lineares de limpeza de canais. Estão na programação os córregos Putins, Cambuí, Pararangaba, Ressaca, Limoeiro, Alambari, Ponte Alta, Senhorinha, Rio Comprido e Olaria, além de afluentes, valas e o piscinão do Jardim São Vicente.
O desassoreamento é um processo que serve para remover o acúmulo de sedimentos que se depositam no fundo de canais, córregos e valas. Para evitar ou minimizar possíveis inundações em épocas de chuvas intensas, a Prefeitura realiza o serviço anualmente, por meio de empresas especializadas.
Antiga casa será transformada em alojamento para pesquisadores
Após a reforma, o imóvel será a base para os pesquisadores do Parque dos Pássaros, em São Francisco Xavier – Foto: PMSJC.
Para apoiar ainda mais a pesquisa científica, a Prefeitura de São José dos Campos está reformando uma construção antiga existente no Parque dos Pássaros, em São Francisco Xavier, para receber pesquisadores que participam de projetos voltados à conservação da biodiversidade.
O imóvel, com área de 51 metros quadrados, teve a estrutura original mantida e vem sendo adaptado para se tornar um alojamento. O serviço inclui a troca de janelas, construção de dois banheiros (feminino e masculino), divisão de espaço interno para acomodar dois quartos e uma copa. Outra melhoria será a troca do forro e o calçamento em volta da casa.
Parque
Localizado no distrito, o Parque dos Pássaros ocupa uma área da antiga fazenda da família Bose, conhecida por abrigar o Casarão da Fazenda, edificação do século 19.
O casarão é emoldurado por espécies de araucárias e os palmitos-juçara, com a vista da Serra dos Poncianos ao fundo. A área do parque abrange mais de 170 mil metros quadrados, composta em grande parte por vegetação florestal nativa conservada. Conta, ainda, com um pequeno lago, córrego, pista de caminhada e academia ao ar livre.
A Prefeitura adquiriu o espaço em 2010 e, desde então, o Casarão e as outras edificações da fazenda vêm sendo utilizados pela comunidade para realização de atividades de observação de aves e outras em contato com a natureza, além de abrigar a sede administrativa do Conselho Gestor da APA de São Francisco Xavier e receber diversos projetos de cunho ambiental, social e cultural.
Prefeitura realiza rescaldo de chuvas nesta segunda
Foram registradas 15 ocorrências de chuva no final de semana; equipes da Manutenção trabalham em diversas regiões – Foto: PMSJC.
Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de São José dos Campos realiza trabalho de rescaldo após as chuvas do final de semana em diversas regiões da cidade.
A primeira ação, logo após as ocorrências, foi a desobstrução de vias comprometidas pela queda de árvores e galhos. Ao todo, foram registradas 15 ocorrências. Os ventos chegaram a 113 km/h. Ninguém ficou ferido.

As quedas de árvores e galhos ocorreram nos bairros: Vargem Grande, Vila Tesouro, Vila Letônia, Jardim das Flores, Oswaldo Cruz, Jardim Cerejeiras, Chácara Hawai, Jardim Boa Vista, Capão Grosso, Jardim Nova Michigan e Satélite.
A Prefeitura orienta os munícipes a não interferirem e nem tentarem remover galhos ou árvores caídas, por questões de segurança, e a acionarem a Central 156 para a realização do serviço.
Obra de galeria interdita trecho da Estrada Municipal do Sertãozinho
O objetivo do serviço é evitar alagamento na via, que é corredor de ônibus – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos vai implantar uma galeria de águas pluviais na Estrada Municipal do Sertãozinho, na região norte do município.
A obra será executada no trecho próximo ao Salão Dubai. O objetivo é evitar alagamento na estrada, que é corredor de ônibus.
Para a realização do serviço, haverá a interdição total da via a partir das 8h de terça-feira (28). A previsão é liberar o trânsito por volta das 17h.
Para acessar o bairro, os motoristas deverão utilizar a Rodovia SP-50 e a Avenida Ubiratan Mendes, no Buquirinha 2.
Operação Casa Limpa recolhe material nas zonas leste e sul
A ação visa manter os moradores seguros contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Operação Casa Limpa, iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos para ampliar o combate à dengue na cidade, recolheu grande quantidade de itens que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti neste sábado (25). A ação ocorreu nas regiões leste e sul.
Dois caminhões recolheram itens como latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e recipientes que acumulam água.
O aposentado Joaquim de Oliveira aprovou a iniciativa. Ele deixou uma pilha de latas e outros materiais para serem recolhidos.
“Tem que limpar nessa época de chuvarada, depois vem a seca, enche de mosquito. Temos que colaborar”, afirmou.
Restos de construções, móveis e madeiras não são retirados na operação. Estes materiais devem ser entregues nos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).
A ação visa reforçar os cuidados e manter os moradores seguros contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Balanço
No último sábado (18), a primeira Operação Casa Limpa do ano, realizada nas regiões norte e leste, recolheu mais de 1.750 quilos de objetos que poderiam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Mais de 14 mil residências divididas em 232 quadras foram visitadas na ação.
A escolha dos locais para ambas edições foi definida a partir da 1ª Avaliação de Densidade Larvária de 2025, que apesar de ainda estar em andamento, já identificou a necessidade de uma mobilização nessas áreas.
Ações de combate
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença e a colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa como evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, evite planta aquática, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados reservatórios e caixas-d’água. Confira aqui outras orientações para evitar criadouros.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Além da Operação Casa Limpa, outras medidas de prevenção e controle contra a dengue são realizadas diariamente pelo município. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e Avaliação de Densidade Larvária, que segue até o fim do mês, pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.
Constantemente, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
Parque Santos Dumont recebe revitalização
Pintura, jardinagem e manutenção tem início nesta sexta (24) para receber o público com ainda mais conforto, beleza e segurança – Foto: Claudio Vieira/PMSJC,
Um dos parques preferidos pelo público infantil joseense, vai receber revitalização de pintura e jardinagem a partir desta sexta-feira (24). A Prefeitura de São José dos Campos realizará uma avaliação completa para verificar a situação dos equipamentos e os prédios do Santos Dumont para deixar o espaço ainda mais agradável e bonito.
Equipamentos como brinquedos, bancos, gradil e demais estruturas vão receber pintura. O paisagismo do local será incrementado com plantios de novas mudas a limpeza necessária dos canteiros.
Outro serviço que está acontecendo no Parque é a manutenção do lago maior. Os peixes já foram retirados e transferidos. Agora está em processo de lavagem, em seguida iniciará o processo de restauro, onde serão aplicados impermeabilizantes para evitar infiltração.
Parque mais antigo
O Parque Santos Dumont é o primeiro parque de cidade, inaugurado em 1971. Ocupa uma área de 46.500 metros quadrados, possui três lagos e uma vasta área verde e de lazer, com parque infantis para a garotada. Também tem pista de caminhada, equipamentos para ginástica, pista de skate e outros atrativos.
Encantada
A Encantada – Casa de Santos Dumont, uma réplica da residência original do aviador em Petrópolis é um dos pontos turísticos do Parque. Inaugurada no ano passado, a residência vem agradando o público de todas as idades.
Ainda no Santos Dumont, os visitantes contam com um réplica do 14 Bis, foguetes e um avião Bandeirante, criado pela Embraer.
O Parque Santos Dumont fica na Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyana e fica aberto diariamente.

A réplica da Casa de Santos Dumont atrai público variado no Parque | Foto: Cláudio Vieira/PSJC.
Forças de Segurança prendem autor de furtos recorrentes de bikes
O programa São José Unida, da Prefeitura, promove a atuação conjunta das Forças de Segurança – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A atuação eficiente das Forças de Segurança de São José dos Campos resultou na prisão em flagrante de um indivíduo que furtava bicicletas públicas compartilhadas. A ação reforça o compromisso das instituições de segurança com a ordem pública e a proteção dos serviços essenciais à população.
Nesta terça-feira (21), policiais do 5º Distrito Policial de São José dos Campos prenderam um indivíduo, flagrado utilizando uma bicicleta pública avaliada em R$ 1.800,00. O suspeito foi abordado durante uma operação para cumprimento de mandados de prisão, após ser visto em atitude suspeita na Avenida Barbacena, no Jardim Ismênia.
Ao perceber a aproximação da equipe policial, o indivíduo demonstrou nervosismo, o que levou à abordagem.
Furtos Recorrentes
Durante a verificação, os policiais constataram que a bicicleta apresentava sinais de violação, como a trava de segurança rompida e os cabos do sistema eletrônico desconectados. O representante da empresa responsável pelo sistema de bicicletas o reconheceu como autor reincidente, tendo sido flagrado pelo menos 15 vezes em posse de bicicletas subtraídas.
A perícia técnica confirmou as violações nos dispositivos de segurança, evidenciando o conhecimento técnico do suspeito para burlar os mecanismos de proteção. Diante das evidências, o delegado determinou a prisão em flagrante e representou pela conversão em prisão preventiva, visando evitar novos prejuízos à coletividade.
A bicicleta foi recuperada e devolvida à empresa responsável. O caso segue para a Justiça, onde o indiciado passará por audiência de custódia.
As Forças de Segurança de São José reafirmam seu compromisso com a proteção dos serviços públicos e a eficiência no combate à criminalidade, garantindo que crimes contra o patrimônio coletivo sejam combatidos com rigor.
Urbam vai concluir a reforma de centro poliesportivo na região sul
A obra, que foi retomada neste mês, vai modernizar a unidade de esporte e lazer do Bosque dos Eucaliptos – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos retomou neste mês a reforma do Poliesportivo Bosque dos Eucaliptos, na região sul. Com investimento de R$ 1.389.083,68, a obra está sendo realizada pela Urbam e prevista para ser concluída em junho.
As equipes iniciaram os trabalhos com limpeza da área e pintura dos gradis. Os serviços remanescentes incluem a finalização do salão de ginástica, com a instalação de piso vinílico próprio para as atividades físicas.
O novo centro poliesportivo do bairro oferecerá aos frequentadores um espaço maior e mais moderno para a prática esportiva. A quadra poliesportiva vai receber alambrado e pintura do piso e da estrutura da cobertura.
Já o parquinho infantil será inclusivo, com layout e brinquedos adaptados para crianças com deficiência. Haverá calçamento no entorno dos equipamentos esportivos e revitalização dos gradis e muros de divisa, além da substituição da iluminação externa por luminárias de LED.
Outros dois espaços para atividades esportivas e de lazer estão em construção na cidade, com previsão de entrega também neste semestre. São elas a Praça Verão do Morumbi (sul) e o campo de futebol e playground da Vila Adriana (sudeste).
Parque do Cerrado terá receptivo com praça revitalizada no entorno
Maquete eletrônica da principal entrada da unidade de conservação, no Dom Pedro II – Foto: Ilustração.
O Parque do Cerrado, na região sul de São José dos Campos, terá no segundo semestre uma estrutura para atendimento a pesquisadores e demais interessados em conhecer a fauna e flora do bioma que deu origem ao nome da cidade. Ao lado da futura entrada principal da unidade de conservação de proteção integral, no Dom Pedro II, a Prefeitura vai implantar o receptivo e outras melhorias.
Além da construção do prédio administrativo, o contrato prevê a revitalização da área de lazer localizada no entorno. Essa iniciativa vai beneficiar os moradores do bairro, que ganharão mais qualidade de vida e opções de atividades num ambiente integrando a paisagem urbana e o meio natural.
A urbanização inclui a construção de anfiteatro, playground, parque inclusivo, espaços de calistenia e pista de corrida. Haverá ainda um retrofit na quadra existente, novo paisagismo e renovação otal da praça.
A ordem de serviço já foi emitida para a Multivale Construtora, vencedora da licitação. A empresa terá 6 meses para executar a obra, cujo valor é de R$ 1.559.982,94.
A área de lazer no entorno do parque será urbanizada | Ilustração.
Praça Riugi Kojima recebe melhorias
A praça homenageia a comunidade nipônica e é um cartão postal de São José – Foto: PMSJC.
A zeladoria da cidade não para! A Prefeitura de São José dos Campos realiza serviços variados de manutenção para melhorar a qualidade de vida das pessoas que frequentam os espaços públicos. Manter os equipamentos conservados é mais uma das tarefas das equipes de Manutenção. E um exemplo é a Praça Riugi Kojima, no Jardim Aquarius, que está recebendo pintura.
Diariamente o local recebe cuidados de jardinagem, roçada e poda e uma atenção especial com os peixes presentes no local. A praça é um dos cartões postais da cidade e tem um jardim nipo-brasileiro que reúne, num mesmo espaço, plantas orientais e ocidentais, representando a harmonia da união entre o Brasil e o Japão.

Cartão postal da cidade, a praça recebe manutenção periódica | Foto: Divulgação.
O Hokorá, santuário de madeira que fica em destaque na praça, foi lixado e todo envernizado, assim como os torôs (lanternas japonesas) que foram consertados. A ponte de madeira também está recebendo nova pintura e os caminhos de pedra terão reforço.
Toda melhoria em áreas públicas podem ser solicitadas pela central 156 da Prefeitura.
Ponto turístico
A Praça do Torii, como é conhecida, tem cerca de 9.000 metros quadrados e é uma das maiores de São José, foi construída em 2008, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade nipônica para comemorar o centenário da chegada da colônia ao país.
A praça recebeu o nome de Riugi Kojima, em homenagem ao engenheiro que morreu naquele mesmo ano, quando exercia o segundo mandato consecutivo de vice-prefeito.
Prefeitura lança edital para blocos de Carnaval em S. José
Interessados em participar com bloco no carnaval de rua devem se cadastrar até o dia 31 de janeiro – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos publicou nesta quinta-feira (16) o edital para chamamento público para blocos de carnaval na cidade.
Um dos feriados mais populares e animados do calendário nacional, de dimensão cultural, simbólica, econômica e turística, o carnaval terá blocos locais em São José, no período de 8 de fevereiro e 9 de março.
O edital prevê horário para início e término das atividades durante o período de pré-carnaval e de carnaval, com atividades gratuitas para o público. Os interessados em participar devem se cadastrar até o dia 31 de janeiro, apresentando além de documentação, projeto detalhado com segurança, infraestrutura e prevenção de saúde, sujeito à aprovação do município. Os blocos autorizados serão divulgados em 6 de fevereiro.
O edital com as informações completas pode ser consultado no Diário do Município, no site da Prefeitura.
Carnaval em São José é tradição que agita e anima as ruas | Foto: Divulgação.
São José publica edital da 7ª Conferência Municipal da Cidade
A 7ª Conferência será em São José com tema voltado à Política de Desenvolvimento Urbano, para cidades mais inclusivas e sustentáveis, e vai até março – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos irá realizar a 7ª Conferência Municipal da Cidade de São José dos Campos – Etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 7ª Conferência Estadual das Cidades de São Paulo, entre os dias 17 de janeiro a 14 de março de 2025.
As entidades que atuam no município nos segmentos relacionados à política de desenvolvimento urbano são convidadas a participarem no dia 3 de fevereiro (segunda-feira) da 1° reunião da Etapa preparatória Municipal para instituição da Comissão Organizadora Municipal da 7ª Conferência Municipal da Cidade.
Reunião preparatória
A reunião preparatória será às 18h30, no Centro de Formação do Educador (CEFE), localizado no Parque da Cidade, na Avenida Olívio Gomes, n. 250 – Santana. O encontro está previsto nos termos do Art. 3º do Decreto n. 19.855, de 14 de janeiro de 2025, onde os seguimentos designarão seus representantes para composição da Sociedade Civil na Comissão Organizadora Municipal da 7ª Conferência.
As conferências seguem as diretrizes do Ministério das Cidades e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e visam discutir políticas públicas para o desenvolvimento urbano.
A Comissão Organizadora Municipal será composta por três representantes designados pelo segmento movimentos populares; um representante dos trabalhadores, designado por entidade sindical de trabalhadores; um representante de empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, designados pelo segmento; um representante de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e um representante de organizações não governamentais com atuação na área do desenvolvimento urbano sustentável.
A Comissão Organizadora Municipal também ficará responsável por organizar a 7ª Conferência, que tem como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
O edital com todas as informações sobre a Conferência, assim como demais documentos e programação podem ser consultados em uma página específica no site da Prefeitura.
Serviço:
7ª Conferência Municipal da Cidade
Reunião Preparatória
Data: 03/2/2025
Horário: 18h30
Local: Cefe, Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana
Contribuintes pagam IPTU à vista e aproveitam desconto de 7,5%
Arrecadação do tributo é revertida com investimento em diversas áreas, como saúde, educação e obras – Foto: Ilustração.
Quatro em cada cinco pessoas que já pagaram o IPTU de 2025 em São José dos Campos optaram pela quitação à vista. Dessa maneira, eles obtiveram o desconto de 7,5% no valor do tributo.
Conforme o balanço da primeira quinzena do ano, divulgado na quinta-feira (16), a Prefeitura arrecadou R$ 12.418.798,95 com o imposto pago de 12.213 imóveis. Desse total, 10.071 carnês (82%) foram quitados em quota única e 2.142 (18%) de forma parcelada.
Os boletos impressos e digitais já foram enviados aos contribuintes. Aqueles que ainda não os receberam podem comparecer ao Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro) ou a um dos postos de atendimento ou baixar o PDF online e pagar o IPTU até a data do vencimento, que será de 17 a 21 de fevereiro, conforme indicado no carnê.
Todos os bancos recebem o tributo por transferência Pix, com a leitura do QR code identificado na quota única ou nas parcelas. O atendimento em guichê é feito somente nas casas lotéricas. Clientes do Sicoob-Cressem, Sicoob, Santander, Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil podem quitar o imposto pela internet ou no autoatendimento das agências.
Solicitações de redução, isenção e revisão devem ser feitas até o vencimento da primeira parcela. Os interessados podem fazer o requerimento via Prefbook ou procurar um posto de atendimento.
Atualmente a cidade tem 283.124 imóveis cadastrados. São 131.233 casas, 89.262 apartamentos, 26.988 prédios de comércio ou serviços, 529 indústrias e 35.112 terrenos. O dinheiro arrecadado pela tributação é aplicado em obras, projetos e programas que beneficiam os moradores de todas as regiões.
Prefeitura realiza força-tarefa em roçada
O serviço de roçada tem sido reforçado em toda a cidade durante o verão – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos inicia amanhã (18), uma força-tarefa de roçada em diversos bairros, atendendo todas as regiões da cidade. A partir de agora, além de intensificarem o serviço durante a semana, as equipes vão atuar aos sábados em locais específicos.
Cerca de 60 homens estarão nessa empreitada para realizar corte manual, além do uso de trator e mini trator. A previsão é fazer 200 mil metros quadrados de roçada por final de semana.
A roçada em áreas públicas tem sido intensificada no verão por conta das chuvas e altas temperaturas, que contribuem para que o mato cresça mais rápido, exigindo assim mais serviços de manutenção.
O cidadão joseense pode acompanhar o serviço de roçada e jardinagem na programação semanal, que fica disponível no site da Prefeitura e também pode solicitar o serviço pelo 156.
CSI e GCM capturam procurado pela Justiça por estelionato
Até o momento o CSI á atendeu 2.975 ocorrências por meio do monitoramento inteligente – Foto: Claudio Vieira/PMSJC..
Um homem procurado pela Justiça por estelionato foi capturado nesta sexta-feira (17), por meio da ação integrada entre o Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos.
A ação teve início quando o sistema de radares inteligentes do CSI recebeu alerta sobre um veículo BMW registrado no nome do procurado. Imediatamente, os operadores do Centro de Inteligência iniciaram o monitoramento do veículo e comunicaram sua localização às equipes da Guarda Civil Municipal.
Pouco tempo depois, a GCM conseguiu interceptar o veículo no Rio Comprido, na divisa com o município de Jacareí. Durante a abordagem, foi constatado que o motorista possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de estelionato, conforme o artigo 171 do Código Penal.
Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes, onde o caso foi apresentado ao delegado de plantão para as providências legais.
Resultados
O trabalho conjunto entre o CSI e as forças de segurança já resultou na captura de 302 procurados pela Justiça, reforçando a eficiência dessa parceria.
Essas ações destacam a importância da combinação entre tecnologia de ponta e a atuação integrada das equipes de segurança, reafirmando o compromisso de São José dos Campos com a proteção e bem-estar da população.
Via Jaguari é liberada e conecta as regiões norte e centro de São José
Com 3,8 quilômetros de extensão, nova ponte, ciclovia, calçada e iluminação LED a Via foi liberada para circulação nesta terça (14) – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos liberou o acesso da via Jaguari nesta terça-feira (14) conectando a região norte à área central da cidade com 3,8 quilômetros de extensão, nova ponte, ciclovia, calçada e iluminação de LED e recebeu investimento de R$ 64.847.868,47
A obra também conta com uma rotatória de acesso à estrada da Petybon, que recebeu 1,8 quilômetros de recapeamento, retorno e entrada para a fábrica J. Macedo.
A nova ponte, com 240 metros de comprimento e 11,2 metros de largura, foi construída ao lado da linha férrea. A ponte possui duas faixas de rolamento e um passeio com ciclovia compartilhada e fica a 10 metros de altura do Rio Paraíba do Sul. Todos os acessos, pela Via Norte e Estrada Petybon, estão liberados. Equipes trabalham nos ajustes finais, corrigindo pontos de gradil e gramado, com conclusão até esta sexta-feira (17).
A Via Jaguari tem o objetivo de desafogar o trânsito em ruas e bairros da região norte, além de reduzir o tráfego de caminhões nos bairros, promovendo mais segurança para moradores e motoristas e melhorando a mobilidade.
O novo acesso conta com ciclovia, iluminação de LED e nova ponte para mais mobilidade | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
CSI e GCM flagram roubo em mercado e detêm dois suspeitos
O CSI já atendeu mais de 2.960 ocorrências por meio do monitoramento inteligente – Foto: Divulgação.
Dois suspeitos foram detidos após as câmeras do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) identificarem um roubo em andamento no Jardim Morumbi, na região sul de São José dos Campos. A ocorrência foi na manhã desta quarta-feira (15).
As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas imediatamente, por meio do suporte do CSI, e localizaram os suspeitos no centro da cidade, após terem deixado o local do crime. Ambos foram detidos e encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
Tecnologia e segurança
Esse caso reflete a eficácia da integração entre tecnologia e a atuação da Guarda Civil Municipal. Os sistemas avançados do CSI, somados à agilidade das equipes de campo, reforçam o compromisso de São José dos Campos com a segurança pública.
Desde sua implementação, o CSI já monitorou 2.967 ocorrências, resultando em 1.383 detenções.
Empresa apresenta proposta na licitação dos ônibus elétricos
Proposta oferecida foi quase 9% abaixo do valor do edital – Foto: Divulgação.
A empresa Green Energy S.A., com sede em São Paulo, apresentou proposta de R$ 2.718.419.768,96 – 8,5% abaixo do valor do edital (R$ 2.967.528.434,40) – na licitação para o aluguel de 400 ônibus elétricos para o sistema de transporte público de São José dos Campos.
A licitação foi realizada na manhã desta sexta (10), na sede da Urbam (Urbanizadora Municipal), na Vila Industrial. A sessão foi suspensa para análise dos documentos de habilitação apresentados pela empresa e o certame será retomado em breve.
A licitação é somente para os veículos. A operação e o sistema de carregamento serão definidos pela Prefeitura de São José dos Campos em outro edital.
A frota totalmente zero quilômetro será composta por 400 ônibus, 100% elétricos (divididos em três modelos), com ar-condicionado e outras comodidades, como carregador USB. A contratada fará ainda a manutenção preventiva dos veículos. A Urbam será responsável pela gestão do contrato de locação.
Pré-inscrições para atividades esportivas serão abertas na 2ª
Pré-inscrições para as atividades esportivas oferecidas nas unidades da Prefeitura serão abertas na segunda-feira pelo aplicativo São José Viva – Foto: Divulgação.
A Prefeitura de São José dos Campos inicia na segunda-feira (13) as pré-inscrições de 2025 no aplicativo São José Viva, que oferece atividades esportivas gratuitas nas unidades públicas da cidade. A abertura das pré-inscrições acontece a partir das 8h e as aulas serão reiniciadas a partir do dia 27 de janeiro.
Ao todo, são 42 modalidades disponíveis em 53 unidades esportivas, de forma gratuita para a comunidade. No total, são 1.890 turmas abertas para as atividades.
Para participar basta baixar o aplicativo São José Viva no smartphone (disponível para Android e iOS), criar uma conta, selecionar a turma de interesse e realizar a pré-inscrição na modalidade desejada.
Não há limite de pré-inscrições a serem realizadas, ou seja, o munícipe pode se cadastrar em quantas atividades quiser.
Após essa pré-inscrição, o munícipe concorrerá à vaga através de sorteio que acontece periodicamente durante o ano. Ao ser sorteado, receberá um e-mail de convocação para matrícula, tendo até 5 dias úteis para efetivá-la.
É importante que os dados estejam atualizados no cadastro e se manter atento às mensagens recebidas no e-mail cadastrado.
Modalidades
As modalidades oferecidas nas unidades esportivas públicas são: balé, basquetebol, boxe, boxe chinês, caminhada/corrida, capoeira, condicionamento físico, dança, dança de salão, dança do ventre, futebol, futsal, ginástica, alongamento, pilates, treinamento funcional, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica terceira idade, handebol, hidroginástica, hóquei, jazz, jiu-jitsu, judô, karatê, iniciação esportiva, natação, ritmos, sapateado, taekwondo, tênis de campo e voleibol.
Também são oferecidas as seguintes atividades para pessoas com deficiência: bocha adaptada, capoeira, dança, estimulação global, futsal, ginástica/funcional, natação, taekwondo e tênis de mesa.
Prefeitura cadastra 95% das árvores na cidade
Mais de 75 mil árvores existentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município foram cadastradas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos já realizou o cadastramento de mais de 75 mil árvores existentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município. O número corresponde a 95% do patrimônio arbóreo público da cidade.
O Plano Municipal de Arborização Urbana estima que o patrimônio arbóreo de São José é de 80 mil árvores urbanas, que vêm sendo cadastradas desde junho de 2020. Após o cadastro, cada árvore recebe uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.
Com a leitura do código, o munícipe pode acessar informações diversas, como nome popular e científico, altura, condições de saúde, data da coleta e localização geográfica. Além disso, também é possível acompanhar os laudos realizados pelos técnicos da Prefeitura. Essas informações também podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico gravado na placa, com numeração específica para cada árvore.
Plano Municipal de Arborização
O Plano Municipal de Arborização Urbana é o principal instrumento para o planejamento e gestão da arborização urbana do município. O documento traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade indicando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros.
Orientações
No site da Prefeitura, os munícipes podem consultar QR code de árvores e ter orientações sobre plantio, poda ou pedido de supressão. Consulte aqui.
Solicitações relacionadas a denúncias de danos a árvore, poda irregular, ou a comunicação sobre a queda de uma árvore podem ser feitas via Central 156.

São José dos Campos possui, entre outros títulos, o de Amiga das Árvores devido a arborização urbana | Foto: Cláudio Vieira/PSJC.
Reconhecimento
As árvores da cidade têm papel fundamental na sustentabilidade e no combate às mudanças climáticas, pois oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre outros benefícios.
Em 2024, São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.
Durante a semana do meio ambiente, em junho do último ano, São José recebeu, pelas mãos do Governador Tarcísio de Freitas, o prêmio Governador André Franco Montoro, em reconhecimento a outros dois projetos inovadores: Reflorestamento urbano (floresta urbana), com o Parque Santa Julia e Proteção da biodiversidade, com o Programa Primatas de São Francisco Xavier.
E, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.
Todo reconhecimento evidencia o trabalho do município na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitação técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.
Prefeitura faz muro de contenção em São Francisco Xavier
A obra visa mais segurança na ponte da Estrada do Saboya, que sofreu com as fortes chuvas – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta sexta-feira (10) a reconstrução de um muro de contenção na Estrada do Saboya, no bairro Guaxindiba, que fica no distrito de São Francisco Xavier. O muro, que fica ao lado da ponte de madeira, cedeu devido às fortes chuvas.
O serviço será feito para reforçar a segurança na área, com muro de arrimo novo e estrutura mais reforçada para estabilizar o terreno, evitando desmoronamento.
O muro de contenção terá oito metros de cumprimento por quatro metros de altura e deve ser entregue no início de fevereiro deste ano.
Oito funcionários do setor de drenagem trabalham na reconstrução do muro, entre pedreiros, ajudantes, motoristas de escavadeira hidráulica, motorista de caminhões, além de funcionários da subprefeitura.
Contenção
A obra de reconstrução do muro visa garantir mais segurança e estabilidade ao redor da ponte, reduzindo impactos causados pelas chuvas, como erosão, entre outros.
Prefeitura reforça fumacê durante verão
Serviço é intensificado na época de chuvas mais intensas, com cinco carros passando por até três regiões da cidade toda semana – Foto: Divulgação,
A Prefeitura de São José dos Campos está reforçando as ações de aplicação de larvicida e de fumacê, em todas as regiões da cidade. A programação pode ser acompanhada, semanalmente, no site da administração.
O serviço de larvicida abrange toda a cidade e é executado em 80 locais, sempre em córregos, lagos e rios, incluindo alguns de difícil acesso. A aplicação dos produtos atinge as larvas e ajuda a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, reforçando as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya.
Fumacê
Em São José dos Campos, a Prefeitura realiza o serviço o ano todo. Porém, nessa época do ano, ao invés de um, saem cinco veículos à noite, das 18 às 21h, para aplicação do fumacê, em até três regiões da cidade, por semana. O produto combate somente pernilongo que esteja voando preservando, assim, outros insetos que ajudam a equilibrar o ecossistema. O inseticida fica presente no ambiente por cerca de duas horas.
O fumacê é para matar o mosquito da dengue já adulto. É uma medida adicional e uma forma complementar de prevenção contra a picada do mosquito. A aplicação é eficaz e não afeta a saúde humana.
Dengue
O Ministério da Saúde registrou em 2024 no Brasil mais de 6 milhões de casos de dengue. Por isso, é importante que as pessoas adotem medidas contra a proliferação de mosquitos, evitando deixar água parada em casa e tomando todos os cuidados necessários. Em São José, os munícipes podem solicitar fumacê pela central 156.
Mais orientações na página da secretaria de Saúde, aqui.

Equipes da Prefeitura trabalham em ações de prevenção por toda a cidade | Foto: Cláudio Vieira/PSJC.
Prefeitura entrega nova pista de Pump Track em São Francisco
A nova pista de Pump Track é apropriada também para novos praticantes, de todas as idades, em qualquer esporte sobre rodas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta terça-feira (7) a nova pista de Pump Track, localizada em São Francisco Xavier. Destinada aos esportes radicais, a pista é totalmente revestida com 438 metros de cobertura asfáltica em um percurso voltado para os ‘pumps’, tipo de fundamento que exige que o praticante ultrapasse os obstáculos usando apenas o peso do próprio corpo para impulsionar e ganhar velocidade.
O percurso é apropriado para cadeirantes que praticam esportes adaptados, além de englobar também o skate, patins e patinete.
Atleta de BMX Cauan Madona prestigiou a abertura da pista junto da esposa, Flávia e a filha|Foto: PMSJC.
Atleta profissional de BMX, o joseense Cauan Madona, de 30 anos, esteve presente para a inauguração da pista. Há 15 anos no esporte, o atleta aprovou o novo espaço. Com manobras e pulos impressionantes, Cauan deu um show no Pump Track.
“O Pump Track aceita vários esportes. É aqui que se aprimora a técnica, a dinâmica, e é onde também qualquer pessoa pode começar a praticar, seja com bike, skate, patins, cadeira de rodas. São Francisco Xavier é mágico, ter uma pista de Pump Track aqui é muito legal. A pista é muito bonita, muito boa. A galera vai treinar, se divertir e curtir toda a beleza desse lugar.”
Cauan Madona voando alto no Pump Track|Foto: Claudio Vieira.
Skatista amador, Paulo Sérgio Cândido, de 61 anos, dropou na pista a bordo do seu carver board e arrasou com seu estilo.
“Eu costumo dizer que gosto de surfar no asfalto. Eu curto muito essa vida e a pista tá sensacional! Dá pra pegar muita velocidade e é isso, é andar de skate todo dia e continuar falando que, mesmo com meus quase ‘meia dois’, eu ainda estou aqui!”, brinca antes de se jogar de volta para a pista.
Paulo mostra seu skate com o lema que carrega para a vida|Foto: PMSJC.
A nova pista foi uma doação da RDC Construtora, responsável pelo projeto, como uma forma de contribuir com o lazer e incentivar a prática esportiva, seja ela amadora ou profissional.
O Pump Track de São Francisco Xavier fica na Rua 15 de Novembro, próximo ao Portal do distrito. O espaço pode ser acessado pelo público em qualquer horário, todos os dias da semana.
Prefeitura conclui formação do novo secretariado
Equipe de secretários, presidentes de órgãos vinculados e assessores do governo municipal para o mandato de 2025 a 2028 está completa – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.