UTILIDADE PÚBLICA PREFEITURA SJC

 

Anderson Farias é empossado prefeito para o segundo mandato

 

O prefeito reeleito, Anderson Farias, e o vice, Coronel Wilker Lopes, tomaram posse nesta terça-feira (1) e, em seguida, assinaram o termo de assunção no Paço – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Reeleito com 196.462 votos, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), tomou posse neste dia 1º de janeiro de 2025, em sessão solene na Câmara Municipal, para o segundo mandato (2025-2028). O vice-prefeito Coronel Wilker Lopes e os 21 vereadores eleitos para a nova legislatura também foram empossados na solenidade.

O evento foi presidido pela vereadora Amélia Naomi (PT), a mais votada nas eleições municipais de 2024, secretariada pelo vereador Carlos Abranches (Cidadania), e contou com a presença do governador do estado em exercício, Felício Ramuth, além de autoridades do DCTA, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Justiça do Trabalho e convidados.

O prefeito e o vice-prefeito prestaram o juramento, reafirmando o seguinte compromisso: “Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e as demais legislações em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos”.

Durante o discurso, o prefeito ressaltou o orgulho de ter sido eleito em São José dos Campos, além do compromisso que tem com toda a cidade – de cumprir o plano de governo e ter uma gestão eficiente, transparente e próxima dos cidadãos, priorizando a educação, a saúde e a segurança.

Anderson destacou ainda que o município é um polo de educação, ciência, indústria e tecnologia com foco nas pessoas, que fazem a cidade crescer, e que irá trabalhar por uma cidade ainda melhor para todos.

Após a solenidade, o prefeito e o vice, acompanhados de suas esposas, se dirigiram ao Paço Municipal, para a subida da rampa e assinatura do termo de assunção.


Prefeito e vice-prefeito fizeram juramento durante a posse na Câmara | Foto: Cláudio Vieira/PSJC

Tesouraria

O prefeito eleito também recebeu do diretor financeiro, Alexandre Nogueira Anacleto, o Termo de Conferência de Valores na Tesouraria, com os saldos dos recursos financeiros distribuídos nas contas de livre movimentação e vinculadas, no valor de R$ 261.572.629,55. Também foram entregues o saldo de títulos, ações e cheques, bem como a relação do patrimônio mobiliário e imobiliário da Prefeitura.

Secretariado 

Em seguida, houve a posse dos novos secretários e responsáveis por assessorias e órgãos vinculados à Prefeitura, em evento realizado no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

Confira os titulares das pastas:

Secretaria de Apoio Social: Leandro Ray

Secretaria de Assuntos Jurídicos: Gabriela Guerreiro

Secretaria de Educação e Cidadania: Ruth Zorneta

Secretaria de Gestão de Obras: José Turano Júnior

Secretaria de Gestão Habitacional (nova): Fábio Pasquini

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças: José Nabuco Sobrinho

Secretaria de Governança: Jhonis Santos

Secretaria de Manutenção da Cidade: Bruno Santos

Secretaria de Mobilidade Urbana: Gláucio Rocha

Secretaria de Proteção ao Cidadão: Rafael da Silva

Secretaria de Saúde: George Zenha

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade: Marcelo Manara

Secretaria de Esportes: será anunciado

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico: Mario Muniz

Órgãos vinculados:

Urbam: presidente Ricardo Minoru

Fundhas/Cephas: presidente Juvenil Silvério

Fundação Cultural Cassiano Ricardo: presidente Tom Freitas

Instituto de Previdência do Servidor: Devair Petraroia

Fundo Social de Solidariedade: Sheila Thomaz

Assessorias:

Assessoria de Projetos Especiais: Alexandre Blanco

Assessoria de Controle Interno e Transparência: William Freitas

Novo secretariado para o mandato de 2025 a 2028 | Foto: Cláudio Vieira/PSJC.

São José alcança saldo positivo de 11 mil empregos neste ano

Com a aproximação do período de compras de final do ano, o comércio puxou a alta de empregos em novembro – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Mais uma vez São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos e atingiu 10.902 novos postos de trabalho criados entre janeiro e novembro de 2024.

No mês passado, o saldo positivo de empregos com carteira assinada na cidade foi de 978 postos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo de empregos, segundo a metodologia utilizada pelo Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a postos formais, com carteira assinada.

Comércio

De acordo com os dados do Caged, o comércio foi o que mais puxou a geração de empregos na cidade em novembro, com 611 postos criados.

Também registraram números positivos a Indústria, com 261 vagas, e o setor de serviços, com saldo positivo de 173 empregos.

A construção civil teve uma retração de 64 vagas, assim como a agropecuária, com 3 postos a menos de saldo.

Segundo o Caged, o estoque de empregos formais em São José dos Campos chegou a 208.596 trabalhadores.

Se for considerado todo o ano, entre janeiro e novembro, o setor de serviços lidera o ranking na cidade. Do total de 10.902 empregos formais de saldo positivo, 6.389 foram criados na área.

Outros 1.980 postos de trabalho foram gerados na indústria e 1.591 no comércio. Logo depois aparecem a construção, com 933 empregos de saldo, e a agropecuária, com 9 vagas.

Qualificação profissional

A Prefeitura oferece cursos de qualificação gratuitos à população, por meio do Programa Qualifica São José. O objetivo é incentivar a capacitação dos trabalhadores para o mercado de trabalho, como forma de ampliar as chances de recolocação profissional.

Em 2024, foram oferecidas por meio do programa cerca de 35 mil vagas, com mais de 50 mil inscrições de pessoas interessadas em participar dos cursos de qualificação, ministrados na modalidade presencial ou à distância.

O aumento das vagas oferecidas pelo Programa Qualifica e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024.

Casa do Idoso amplia atividades em todas as quatro unidades

As aulas de hidroginástica nas piscinas aquecidas têm atraído cada vez mais frequentadores – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

As Casas do Idoso de São José dos Campos ampliaram a oferta de atividades para os frequentadores em 2024, garantindo saúde, bem-estar, diversão, qualidade de vida, socialização e autonomia. Mantidas pela Prefeitura, as 4 unidades – centro, sul, leste e norte – disponibilizam pelo menos 50 atividades físicas, socioculturais, artísticas e educativas para as pessoas com 60 anos ou mais.

Entre os destaques, estão as aulas de hidroginástica, atividades na piscina e os cursos de inglês e informática, além de atrações especiais, como os bailes nas noites das sextas-feiras e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Somente essas iniciativas beneficiaram 48.182 idosos em 2024. Todos que participaram dos cursos de inglês e informática receberam certificados de conclusão.

Também foram realizadas ações externas, visitas em parques, palestras, rodas de conversa e campanhas, conscientizando os frequentadores sobre temas importantes do dia a dia nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, apoio social, direitos do consumidor e do idoso.

Os bailes noturnos têm agitado as Casas do Idoso | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Serviços de qualidade

As Casas do Idoso são referência em qualidade em serviços oferecidos às pessoas idosas e familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária.

Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Os saraus com boa música são as atrações dos sábados | Foto: PMSJC.

Envelhecimento saudável

Idosos elogiaram a diversidade de atividades oferecidas pela Prefeitura e destacaram as vantagens delas para a saúde do corpo e da mente.

“Participo de todas as atividades que posso”, disse a aposentada Elisa Irene Teodoro, que tem 70 anos e frequenta a Casa do Idoso Leste. “Sempre faço hidroginástica e lian gong (prática corporal da medicina chinesa) e participo dos bailes e saraus. São muitas atividades disponíveis e todas de qualidade.”

A opinião é compartihada pelo corretor de seguros Roberto Davoll, que tem 73 anos e é usuário da Casa do Idoso Centro.

“Entrei na Casa do Idoso para fazer curso de informática, o que foi muito bom e agregou muito em minha vida profissional”, afirmou ele. “O idoso não pode ficar parado, e na Casa do Idoso tem atividades para todos os gostos, além do excelente acolhimento com o qual sempre somos recebidos.”

Saiba mais

Casas do Idoso em números (2024)

  • Unidades: 4

  • Frequência mensal: 10 mil pessoas, juntando as quatro unidades

Beneficiados

  • Hidroginástica e atividades na piscina: 33.021

  • Bailes noturnos: 10.359

  • Saraus aos sábados: 1.338

  • Cursos de inglês: 1.262

  • Cursos de informática: 2.202

Morada do Fênix recebe matrícula do loteamento e do primeiro lote

Os documentos foram entregues aos loteadores em solenidade no Paço Municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta quinta-feira (26) a matrícula do Morada do Fênix e do primeiro lote do núcleo, localizado na região leste. Após 36 anos, o bairro é o pioneiro do município a ser regularizado pela modalidade específica.

Realizada no Paço Municipal, a cerimônia teve a presença dos representantes dos loteadores e proprietários dos imóveis, que reconheceram o trabalho da equipe de servidores pelo esforço no andamento da regularização fundiária do parcelamento no cartório de imóveis. “Desde o início dessa demanda, foram 6 processos. E culminou nesse último, em que tivemos a felicidade de sermos agraciados com a regularização”, afirmou o presidente da associação dos moradores, Jair Rodrigues de Paula.

Com 72 lotes numa área de 79 mil metros quadrados, o Morada do Fênix tem cerca de 300 moradores. Agora que passou a ser um loteamento com existência jurídica, o próximo passo será a documentação de todos os lotes.

Na regularização fundiária urbana de interesse específico, os interessados apresentam projetos e documentos, os quais passam pelo crivo do poder executivo municipal. Portanto trata-se de um procedimento em parceria com os munícipes, que serão os responsáveis pelas obras de infraestrutura e melhorias.

Proposta do Plano de Gestão 2021-2024, a regularização fundiária vem sendo realizada em várias etapas. Nesse período, foram registrados 1.461 lotes pertencentes a 16 núcleos de interesse social, que estão sob a responsabilidade da Prefeitura.

Atualmente há mais de 100 núcleos com regularização em andamento. Sete deles estão em fase final, que é a conferência de cartório. São cinco de interesse social – Santa Lúcia I-C, Capão Grosso I-B, Capuava II, Candelária e Quadra PP do Altos de Santana – e dois da modalidade específica: João Rodolfo Casteli e Jardim Ismênia.

 

 

Forças de Segurança prendem 20 pessoas em Operação de Natal

O trabalho integrado da GCM e das Forças de Segurança já realizou mais de 700 ações conjuntas em São José – Foto: Divulgação.

A Operação Sossego no Natal, realizada pelas equipes da Prefeitura de São José dos Campos por meio do programa São José Unida, atendeu um total de 424 ocorrências, sendo 88 relacionadas à perturbação do sossego. Foram efetuadas 20 prisões de indivíduos procurados pela Justiça, entre outras ações.

A Operação aconteceu entre os dias 20 e 26 de dezembro, com início às 21h da última sexta-feira, tendo por objetivo garantir a tranquilidade e a segurança da população durante o período festivo, coibindo casos de perturbação do sossego, poluição sonora causada por motocicletas e aglomerações em estabelecimentos comerciais após as 22h. Como parte da estratégia, também foram realizados bloqueios em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade.

Tecnologia e integração

Os profissionais das Forças de Segurança que atuam no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) estiveram diretamente envolvidos na operação, utilizando tecnologias de monitoramento e fiscalização por meio das 1.186 câmeras instaladas na cidade. A Operação Sossego contou com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Fiscalização de Posturas Municipais e equipes de Mobilidade Urbana.

Balanço

Somente no dia de Natal, foram registradas 25 ocorrências. Além disso, no âmbito da Operação São José Unida, os resultados foram os seguintes:

  • 614 pessoas abordadas

  • 59 motos apreendidas

  • 8 veículos apreendidos

  • 20 indivíduos presos, incluindo procurados pela Justiça

  • 3 armas apreendidas

Operação no Ano Novo

A Operação Sossego segue ininterrupta até o dia 1º de janeiro, reafirmando o compromisso da Prefeitura e das Forças de Segurança em garantir a ordem e a tranquilidade durante as celebrações deste período do ano. O trabalho integrado entre os órgãos de segurança continua sendo uma prioridade para proteger os cidadãos e assegurar o bem-estar coletivo.

Tecnologia e redução de crime são discutidos na 26ª São José Unida

O trabalho integrado da GCM e das Forças de Segurança já realizou mais de 700 ações de combate ao crime – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

O uso estratégico da tecnologia e a redução dos índices criminais foram os principais temas da 26ª reunião de trabalho do programa São José Unida, realizada nesta quinta-feira (19), no Paço Municipal.

O encontro reuniu todas as Forças de Segurança da cidade para apresentação dos avanços e metas que visam melhorar ainda mais a segurança pública do município, que é referência no país.

Participaram da reunião os comandos das polícias Civil, Militar, Científica, Rodoviária Estadual e Federal, Guarda Civil Municipal, Bombeiros, Defesa Civil, Fiscalização Municipal, Detran e representantes da Prefeitura.

Tecnologia e segurança 

A integração das Forças de Segurança, o uso de tecnologias avançadas e o suporte estratégico do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) têm alcançado resultados notáveis em São José.

O Programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela Lei 10.311/21, marcou um ponto de virada. Em um comparativo de janeiro a outubro de 2016, ano anterior a criação do Programa e o mesmo período em 2024, o número de homicídios teve uma queda de 67,7%.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). O roubo de veículos também recebe destaque com uma diminuição de 84,2%, declinando de 701 para 111 casos em 2024.

Reunião das Forças de Segurança com prefeitura e representantes da cidade teve sua última edição do ano| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

A Comandante Interina do CPI-1, Coronel Andreia Marcondes, destacou a importância da colaboração entre as forças de segurança. “Essa reunião é um exemplo que deveria ser replicado em outros municípios”, afirmou.

Em sua apresentação sobre estratégias e inovação, a Comandante destacou o uso de Inteligência Artificial no atendimento do 190, com o “Mike Virtual”. Essa tecnologia é utilizada para lidar com ocorrências de perturbação de sossego, permitindo que os atendentes se concentrem nas emergências prioritárias.

O Delegado Diretor Dr. Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga também ressaltou o impacto do programa. “Em julho, completei 40 anos na Polícia e posso afirmar que São José dos Campos é uma cidade diferenciada, graças ao investimento e à seriedade do trabalho realizado,” explicou.

São José Unida 

Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela lei 10.311/21, o programa São José Unida integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

  

 

Prefeitura lança ferramenta de alertas da Defesa Civil

Os alertas, enviados por SMS, informarão sobre riscos como chuvas intensas e possíveis raios – Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São José dos Campos lança, nesta quarta-feira (18), um novo sistema para o envio de alertas de emergência da Defesa Civil Municipal.

O Defesa Civil Alerta integra informações de 35 estações meteorológicas monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que passou a colaborar com o município através de um convênio firmado em março deste ano. Essa parceria garante uma integração mais eficiente para um monitoramento rápido e eficaz.

Os alertas, enviados por SMS, informarão sobre riscos como:

  • Inundações ou alagamentos

  • Chuvas intensas com possibilidade de raios e ventos

  • Solo encharcado e risco de deslizamentos

  • Orientações de segurança em situações de emergência


Clique no banner acima para cadastrar e receber os alertas.

Estações Meteorológicas: monitoramento em tempo real

São José dos Campos conta com um sistema inovador para monitoramento das áreas de risco do município. Por meio de uma parceria tecnológica, as 35 estações meteorológicas estão espalhadas em pontos estratégicos, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

Essas estações realizam medições em tempo real de:

  • Volume de chuva (pluviômetros)

  • Velocidade do vento

  • Temperatura

Os dados são enviados diretamente ao CSI, permitindo ações rápidas em situações críticas. Alimentadas por energia solar, as estações também contam com sirenes para alertar as comunidades locais quando necessário.

NUPDEC: prevenção e ação comunitária
Para fortalecer a atuação preventiva, a Defesa Civil também ampliou de 3 para 19 os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Esses núcleos capacitam moradores das áreas de risco para identificar sinais de perigo e agir corretamente em situações de emergência, reduzindo o impacto de desastres e protegendo vidas.

Como se cadastrar
O cadastro está disponível clicando no banner desta matéria e no site da Prefeitura. Não fique de fora, proteja-se e ajude a manter nossa cidade segura!

 

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse em São José

Os novos conselhoeiros têm como missão contribuir para melhoria das condições de vida das pessoas idosas, com saúde, bem-estar e dignidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos deu posse, nesta quarta-feira (18), aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. São 28 conselheiros, sendo 14 do poder público e 14 da sociedade civil organizada, com titulares e suplentes, para mandatos no biênio 2024-2026.

O conselho, parceiro da Prefeitura, tem como objetivo discutir, estabelecer normas e fiscalizar as ações relacionadas aos idosos no município, entre outras atribuições.

“Estou motivada para este segundo mandato. São José cuida muito bem dos idosos e nós do conselho vamos continuar trabalhando para, junto com a Prefeitura, melhorar cada vez mais a vida dos nossos idosos”, disse Vilma Wanderley da Silva Bueno, representante do segmento usuários, pertencente aos grupos de convivência.

“Estamos chegando agora ao conselho e esperamos contribuir, com a experiência que temos no atendimento ao idoso. Queremos aprender com as iniciativas em prol dos idosos que São José realiza tão bem”, afirmou Guilherme Luca, representante da Kanzen, entidade cujo nome significa Plenitude em japonês.

Proteção e cuidados

São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

Casas do Idoso

São José mantém, ainda, quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência na qualidade dos serviços oferecidos às pessoas idosas e seus familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

São pelo menos 50 atividades, com destaque para aulas na piscina e cursos de inglês e informática, além de atrações especiais como os bailes nas noites das sextas-feiras e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

 

 

Região leste recebe obras de drenagem

As obras devem evitar transtornos como alagamento e erosão, proporcionando mais segurança à população. – Foto: PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos está mobilizada para realizar melhorias de drenagem pluvial (canalização) na região leste da cidade.  As obras devem evitar transtornos como alagamento e erosão, proporcionando mais segurança à população.

Uma importante ação vem sendo realizada no bairro do Capão Grosso I, na Estrada Municipal Joel de Paula. Para evitar erosão na lateral da via, um trecho do local está recebendo uma galeria de águas pluviais com instalação de tubulações.

O projeto contempla 200 metros de canalização com a instalação de tubos, com oito caixas de capitação de águas, próxima à travessa Caetano Bento. O serviço deve ser concluído na primeira quinzena de janeiro de 2025

Já no bairro Coqueiro, na Rua Luís Carlos Amâncio Pereira, está sendo realizada uma ala de lançamento da tubulação de águas pluviais. No local havia erosão, por conta de um córrego, e a rede de esgoto estava danificada.

O serviço consiste em fazer o prolongamento da tubulação, a obra deve terminar no final deste mês.

132 famílias recebem as chaves dos apartamentos na região leste

Bárbara e Gustavo conquistaram juntos a independência e a liberdade da casa própria – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Um presentaço de fim de ano. Foi o que ganharam 132 famílias que compraram os apartamentos no Residencial Campo Di Fortini, na região leste de São José dos Campos.

Elas obtiveram subsídios na modalidade carta de crédito do programa Casa Paulista, do Governo do Estado, para a aquisição do imóvel direto com a construtora. O empreendimento, de duas torres, está localizado na Avenida Tancredo Neves, na região do Novo Horizonte.

Com a presença de autoridades municipais e estaduais, a entrega das chaves ocorreu nesta sexta-feira (13), em solenidade na área externa do novo condomínio. Alegria, emoção e expectativa de mudar para a casa nova foram os sentimentos dos futuros moradores.

Gustavo Freitas estava radiante de felicidade com a moradia própria, que ele comprou pensando na segurança da mulher, Bárbara Louise, e da filha, Anne Louise, de 2 anos. “É próximo também da minha família, que mora aqui na região, do meu emprego, do poliesportivo, que é um lugar de lazer e esporte”, afirmou.

Junto há 4 anos, o casal agora quer comemorar o Natal no novo lar. “O que eu tenho de esperar do meu investimento é viver bem mesmo, ter amizade com todos os vizinhos”, disse Robson.

“Estou muito feliz, com 26 anos e já ter conquistado o próprio lugar é maravilhoso”, destacou.

Mais moradias

A Prefeitura e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) assinaram dois convênios para construir até 355 unidades habitacionais, sendo que 104 delas já estão em processo licitatório por meio do repasse financeiro do Governo Estadual. As moradias serão destinadas a famílias inscritas no programa habitacional do município.

 

 

Mandatos: relatório da transição já está disponível no site oficial

Uma equipe de transição de mandatos foi estabelecida, por decreto, para fazer levantamento das pastas, alinhar com o plano de governo que foi proposto e definir as metas da próxima gestão – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Embora o prefeito Anderson Farias tenha sido reeleito para o período de 2025-2028, foi estabelecida por decreto uma equipe de transição de mandatos para fazer um levantamento das pastas, alinhar com o plano de governo que foi proposto e definir as metas da próxima gestão, garantindo transparência e continuidade dos serviços prestados à população.

Com base no Decreto 17.251, que regulamenta a transição de governo no âmbito municipal, foi nomeada uma equipe para coordenar os trabalhos.

O decreto estabelece princípios de colaboração, transparência, continuidade e preservação do interesse público para a realização dos trabalhos de transição do governo.

Os titulares das secretarias e da administração indireta, com as respectivas equipes, elaboraram relatórios solicitados pela comissão para que pudessem fazer um inventário da situação atual.

Os dados foram compilados no relatório de transição, disponibilizado no site oficial, e servirão de base para que os próximos gestores tracem o plano de trabalho para o novo governo.

Equipe de transição

  • Wilker dos Santos Lopes (coordenador)

    Auditor geral

  • George Lucas Zenha de Toledo

    Diretor-presidente da Fundhas

  • Derik Luiz Fernandes da Silva

    Diretor de Controle Interno

  • Danilo Stanzani Junior

    Médico

  • Valéria Cristina Rodrigues da Silva Spechotto

    Executiva

  • Jussi Ramos

    Diretora de Comunicação

Prefeitura entrega certificados e novas licenças aos ambulantes

Os trabalhadores receberam os certificados acompanhados de familiares e amigos no auditório do Paço Municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A manhã desta segunda-feira (16) foi marcada por um momento transformador para 20 ambulantes que receberam suas licenças para atuar de forma regular em São José dos Campos. A cerimônia de entrega foi realizada no auditório do 7º andar do Paço Municipal.

Reconhecimento

Entre os beneficiados estava Maria Lúcia dos Santos, de 65 anos, moradora do Campo dos Alemães, que trabalha vendendo caldo de cana. “Fiquei emocionada quando o fiscal da Prefeitura foi até minha casa para me avisar que eu seria regularizada. Foi uma surpresa muito especial”, relatou.

Outro exemplo foi o Sr. Custódio, de 62 anos, que há quatro anos comercializa plantas, mudas e hortaliças. Ele também compartilhou sua alegria.

“Estar aqui, ser reconhecido pelo meu trabalho e saber que faço a diferença não tem preço. É algo especial”, afirmou.

Autorizações

O processo para emissão das licenças teve início em 2019, com a publicação de um edital de chamamento e recadastramento de ambulantes. Durante a pandemia de Covid-19, os trabalhos foram suspensos, mas retornaram em 2022, quando a equipe de Fiscalização intensificou a busca ativa para localizar e atender os trabalhadores.

Em 2023, 52 licenças foram emitidas, enquanto, em 2024, mais 28 ambulantes tiveram suas atividades regularizadas. Com as novas autorizações, o município passa a contar com um total de 428 ambulantes devidamente licenciados, reforçando o compromisso com a organização e a legalidade no comércio ambulante.

Licenças

As licenças emitidas são pessoais e intransferíveis, devendo ser mantidas em locais visíveis ao público e disponíveis para consulta dos agentes de fiscalização. Cada documento conta com um QR Code único, que garante sua autenticidade e informa a região e o local onde o ambulante está autorizado a atuar.

Membros do Conselho da Segurança Alimentar tomam posse

Bom Prato Móvel, iniciativa do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura para garantia de alimentação saudável e de qualidade a um custo acessível – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos dará posse aos membros do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) nesta terça-feira (17), às 14h, no auditório do 7º andar do Paço Municipal.

Tomarão posse 36 conselheiros, sendo 18 do poder público, 14 da sociedade civil organizada e 4 do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), com titulares e suplentes, para mandato no biênio 2024-2026.

É o conselho mais novo da cidade e esta será sua primeira composição.

Alimentação adequada

O Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional é um colegiado de caráter consultivo vinculado diretamente à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

O objetivo é formular diretrizes para a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) e ações que visem promoção e garantia de do direito à alimentação adequada.

Segurança em São José tem aprovação de 86% pela população

O trabalho integrado da GCM e das forças de segurança já realizou mais de 700 ações de combate ao crime – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A segurança pública de São José dos Campos tem se consolidado como referência, de acordo com os dados mais recentes da pesquisa da INDSAT. Com uma nota de 681, a cidade supera a média geral das cidades pesquisadas, que é de 563, alcançando a classificação de “Alto Grau de Satisfação”, alcançando 86,2% de aprovação da população.

A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) é um dos fatores determinantes para esses resultados. Com uma avaliação geral de 701 pontos, a GCM é amplamente reconhecida pela população: 89,6% das pessoas aprovam o serviço, reforçando a importância de sua presença e ações no cotidiano da cidade.

Confiança da População

A pesquisa demonstra que a maior parte dos moradores reconhece o bom trabalho das Forças de Segurança. Os índices positivos refletem um conjunto de iniciativas que priorizam a segurança e a qualidade de vida, como o patrulhamento preventivo, ações integradas de combate ao crime e programas de interação comunitária.

A Guarda Civil Municipal (GCM) vem se destacando há dois anos consecutivos, mantendo um alto grau de satisfação entre a população. Em 2023, a maior avaliação ocorreu em abril, quando a GCM obteve 716 pontos, superando significativamente a média de 611 pontos. Já na última avaliação do ano, a GCM consolidou seu desempenho com 701 pontos, permanecendo acima da média geral, que foi de 688 pontos.

Investimentos e Resultados

O desempenho destacado é resultado de investimentos estratégicos em tecnologia, como o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), capacitação dos agentes e ampliação do efetivo, o que tem permitido à GCM atuar de forma mais eficaz em áreas prioritárias. Além disso, a integração com as forças de segurança, por meio do Programa São José Unida, têm fortalecido as ações conjuntas no combate à criminalidade.

Com o reconhecimento da população e dados que comprovam sua eficiência, a Segurança pública segue como um pilar essencial para o desenvolvimento de São José dos Campos, melhorando a qualidade de vida da população.

 

 

Novo Creas Leste agiliza e aprimora atendimentos

A equipe multidisciplinar do Creas Leste em frente à nova sede; mais espaço para ampliação dos atendimentos à população – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Com mais espaço e salas para ampliar e aprimorar o atendimento à população, a Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta quarta-feira (11), a nova sede do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Leste.

Agora, a unidade funciona em sede própria, localizada na rua Saigiro Nakamura, 50, na Vila Industrial.

São José dos Campos possui ainda as unidades Centro-Norte e Sul (confira endereços e telefones abaixo), todas mantidas pela Prefeitura.

“É um grande ganho para a população. Com a ampliação do espaço físico, poderemos fazer mais atendimentos e com mais rapidez ajudando, ainda mais, as pessoas vulneráveis e que tiveram seus direitos violados”, disse a coordenadora do Creas Leste, Helena Carpinetti.

“Estamos muito felizes por podermos fazer nosso trabalho em um local com boa infraestrutura e ótimas condições de trabalho, o que mostra que a Prefeitura cuida de quem cuida da população. Poderemos otimizar o atendimento à população”, afirmou a assistente social Patrícia Maria do Nascimento Rebelo.

Nova sede

A nova sede do Creas Leste possui uma sala para plantão de acolhida, quatro salas de atendimento, uma sala de reunião multiuso, uma ludoteca para as crianças se divertirem enquanto os pais e responsáveis são atendidos e auditório multiuso para treinamentos, reuniões, oficinas e capacitações.

Entre as melhorias, estão a ampliação da recepção e dos banheiros, que agora são 10, inclusive com sanitários adaptados para atender as pessoas com deficiência. O estacionamento também foi ampliado.

As novas acomodações, com mais salas e espaços mais amplos, garantirão melhoria das condições de trabalho para os funcionários e de atendimento para a população.

Todos os ambientes são climatizados com ar-condicionado, exceto os banheiros, o arquivo e o pátio.

No local, trabalham 37 funcionários de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, assistentes sociais, orientadores sociais e advogados, entre outros.

A nova sede abriga, ainda, as equipes da Arca (Abordagem Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua), que atuam no combate ao trabalho infantil.

Proteção especial

O Creas presta serviços especializados e continuados, direcionados a indivíduos e famílias com direitos violados. É um polo de referência, que coordena e articula a rede da proteção social especial de média complexidade.

Atende mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e quaisquer indivíduos que se encontrem em situação de violação de direitos.

Os direitos violados estão relacionados às ocorrências de abandono, negligência, maus-tratos físicos, psíquicos, abuso e exploração sexual, abuso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de rua e de trabalho infantil, entre outros.

As unidades

Creas Leste

  • Endereço:Rua Saigiro Nakamura, 50, na Vila Industrial

  • Telefone:3941-2800

Creas Sul

  • Endereço:Avenida Cidade Jardim, 5.431, Bosque dos Eucaliptos

  • Telefones:3922-5554 / 3922-5558 / 3916-4306 / 3966-2817

Creas Centro-Norte

  • Endereço:Rua Conselheiro  Rodrigues Alves, 224, centro

  • Telefones:3923-7200 / 3913-2827 / 3913-2829

  

 

Mostra de Direitos Humanos atrai 150 pessoas em São José

A 1ª Mostra de Direitos Humanos foi mais uma ação do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça-feira (10) – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta terça-feira (10), a 1ª Mostra de Direitos Humanos com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos para promoção e garantia dos direitos humanos dos moradores da cidade.

O evento, que teve como tema “Você tem direitos aonde quer que vá!”, atraiu cerca de 150 pessoas ao Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte.

Estiveram presentes ex-moradores em situação de rua que atualmente moram em abrigos mantidos pela Prefeitura, munícipes atendidos pela assistência social e usuários de demais serviços municipais, além de representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que têm parceria com a Administração municipal e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Show: o coral das Casas do Idoso emocionou o público / Foto: PMSJC.

Dignidade e cidadania

Feliz com as apresentações culturais, Leonardo Magno, de 34 anos, é um exemplo do apoio social dado pela Prefeitura para que as pessoas tenham seus direitos preservados, com dignidade e cidadania.

Morador de abrigo da Prefeitura há dois meses, ele está reconstruindo sua história de vida após 7 anos morando nas ruas.

“Eventos como este são importantes para mostrar o que a Prefeitura faz por nós. As equipes da Prefeitura me ajudaram muito. Não quero mais voltar para as ruas. Agora, meu objetivo é voltar a estudar e trabalhar”, disse.

Segurança: Viatura elétrica da GCM também abrilhantou o evento / Foto: PMSJC.

Atrações

Quem compareceu ao Cefe para a 1ª Mostra de Direitos Humanos acompanhou diversas atrações que divertiram e emocionaram.

As equipes da Arca (Abordagem Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua), que atuam no enfrentamento ao trabalho infantil, apresentaram peça teatral sobre o tema.

Também teve apresentações culturais de frequentadores das Casas do Idoso, com o Coral das 4 Casas e dança cigana. Já a Fundação Cultural Cassiano Ricardo exibiu um número de sapateado.

Munícipes atendidos pela Asin (Associação Síndrome de Down), parceira da Prefeitura, apresentaram coreografias e danças que emocionaram o público.

Durante o evento, ficaram expostas viaturas das rondas sociais para apoio e acolhimento às pessoas em situação de rua (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão) e do programa Maria da Penha (Secretaria de Proteção ao Cidadão).

  

 

População recebe orientação educativa da Defesa Civil

Além do ponto fixo na Praça Padre João, os agentes da Defesa Civil passaram em pontos estratégicos na região central para orientar a população – Foto: Divulgação.

 

Nesta quarta-feira (11), a Praça Padre João, no coração de São José dos Campos, foi palco de uma manhã cheia de aprendizado e prevenção. Das 9h às 12h, a Defesa Civil realizou uma ação preventiva e educativa para orientar a população a se preparar para o período de chuvas.

Com dicas práticas, demonstrações de segurança e distribuição de cartilhas, o evento abordou sobre ações em situações de risco, como enchentes, deslizamentos e temporais de forma clara e dinâmica.


População recebeu orientações da equipe da Defesa Civil | Foto: Divulgação.

João da Silva Nogueira, de 61 anos, morador de São Francisco Xavier, elogiou a ação na praça. “Nunca passei por uma situação de emergência devido a desastres naturais, mas acho muito importante estar preparado, esse trabalho da Defesa Civil é realmente bacana” afirmou.

A ação fez parte do programa Defesa Civil Itinerante, que tem como missão levar informações essenciais para toda a cidade, com atenção especial às áreas mais vulneráveis, com objetivo de garantir que todos estejam prontos para enfrentar desafios climáticos com segurança e confiança.


Moradores aprovaram a ação | Foto: Divulgação.

Outro munícipe que participou e aprovou a ação foi José Avelino, de 69 anos, que mora ao lado de uma represa no bairro Vertentes do Jaguari. “Gostei da ação, muito importante saber o que fazer em casos de emergência”, destacou.

Cartilha Zé Garoa: Prevenção ao seu alcance!

O evento também apresentou a Cartilha Zé Garoa, um guia prático recheado de orientações para proteger as famílias e evitar problemas durante o período chuvoso. Com uma linguagem simples e ilustrações fáceis de entender, a cartilha é a aliada perfeita para deixar São José ainda mais preparada.

Quer saber mais? A cartilha está disponível para aqui.

CSI e GCM capturam dois procurados pela Justiça

O CSI já atendeu mais de 2.904 ocorrências por meio do monitoramento inteligente – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

No último domingo (8), a integração entre a tecnologia do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e a agilidade da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos resultou na captura de dois indivíduos procurados pela Justiça.

O sistema de reconhecimento facial do CSI alertou a presença de um indivíduo no Cemitério do Morumbi, região sul da cidade. Imediatamente, os operadores do Centro acionaram as equipes da GCM, que passaram a acompanhar o suspeito em tempo real.

Na abordagem e após consulta via Central GCM (GCOM), confirmou-se que se tratava de procurado pela Justiça. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes, onde permaneceu preso.

Veículo identificado

Em outra ocorrência, um veículo Corsa preto, registrado em nome de um procurado, foi identificado pela tecnologia inteligente. O CSI acionou as equipes e iniciou o monitoramento em tempo real. Na Avenida Adonias Silva, uma equipe da GCM, com apoio da Polícia Militar, conseguiu abordar o automóvel. Após consulta aos documentos, foi constatado que o motorista era um procurado da Justiça. Ele também foi levado à Central de Flagrantes e permaneceu à disposição das autoridades.

Tecnologia e segurança integradas

Essas ações evidenciam a eficiência da parceria entre tecnologia e atuação integrada das forças de segurança. Os sistemas avançados do CSI, aliados à pronta resposta das equipes de campo, reforçam o compromisso de São José dos Campos com a segurança da população.

Projeto Verão terá horário ampliado a partir de sábado

As inscrições devem ser feitas gratuitamente pelo São José Viva; piscina com cobertura retrátil, no Morumbi, está na programação – Foto: PMSJC.

 

O Projeto Verão que oferece lazer e entretenimento aquático, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, terá horário ampliado para proporcionar mais diversão para as famílias neste período de temperaturas elevadas.

A partir deste sábado (7), as piscinas do Parque Industrial e Vila Industrial completam as 13 piscinas públicas da cidade abertas para receber o público em geral em dois horários: manhã (das 10h às 12h) e de tarde (das 13h às 18h). O Projeto Verão acontece nos sábados, domingos e feriados.

Monitora do programa Projeto Verão com o app São José Viva aberto no celular. | Foto: PMSJC.

Para agilizar o acesso dos frequentadores, as inscrições devem ser feitas gratuitamente pelo aplicativo São José Viva. Podem participar pessoas de ambos os sexos, de todas as idades, com total segurança, pois todas as piscinas possuem monitores e guarda-vidas.

De acordo com o regulamento do Projeto Verão, crianças de 0 a 6 anos devem estar acompanhadas de seus responsáveis na água; entre 7 e 11 anos, o responsável deve estar no local da atividade e, acima de 12 anos, o responsável deve assinar uma autorização.

O traje exigido para uso nas piscinas é sunga ou short tactel com sunga por baixo para os homens e, para as mulheres, maiô ou biquíni. É permitida a utilização de camisetas com proteção UV. Não é permitido o uso de óleos bronzeadores, apenas protetores solar.

O Projeto Verão é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Diversão para toda a família no Projeto Verão | Foto: Divulgação.

Endereços das piscinas

Alto da Ponte
Centro Comunitário Alto da Ponte
Rua Alziro Lebrão, s/nº – Alto da Ponte

Altos de Santana
Centro Poliesportivo Altos de Santana
Av. Alto do Rio Doce, 801 – Altos de Santana

Eugênio de Melo
Centro Poliesportivo Eugênio de Melo
Av. Ambrósio Molina, 370 – Eugênio de Melo

Jardim Cerejeiras
Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras
Rua 23 de Dezembro, 400 – Jd. Cerejeiras

Jardim Granja
EMEF Profª. Maria Nazareth de Moura Veroneze
Praça Columba, 45 – Jd. Da Granja

Jardim Morumbi
Centro Comunitário Jardim Morumbi
Av. Eliane Maria Barbiere Soares, 180 – Jardim Morumbi

Jardim Satélite
Centro Poliesportivo João do Pulo
Av. Perseu, nº 180 – Jardim Satélite

São Judas Tadeu
Centro Poliesportivo São Judas Tadeu
Av. São Jerônimo, s/nº – São Judas Tadeu

Vila Maria
Ginásio de Esportes Vila Maria
Praça Nenê Cursino, s/n – Vila Maria

Vila Letônia
Piscina da Vila Nova Conceição
Rua Suécia, s/n – Vila Nova Conceição

Vila Tesouro
Poliesportivo Vila Tesouro
Rua Bento Pinho da Cunha, 381 – Vila Tesouro

Parque Industrial
Piscina do Parque Industrial
Rua Goiânia, 225 – Parque Industrial

Vila Industrial

Centro Comunitário Vila Industrial
Praça José Molina, s/nº – Vila Industrial

Horários de atendimento

Dezembro (sábado, domingo e feriados)
Manhã: 10h às 12h
Tarde: 13h às 18h

Como se inscrever:

Passo 1: Acesse a loja de aplicativos do seu aparelho (Play Store ou App Store) e procure pelo aplicativo “São José Viva”. Clique em “Instalar”.
Passo 2: Abra o aplicativo e clique no botão “CRIAR CONTA”.
Passo 3: Preencha todos os campos solicitados e, no final, clique em “CRIAR CONTA”.
Passo 4: Após realizar o cadastro, acesse o aplicativo com seu CPF e senha. Localize e selecione a opção “ESPORTIVA”.
Passo 5: Em Eventos, selecione a opção “PROJETO VERÃO 2024/ 2025”.
Passo 6: Localize a piscina de sua preferência, clique no botão “PRÉ-INSCREVER”, dirija-se à piscina escolhida, identifique-se ao monitor e APROVEITE!

  

São José é reconhecida como Município Resiliente pelo Governo do Estado

O reconhecimento destaca o protagonismo de São José dos Campos na gestão sustentável e na adoção de práticas que fortalecem a segurança e a qualidade de vida da população – Foto: Divulgação.

São José dos Campos recebeu nesta quarta-feira (4), a certificação do Programa Município Resiliente durante o lançamento da campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, realizado no Palácio dos Bandeirantes. O reconhecimento destaca o compromisso da cidade com a gestão eficiente e a preparação para enfrentar desafios climáticos e ambientais.

A certificação foi concedida à cidade por atingir 73 pontos no programa, com base em indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).

O evento contou com a participação do vice-governador Felicio Ramuth, que abriu oficialmente a campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, promovida pela Defesa Civil em parceria com diversos órgãos estaduais. A iniciativa tem como objetivo prevenir desastres naturais, preparar o estado de São Paulo para o período de chuvas intensas e garantir respostas rápidas em situações de emergência.

Durante a cerimônia, o Governo de São Paulo anunciou novos programas, obras, parcerias e convênios com entidades para integrar ações de Proteção e Defesa Civil. “Quando falamos em mudanças climáticas, é preciso trabalhar com três eixos principais: prevenção, ação e reconstrução. Hoje, vemos o Governo de São Paulo atuando, por meio da Defesa Civil, nesses eixos para criar cidades mais resilientes”, afirmou Felicio Ramuth.

Reconhecimento

O reconhecimento destaca o protagonismo de São José dos Campos na gestão sustentável e na adoção de práticas que fortalecem a segurança e a qualidade de vida da população.

O município ampliou de 3 para 19 os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que atuam em parceria com a comunidade local, capacitando os moradores para reconhecer sinais de perigo e agir de forma adequada em situações de emergência. Além disso, São José firmou uma parceria estratégica com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para integrar sistemas e aprimorar o monitoramento climático.

A união dos dados das oito estações pluviométricas do Cemaden com as 35 estações meteorológicas locais permite uma análise precisa e em tempo real das condições climáticas, potencializando a capacidade da Defesa Civil de adotar medidas preventivas e de resposta com maior eficiência.

 

 

Procon autua 22 empresas por irregularidades na Black Friday

Fiscais do Procon de São José durante ações de fiscalização na Black Friday, em diferentes estabelecimentos de comércio físico no centro da cidade – Foto: PMSJC.

Dos 51 estabelecimentos físicos e 34 virtuais fiscalizados pelo Procon de São José dos Campos, no período de 18 a 29 de novembro, por conta das promoções da Black Friday, 22 foram autuados. Foram fiscalizadas lojas de rua, de shoppings e de sites de venda pela Internet.

O foco da fiscalização do Procon foi dirigido aos segmentos de maior procura pelo consumidor nesta época do ano, como de eletrodomésticos, telefonia, perfumaria, artigos esportivos, construção, vestuário, entre outras.

Irregularidades

As irregularidades constatadas foram relacionadas à clareza da informação, como:

– Exposição dos preços com parcelas maiores que o preço à vista, podendo induzir o consumidor a erro quanto ao real preço dos produtos.

– Exposição dos preços em dimensões maiores para pagamento apenas no pix, podendo induzir o consumidor a erro quanto ao real preço dos produtos em caso de outra forma de pagamento à vista.

– Informação de percentual de desconto não correspondente ao valor do desconto de fato concedido.

Lojas autuadas

Físicas: Toque de Classe, Ortobon, Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Mobly Megastore.

Virtuais: Amazon, Casas Bahia, Samsung, Magazine Luiza, Pague Menos, Carrefour, Centauro, Electrolux, IG, Polishop, Marabraz, Inovar.

Dezembro

Durante este mês, com o aumento das compras de Natal, o Procon prossegue com a fiscalização junto às lojas físicas e virtuais, com objetivo de identificar, coibir e autuar possíveis novas irregularidades. As orientações ao consumidor continuará sendo dados na sede do órgão ou por telefone.

Confira aqui algumas dicas e orientações do Procon para este período.

Procon do SJC

Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas

151 ou (12) 3909-1440

sjc.sp.gov.br

Cidade Morumbi receberá Operação Casa Limpa no sábado

O objetivo é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de materiais inservíveis para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Com o objetivo de reforçar os cuidados e manter os moradores de São José dos Campos seguros contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura promoverá, neste sábado (7), mais uma Operação Casa Limpa.

A última edição do ano será no bairro Cidade Morumbi, na região sul. Ao longo desta semana, até sexta-feira (6) os agentes de combate às endemias estão percorrendo os bairros para realizar vistorias nas residências com o objetivo de identificar os eventuais focos do Aedes, conscientizar a população, informar sobre a Operação e recolher o maior número possível de materiais inservíveis.

Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de suas casas os materiais que possam ser criadouros do mosquito – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer recipientes que acumulem água – para que sejam recolhidos pelos dois caminhões que vão circular pelo bairro.

Na praça Hildete da Silva Boaventura (Av. Eliane Maria Barbiere Soares – Cidade Morumbi) haverá um stand com ações educativas e recreativas.

A atividade contará com dois caminhões, um carro de som e pelo menos 30 agentes de combate às endemias.

Também serão realizadas ações educativas na UBS Resolve do bairro, mercado e escola. Confira a programação completa abaixo.

Prevenção

Além dessa atividade extra, ações de prevenção e controle contra dengue são realizadas diariamente pelo município. A programação dos arrastões, nebulização costal e controle de criadouros pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.

A Prefeitura conta com a colaboração da população. Caso identifique terrenos abandonados ou locais suspeitos de serem criadouros, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Com a chegada do verão a partir do próximo dia 21 de dezembro, com dias mais quentes e chuvosos, situação propícia para proliferação das larvas, é fundamental também redobrar os cuidados dentro de casa para evitar a proliferação das larvas do mosquito.

Programação

• Visita aos Imóveis
Data: 2, 3, 4, 5 e 6 de dezembro
Serviço: Durante esses dias, as equipes em campo irão visitar todos os imóveis da área de abrangência informando sobre a atividade.

Ações Educativas

Data: 4 de dezembro

Local: UBS Resolvi Morumbi (Avenida Elísio Galdino Sobrinho, 8, Cidade Morumbi)

Serviço: Será montado um stand completo com microscópio, quadro do ciclo do mosquito, amostra viva e folders da campanha.

Data: 5 de dezembro
Local: EMEI Profª Maria Clara F.C.F. da Silva (Av. Benedito Bento – Cidade Morumbi)
Serviço: Teatro de fantoche, réplica das fases do mosquito, amostra viva e folders da campanha.

Data: 5 de dezembro
Local: Supermercado Coop (Av. João Batista de Souza Soares, 2185 – Jardim Morumbi)
Serviço: Será montado um stand completo com microscópio, quadro do ciclo do mosquito, amostra viva e folders da campanha.

Operação Casa Limpa

Data: 7 de dezembro
Horário: das 8h às 14h
Local: Praça Hildete da Silva Boaventura – Cidade Morumbi
Serviço: Passagem do caminhão para recolhimento dos inservíveis e ação educativa na praça com a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), com o objetivo de mobilizar a população sobre o controle do Aedes aegypti.

Atenção: a programação está sujeita a alteração devido às questões climáticas.

 

 

Indústria registra segundo maior aumento de empregos na cidade

Setor aeronáutico gerou mais da metade dos empregos na indústria em 2024 em São José – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Os bons números na geração de empregos com carteira assinada em São José dos Campos em 2024 também refletiram positivamente no setor industrial.

Entre janeiro e outubro deste ano, o saldo de postos de trabalho chegou a 9.916. Desse total, 1.723 empregos foram gerados na indústria. O setor superou a Construção, saldo de 1.000 vagas, e o Comércio, com 959 empregos formais.

O ranking de empregos em São José dos Campos é liderado pelo setor de Serviços, com 6.222 vagas de saldo em 2024. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na avaliação de técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento de vagas na Indústria é uma excelente notícia em razão do perfil do setor.

Além de pagar melhores salários, o emprego industrial oferece benefícios importantes como plano de saúde, transporte, vale alimentação, além da maior possibilidade de ascensão profissional e crescimento na carreira.

Na opinião de Alexandra Gioso, diretora regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), as maiores oportunidades de emprego na indústria também refletem o crescimento econômico do país.

“Acreditamos que a alta na geração de empregos na indústria, tanto em São José dos Campos, quanto em todo o Estado de São Paulo, é reflexo do bom desempenho dos segmentos de bens de consumo duráveis e bens de capital. Isso se deve à expansão da renda das famílias e também a maior oferta de crédito”, afirmou.

Indústria aeronáutica

De acordo com dados do Caged, entre os 1.723 empregos criados na indústria em 2024, o segmento da aeronáutica é o grande destaque na contratação de profissionais com saldo de 942 empregos – 55% do total.

Além da Embraer, que anunciou em abril investimentos de R$ 2 bilhões, São José dos Campos foi escolhida pela Boeing para sediar seu Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil, dentro de um programa que prevê a ampliação de investimentos da companhia americana no Brasil.

Além do setor aeronáutico, também aparecem como principais geradores de emprego industrial, entre outros, a fabricação de veículos, com saldo de 210 postos de trabalho, a produção de borracha e material plástico, 195 vagas, a manutenção e instalação de máquinas e equipamentos, 142 vagas, produtos alimentícios, 117 postos, e a produção química, com saldo de 110 empregos.

Ainda de acordo com o Caged, o estoque de empregos no setor industrial em São José atualmente é de 39.467 trabalhadores com carteira assinada. A quantidade total de empregos formais na cidade é de 207.610 empregos.

Correção

Diferentemente do publicado no último dia 27 de novembro, São José dos Campos registrou saldo positivo de 9.916 empregos com carteira assinada de janeiro a dezembro de 2024, de acordo com o Caged.

O saldo de 8.537 empregos formais informado se refere aos últimos 12 meses, entre novembro de 2023 e outubro de 2024. Em outubro, último dado mensal divulgado pelo Caged, o saldo positivo foi de 1.164 empregos com carteira assinada. Foi o décimo mês consecutivo de saldo positivo.

Prefeitura substitui ponte no Bengalar

O trabalho eficiente da equipe de manutenção foi concluído em um dia para prezar pela segurança de moradores, motoristas e pedestres – Foto: PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (2) a reconstrução da ponte de madeira na Travessa Recanto das Camélias, no bairro Bengalar, região norte da cidade.

A ponte estava deteriorada pelo tempo e foi substituída para oferecer segurança. O trabalho contou com cinco funcionários da Prefeitura, caminhão retroescavadeira, caminhão basculante toco e foi concluído com eficiência em um dia.


Reconstruções e reformas de pontes e espaços públicos são serviços essenciais realizados pelas equipes de Manutenção da Cidade para prezar pela segurança de motoristas e da população que transita pelos locais.

Os munícipes que tiverem solicitações de manutenção em vias, desobstrução de bueiro, poda de árvores, entre outros pedidos de zeladoria na cidade devem procurar a Central 156 da Prefeitura.

You May Also Like