Plenária aborda saúde dos trabalhadores neste sábado
Sob a temática “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, evento no Cefe vai discutir propostas para serem encaminhadas à etapa estadual – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Conselho Municipal de Saúde (Comus) realiza, neste sábado (5), a 1ª Plenária Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, sob a temática “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
Com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, o evento acontece no Cefe – Centro de Formação do Educador (Av. Olivo Gomes, 250 – Santana), a partir das 8h, e tem como objetivo ampliar o debate e propor ações para fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde no ambiente de trabalho.
A plenária é voltada à toda a sociedade civil, usuários do SUS, gestores e profissionais da saúde. Para participar, é necessário se inscrever neste link.
Os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir três eixos principais:
-
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
-
As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora
-
Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social
As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual e deverão ser representadas pelos delegados eleitos na plenária
Trilha pelo Parque da Cidade promove identificação de Panc
Caminhada monitorada ensina sobre plantas comestíveis no ambiente urbano – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta sexta-feira (4), uma caminhada guiada pelo Parque da Cidade para identificação de Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no ambiente urbano.
O ponto de encontro será no Cefe – Centro de Formação do Educador (Av. Olivo Gomes, 250 – Santana), às 9h, onde os participantes receberão uma breve explicação sobre as espécies que serão observadas durante a trilha monitorada, além da importância da percepção botânica para o reconhecimento delas.
Muitas pessoas não notam as plantas comestíveis presentes no cotidiano. Por isso, a iniciativa é uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre as Panc, valorizando seu uso no dia a dia e incentivando uma alimentação mais diversa e nutritiva.
A atividade faz parte da programação da roda de conversa sobre Panc deste mês e em caso de chuvas, será mantida apenas a atividade interna.
O evento incentiva a alimentação saudável de forma orgânica e sustentável, resgatando o cultivo e consumo dessas plantas.
Sobre as Panc
As Panc são hortaliças rústicas que crescem facilmente em pequenos espaços, sem necessidade de agrotóxicos. Antigamente comuns na alimentação familiar, muitas caíram em desuso com a modernização da indústria e da agricultura. Resgatar esse hábito valoriza a cultura regional, amplia o acesso a alimentos saudáveis e fortalece a segurança alimentar da população.
As rodas de conversa sobre o assunto são mensais e abertas a toda a comunidade e especialmente voltada para funcionários das UBSs envolvidos no projeto de Hortas Comunitárias, além de usuários do SUS.
Em cada edição, uma ou mais espécies de Panc são destacadas, abordando o valor nutricional, formas de consumo e cultivo. Os participantes têm a oportunidade de degustar as plantas in natura ou em preparações culinárias e receber mudas para cultivo.
O projeto ocorre desde 2018 e é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade.
Mais informações e receitas estão disponíveis no site da Prefeitura.
Regiões oeste e sul recebem Operação Casa Limpa no sábado
Ação reforça combate à dengue e conscientiza moradores sobre prevenção – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Operação Casa Limpa, estratégia da Prefeitura de São José dos Campos para ampliar o combate à dengue na cidade, irá até as regiões oeste e sul neste sábado (5).
Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de casa os itens que possam ser criadouros do mosquito da dengue – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer objetos que acumulem água – para que sejam recolhidos pelos dois caminhões que vão circular pelos bairros.
É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Esses materiais devem ser entregues nos PEVs (pontos de entrega voluntária).
Já foram 11 edições realizadas neste ano, coletando mais de 12 toneladas de objetos nas regiões leste, norte, centro, sul e sudeste, eliminando os focos do Aedes aegypti, transmissor da doença.
Bairros
Oeste
-
Jardim das Indústrias
-
Jardim Pôr do Sol
-
Jardim Limoeiro
Sul
-
Campo dos Alemães
-
Residencial Altos do Bosque
-
Parque dos Ipês
Controle
Diariamente, diversas ações de prevenção e enfrentamento à dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.
Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água. Confira mais orientações para evitar criadouros.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
UPA Campo dos Alemães tem espaço dedicado a crianças autistas
Iniciativa reforça compromisso com a inclusão e humanização no atendimento infantil – Foto: PMSJC.
Para proporcionar mais conforto e acolhimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o atendimento, a UPA Campo dos Alemães abriu a Sala do Afeto, um espaço adaptado para minimizar estímulos sensoriais e garantir uma experiência mais tranquila aos pequenos pacientes.
Essa é a primeira Unidade de Pronto Atendimento do município equipada com um ambiente especialmente estruturado para este público, com iluminação suave, materiais acústicos que reduzem ruídos, cores neutras e móveis planejados para evitar a sensação de confinamento. Além disso, a sala dispõe de brinquedos lúdicos e educativos que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo sem sobrecarregar os sentidos das crianças.
“Sabemos que o ambiente hospitalar pode ser desafiador para essas crianças. A criação deste local visa promover um atendimento calmo e seguro para cada uma delas”, explica Ingrid Ramos, gerente da unidade.
De acordo com a Dra. Gabriela Maia, coordenadora da pediatria da unidade, todo o projeto foi elaborado com base em estudos e diretrizes na área do neurodesenvolvimento. “Cada detalhe contribui para um ambiente aconchegante e familiar, ao invés de um espaço clínico que possa remeter a sentimentos de estresse, medo ou ansiedade”, destaca.
Todos os profissionais envolvidos passaram por treinamentos para identificar os comportamentos das crianças e adequar as abordagens de comunicação verbal e não verbal, garantindo um atendimento humanizado e respeitoso.

Sala do Afeto na UPA Campo dos Alemães | Foto: PMSJC.
A Ana Carolina é mãe do Matheus, de 9 anos. Ela aprovou a iniciativa e reforça a importância desta atenção com o filho: “É uma ideia bacana, tudo aqui foi pensado para que ele seja bem recebido. Somos acompanhados há bastante tempo pelos médicos daqui e adoramos essa novidade”, conta Ana Carolina.
“A sala ficou muito bonita e legal!”, afirmou Matheus, empolgado.

Matheus abraça a mãe Ana Carolina | Foto: PMSJC.
A Sala do Afeto funciona 24 horas por dia e está disponível não apenas para crianças com TEA, mas também para outras neuroatípicas ou com condições crônicas que necessitem de um cuidado diferenciado durante a espera.
A UPA Campo dos Alemães é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciada pelo Cejam (Centro de Estudo e Pesquisas Dr. João Amorim), que também administra outras cinco unidades de saúde do município: UBS Santana, UBS Alto da Ponte, UBS Telespark, UBS Altos de Santana e UPA Alto da Ponte.
Mais assistência
Além deste espaço, a rede de urgência e emergência de São José dos Campos também passou a contar com mais uma iniciativa voltada ao atendimento humanizado. Neste ano, a UPA Putim inaugurou a Sala Lilás, um ambiente reservado para prestar suporte prioritário a mulheres vítimas de violência.
O espaço garante um atendimento sigiloso e individualizado, proporcionando um local seguro para que as pacientes possam relatar suas situações com privacidade. Profissionais capacitados realizam o acolhimento e oferecem orientações sobre os encaminhamentos necessários.

Sala Lilás na UPA Putim | Foto: PMSJC.
Campanha de vacinação contra gripe começou nesta terça em São José
O objetivo é reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus nos públicos-alvo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira (1) em São José dos Campos. O início foi antecipado, já que estava previsto para 7 de abril.
A decisão pelo adiantamento ocorreu após a chegada da primeira remessa de vacinas, com 16 mil doses do imunizante.
Todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar os públicos-alvo.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. A vacinação se encerra uma hora antes do fechamento da unidade.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra o vírus da influenza, responsável por infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença. Além da imunização, outros cuidados devem ser reforçados, como:
-
Higienização frequente das mãos e objetos;
-
Manter o ambiente arejado;
-
Beber bastante água e manter-se hidratado;
-
Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
-
Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza, que incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas.
Públicos-alvo
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
-
Idosos a partir de 60 anos
-
Gestantes: podem ser vacinadas em qualquer idade gestacional
-
Puérperas
-
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
-
Pessoas com deficiência permanente
-
Povos indígenas
-
Povos e comunidades tradicionais quilombolas
-
Pessoas em situação de rua
-
Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade
-
Professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior
-
Profissionais das forças de segurança e salvamento
-
Profissionais das Forças Armadas
-
Caminhoneiros
-
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso
-
Trabalhadores Portuários
-
Trabalhadores dos correios
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Prefeitura promove capacitação para melhorar gestão da saúde
Profissionais da rede municipal fazem curso para tornar o atendimento ainda mais eficiente – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos está oferecendo um treinamento inovador para capacitar os profissionais da rede municipal de saúde em estratégias que tornam a gestão das unidades ainda mais eficiente.
O curso White Belt Lean Healthcare 2025 aborda os conceitos e ferramentas essenciais desta metodologia, focando na eficácia dos processos, redução de desperdícios e melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados à população.
Com carga horária total de 40 horas, sendo 18 em sala e 22 dedicadas a projetos práticos, a formação começou na quinta-feira (20), na Universidade Anhembi Morumbi, responsável por ceder o espaço para os encontros presenciais.
Essa parceria entre a instituição e a Prefeitura reforça o compromisso de ambas em promover conhecimento e avanço na administração da saúde pública.
A qualificação é ministrada pelo médico Frederico Pinto, especialista em oncologia e administração em saúde, black belt em lean healthcare e senior advisor do Lean Institute Brasil (LIB), uma das maiores referências na aplicação da filosofia lean no país.
“A aplicação do lean healthcare impacta diretamente a qualidade do atendimento às pessoas”, afirmou Frederico. “Estamos criando as bases para um sistema de saúde mais eficaz, ágil e centrado no paciente.”
A iniciativa faz parte de uma série de ações da Prefeitura voltadas ao aperfeiçoamento da gestão e à valorização dos servidores, garantindo serviços mais humanizados e eficazes para os moradores.
Carro antidengue fortalece combate ao mosquito nas ruas
Ampliação das estratégias de prevenção reforça enfrentamento à doença – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos passou a contar com um novo aliado no combate ao Aedes aegypti: o carro antidengue, que realiza a pulverização mais eficaz de inseticidas. Equipado com um nebulizador acoplado, o veículo aplica o produto com agilidade nos bairros para proteger a população do mosquito transmissor da doença.
As equipes percorrem os locais nos horários de maior atividade do Aedes aegypti – início da manhã e fim da tarde –, sempre acompanhadas por um carro de som informando sobre o procedimento.
Para potencializar o efeito do produto, os moradores devem abrir as portas e janelas de casa durante a aplicação, permitindo que o inseticida atinja os ambientes internos, onde os mosquitos costumam se alojar.
A programação do carro antidengue é divulgada previamente no site da Prefeitura, assim como a de controle de criadouros, nebulização costal e fumacê.
Na terça-feira (18), as equipes receberam um treinamento do Governo do Estado para aprimorar o uso da ferramenta.

Equipamento NAV (Nebulizador Acoplado ao Veículo) durante testes | Foto: PMSJC.
Reforço nas ruas
Além dessa novidade, a Prefeitura reforçou o efetivo responsável pela aplicação de inseticida em visitas domiciliares para eliminar focos do Aedes aegypti. Foram contratados dedetizadores da empresa PJO, por meio de dispensa de licitação, baseada no decreto estadual de emergência devido ao aumento dos casos da doença.
O contrato é temporário e tem duração de 120 dias, cobrindo o período crítico para a proliferação do mosquito da dengue. Antes de iniciar as atividades, os profissionais passaram por capacitações teóricas e práticas para o desempenho das funções.
Para que todos fiquem seguros, é essencial que os moradores redobrem os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com as equipes. Caso tenha dúvidas sobre a identificação dos colaboradores, eles utilizam uniforme e crachá da empresa contratada. Os registros online podem ser consultados a partir do nome ou matrícula.
Novos dedetizadores em visitas domiciliares | Foto: PMSJC.
Prevenção
Diariamente, diversas estratégias de combate à dengue são executadas em todas as regiões da cidade. Atividades com drones continuam sendo realizadas em locais de difícil acesso pelos agentes, permitindo a pulverização de inseticidas biológicos eficazes contra larvas e a identificação de áreas com risco elevado para proliferação do Aedes aegypti.
Os caminhões da Operação Casa Limpa seguem visitando os bairros aos sábados para recolher itens que possam acumular água. Já foram nove operações neste ano, nas regiões leste, norte, centro, sul e sudeste, recolhendo mais de 9,5 toneladas de objetos.
A população também pode colaborar, informando possíveis focos do mosquito pelo telefone 156. No site da Prefeitura, é possível conferir mais orientações.
Regiões sul e norte têm visita da Operação Casa Limpa no sábado
Ação reforça combate à dengue e orienta moradores sobre prevenção – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Operação Casa Limpa, iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos para ampliar o combate à dengue na cidade, volta às regiões norte e sul neste sábado (22).
Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de casa os itens que possam ser criadouros do Aedes aegypti – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer objetos que acumulem água – para que sejam recolhidos pelos dois caminhões que vão circular pelos bairros.
É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Estes materiais devem ser entregues nos PEVs.
Esta será a 10ª operação do ano. Nas 9 anteriores, foram recolhidas mais de 9,5 toneladas de objetos nas regiões leste, norte, centro, sul e sudeste.
A ação integra as medidas para enfrentar a doença, reduzindo os focos do mosquito transmissor.
Bairros
Norte
-
Vila Machado
-
Jardim Anchieta
-
Jardim Nova Pauliceia
-
Santana
-
Vila Esmeralda
-
Vila Pasto Alto
-
Vila do Carmo
-
Vila Dona
-
Vila Rhodia
-
Vila Alexandrina
-
Vila Rossi
Sul
-
Jardim dos Bandeirantes
-
Jardim República
-
Jardim Nova República
-
Jardim Santa Edwiges
Controle
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.
Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água. Confira mais orientações para evitar criadouros.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito da dengue, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Diariamente, diversas ações preventivas são executadas em todas as regiões. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.
Além disso, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
Altos de Santana recebe domingo a 1ª ação do castramóvel no ano
As inscrições para castração e microchipagem dos pets começam na sexta-feira (21) – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos realiza no domingo (23), das 8h às 18h, a primeira edição deste ano do castramóvel, unidade itinerante para castração e microchipagem de cães e gatos. As cirurgias são gratuitas e serão realizadas na Escola Municipal Vera Babo de Oliveira (Avenida Alto do Rio Doce, 801, Altos de Santana).
Os interessados podem se inscrever nesta sexta-feira (21) e sábado (22), das 9h às 15h, no poliesportivo do bairro, localizado na Avenida Alto do Rio Doce, 809.
Na sexta, das 9h às 14h, é possível fazer as inscrições também no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na Rua George Williams, 581, Parque Industrial.
Para o cadastro, é necessário ser morador da cidade, ter mais de 18 anos e apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. O atendimento será de acordo com o número de senhas, que serão distribuídas até elas se esgotarem.
Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas, sendo 100 para cães com até 20 quilos e 50 para gatos (incluindo machos e fêmeas).
Critérios
*Os animais não podem ser usados para fins comerciais ou em competições.
*Todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doenças, desgaste físico ou anemia.
*Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
*Animais braquicefálicos não serão castrados.
*Poderão ser castrados cães até 20 quilos, de 6 meses a 8 anos, e gatos de 4 meses a 8 anos.
Observações
*Poderão ser castrados até quatro animais por CPF.
*Não será permitida a entrada de acompanhantes nem de pessoas com menos de 18 anos.
*Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições por 120 dias.
*ONGs, protetores independentes e pontuais, previamente cadastrados, poderão inscrever quatro animais por CPF do tutor de todas as regiões (o mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal).
Ampliação
A ampliação do atendimento do castramóvel em todas as regiões é mais um compromisso do Plano de Gestão 2025-2028. Desde 2018, foram realizadas 31.221 castrações de cães e gatos, sendo 8.946 com apoio da unidade volante.
Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus-tratos e furtos. Já são 36.654 pets microchipados nas castrações e nos procedimentos específicos realizados no CCZ.
Prefeitura amplia distribuição de repelentes contra a dengue
Iniciativa tem o objetivo de proteger moradores e evitar novos casos da doença – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos ampliou a distribuição gratuita de repelentes para reforçar a proteção dos munícipes contra a dengue.
A partir desta terça-feira (18), todas as unidades básicas de saúde (UBS) passam a oferecer o produto, que será entregue diretamente nas residências com casos confirmados e para idosos acima de 80 anos, população mais vulnerável à doença.
Com a doação de mais 5 mil frascos pela MCG Laboratórios, a iniciativa fortalece as atividades de prevenção e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
A distribuição de repelentes é mais uma ação no combate à dengue e já vem sendo realizada desde fevereiro. Os critérios podem ser alterados de acordo com a disponibilidade dos frascos.
“O repelente é um ótimo aliado para reduzir a circulação do vírus”, afirma a chefe da Vigilância Epidemiológica, Tereza Cardozo. “O mosquito pode picar alguém doente e transmitir a dengue para outras pessoas dentro da casa ou na vizinhança. Com essa estratégia, protegemos não apenas o paciente, mas também quem convive com ele e toda a comunidade.”
Como funciona
*Os agentes comunitários de saúde farão a entrega do repelente nas casas onde há moradores com diagnóstico positivo para dengue e idosos acima de 80 anos.
*Caso não receba a visita, um familiar ou pessoa que resida no mesmo local poderá retirar o frasco na UBS de referência do paciente, apresentando o documento de identificação do infectado ou do idoso.
*A recomendação é que o paciente infectado permaneça em isolamento domiciliar para evitar a transmissão da doença a outras pessoas.
Prefeitura abre inscrições para castração e microchipagem de pets
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online a partir de quinta-feira (13) – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, abre nesta quinta-feira (13), às 9h, 1.000 novas vagas para castração e microchipagem gratuita de cães e gatos.
As inscrições vão até 23 de março, às 22h e devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site da Prefeitura. As vagas podem se esgotar antes da data ou serem prorrogadas, dependendo da procura, e para felinos e cães com mais de 20kg são em menor quantidade.
Para participar, os tutores precisam ter idade mínima de 18 anos e morar na cidade. A convocação será feita por SMS e e-mail. Por isso, é necessário preencher os dados com atenção para receber as mensagens.
Confira as regras e demais informações.
Ambos os procedimentos serão realizados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado rua George Williams, 581, no Parque Industrial, na região sul e em clínicas credenciadas.
Esta é a 39ª fase do Meu Pet Feliz, programa permanente voltado ao bem-estar animal. Desde 2018, foram realizadas 30.865 castrações de cães e gatos, sendo 8.946 com apoio da unidade móvel, o castramóvel.
Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos. Já são 36.298 animais microchipados nas castrações e nos procedimentos específicos realizados no CCZ
Critérios
-
Os animais não podem ser usados para fins comerciais ou em competições;
-
Todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doenças, desgaste físico ou anemia;
-
Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia;
-
Animais braquicefálicos não serão castrados;
-
Poderão ser castrados cães até 20 quilos, de 6 meses a 8 anos, e gatos de 4 meses a 8 anos;
-
Cães de 20 a 40 quilos, de 6 meses a 6 anos, serão castrados de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.
Hospital Municipal é reconhecido pela excelência no atendimento a traumas
Certificação destaca qualidade e inovação na assistência a pacientes politraumatizados – Foto: PMSJC.
O Hospital Municipal de São José dos Campos recebeu a “Certificação por Distinção” do IQG – Instituto Qualisa de Gestão, considerada a principal autoridade acreditadora de sistemas de gestão da qualidade para instituições de saúde na América Latina.
A certificação, concedida no nível diamante, reconhece a excelência no atendimento ao paciente politraumatizado, destacando a qualidade dos serviços prestados pela unidade.
A Linha de Cuidados do Trauma, fundamental para alcançar esse resultado, é o carro-chefe do Hospital Municipal. Em 2024, foram 8.100 atendimentos e 3300 cirurgias realizadas em pacientes vítimas de acidentes variados, desde domésticos até de trânsito.
Oferecendo assistência integral, o hospital tem se destacado pelo cuidado no tratamento de alta complexidade com foco na humanização e eficiência.
Para conquistar essa certificação, o Hospital Municipal implantou mudanças significativas em sua linha de cuidados nos últimos anos, promovendo não apenas melhorias estruturais, mas também investindo em capacitação e articulação entre as equipes. Isso envolveu treinamentos especializados, integração dos profissionais multidisciplinares e a utilização de protocolos avançados que garantem o melhor atendimento possível aos pacientes politraumatizados.
A certificação coloca o Hospital Municipal em um seleto grupo de instituições de saúde reconhecidas por sua qualidade no atendimento e gestão de serviços, e reflete o trabalho contínuo de melhorias e inovações.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina).
HM promove curso de gestante para profissionais de saúde
A capacitação foi aberta às equipes das 45 unidades básicas de saúde – Foto: PMSJC.
O Hospital Municipal de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (25) o 1º curso de gestante voltado para profissionais da rede básica de saúde do município. A qualificação teve como objetivo alinhar condutas e compartilhar conhecimentos para garantir uma melhor experiência a mães e bebês durante o pré-natal, parto e pós-parto.
O encontro foi aberto para as equipes multidisciplinares das 45 unidades básicas de saúde da Prefeitura, que acompanharam palestras e dinâmicas conduzidas por especialistas em nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia.
A intenção é garantir cada vez mais uma saúde pública integrada, em que a gestante receba atendimento contínuo e coordenado, assegurando cuidados de qualidade em todas as fases da gestação e em diferentes níveis de atenção. Essa iniciativa envolve a articulação entre diversas unidades de saúde, desde a atenção primária (UBS) até o hospital.
A programação incluiu uma atividade interativa com uma psicóloga e um aprofundamento sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificação conferida ao Hospital Municipal, que reforça o compromisso com a humanização do parto e incentivo à amamentação.
Entre os temas abordados, destacaram-se os benefícios do parto normal, exercícios físicos na gestação, alimentação para prevenção de hipertensão e diabetes gestacional, disfunções orais do bebê e cuidados com o recém-nascido, além dos direitos garantidos às gestantes.
Ao final, os participantes realizaram uma visita guiada pelo bloco materno, conhecendo de perto o funcionamento do pronto-socorro obstétrico, centro obstétrico, pré-parto e alojamento conjunto.
O próximo treinamento já está agendado para o dia 29 de abril, e a expectativa é ampliar ainda mais a participação de profissionais da rede, fortalecendo o cuidado integral às gestantes e garantindo o pré-natal de qualidade para um parto seguro.
Saiba mais
Além desta edição voltada aos profissionais da saúde, o Hospital Municipal possui um curso aberto a gestantes em geral, independente de estarem ou não fazendo o pré-natal no Ambulatório da Mulher.
A capacitação conta com palestras de especialistas sobre temas ligados à gravidez, alimentação, práticas de relaxamento, pós-parto, amamentação, cuidados com o bebê, entre outros assuntos.
O programa é gratuito, e as vagas são limitadas. A inscrição pode ser feita pelo telefone 3901-3507.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
Operação Casa limpa contribui no combate contra a dengue
Inservíveis foram recolhidos nas regiões leste e sul na manhã deste sábado (22) – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Os cuidados contra a dengue não podem parar e com a Operação Casa Limpa, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, fica ainda mais fácil eliminar os inservíveis que podem servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Neste sábado (22), as regiões: leste – Eugênio de Melo, Jardim Itapuã, Galo Branco, Residencial Ribeira e Residencial Armando Moreira Righi – e sul – Parque Interlagos, Torrão de Ouro e Jardim Mesquita, receberam a ação.
João Batista é dono de uma borracharia no Eugênio de Melo há 35 anos. Ele soube da iniciativa por meio do carro de som que circulou no bairro ao longo da semana e já se preocupou para separar os itens para descarte do lado de fora da borracharia.
“Aqui temos muitos pneus, a gente sabe que é um dos lugares que mais podem acumular água, então precisa ter todo cuidado.”, disse seu João.
Além dos pneus, itens como potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis também foram coletados nos dois caminhões que circularam pelos bairros, acompanhados por um carro de som orientando os munícipes.
A ação integra as iniciativas para ampliar o combate à dengue na cidade, reforçando os cuidados para manter os joseenses seguros contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Prevenção e controle
Já foram realizadas cinco operações em 2025 – nas regiões leste, norte, sul e sudeste – recolhendo cerca de 5.600 quilos de objetos separados pelos moradores que estão colaborando com a campanha.
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A participação de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa. Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água. Confira outras orientações.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Diariamente, diversas ações de prevenção e controle contra a dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.
Além disso, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
Capacitação reforça diagnóstico precoce do câncer
O treinamento foi dividido em dois dias durante a semana e faz referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro – Foto: PMSJC.
Os profissionais da rede municipal de saúde que atuam na prevenção e combate ao câncer receberam uma capacitação em oncologia voltada para a importância do diagnóstico precoce, fator essencial para aumentar as chances de cura dos pacientes.
Promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, a qualificação teve início na segunda-feira (17) e foi concluída nesta quarta-feira (19). Em fevereiro, no dia 4, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
As palestras para médicos e enfermeiros das 45 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve foram ministradas no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana, na região norte.
O evento destacou a relevância da atenção primária, que envolve a adoção de hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, manter uma alimentação equilibrada – rica em legumes, verduras e frutas – e reduzir o consumo de alimentos processados e embutidos. Essas ações são fundamentais e devem ser incentivadas, por meio da orientação à população sobre fatores de risco.
Além disso, os programas de rastreamento e busca ativa de casos em pacientes assintomáticos, dentro das faixas etárias de maior incidência, fazem parte da linha de cuidado dos programas de Saúde da Mulher e do Homem. Entre os principais tumores monitorados estão os cânceres de mama, colo do útero e cólon e reto, que possuem protocolos específicos para detecção em estágio inicial e acompanhamento contínuo.
Linha de cuidado
São José dos Campos conta com uma ampla e estruturada rede de atendimento para o tratamento do câncer.
Por meio do programa Previna, que visa favorecer o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do paciente, o município investe no rastreamento dos principais tipos de câncer, na priorização dos casos urgentes e no contato direto com as UBSs Resolve para o encaminhamento correto dos casos suspeitos e confirmados da doença.
A ampliação do atendimento pelo Previna, com diagnóstico e o tratamento do paciente com câncer, é mais um compromisso do Plano de Gestão 2025-2028.
Clique aqui e saiba mais sobre o programa.
Distribuição de repelentes protege idosos contra a dengue
O fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos que residem com infectados – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Para ampliar a proteção da população mais vulnerável contra a dengue, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quarta-feira (12), a distribuição de repelentes para idosos.
A iniciativa, em parceria com a MCG Laboratórios, integra as ações municipais de enfrentamento à doença e está ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com mais casos positivos registrados.
Foram doados mais de 5 mil frascos, enviados para 9 unidades de acordo com a necessidade de cada região: Jardim da Granja e Putim (sudeste), Vila Industrial e Majestic (leste), Centro II (central), Jardim das Indústrias (oeste), Bosque dos Eucaliptos, Jardim Colonial e Jardim Oriente (sul).
Em todos os postos de saúde, as equipes gestoras entram em contato com os pacientes que estão em monitoramento, sejam casos suspeitos ou confirmados, e fornecem o produto àqueles que residem com pessoas acima de 60 anos.
A retirada é feita na farmácia da unidade de referência do paciente e pode ser feita por qualquer morador da residência, mediante apresentação do documento de identificação do idoso.
Moradora do Jardim Souto, região sudeste, Luciana dos Santos mora com o pai, José Cornélio, de 89 anos. Ela foi até a UBS Resolve Jardim da Granja para receber o item e aprovou a medida adotada pela Prefeitura. “Achei muito boa a ideia de entregar repelentes aos pacientes que precisam dessa atenção extra. O atendimento foi rápido e agora me sinto mais segura, com a minha saúde e a do meu pai”, afirmou.

Luciana ao lado do pai, José, em frente à UBS com o repelente em mãos | Foto: PMSJC.
A médica Tereza Cardozo, Chefe de Vigilância Epidemiológica, reforça a orientação e estratégia da distribuição. “A aplicação do repelente é muito importante para nos protegermos e também cuidarmos de quem convive com a gente, afinal, o mosquito pode picar quem está infectado e espalhar ainda mais a doença na nossa casa e até nos vizinhos”, explicou.
Primeira castração de animais do ano promove cerca de 80 cirurgias
As próximas etapas serão nos dias 27 e 28 deste mês; os pets são atendidos no CCZ e em clínicas parceiras – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Meu Pet Feliz, programa da Prefeitura de São José dos Campos, realizou nesta quarta-feira (12) a primeira castração e microchipagem gratuita de cães e gatos.
Os procedimentos são realizados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado na Rua George Williams, 581, no Parque Industrial, região sul, e em clínicas credenciadas.
No total, foram atendidos 77 pets. Após o procedimento, os tutores recebem medicação e orientações pós-operatórias.
Para Mariza Alves, mãe do Carlos Eduardo, o serviço é essencial para a saúde dos animais. Ela já castrou dois cães e dois gatos no CCZ, e levou mais um nesta quarta, o cachorro Thor.
“Somos sempre bem atendidos aqui, os funcionários são atenciosos com a gente e com nossos pets, que é o mais importante. Eles são parte da nossa família e merecem muito cuidado e carinho”, destacou Mariza.

Mariza, Carlos Eduardo e Thor: família aguarda pelo procedimento no CCZ | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
As próximas etapas serão nos dias 27 e 28 deste mês e os inscritos são comunicados previamente por e-mail e SMS.
O Meu Pet Feliz é um programa permanente voltado ao bem-estar animal. Desde 2018, já foram realizadas mais de 30 mil castrações de cães e gatos, sendo quase 9 mil com apoio da unidade móvel, o castramóvel. Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.
Prefeitura anuncia novidades no enfrentamento à dengue
Utilização de drones para nebulização e outras inovações estão entre os destaques – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de São José dos Campos anunciou as ações de enfrentamento à dengue na cidade. O evento aconteceu no auditório do 7º andar do Paço Municipal e contou com a presença de autoridades, lideranças, imprensa e convidados.
A apresentação detalhou o cenário da doença na cidade em 2024, quando mais de 98 mil casos foram registrados, e a situação atual, além de um relatório do estoque de medicamentos, insumos e materiais, que conta com um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão para a compra dos itens usados no controle e prevenção.
Entre as estratégias para evitar uma nova epidemia este ano, estão medidas já consolidadas, como a Operação Casa Limpa, inovações em tecnologia, destacando-se a utilização de drones para nebulização, e parceria com a iniciativa privada para a distribuição de repelentes aos munícipes.
Foi introduzida ainda uma nova campanha publicitária, que adota comunicação direta para alertar sobre a gravidade da doença, mobilizando a população para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

Exemplo de peça publicitária desenvolvida para a campanha | Foto: Ilustração/PMSJC.
Assista ao filme da campanha
Confira como foi a coletiva na íntegra
Baixe a apresentação em PDF
Tecnologia
Drones estão sendo utilizado para atuar em locais de difícil acesso pelos agentes de combate às endemias, como empresas de reciclagem e oficinas, pulverizando inseticidas biológicos eficazes contra larvas.
Estes endereços são monitorados quinzenalmente pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), por se tratarem de pontos estratégicos com potencial para proliferação do Aedes aegypti, devido à alta concentração de itens que podem acumular água parada.
O equipamento foi desenvolvido pela UAVI, indústria de drones localizada dentro do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O modelo é voltado para agricultura e a faixa de pulverização chega até 10 metros, com capacidade de 50 litros no tanque para o produto.

A tecnologia é importante aliada no combate à dengue | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Mobilização
Para proteger a população mais vulnerável, serão distribuídos repelentes para idosos devido à alta letalidade em 2024. A iniciativa, em parceria com a MCG Laboratórios, começará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com mais casos positivos registrados.
O efetivo de agentes nas ruas será ampliado com profissionais de outras áreas e todas as secretarias municipais estão envolvidas na implementação de ações contra a dengue no contexto de suas atividades, com a criação de um comitê de enfrentamento para coordenar essas atividades.
Combate
Diariamente, diversas ações de prevenção e controle contra a dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.
Aos sábados, os caminhões da Operação Casa Limpa seguem visitando os bairros para recolher itens que possam ser criadouros do mosquito transmissor da doença – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer recipientes que acumulem água.
É importante relembrar que restos de construções, móveis e madeiras não são retirados. Estes materiais devem ser entregues nos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).
Já foram realizadas três operações, nas zonas leste, norte, sul e sudeste, recolhendo 4.270 quilos de objetos que poderiam servir de criadouros do mosquito.

Equipes recolhem materiais em frente às casas | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Colaboração
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É essencial que os moradores também redobrem os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais e ralos. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.
O trabalho é realizado principalmente pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e o registro dos profissionais pode ser consultado no site da Prefeitura. Nas próximas semanas, eles irão receber treinamentos para utilizar tablets nas visitas domiciliares, substituindo o papel e caneta por tecnologia mais eficaz, agilizando os atendimentos.
A população também pode ajudar a combater a dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo telefone 156. Mais informações e orientações.

Agentes visitam as residências e orientam os moradores | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Tratamento
Com monitoramento digital, os pacientes serão acompanhados via WhatsApp, redobrando os cuidados em casos suspeitos e confirmados.
Os profissionais recebem capacitação continuada, em equipes das redes pública e privada. A equipe técnica da Secretaria de Saúde monitora o cenário da cidade em um painel de controle de dados e avalia a abertura de centros de referência da dengue, estruturas dedicadas para o manejo e cuidado de infectados, de acordo com a demanda e incidência da doença.
Educação e conscientização
A Prefeitura, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém atividades de orientação à população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito e como evitar recipientes que podem acumular água.
As equipes contam com materiais educativos lúdicos para promover palestras em escolas, igrejas e centros comunitários, engajando todas as idades na prevenção.
Serão incluídas também notas de conscientização sobre a doença pelos canais oficiais da Prefeitura, como o 156, site, e-mails, apps e postos de atendimento.

Ação educativa em escola leva teatro e jogos pedagógicos | Foto: PMSJC
Imunização
A Prefeitura também reforça a importância da vacinação como forma de prevenção. A vacina está disponível na rede pública municipal desde maio de 2024 para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde | Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Prefeitura intensifica vacinação contra febre amarela
Adultos não imunizados que residem em áreas com recomendação e pessoas que irão viajar para estes lugares devem se vacinar 10 dias antes do deslocamento – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos reforça a importância da vacinação contra a febre amarela, principalmente nesta época do ano.
Entre os meses de dezembro e maio ocorre maior frequência de casos da doença, período com alto índice de chuvas, o que aumenta a proliferação do vetor e coincide ainda com a maior atividade agrícola.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão realizando visitas domiciliares nas regiões com maior risco epidemiológico do município (rurais e de mata) e convocando os moradores que não se imunizaram. O distrito de São Francisco Xavier e os bairros Buquirinha e Bonsucesso, na zona norte, são os locais prioritários para a ação.
Vacinação
A vacina é a única ferramenta de prevenção contra a febre amarela e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. A cobertura vacinal considera a população abaixo de 1 ano e está em 78,91% na cidade atualmente.
Aplica-se o seguinte esquema vacinal:
• Primeira dose aos 9 meses
• Segunda dose aos 4 anos de idade
• A partir de 5 anos é realizada dose única, caso não tenha o esquema primário completo
• Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina febre amarela antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação
Os adultos não imunizados que residem em áreas com recomendação, e pessoas que irão viajar para estes lugares, devem se vacinar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.
Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em caso de dúvida, é importante procurar uma unidade de saúde. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. A vacinação se encerra uma hora antes do fechamento da unidade.
A doença
A febre amarela é causada por um vírus e transmitida ao macaco e ao homem pela picada de um mosquito. É importante destacar que a doença não é contagiosa e nem transmitida por macacos, apenas hospedeiros.
Existem dois tipos: a silvestre e a urbana. A diferença entre elas é o mosquito que carrega o vírus e o transmite pela picada.
No ciclo silvestre, a infecção ocorre especialmente em primatas e é causada por mosquitos que não habitam o ambiente urbano das cidades, onde o transmissor é o Aedes aegypti.
A febre amarela é de notificação compulsória. Todos os casos suspeitos são investigados e são realizados exames pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmar ou descartar o diagnóstico.
Na suspeita de um caso de febre amarela, o Centro de Controle de Zoonoses comparece ao local e faz ação de combate ao mosquito em um raio de 300m ao redor do local de infecção.
Em São José dos Campos, foram 13 casos confirmados em 2018, sendo que destes, seis pessoas se contaminaram no município. Desde então, não houve mais casos autóctones da doença. Em 2019, houve a confirmação de mais um caso, porém a pessoa se contaminou em outro município.
Sintomas
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
• Início súbito de febre
• Calafrio
• Dor de cabeça intensa
• Dores nas costas
• Dores no corpo em geral
• Náuseas e vômitos
• Fadiga e fraqueza
A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:
• Febre alta
• Icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos)
• Hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal)
• Eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos
Confira mais informações sobre a doença nesta página.
Clínicas Sul inicia atendimento para acidentes com escorpiões
Iniciativa amplia a capacidade da rede pública no tratamento a casos de acidentes com animais peçonhentos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Hospital de Clínicas Sul iniciou, nesta segunda-feira (3), as atividades do Ponto Estratégico de Soro e Antiveneno (PESA), disponibilizando o soro antiescorpiônico para ampliar o atendimento emergencial às vítimas de picadas de escorpiões.
Com essa iniciativa, o hospital passa a tratar os pacientes de forma ágil e eficaz, ampliando a capacidade da rede pública na resposta a casos de acidentes com animais peçonhentos.
O serviço especializado conta com profissionais treinados e está disponível 24 horas, todos os dias da semana.
Além do Hospital de Clínicas Sul, o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Francisco Xavier também contam com um PESA, e seguem como referência para picadas de aranhas, cobras, escorpiões, entre outros.
Orientações e cuidados
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, terrestres, que caçam insetos, sendo a barata seu principal alimento nas cidades. Escondem-se em locais sombreados e preferencialmente úmidos como buracos no solo, túmulos, dormentes de linhas de trem, madeiras, entulhos, pedras, materiais de construção, frestas nas paredes, caixas de luz, encanamentos, bueiros, caixas de gordura, esgotos, roupas e calçados.
Caso encontre ou identifique possível abrigo do animal, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
A reprodução ocorre principalmente na primavera e no verão, quando se tornam mais ativos, aumentando o risco de acidentes. Os escorpiões não põem ovos, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe. Uma ninhada pode ter até trinta filhotes, que ficam nas costas da mãe até a primeira troca de pele.
A gravidade do acidente varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. É grave em crianças menores de 10 anos e idosos.
Medidas preventivas:
-
Vedar soleiras das portas principais e telar janelas, rebocar paredes e muros para que não apresentem frestas
• Usar telas em ralos externos e grelhas, vedar bem caixas de gordura e de esgoto
• Vedar conduítes, pois escorpiões circulam pela fiação
• Nos ralos internos colocar “tampa abre e fecha” e manter fechado
• Nos ralos de pias e tanques sempre utilizar o “ralinho japonês”
• Não acumular entulhos, materiais de construção, madeiras ou folhas secas
• Evitar plantas ornamentais muito densas e trepadeiras junto aos muros e paredes
• Manusear materiais de construção e de jardinagem com luvas de couro
• Manter camas e berços afastados das paredes
• Não utilizar inseticidas nas redes de esgoto
Prefeitura utiliza drone no combate à dengue em São José
Equipamento pulveriza larvicida biológico eficazes contra o Aedes aegypti – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos está comprometida com o combate à dengue na cidade e sempre buscando aplicar a tecnologia no cuidado com as pessoas.
Todos os dias, diversas ações de prevenção e controle contra a dengue são realizadas pelo município e, nesta semana, a programação conta com um reforço aéreo para as atividades de controle químico.
Um drone está sendo utilizado para atuar em locais de difícil acesso pelos agentes de combate às endemias, como empresas de reciclagem e oficinas, pulverizando inseticidas biológicos eficazes contra larvas e mosquitos.
Estes endereços são monitorados quinzenalmente pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), por se tratarem de pontos estratégicos com potencial para proliferação do Aedes aegypti, devido ao acúmulo de itens que podem acumular água parada.
O equipamento foi desenvolvido pela UAVI, indústria de drones localizada dentro do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O modelo é voltado para agricultura e a faixa de pulverização chega até 10 metros, com capacidade de 50 litros no tanque para o produto.

Drone é abastecido entre os voos | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Casa Limpa
Neste sábado (25), a Prefeitura realiza uma nova edição da Operação Casa Limpa, desta vez nas regiões leste e sul neste sábado (25). Veja os bairros contemplados.
A iniciativa visa reforçar os cuidados e manter os moradores seguros contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de suas casas os itens que possam ser criadouros do mosquito – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer recipientes que acumulem água – para que sejam recolhidos pelos dois caminhões que vão circular pelo bairro.
Em cada região, a atividade contará com dois caminhões e um carro de som. É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Estes materiais devem ser entregues nos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).

Última edição da Operação Casa Limpa recolheu mais de 1.750 quilos de objetos nas regiões norte e leste | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Todos contra a dengue
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa como evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, evite planta aquática, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados reservatórios e caixas-d’água. Confira aqui outras orientações para evitar criadouros.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo). A programação de nebulização costal e controle de criadouros pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.
Constantemente, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
AME São José dos Campos terá novo espaço e serviços ampliados
Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura prevê investimento de R$ 35 milhões destinados à aquisição do imóvel, reforma e estruturação, a nova unidade permitirá a ampliação dos serviços oferecidos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, anunciou na manhã desta sexta-feira (10), a nova estrutura do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
A coletiva de imprensa contou com a presença do governador em exercício Felicio Ramuth, parlamentares , autoridades da cidade e a imprensa local.
Com um investimento de R$ 35 milhões destinados à aquisição do imóvel, reforma e estruturação, a nova unidade localizada na Av. Dr. Nélson d’Ávila, 560, na região central permitirá a ampliação dos serviços oferecidos.
Felicio Ramuth destaca a importância do novo AME. “Serão cinco salas cirúrgicas para pequenos procedimentos, maior oferta de exames e consultas de especialidades, proporcionando mais eficiência e qualidade no atendimento à população”, frisou.
Além das ampliações, a localização também foi um dos pontos abordados pelo governador em exercício. “O prédio localizado na região central facilita o acesso da população, com transporte coletivo, a linha verde e com oportunidade de estacionamento para quem vem de fora, colaborando também para que o centro de São José seja cada vez mais vivo”, afirmou.

Com novo espaço, serviços como consultas de especialidade e pequenas cirurgias serão ampliados| Foto: Cláudio Vieira/PSJC.
A área onde vai ficar o novo AME foi desapropriado pela Prefeitura. O decreto da desapropriação foi publicado nesta quinta-feira (9) no diário oficial do município. O terreno e o prédio desapropriados serão doados ao Governo do Estado para a instalação da unidade. O terreno tem uma área total de 4.350,76 m², e o prédio tem 2.992,36 m² construídos.
A reforma será realizada pela Prefeitura por meio da Urbam (Urbanizadora Municipal), a expectativa é que a nova unidade seja entregue no início de 2026.
A nova unidade do AME São José dos Campos trará mais especialidades para a região do Alto Vale Alto (São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca) proporcionando mais conforto à população.
O espaço onde funciona atualmente o AME, localizado na Av. Engenheiro Francisco José Longo, 925, no Jardim São Dimas, voltará à Prefeitura para uso da Secretaria de Saúde. O prédio vai abrigar um novo equipamento de saúde, que também ampliará a oferta de serviços para a população.
Prefeitura reforça prevenção e enfrentamento às viroses
O objetivo da ação é instruir os profissionais de Saúde e agilizar o atendimento, evitando a sobrecarga nas unidades – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Nos meses de janeiro e fevereiro é comum o aumento de casos de viroses, especialmente no litoral. Preocupada com o atual cenário e o aumento de casos percebido no litoral sul do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São José dos Campos estabeleceu protocolos de atendimento e reforça a importância da prevenção e enfrentamento às viroses, principalmente as associadas a diarreias agudas.
O objetivo da ação é instruir os profissionais de saúde e agilizar o atendimento, evitando a sobrecarga nas unidades de saúde.
A virose é um termo genérico para doenças causadas por vírus, que nem sempre podem ser identificados, embora os mais comuns sejam adenovírus e rotavírus. As principais viroses afetam os sistemas respiratório e gastrointestinal. A transmissão ocorre por vias respiratórias, através de gotículas expelidas por tosse ou espirro, ou pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias e outros microrganismos.
As viroses geralmente afetam o trato gastrointestinal. Os principais sintomas incluem diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor abdominal, dor de cabeça, secreção nasal e tosse, que podem durar entre um dia e uma semana. O tratamento principal é a hidratação.
Plano de Enfrentamento
O plano de enfrentamento da Prefeitura estabelece três cenários. O primeiro consiste na fase de preparação e orientação dos profissionais de saúde, além da aquisição de insumos nas unidades de pronto atendimento e hospitais. O cenário 2 e o cenário 3 indicam aumento nos casos de virose e aumento exponencial, respectivamente. Apesar de o município estar no cenário 1 e sem aumento significativo na procura por atendimento, a chefe da Vigilância Epidemiológica orienta sobre os cuidados e como evitar infecções.
Para a médica Tereza Cardozo, é fundamental adotar práticas de higiene e cuidados com a alimentação.
“Lavar as mãos com frequência é uma das medidas mais eficazes, especialmente antes e depois de usar o banheiro, ao preparar alimentos e antes das refeições. Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres, copos e toalhas, também ajuda a prevenir a transmissão de vírus”, explica.
Confira o endereço dos hospitais e unidades de pronto atendimento no site.
Primeiro bebê nascido em 2025 no Hospital Municipal é menina
Eloá Andrade nasceu no Hospital Municipal às 00h54 do dia 1º de janeiro, pesando 3,235 quilos e com 49 centímetros – Foto: Divulgação.