“Histórias da Psicologia na Assistência Social”: documentário e livro derivam de pesquisa”
A realização de um conjunto de entrevistas a respeito da história da inserção da psicologia na política de Assistência Social no Brasil faz parte de um projeto de pesquisa coordenado pela psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da USP, Mariana Prioli. O trabalho vem a público a partir do lançamento de um documentário e de um livro que terão acesso livre na internet.
Esta pesquisa teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e contou com a participação de Mariana Prioli Cordeiro (coordenadora), Karoline Ruiz (bolsista de treinamento técnico da Fapesp), Camila Pereira Lisboa, Maria Fernanda Aguilar Lara e Taffarel Fernandes.
A escassa produção acadêmica sobre a inserção da Psicologia no campo da assistência social “pré-SUAS” contribui para a manutenção da ideia, comumente difundida entre profissionais da área, de que tal inserção é recente ou que a Psicologia “caiu de paraquedas” na assistência social. O documentário e o livro buscam problematizar essa ideia.
O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social que existe em nosso país desde 2005, a partir da PNAS (Política Nacional de Assistência Social), que completou, em 2024, 20 anos de existência.
O documentário e o livro trazem relatos de nove mulheres. Recorrem às memórias e vivências de nove psicólogas. Sete delas trabalharam em serviços socioassistenciais antes da implementação do SUAS: Adriana Barroso, de Londrina-PR; Alessandra Marques Ávila, de São Paulo-SP; Andrea Esmeraldo, de Maracanaú-CE; Carla Ribeiro, de Belo-Horizonte-MG; Carmem Senra, de Campinas-SP, Déborah Akerman, de Belo Horizonte-MG e Iolete Ribeiro, que, na época, trabalhava em Brasília, DF. São registradas também as histórias de Maria Lúcia Afonso, responsável pela capacitação de muitas/os psicólogas/os que atuaram antes e nos primórdios do SUAS e que trabalhou como consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O filme e o livro trazem também histórias de psicólogas que participaram da construção dessa política por meio de suas atuações em instâncias de controle social e/ou no conselho de classe: como Ana Bock e Iolete Ribeiro.
O evento de lançamento, ocorrido no dia 23 de abril, no Instituto de Psicologia da USP, contou com a presença de entrevistadas. Além da exibição do filme, houve um debate. O encontro pode ser acompanhado pelo canal de Youtube do IPUSP.
Para mais detalhes a respeito do tema e sobre os desdobramentos dessa e outras pesquisas dentro desse campo, convém acessar o Portal Psicologia na Assistência Social (PPAS). O Portal congrega, num único sítio, teses, dissertações, artigos, livros, capítulos, e outras referências.
Serviço
Para ver o Lançamento do documentário e debate
Cine debate: Histórias da Psicologia na Assistência Social – YouTube
Sobre o livro
No prelo. Em breve, será publicado no Portal de Livros Abertos da USP.
Para mais informações
– PORTAL PPAS: https://sites.usp.br/psicologianaassistenciasocial/
– Instagram do PPAS: https://www.instagram.com/ppsicologianaassistenciasocial