NOTÍCIAS DE SÃO SEBASTIÃO

 

7º Festival Gastronômico Caiçara e shows em comemoração aos 389 anos da cidade movimentam São Sebastião e atrai milhares de visitantes

Em celebração ao Dia do Caiçara e aos 389 anos de Emancipação Político-Administrativa de São Sebastião, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceira da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, realizou, de 13 a 16 de março, a 7ª edição do Festival Gastronômico Caiçara de São Sebastião.

Com curadoria do renomado chef caiçara Eudes Assis, o evento reuniu aproximadamente 40 mil moradores e visitantes no Complexo Turístico da Rua da Praia, que puderam prestigiar diversas atrações culturais e artísticas, incluindo shows musicais de artistas e bandas locais, atrações na Casa Caiçara, e as aguardadas aulas ao vivo na Cozinha Show.

Durante as aulas, chefs renomados como Henrique Fogaça, Edu Guedes, Irina Cordeiro e Luiz Filipe Souza compartilharam receitas utilizando ingredientes regionais, ao lado de talentos caiçaras como Eudes Assis, Terence Anderson, Ronaldo Guergolett e Angélica Oliveira.

Segundo a Setur, os estabelecimentos participantes registraram um faturamento total de aproximadamente R$ 220 mil, impulsionando a economia local e valorizando a culinária caiçara.

Além da gastronomia, a programação contou com grandes apresentações musicais. No palco da Rua da Praia, a Banda Morada e a cantora sertaneja Lauana Prado animaram o público, enquanto a Praça Pôr do Sol, na praia de Boiçucanga, recebeu o show especial de Nadson, O Ferinha, em comemoração ao aniversário da cidade. Vale ressaltar que todos os shows foram realizados com verba 100% oriunda de patrocínio privado, tendo a Ambev como patrocinadora oficial.

Foto: Depcom/PMSS.

 

 

Campanha ‘Transforme Vidas com Seu Imposto de Renda’ incentiva doação para projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião lançou, nesta quarta-feira (19), a campanha “Transforme Vidas com Seu Imposto de Renda”, incentivando os contribuintes a destinarem parte do imposto devido para projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos do município, sem custo extra.

Pessoas físicas que fazem a declaração no modelo completo podem destinar até 6% do imposto, enquanto empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1%. Esse valor, que iria para o governo federal, é investido em iniciativas locais sob a supervisão dos conselhos municipais.

Para doar, basta selecionar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNPJ 1.197.621/0001-87) ou o Fundo Municipal do Idoso (CNPJ 24.433.670/0001-60) na aba “Doações Diretamente na Declaração”. O sistema da Receita Federal calculará o valor máximo permitido e gerará uma guia para pagamento. O valor doado será deduzido do imposto a pagar ou somado à restituição.

A entrega do Imposto de Renda 2025 vai de 17 de março a 30 de maio. Está isento quem ganha até R$ 2.824 mensais. As restituições serão pagas em cinco lotes, entre maio e setembro. A declaração pré-preenchida estará disponível a partir de 1º de abril. Mais informações em www.gov.br/receitafederal/.

Foto: Depcom/PMSS.

 

 

PATA Móvel realiza 11° Mutirão de Castração de cães e gatos no próximo dia 29

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza no sábado (29/3) o 11º Mutirão de Castração no Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA). Prevista para começar as 8h, a ação vai disponibilizar 100 vagas para castração de cães e gatos cujos tutores residam no município. Para os animais serem atendidos é necessário agendamento prévio.

A Sesau informa que o mutirão faz parte de um conjunto de iniciativas aplicadas no município para realizar o controle populacional desses animais, além de promover e resguardar a saúde pública.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, lembra a população da importância do compromisso com o agendamento. “Caso o tutor não possa levar o animal, é fundamental avisar com antecedência para que outra pessoa tenha chance de castrar seu animal. O mutirão é uma grande oportunidade para a população e precisamos evitar faltas, pois cada vaga desperdiçada pode tirar a oportunidade de outro tutor”, reforça a secretária.

Os interessados devem apresentar um comprovante de residência em nome do tutor do animal e realizar o agendamento até às 15h do dia 28 de março, pelo WhatsApp (12) 97813-9401.

No dia do mutirão, todos os animais passarão por uma avaliação veterinária para assegurar que estão aptos a realizar o procedimento.

A coordenadora técnica do PATA, Myriam de Paula, lembra que as vagas são direcionadas apenas para moradores de São Sebastião por meio da apresentação do comprovante de residência. “Todos os animais passarão por uma triagem e coleta para realização de exames”, lembra a coordenadora.

 

 

Ciama promove Curso de Gestantes e Casais Grávidos a partir do próximo dia 24 na Topolândia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza a partir do dia 24 de março o Curso de Gestantes e Casais Grávidos, no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), na Topolândia, região central do município. A programação ocorre durante a última semana do mês de março e termina no dia 1º de abril, sempre a partir das 14h.

O curso aborda temas importantes deste período da vida das gestantes e dos casais. Pelo cronograma, a aula inaugural, no dia 24, vai abordar a amamentação das crianças sob o tema ‘Acalentar e Amamentar: aspectos gerais da amamentação’ com a enfermeira obstetra do Ciama, Pollyana Braga.

No dia 25, a nutricionista Carina Targueta dará orientações e tirará dúvidas sobre os dez passos para uma alimentação saudável na gestação. Também neste dia, a terapeuta ocupacional Selma Silva tratará sobre os marcos do desenvolvimento infantil.

A programação ainda inclui a psicóloga Paula Sampel, no dia 26, que vai aflorar as emoções dos participantes durante sua aula e abordará os aspectos emocionais da gravidez. Ainda neste mesmo dia, a nutricionista Carina Targueta tratará sobre alimentação com a aula ‘Introdução Alimentar: do peito ao prato’.

A turma volta a se encontrar no dia 31 de março para tratar de um assunto delicado nos dias atuais com a aula ‘Em Defesa das Crianças: Limites e Possibilidades, que será ministrada pela assistente social Suellen das Chagas Bitencourt. Já a dentista odontopediatra, Carolina Santana, que também participa no dia 31, falará sobre a saúde bucal na gestação.

O encerramento será feito pela enfermeira Pollyana, no dia 1º de abril, quando os participantes do curso ainda receberão orientações para cuidados básicos com os recém-nascidos como troca de fraldas, banhos, coto umbilical e como lidar com crises do dia a dia como choros, cólicas, entre outros assuntos.

“O curso é direcionado às gestantes, aos pais, familiares, parentes e a todos que tiverem interessados”, explica Pollyana. “É uma preparação para a gestação e a família aprenderem a lidar com os primeiros meses de vida do bebê”, completa.

O Ciama São Sebastião fica à Rua Antônio Pereira da Silva, 280, na Topolândia. Os interessados devem correr para fazer as inscrições, pois as vagas são limitadas. Para fazer a inscrição basta ir presencialmente na sede do Ciama ou buscar atendimento pelo telefone (12) 3892-4957.

Serviço

Curso de Gestantes

Período: 24 de março a 1º de abril

Horário: 14h às 16h

Cronograma

24/3 
Acalentar e Amamentar: Aspectos gerais sobre a Amamentação – Pollyana Braga – Enfermeira Obstetra

25/3
10 Passos para Alimentação Saudável na Gestação – Carina Targueta – Nutricionista
Marco do Desenvolvimento Infantil – Selma Silva -Terapeuta Ocupacional

26/3
Aspectos Emocionais na Gravidez – Paula Sampel – Psicóloga
Introdução Alimentar: do Peito ao Prato – Carina Targueta – Nutricionista

31/3
Em Defesa das Crianças: Limites e Possibilidades – Suellen das Chagas Bitencourt – Assistente Social
Saúde Bucal na Gestação – Carolina Santana – Odontopediatra

1º/4
Cuidados com recém-nascido: banho troca de fralda, coto umbilical, choro, cólica, etc

Encerramento – Pollyana Braga

Local: Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), na Topolândia
Endereço: Rua Antonio Pereira da Silva, 280

 

Escola de Boraceia é a primeira unidade referência em educação antirracista de São Sebastião

 A Escola Municipal Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida Ribas e EMEI Carrossel, de Boraceia, recebeu o reconhecimento da Secretaria da Educação (Seduc) de São Sebastião como a primeira escola referência antirracista do município, marcando um importante avanço na construção de uma educação mais inclusiva e comprometida com a igualdade racial. O título, entregue no último sábado (15), é resultado de um trabalho contínuo, que envolveu toda a comunidade escolar na conscientização sobre o racismo e na formação de crianças com valores antirracistas.

A unidade tem promovido ações pedagógicas voltadas para a equidade racial, fortalecendo a compreensão dos alunos sobre o respeito à diversidade e a importância da representatividade. Entre as iniciativas, destaca-se o papel dos professores, que abordam a temática racial no ambiente escolar, preparando os estudantes para serem cidadãos mais conscientes e atuantes. Além disso, a escola incorporou elementos da cultura afro-brasileira em seu currículo, incluindo apresentações de Maracatu, valorizando e reconhecendo a história e as tradições negras no Brasil.

O trabalho foi desenvolvido com o apoio da Secretaria da Educação e monitorado pelo Coletivo de Educadoras Pretas, garantindo que a escola atendesse aos critérios necessários para receber a certificação. O reconhecimento é um marco na rede municipal de ensino, que segue avançando para que todas as unidades escolares avancem ainda mais nas práticas antirracistas. Ao todo, mais 12 escolas da rede municipal também estão em processo de certificação.

A coordenadora pedagógica da escola, Regina Xavier, comenta sobre a conquista para a unidade escolar. “Nosso território ser agraciado com o emplacamento de escola de referência de educação antirracista é um marco importante, pois diz muito sobre o trabalho que tentamos implementar diariamente, ano a ano. O emplacamento fortalece nosso trabalho e diz muito sobre a qualidade de educação que buscamos. Quando pensamos em formação integral e crianças protagonistas devemos sempre calçar nossas ações nesse sentido de colocar a Lei 10.639 e a lei 11. 645 em pauta no nosso cotidiano, e isso diz muito sobre educação antirracista, mas diz também sobre inclusão, respeito, equiparidade e dignidade humana”.

A secretária da Educação, Marta Braz, reforça a importância dessa conquista e o compromisso da cidade com a educação antirracista. “Toda a nossa rede municipal está trabalhando para se tornar referência no combate ao racismo e na promoção da equidade. A EM Vilma já foi reconhecida pelo impacto de suas ações e servirá de inspiração para que todas as unidades escolares avancem nessa transformação”.

Famílias de São Sebastião reconstroem a vida dois anos após deslizamentos

 

Governo de SP entregou mais de 700 moradias em região afetada; ‘Já posso dormir em paz quando começa a chover’, diz moradora.

 

A família de Eliane Andrade de Oliveira, 45 anos, foi uma das afetadas pelas enchentes e deslizamentos de fevereiro de 2023 em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Só na Vila Sahy, onde ela morava, 64 pessoas morreram e 2 mil ficaram desabrigadas após um temporal histórico.

Dois anos depois, ela mora com os filhos Paulo e Guilherme num apartamento de dois quartos no conjunto habitacional Baleia Verde, entregue em tempo recorde pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Depois do trauma, Eliane conta que agora reconstrói a vida com tranquilidade e em segurança.

“Eu tinha passado por uma tragédia. Quando vi o canteiro de obras do prédio, ainda em 2023, quis saber tudo para conseguir ficar mais calma. Fui atendida com paciência pelos engenheiros e consegui ficar mais tranquila”, relembra Eliane. “Não tínhamos segurança e confiança para continuar na Vila Sahy. Agora, quando começa a chover, consigo dormir em paz sabendo que é um lugar seguro e adequado. Foi difícil, mas agora está tudo bem.”

Mais de 700 moradias do Litoral Norte já foram entregues pelo Governo de São Paulo após as chuvas extremas durante o Carnaval de 2023. Além do residencial em Baleia Verde, com 518 apartamentos, a administração paulista entregou também 186 moradias em Maresias, também em São Sebastião. O investimento do Estado totalizou R$ 260 milhões nos dois empreendimentos.

Mais de 700 moradias do Litoral Norte já foram entregues pelo Governo de São Paulo após as chuvas extremas durante o Carnaval de 2023. Foto: Sergio Barzaghi/Governo de SP.

As obras já começaram em Topolândia para a entrega de mais 256 unidades em São Sebastião. Cada imóvel tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro, e é mobiliado. As áreas comuns dos condomínios são equipadas com áreas de ginástica, espaços para pets e estacionamento.

Todas as famílias atendidas com moradias em Maresias e no Baleia Verde receberam auxílio extra para o recomeço, com kits de eletrodomésticos, incluindo geladeira, fogão, micro-ondas e tanquinho para lavar roupas, além de botijão de gás, camas, colchões e travesseiros.

Esperança e tranquilidade para retomar vida em São Sebastião 

Com as novas moradias, a palavra-chave para as famílias afetadas pelo temporal de 2023 em São Sebastião é esperança. “Foi satisfatório ver que não ficamos desamparados e tínhamos um lugar novo para chamar de nosso e reconstruir a vida”, diz Eliane.

“Foi satisfatório ver que não ficamos desamparados”

Para Ângela Maria de Oliveira, 58, vizinha de Eliane, a esperança tem olhos brilhantes e um par de bochechas redondas que ela gosta de apertar: o netinho Hugo, de cinco meses, que nasceu já morador do Baleia Verde. Ângela mora com o marido, José, e uma irmã, Maria, em frente ao prédio onde seu filho Wagner, pai de Hugo, mora com a esposa, Natiele.

Ela conta que a chegada de Hugo ajudou a “acalmar” seu coração depois da perda de outro neto, Levi, que morreu durante a enchente, e marca um momento novo para toda a família. Enquanto enfrenta o trauma, a família se vê num lugar adequado e se sente amparada.

“A gente foi bem acolhido. Passamos por psicólogos, por exemplo, sempre acolhendo, ajudando da forma que podia”, conta Ângela. “Aqui, na casa nova, a enchente não pega, é um lugar adequado. Além disso, está tudo sendo monitorado, todo mundo em alerta.”

Vida em condomínio reforçou união entre vizinhos

Dezenas de crianças e adolescentes costumam aproveitar o fim de tarde para se reunir e jogar bola na quadra poliesportiva do condomínio Baleia Verde. Outros pedalam suas bicicletas, alguns passeiam com seus cachorros, e os adultos aproveitam para se exercitar nas áreas de ginástica. Raro é ver crianças dentro de casa, de acordo com os moradores.

Para os pais, é sinal de que a estrutura do conjunto habitacional transmite segurança, uma tranquilidade que para eles conta muito.

“Você vê poucos adultos lá fora e muita criança. E isso de você estar dentro de casa sabendo que seu filho está lá fora e confiar é porque existe a questão da segurança. Ainda mais com quadra, parquinho, tem muitas coisas para eles fazerem”, conta Eliane.

Áreas comuns dos condomínios são equipadas com áreas de ginástica, espaços para pets e estacionamento. No Baleia Verde, há uma quadra poliesportiva. Foto: Sergio Barzaghi/Governo de SP.

A vida em condomínio exigiu adaptação das famílias, acostumadas a morar em casas. Eliane e Ângela relatam que os primeiros meses morando no Baleia Verde exigiram paciência e diálogo sobre questões do dia a dia como ruídos altos e barulhos no andar de cima.

A sensação para elas é de que estar mais próximo tornou ainda mais natural, para cada uma das famílias, o pensar no outro – e isso trouxe mais união à comunidade. “Pedi para me avisarem se eu estivesse falando muito alto”, contou Eliane, aos risos. “Não dá para incomodar o outro. E está certo. Todo mundo se ajuda”, disse Ângela.

Dois anos do temporal em São Sebastião: R$ 1 bilhão em investimentos

O Governo de São Paulo investiu mais de R$ 1 bilhão em São Sebastião, no Litoral Norte paulista, depois dos temporais de fevereiro de 2023. As ações tiveram impacto desde o atendimento emergencial e suporte às famílias afetadas até recuperação ambiental e prevenção contra novos desastres. Veja aqui os principais investimentos em Habitação, Meio Ambiente, Prevenção, Educação e outras áreas. (Fonte e fotos: Governo de SP).

You May Also Like