Festa Literária da Mantiqueira com muitas atrações vai debater emergência climática
7ª edição da FLIMA começa dia 15 de maio com mesas literárias, feira de livros e shows. Milton Hatoum é o escritor homenageado e se estende até 18 de maio.
As secas severas e chuvas excessivas registradas no Brasil e no mundo mostram que as mudanças climáticas já são uma realidade. O aquecimento global e suas consequências estarão em debate durante a 7ª FLIMA, Festa Literária da Mantiqueira, em Santo Antônio do Pinhal, que tem como tema “Deslocamentos e Pertencimentos”.
Migração, feminismo, religiosidade e identidade também serão debatidos nas 11 mesas literárias previstas para o Auditório Municipal. “Acreditamos que a literatura pode contribuir para aproximar as pessoas, ampliando as possibilidades de diálogo”, ressalta Roberto Guimarães, um dos curadores do evento que acontece de 15 a 18 de maio em diferentes espaços da cidade.
Programação traz 60 atividades literárias, shows e feira de livros
A abertura será dia 15, às 19h com um recital do alaudista sírio Rajana Olba seguido do primeiro debate com o tema “Distopia americana: Trump e a nova (des)ordem mundial”. A mesa será conduzida pelo jornalista internacional Jamil Chade, um dos convidados para o evento. Na sexta-feira, dia 16, as atividades começam às 15h com a mesa “Ciência encantada: nos caminhos de Jurema”. Debatem o tema o escritor Marcelo Leite e a liderança indígena Chirley Pankará.
No sábado, dia 17, a partir das 14h30 estão previstas conversas sobre espiritualidade. Às 18h o tema da mesa será “Manaus é um mundo” e logo em seguida, às 18h30, o escritor Milton Hatoum será homenageado. “Seus romances, como “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, exploram as múltiplas camadas da identidade brasileira e os efeitos das migrações internas e externas”, lembra Guimarães. No domingo, 18 de maio, a partir das 12h acontecem as últimas mesas literárias com os temas “A culpa é do feminismo?” e “De boba ela não tem nada”.
As noites frias de outono serão aquecidas com Shows gratuitos de Zé Pitoco, Juliana Linhares, Rajana Olba e a banda Quimbará. Já a feira de livros vai contar com 30 estandes, sessão de autógrafos, lançamentos de obras, rodas de conversa e oficinas.
Serviço
7ª FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira
Data: de 15 a 18 de maio
Local: Santo Antônio do Pinhal/SP
Informações: https://flima.net.br
Acompanhe nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/flima.net.br/
Facebook: https://www.facebook.com/flima.net.br
Foto: Divulgação.
Santo Antônio do Pinhal ganha mural em grafite com personalidades da história da cidade
Mural de grafite “Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal” fica na Fonte Santo Estevão.
A Prefeitura da Estância Climática e Turística de Santo Antônio do Pinhal inaugurou no dia 7 de outubro, na Fonte da Praça Santo Estevão, o mural de grafite “Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”. O mural tem 32m de comprimento por dois metros de largura e faz todo o contorno da Fonte, deixando o local mais colorido.
Duas das personalidades estavam presentes no evento e são as únicas pessoas ainda vivas: o Côn. Pedro Alves e Shiguero Katayama.
O prefeito Anderson Parrão eestacou a importância em se preservar a memória da história da emancipação do município criando a obra. “São pessoas que trabalharam muito pela cidade e fizeram coisas marcantes. Merecem esse reconhecimento para que a população possa sempre lembrar”, disse.
O secretário de Turismo Fábio Santos, explicou que o projeto “Turismo & Memórias” tem como objetivo resgatar e contar os principais fatos da história e as personalidades importantes desde a emancipação de Santo Antônio do Pinhal, a partir de 1960.
“Cada imagem tem um quadro e um código que remete para um site onde lá está a história da pessoa. Os visitantes, mesmo sendo de fora da cidade poderão conhecer nossa história e saber mais sobre a vida das pessoas aqui de Santo Antônio”, disse Fábio.
Um dos fatos mais marcantes para o início do desenvolvimento do turismo na cidade foi a abertura da estrada até o Pico Agudo, em 1967. A partir daí o prefeito da época, João Baptista da Motta, cria o primeiro atrativo da cidade para se tornar estância turística.
Entre as personalidades e figuras importantes retratadas no mural, além de João Baptista, estão: Shiguero Katayama, José Motta, Padre Pedrinho, Márcio Leonardo Sóssio, Afonso Vieira, Rubens Camargo, Dito Barbosa, José Pereira Neto (José Grillo), Benedito Pimenta, Milton Barbosa, Paulo Valério, Miguel Valério e João Paulino.
O mural foi criado pelo artista plástico Ulysses Sanchez, vencedor do edital Museu de Arte Urbana 2022 e do concurso de grafite “Arte na Porta DPaschoal”, em 2017, além de participação em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior.
O evento é uma realização da prefeitura, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).
SERVIÇO
“Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”
Artista plástico (mural de grafite): Ulysses Sanchez
Local: Praça da Fonte Santo Estevão
Endereço: Praça Santo Estevão, centro
Classificação indicativa: Livre