NOTÍCIAS DE SANTO ANTONIO DO PINHAL

Festa Literária da Mantiqueira com muitas atrações vai debater emergência climática

7ª edição da FLIMA começa dia 15 de maio com mesas literárias, feira de livros e shows. Milton Hatoum é o escritor homenageado e se estende até 18 de maio.

As secas severas e chuvas excessivas registradas no Brasil e no mundo mostram que as mudanças climáticas já são uma realidade. O aquecimento global e suas consequências estarão em debate durante a 7ª FLIMA, Festa Literária da Mantiqueira, em Santo Antônio do Pinhal, que tem como tema “Deslocamentos e Pertencimentos”.

Migração, feminismo, religiosidade e identidade também serão debatidos nas 11 mesas literárias previstas para o Auditório Municipal.  “Acreditamos que a literatura pode contribuir para aproximar as pessoas, ampliando as possibilidades de diálogo”, ressalta Roberto Guimarães, um dos curadores do evento que acontece de 15 a 18 de maio em diferentes espaços da cidade.

Programação traz 60 atividades literárias, shows e feira de livros

A abertura será dia 15, às 19h com um recital do alaudista sírio Rajana Olba seguido do primeiro debate com o tema “Distopia americana: Trump e a nova (des)ordem mundial”. A mesa será conduzida pelo jornalista internacional Jamil Chade, um dos convidados para o evento. Na sexta-feira, dia 16, as atividades começam às 15h com a mesa “Ciência encantada: nos caminhos de Jurema”. Debatem o tema o escritor Marcelo Leite e a liderança indígena Chirley Pankará.

No sábado, dia 17, a partir das 14h30 estão previstas conversas sobre espiritualidade. Às 18h o tema da mesa será “Manaus é um mundo” e logo em seguida, às 18h30, o escritor Milton Hatoum será homenageado. “Seus romances, como “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, exploram as múltiplas camadas da identidade brasileira e os efeitos das migrações internas e externas”, lembra Guimarães. No domingo, 18 de maio, a partir das 12h acontecem as últimas mesas literárias com os temas “A culpa é do feminismo?” e “De boba ela não tem nada”.

As noites frias de outono serão aquecidas com Shows gratuitos de Zé Pitoco, Juliana Linhares, Rajana Olba e a banda Quimbará. Já a feira de livros vai contar com 30 estandes, sessão de autógrafos, lançamentos de obras, rodas de conversa e oficinas.

Serviço

7ª FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira

Data: de 15 a 18 de maio
Local: Santo Antônio do Pinhal/SP
Informações: https://flima.net.br

Acompanhe nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/flima.net.br/

Facebook: https://www.facebook.com/flima.net.br

Foto: Divulgação.

Santo Antônio do Pinhal ganha mural em grafite com personalidades da história da cidade

Mural de grafite “Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal” fica na Fonte Santo Estevão.

 

A Prefeitura da Estância Climática e Turística de Santo Antônio do Pinhal inaugurou no dia 7 de outubro, na Fonte da Praça Santo Estevão, o mural de grafite “Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”. O mural tem 32m de comprimento por dois metros de largura e faz todo o contorno da Fonte, deixando o local mais colorido.

Duas das personalidades estavam presentes no evento e são as únicas pessoas ainda vivas: o Côn. Pedro Alves e Shiguero Katayama.

O prefeito Anderson Parrão eestacou a importância em se preservar a memória da história da emancipação do município criando a obra. “São pessoas que trabalharam muito pela cidade e fizeram coisas marcantes. Merecem esse reconhecimento para que a população possa sempre lembrar”, disse.

O secretário de Turismo Fábio Santos, explicou que o projeto “Turismo & Memórias” tem como objetivo resgatar e contar os principais fatos da história e as personalidades importantes desde a emancipação de Santo Antônio do Pinhal, a partir de 1960.

“Cada imagem tem um quadro e um código que remete para um site onde lá está a história da pessoa. Os visitantes, mesmo sendo de fora da cidade poderão conhecer nossa história e saber mais sobre a vida das pessoas aqui de Santo Antônio”, disse Fábio.

Um dos fatos mais marcantes para o início do desenvolvimento do turismo na cidade foi a abertura da estrada até o Pico Agudo, em 1967. A partir daí o prefeito da época, João Baptista da Motta, cria o primeiro atrativo da cidade para se tornar estância turística.
Entre as personalidades e figuras importantes retratadas no mural, além de João Baptista, estão: Shiguero Katayama, José Motta, Padre Pedrinho, Márcio Leonardo Sóssio, Afonso Vieira, Rubens Camargo, Dito Barbosa, José Pereira Neto (José Grillo), Benedito Pimenta, Milton Barbosa, Paulo Valério, Miguel Valério e João Paulino.
O mural foi criado pelo artista plástico Ulysses Sanchez, vencedor do edital Museu de Arte Urbana 2022 e do concurso de grafite “Arte na Porta DPaschoal”, em 2017, além de participação em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior.

O evento é uma realização da prefeitura, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

SERVIÇO
“Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”
Artista plástico (mural de grafite): Ulysses Sanchez
Local: Praça da Fonte Santo Estevão
Endereço: Praça Santo Estevão, centro
Classificação indicativa: Livre

 

 

You May Also Like