Férias Literárias: janeiro tem programação especial nas bibliotecas
As atividades são gratuitas e seguem até o final do mês – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
As bibliotecas municipais começam o ano de 2025 com uma programação especial de férias. Durante todo o mês de janeiro, as bibliotecas Cassiano Ricardo (Centro), Hélio Pinto Ferreira (Jardim das Indústrias) e Helena Molina (Eugênio de Melo) terão diversas atividades gratuitas, incluindo oficinas e exposições.
As atrações estimulam o enriquecimento cultural e incentivam o hábito da leitura, principalmente para os estudantes, conectando os leitores e apresentando novas obras, que vão além das suas escolhas habituais.
Os serviços regulares, como emissão de carteirinha, acesso à internet e computadores para estudos, exposições e empréstimos de livros, continuam disponíveis normalmente.
As bibliotecas estão abertas para visitas monitoradas, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio. O horário de funcionamento é das 8h15 às 16h45 na Biblioteca Cassiano Ricardo, e de 8h15 às 11h45 e 13h15 às 16h45 nas demais.
A programação varia de unidade para unidade e pode sofrer alterações, portanto é recomendado ao público interessado confirmar pelo telefone antecipadamente.
Confira as novidades que cada biblioteca preparou para este mês.
Programação de janeiro
Biblioteca Cassiano Ricardo:
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02/01 a 31/01 – Barganha Literária: Troca de livros (adulto e infantojuvenil)
• 02/01 a 31/01 – Caminhos Literários: Literatura em Braile
• 15/01 (14h) – Contação de Histórias
• 17/01 (14h) – Visita monitorada para a comunidade leitora
• 22/01 (14h) – Caricaturando com o artista João Carlos
• 24/01 (14h) – Oficina Criativa: Latas decoradas
Telefone: (12) 3921-6330
Endereço: Rua XV de novembro, 99 – Centro
Biblioteca Hélio Pinto Ferreira:
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02/01 a 31/01 – Barganha Literária: Troca de livros (adulto e infantojuvenil)
• 02/01 a 31/01 – Caminhos Literários: Literatura em Braile
• 07/01 e 09/01 (10h) – Tenda Literária: Histórias em quadrinhos
•15/01 (14h) – Pintura em guache
• 23/01 (14h) – Contação de Histórias
Telefone: (12) 3931-2549
Endereço: Rua Professor Henrique Jorge Guedes, 57 – Jardim das Indústrias
Biblioteca Helena Molina:
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02/01 a 31/01 – Caminhos Literários: Pedro Bandeira
• 06/01 a 08/01 (14h) – Tenda Literária: Dobraduras
•24/01 (14h) – Oficina Criativa: Poesias
Telefone: (12) 3905-3001
Endereço: Praça Emília Molina, 77 – Eugênio de Melo
São José avança como referência na educação em 2024
O ano foi marcado por conquistas, inovações e muito aprendizado nas 180 escolas da rede de ensino municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Nos últimos anos, a Educação em São José dos Campos deu um salto para o futuro. A Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável também é Educadora.
A recertificação do selo pela AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras), em 2024, reforça a identidade e o compromisso do município com o ensino público de qualidade.
São cerca de 80 mil alunos atendidos diariamente em 180 escolas, desde a Educação Infantil, que recebe joseenses ainda nos primeiros meses de vida e garante fila de creche zerada, passando por todo o Ensino Fundamental, até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), transformando histórias e abrindo novas oportunidades para quem mais precisa.
Com o maior orçamento do município, superior a R$1 bilhão em 2024, a Prefeitura investe em ações e projetos que inspiram o país.
Educação 5.0
Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento da sociedade, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.
Em 2024, 13 unidades receberam o selo, ultrapassando a marca de 30 certificações. Com as escolas municipais aprimoradas, o acesso a um aprendizado de qualidade foi ampliado por toda cidade, permitindo que mais crianças e jovens se desenvolvam no âmbito estudantil.
Milhares de alunos são beneficiados pela iniciativa, que visa consolidar a transformação digital com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ambientes dinâmicos, colaborativos e interativos.
Além da infraestrutura, os investimentos proporcionam aos estudantes atividades que desenvolvem habilidades e competências socioemocionais, com ferramentas e materiais didáticos inovadores, e muito mais.

Emefi Profª Rosa Tomita foi a última certificada este ano | Foto: PMSJC.
Obras e melhorias
Por toda a cidade as melhorias nas escolas são notáveis, com obras de revitalização e ampliação, além da construção de novas unidades.
Localizada no Jardim Vale do Sol, região sul da cidade, a Emei Torataro Takitani foi completamente modernizada em 2024, com novo padrão arquitetônico e áreas recreativas proporcionando um ambiente lúdico e mais confortável para o aprendizado.
Na região norte, a população do Altos da Vila Paiva ganhou uma nova escola: o Cedin Maria de Fatima Silverio Neri, que tem capacidade para atender 370 crianças.

Com área de 2,4 mil metros quadrados, o projeto aplicou conceitos modernos em construções escolares | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Reconhecimentos
A cidade venceu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola este ano. O prêmio reconhece os investimentos feitos pela gestão pública na iniciativa São José + Empreendedora, que envolve mais de 54 mil alunos.
Na rede de ensino municipal, a Educação Empreendedora está presente desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental no JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em parceria com o Sebrae.
Também em 2024, São José marcou presença na Bett Brasil, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, se destacou em fluência leitora, recebeu selo de ouro na alfabetização e alcançou a 5ª colocação no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023.
Estas conquistas só foram alcançadas graças ao empenho e dedicação dos mais de 6 mil profissionais envolvidos em todos os setores da educação, que trabalham com excelência e afeto na formação de cidadãos íntegros e preparados para colaborar com a São José dos Campos de hoje e de amanhã.

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) foi entregue em abril | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Contratação e valorização
Ao longo do ano, a Prefeitura convocou 120 agentes educadores e 128 professores aprovados em concurso público. Antes de irem para as salas de aula, todos os recém-efetivados passam por formação preparatória para exercício da função na Escola de Formação do Educador (EFE).
Desde 2017, a Prefeitura efetivou mais de 3.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão.

Primeira turma de novos professores convocados em formação na EFE | Foto: PMSJC
Oportunidades
Segundo dados preliminares do Censo Escolar 2024, a rede de ensino municipal chegou a 20.046 alunos matriculados em tempo integral nas escolas.
Da creche ao 9° ano, o ensino em tempo integral promove o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, e no Ensino Fundamental conta com atividades sociais, artísticas, culturais, de esporte e tecnologia, visando uma formação mais completa dos estudantes.
Dentre as propostas extracurriculares, eles participam ainda de atendimentos especializados, apoio pedagógico e além das oficinas presenciais, são ofertados conteúdos remotos por meio da Plei (Plataforma de Educação Integral) e os cursos on-line do Prepara, que podem ser acessados de casa.

Oficinas maker e de robótica movimentam as escolas no contraturno | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Destaque nas avaliações
Em 2024, as escolas da rede municipal de São José dos Campos se destacaram no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e também no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde obtiveram o melhor resultado entre as 9 maiores cidades do Estado de São Paulo.
São José conseguiu a nota 6,8 nos anos iniciais e 5,8 nos anos finais do ensino fundamental, ficando à frente das cidades paulistas com população superior a 500 mil habitantes, dos municípios da Região Metropolitana do Vale e acima das médias gerais do país e do estado.
Quando comparada com outras cidades brasileiras do mesmo porte, São José também aparece entre as primeiras colocadas, ocupando a terceira posição nos anos iniciais e o segundo lugar nos finais.
Os resultados refletem iniciativas feitos pela Prefeitura na rede, como o Programa Recupera, que visa intensificar as ações pedagógicas e minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem, com materiais e jogos didáticos para alunos.

Aulas do Recupera acontecem com turma reduzida para melhor aproveitamento dos estudantes | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
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Ampliação de atendimento e reformas são destaques na Fundhas
Nos últimos quatro anos, 14 unidades foram reformadas e modernizadas; atendimento teve aumento de 177% – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, encerra os quatro anos de atuação com avanços significativos e conquistas que impactaram diretamente a qualidade do atendimento prestado à população. Um dos principais marcos foi a reforma e modernização de 14 unidades, com investimento total de R$ 2.786.000,00.
As melhorias na infraestrutura garantiram melhores condições de trabalho para os profissionais, além de mais conforto, acessibilidade e segurança para os atendidos. Esses investimentos não apenas revitalizaram os espaços físicos, mas também permitiram a adoção de novas tecnologias e métodos pedagógicos, ampliando as oportunidades oferecidas às crianças, adolescentes e famílias atendidas pela Fundação.
Modernização e investimentos beneficiam os atendidos | Foto: Divulgação.
Expansão do atendimento
Com as reformas e modernizações, a Fundhas conseguiu aumentar sua capacidade de atendimento, refletindo o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e a inclusão. Em relação ao quadriênio 2017/2020, o número total de atendidos em cursos e programas passou de 7159 para 19815 no período de 2021/204, um aumento de 177%.
Nos cursos EAD, houve aumento de 167% de 2020 para 2024, o que reafirma o papel da Fundhas como referência em projetos sociais na região.
Mais conforto
Outro ponto de destaque foi o investimento no conforto térmico das salas de aula, um aspecto essencial para melhorar o bem-estar e o desempenho dos alunos. Durante a gestão, foram adquiridos 29 aparelhos de ar-condicionado, ao custo de R$ 114.000,00, e 32 climatizadores, no valor de R$ 70.000,00. Além disso, outros 30 climatizadores, avaliados em R$ 47.000,00, foram doados pela Prefeitura, totalizando 91 equipamentos instalados.
Esses esforços garantiram maior conforto para alunos e educadores, especialmente nos períodos de altas temperaturas, criando um ambiente mais favorável ao aprendizado.
Climatizadores nos ambientes escolares ampliaram conforto dos estudantes e profissionais | Foto: Divulgação.
Formatura do Ceja emociona alunos em cerimônia
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) oferece a modalidade em presença flexível para quem precisa concluir o Ensino Fundamental – Foto: Divulgação.
A noite da última quarta-feira (18) foi de emoção, sorrisos e histórias transformadoras. Os formandos do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) se reuniram para celebrar o encerramento desta etapa tão importante.
Realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador), a cerimônia prestigiou 23 alunos, que passaram da EJA I para a EJA II, e 21 alunos que concluíram o Ensino Fundamental.
O evento mexeu com o coração dos estudantes, familiares e convidados presentes, com direito a discurso motivador da aluna Pâmela Amorim, de 29 anos, que representou seus colegas no palco.
“A mensagem de hoje é: não desista! Esta etapa representa o quanto somos fortes e perseverantes.”. destacou a formanda.

Pâmela durante a fala na cerimônia | Foto: Divulgação.
Ainda durante a festa, os professores e equipe escolar também foram homenageados com mensagens de gratidão pelo trabalho realizado.
Depoimentos inspiradores
Os formandos, com idades variadas, enfatizaram a abrangência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São José, que, a partir de 15 anos, pode atender os moradores da cidade.
A ocasião especial reacendeu a vontade de sonhar dos alunos, como Gisela Antunes, de 51 anos. “A EJA me trouxe esperança para retornar aos estudos. Acabei de concluir o 9º ano, agora vou para o ensino médio e no futuro pretendo cursar arquitetura”, frisou.

Gisela caprichou na pose para a foto | Foto: Divulgação.
Para Davi Rafael, de 15 anos, a formatura trouxe o sentimento de alívio em sua vida. “Sinto que consegui recuperar o tempo perdido, estudar no Ceja foi uma experiência muito satisfatória”, destacou.

Davi acompanhado pela família | Foto: Divulgação.
Com 61 anos, David Santos se orgulha de sua trajetória na EJA. “Foi uma dádiva para mim, não foi fácil chegar até aqui. Mesmo nos dias mais difíceis, os professores sempre me motivaram a continuar, isso foi fundamental para essa realização”, afirmou David.

Aos 61 anos, David é exemplo de resiliência e superação | Foto: Divulgação.
Já Leandro Pinheiro Ferreira, de 16 anos, acredita ter vivido uma das fases mais importantes de sua vida. “O acolhimento que recebemos por parte dos professores é algo magnífico. Nosso futuro depende dos estudos, o Ceja é o recomeço que precisávamos”, disse.

Sorridente, Leandro disfruta o momento com a família | Foto: Divulgação.
Sobre a EJA
Quem deseja retornar aos estudos em São José dos Campos e concluir o ensino fundamental, pode se inscrever para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas da Prefeitura.
Além do Ceja, a modalidade é oferecida presencialmente em 10 escolas de ensino fundamental e nos núcleos. Confira todos os endereços nesta página.
Os interessados podem se inscrever durante todo o ano letivo, porém a matrícula no início de cada semestre pode facilitar a organização da vida escolar.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no local que oferece o segmento desejado – EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano) – ou pelo telefone 156. É necessário ter mais de 15 anos de idade, informar o RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.
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Ronda Escolar atende mais de 8 mil alunos na rede municipal
O Programa da Ronda Escolar é resultado de uma iniciativa pioneira que une as secretarias de Proteção ao Cidadão e de Educação e Cidadania – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
As escolas públicas municipais de São José dos Campos contam diariamente com a proteção da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Programa de Ronda Escolar. Criado pela Lei 10.598/22, o programa é resultado de uma iniciativa pioneira que une as secretarias de Proteção ao Cidadão e de Educação e Cidadania. Essa ação integra as metas estabelecidas no Plano de Gestão 2021/2024.
As escolas municipais já contam com monitoramento 24 horas realizado pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Entre as propostas para os próximos anos, destaca-se a ampliação do número de câmeras inteligentes com tecnologia de reconhecimento facial. Além disso, está prevista a instalação de totens com câmeras inteligentes e “botão de pânico” integrados diretamente ao CSI, posicionados nas entradas das escolas, fortalecendo a segurança e permitindo o monitoramento em tempo real.
Ações da Ronda Escolar
– Rondas diárias nos horários de entrada e saída dos alunos
– Visitas periódicas às escolas para alinhar informações com a equipe gestora
– Treinamento dos profissionais da Ronda Escolar para abordagem com alunos, pais e profissionais da Educação.
Investimentos
Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu mais de R$ 900 mil reais em novos veículos, bicicletas elétricas e bases móveis para fortalecer a atuação da Ronda Escolar.
Segurança e Educação
Os agentes da Ronda Escolar recebem capacitação especializada para interagir com estudantes, pais e profissionais da educação. O treinamento aborda temas como gestão de conflitos e práticas pedagógicas, preparando-os para atuar de forma eficaz no ambiente escolar.
Fundhas prorroga inscrições para professor substituto
São cinco vagas para professor substituto na área pedagógica, além de cadastro reserva em Esporte e Lazer – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) prorrogou as inscrições para seleção de professores substitutos por tempo determinado. O processo seletivo é realizado pelo Indec (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação).
As inscrições podem ser feitas na internet até 6 de janeiro de 2025. O valor da inscrição é R$ 50. O pagamento deve ser feito até o dia 7 de janeiro. A prova será no dia 26 de janeiro.
São cinco vagas para professor substituto na área pedagógica, além de cadastro reserva em Esporte e Lazer.
O contrato é válido por até um ano, podendo ser prorrogado por até mais um ano. Entre os benefícios há vale transporte, subsídio no Plano de Saúde e vale-refeição ou alimentação. O valor da hora/aula é de R$ 14,23. Mais informações no edital.
Conheça a Fundhas
Ao longo dos 37 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens em São José dos Campos, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.
Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece projetos voltados à música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.
O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
Fundhas abre inscrições para admissão de mais 1.500 alunos
Para concorrer à vaga, o candidato deve ter no mínimo seis e no máximo 16 anos – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) abre nesta terça-feira (17) as inscrições para admissão de 1.500 alunos para frequentar as unidades a partir do início do ano letivo. Os interessados podem se inscrever até 20 de janeiro pelo site da Fundhas ou pela Central 156 (online ou por telefone).
Para concorrer à vaga, o candidato deve ter no mínimo seis e no máximo 16 anos, estar matriculado e com frequência regular em estabelecimento oficial de ensino. A família precisa residir em São José dos Campos há pelo menos dois anos.
A manutenção e ampliação do atendimento a crianças, adolescentes e jovens na Fundhas em toda a cidade é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.
Mantida pela Prefeitura, a Fundhas é o maior programa social de São José dos Campos e tem atualmente 6.000 atendidos, de 6 a 18 anos, realizando atividades no contraturno das aulas das escolas em 16 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade. Todos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte gratuitamente.
Banda da Fundhas participa da abertura do Natal Iluminado
A banda e o corpo coreográfico apresentaram-se na abertura do Natal Iluminado, na Praça Afonso Pena – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Depois de um ano repleto de conquistas e bons resultados, as crianças e adolescentes que integram a Banda da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) fizeram a última apresentação do ano na noite desta quinta-feira (12).
A banda e o corpo coreográfico participaram da abertura do Natal Iluminado, na Praça Afonso Pena, região central, evento da Prefeitura de São José dos Campos.
Confira aqui a programação.
O público presente vibrou com as músicas executadas pela banda, que vem de ótimos resultados obtidos no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, disputado em Amparo (SP), em novembro.
Formação
A Fundhas trabalha a iniciação musical voltada aos atendidos, com oficinas e aulas semanais. Aos que se interessam em aprofundar no estudo da música, é dada a oportunidade de participar da banda marcial.
O grupo participa de concursos e festivais frequentemente e tem se destacado no cenário da região, com apresentações dos músicos e do corpo coreográfico.
O grupo desenvolve atividades de música e dança dentro de uma filosofia educacional, possibilitando o desenvolvimento de vocações artísticas às crianças e aos adolescentes da instituição, que é mantida pela Prefeitura. Durante o ano, a banda se apresenta em eventos do município.
Alunos da Educação Integral apresentam espetáculos nas escolas
Neste ano, as apresentações aproximaram os alunos da comunidade com eventos nas próprias escolas – Foto: Paulo Amaral/FCCR.
As escolas municipais de São José tiveram um final de ano letivo agitado em 2024. Entre os meses de novembro e dezembro, 52 unidades de Ensino Fundamental abriram os portões e realizaram espetáculos circenses, teatrais, musicais, de dança e capoeira para a comunidade.
Os projetos foram desenvolvidos por cerca de 2.800 alunos da Educação Integral em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que disponibilizou a estrutura para as apresentações.
Com a proposta de promover a arte nos bairros das escolas, os espetáculos atraíram aproximadamente 8.600 espectadores, e mostraram temas diversos.
As apresentações foram produzidas ao longo de todo o ano e cada unidade teve liberdade para escolher como dar asas à imaginação dos estudantes, com oficinas realizadas no contraturno das aulas.
Também em parceria com a Fundação Cultural, as atividades de arte e cultura incluem música, dança, circo, teatro e mais.
Disponíveis para alunos desde a creche até o 9º ano, o ensino em tempo integral incentiva o desenvolvimento completo dos estudantes, atendendo às diferentes necessidades de aprendizagem e fortalecendo as competências socioemocionais.
Além destas propostas, a Educação Integral oferece ainda oportunidades para os alunos se desenvolverem em outras áreas, como esporte e tecnologia.
Crianças da Educação Infantil escrevem e ilustram livro coletivo
Inspirados por jovem escritora da mesma idade, os alunos da Emei Torataro Takitani criaram uma história juntos – Foto: PMSJC.
Quando se é criança, toda história começa com “Era uma vez…” e termina com um final feliz. Foi com este sentimento edificante que a turma de Pré II C da Emei Torataro Takitani, na região sul, realizou o sonho de escrever e ilustrar um livro.
Orientados pela professora Ana Lúcia de Souza Camillo, os alunos escolheram um tema que todos tivessem em comum: a própria escola onde estudam. Assim, surgiu “Uma Aventura Inesquecível”, que conta uma jornada de fantasia e amizade protagonizada pelos autores mirins.
A inspiração veio de outra aluna escritora da mesma faixa etária, Maria Eva de Abreu Sardinha, que lançou sua primeira obra, “Lizabeti e o Cachorro Perdido”, em 2022, às vésperas de completar 5 anos de idade, quando estudava na Emei Domingos de Macedo Custódio, localizada na região leste.
“Nós lemos o livro da Maria Eva em sala de aula e os alunos ficaram encantados ao saber que alguém da idade deles escreveu um livro. Isso despertou uma vontade enorme na turma de também fazer uma obra”, explica a professora Ana Lúcia.
“Eles se envolveram muito, pensaram juntos em toda a história, deram muitas ideias e no final fizeram os desenhos e coloriram. Tudo feito por eles, com carinho”, afirmou.
Nas primeiras páginas, a turma fez uma dedicatória para Maria Eva, hoje com sete anos. Nesta quarta-feira (11), ela foi até a escola para conhecer a turma que a homenageou e conversar com os amigos escritores.
“Fiquei muito contente de participar dessa homenagem e de conhecer o pessoal do Pré 2. O livro que eles fizeram é muito legal”, contou Maria Eva.

Maria Eva interage com a turma da Emei Torataro Takitani | Foto: PMSJC.
“Gostamos muito do livro dela e estamos felizes por termos o nosso agora também. Eu leio bastante em casa e na escola”, disse Arthur Romero Mesquita Silva, de 6 anos.

Professora Ana Lúcia exibe o livro junto com o aluno Arthur | Foto: PMSJC.
Em evento aberto para a comunidade, a equipe gestora distribuiu os livros para as famílias, que ficaram comovidas com a criatividade e imaginação das crianças.
Projetos de incentivo à leitura fazem parte das diversas ações em prol da alfabetização que as escolas da rede de ensino municipal realizam no decorrer de cada ano letivo.

A turma de pequenos autores comemora com as professoras o resultado do projeto | Foto: PMSJC.
Educação encerra o ano com aprovação em alta
Dados de novembro do Indsat apontam 88,2% de aprovação na educação e 93,2% na merenda escolar – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A rede de ensino municipal segue com altos índices de aprovação dos moradores, segundo o último levantamento realizado pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) em novembro deste ano.
A educação e a merenda escolar registraram, respectivamente, 88,2% e 93,2% de aprovação, somando as avaliações positivas e regulares, e obtiveram 680 e 728 pontos.
Desde julho de 2021, a merenda permanece com Alto Grau de Satisfação nas pesquisas, e a educação mantém este patamar há mais de um ano. Os números de ambos os setores também estão acima da média das Grandes Cidades, indicando os serviços entre os melhores do Estado.
O foco de todas as ações e investimentos da Prefeitura na Secretaria de Educação e Cidadania é voltado aos quase 80 mil alunos, de 0 a mais de 80 anos de idade, atendidos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), e acontece diariamente por meio do trabalho dedicado de mais de 6 mil servidores.
Somente na merenda escolar, são mais de 500 profissionais empenhados em preparar, acompanhar e servir mais de 70 mil refeições diariamente, com 18 cardápios diferentes, equilibrados, nutritivos e feitos com todo carinho e cuidado. Durante este ano letivo, mais de 4 milhões de refeições foram servidas.

Alimentação balanceada e saudável para os estudantes aprenderem mais e melhor | Foto: PMSJC.
Em São José, a rede de ensino municipal oferece diversos programas e projetos, como a Educação 5.0, voltada à formação de habilidades e competências socioemocionais e o uso de tecnologias, Educação Integral com oficinas de arte, cultura, esportes e tecnologia no contraturno escolar, materiais e jogos pedagógicos do Programa Recupera, Escola de Formação do Educador para capacitação continuada de professores, ações para manter a fila de creche zerada, entre outros.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela Indsat segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço.
As cidades avaliadas pela Indsat são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.
Os números, que refletem exclusivamente a opinião de 600 moradores participantes das pesquisas, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Saiba mais no site da Indsat.
EFE realiza formatura de novos professores
Formandos celebram o momento junto com familiares e convidados – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Emoção e alegria marcaram a noite desta quarta-feira (11) no Centro de Formação do Educador (Cefe). Após três meses de estudos e preparação, 20 novos professores comemoraram a formatura da Escola de Formação do Educador (EFE).
Esta turma foi composta pelos primeiros efetivados no concurso público vigente, que já convocou 128 aprovados.
A cerimônia contou com a presença dos formandos e seus familiares, além de convidados, autoridades e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.
Através da EFE, a Prefeitura de São José dos Campos valoriza e investe na capacitação dos educadores que atuam nas escolas municipais.
Os professores recebem apoio, qualificação e desenvolvimento de práticas pedagógicas, que possibilitam melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos disponibilizados pela rede.
Desde a abertura, em 2021, mais de 900 ingressantes já passaram pela EFE em 11 turmas diferentes.
Celebrar e reconhecer
A solenidade prestou homenagem ao ex-professor e diretor Alexandre Mesa, que se aposentou da rede este ano após quase 30 anos de trabalho na mesma escola: a Emefi Possidônio José de Freitas, localizada no residencial Galo Branco, região leste da cidade.
“Minha passagem pela rede me proporcionou um grande amadurecimento, crescimento profissional, emocional e como ser humano. Quero parabenizar a todos os formandos da EFE, que vocês possam despertar um sentimento de pertencimento à escola que escolheram, de vínculo com a comunidade e de referência para os alunos. Vocês farão a diferença na vida deles”, destacou.

Alexandre durante participação no evento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Representando seus colegas, as oradoras Débora Cristina Machado e Adriana da Costa Dias manifestaram o orgulho em participar deste momento e a gratidão pela EFE.
“Agradeço a todos os meus amigos por compartilharem um pouco de si durante essa nossa trajetória e também a todos os professores da EFE, que foram alicerces durantes todos os nossos dias aqui”, disse Débora.

Débora citou todos os colegas de turma em seu discurso | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
“Este curso nos mostrou que a formação docente é a base para transformar a educação pública. Saímos daqui não apenas mais preparadas, mas também mais confiantes, comprometidas e com uma visão clara do impacto que podemos ter na sociedade”, afirmou Adriana.

Adriana mencionou os aprendizados em sua fala | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Vem pra EFE!
Antes de irem para as salas de aula, todos os recém-efetivados pela Prefeitura recebem uma formação de até 3 meses voltada à atuação pedagógica, metodologias e utilização de novas ferramentas educacionais, disponibilizadas pelo programa Educação 5.0.
Durante este período, os educadores seguem recebendo salário de forma íntegra, desde a efetivação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.
As capacitações oferecidas pela EFE não se restringem somente aos recém-contratados. Os profissionais que já fazem parte da rede têm à disposição materiais, cursos, espaços inovadores e todo apoio da equipe pedagógica para aperfeiçoar seu trabalho.
O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) também conta com encontros geridos pela Escola de Formação. Além de professores, agentes educadores e equipes gestoras das escolas participam de especializações para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.
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Alunos do Pré II plantam árvores para turmas futuras
Dinâmica envolveu mais de 100 crianças que estão indo para o ensino fundamental no ano que vem – Foto: PMSJC.
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental representa uma mudança importante na vida dos alunos da rede municipal. Pensando nisso, as crianças e equipe do Cedin Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Residencial Flamboyant, prepararam uma ação especial para encerrar esta etapa.
Atendendo aos pedidos dos pequenos do Pré II, o marco de passagem escolhido foi o de plantar árvores na escola, para que as próximas turmas possam brincar na sombra.
E assim foi feito, antes de partirem para a nova fase, 105 alunos plantaram 5 árvores nativas, sendo elas: canudo-de-pito, manacá-da-serra, quaresmeira, jacarandá e cereja-do-rio-grande.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que participou com o trabalho dos profissionais que realizaram o plantio, além de escolherem quais seriam as melhores espécies para a condição do terreno disponível.
O contato com a natureza também rendeu momentos de conscientização, através de uma roda de conversa sobre educação ambiental. O bate-papo reforçou a importância da presença arbórea na cidade.
Por um futuro melhor
A iniciativa promove a construção de um ambiente escolar cada vez melhor para os estudantes. A proposta é fazer com que os alunos que estão no último ano da Educação Infantil deixem uma lembrança para os colegas que virão.
Carregando lições valiosas, os pequenos chegam ao Ensino Fundamental entendendo o valor de colaborar com o próximo, mesmo quando não vão usufruir das próprias ideias.
“Os alunos novos vão cuidar da árvore até ela crescer, junto com a nossa professora. Um dia, podemos voltar para visitar e ver como ela está”, conta Laura Gonzalez, de 6 anos.
“Foi uma ideia muito bacana, a turma deixa um legado na escola. Tenho certeza que vão levar essa experiência para a vida toda”, afirmou Flaviane, mãe da Laura.
Flaviane e Laura, mãe e filha, juntas com a árvore plantada | Foto: PMSJC.
A professora Luciana Faria reforça que os ensinamentos da atividade vão além da sala de aula. “É enriquecedor, pois eles aprendem sobre preservação da natureza e também os cuidados com a escola. É um ato de despedida, de um local onde eles passaram os primeiros anos de vida, deixando um presente para quem continua e também para quem está por vir”, destacou.
Para Pietro Felipe Oliveira, de 6 anos, o momento foi inesquecível. “As árvores fazem bem para gente e espero continuar plantando mais na minha nova escola, para que ela também fique bonita igual essa”, disse animado.

Pietro, ao lado da professora Luciana | Foto: PMSJC.
Escolas destaques em 2024 recebem homenagem
A cerimônia celebrou as escolas que atingiram melhores resultados em avaliações internas e externas, além da frequência dos estudantes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido neste ano letivo, a Prefeitura de São José dos Campos realizou um evento no Centro de Formação do Educador (Cefe), nesta terça-feira (10), para homenagear as conquistas das escolas municipais.
Com a presença de diretores, professores, equipes gestoras das unidades, autoridades e convidados, a noite especial celebrou a dedicação dos profissionais envolvidos em prol da excelência na educação.
A premiação foi definida com base em três critérios principais, analisando os dados de avaliações externas, das plataformas utilizadas pela rede e do monitoramento de frequência dos alunos.
Os certificados contemplaram não apenas os melhores resultados, mas também as escolas que apresentaram maior crescimento em relação aos anos anteriores, em indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Além da comemoração, a solenidade tem o intuito de incentivar o engajamento dos educadores que atuam na rede de ensino municipal. É por meio do esforço de cada um que os alunos podem desfrutar de uma educação de qualidade e acessível.
Inspiração e agradecimentos
A cerimônia contou ainda com a participação de quatro estudantes, de diferentes escolas e idades, no “Destak Talk”, um bate-papo interativo onde compartilharam suas opiniões sobre as ações e atividades que vivenciam em sala de aula.
A pequena Alice Vitória está no 1º ano da Emefi Profª Maria Amélia Wakamatsu e tem muito a agradecer aos professores. “Aprendi bastante este ano, especialmente matemática. Eu amo minha escola!”, disse.
Já Maya de Oliveira está se despedindo da Emei Torataro Takitani para iniciar sua jornada no ensino fundamental em 2025. “Me sinto preparada para começar na minha nova escola ano que vem, graças a tudo que me ensinaram”, contou.
Aluno da Emefi Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade desde o 1º ano, Luan Arantes do Nascimento, hoje no 6º, não esconde a satisfação com a escola. “Sou muito feliz aqui e grato aos professores e toda equipe. Foi incrível participar deste momento”, destacou o aluno.
Para Ingrid de Lima, aluna do 7º ano da Emefi Dom Pedro de Alcântara, os estudos na rede municipal estão fazendo a diferença. “Estou há dois anos na escola e sinto que me desenvolvi demais neste período”, afirmou.

Alice, Maya, Luan e Ingrid, acompanhados pela professora Juliana, durante o evento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Educação em destaque
Em 2024, as escolas da rede municipal de São José dos Campos se destacaram no Saresp e também no Ideb, onde obtiveram o melhor resultado entre as 9 maiores cidades do Estado de São Paulo no Ideb 2023.
São José conseguiu a nota 6,8 nos anos iniciais e 5,8 nos anos finais do ensino fundamental, ficando à frente das cidades paulistas com população superior a 500 mil habitantes, dos municípios da Região Metropolitana do Vale e acima das médias gerais do país e do estado.
Quando comparada com outras cidades brasileiras do mesmo porte, São José também aparece entre as primeiras colocadas, ocupando a terceira posição nos anos iniciais e o segundo lugar nos finais.
Os resultados refletem as ações e investimentos feitos pela Prefeitura na rede municipal de ensino, como o Programa Recupera, que visa intensificar as ações pedagógicas e minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem, com materiais e jogos didáticos para alunos.
São José tem mais de 20 mil alunos em tempo integral
Atividades no contraturno possibilitam que os alunos se desenvolvam em diversas áreas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos conquistou mais um marco na educação este ano. A rede de ensino municipal chegou a 20.046 alunos matriculados em tempo integral nas escolas, atingindo a Meta 6D do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025.
O objetivo estabelece que, no mínimo, 50% das escolas públicas ofereçam educação em tempo integral, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica. A rede alcançou 25,18%, com 9.001 estudantes do ensino fundamental e 11.045 da educação infantil atendidos.
Os números são provenientes dos dados preliminares do Censo Escolar 2024.
Segundo a Lei 14.640/2023, são consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades sob sua responsabilidade por pelo menos 7 horas diárias ou 35 semanais, em dois turnos.
Da creche ao 9° ano, o ensino em tempo integral promove o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, respeitando as diferentes necessidades de aprendizagem e a promoção das competências socioemocionais.
A cultura maker está presente do 1º ao 9º ano, em todas as escolas de Ensino Fundamental | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Tá ON!
A ampliação da Educação Integral no Ensino Fundamental, viabilizada pela PMEI 10.375/2021 (Política Municipal de Ensino Integral), conta com atividades sociais, artísticas, culturais, de esporte e tecnologia, visando uma formação mais completa dos estudantes do 1º ao 9º ano.
Com o tempo de permanência maior, os alunos ficam mais habituados com os estudos e podem escolher em qual área pretendem se aprimorar.
Ballet, jazz e teatro estão entre as opções de arte e cultura disponíveis nas escolas | Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Dentre as propostas extracurriculares, eles participam ainda de atendimentos especializados, apoio pedagógico, cursos preparatórios e de idiomas.
Além das oficinas presenciais, são ofertados conteúdos remotos por meio da Plei (Plataforma de Educação Integral) e os cursos on-line do Prepara, que podem ser acessados de casa.
Iniciativas como o Decolar e parcerias com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), CASDinho e o Atleta Cidadão expandem as opções, abrindo novas oportunidades para as crianças e jovens.
Decolar promove oficinas com voluntários em diversas áreas para alunos talentosos e superdotados | Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Os projetos integradores também proporcionam momentos dedicados à bem-estar e saúde, aprendizado com metodologias ativas e estímulo à inovação.
Na Emefi Profª Suely Antunes de Mello, a escola abriu as portas para comunidade escolar prestigiar os trabalhos realizados pelos alunos no 2º semestre. A prática é comum nas unidades da rede durante os “sábados letivos”, datas do calendário escolar em que acontecem reuniões de pais e outros eventos.
Para Wendell Oliveira, padrasto da aluna Letícia Gabrielle, o ensino em tempo integral é importante para que as crianças não fiquem ociosas. “É muito bom, ajuda no ensino e me dá a tranquilidade de que ela está ocupando o tempo com o que faz bem. Foi ótimo acompanhar a apresentação da minha filha e me conectar mais com o aprendizado dela”, afirmou.
“Eu acho legal demais, tenho experiências diferentes de tudo que eu já fiz na vida e aprendo bastante”, diz Letícia aprovando as novidades.
Letícia e Wendell durante a exposição dos projetos integradores na escola | Foto: PMSJC.
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Fundhas divulga lista de classificados no programa Agente Cidadão
Aprovados receberão auxílio financeiro, vale-transporte e uniforme – Foto: PMSJC.
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, divulgou nesta sexta-feira (6) a lista dos classificados para o programa Agente Cidadão. Foram selecionados 200 candidatos, por meio de análise com base em critérios estabelecidos na lei que cria e institui o programa.
Os convocados deverão entregar a documentação para contratação de 13 a 20 de janeiro, na sede da Fundhas (Rua Santarém, 560, Parque Industrial, na região sul), conforme convocação que será feita através de e-mail e telefone cadastrados.
Os passos seguintes são o acolhimento institucional, nos dias 17 e 18 de fevereiro, e o início das atividades nos órgãos da Prefeitura de São José dos Campos, no dia 19 de fevereiro.
A implantação do Agente Cidadão, em julho de 2022, é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.
Capacitação
O objetivo é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal. A duração de cada turma é de seis meses. Entre as possibilidades para o desenvolvimento profissional, estão previstas atividades durante quatro dias da semana por quatro horas.
Uma vez por semana, haverá qualificação profissional do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) na modalidade ensino a distância, com carga horária de 160 horas. O programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.
São José conquista selo nacional de ouro em alfabetização
Estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), o selo reconhece a eficiência de ações alfabetizadoras de cidades de todo país – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
É ouro para São José dos Campos! O município se destacou no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, atingindo a categoria máxima nos critérios de avaliação.
A meta é definida pelo Ministério da Educação (MEC), que busca garantir a alfabetização de 100% das crianças até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. Para alcançar a classificação em ouro, são necessários de 85 a 100 pontos, São José soma 93 de pontuação. O anúncio foi feito pelo MEC nesta quinta-feira (5).
Com a qualificação garantida, o município é reconhecido, mais uma vez, como referência em práticas pedagógicas para todo o Brasil.
O resultado obtido é consequência dos investimentos realizados pela Secretaria de Educação e Cidadania, possibilitando a implementação de programas inovadores, como a Escola 5.0, que traz recursos tecnológicos para dentro das salas de aula, e o Recupera, intensificando o ensino de Língua Portuguesa e Matemática com materiais próprios e jogos didáticos para os alunos.
Através destas e outras iniciativas, os profissionais da educação viabilizam a concretização de projetos e contribuem essencialmente para esta conquista valiosa para a cidade.
Sobre o selo
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) busca garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar as aprendizagens dos anos iniciais impactadas pela pandemia.
Os princípios do programa envolvem a promoção da equidade educacional, considerando diferentes contextos sociais e regionais, além de fomentar a colaboração entre estados e municípios.
As metas do CNCA incluem estruturar um regime de cooperação, monitorar o progresso da alfabetização e oferecer suporte técnico e financeiro para as escolas públicas. Também prevê a distribuição de materiais didáticos, a criação de sistemas de avaliação e a formação continuada de educadores, reforçando a infraestrutura e a qualidade pedagógica.
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Mais 73 professores aprovados em concurso são efetivados
Esta é a terceira e maior convocação do concurso vigente até o momento – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José efetivou novos professores aprovados no concurso público, realizado em dezembro de 2023. Nesta sexta-feira (6), 73 convocados foram até o Cefe (Centro de Formação do Educador) para apresentar os documentos exigidos para efetivação.
Os professores são da modalidade P1, que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no curso regular quanto na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Esta é a 3ª e maior convocação do concurso vigente até o momento, que já efetivou 26 aprovados em julho e 29 em novembro, totalizando 128 novos professores para a rede de ensino municipal.
Todos passarão por formação preparatória para exercício da função na Escola de Formação do Educador (EFE). A escolha do local de trabalho segue a ordem de classificação no concurso público, homologado em abril deste ano.
Desde 2017, a Prefeitura efetivou mais de 3.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão.
Após atuar um ano como professora PD (Prazo Determinado), Alicia Reis, de 23 anos, comentou sobre a emoção ao ser chamada. “Quando começamos a faculdade, já nos planejamos e esperamos por esse momento. É um dia muito especial, me sinto realizada”, afirmou.

Alicia Reis será professora na Educação Infantil em 2025 | Foto: PMSJC.
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Mostra Tecnológica expõe trabalhos de alunos do Cephas
Os projetos de conclusão dos cursos técnicos foram apresentados; profissionais convidados destacam qualidade da Mostra – Foto: PMSJC.
A abertura da 8ª edição da Mostra Tecnológica do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) reuniu trabalhos de conclusão dos alunos dos cursos técnicos nesta quinta-feira (5), na sede da instituição.

Para a diretora do Cephas, Ruth Zorneta, o evento é um momento importante para os alunos demonstrarem o resultado de todo o aprendizado. “Eles mostram a excelência do trabalho de qualificação profissional que desenvolvem dentro do semestre”, destacou.
Inovação
Os alunos Marcos Oliveira, Nataly Pires e Sabrina Silva, do curso Técnico em Mecânica, desenvolveram um equipamento voltado para pequenos agricultores que serve para arar e semear ao mesmo tempo. Construído com sobras de material reciclado, a máquina é comandada por um rádio controle.
“Nossa proposta é que o equipamento seja usado para reflorestamento e agricultura familiar”, explica Sabrina.
Sabrina, Nataly e a máquina comandada por rádio controle | Foto: PMSJC.
Na sala de Enfermagem, diversos trabalhos chamaram a atenção dos visitantes. “Fizemos um circuito com os trabalhos dos alunos na assistência à saúde e finalizamos com a simulação de um parto cesárea, com a participação ativa deles”, explicou Aline Daniel, professora do curso Técnico em Enfermagem.

Equipe que simulou o parto cesárea | Foto: PMSJC.
A empresa parceira Missim apresentou um simulador que permite experiências didáticas imersivas, com uso de óculos de realidade virtual. É possível, por exemplo, ver e manipular peças de uma turbina de avião.
Francisco Roxo, vice-presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) e ex-presidente da Fundhas, prestigiou o evento. “Sensacional, a gente vê tanto conhecimento, tanta inovação, coisas novas, estão de parabéns”, disse Roxo.
“A gente percebe que os alunos têm um interesse diferenciado. Eles sabem que aqui é uma grande alternativa para a formação deles e para a conquista de um espaço no mercado de trabalho”, comentou José Antônio Marcondes Cesar, arquiteto e membro da Aconvap.

Alunos participaram de simulação com óculos de realidade virtual | Foto: PMSJC.
Psicólogos e assistentes sociais transformam vidas nas escolas
Júlia Nishino e Sofia Lopes, da Emefi Jacyra Vieira Baracho, aprovam o atendimento com a psicóloga – Foto: PMSJC.
Em São José dos Campos, a rede de ensino municipal está sempre buscando formas de atender plenamente aos alunos e suas famílias. Com este objetivo, o SOE (Serviço de Orientação Educacional) atua em todas as escolas garantindo uma educação íntegra e de qualidade.
Para apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes, 20 psicólogos acompanham as unidades de ensino fundamental desde 2023. Semanalmente, eles realizam ações em grupo de acolhimento e atividades socioemocionais.
Os encontros têm foco nos estudantes com alterações emocionais ou comportamentais, que geram prejuízos no processo de aprendizagem.
Segundo a psicóloga escolar Luzimara Keyla, a aceitação dos alunos é alta e os impactos beneficiam toda a rotina escolar. “Nossa presença foi muito bem recebida e aos poucos conquistamos a confiança deles, para se sentirem confortáveis em compartilhar suas inseguranças conosco. Depois, identificamos se há necessidade de atendimentos individuais e procedemos com os encaminhamentos necessários para cada caso”, explicou.
“Com o tempo, notamos que os alunos ficam mais calmos e melhoram a autoestima, o que resulta em um bom desempenho nas aulas e avaliações”, destacou.
Na Emefi Profª Jacyra Vieira Baracho, as alunas Sofia Lopes e Júlia Nishino estão no 9º ano e reconhecem a importância deste cuidado nas escolas.
“Eu acredito que todos precisam dar atenção à saúde mental, e muitas pessoas não têm acesso. Este primeiro contato na escola é fundamental para nosso autoconhecimento”, afirmou Sofia.

Sofia participa de conversa com a psicóloga Luzimara | Foto: PMSJC.
“Vejo que além de ajudar na parte acadêmica, humaniza a forma como somos tratados. A psicóloga me ajudou a enfrentar questões pessoais, sou muito grata”, disse Júlia.

Júlia escuta atentamente a fala da psicóloga | Foto: PMSJC
Assistente Social
O SOE também conta com o serviço social, crucial para identificar situações de vulnerabilidade social e violações de direitos, prestando todo suporte às famílias que precisam.
Implementado em 2021, o serviço acontece por meio de parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e atende as escolas de educação infantil e ensino fundamental.
Os assistentes sociais estreitam laços com os pais e responsáveis, e agem na prevenção ao absenteísmo e evasão escolar, com um trabalho intenso de Busca Ativa e monitoramento de frequência.
Estes profissionais articulam com toda a interface de serviços públicos e privados, visando a assistência completa aos alunos e suas famílias nas mais variadas complexidades sociais, quando interferem no rendimento escolar.
Para Sandra Aquino, assistente social, a colaboração com a escola é indispensável. “Hoje, felizmente, nós já estamos consolidados nas unidades e as famílias nos procuram com as demandas. Porém, muitas vezes é exigido um esforço em conjunto para encontrar estes casos e direcioná-los corretamente”, ressaltou.
“Através de conversas e escutas, fortalecemos os vínculos com a escola e com as famílias, reforçamos os direitos e deveres de cada um, prezando sempre em oferecer o melhor aos estudantes”, afirma.

Sandra Aquino durante atendimento do SOE | Foto: PMSJC.
Silvia Santiago é mãe do Jean, aluno do 9º ano na Emefi Jacyra. O filho está no espectro autista e passou por dificuldades no ano passado, até que o serviço social entrou em ação para auxiliar a família.
“Eu, meu marido e filho fomos muito bem acolhidos pela equipe e isso fez a diferença para que o Jean não desistisse da escola. Nos ajudaram desde o começo e isso mudou para sempre a trajetória dele, como aluno e pessoa. Tenho certeza de que ele terá só boas lembranças dessa fase”, relatou a mãe.

Silva e Jean recebem as orientações da Sandra | Foto: PMSJC.
Fundhas inicia processo de contratação do Jovem Aprendiz
Estudantes, de 16 a 22 anos terão registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos e curso teórico no Cephas – Foto: PMSJC.
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em parceria com empresas de São José dos Campos iniciou nesta quarta-feira o processo de contratação do Programa Jovem Aprendiz destinado aos alunos da instituição.
Por meio do programa, os estudantes, de 16 a 22 anos terão registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS, férias, vale-alimentação, vale-transporte e um dia por semana de curso teórico no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
Para José Carlos da Costa, esta é uma ótima oportunidade para a filha Giovana, que foi contratada pela Johnson & Johnson. “É muito gratificante ver que ela vai iniciar nesta empresa, só tenho a agradecer”, disse orgulhoso.
Giovana Costa, de 18 anos, cursou Técnico em Química no Cephas e se semte animada com o desafio. “Estou muito feliz com essa nova oportunidade, vou ter minha primeira experiência de trabalho”, afirmou.

Iago de Barros tem 16 anos e faz o curso de Administração no Cephas, ele já havia tentado uma vaga, mas não conseguiu, porém agora, o resultado foi diferente. “Em outubro fiz uma entrevista e não passei, tentei de novo e agora consegui na Johnson como assistente administrativo. Estou muito feliz”, contou.
Programa de Aprendizagem
O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de profissionais de 14 a 24 anos com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional.
A iniciativa é fruto da Lei nº.10097/2000 da Aprendizagem, que diz que todos os estabelecimentos devem empregar um número de jovens aprendizes que corresponda de 5% a 15% do total de seus funcionários.
Cephas divulga resultado final de aprovados no Vestibulinho
Ao todo, foram oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos de nível médio – Foto: PMSJC.
O Cephas (Colégio de Educação Hélio Augusto de Souza), divulgou nesta terça-feira (4) o resultado final do Vestibulinho. A prova, que atraiu cerca de 700 candidatos, foi realizada no dia 24 de novembro.
Ao todo, foram oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos de nível médio: Administração, Enfermagem, Mecânica, Eletrônica, Química e Edificações. As aulas começam no dia 23 de janeiro de 2025. Confira aqui.
Também foi publicada a convocação para a primeira chamada das matrículas, que deverão ser feitas nos dias 5, 6, 9 e 10 de dezembro na sede do Cephas (Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José), nos dias e horários definidos para cada candidato que passou nas provas.
Apresentação de final de ano emociona o público na Fundhas
Crianças encenaram adaptação de conto de Natal na unidade sede da Fundhas – Foto: PMSJC.
Crianças atendidas em unidades da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) apresentaram uma adaptação do conto “O rapto do Papai Noel” nesta terça-feira (3).
O auditório da sede da Fundhas, no Parque Industrial (região sul), ficou lotado com pais, funcionários e alunos que prestigiaram o evento.
“Ensaiamos durante um mês e trouxemos essa peça para encantar a todos, com essa turma que vai de 6 a 13 anos”, explicou Isabel Bezerra, contadora de histórias.
Márcio Rocha veio com a esposa ver as filhas atuarem. “Emocionante ver as crianças se desinibindo na frente do público e o desenvolvimento delas”, comentou.
A filha Hanna, de 9 anos, estava feliz com a apresentação. “Foi emocionante, gosto muito de participar do teatro e eu sinto que para os outros faz o dia deles mais feliz”, contou.
Jean Continardis, de 12 anos, fez o papel do Papai Noel. “Foi muito bacana, é melhor assim quando tem os ‘menorzinhos’ assistindo, eles curtem muito mais”, afirmou.
“Todas as crianças estão de parabéns e a equipe maravilhosa de professores e coordenadores. Os figurinos muito bem feitos, só tenho a agradecer à Fundhas”, comentou Alan Ferraz, pai da Ana Júlia e da Isabele.
Fundhas
Mantida pela Prefeitura, a Fundhas contribui com a formação de crianças e jovens do município. Além de atender os alunos no contraturno escolar, a instituição desenvolve parcerias e executa projetos e programas que visam a capacitação profissional em áreas de grande demanda e desenvolvimento pessoal.
Emefi Luzia Levina é bicampeã dos Jogos Escolares
Com 1.160 pontos, a escola do Jardim Cruzeiro do Sul garantiu o segundo título consecutivo da competição – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.