EDUCAÇÃO, CURSOS E AÇÕES SJC

 

Exposição interativa no MIC celebra os 45 anos da Revap

 

A mostra apresenta maquetes, vídeos explicativos e experiências imersivas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

O Museu Interativo de Ciências (MIC) inaugurou nesta quinta-feira (27) uma exposição especial em comemoração aos 45 anos da Revap em São José dos Campos. A mostra, que ficará disponível até 27 de setembro, convida o público a explorar de forma dinâmica e educativa o papel da Refinaria Henrique Lage no cotidiano das pessoas, além de abordar temas como transição energética, inovação no setor de refino e sustentabilidade.

A escolha do MIC para sediar essa celebração não é por acaso. Mantido pela Prefeitura, o museu é reconhecido pela proposta inovadora de ensino, tornando a ciência acessível e envolvente para visitantes de todas as idades. Com essa iniciativa, a Revap tem o objetivo de reforçar a conexão com a comunidade, utilizando um espaço dedicado ao aprendizado para contar a história e destacar a importância da refinaria no desenvolvimento do Vale do Paraíba.

A exposição apresenta painéis interativos, maquetes, vídeos explicativos e experiências imersivas, proporcionando aos visitantes uma visão abrangente do processo de refino e das inovações tecnológicas aplicadas ao setor. Além disso, a parceria entre a Revap e o MIC reafirma a importância do investimento na educação científica e no estímulo à curiosidade dos jovens.

“Hoje quero chamar a atenção não apenas para a Revap, para uma questão comercial, mas ao fato de estarmos também preocupados com a educação, com os nossos jovens, a nossa esperança, que é algo fundamental”, afirmou o gerente geral da Revap, Alexandre Coelho. “As crianças já são o presente da nossa nação.”

A relação entre a Revap e a cidade sempre foi estreita, e a exposição no MIC fortalece esse vínculo ao oferecer à população uma oportunidade de conhecer melhor o impacto da refinaria na economia, na tecnologia e no futuro energético do país. A mostra tem entrada gratuita e promete ser uma experiência enriquecedora tanto para estudantes quanto para o público em geral.

O MIC funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Ensino municipal ganha prêmio por excelência em alfabetização

Cerimônia de entrega foi realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo – Foto: PMSJC.

Mais uma conquista para a Educação 5.0 de São José dos Campos. A cidade se destacou no prêmio Excelência Educacional em Alfabetização, registrando 81% de alunos leitores, segundo dados do Governo do Estado.

Em cerimônia realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, na terça-feira (25), representantes da Prefeitura receberam a premiação, que integra o programa Alfabetiza Juntos SP, do governo estadual, que é destinado aos 645 municípios paulistas e às 91 diretorias de ensino.

“Este prêmio é resultado da parceria entre a educação infantil e o ensino fundamental, onde, juntos, trabalhamos na alfabetização dos alunos do pré 1 ao 2º ano para que todos possam ser alfabetizados na idade certa”, disse a coordenadora da Educação Infantil, Francilene Silvério.

Alfabetiza Juntos SP

A premiação contemplou cidades que atenderam os requisitos exigidos pela Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, que têm como objetivo garantir a alfabetização dos alunos até o final do 2º ano do ensino fundamental.

O programa Alfabetiza Juntos SP busca fortalecer a colaboração entre Estado e municípios para garantir um ensino de qualidade, integrando diferentes etapas da educação básica e promovendo o aprendizado dos alunos sem interrupções que possam prejudicá-los.

Foi lançado pelo Governo do Estado em 2024, com a meta de ter 90% de crianças leitoras até 2026. De acordo com a última avaliação, no segundo semestre do ano passado, o número de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que sabem ler adequadamente na rede pública paulista avançou 57%.

Cephas oferece mais quatro cursos presenciais gratuitos

Um deles é o curso teórico e prático de mecânica de bicicletas, com 15 vagas – Foto: PMSJC.

 

 

O Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) abre nesta quarta-feira (26) as inscrições para quatro cursos presenciais gratuitos.

No Centro de Inovação Sul será oferecido o curso Mecânica de Bicicletas: Da Teoria à Prática (15 vagas).

Já no Centro de Inovação Norte vão acontecer os cursos Administração na Prática: Rotinas Essenciais (20 vagas), Escrever Bem: Curso de Redação e Produção Textual (20 vagas) e Excel Fácil: Domine as Funções Essenciais (15 vagas).

Todos têm duração de 20 horas, com início no dia 5 maio. Para se candidatar, é necessário ter idade a partir de 16 anos e ensino fundamental.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril pelo site da Prefeitura de São José dos Campos ou pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

 

Jornal do Japão faz reportagem sobre educação e visita o Cephas

A comitiva esteve presente na unidade central e no polo do colégio no PIT – Foto: PMSJC.

 

Dois repórteres do jornal Seikyo Shimbun, do Japão, visitaram o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) na segunda-feira (24). Eles estão fazendo uma reportagem especial sobre a educação no Brasil, com destaque para boas práticas pedagógicas e educadores que adotam uma abordagem humanística de ensino.

A ação foi viabilizada pela Associação Brasil Soka Gakkai, representante da SGI (Soka Gakkai Internacional), organização filiada à ONU, presente em 192 países e voltada à promoção da paz, cultura e educação com foco no desenvolvimento humano.

Representantes da SGI também acompanharam a visita, que se iniciou no polo do colégio no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) e terminou no Cephas, onde foram recepcionados por um grupo de alunas vestidas com trajes típicos do Japão.

“Eles têm um interesse muito grande no país porque o Brasil é muito acolhedor, não tem tantas barreiras étnicas, culturais”, disse Osvaldo Imamura, consultor da Brasil Soka Gakkai. “Então eles querem recolher material suficiente para tentar entender o que está por trás disso e quanto está sendo tão importante para a educação e a criação de valores.”

Para a diretora do Cephas, Suzana Kizen, a visita é também uma oportunidade de agradecer o apoio da Associação Brasil Soka Gakkai e mostrar o trabalho desenvolvido ao longo de 24 anos na instituição. “É um momento especial porque a SGI foi a organização que deu todo o suporte para a inauguração da nossa biblioteca [que leva o nome do fundador Daisaku Ikeda] quando o Cephas foi inaugurado, com a doação de livros, principalmente para o curso de enfermagem. Estamos muito felizes com essa visita.”

Depois de visitar escolas em Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ), o repórter Masayuki Omiya disse estar surpreso com a realidade que vivenciou. “Pude perceber o grau de educação inovadora que estão desenvolvendo aqui no Brasil. Cada região tem seus desafios, mas o ponto em comum entre eles é que estão enfrentando com bastante seriedade. E em todos os educadores que entrevistei, percebi a premissa de acreditar no potencial de cada aluno. Isso me deu a convicção que o país se desenvolverá muito mais.”

São José dos Campos recebe prêmio de excelência educacional

O reconhecimento reforça o compromisso da Prefeitura com o ensino de qualidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos será destaque na alfabetização em evento nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, em São Paulo. A premiação integra o programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado, que é destinado aos 645 municípios paulistas e às 91 diretorias de ensino.

O objetivo é garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano, além de dar suporte e apoio aos alunos do 3º ao 5º ano. Esse reconhecimento reforça o compromisso da cidade com a educação e qualidade do ensino, refletindo o empenho de toda a rede municipal.

Durante a cerimônia, haverá uma breve celebração em homenagem aos municípios destaques na alfabetização e a entrega do prêmio Excelência Educacional.

Alfabetização e leitura

Com ações estratégicas voltadas à alfabetização, a Prefeitura investe na formação contínua dos professores, na contratação de profissionais, no programa Recupera Alfabetização – que intensifica o ensino com materiais estruturados e jogos pedagógicos – e na busca ativa de alunos para garantir que nenhuma criança fique para trás.

Além disso, são metas da Prefeitura a criação de programas voltados para a alfabetização na idade certa e também de leitura para que os alunos da rede municipal sejam fluentes nessa competência.

Alfabetiza Juntos

O programa Alfabetiza Juntos foi lançado pelo Governo do Estado em 2024, com a meta de ter 90% de crianças leitoras até 2026. De acordo com a última avaliação, no segundo semestre do ano passado, o número de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que sabem ler adequadamente na rede pública paulista avançou 57%.

Escola do Rio Comprido ganha investimentos da Educação 5.0

Alunos e professores da unidade, que teve o maior crescimento no último Ideb – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

É muito mais do que o selo de certificação. É a realização de um sonho, a consolidação de novas possibilidades de aprendizado e transformação digital e a abertura de novos campos do conhecimento para crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de São José dos Campos certificou, com o selo de Educação 5.0, a Emefi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) Mercedes Maria Perotti, no Rio Comprido, na região sul.

Foi uma manhã de festa para os estudantes, professores e a direção da unidade, que foi a escola municipal da cidade com o maior crescimento no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a nota subindo de 5,5 para 7.

“É a realização de um sonho”, disse a professora Tacília Goiana Silva, que leciona na turma do 4º ano. “Nossa escola tem melhorado muito e, com a certificação 5.0, avançará ainda mais. Fortalecerá o trabalho dos professores, mas os maiores beneficiados serão os alunos.”

Doralice e Pablo estão empolgados com as novidades | Foto: PMSJC.

Aprendizado facilitado

Participante das oficinas de balé, Doralice Oliveira Santos, que tem 9 anos e cursa o 4º ano, fez uma apresentação de dança com as colegas para os professores, alunos e convidados que participaram da solenidade nesta sexta.

“Comecei a fazer balé há um ano aqui na escola e gosto muito. Também gosto da merenda e da educação. Fiquei feliz com as novas salas, como a de leitura. Vai ser muito bom.”

Estudante do 5º ano, Pablo Ryan Pereira, de 10 anos, participa das oficinas de tecnologia e esportes, jogando futebol. Agora, está empolgado.

“A escola é muito boa, e ficamos o dia todo aqui nas aulas e participando das oficinas. Agora, está ainda melhor com a Sala de Leitura e a Sala Google. Vai ficar mais fácil para aprender.”

Apresentação de balé, uma das oficinas do ensino em tempo integral | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Avanços

A Emefi Mercedes Perotti foi a 34ª escola a receber o selo Educação 5.0. Somente neste ano, já foram certificadas as escolas Sônia Maria Pereira da Silva (Novo Horizonte) e Maria Augusta Moreira da Costa (Jardim Uirá).

A escola do Rio Comprido foi municipalizada há 14 anos e tem 160 alunos em período integral, com os estudantes ficando na unidade o dia todo. Eles participam de oficinas e atividades de dança, música, tecnologia, pintura em tela, esporte, balé, circo e desenho.

Com a certificação 5.0, os alunos serão atendidos com espaços novos completamente equipados, como as salas Google, Maker, de Leitura e para Educação Especial.

A Sala Google garantirá avanços ainda maiores | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

O programa

O programa Educação 5.0 possibilita que a educação pública se atualize e acompanhe o desenvolvimento do mundo, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Os novos ambientes, salas, laboratórios, ferramentas tecnológicas e projetos pedagógicos visam o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, que se preparam para o futuro.

O programa Educação 5.0 foi lançado pela Prefeitura em 2021 e visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

Foi dia de festa para mais uma escola: já são 34 com Educação 5.0 | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Tesouros

Como disse Daniela Ricotta Pereira Rosa, a diretora da Emefi Mercedes Perotti, os alunos são os tesouros que os professores recebem dos pais.

Com a Educação 5.0, conforme está escrito em uma das paredes da escola, os alunos farão coisas incríveis e alçarão voos cada vez mais altos, com ensino de qualidade, inovação e tecnologia para um futuro promissor.

São José realiza abertura dos Jogos Escolares nesta terça-feira

Cerimônia terá a presença dos representantes das 68 escolas do ensino fundamental participantes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Haja emoção. A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta terça-feira (18), a partir das 9h, a abertura dos 36º Jogos Escolares da rede de ensino municipal. A solenidade será na Farma Conde Arena, no Jardim das Indústrias.

Os Jogos Escolares são tradição na rede municipal e vão acontecer até novembro, com a disputa de nove modalidades esportivas envolvendo cerca de 10 mil alunos de 68 escolas do ensino fundamental.

A Escola Municipal Luzia Levina Aparecida Borges, do Jardim Cruzeiro do Sul (região sul) foi a campeã dos dois últimos anos.

O objetivo é promover a interação entre os estudantes e o desenvolvimento de valores que contribuam na formação de cidadãos íntegros, possibilitar a continuidade do trabalho pedagógico dos professores de educação física e proporcionar a prática de modalidades esportivas em ambiente seguro, com orientação e fair play (jogo limpo).

Escola Ativa

Na educação integral, o programa Escola Ativa oferece 14 modalidades esportivas e mais de 6 mil vagas, com opções diversas no contraturno escolar. Badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô e xadrez são algumas delas.

O Escola Ativa é desenvolvido na rede de ensino municipal há 7 anos. Desde 2022, também é considerado parte da educação integral, ampliada nas escolas de ensino fundamental, por meio da parceria com o IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba).

A educação integral oferece atividades diversas visando a formação mais completa dos alunos do ensino fundamental, considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural.

  

 

Prefeitura abre inscrições para voluntários do programa Decolar

Os instrutores assumem atividades nas áreas de atuação e participam de encontros semanais com os alunos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos está com inscrições abertas para voluntários interessados em atuar no Decolar – Desenvolvimento do Potencial e Talento. O programa acompanha os alunos com altas habilidades que estudam nas escolas municipais, oferecendo atividades no contraturno.

O edital, com a lista de documentos e a ficha de inscrição, está disponível no site da Prefeitura. O cadastramento pode ser feito até o final do ano.

O Decolar busca instrutores nas seguintes áreas: culinária, confeitaria, desenho, programação, astronomia, matemática, inglês, japonês, português, espanhol, francês e história. Os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 3912-1064 ou e-mail cedet.cee@sjc.sp.gov.br.

O trabalho voluntário tem por objetivo fomentar atividades cívicas, culturais, educacionais, científicas, recreativas e de assistência social. Os instrutores normalmente assumem as ações em áreas específicas com competência exclusiva da respectiva área de atuação. Os encontros com os estudantes são realizados semanalmente e têm duração de uma hora e meia.

Projeto

O Decolar visa estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados talentosos. Após identificados e inscritos no programa, eles elaboram um plano individual de trabalho, baseado nos interesses de cada um nas diversas áreas do conhecimento humano, a fim de desenvolver ao máximo o potencial.

Para fazer parte do projeto, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (do 2º ao 5º ano). Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.

Cefe promove formação para cuidadores infantis da região leste

A capacitação abrange 400 profissionais, que vão ampliar as equipes das escolas municipais de educação infantil – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (17), no Cefe (Centro de Formação do Educador ), a segunda formação dos cuidadores infantis da rede de ensino municipal. Participaram do evento 137 profissionais da região leste.

A formação começou na segunda-feira (10), marcando o início da capacitação dos cuidadores recém-contratados por meio do termo de colaboração com as organizações da sociedade civil (OSC) vencedoras do edital.

A capacitação, que atende o Plano Nacional de Educação e o currículo de educação infantil do município, contemplou 400 profissionais, que vão ampliar as equipes das escolas municipais de educação infantil de todas as regiões da cidade.

Os novos colaboradores atuarão no cuidado com a primeira infância, desempenhando atividades de apoio no desenvolvimento das ações pedagógicas e aprimorando o atendimento de crianças até 5 anos de idade.

A Prefeitura também realizou ações de acolhimento nas próprias unidades escolares para integrar os novos cuidadores que chegam às escolas infantis. Esse modelo não implica demissão de agentes educadores, mas sim na ampliação do quadro de profissionais, promovendo uma equipe mais preparada para atender as crianças.

Qualificação

Para garantir um serviço de excelência, todos os cuidadores das OSCs contarão com formação inicial específica, conduzida pela equipe da rede de ensino municipal. Haverá ainda formações continuadas, assegurando o alinhamento entre todos os profissionais envolvidos na educação infantil.

O termo de colaboração entre o município e as OSCs reafirma o compromisso da Prefeitura em oferecer atendimento de qualidade, unindo educação e cuidado na rotina escolar. A iniciativa fortalece o suporte às crianças e contribui para o desenvolvimento de um ambiente escolar ainda mais acolhedor e seguro.

Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem entrar em contato com a equipe gestora das escolas ou a Secretaria de Educação e Cidadania.

Alunos dos Centros de Inovação da Fundhas recebem certificados

A cerimônia teve a participação de funcionários, autoridades e professores – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A quadra da sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial, foi palco nesta sexta-feira (14) da cerimônia de entrega de certificados aos alunos dos Centros de Inovação Sul, Norte e Eugênio de Melo.

Cerca de 600 formandos, que cursaram 19 cursos, receberam os cumprimentos pela jornada. Para Ana Gabrielle, de 17 anos, oradora da turma, fazer o curso de almoxarifado pode abrir portas futuramente. “Quase todas as empresas têm esse setor, então acho muito importante ter essa habilidade quando eu for procurar uma colocação no mercado de trabalho.”

Edna Moreira veio prestigiar a formatura do filho, Eder. “Um orgulho estar aqui, uma alegria ver mais uma etapa na vida dele.”

“Foram seis meses ótimos, convivência tranquila em sala, um curso muito bom e ajuda bastante futuramente”, disse Francisco Oliveira, de 16 anos, que fez o curso de webdesign na unidade Eugênio de Melo.

Fundhas

Mantida pela Prefeitura ao longo dos 37 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens, que viram a possibilidade de realizar sonhos e de obter crescimento profissional.

Com atuação no contraturno da escola, a fundação oferece projetos voltados a diversas áreas – música, dança, teatro, artes, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade – e mantém cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

Escola no Jardim Uirá recebe certificação 5.0

O programa já conta com 33 unidades certificadas na rede municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A rede municipal de São José dos Campos agora possui mais uma escola 5.0 certificada: a Emefi Profª Maria Augusta Moreira da Costa!

Em cerimônia realizada na própria unidade, que fica no bairro Jardim Uirá, região sudeste da cidade, a celebração reuniu alunos, equipe escolar e autoridades no local.

Com a ampliação, a escola que antes atendia somente as turmas de anos iniciais (1º ao 5º ano), passará também a atender turmas de anos finais (6º ao 9º ano). As primeiras salas de anos finais já estão tendo aula, com a expansão gradual das turmas até o último ano do Ensino Fundamental em 2027.

O ambiente escolar, que atende 810 alunos, foi completamente revitalizado com a certificação, a escola agora conta com Sala Google, Sala Maker, Sala de Leitura, Laboratório de Ciências, Sala de Artes, Sala de Artes Corporais e salas para Educação Especial e Programa Recupera.

Além da tecnologia e infraestrutura, os investimentos também beneficiam os estudantes com diferentes atividades que priorizam as habilidades e competências socioemocionais, com novas ferramentas e materiais pedagógicos, projetos e muito mais.

Clima de empolgação

Atendendo aos pedidos da comunidade escolar, a expansão vai beneficiar muitas famílias da região, os estudantes demonstraram estar entusiasmados com as novidades.


Giovanna ficou orgulhosa da escola que foi toda modernizada | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Giovanna Emilly Castro de Lima tem 12 anos e estuda na unidade desde o 1º ano, ela ficou aliviada com a chegada das mudanças. “Eu sempre gostei dessa escola e nunca quis me afastar, meus pais também gostaram porque não vão precisar me trocar de escola”, afirmou.

Para Ítalo Miguel de Jesus Batista, de 7 anos, que está no 2º ano, pode cursar o Ensino Fundamental inteiro em uma escola revitalizada é de se animar bastante. “A escola ficou mais bonita e maior, me sinto feliz aqui”, disse o estudante.


As novidades beneficiam centenas de alunos, como Italo de 7 anos | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Transformação digital

Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento da sociedade, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Lançado pela Prefeitura em 2021, o programa visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa já foi implantado em 33 unidades da rede municipal de ensino, que são:

  • Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita)
    • Emefi Luiza Guratti (Setville)
    • Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares)
    • Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão)
    • Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial)
    • Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia)
    • Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial)
    • Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite)
    • Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I)
    • Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães)
    • Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana)
    • Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol)
    • Emefi Profª Lúcia Pereira (Jd. Santo Onofre)
    • Emefi Profª Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição)
    • Emefi Mercedes Rachid Edwards (São Francisco Xavier)
    • Emefi Doutor Possidônio José de Freitas (Galo Branco)
    • Emefi Profª Homera da Silva Braga (Morumbi)
    • Emefi Prof. Moacyr Benedicto de Souza (Campo dos Alemães)
    • Emefi Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade (Altos de Santana)
    • Emefi Profº Antônio Palma Sobrinho (Parque Nova Esperança)
    • Emefi Profª Ana Berling Macedo (Alto da Ponte)
    • Emefi Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida (Jardim Cerejeiras)
    • Emefi Profª Sebastiana Cobra (Jardim das Indústrias)
    • Emefi Profª Mariana Teixeira Cornélio (Jardim Telespark)
    • Emefi Profª Elizabete de Paula Honorato (Jardim Mariana)
    • Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues (Jardim Oswaldo Cruz)
    • Emefi Profª Ruth Nunes da Trindade (Parque Interlagos)
    • Emefi Prof° Waldemar Ramos (Vista Verde)
    • Emefi Profª Ildete Mendonça Barbosa (Residencial União)
    • Emefi Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua (Jardim Estoril)
    • Emefi Profª Rosa Tomita (Jardim São José II)
    • Emefi Profª Sônia Maria Pereira da Silva (Parque Novo Horizonte

  • Emefi Profª Maria Augusta Moreira da Costa (Jardim Uirá)

  

 

Fundhas inicia processo de admissão de novos alunos

Crianças e adolescentes recebem vale-transporte, uniformes, refeições e diversas oportunidades nas atividades diárias da Fundhas – Foto: PMSJC.

 

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) iniciou o processo de admissão dos novos atendidos, que irão estudar em 13 unidades espalhadas pela cidade. Foram convocadas 391 crianças e adolescentes.

Acompanhadas pelos pais, as crianças passam pelo atendimento na sede da Fundação, que fica no Parque Industrial (região sul), onde são instruídas sobre o funcionamento da Fundhas, recebem uniforme e fazem a carteirinha do vale transporte. O processo vai até o dia 20 deste mês.

A dona de casa Ana Paula Munhoz levou a filha Camilly, de 11 anos, para a admissão satisfeita, pois ela e o marido também passaram pela Fundhas. “Fiquei muito contente por ter conseguido, acredito que vai ser muito bom para o desenvolvimento dela”, afirmou.


Ingrid Pereira estava com o filho Elton, de 9 anos. O garoto está ansioso para o início das aulas e atividades na instituição. “Meu amigo me contou que a Fundhas é muito legal!”, frisou Elton.

“Acho muito importante essa oportunidade que ele vai ter, ainda mais nessa idade, a importância do estudo, para não só ficar dentro de casa”, comentou a mãe.

No dia 28 (sexta-feira) será realizada a reunião com os pais e responsáveis dos alunos. As aulas nas unidades da Fundhas terão início no dia 31 de março.

Alegria e expectativas marcam admissão nas unidades da Fundhas | Foto: Divulgação.

Educação infantil de São José tem quadro de profissionais ampliado

São 400 novos colaboradores que irão auxiliar nos cuidados com a primeira infância na rede municipal – Foto: PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos continua movendo esforços para fortalecer a educação da cidade. Desde a última terça-feira (11), as escolas municipais de Educação Infantil (Emei) passaram a atender as crianças com o quadro de funcionários ampliado.

Após capacitação e integração, os 400 cuidadores passam a auxiliar nos cuidados e suporte para crianças de até 5 anos e já estão atuando em unidades nas regiões centro, oeste, norte, sudeste, sul e leste.

Os ingressantes foram contratados pelo termo de colaboração com as organizações de sociedade civil (OSC) vencedoras do edital, que ocorreu ao longo de fevereiro.

Parceria

Na Emei Padre João Marcondes Guimarães, localizada no Bosque dos Eucaliptos (região sul), o clima é de alegria com a chegada dos novos colaboradores. Nessa unidade estão chegando 15 novos cuidadores.

Para a professora Talita Dutra, que trabalha na rede municipal há 5 anos, a presença das novas colegas é um alívio. “É um diferencial da rede, as meninas que chegaram já tem uma bagagem pedagógica, elas ajudam muito na rotina escolar”, disse.


Alegria da turminha da profª Talita na escola | Foto: PMSJC.

O clima é de expectativa para aqueles que estão chegando agora, Natália Gabriela Silva já trabalhou na rede como estagiária e agora está retornando a Educação Infantil como cuidadora.

“Me senti acolhida pela escola. Fiz o curso de cuidadora no ano passado e, com essa oportunidade, já consegui retornar para trabalhar com a educação de novo”, afirmou.

Edilaine Picolli também acabou de chegar na unidade e já está motivada em seu novo emprego. “Nosso foco são as crianças, temos uma relação de companheirismo com as professoras e desempenhamos um papel imprescindível no desenvolvimento pedagógico e da autonomia delas”, comentou.


Os profissionais foram bem acolhidos nas escolas para trabalho conjunto com toda rede municipal | Foto: PMSJC.

Cephas e Assecre assinam acordo de parceria

A parceria irá possibilitar que estudantes do Cephas se aproximem de empresas e vivenciem o mercado de trabalho – Foto: PMSJC.

 

O Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) firmou um acordo de parceria com a Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba) na tarde desta terça-feira (11).

A parceria prevê troca de experiências entre as entidades. “Essa parceria irá possibilitar a aproximação dos nossos alunos com o mundo do trabalho, permitindo que os jovens possam visitar as empresas”, comentou Suzana Kisen, diretora do Cephas.

Para Wagner Siqueira, diretor executivo da Assecre, aproximar a entidade, que representa 256 empresas, dos centros de formação é fundamental. “O Cephas é uma referência como centro de formação técnica, essa parceria vem ao encontro da necessidade do mercado de preparar os jovens para que ocupem as vagas, muitas delas disponíveis na indústria”, afirmou.

Assecre

A Assecre foi fundada em 1993 no bairro Chácaras Reunidas, região sul de São José dos Campos. Conta com 256 empresas associadas, 8.500 trabalhadores diretos e 20.000 indiretos.

Cephas

Com uma história de 24 anos de sucesso e que honra o DNA de vanguarda de São José dos Campos, o Cephas já transformou a vida de milhares de moradores da cidade com cursos técnicos de qualidade, contribuindo para inserção e recolocação no mercado de trabalho.

Rede municipal promove formação de cuidadores infantis

Rede municipal será beneficiada com a ampliação do quadro de profissionais – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A primeira formação dos cuidadores infantis foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do Centro de Formação do Educador (Cefe), que fica em Santana (região norte).

O evento marcou o início da capacitação dos cuidadores recém-contratados através do termo de colaboração com as organizações de sociedade civil (OSC) vencedoras do edital, que ocorreu ao longo de fevereiro.

A formação atende ao Plano Nacional de Educação e ao Currículo de Educação Infantil do município e contemplou 400 profissionais, que irão ampliar as equipes das escolas municipais de Educação Infantil (Emei) das regiões centro, oeste, norte, sudeste, sul e leste.

Os novos colaboradores atuarão no cuidado com a primeira infância, desempenhando atividades como a higiene e o apoio no desenvolvimento das ações pedagógicas, reforçando o suporte pedagógico e aprimorando o atendimento de crianças até 5 anos de idade.

A Prefeitura também realizou ações de acolhimento nas próprias unidades escolares para, além de capacitar, receber e integrar os novos cuidadores que chegam às escolas infantis.

Esse modelo não implica demissão de agentes educadores, mas sim na ampliação do quadro de profissionais, com a inclusão dos cuidadores infantis, promovendo uma equipe ainda mais preparada para atender as crianças da rede.


Profissionais foram recebidos para formação no Cefe nesta segunda (10)| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Qualificação

Para garantir um serviço de excelência, todos os profissionais das OSCs contarão com formação inicial específica, conduzida pela equipe da rede de ensino municipal. Além disso, serão oferecidas formações continuadas assegurando o alinhamento entre todos os profissionais envolvidos na Educação Infantil.

Os cuidadores infantis deverão ter, obrigatoriamente, o curso de cuidador infantil, além do ensino médio completo. Para os supervisores técnicos das OSCs, será exigido ensino superior completo com experiência comprovada na área educacional.

A expectativa é que os cuidadores iniciem o trabalho em 27 unidades de educação infantil a partir do dia 10 de março, após a conclusão do processo de formação e adaptação nas escolas.

Compromisso

O termo de colaboração entre o município e as OSCs reafirma o compromisso da Prefeitura em oferecer um atendimento de qualidade, unindo educação e cuidado na rotina escolar. A iniciativa fortalece o suporte às crianças e contribui para o desenvolvimento de um ambiente escolar ainda mais acolhedor e seguro.

Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem entrar em contato com a equipe gestora das escolas ou a Secretaria de Educação e Cidadania.


Equipe técnica da Secretaria de Educação acompanha a formação | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Cursos gratuitos do Portas Abertas da Fundhas têm 36 vagas

As vagas são os cursos de Unhas artísticas e Produtos de confeitaria sem glúten – Foto: Divulgação

 

A  Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em parceria com o Sebrae e o Senac, oferece 36 vagas para dois cursos gratuitos que integram o programa Portas Abertas. São 18 vagas para o curso “Técnicas para unhas artísticas” e outras 18 vagas para o curso “Preparação e venda de produtos de confeitaria sem glúten e lactose”.

É mais uma iniciativa da Prefeitura de São José para auxiliar quem busca capacitação profissional para inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

As inscrições para o curso de “Técnicas para unhas artísticas” vão até o dia 18 de março, com início no dia 1º de abril.

Já o curso “Preparação e venda de produtos de confeitaria” tem inscrições abertas até o dia 10/04 e terá início no dia 28 de abril.

As aulas serão realizadas na sede da Fundhas (rua Santarém, 560, no Parque Industrial, na região sul). É necessário ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo.

Ao final do curso, os participantes receberão certificados do Sebrae e do Senac.

Fundhas para todos

O programa Portas Abertas foi implantado em 2021 com a finalidade de compartilhar recursos, abrindo e disponibilizando as unidades da Fundhas para munícipes de todas as regiões da cidade realizarem cursos de capacitação profissional gratuitos e de qualidade e também desenvolverem atividades de esporte, cultura e lazer, principalmente aos finais de semana e no período noturno.

 

Jovens da Fundhas participam de processo seletivo na GM

O programa Jovem Aprendiz proporciona aos jovens experiência prática atuando em empresas de São José dos Campos – Foto: PMSJC.

 

Jovens de unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participaram de entrevistas com representantes da empresa General Motors (GM) na manhã desta quinta-feira (6). Os estudantes passaram por um processo seletivo para atuar como aprendizes em empresas da cidade.

“São 21 candidatos para nove vagas na GM, os estudantes, de 16 a 22 anos, terão registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS, férias, vale alimentação, vale-transporte e, um dia por semana, farão curso teórico no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza)”, explica Ailton Nascimento, gestor do programa Jovem Aprendiz.

O programa contempla ainda entrevistas e processos de seleção com as empresas Embraer e Johnson & Johnson.

João Tibúrcio, de 17 anos, estava tranquilo antes da entrevista. “Estou confiante para passar, quero trabalhar na área administrativa, RH”, disse.

Para Maria Eduarda, de 17 anos, ser selecionada já é uma vitória. “Eu já fiz outras entrevistas, não consegui passar e agora estou bem confiante”, afirmou.

Isaac Nogueira, de 17 anos, estuda no Centro de Inovação Norte e sonha em trabalhar na GM. “Foi uma sensação muito boa ter participado, acho que me saí bem na entrevista. Consegui falar com mais fluências, graças aos cursos que fiz na Fundhas”, contou animado.

Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de profissionais de 14 a 24 anos com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional.

A iniciativa é fruto da Lei nº.10097/2000 da Aprendizagem, que diz que todos os estabelecimentos devem empregar um número de jovens aprendizes que corresponda de 5% a 15% do total de seus funcionários.

Mais de 100 novos professores celebram formatura na EFE

Profissionais vão atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos segue investindo na capacitação dos educadores da rede municipal por meio da EFE (Escola de Formação do Educador), reafirmando o compromisso com a qualidade da educação.

Na quarta-feira (26), o Cefe (Centro de Formação do Educador) recebeu mais de 100 professores recém-efetivados para a cerimônia solene de conclusão da formação preparatória para o exercício da docência. Os profissionais das turmas 12 e 13 passaram meses em estudo e experiências práticas na EFE.

Marcado por momentos emocionantes, o evento contou com a presença de familiares, convidados e profissionais da equipe técnica.

Vocação para ensinar

Ser professor é educar, cuidar e transformar vidas. Para Bruna Caldas, essa vocação sempre esteve presente. “A pedagogia foi uma escolha natural. Desde o ensino fundamental, eu já sabia que queria ser professora e continuar na escola. Quando comecei a atuar, tive a certeza de que era isso que eu queria para minha vida.”

Bruna (ao centro) iniciou a formação no dia 2 de janeiro | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Aos 23 anos, Bruna se prepara para atuar na educação infantil e reconhece a importância da Escola de Formação nesse processo. “A EFE foi essencial para minha adaptação à rede municipal. Antes, eu não conhecia nada. E aqui, aprendemos sobre os projetos, o currículo próprio da rede e as práticas pedagógicas, o que será fundamental quando eu estiver em sala de aula.”

O apoio da família também desempenha um papel essencial nessa trajetória. “A Bruna sempre gostou de estudar e ficou muito feliz ao ver a preocupação da Prefeitura em preparar bem os professores antes de colocá-los em sala de aula”, disse Fabiana Caldas Guedes, mãe da nova professora. “Acompanhamos as atividades e ficamos impressionados com o material pedagógico utilizado.”

Orador da turma

O professor de inglês Roger Almeida Ferraz foi escolhido como orador da turma 12. No discurso, ele destacou a importância da capacitação oferecida pela EFE. “Essa foi uma oportunidade única. Tivemos diversas experiências de aprendizado que contribuirão para aprimorar nossa prática docente.”

Além dos aspectos técnicos, Roger ressaltou a importância da humanização no ambiente escolar. “O aluno é um ser humano multifacetado. É essencial valorizar não apenas seu desempenho cognitivo, mas também seus aspectos emocionais, psicológicos, sociais e culturais.”

Roger está animado para atuar na rede municipal | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Superação e conquistas

Fernanda Campos Ribeiro, representante da turma 13, iniciou os estudos na EFE no primeiro dia útil de 2025. Ela relembrou os desafios enfrentados até a formatura, destacando momentos de estudo, a ansiedade pelo resultado e o aprendizado adquirido.

“Para alguns, foram anos de tentativas. Para outros, a oportunidade de mudar de vida e seguir novos rumos. Para muitos, a tão esperada estabilidade e segurança. E para alguns, a ficha ainda nem caiu – eu me incluo nesse grupo.”

Fernanda recebeu homenagem de colegas e formadores | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Vem pra EFE!

A Escola de Formação do Educador da Prefeitura de São José oferece espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da educação.

Os recém-contratados pela Prefeitura passam por período dedicado exclusivo à formação pedagógica, podendo chegar a três meses, com atividades práticas em laboratórios inovadores, residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação e Cidadania também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.

Rede municipal avança no Saresp e lidera entre as grandes cidades

São José alcançou as melhores médias nos 2º e 5º anos entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A rede de ensino municipal de São José dos Campos segue consolidando a posição de referência na educação básica, figurando entre as melhores das grandes cidades do estado.

O desempenho positivo foi confirmado pelos mais recentes indicadores do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que apontam avanços significativos na proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática. Os dados foram divulgados ao longo deste mês.

As escolas da Prefeitura alcançaram as melhores médias nos segundos e quintos anos do ensino fundamental entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes. São José assume a primeira colocação em todas as comparações.


Média de proficiência do 2º ano – Cidades acima de 500 mil habitantes | Fonte: Saresp.

Média de proficiência do 5º ano – Cidades acima de 500 mil habitantes | Fonte: Saresp.

Desempenho

Comparando os dados do Saresp 2024 com os do ano anterior, os números refletem uma evolução nos níveis de proficiência dos alunos do 2º ano, saltando de 177,4 para 194,6 em língua portuguesa e de 171,4 para 186,7 em matemática. No 5º ano, as médias dessas duas disciplinas são 217,4 e 231,9, respectivamente.

Entre as escolas que mais melhoraram em comparação à última aplicação, a Emefi Henriqueta Costa Porto cresceu 34,2% em língua portuguesa no 2º ano. Ela fica localizada no Parque Industrial (região sul) e foi municipalizada em 2023.

Já em matemática o destaque foi para a Emefi Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães (sul), que teve crescimento de 47,1%.

No 5ª ano, a Emefi Maurício Anisse Cury, no Jardim São Dimas (centro), foi a que mais cresceu em língua portuguesa e matemática, com 19,5% e 16,26%, respectivamente.

As avaliações mostram que a cidade tem superado as metas projetadas e se destacado na alfabetização na idade certa, refletindo os esforços contínuos da Prefeitura na implementação de políticas educacionais eficazes.

Aplicação 

O exame foi realizado em novembro. As equipes das escolas organizaram ações de incentivo e motivação para os estudantes, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado para o momento da prova.

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado e avalia habilidades e competências em linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas, com o objetivo de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento da melhoria da qualidade educacional.

A partir dos resultados do exame, é possível planejar ações pedagógicas específicas visando melhorias na aprendizagem dos alunos, considerando cada escola da rede municipal.

Inovação

Em São José dos Campos, a Prefeitura investe em diversos projetos educacionais, como o programa Recupera, que tem como objetivo o fortalecimento da aprendizagem dos alunos de ensino fundamental, com oficinas de língua portuguesa e matemática no contraturno, viabilizando propostas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, resolução de problemas e cálculo.

O Recupera dispõe de novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas, formação específica de alfabetização para educadores, materiais didáticos com jogos lúdicos para alunos, além de plantões aos sábados, aulas de recuperação paralela e material específico para a educação infantil.

As escolas contam ainda com o programa Educação 5.0, que está consolidando a cultura digital com foco nas habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, com ferramentas tecnológicas como a Plei (Plataforma de Educação Integral) para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, fornecendo espaços modernos, dinâmicos e colaborativos.

Prefeitura amplia melhorias nas escolas de educação infantil

Cuidadores vão auxiliar nas atividades voltadas a primeira infância – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos realizou ao longo de fevereiro o processo de edital de chamamento público de organizações da sociedade civil (OSC) com o objetivo de aprimorar os cuidados na primeira infância nas escolas municipais de educação infantil (Emei).

O edital foi publicado no dia 7 de janeiro e está disponível para consulta no Portal da Transparência, assim como o resultado final.

O termo de colaboração visa fortalecer o suporte pedagógico e garantir um atendimento ainda mais qualificado às crianças até 5 anos.

Com a implementação da parceria, os professores regentes continuarão conduzindo as atividades em sala de aula, acompanhados pelos auxiliares de classe, que poderão ser profissionais efetivos da rede ou contratados por meio do termo de colaboração com as OSCs.

A iniciativa não implica demissão de agentes educadores, mas sim na ampliação do quadro de profissionais, com a inclusão dos cuidadores infantis. Esses novos colaboradores serão responsáveis por atividades voltadas aos cuidados na primeira infância, como higiene e suporte no desenvolvimento das ações pedagógicas.

Qualificação

Para garantir um serviço de excelência, todos os profissionais das OSCs contarão com formação inicial específica, conduzida pela equipe da rede de ensino municipal. Além disso, serão oferecidas formações continuadas, promovidas pelas equipes gestoras das escolas, assegurando um alinhamento entre todos os profissionais envolvidos na educação infantil.

Os cuidadores infantis deverão ter, obrigatoriamente, o curso de cuidador infantil, além do ensino médio completo. Para os supervisores técnicos das OSCs, será exigido ensino superior completo com experiência comprovada na área educacional.

A expectativa é que os cuidadores iniciem o trabalho em 27 unidades de educação infantil a partir do dia 10 de março, após a conclusão do processo de formação e adaptação nas escolas.

Compromisso

O termo de colaboração entre o município e as OSCs reafirma o compromisso da Prefeitura em oferecer um atendimento de qualidade, unindo educação e cuidado na rotina escolar. A iniciativa fortalece o suporte às crianças e contribui para o desenvolvimento de um ambiente escolar ainda mais acolhedor e seguro.

Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem entrar em contato com a equipe gestora das escolas ou a Secretaria de Educação e Cidadania.

Acolhimento: novos professores da EFE visitam Cidade da Educação

A visita antecede a formatura dos educadores, que passaram por cerca de três meses de capacitação – Foto: PMSJC.

 

Os novos professores prestes a ingressar nas unidades escolares da rede municipal de São José dos Campos visitaram nesta terça-feira (25) a Cidade da Educação. Eles foram recebidos pela direção e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

A visita faz parte da capacitação e acolhimento por meio da Escola de Formação do Educador (EFE), onde os professores recém-efetivados passam por um período de preparação por cerca três meses.

Compostas por professores da modalidade P1, as turmas 12 e 13, que atuarão na educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental, tiveram um dia enriquecedor e puderam se familiarizar ainda mais com o ambiente escolar e a estrutura administrativa.


Profissionais conheceram as instalação da secretaria | Foto: PMSJC.
Dentre as dinâmicas, houve palestras e demonstrações sobre a Educação 5.0 e principais conceitos, como a cultura maker, que incentiva os alunos a buscar soluções criativas para resolver problemas.

Por meio dessa iniciativa, a Prefeitura valoriza e investe na capacitação dos educadores, ambientando a didática dos profissionais aos recursos disponibilizados pelas escolas da rede.

Nova jornada

Para Sara Souza, que é professora há 7 anos, trabalhar como professora efetivada na rede municipal representa o início de uma nova fase animadora. “Aqui é diferente, os formadores que fazem parte da EFE são as melhores pessoas para esse papel, muito capacitados e trouxeram novos olhares para nossa prática em sala”, afirmou.

Sara está animada para trabalhar na rede municipal | Foto: PMSJC.

Alicia Reis, que já estudou em escola municipal de São José, agora está retornando às salas como professora. “Vejo como as mudanças e novidades melhoraram as unidades da rede. Hoje temos muito mais estrutura, que foca não só nos alunos, mas também nos professores.”

Alicia já atuou na rede e é uma das recém-efetivadas da EFE | Foto: PMSJC.

Vem pra EFE

Antes de ir para as salas de aula, todos os recém-efetivados pela Prefeitura recebem uma formação de três meses voltada à atuação pedagógica, metodologia e utilização de novas ferramentas educacionais disponibilizadas pelo programa Educação 5.0.

As capacitações oferecidas pela EFE não se restringem somente aos recém-contratados. Os profissionais que já fazem parte da rede têm à disposição materiais, cursos, espaços inovadores e todo apoio da equipe pedagógica para aperfeiçoar o trabalho.

O horário de trabalho coletivo (HTC) também conta com encontros geridos pela Escola de Formação. Além de professores, agentes educadores e equipes gestoras das escolas participam de especializações para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.

 

Fundhas abre temporada de contação de histórias com peça sobre circo

A Fundhas estimula a criatividades das crianças e dos adolescentes com oficinas e atividades de arte e cultura – Foto: PMSJC.

 

A Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) deu início à temporada de apresentações culturais com o espetáculo “O Circo Chegou”, realizado nesta quarta-feira (21). A peça, protagonizada por crianças de 6 a 12 anos atendidas pela Instituição, teve números de malabares, dança, mágica e palhaçaria e agradou o público.

O evento aconteceu no auditório da Fundhas e reuniu educadores e atendidos da unidade Parque Industrial (região sul). O espetáculo foi o resultado de ensaios e oficinas artísticas promovidas pela Instituição, que busca estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio das artes cênicas.

Com figurinos coloridos e uma trilha sonora envolvente, o espetáculo trouxe a atmosfera vibrante do circo para o palco, arrancando aplausos e sorrisos da plateia.

Sara Oliveira, de 12 anos, participou da peça e exaltou a importância do teatro na formação escolar. “É muito divertido, eu perdi a vergonha, consigo falar melhor, escrever também”, disse.

De acordo com a coordenação da Fundhas, a contação de histórias e o teatro são ferramentas importantes para o desenvolvimento infantil, promovendo habilidades como trabalho em equipe, comunicação e autoconfiança.

O espetáculo “O Circo Chegou” será apresentado em todas as unidades da Fundhas.

A instituição reforça seu papel na formação cidadã, oferecendo oportunidades para que crianças e adolescentes descubram e desenvolvam seus talentos artísticos.

Prefeitura certifica 1ª escola em 2025 com o selo educação 5.0

Escola renovada com alunos e profissionais felizes, Emefi Sônia Maria, no Novo Horizonte, recebe selo 5.0 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A inovação na rede de ensino municipal segue avançando. A Prefeitura de São José dos Campos certificou nesta quarta-feira (19), a primeira escola de 2025 com o selo de Educação 5.0.

A Emefi Profª Sônia Maria Pereira da Silva, localizada no Parque Novo Horizonte, recebeu a certificação, permitindo que mais crianças e jovens se desenvolvam no âmbito estudantil com as novidades.

Localizada há 24 anos na região leste, a unidade passará a atender seus 864 alunos com salas novas completamente equipadas, como a Sala Google, Maker, Sala de Artes, Sala de Leitura, Laboratório de Ciências e Salas para Educação Especial.

Os investimentos vão além da infraestrutura e tecnologia, proporcionando aos estudantes atividades que desenvolvem habilidades e competências socioemocionais, com ferramentas e materiais didáticos inovadores, e muito mais.

Expectativa e Legado

Os irmãos gêmeos Caio Pereira de Sousa e Caroline Pereira de Sousa, do 7º ano, estavam ansiosos pela certificação da escola e para aproveitarem os ambientes e ferramentas que vão contribuir ainda mais no aprendizado.

Para eles, a sala de artes é a mais legal e proporciona diversas possibilidades. “A estrutura é muito boa, tem ar condicionado, é geladinha e tem vários instrumentos pra gente pintar, desenhar e usar a criatividade, eu gosto bastante”, destacou Caroline.

A dupla Caio e Carol feliz durante evento da certificação | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

A certificação ficou ainda mais especial porque eles são sobrinhos-netos da patronesse da escola, Sônia Maria. “Nós conhecemos ela quando éramos bebês, não lembro muito bem, mas é bem legal isso”, disse Caio.

Carol completou dizendo que conhece um pouco da história da tia avó. “Minha mãe explicou para nós que ela era uma professora daqui da escola. Aí ela acabou falecendo e a escola homenageou ela com o nome”, explica.

Colegas, professores e equipe gestora também comemorou a certificação e os novos espaços em uma cerimônia repleta de emoção, alegria e poesia.

Transformação digital

Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento da sociedade, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Lançado pela Prefeitura em 2021, o programa visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa já foi implantado em 32 unidades da rede municipal de ensino, que são:
• Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita)
• Emefi Luiza Guratti (Setville)
• Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares)
• Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão)
• Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial)
• Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia)
• Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial)
• Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite)
• Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I)
• Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães)
• Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana)
• Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol)
• Emefi Profª Lúcia Pereira (Jd. Santo Onofre)
• Emefi Profª Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição)
• Emefi Mercedes Rachid Edwards (São Francisco Xavier)
• Emefi Doutor Possidônio José de Freitas (Galo Branco)
• Emefi Profª Homera da Silva Braga (Morumbi)
• Emefi Prof. Moacyr Benedicto de Souza (Campo dos Alemães)
• Emefi Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade (Altos de Santana)
• Emefi Profº Antônio Palma Sobrinho (Parque Nova Esperança)
• Emefi Profª Ana Berling Macedo (Alto da Ponte)
• Emefi Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida (Jardim Cerejeiras)
• Emefi Profª Sebastiana Cobra (Jardim das Indústrias)
• Emefi Profª Mariana Teixeira Cornélio (Jardim Telespark)
• Emefi Profª Elizabete de Paula Honorato (Jardim Mariana)
• Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues (Jardim Oswaldo Cruz)
• Emefi Profª Ruth Nunes da Trindade (Parque Interlagos)
• Emefi Prof° Waldemar Ramos (Vista Verde)
• Emefi Profª Ildete Mendonça Barbosa (Residencial União)
• Emefi Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua (Jardim Estoril)
• Emefi Profª Rosa Tomita (Jardim São José II)
• Emefi Profª Sônia Maria Pereira da Silva (Parque Novo Horizonte)

Cephas abre vagas para cursos presenciais em três unidades

É necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e ser morador de São José – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), oferece 183 vagas em sete cursos presenciais para munícipes de todas as regiões de São José dos Campos.

As inscrições vão até o próximo dia 11 de março, são gratuitas e podem ser feitas pela internet na página do Qualifica São José, no site da Prefeitura, ou pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Cursos

As vagas são para Mecânica Automotiva, Pães Artesanais, Excelência na Recepção, Logística, Cálculos para Negócios, Excel e Penteados Criativos.

É necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e ser morador de São José dos Campos.

Os cursos serão ministrados nas unidades da Fundhas do Parque Industrial, Vila Cristina e Eugênio de Melo.

Programa Agente Cidadão recebe novas turmas

Durante seis meses os jovens vão trabalhar em órgãos públicos; a oportunidade do primeiro emprego e a inserção no mercado de trabalho foram comemoradas por alunos e familiares – Foto: PMSJC.

 

Uma nova etapa para 149 jovens de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (17). Eles foram selecionados para o Agente Cidadão, programa do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Durante evento no Cefe (Centro de Formação do Educador), os novos agentes foram acolhidos por autoridades, funcionários do Cephas, familiares e colegas. Mestre de cerimônias do evento, Daniel Freire, de 17 anos, participou do programa em 2024 e deu um testemunho que encorajou a nova turma.

“Minha família estava passando por problemas financeiros e eu queria muito ajudar. Fiquei sabendo do Agente Cidadão, me candidatei e deu tudo certo. Trabalhei no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) durante seis meses. Significou muito pra mim, consegui evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente e ter uma visão do mercado de trabalho”, contou.


Daniel Freire foi agente cidadão em 2024 | Foto: Fundhas.

Jéferson Rosa estava todo orgulhoso acompanhando o filho, Breno, de 16 anos. “Muito importante esse programa, começar a criar responsabilidade é bom para os jovens da nossa cidade”, afirmou.

O jovem Breno está ansioso para iniciar. “É meu primeiro emprego, muito bacana, vou trabalhar na Secretaria de Manutenção da Cidade”, disse.


Jéferson com o filho Breno | Foto: Fundhas.

“Fiquei muito feliz por ser aprovada, porque eu iniciei o curso no Cephas e a carga horária dá certinho, saio da escola e já vou trabalhar”, contou animada a jovem Amanda Silva.


Amanda acompanhada da mãe durante cerimônia | Foto: Fundhas .

“Não esperava, fiquei contente com essa oportunidade”, disse Gabriel Alves, de 17 anos, sobre a surpresa com a aprovação no programa da Prefeitura.

Gabriel estava acompanhado pela mãe | Foto:Fundhas.

Etapas

Na terça-feira (18), os aprovados passarão por um rápido treinamento na sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial, e na quarta (19) já estarão em seus postos de trabalho.

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou mais de 500 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana, por quatro horas.

Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Para o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$400 por mês, vale-transporte e uniforme.

Volta às aulas é marcada por entusiasmo na rede municipal

Alunos foram recebidos pelas equipes gestoras, professores e profissionais da Educação com carinho, segurança, merenda de qualidade, materiais escolares e muito mais – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Após o período de férias, a rede de ensino municipal de São José dos Campos abriu as portas de suas 180 unidades escolares nesta quinta-feira (6) para acolher 80 mil estudantes no início do ano letivo de 2025.

O clima foi de animação, reencontros e expectativa para os desafios e conquistas que virão. Os alunos das escolas da Prefeitura de São José dos Campos foram recebidos pelas equipes gestoras, professores e profissionais da Educação com carinho, segurança, merenda de qualidade, materiais escolares e muito mais nas escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


Alunos do 6º ao 9º da EMEFI Profª Áurea Cantinho Rodrigues no primeiro dia de aula | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A Prefeitura realiza também ações de mobilidade por meio do Educamob, com rondas diárias, nos horários de entrada e saída dos alunos, e a presença das equipes da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal.

De volta à rotina

O descanso é bom e merecido, mas a volta às aulas tem gostinho especial. Rever os amigos, os professores e voltar para a rotina de atividades é também muito prazeroso e necessário.

Para quem está no último ano do Ensino Fundamental II é um mix de sentimentos: aproveitar os amigos e pensar no futuro.

Alunos compartilham sonhos e planos para 2025 | Foto: Claudio Vieira/PMSJC .

Rafael Rodrigo Santos Cordeiro é aluno da Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues e estava ansioso para o primeiro dia de aula. Na mochila, além dos novos materiais, leva o sonho de um futuro brilhante.

“Quero ser uma pessoa melhor, ter notas muito boas para que eu consiga ter um rendimento ainda melhor e passar em provas militares da aeronáutica. Para mim, seguir uma carreira militar é dar um futuro melhor para a minha família e para mim mesmo”, destaca o aluno.

Rafael sonha em atuar na área militar | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Aos 14 anos, Damares da Silva Carlos Rodrigues também segue o mesmo pensamento. Para ela, o ano de 2025 promete grandes momentos com uma pitada de saudade. “Minha expectativa está bem alta para esse ano, para focar nos estudos e também nas amizades. Eu olho pra trás e vejo o quanto que a gente construiu essa escola, os alunos também fazem a escola, quero aproveitar tudo o que posso”, disse.

Expectativa alta para último ano no Ensino Fundamental | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.

Educação Infantil

Para os pequenos a volta às aulas é um mundo novo cheio de descobertas. Na EMEI Profª Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, localizada na região norte, o primeiro dia foi cheio de cuidado e amor para a acolhida das crianças.

“Através de um ambiente e propostas acolhedoras os alunos se sentem mais seguros e vão conhecendo a escola aos pouquinhos, sempre com muito carinho e um olhar especial para as necessidades e sentimentos de cada um”, conta Damares Graciano, professora do infantil I.

Momento de leitura com os alunos do Infantil I | Foto: PMSJC.

O trio de amigos Pedro, Joaquim e Clara do Pré II voltaram animados para primeiro dia de aula.


Fofura e amizade no início do ano letivo | Foto: PMSJC.

Aos 4 anos, Clara gosta de desenhar e de brincar. “Eu desenho minha família, coração e princesas”, disse.

Já Pedro e Joca estavam com saudades de jogar bola e rever os amigos.

 

Univesp abre inscrições com 297 vagas para São José

Alunos da Univesp acompanham aula inaugural no polo do Parque de Inovação Tecnológica – Foto: PMSJC.

 

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abre as inscrições para o vestibular 2025 na próxima quinta-feira (6), às 10h, com 297 vagas destinadas para São José dos Campos.

Foram reservadas 135 vagas para o polo do Cefe (Centro de Formação do Educador) e outras 135 oportunidades para a unidade do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O polo de apoio no distrito de São Francisco Xavier vai oferecer 27 vagas.

As inscrições seguem até 7 de abril, às 23h59, e poderão ser realizadas exclusivamente no site univesp.br/vestibular

A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18 de maio, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 9 de maio. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

Inscrição

O custo da inscrição é de R$ 47,50. Pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) poderão solicitar isenção da taxa até o dia 16 de fevereiro.

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula.

No preenchimento da ficha, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.

Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.

No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para pretos, pardos e indígenas e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Todos os 9 cursos de graduação da Univesp são gratuitos e têm duração entre 3 e 5 anos. Neste ano, a universidade vai oferecer um total de 22.935 vagas do vestibular anual, destinadas a 432 polos de 373 municípios paulistas.

Os cursos da Univesp ocorrem em parceria do Governo de SP com a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Educação e Cidadania.

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos.

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).

Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em ambiente virtual de aprendizagem, plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.

Fundhas entrega unidade modernizada na região norte

Dia de festa no Centro de Inovação Norte da Fundhas com entrega de ambientes reformados para melhor acolher alunos e profissionais – Foto: PMSJC.

 

Uma solenidade, com a presença de autoridades, atendidos, professores e funcionários, marcou a entrega da reforma e modernização do Centro de Inovação Norte da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) na tarde desta segunda-feira (3).

Foram feitas melhorias na iluminação externa e interna, paisagismo, instalação de climatizadores, pintura da quadra, adequação dos sistemas elétrico e internet, colocação de grades, telas e alambrados para garantir espaços seguros e acolhedores aos 284 atendidos da unidade.

Pedro Pereira, de 15 anos, aprovou a modernização. “Achei bem bacana, a quadra ficou excelente, ar condicionado nas salas, ficou ótimo”, disse.

Presente no evento, Luís Henrique de Souza, pintor, participou de todas as reformas nas unidades da Fundhas e agradeceu pelo reconhecimento do trabalho. “Hoje é um dia muito feliz para a gente, as crianças gostaram, é bom ver tudo limpo, organizado, pintura nova. Dá gosto”, disse.

Luís e os colegas que trabalharam na reforma e modernização | Foto: PMSJC.

“É muito bacana iniciar o ano com novidades, a unidade toda reformada, os espaços, nossas oficinas, novos equipamentos, ver que tudo teve um salto de qualidade”, comemorou Renata Alves, gestora da unidade.

Melhorias

Desde 2021, já foram entregues, modernizadas e reformadas, as seguintes unidades:

– Sede

– Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza)

– Leste (Jardim Rodolfo)

– Dom Bosco

– Dom Pedro I

– Centro

– CDA (Centro de Desenvolvimento Artístico)

– Parque Industrial

– Putim

– Campos de São José

– Alto da Ponte

– Eugênio de Melo

– Unidades Polo Sul (Centro da Juventude) e do Polo Parque de Inovação Tecnológica (região leste) do Cephas.

 

 

Atendidos de 13 unidades da Fundhas voltaram às aulas nesta segunda

Cerca de 3.700 alunos começam mais um ano de aprendizados e atividades nas unidades da Fundhas – Foto: PMSJC.

 

A volta às aulas nas 13 unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foi animada nesta segunda-feira (03).

Cerca de 3.700 atendidos retornaram às aulas depois de quase 50 dias de férias.

“Aproveitei muito as férias, mas queria voltar para rever minhas amigas”, disse Gabriele de Lima, de 13 anos, do Centro de Desenvolvimento Artístico, unidade Parque Industrial.


Gabriele e as amigas na volta às aulas | Foto: PMSJC.

O vovô Ed Carlos trouxe o neto Adrian, de 7 anos, no retorno às aulas. “Ele está bastante empolgado para rever os amiguinhos, só falava nisso”, contou.


O vigilante Rodrigo Lucas acompanhou a filha Bárbara, de 8 anos, na volta à Fundhas. “Ela estava muito ansiosa, queria voltar para encontrar os colegas de sala”, contou.

Rodrigo e a filha Bárbara|Foto: PMSJC.\

Fundhas

Início das atividades: segunda-feira (3)
Alunos: 3.700 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos
Unidades: 13
Programação: As atividades teóricas e práticas são realizadas no contraturno das aulas nas escolas, com quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde.

Eixos norteadores das atividades:

  • Esporte e lazer

    Arte e cultura (música, dança e artes visuais)

    • Cultura maker favorece o aprendizado de maneira inovadora, participativa, coletiva, tecnológica, divertida e sustentável

    • Promoção da saúde e da cidadania

    • Acompanhamento pedagógico (raciocínio lógico e linguagens educomunicativas)

Com material escolar, rede municipal está pronta para a volta às aulas

Ano letivo começa no próximo dia 6 e as escolas já receberam os conjuntos de materiais – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Cerca de 80 mil alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos começam mais um ano letivo na próxima quinta-feira (6), em 180 escolas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Professores, gestores e equipe pedagógica retornam para as unidades na véspera, para o planejamento.

Logo no início das aulas, todos os estudantes do Fundamental receberão materiais escolares novos, compostos por: cadernos, régua, tesoura, apontador, canetas esferográficas, lápis grafite e de cor, borracha, entre outros.

Os conjuntos são distribuídos por aluno (anos iniciais, finais e EJA), enquanto na Educação Infantil, os itens ficam na escola para uso coletivo.

Expectativa

Aos 8 anos, Ana Rosa Fonseca da Silva se prepara para o 3º ano na Emefi Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, localizada em Santana, região norte da cidade.

“Estou animada para o retorno, ver meus amigos e conhecer a nova professora. Tenho certeza que vou aprender muita coisa esse ano”, destacou.

“O nosso material escolar tá muito bonito. Tem tudo que eu preciso pra estudar!”, afirmou.

Para Adriana e Marcelo, mãe e pai da Ana, o apoio da Prefeitura é crucial. “Nós temos outra filha que estuda aqui também, já no 8º ano, e ficamos tranquilos em saber que as duas irão chegar e ter o material à disposição desde o primeiro dia”, pontuou Marcelo.

“Essa agilidade e organização são importantes, mas acima de tudo, a qualidade dos itens também nos deixa muito satisfeitos, só temos a agradecer”, concluiu Adriana.


Adriana e Marcelo posam com a filha Ana, ao centro, exibindo os materiais escolares | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A compra do material escolar é feita com antecedência e realizada por item, o que garante benefícios ao município. A condução da licitação permite preços mais competitivos com produtos de excelência.

Foram adquiridos mais de 1 milhão de itens que compõem o material escolar do Ensino Fundamental, arrematados no pregão por R$2.736.297,80. No total, 8 empresas venceram o processo de licitação.

  

 

Bibliotecas promovem oficinas de carnaval em fevereiro

Com programação variada, bibliotecas abrem as portas para o público – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Em fevereiro, tem carnaval nas bibliotecas municipais de São José dos Campos. Além de oficinas temáticas no fim do mês, as bibliotecas Cassiano Ricardo (Centro), Hélio Pinto Ferreira (Jardim das Indústrias) e Helena Molina (Eugênio de Melo) terão diversas atividades gratuitas nas próximas semanas, incluindo palestras e exposições.

As atrações estimulam o enriquecimento cultural e incentivam o hábito da leitura, principalmente para os estudantes, conectando os leitores e apresentando novas obras, que vão além das suas escolhas habituais.

Os serviços regulares, como emissão de carteirinha, acesso à internet e computadores para estudos, exposições e empréstimos de livros, continuam disponíveis normalmente.

As bibliotecas estão abertas para visitas monitoradas, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio. O horário de funcionamento é das 8h15 às 16h45 na Biblioteca Cassiano Ricardo, e de 8h15 às 11h45 e 13h15 às 16h45 nas demais.

A programação varia de unidade para unidade e pode sofrer alterações, portanto é recomendado ao público interessado confirmar pelo telefone antecipadamente.

Confira as novidades que cada biblioteca preparou para este mês.

Programação de fevereiro

Biblioteca Cassiano Ricardo:

  • 03/02 a 28/02 – Barganha Literária: Troca de livros (adulto e infantojuvenil)

    • 03/02 a 28/02 – Autor destaque: Júlio Verne

    • 05/02 (14h) – Visita monitorada para a comunidade leitora

    • 07/02 (14h) – Palestra: “Movimento Saudável, Vida Plena”

    • 21/02 (14h) – Curso de inovação +60

    • 26/02 (14h) – Contação de histórias: “Dia de contar um conto de fadas”

    • 28/02 (14h) – Oficina criativa: Máscaras de carnaval

Telefone: (12) 3921-6330
Endereço: Rua XV de novembro, 99 – Centro

Biblioteca Helena Molina:

  • 03/02 a 28/02 – Autor destaque: Ruth Rocha

    • 04/02 (9h) – Roda teen literária

    • 26/02 (10h) – Oficina literária: “Ô Abre alas para a poesia”

    • 28/02 (9h) – Oficina criativa: Máscaras de carnaval

Telefone: (12) 3905-3001
Endereço: Praça Emília Molina, 77 – Eugênio de Melo

Biblioteca Hélio Pinto Ferreira:

  • 03/02 a 28/02 – Barganha Literária: Troca de livros (adulto e infantojuvenil)

    • 03/02 a 28/02 – Autor destaque: Ruth Rocha

    • 26/02 (10h) – Contação de histórias: “Dia de contar um conto de fadas”

    • 28/02 (14h) – Oficina criativa: Máscaras de carnaval

Telefone: (12) 3931-2549
Endereço: Rua Professor Henrique Jorge Guedes, 57 – Jardim das Indústrias

Atendidos dos Centros de Inovação da Fundhas retornam à aulas

Os adolescentes atendidos iniciaram mais um ano na Fundhas nesta segunda (27), em três unidades do Centro de Inovação – Foto: PMSJC.

 

Cerca de 600 adolescentes atendidos nos Centros de Inovação da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) retornaram às aulas nesta segunda-feira (27).

Depois de encontrarem os colegas e professores, os jovens participaram de uma palestra de acolhimento e orientações no auditório da sede da Fundhas, no Parque Industrial.
Vinicius Rodrigues, de 15 anos, está na Fundhas há 8 anos. Ele estava feliz de rever os colegas. “Foi uma experiência muito boa reencontrar meus amigos. A Fundhas representa muito do que eu sou hoje, mudou a minha vida. É um lugar onde a gente faz amizades. Espero fazer o curso de mecânica aqui”, contou.

Gabriel de Oliveira, de 15 anos, também gostou de voltar às aulas. “Legal, ‘matar’ a saudade de rever a turma”, disse.


Os amigos Gabriel e Vinícius | Foto: PMSJC.

Formação

Os três Centros de Inovação da Fundhas integram o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e são a porta de entrada para o ensino técnico e o mercado de trabalho.

Durante três anos, os alunos passam por um itinerário formativo pensado e planejado para despertar aptidões e vocações, com iniciação profissional de qualidade para prepará-los para o primeiro emprego.

São três horas diárias de atividades práticas e teóricas, no contraturno das aulas nas escolas.

Unidades:

Centro de Inovação Sul

Endereço: rua Santarém, 560, Parque Industrial

Centro de Inovação Eugênio de Melo

Endereço: Rua Sete de Setembro, 550, distrito de Eugênio de Melo

Centro de Inovação Norte

Endereço: Rua Hélcio Péricles de Faria, 50, Vila Cristina

 

Fundhas abre edital para contratar orientadores de oficinas

Oportunidades são para profissionais que comprovadamente atuam nos eixos curriculares cultura, artes e meio ambiente – Foto: PMSJC.

 

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) está com inscrições abertas para o credenciamento de orientadores de oficinas. O edital completo com as exigências e critérios de seleção está disponível no site da Fundhas.

As oportunidades são para profissionais que comprovadamente atuam nos eixos curriculares cultura, artes e meio ambiente.

Poderá participar qualquer pessoa jurídica ou MEI (Microempreendedor Individual) que preencha os requisitos do edital. O credenciamento tem como objetivo efetivar a contratação de prestadores de serviços técnicos especializados, serviços culturais e recreativos, formando um banco de profissionais que poderão ser contratados de acordo com a demanda.

Inscrições

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio do e-mail credenciamento@fundhas.org.br. O interessado deverá cumprir com os prazos estabelecidos e enviar uma Proposta de Oficina dentre as elencadas no edital e anexar a documentação exigida.

De acordo com os documentos apresentados, os participantes serão classificados tendo como critérios de avaliação e pontuação sua formação e experiência na área pretendida.

As oficinas têm previsão de início para março de 2025. A carga horária máxima será de 30 horas semanais.

O credenciamento terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

Alunos do Cephas são recebidos calorosamente na volta às aulas

Acolhida com aplausos e orientações sobre os cursos marcam início das aulas no Cephas – Foto: PMSJC.

Uma salva de palmas de funcionários e professores do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) deu o tom da recepção dos alunos – entre veteranos e novatos – na tarde desta quinta-feira (23).

Atualmente, o Cephas oferece educação profissional por meio de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.


Os alunos foram recepcionados no auditório da instituição, onde assistiram a uma palestra de acolhimento e receberam orientações e informações gerais sobre os cursos.

Cristiane Montemor veio acompanhar o filho Leonardo, que entrou no curso de mecânica. “Nossa expectativa é a melhor possível. Nós sempre ouvimos falar bem do Cephas e ele está super animado”, afirmou.

A aluna Clara estava ansiosa para o primeiro dia de aulas, pois o pai dela também estudou no Cephas. “Meu pai fez mecânica e eu quero estudar química. Estou muito animada para o curso”, contou.

Lucélia Amaral estava acompanhando o filho Luís Fernando. Moradora do bairro dos Freitas, na região norte, a mãe de Luís estava feliz com a nova etapa. “A nossa intenção é que ele saia com um curso técnico, já preparado para o mercado de trabalho”, destacou.

Defesa Civil participa da programação de férias do MIC

A Defesa Civil realiza ações educativas para se aproximar da população e orientar sobre prevenção e segurança – Foto: Divulgação.

 

Equipes da Defesa Civil marcaram presença no Museu Interativo de Ciências (MIC) para levar informação de forma lúdica para os visitantes, em sua maioria, pequenos, curiosos e atentos.

A ação educativa faz parte de um trabalho da Defesa Civil para levar informações sobre eventos de natureza climática e orientar sobre como a proteção em casos de fortes chuvas, deslizamentos, inundações, raios e como se comportar em praia, rio, lago, piscina, campo de futebol ou áreas abertas em casos de tempestades com raios.

 As pequenas, Estela de 3 aninhos e Manuela de 2, participaram da programação de Férias no MIC acompanhadas dos pais Yuri Araújo e Ana Luiza Araújo. “Essa é a primeira vez que viemos e ficamos muito animados”, disse Yuri.

O MIC foi criado com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo da ciência e promover em seus visitantes melhor compreensão da natureza e do uso da Ciência e da Tecnologia em prol da humanidade o Museu Interativo de Ciências (MIC) que segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo, conta com instalações modernas.

No local, há atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos e máquina eletrostática de Wimshurst. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

Férias no MIC

A programação de férias vai até o dia 25 de janeiro. O agendamento para as atividades está disponível no site da Prefeitura. Ainda dá tempo de unir diversão e conhecimento neste finalzinho de férias.

Fundhas abre vagas para processo seletivo de estagiários

Há oito vagas abertas para ensino superior e quatro para ensino médio/técnico – Foto: PMSJC.

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) abre nesta terça-feira (21) as inscrições para o processo seletivo de estagiários para início em 2025 e formação de cadastro de reserva. Há oito vagas abertas para ensino superior e quatro para ensino médio/técnico.

Entre as vagas de curso superior, as oportunidades são para direito (1), administração (2), educação física (3), pedagogia (1) e comunicação social (1). Há também a possibilidade de cadastro no banco de dados para os cursos de engenharia civil, informática e gestão em recursos humanos.

Para nível técnico, há vagas para técnico em química (2) e técnico em mecânica (2), além de cadastro para edificações, informática, administração e eletrônica. Também há cadastro de reserva para ensino médio (a partir do 1º ano).

As vagas serão preenchidas conforme necessidade e demanda da instituição. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online no site Mais Estágios.

Os candidatos devem fazer o cadastro, preenchendo as informações do histórico escolar e dos documentos pessoais. Em seguida, precisam responder um questionário. Após o período de inscrições, a classificação ficará disponível para consulta online.

Requisitos

Entre os requisitos exigidos, é necessário ser brasileiro, morador de São José dos Campos, ter idade mínima de 16 anos, estar regularmente matriculado no ano letivo, não ter realizado estágio por período igual ou superior a dois anos na Fundhas, além de estar cadastrado no site Mais Estágios.

O candidato também não pode estar prestando estágio em entidades da administração pública, direta ou indireta, de qualquer dos poderes da União, dos estados, municípios nem na iniciativa privada.

Das oportunidades para cadastros, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência. Além da bolsa-auxílio, a Fundhas oferece vale-transporte e vale-alimentação.

Fundhas

Mantida pela Prefeitura ao longo dos 37 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens, que viram a possibilidade de realizar sonhos e de obter crescimento profissional.

Com atuação no contraturno da escola, a fundação oferece projetos voltados a diversas áreas – música, dança, teatro, artes, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade – e mantém cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas

A EJA representa novas oportunidades para o público adulto e acontece em 17 escolas da rede de ensino municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Quem deseja retornar aos estudos em São José dos Campos e concluir o ensino fundamental, pode se inscrever para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas da Prefeitura.

A modalidade é oferecida presencialmente em 17 escolas de ensino fundamental, além do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). Confira todos os endereços nesta página.

Os interessados podem se inscrever durante todo o ano letivo, porém a matrícula no início do ano facilita a organização da vida escolar, permitindo que os estudantes iniciem os estudos no retorno às aulas deste ano letivo.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no local que oferece o segmento desejado – EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano) – ou pelo telefone 156. É necessário ter mais de 15 anos de idade, informar o RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.


O Ceja da Prefeitura fica no Cefe, em Santana, com horário flexível | Foto: Divulgação.

Locais e endereços

Ceja (EJA I e II):

Cefe (Centro de Formação do Educador): Avenida Olivo Gomes, 250, Santana – (12) 3904-2900

Núcleos (somente EJA I):

Emefi Profº Hélio Walter Bevilacqua: Rua Oscar Ferreira Silva, 155, Jd. República – (12) 3939-2310

Emefi Profª Mercedes Maria Perotti: Rua Esperança, 181, Rio Comprido – (12) 3931-1428

Emefi Profª Lúcia Pereira Rodrigues: Praça 4º Centenário, 401, Jardim Santa Fé – (12) 3944-1769

Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein: Rua Itapoã, 350, Jardim Satélite – (12) 3931-1404

Emefi Profº Waldemar Ramos: Rua México, 84, Vista Verde – (12) 3929-6319

Emefi Possidônio José de Freitas: Rua Felício Jabbur Nasser, 935, Galo Branco – (12) 3905-1911

Emefi Emmanuel Antônio dos Santos: Rua das Cerejas, 150, Frei Galvão – (12) 3912-1932/3929-8970

Escolas municipais (EJA I e II):

Emefi Profª Ana Berling Macedo: Rua Alziro Lebrão, 318, Alto da Ponte – (12) 3921-6839

Emefi Profº Antônio Palma Sobrinho: Rua Ângelo Scarpel, 163, Parque Nova Esperança – (12) 3907-1124

Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues: Rua Irã, 135, Jardim Oswaldo Cruz – (12) 3921-8765

Emefi Dom Pedro de Alcântara: Avenida Adilson José da Cruz, 7581, Conj. Hab. Dom Pedro 1º – (12) 3966-1964

Emefi Profª Elizabete de Paula Honorato: Rua Aurélio Portilho Castellanos, 124, Jardim Mariana I – (12) 3912-9467

Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein: Rua Itapoã, 350, Jardim Satélite – (12) 3931-1404

Emefi Profª Maria Antonieta Ferreira Payar: Avenida Três, s/nº, Residencial Pinheirinho dos Palmares – (12) 3912-2739

Emefi Profª Norma de Conti Simão: Rua João Adão, 349, Residencial Bosque dos Ipês – (12) 3937-2828

Emefi Profª Palmyra Sant’Anna: Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 6907, Vila Industrial – (12) 3929-2089

Emefi Profª Rosa Tomita: Rua Ayrton Senna da Silva, 90, Jardim São José II – (12) 3929-2995.

Educação: Prefeitura lança edital para atividades de tecnologia

Termo de Colaboração entre OSC e o munícipio prevê desenvolvimento de metodologia com foco em Tecnologia no contraturno da rede de ensino municipal – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos publicou edital de chamamento para que Organizações da Sociedade Civil atuem no desenvolvimento de atividades complementares de Tecnologia no contraturno das escolas municipais de ensino fundamental.

O edital tem como objetivo a seleção de propostas para termo de colaboração com o município no desenvolvimento e implantação de metodologia com foco em Tecnologia, nas áreas de cultura maker, programação, gamificação e robótica, alinhadas ao programa Educação 5.0.

As atividades deverão ser direcionadas aos alunos do 1º ao 9º ano das escolas da rede de ensino municipal, com previsão de início a partir de março deste ano.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, as atividades de tecnologia são parte das ações da Educação Integral nas escolas municipais que visam a formação completa dos estudantes, nas dimensões física, intelectual, afetiva, cultural e social, com ensino de qualidade para todos.

Requisitos e Seleção

As OSC’s precisam ter no mínimo um ano de cadastro ativo com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e experiência prévia na realização do objeto da parceria, capacidade técnica e operacional, qualificadas em conformidade com o disposto na Lei Federal n.º 13.019, de 31 de julho de 2014, e suas alterações, bem como legislação municipal.

O edital completo pode ser consultado no site da Prefeitura.

Os interessados terão uma sessão pública para informações e esclarecimentos no dia 27 (segunda-feira), às 14h30, na Cidade da Educação (Estrada Municipal Glaudiston Pereira de Oliveira, 811, Residencial Flamboyant).

As propostas e o Plano de Trabalho devem ser entregues pelas OSC’s interessadas até o dia 14 de fevereiro.

Cephas oferece 3.000 vagas em cursos de ensino a distância

São quatro cursos de qualificação; inscrições podem ser feitas de 16 de janeiro a 17 de fevereiro – Foto: PMSJC.

Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), por meio do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), está com 3.000 vagas abertas para quatro cursos de qualificação profissional na modalidade EAD (Educação a Distância) para moradores de São José dos Campos.

As inscrições podem ser feitas de 16 de janeiro a 17 de fevereiro pela internet, na página do programa Qualifica São José, no site da Prefeitura de São José, ou pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

As aulas começam no dia 24 de fevereiro.

Cursos:

Inglês Básico                                               – 1.000 vagas

Espanhol Básico                                           – 1.000 vagas

Rotinas de RH e Legislação Trabalhista           – 500 vagas

Python Básico                                              – 500 vagas

MIC e Encantada agitam as férias escolares em SJC 

Com programação variada, as atividades começam no dia 14 em ambos os espaços e prometem envolver toda a família – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

Durante as férias escolares em São José dos Campos não há espaço para o tédio! A partir de terça-feira (14), a Prefeitura oferece uma programação repleta de diversão e conhecimento no Museu Interativo de Ciências (MIC) e na Encantada – Casa de Santos Dumont, de forma gratuita ao público.

Com a tradicional “Férias no MIC”, o espaço estará aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados das 09h às 13h.

Para participar, é necessário realizar um agendamento individual no site. A inscrição garante acesso ao térreo, Sala da Vida e parte inferior do planetário.

Já para as demais atividades, os interessados devem retirar uma senha no início de cada período, que será distribuída por ordem de chegada: a partir das 8h pela manhã (9h aos sábados) e meio-dia à tarde.

Entre as atrações, destaca-se o Show de Ciências, realizado nos dias de semana às 10h, 13h e 15h, e as sessões no planetário, que ocorrem às 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h, e também aos sábados às 9h, 10h, 11h e 12h.


O Show de Ciências é realizado por alunos da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo) | Foto: Adenir Britto/PMSJC.

O MIC fica na Rua Felício Savastano, Vila Industrial (ao lado do Hospital de Retaguarda). Mais informações pelo telefone (12) 3922-0004.

A Encantada

O Parque Santos Dumont é um dos pontos turísticos mais queridos de São José dos Campos e também abriga A Encantada, uma réplica fiel da icônica casa do pai da aviação em Petrópolis.

O espaço está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com entrada gratuita, e contará com uma programação especial para este mês, trazendo atrações para todas as idades com foco em aeronáutica.

Serão realizadas diversas oficinas, com intervalo de 30 minutos e capacidade de 20 crianças por sessão, por ordem de chegada.

Além disso, os visitantes poderão conferir a exposição exclusiva dos figurinos utilizados no último desfile de 7 de setembro, que ficará aberta ao público. Mais informações pelo telefone (12) 3912-3218.


O endereço do Parque Santos Dumont é Rua Prudente Meireles de Morais, 1000, Vila Adyana | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Programação de férias

Museu Interativo de Ciências:

Dia 14 (terça-feira):

  • 14/01 (11h e 14h) – Jogo de tabuleiro “Gaia em Jogo”

    • 14/01 (11h e 14h) – Oficina “Avião de papel”

    • 14/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 14/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 15 (quarta-feira):

  • 15/01 (10h) – Jogo de tabuleiro “Gaia em Jogo”

    • 15/01 (11h) – Oficina “Confecção de foguetes nível 1 da OBA”

    • 15/01 (14h) – Oficina “Constelações”

    • 15/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 15/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 16 (quinta-feira):

  • 16/01 (11h e 14h) – Oficina “Construindo carro foguete”

    • 16/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 16/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 17 (sexta-feira):

  • 17/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 17/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 18 (sábado):

  • 18/01 (09h, 10h, 11h e 12h) – Sessão de Planetário

    • 18/01 (10h, 11h e 12h) – Oficina de slime

Dia 21 (terça-feira):

  • 21/01 (11h e 14h) – Oficina “Avião de papel”

    • 21/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 21/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 22 (quarta-feira):

  • 22/01 (11h) – Oficina “Confecção de foguetes nível 1 da OBA”

    • 22/01 (14h) – Oficina “Constelações”

    • 22/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 22/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 23 (quinta-feira):

  • 23/01 (11h) – Oficina “Cubesats e engenharia espacial (INPE)”

    • 23/01 (14h) – Oficina “Construindo um magnetômetro (INPE)”

    • 23/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 23/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 24 (sexta-feira):

  • 24/01 (11h) – Oficina “Stomp Rocket”

    • 24/01 (14h) – Oficina “Bouncy Rocket”

    • 24/01 (10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h) – Sessão de Planetário

    • 24/01 (10h, 13h e 15h) – Show de Ciências

Dia 25 (sábado):

  • 25/01 (10h) – Oficina “Detetive”

    • 25/01 (09h, 10h, 11h e 12h) – Sessão de Planetário

    • 25/01 (10h, 11h e 12h) – Oficina de slime

A Encantada:

  • 14/01 a 17/01 (09h às 11h e 14h às 16h) – Oficina de jogos e oficina de colorir

    • 20/01 a 24/01 (09h às 11h e 14h às 16h) – Oficina de jogos e oficina de colorir

    • Terças e quartas – Oficina de dobraduras

*Programações sujeitas a alterações; o público interessado pode confirmar pelos telefones: MIC: (12) 3922-0004 | Encantada: (12) 3912-3218

Confira também a programação de férias das bibliotecas públicas municipais.

Prefeitura abre edital para cuidados com a primeira infância

Os interessados têm até 05 de fevereiro para apresentar as propostas na Secretaria de Educação – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos lançou, nesta terça-feira (7), edital de chamamento de OSCs (Organizações da Sociedade Civil), visando os cuidados com a primeira infância nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei’s), por meio da atuação de profissionais no acompanhamento e apoio às crianças de 0 a 5 anos, no período das aulas regulares da rede de ensino.

As entidades interessadas em participar deverão entregar a documentação até o dia 5 de fevereiro de 2025 no Departamento de Gestão de Projetos Especiais da Secretaria de Educação e Cidadania, no período das 8h30 às 11h30 e das 13h30 à 16h30, de segunda a sexta-feira.

A sessão pública para informações e esclarecimentos será realizada no dia 16 de janeiro, a partir das 14h30, no auditório da Secretaria de Educação e Cidadania. A divulgação da ata de resultado acontecerá até 12 de fevereiro de 2025.

A Secretaria de Educação está no prédio da Cidade da Educação, que fica na Estrada Municipal Glaudiston Pereira de Oliveira, 811, no Residencial Flamboyant.

Os editais e informações adicionais estão disponíveis neste link.

Férias Literárias: janeiro tem programação especial nas bibliotecas

As atividades são gratuitas e seguem até o final do mês – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

 

As bibliotecas municipais começam o ano de 2025 com uma programação especial de férias. Durante todo o mês de janeiro, as bibliotecas Cassiano Ricardo (Centro), Hélio Pinto Ferreira (Jardim das Indústrias) e Helena Molina (Eugênio de Melo) terão diversas atividades gratuitas, incluindo oficinas e exposições.

As atrações estimulam o enriquecimento cultural e incentivam o hábito da leitura, principalmente para os estudantes, conectando os leitores e apresentando novas obras, que vão além das suas escolhas habituais.

Os serviços regulares, como emissão de carteirinha, acesso à internet e computadores para estudos, exposições e empréstimos de livros, continuam disponíveis normalmente.

As bibliotecas estão abertas para visitas monitoradas, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio. O horário de funcionamento é das 8h15 às 16h45 na Biblioteca Cassiano Ricardo, e de 8h15 às 11h45 e 13h15 às 16h45 nas demais.

A programação varia de unidade para unidade e pode sofrer alterações, portanto é recomendado ao público interessado confirmar pelo telefone antecipadamente.

Confira as novidades que cada biblioteca preparou para este mês.

Programação de janeiro

Biblioteca Cassiano Ricardo:

  • 02/01 a 31/01 – Barganha Literária: Troca de livros (adulto e infantojuvenil)

    • 02/01 a 31/01 – Caminhos Literários: Literatura em Braile

    • 15/01 (14h) – Contação de Histórias

    • 17/01 (14h) – Visita monitorada para a comunidade leitora

    • 22/01 (14h) – Caricaturando com o artista João Carlos

    • 24/01 (14h) – Oficina Criativa: Latas decoradas

Telefone: (12) 3921-6330
Endereço: Rua XV de novembro, 99 – Centro

Biblioteca Hélio Pinto Ferreira:

  • 02/01 a 31/01 – Barganha Literária: Troca de livros (adulto e infantojuvenil)

    • 02/01 a 31/01 – Caminhos Literários: Literatura em Braile

    • 07/01 e 09/01 (10h) – Tenda Literária: Histórias em quadrinhos

    •15/01 (14h) – Pintura em guache

    • 23/01 (14h) – Contação de Histórias

Telefone: (12) 3931-2549
Endereço: Rua Professor Henrique Jorge Guedes, 57 – Jardim das Indústrias

Biblioteca Helena Molina:

  • 02/01 a 31/01 – Caminhos Literários: Pedro Bandeira

    • 06/01 a 08/01 (14h) – Tenda Literária: Dobraduras

    •24/01 (14h) – Oficina Criativa: Poesias

Telefone: (12) 3905-3001
Endereço: Praça Emília Molina, 77 – Eugênio de Melo

You May Also Like