EDUCAÇÃO, CURSOS E AÇÕES SJC

 

Fundhas divulga locais de prova e horário do Vestibulinho Cephas

 

Serão oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos de nível médio – Foto: PMSJC.

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) divulgou os horários, locais e endereços da prova do Vestibulinho Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que acontece no próximo domingo (24), a partir das 9h. A prova terá duração de três horas.

Os mais de 1.000 candidatos inscritos deverão comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 8h e fechados pontualmente às 8h30h.

A prova objetiva será aplicada em três locais:

– EMEFI Professora Palmyra Santana
Rua Professor Felício Savastano, sn, Vila Industrial

– EMEFI Professora Maria de Melo
Rua Ingá, 40, Parque Industrial

– EMEFI Professora Sebastiana Cobra
Rua dos Amores-Perfeitos, 95, Jardim das Indústrias

As vagas são para o primeiro semestre de 2025. Clique aqui para mais informações.

Cursos

Ao todo, serão oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos de nível médio:

– Administração

– Enfermagem

– Mecânica

– Eletrônica

– Química

– Edificações

Preparação

Duas alunas do Centro de Inovação Eugênio de Melo desenvolveram um aplicativo que ajuda a estudar para o Vestibulinho. Orientadas pelo educador Denis, Fernanda e Maria Eduarda criaram o app onde é possível escolher as matérias que serão abordadas na prova, como Português, Matemática, Física, entre outras.

Dentro de cada matéria há diversos temas com vídeos disponibilizados no YouTube. Por enquanto, o app está disponível apenas para Android. Confira.

  

Escolas aplicam avaliação de fluência leitora para alunos

Mais de 6 mil estudantes do 2º ano realizam a avaliação; resultados serão divulgados no início de 2025 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (18) a aplicação das avaliações de fluência leitora para mais de 6 mil alunos da rede de ensino municipal.

As provas integram o programa Alfabetiza Juntos SP, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e serão realizadas por todos os estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental até o dia 6 de dezembro.

A avaliação é aplicada por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.

Os resultados serão divulgados no início de 2025 e são contabilizados como uma avaliação externa que baliza o aprendizado da rede, além de possibilitar a identificação da performance dos alunos na leitura e compreensão de textos, permitindo a elaboração de uma proposta pedagógica pontual que atenda as necessidades de aprendizagem dessa faixa etária.

Em fevereiro deste ano, São José dos Campos recebeu prêmio de destaque na alfabetização, registrando 73% de alunos leitores.

Alfabetiza Juntos SP

Em 2024, o Governo do Estado de São Paulo firmou uma aliança com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até 2026.

Por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, a rede de ensino municipal oferece formações específicas para os professores sobre o tema e recebe materiais didáticos padronizados, além do acesso à plataforma Elefante Letrado, que conta com um acervo de cerca de 500 livros infantis em língua portuguesa e língua inglesa e outras funcionalidades, como a aplicação de provas online de fluência leitora.

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Fundhas abre inscrições para nova turma do Agente Cidadão

Os jovens do programa realizam atividades práticas em diversos setores e órgãos da Administração Municipal por seis meses – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), oferece oportunidades para que adolescentes e jovens consigam o primeiro emprego. Nesta terça-feira (19), a partir das 9h, serão abertas as inscrições para 200 vagas do programa Agente Cidadão, que podem ser feitas até o dia 3 de dezembro pelo formulário online.

Esta é a 6ª edição do programa. Para participar é preciso ser morador da cidade há no mínimo dois anos, ter entre 16 e 19 anos, ensino fundamental completo e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, além de corresponder aos critérios socioeconômicos de pontuação.

A classificação final e a convocação do processo seletivo serão divulgadas no dia 6 de dezembro.

O Início das atividades está previsto para  17 de fevereiro de 2025. Os aprovados receberão contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.

Capacitação

A implantação do Agente Cidadão é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024, que tem como uma das diretrizes o auxílio aos jovens na primeira colocação no mercado de trabalho.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da Administração Municipal quatro dias da semana por quatro horas.

Uma vez por semana, é oferecida qualificação profissional em cursos de ensino a distância do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Pedagogia dos Sonhos: crianças fazem brinquedos para doar à escola gaúcha

Os brinquedos e jogos foram feitos à mão pelas turminhas e serão doados para uma escola na cidade de São Leopoldo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Estimular as crianças a sonhar e realizar é o propósito da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, construindo valores e responsabilidades desde a educação infantil.

A partir das vivências em sala de aula, as turmas definem um sonho coletivo e aprendem a tirar as ideias do papel, do planejamento até a execução. Os projetos focam em ações que contribuem à sociedade, na transformação por um mundo melhor.

Na Emei Profª Maria Aparecida Candelaria Bernardes Ottoboni, que fica na zona norte, as crianças se sensibilizaram com as vítimas afetadas pelos estragos das fortes chuvas no Rio Grande de Sul, que ocorreram no final de abril deste ano.

Esta comoção levou à solidariedade. Por meio de um perfil nas redes sociais com o objetivo de auxiliar escolas gaúchas atingidas pelas enchentes, a equipe gestora estabeleceu contato com uma escola municipal na cidade de São Leopoldo.

Sonho coletivo

Com muito afeto e carinho, as turminhas escreveram cartinhas com mensagens de apoio, arrecadaram livros infantis e confeccionaram jogos e brinquedos com as próprias mãos para doação.

“Eles vão ficar felizes de receber estes brinquedos legais que fizemos, junto com as cartinhas, tenho certeza! Espero que eles estejam bem e consigam brincar e estudar bastante”, disse o aluno Lucas Gabriel, de 5 anos.

“Eu adoro ajudar pessoas, devemos cuidar de quem precisa. A gente fez tudo com muito amor!”, contou Maria Eduarda, de 6 anos.

As professoras do Pré II, Bruna Almeida e Érica Pereira, destacam o envolvimento das famílias e o protagonismo das crianças no processo. “Elas têm total autonomia na escolha do sonho coletivo, por isso nos emociona muito essa iniciativa. Partiu delas essa vontade de ajudar e estão mobilizando até os papais e mamães, é bonito de ver”, afirmou Bruna.

“Isso vai ficar marcado para sempre na vida deles. A Pedagogia dos Sonhos vai além dos valores comerciais do empreendedorismo, é sobre empatia com o próximo e a comunidade”, completou Érica.


Professoras Bruna e Érica juntas com os alunos Lucas e Maria Eduarda | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Colaboração

Entre maio e julho deste ano, o Fundo Social de Solidariedade mobilizou campanhas de ajuda às vítimas do sul do país, com diversos pontos para entrega de doações espalhados por toda a cidade.

Empresas e órgãos parceiros, como a Defesa Civil e o DCTA, também participaram das ações, além de voluntários que auxiliaram na triagem das doações.

Alunos realizam prova do Saresp na rede municipal

Animação, criatividade e energias positivas marcaram o dia de aplicação do exame – Foto: PMSJC.

Após muito estudo e preparação, cerca de 12 mil alunos da rede municipal realizaram a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (13).

O exame foi aplicado em 66 escolas de Ensino Fundamental para estudantes do 2º e 5º anos, e avalia habilidades e competências em língua portuguesa e matemática.

Em cada unidade, as equipes organizaram ações de incentivo e motivação para os alunos, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado para o momento da avaliação.

Desde a acolhida no horário de entrada, até a distribuição de brindes ao término da avaliação, o foco é oferecer todo o suporte necessário aos estudantes e recompensá-los pela dedicação.

Na Emefi Profª Sebastiana Cobra, que fica no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade, as turmas foram recepcionadas com tapete vermelho e murais temáticos, além de receberem kits de materiais com mensagens de apoio.

Alunos passam pelo tapete vermelho rumo ao Saresp | Foto: PMSJC.

“Me sinto especial com este tratamento, é muito legal”, disse Alice Vieira Kalinauskas, de, 8 anos.

“Eu estou confiante para a prova. A escola fez tudo para que a gente tenha um bom desempenho”, afirmou Paulo Henrique Costa, de 11 anos.

Nos meses que antecedem a prova, os alunos participaram de diversas atividades de engajamento e mobilização, como simulados e até recados para as famílias, reforçando a importância da presença.

Paulo e Alice, alunos do 5º e 2º ano respectivamente, marcaram presença no Saresp | Foto: PMSJC.

Resultados

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado a fim de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no acompanhamento da melhoria da qualidade educacional.

Por meio dos resultados do exame, que devem ser divulgados no início de 2025, é possível monitorar os avanços e planejar ações pedagógicas específicas para a aprendizagem dos alunos em cada escola.

Atualmente, a rede de ensino municipal detém as melhores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes.

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Escolas se preparam para o Saresp 2024

Campeão paralímpico visita escola e inspira alunos

Júlio César Agripino conquistou medalhas de ouro e bronze no atletismo em Paris – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Emefi Profª Jacyra Vieira Baracho recebeu uma visita muito especial na tarde desta segunda-feira (11): Júlio César Agripino, campeão paralímpico nos Jogos de Paris, compartilhou experiências e interagiu com os alunos.

Mais de 500 estudantes puderam ouvir o atleta, que contou sobre sua trajetória e conquistas, além de fazer perguntas e ver de perto as medalhas.

Júlio venceu a prova de 5 mil metros na classe T11 (deficiências visuais) e como se não bastasse o título, ainda bateu o recorde mundial, somando incríveis 14min48s85. Ele também garantiu outra medalha no atletismo, a de bronze nos 1.500 metros.

Durante a conversa, Júlio destacou a resiliência diante das adversidades e como o esporte foi transformador na sua vida. O atleta enfatizou como disciplina, foco e determinação são cruciais para todos alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais, e destacou a importância do preparo mental aliado ao físico.

“É muito legal sentir esse carinho e acolhimento das crianças, fico muito feliz por estar aqui e poder representar o esporte paralímpico, trazer uma visibilidade maior para a modalidade”, afirmou Júlio.

“Nós, atletas, precisamos retribuir o reconhecimento e dar um bom exemplo para futuras gerações, de valores que vão além do esporte, como esforço, superação e perseverança”, concluiu.


Júlio falou sobre sua história no bate-papo com os estudantes | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A iniciativa partiu da equipe gestora da escola, integrando as diversas ações pedagógicas realizadas no 2º semestre que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O objetivo é preparar e motivar os alunos para a reta final do ano letivo e avaliações como o Saresp, que será aplicado nesta semana.

Além do momento de reflexão e inspiração, o encontro foi marcado por uma ação social promovida pelo atleta, que arrecadou brinquedos e jogos levados pelos alunos para doar a comunidades em vulnerabilidade nas festas de natal.


Atleta arrecadou brinquedos para doação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Sobre o atleta

Natural de Diadema, São Paulo, Júlio César Agripino foi diagnosticado com ceratocone, uma doença degenerativa na córnea, aos sete anos. Ele era atleta convencional do atletismo e migrou para a equipe paralímpica por meio dos treinadores do Centro Olímpico. Desde então, ele disputa na classe T11, categoria dos atletas com deficiência visual, e entrou para o Time SP em 2017, programa do Governo de São Paulo que investe em atletas de alto rendimento.

Na lista de conquistas do brasileiro, também estão o ouro nos 1.500 metros e a prata nos 5.000 metros no Mundial de Kobe, em 2024, além do ouro nos 1.500 metros e bronze nos 5.000 metros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.

Siga o atleta nas redes sociais para conhecer mais.

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Fundhas aplica pesquisa para saber opinião de alunos

Os cerca de 4mil atendidos da Fundhas em 16 unidades pela cidade podem opinar por melhorias e sugestões para a instituição – Foto: PMSJC.

Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) iniciou nesta semana uma pesquisa de satisfação do cliente em todas as unidades.

O objetivo é aprimorar os processos de ensino/aprendizagem, atendimento social, psicológico, qualidade da alimentação e outras demandas da fundação.

“Os alunos avaliam todos os serviços que a Fundhas presta para eles, fazemos o levantamento desses dados, compilamos todas as informações, verificamos as pontuações e disponibilizamos para as diretorias”, explica Anthony Ribeiro, coordenador do Escritório de Projetos da Fundação.

Para os alunos, é uma chance de avaliar e sugerir melhorias nas unidades.


“Achei boa essa avaliação e sugeri a cobertura da quadra. Hoje, por exemplo, faz muito calor e então fica difícil utilizar o espaço”, disse Cauê da Silva, de 15 anos, atendido na unidade Putim há dois anos.

Irani de Souza, de 14 anos, aprovou a iniciativa. “É bom porque a gente pode dar nossa opinião sobre a Fundhas e falar sobre o que pode melhorar”.

A Fundhas tem 16 unidades espalhadas por todas as regiões de São José dos Campos, atendendo cerca de 4.000 alunos por mês.

MIC promove noite de observação astronômica nesta terça

Evento é gratuito e acontece em parceria com o Projeto Céu Profundo – Foto: PMSJC.

O Museu Interativo de Ciências (MIC) estará de portas abertas na noite desta terça-feira (12) para os apaixonados por astronomia.

Em parceria com o Projeto Céu Profundo, o museu realiza o evento “Astronomia em Nossas Mãos” a partir das 19h, na área externa do local, que fica na Rua Felício Savastano, na Vila Industrial, região leste da cidade.

A atividade promove a observação noturna acessível e disponibiliza telescópios e equipamentos para contemplação da lua e de muitos outros corpos celestes, com limite de participantes para melhor aproveitamento.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário online. As inscrições são individuais.

Além dessa atração especial, o MIC estará aberto para visitação até às 22h para que o público aprenda e se divirta em muitos experimentos interativos com a proposta “Ciência é Show”.

O planetário, ponto alto do museu, também estará disponível com distribuição de senhas para as sessões a partir das 18h50. Durante o dia, o funcionamento do espaço segue normalmente.


MIC estará aberto até às 22h nesta terça | Foto: Divulgação.

Vem pro MIC!

  • Endereço: Rua Felício Savastano, Vila Industrial (ao lado do Hospital de Retaguarda)

    • Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-feira com sessões às 8h, 10h, 13h e 15h / Sábados, das 9h às 13h

    • Agendamento prévio pelo site da Prefeitura

    • Entrada gratuita e cada sessão com 2h de duração

    • Mais informações: 3922-0004

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Prefeitura efetiva professores aprovados em concurso

Convocados participaram de concurso público realizado em 2023 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A Prefeitura de São José dos Campos convocou 29 novos professores aprovados em concurso público, realizado em dezembro de 2023. Nesta segunda-feira (11), eles foram até o Cefe (Centro de Formação do Educador) para apresentar os documentos exigidos para efetivação.

Entre os novos professores, 20 são da modalidade P1, que lecionam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no curso regular quanto na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Já os outros 9 são da modalidade P2, que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA. As vagas para P2 contemplaram professores de matemática e inglês.

Todos passarão por formação preparatória para exercício da função na Escola de Formação do Educador (EFE). A escolha do local de trabalho segue a ordem de classificação no concurso público, homologado em abril deste ano.

Desde 2017, a Prefeitura efetivou mais de 3.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão.

Nova fase

Aos 26 anos, Lara de Jesus é professora em Jambeiro e irá dar início à uma nova trajetória na cidade. “São José é referência em educação, pelos investimentos e inovações. Agarrei essa oportunidade e estou muito contente!”, afirmou.


Lara está feliz com a conquista | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Gilseléia de Paula Oliveira já atua como agente educadora e está animada para este próximo passo na carreira. “Estou há 5 anos como agente educadora e me encantei com o trabalho das professoras. Estudei, fiz faculdade e agora estou pronta para ser professora. É uma emoção e um orgulho enorme, não dá para descrever”, contou.


Sorridente, Gilseléia preenche os documentos para efetivação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Convocação e formação

Esta é a 2ª convocação do concurso vigente. Em julho, 26 aprovados foram efetivados, sendo 10 da modalidade P1 e 16 da modalidade P2, entre professores de português, matemática, história, geografia, ciências, artes, educação física e inglês.

Para eles, a imersão na EFE teve início em agosto deste ano e representou um marco importante na carreira de cada um.

Há mais de quatro anos na rede como professora PD (Prazo Determinado), Jaqueline Cordeiro se mostrou entusiasmada com a formação. “É um sonho chegar até aqui, este lugar é maravilhoso! Temos acesso a recursos tecnológicos e sabemos que vamos aprender bastante”, disse.

“Esse apoio faz a diferença e é essencial, acho de total proveito para qualquer pessoa, desde o profissional que está começando até aqueles que já têm experiência, pois a educação se renova a cada dia, assim como a sociedade se transforma”, destacou a professora.


Jaqueline durante formação na EFE | Foto: PMSJC.

Antes de irem para as salas de aula, todos os professores recém-efetivados pela Prefeitura recebem uma formação de até 3 meses voltada à atuação pedagógica, metodologias e utilização de novas ferramentas educacionais, disponibilizadas pelo programa Educação 5.0.

Durante este período, os educadores seguem recebendo salário de forma íntegra, desde a efetivação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.

As capacitações oferecidas pela EFE não se restringem somente aos recém-contratados. Os profissionais que já fazem parte da rede têm à disposição materiais, cursos, espaços inovadores e todo apoio da equipe pedagógica para aperfeiçoar seu trabalho.

O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) também conta com encontros geridos pela Escola de Formação. Além de professores, agentes educadores e equipes gestoras das escolas participam de especializações para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.

 

Escolas se preparam para o Saresp 2024

Unidades promovem simulados e diversas ações para o engajamento das turmas; exame será aplicado para cerca de 12 mil alunos nas 67 escolas de ensino fundamental – Foto: PMSJC.

A expectativa está alta na rede de ensino municipal. Na próxima quarta-feira (13), cerca de 12 mil alunos realizam a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

O exame será aplicado nas 67 escolas de ensino fundamental integral da Prefeitura para os estudantes do 2º e 5º anos, e avalia habilidades e competências em língua portuguesa e matemática.

Para garantir o bom desempenho, as unidades promovem atividades de engajamento e preparação que envolvem toda a comunidade escolar. Desde simulados com os alunos, até envolvimento das famílias por meio de recados, reforçando a importância da presença. A mobilização é grande pelo Saresp.

No dia da aplicação, as equipes das escolas acolhem as crianças com mensagens de apoio e motivação, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado.


Incentivar a “frequência 100%” é o primeiro passo para o Saresp | Foto: PMSJC.

Criatividade e participação

As escolas definem as próprias estratégias para cativar os estudantes, incluindo jogos, brincadeiras e conversas para estimular os estudos.

Na Emefi Profº Nelson Ferreira da Silva, localizada no Bosque dos Eucaliptos, região sul da cidade, os alunos receberam o “Saresp Card”: a cada simulado feito, o aluno preenche o cartão com um carimbo. No final, aqueles que completarem irão ganhar uma surpresa especial.

“A ideia funcionou muito bem, não só pela recompensa que eles terão após a prova, mas pelo comprometimento que gerou nas turmas. É uma responsabilidade compartilhada, eles sabem que cada um precisa fazer sua parte”, explica Jaqueline Campos, coordenadora pedagógica da unidade.

O trabalho de Jaqueline caminha lado a lado com o de Caroline Rodrigues, coordenadora educacional. Juntas, elas atuam para que os alunos tenham tudo o que precisam para a avaliação.

“Nós estabelecemos um vínculo com os alunos e com as famílias, para que todos entendam a importância do Saresp. Por isso, fazemos a Busca Ativa dos estudantes e reforçamos o compromisso com a presença, para que ninguém falte nos dias dos simulados e principalmente do exame”, destaca Caroline.


Caroline e Jaqueline: parceria de sucesso entre equipe gestora | Foto: PMSJC.

Os alunos Felipe da Silva Aragão, de 11 anos, e Caroline Fernandes Caravieiri, de 8, estão respectivamente no 5º e 2º ano, e se sentem prontos para a prova.

“Eu estudei bastante e a escola me ajudou muito. Depois dos simulados, a professora corrige as questões com a gente para tirar dúvidas. E vamos melhorando para não errar nas próximas”, disse Felipe.


Felipe exibe o seu Saresp Card em sala de aula | Foto: PMSJC.

“O Saresp Card é muito legal, eu e meus amigos estamos animados para a prova, treinamos e merecemos ir bem”, conta Caroline.


Caroline coleciona carimbos pelos simulados realizados | Foto: PMSJC.

A escola conta ainda com um projeto de liderança positiva, onde os estudantes assumem um papel de monitoria e auxiliam os colegas com dificuldade, desenvolvendo a autonomia e parceria nas salas de aula.


Equipados com crachás, monitores colaboram com os colegas na resolução de exercícios e explicam o conteúdo | Foto: PMSJC.

Resultados

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado a fim de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no acompanhamento da melhoria da qualidade educacional.

Por meio dos resultados do exame, que devem ser divulgados no início de 2025, é possível monitorar os avanços e planejar ações pedagógicas específicas para a aprendizagem dos alunos em cada escola.

Atualmente, a rede de ensino municipal detém as melhores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes.

Prefeitura realiza operação de trânsito para provas do ENEM

A Prefeitura ressalta a importância dos candidatos se prepararem e irem aos locais de prova com antecedência; Univap é um dos locais de prova com mais inscritos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

A Prefeitura de São José dos Campos montou uma operação de trânsito para segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorre neste domingo (10). A ação será implementada no entorno dos 3 locais da cidade com maior número de inscritos, as faculdades UNIVAP (Universidade Vale do Paraíba), UNIP (Universidade Paulista) e Anhanguera.

A operação será comandada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, das 11h30 às 13h, com objetivo de otimizar o fluxo de veículos e garantir mais fluidez no trânsito, durante o período de chegada dos candidatos. Agentes da mobilidade estarão posicionados nos locais para orientar os motoristas e agilizar o desembarque de candidatos.

Além das medidas de orientação, a Prefeitura ressalta a importância dos candidatos se dirigirem com antecedência para os locais de prova, a fim de evitar transtornos e imprevistos.

As linhas de ônibus também serão reforçadas no domingo. 

UNIVAP

Entre as principais medidas, os semáforos nos cruzamentos da Avenida Shishima Hifumi com a Rua Arnaldo Pinto Pereira e com a Rua Dr. Osvaldo Couto passarão a operar no modo amarelo intermitente.

A reserva de vagas será a partir da Avenida Shishima Hifumi, entre a Rua Dr. Osvaldo Couto (Portaria do Condomínio Residencial Recanto da Serra) e a Av. Ironman Victor Garrido, com objetivo de garantir duas faixas de rolamento.

Os motoristas poderão utilizar a Av. Shishima Hifumi como vagas de estacionamento, no trecho entre a Av. Ironman Victor Garrido e a portaria da UNIVAP, preservando duas faixas de rolamento.

Para garantir a fluidez dos veículos que fazem a rotatória no local, haverá reserva de vagas também na Avenida Shishima Hifumi no sentido bairro/centro, desde o cruzamento com a Avenida Seluta Barbosa Mendonça até a portaria da UNIVAP.

UNIP

No cruzamento da Rua Carlos Marcondes com a Rua Corifeu de Azevedo Marques, será controlado o tempo semafórico, de maneira que garanta a melhor fluidez dos veículos, tanto na entrada quanto na saída dos participantes do ENEM. Haverá a presença de um agente no local para intervir, se necessário.

Anhanguera

Haverá a presença de agentes na Av. João Batista de Souza Soares para agilizar o desembarque de candidatos e impedir que as filas prejudiquem os cruzamentos da Estrada Velha, garantindo a fluidez da via na chegada e saída dos participantes do ENEM. Todos os semáforos da Estrada Velha são controlados pelo CSI e serão monitorados para a melhor fluidez.

Professores da rede municipal compartilham boas práticas

Iniciativa valoriza as práticas inovadoras desenvolvidas com os alunos ao longo do ano letivo – Foto: PMSJC.

Os professores da rede de ensino municipal participaram de um evento inédito nesta quinta-feira (7). Voltado ao ensino fundamental, o “1º HTC (Horário de Trabalho Coletivo) de socialização pedagógica: de professor para professor” reuniu práticas inovadoras desenvolvidas ao longo do ano letivo com os alunos.

As ações foram disponibilizadas em uma Mostra Virtual, para que todos os professores da rede possam acessar e se inspirar nas vivências dos colegas. Ao todo, experiências de 16 escolas compõem a exposição on-line, que conta com vídeos e apresentações detalhadas sobre cada uma.

O objetivo é reconhecer e valorizar as atividades aplicadas nas salas de aula a partir dos encontros formativos realizados pela EFE (Escola de Formação do Educador) e possibilitar a descoberta de novas ideias e estratégias.

Além disso, 12 professores foram selecionados para participar do HTC e compartilhar seus respectivos projetos, interagindo ao vivo com os demais educadores.  A transmissão aconteceu nos estúdios do Cite (Centro de Inovações e Tecnologias Educacionais), em três períodos: manhã, tarde e noite.


Bastidores: estúdios do Cite durante a transmissão | Foto: PMSJC.

Em alinhamento com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (PNRA), o espaço digital destaca ações focadas em alfabetização, matemática, leitura e escrita, realizadas com a utilização de diversos recursos e estratégias didáticas.

Cada iniciativa representa a criatividade e o compromisso dos profissionais em promover o desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo uma comunidade de saberes engajada e colaborativa.

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Professoras compartilham experiências em mostra virtual

Alunos apresentam projetos para o Empreende 2024

Projetos de 45 escolas passam por comissão avaliadora no Cedemp – Foto: PMSJC.

O mês de novembro marca um momento decisivo para a Educação Empreendedora na rede de ensino municipal.

Após desenvolverem projetos de Startups Educacionais ao longo de todo o ano letivo, os alunos de 9º ano apresentam suas ideias para uma banca de jurados no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), composta por representantes do Procon, ITA, Sebrae, Cephas e profissionais convidados.

Neste ano, 45 escolas municipais de Ensino Fundamental foram selecionadas pela comissão do Cedemp, totalizando 270 estudantes participando desta etapa.

Foram três dias intensos de atividades, cada um dedicado às diferentes categorias de projeto: produto, serviço e tecnologia. Os melhores serão premiados no evento Empreende – Startups Educacionais 2024, que acontece em dezembro.


Apresentações acontecem no auditório do Cedemp | Foto: PMSJC.

Planejamento e execução

Ao longo do ano letivo, os estudantes vivenciam experiências que desenvolvem comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.

Os encontros abrangem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, ecologia, robótica, tecnologias digitais e outros.

Os alunos da Emefi Profª Palmyra Sant’Anna, localizada na Vila Industrial, região leste da cidade, criaram a “LudiCaixa”, que oferece opções de brinquedos e jogos interativos para que as crianças fiquem menos tempo nas telas e interajam mais com o mundo real.

“Meu irmão mais novo, de 4 anos, é muito ativo no celular. Essa foi a situação-problema que deu início para nosso projeto e estamos muito felizes com o resultado, superou até as minhas melhores expectativas”, disse Pedro Biondo, de 14 anos.

Junto com mais cinco amigos, Pedro transformou a ideia em realidade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“A Educação Empreendedora prepara a gente para a vida adulta, são aprendizados que vamos levar para sempre, independente da área em que formos seguir. Foi uma experiência muito marcante para mim”, contou Geovanna Barbosa, de 14 anos.

“Foi muito legal ter a oportunidade de utilizar algo que eu gosto, desenhar, não só para me divertir, mas para ajudar meus amigos no trabalho. Penso em seguir na área e estudar arte ou design”, afirmou Tião Marino, de 15 anos.

Para a professora Ana Carolina Machado, que acompanhou e orientou o grupo, o sentimento é de orgulho e satisfação. “É gratificante se envolver com eles e observar a evolução de cada um. Trabalhamos juntos desde março neste projeto, fazendo os ajustes necessários, e de lá pra cá eles amadureceram como pessoas e se tornaram amigos mais próximos, é bonito de ver”, disse.


Professora Ana, ao centro, com os alunos da “LudiCaixa” | Foto: PMSJC.

São José + Empreendedora

A Educação Empreendedora faz parte do currículo das escolas municipais desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental.

Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro do componente Enriquecimento Curricular, as atividades envolvem mais de 54 mil alunos.

Com formações específicas para os professores, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.

Os alunos recebem ainda educação financeira e cidadania fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas e exercícios que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

Este conjunto de ações e investimentos levaram São José dos Campos a ser reconhecida pelo Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola este ano.

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Cephas abre inscrições para 2.000 vagas EAD

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro pela internet – Foto: PMSJC.

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), por meio do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), está com 2.000 vagas para sete cursos de qualificação profissional na modalidade EAD (Educação a Distância) para moradores de São José dos Campos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro pela internet, na página do programa Qualifica São José, no site da Prefeitura de São José, ou pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

O início das aulas será no dia 2 de dezembro.

Com essa oferta, o total de cursos oferecidos pela Prefeitura de São José dos Campos na modalidade EaD atinge 28.500 vagas em 2024.

Cursos

 Gestão de Práticas Ambientais em Meios
de Hospedagem                                                                                – 250 vagas

 Noções de Logística e Logística Reversa                                – 250 vagas

 Espanhol Intermediário voltado ao Atendimento
Turístico                                                                                             – 250 vagas

 Inglês Intermediário voltado ao Atendimento
Turístico                                                                                            – 250 vagas

 Auto CAD Básico                                                                            – 350 vagas

 Transportes Internacionais e Unitização
de cargas: Foco no Transporte Aéreo                                   – 350 vagas

 Empreendendo seu Negócio                                                    – 300 vagas

Inscrições para o Vestibulinho do Cephas terminam no dia 8

São oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos: Administração, Enfermagem, Mecânica, Eletrônica, Química e Edificações – Foto: PMSJC.

 

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) está com inscrições abertas para o Vestibulinho do Cephas até o dia 8 de novembro.

São 400 vagas para seis cursos técnicos gratuitos em São José dos Campos. As inscrições custam R$ 19. Elas podem ser feitas pelo site da empresa que organiza o Vestibulinho.

Os requisitos para as vagas estão disponíveis no edital. Uma das condições para se inscrever é morar em São José dos Campos há pelo menos dois anos.

A prova será realizada no dia 24 de novembro. As vagas são para o primeiro semestre de 2025.

Cursos

Administração: 120 vagas

Enfermagem: 80 vagas

Mecânica: 80 vagas

Eletrônica: 40 vagas

Química: 40 vagas

Edificações: 40 vagas

 

Programa Recupera melhora aprendizado de alunos

Lançado em 2021, programa oferece oficinas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Na rede de ensino municipal, ninguém fica para trás. Quando algum aluno demonstra dificuldades para acompanhar o conteúdo na sala de aula, a escola oferece todo o suporte necessário com diversas ações pedagógicas focadas na aprendizagem.

A principal delas é o Programa Recupera, que visa intensificar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para minimizar os impactos da pandemia na educação, com materiais próprios e jogos didáticos para alunos.

Presente em todas as escolas de ensino fundamental desde 2021, o Recupera dispõe de professores que foram contratados para o reforço nas escolas e formações específicas aos educadores.

As atividades acontecem no período regular (Recuperação Intrínseca e Paralela) e no contraturno (Recuperação Intensiva), viabilizando propostas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, resolução de problemas e cálculo.

Na Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues, região central da cidade, a professora Flávia Rubino conduz as aulas de matemática do Recupera. Ela salienta a importância da parceria entre os docentes para o sucesso do programa.

“Nós identificamos, em conjunto com as professoras da sala de aula, aqueles alunos com maior defasagem e aplicamos avaliações para entender quais são os pontos de atenção. A partir disso, atuamos de forma detalhada e personalizada no Recupera”, diz Flávia.

“Como as turmas do Recupera são reduzidas, em média 10 a 12 alunos, conseguimos atender as dúvidas de cada um pontualmente. A evolução é muito significativa e observamos o reflexo disso no desempenho escolar, melhorando o rendimento e a autoestima deles”, completa a professora.


Professora Flávia acompanha alunos durante aula de matemática | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

As alunas Ana Beatriz da Silva, de 9 anos, e Nicole Guimarães, de 10, estão no 4º ano e já sentem o impacto do Recupera.

“Minhas notas melhoraram bastante e estou resolvendo até questões com números grandes, o que antes parecia impossível pra mim”, disse Ana Beatriz.

Ana Beatriz, aluna da Emefi Áurea Cantinho | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

“Eu gosto do jeito que a professora explica e das atividades! Estou motivada e vou continuar me esforçando nas aulas”, afirmou Nicole.


Nicole realiza os exercícios nas oficinas | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Alfabetização

O trabalho do Recupera conta ainda com toda dedicação do Professor 2º Alfabetizador, responsável pela assistência às crianças que não concluíram essa etapa na idade adequada.

Estes docentes atuam dentro da sala de aula, dando apoio aos alunos que precisam, e realizam atendimentos individuais e personalizados, de acordo com a necessidade de cada estudante.

“Dominar a leitura e a escrita é o ponto de partida para que os alunos aprendam todas as matérias. Logo, eles sentem frustração diante dessas dificuldades, pois elas impedem que eles avancem nas demais disciplinas. A partir do momento em que sanamos isso, eles ganham autonomia para participar integralmente das aulas”, explica a professora Grazielle Fernandes.

“Envolve muita afetividade, nós precisamos estabelecer um vínculo com os alunos para que eles confiem na gente, e então aprofundamos nos exercícios”, reforçou a professora.


Professora Grazielle em atendimento individualizado | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Um bom exemplo desta relação é o Félix Gonçalves Santos, de 10 anos. Aluno do 5º ano, ele superou as adversidades e expressa todo carinho e gratidão pela professora. “Ela me ajudou muito, gosto dela. Fico feliz por hoje ler e escrever sozinho, eu queria isso há muito tempo”, conta.

“Antes eu só folheava, agora estou lendo os livros na sala de aula, gibis em casa. Tudo fica mais fácil pra mim e para as minhas professoras também”, disse Félix, alegre e orgulhoso.


Félix aprova o apoio da escola | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

API

Cada aluno tem suas necessidades, talentos e realidade. Considerando essas particularidades, as escolas atendem com qualidade visando o melhor aproveitamento e desempenho escolar.

Entre os serviços e programas inclusivos da rede, outro destaque é o Atendimento Psicopedagógico Institucional (API), que busca auxiliar, por meio do apoio de professores psicopedagogos e atividades no contraturno, os estudantes que apresentam baixo desempenho escolar, dificuldades ou transtornos de aprendizagem.

Projetos do JEPP engajam alunos com tecnologia e sustentabilidade

Programa acontece nas escolas em parceria com o Sebrae e envolveu mais de 46 mil alunos em 2024 – Foto: PMSJC.

A Educação Empreendedora faz parte do currículo das escolas municipais desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental.

Em 2024, mais de 46 mil alunos do 1º ao 9º ano participaram do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O programa acontece em todas as Emefi’s em parceria com o Sebrae.

Ao longo do ano letivo, os estudantes vivenciam experiências que desenvolvem comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.

Os encontros abrangem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, ecologia, robótica, tecnologias digitais e outros.

Com formações específicas para os professores, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.

Feiras

No segundo semestre, a temporada de Feiras do Jepp toma conta das escolas. Muito aguardado pelos alunos, este momento marca a exposição dos projetos realizados, onde compartilham o que aprenderam com a família, amigos e toda a comunidade escolar.

Na Emefi Profª Ruth Nunes da Trindade, a turma do 5º ano fez um espaço gastronômico, priorizando a oferta de alimentos saudáveis regionais.

“Nós escolhemos a tapioca, comida típica do nordeste brasileiro, e aprendemos todo o processo: desde a mandioca, até as massas e os recheios”, explica a aluna Ester Pereira, de 11 anos.

“Gostamos muito do projeto, pois ele nos prepara para o futuro! Como organizar um comércio, atribuir valores, cronograma… e ainda colocamos em prática conhecimentos de várias áreas”, contou a aluna Lara Beatriz, de 10 anos.


Ester e Lara durante a feira do Jepp na Emefi Profª Ruth Nunes da Trindade | Foto: PMSJC.

Já o 6º ano da Emefi Profª Ilga Pusplatais trabalhou com sustentabilidade. As alunas Camila Mioni e Lívia Okamoto montaram uma maquete de casa para o futuro, com painel solar, vaga para veículos elétricos e coletor de água da chuva.

“É um modelo que reduz a poluição e incentiva atitudes conscientes nas pessoas”, disse Camila.

“Nossa intenção foi projetar algo viável, que as pessoas realmente possam construir e comprar para viver”, concluiu Lívia.

As alunas Lívia e Camila exibem a casa sustentável | Foto: PMSJC.

O professor Rodrigo de Mello orientou projetos de 8º e 9º ano na Emefi Profª Terezinha Araújo, onde os estudantes criaram aplicativos e startups inovadoras. Segundo o docente, essas jornadas tiram os jovens da zona de conforto.

“Eles saem da posição de consumidor e passam a agir como donos de um negócio, precisam ser criativos e tomar decisões, entendendo os desafios e recompensas do empreendedorismo. São lições e habilidades valiosas que abrem a mente de um adolescente, independente do caminho profissional que ele vá seguir”, afirmou.

Professor Rodrigo ao lado das alunas da Emefi Profª Terezinha Araújo | Foto: PMSJC.

São José + Empreendedora

Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro do componente Enriquecimento Curricular, as atividades da Educação Empreendedora envolvem mais de 54 mil alunos, do Infantil ao Fundamental.

A cada ano, os projetos da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos e do JEPP  são selecionados para o evento Empreende – Startups Educacionais, ao final do segundo semestre.

Os alunos recebem ainda educação financeira e cidadania fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas e exercícios que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

Este conjunto de ações e investimentos levaram São José dos Campos a ser reconhecida pelo Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola este ano.

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