São José reduz em 69,6% o número de homicídios na cidade
O trabalho integrado da GCM e das forças de segurança já realizou mais de 700 ações de combate ao crime – Foto: Divulgação.
O número de homicídios de janeiro a setembro em São José dos Campos teve uma queda de 69,6%, em comparação ao mesmo período de 2016. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), foram 17 casos em 2024 ante 56 naquele ano.
A redução desse índice de criminalidade no município é um dos resultados do programa São José Unida, que foi criado pela Prefeitura em 2017 e vem promovendo a integração entre as Forças de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com suporte estratégico do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). Desde o início até agora, esse trabalho conjunto já realizou mais de 700 ações e trouxe resultados de impacto: foram 2.837 ocorrências atendidas, 636 veículos recuperados, 287 procurados pela Justiça recapturados e 1.293 pessoas detidas com a ajuda da tecnologia das câmeras inteligentes.
Em comparação ao mesmo período de 2023, a cidade também registrou diminuição nos índices de criminalidade, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 48% nos casos de furtos de veículos.
Além disso, os roubos de veículos diminuíram 17,6%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-23%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 13,4%, além da significativa queda nos índices de homicídios de 45,2%, caindo de 31 para 17 .
Aprovação
Um levantamento do Indsat, realizado em abril, mostra que a avaliação da segurança pública de São José continua superior à dos outros municípios de grande porte, mantendo o alto grau de satisfação desde outubro de 2023. A cidade alcançou 682 pontos na avaliação de 600 moradores, enquanto a média das demais grandes cidades foi de 522, uma diferença de 160 pontos no segundo trimestre.
O Indsat utiliza uma metodologia exclusiva para avaliar a satisfação com serviços públicos, atribuindo uma nota até 1.000 pontos com base nas avaliações de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo de cada serviço. As cidades são classificadas por porte populacional: pequeno (até 100 mil habitantes), médio (entre 100 mil e 400 mil) e grande (acima de 400 mil).
Tiro de Guerra forma 100 atiradores em São José
Evento celebra o término do serviço militar, no qual durante nove meses os jovens passaram por diversos treinamentos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Tiro de Guerra de São José dos Campos realizou, neste sábado (9), a formatura de encerramento do ano de instrução dos 100 jovens incorporados em 1º de março de 2024.
A solenidade aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, e representa o compromisso dos jovens com a defesa da pátria, mesmo que em uma função de reserva, e o desenvolvimento de habilidades importantes como disciplina, trabalho em equipe e responsabilidade.
Cem jovens participaram da cerimônia de encerramento do ano de instrução | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Amor à pátria
O 1º sargento Vladimir Machado Carlos, chefe da Instrução no Tiro de Guerra de São José, explica que o evento celebra o término do serviço militar, no qual os atiradores passaram por treinamentos físicos, disciplinares e instrutivos durantenove meses.
“Hoje devolvemos para a sociedade um jovem mais preparado para a vida, que está mais atento às questões sociais e do Brasil como um todo”.
Eder Medeiros Moreira, que foi o destaque da turma, conta que seu bom desempenho também teve influência do irmão, que serviu em 2023.
“Meu irmão gostou muito de servir. Então, eu acabei me interessando e quis fazer parte do Tiro de Guerra. Acho que o Exército foi um presente na nossa vida. Conseguimos amadurecer e nos tornamos pessoas melhores e dadãos de bem. Eu tenho só a agradecer por isto”.
Aos 19 anos, Eder pretende continuar na área militar.
“Quero aproveitar os ensinamentos e prestar concurso público para a ESA (Escola de Sargento das Armas) e a ESpCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) u até mesmo a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal”.
Eder e família comemoram o prêmio de destaque da turma. | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Para Elisangela Cursino de Medeiros Moreira, ter dois filhos formados pelo Tiro de Guerra é um orgulho.
“Eles saíram daqui como homens de verdade. O Eder concretiza hoje sendo o destaque geral. Isto é a soma das responsabilidades e de tudo que eu cobrei em casa também. O sentimento que eu tenho é que o servir vale muito a pena”.
Tiro de Guerra
Aproximadamente 6.000 jovens com 18 anos completos se apresentam todos os anos para fazer o alistamento no Exército em São José dos Campos. Eles passam por uma seleção e são incorporados ou dispensados.
O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que, além do serviço militar por nove meses, participam de ações comunitárias como doação de sangue, coleta de alimentos, campanha do agasalho e atividades da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
A instituição é mantida, por meio de convênio, pela Prefeitura de São José, que disponibiliza as instalações e a manutenção.
Já o Exército Brasileiro, a quem o Tiro de Guerra é ligado, é responsável pelo fardamento dos atiradores, material bélico, munição e instrutores.
Prefeitura recebe prêmio do CIEE por melhores práticas de estágio
Supervisoras e estagiários com o troféu de reconhecimento conquistado pela equipe – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos foi uma das ganhadoras do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. A solenidade foi realizada na quinta-feira (7), em São Paulo.
Durante o evento de premiação, os representantes da Prefeitura receberam o troféu que homenageia a instituição pelo investimento na formação de jovens profissionais.
Promovido pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) desde o início dos anos 2000, o prêmio reconhece as organizações que mais investem na formação prática dos estudantes. A avaliação leva em conta a perspectiva dos próprios estagiários por meio de pesquisas.
Milhares de profissionais, hoje atuando em empresas e órgãos públicos por todo o Brasil e até no exterior, já passaram pelo programa de estágio da Prefeitura. A cada ano, são centenas de vagas oferecidas para alunos de dezenas de cursos do ensino superior, técnico e médio.
No momento há um processo seletivo aberto, com 264 vagas disponíveis para preenchimento ou cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas no portal do Ciee.
Inscrição para estágio na Prefeitura vai até quarta-feira
Emoção marca festa de 25 anos do Atleta Cidadão
Atletas, familiares e apreciadores do esporte lotaram as arquibancadas do Teatrão em uma festa para celebrar o esporte joseense – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Teatrão, Centro de Treinamento do Atleta Cidadão, foi palco de uma grande festa na tarde deste sábado (9) que marcou os 25 anos de criação do programa, que forma jovens talentos para o esporte joseense.
A celebração, aberta para a comunidade, contou com as presenças de atletas das 114 equipes de diferentes categorias e modalidades que compõem o programa, familiares, autoridades e apreciadores do esporte.
Diversas atrações artísticas e esportistas tornaram o momento ainda mais especial. Foram prestadas homenagens às famílias que tiveram uma trajetória inspiradora dentro do programa, pela dedicação ao esporte no município e o legado que deixaram para as futuras gerações.
Oportunidades
O programa, que tem como missão formar jovens dentro e fora do esporte, tem proporcionado muitas oportunidades para Ana Laura Vicente da Cruz, atleta de Wrestling.
“Aqui, eu tenho condições de ir a competições, conhecer muitos lugares e também a crescer como cidadã que é o mais importante”.
Atleta de wrestling, Ana Laura disse que se encantou pela modalidade desde o primeiro contato, há 7 anos. | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O mesmo sentimento é compartilhado por Kevelin Souza Lopes, que aos 17 anos é atleta de handebol.
“Minha experiência no programa tem sido inesquecível, com muitos momentos dentro e fora de quadra com os professores e amigos que me fizeram enxergar o esporte e a vida com outros olhos’, afirmou Lopes.
Kevelin conheceu o Atleta Cidadão na escola, pelo programa Escola Ativa. | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Voos mais altos
Para quem trabalha com os atletas, ver na prática o resultado de tanto esforço é gratificante, como relatou Adriano Uchoas, coordenador do programa.
“O Atleta Cidadão contribui não só para a formação esportiva, mas para a formação destes jovens como cidadãos. A nossa filosofia é de que o esporte é um meio para alcançar algo muito maior”.
Os participantes também puderam escolher o nome dos mascotes: Cid e Atena. Ao final da celebração, um vídeo institucional com a história do Atleta Cidadão foi exibido ao público.
Conheça mais sobre o programa.
História
Vinculado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva que, ao longo dos anos, tornou-se um orgulho para os esportistas joseenses.
Desde sua criação, em 1999, tem sido um marco no desenvolvimento esportivo e na formação de jovens talentos na cidade, transformando vidas e promovendo não apenas o esporte, mas os valores de cidadania, respeito e determinação.
O programa é amparado pela Lei Municipal 9.989/19 e pelo decreto 18.459/2020, mobilizando atualmente mais de 1.600 crianças e jovens, de 8 a 20 anos, representando 22 modalidades esportivas.
Conta com cerca de 150 profissionais, entre membros das comissões técnicas e da equipe multidisciplinar.
As atividades desenvolvidas em diferentes polos espalhados por todas as regiões da cidade visam a formação esportiva competitiva, com a finalidade de compor as equipes que representam o município em eventos esportivos nas esferas regional, estadual e nacional.
Para ingresso nas modalidades, os interessados devem ser residentes em São José dos Campos, que se submetem a avaliações por meio de seletivas ou avaliação técnica.
São José registra aumento de 75% na abertura de novas empresas
Processo de abertura de empresas na cidade é considerado um dos mais rápidos do país e pode ser online ou na Sala do Empreendedor – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
São José dos Campos registrou a abertura de 19.104 empresas entre janeiro e outubro de 2024, movimentando ainda mais a economia do município, com geração de empregos e renda.
O número representa um crescimento de 75,09% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 10.911 novos empreendimentos. Entre as novas empresas, 15.026 são da categoria de microempreendedores individuais (MEI), o que representa 78,65% das aberturas e um crescimento de 179,66% em relação ao número de MEIs do ano passado.
Este aumento se deve à vocação empreendedora joseense e às ações da gestão municipal em favor da atração de investimentos, além da rapidez e desburocratização na abertura de novas empresas na cidade, que é a primeira cidade do Brasil considerada inteligente, resiliente e sustentável.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor é o setor responsável pelo atendimento aos interessados em instalar atividades no município, e desde 2017 é considerada uma das mais rápidas do país.
O processo pode ser feito on-line na página da Sala do Empreendedor e também presencialmente no 4º andar do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h30, mediante distribuição de senhas.
O serviço também está disponível nas unidades do Ponto Rural, localizadas no Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte) e em São Francisco Xavier (Rua XV de Novembro, 900, São Francisco Xavier).
Mais informações pelo telefone 3947-8478 ou por e-mail: salaempreendedor@sjc.sp.gov.br
São José sediará Fórum Internacional de Florestas Urbanas
Município foi escolhido como sede do evento pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A cidade de São José dos Campos sediará, entre os dias 25 e 29 de novembro, o 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas
O evento conta com apresentações, palestras e discussões em grupo que buscam explorar soluções inovadoras relacionadas à gestão de florestas e árvores urbanas, que contribuem para o desenvolvimento urbano sustentável.
A programação completa do fórum pode ser acessada aqui.
Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José foi escolhida como cidade sede do evento, que será realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), em parceria com a Prefeitura e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Interessados em participar desta importante discussão para o bem-estar das comunidades urbanas podem se inscrever no site do evento. As inscrições vão até o dia 15 de novembro.
Reconhecimento Internacional
Neste ano, São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.
O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.
O reconhecimento internacional evidencia o trabalho de São José na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.
O município também recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.
O certificado foi entregue em junho deste ano, durante o 2º Fórum Paulista de Arborização Urbana, que aconteceu em Jundiaí (SP), e é concedido pela SBAU a todas as cidades brasileiras que receberam o prêmio do Programa Tree Cities of The World.
Saiba mais:
Dia do Meio Ambiente: S. José é premiada por ações ambientaisJosé conquista selo internacional por excelência na arborização
José conquista selo internacional por excelência na arborização
Representantes da Prefeitura participam de Plano Verão da EDP
Empresa anunciou investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2030; ações municipais de prevenção também foram apresentadas em reunião – Foto: Divulgação.
São José dos Campos sediou na manhã desta quinta-feira (07), o lançamento do Plano Verão da EDP para a região do Vale do Paraíba e litoral norte, com operação de reforço que visa minimizar os impactos provocados pelos eventos climáticos.
Dentre as ações apresentadas, estão investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2030, nos 28 municípios do Estado de São Paulo (Guarulhos, Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte). O encontro foi no Centro de Operações Integradas da empresa e contou com representantes da empresa, colaboradores, autoridades públicas e de órgãos de meteorologia.
Representantes da Prefeitura das secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade, Proteção ao Cidadão e da Defesa Civil participaram da reunião apresentando as ações municipais preventivas que são realizadas durante todo o ano. Os serviços públicos municipais são intensificados na época das chuvas, para atendimento das ocorrências eventuais, e uma rede multidisciplinar de operação atua durante o verão.
Segundo o vice-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, a empresa tem se comprometido a executar recordes de aportes fundamentados em planejamento estratégico, que contribuem para uma “gestão operacional mais efetiva, principalmente em situações críticas e com mais ocorrências”.
Os investimentos contemplam ainda melhorias no atendimento ao cliente, implantação de redes mais robustas e resilientes, bem como a modernização de equipamentos, adoção de novas tecnologias e sistema automatizado. “Neste Plano Verão, a EDP aumentará em 30% as equipes de ruas para atendimento”, destacou Marcos Campos, diretor da empresa no Estado de São Paulo.
Antecipação do 13º dos servidores coloca R$ 30,6 milhões na economia
Serão beneficiados 8.800 profissionais que trabalham no Paço Municipal e em outras unidades – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta terça-feira (5) o pagamento antecipado e integral do décimo terceiro salário dos 8.800 servidores municipais da ativa. Eles receberão o benefício no dia 19 de uma só vez.
De acordo com a legislação municipal, o abono de Natal pode ser quitado até 15 de dezembro. A primeira parcela foi paga entre janeiro e outubro, antes do período de férias dos servidores que fizeram essa opção.
Com o adiantamento, serão injetados na economia local R$ 30,6 milhões, que é o valor restante da gratificação deste ano para os servidores. Grande parte desse montante deverá ser usado no período de compras natalinas e fortalecer o comércio e outros negócios estabelecidos na cidade.
Procon intensifica fiscalização e orientação durante black Friday
Procon de São José e Fundação Procon terão unidade móvel instalada na Praça Afonso Pena para orientar consumidores – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Novembro é mês de black friday, época do ano em que o comércio de lojas físicas e virtuais intensifica as promoções visando aumentar suas vendas. O período também merece atenção redobrada do consumidor e dos órgãos que atuam em sua defesa, como o Procon de São José dos Campos.
A unidade, inclusive, já iniciou um trabalho de fiscalização junto ao comércio local, visando identificar e coibir atitudes abusivas. No dia 22 de novembro, em particular, concentrará esforços no calçadão da Rua 7 de Setembro, vistoriando lojas e orientando os consumidores.
Mais que isto, o Procon de São José também realizará no dia 29 de novembro, em parceria com a Fundação Procon, uma ação de esclarecimento e orientação sobre os direitos do consumidor. A iniciativa será na Praça Afonso Pena, das 9h às 16h, com a presença de uma unidade móvel da fundação.
Confira aqui algumas dicas e orientações do Procon para este período.
Procon do SJC
-
Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
-
151 ou (12) 3909-1440
-
sjc.sp.gov.br
Prefeitura abre 264 vagas de estágio para ensino médio, técnico e superior
Estagiárias do curso de direito que atuam no Paço Municipal – Foto: PMSJC.
Estudantes universitários, de escolas técnicas e do ensino médio podem se candidatar às 264 oportunidades de estágio lançadas pela Prefeitura de São José dos Campos. É preciso estar com o cadastro atualizado no site do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola).
As inscrições devem ser feitas somente pelo portal do Ciee a partir de quarta-feira (6) até o dia 13, às 12h. Na mesma página é possível consultar o edital do processo seletivo. Assim que se inscrever, o interessado estará apto a iniciar a prova online, que deve ser realizada no mesmo período.
A publicação da lista de classificação definitiva, do gabarito e das respostas aos recursos ocorrerá no dia 10 de janeiro. Os aprovados serão chamados conforme a disponibilidade de vagas.
Com jornada de 4 ou 6 horas, são 232 vagas destinadas a estudantes de curso superior e 32 a alunos do ensino médio. A remuneração mensal varia de R$ 459,13 a R$ 991,71, conforme o nível escolar e a carga horária. Além da bolsa-auxílio, os estagiários recebem transporte e vale de alimentação gratuitos.
Cursos
Vagas disponíveis para preenchimento e cadastro de reserva conforme o nível de escolaridade
Médio
Ensino médio (a partir do 1° ano) |
10 |
Ensino médio São Francisco Xavier (a partir do 1° ano) |
1 |
Técnico
Técnico em administração (a partir do 1° semestre) |
15 |
Técnico em segurança do trabalho (a partir do 1° semestre) |
1 |
Técnico em informática (a partir do 1° semestre) |
5 |
Superior
Administração e afins (a partir do 1° semestre) |
50 |
Arquitetura e urbanismo (a partir do 1° semestre) |
2 |
Ciências biológicas (a partir do 3° semestre) |
1 |
Ciências contábeis (a partir do 1° semestre) |
5 |
Direito (1º ano ao 3º ano) |
20 |
Direito (4º ano e 5º ano) |
10 |
Educação física (bacharel a partir do 6º semestre) |
1 |
Engenharia ambiental (a partir do 5º semestre) |
1 |
Engenharia civil (a partir do 1° semestre) |
1 |
Engenharia elétrica e afins (a partir do 1° semestre) |
1 |
Ciência da computação e afins (a partir do 1° semestre) |
10 |
Jornalismo (a partir do 1° semestre) |
1 |
Licenciatura em biologia ou química (a partir do 1° semestre) |
1 |
Licenciatura em física ou matemática (a partir do 1° semestre) |
1 |
Pedagogia para região centro (a partir do 1° semestre) |
20 |
Pedagogia para região leste (a partir do 1° semestre) |
20 |
Pedagogia para região norte (a partir do 1° semestre) |
20 |
Pedagogia para região oeste (a partir do 1° semestre) |
20 |
Pedagogia para região sudeste (a partir do 1° semestre) |
20 |
Pedagogia para região sul (a partir do 1° semestre) |
20 |
Pedagogia para São Francisco Xavier (a partir do 1° semestre) |
5 |
Publicidade e propaganda e afins (a partir do 1° semestre) |
1 |
Tecnologia em logística (a partir do 1° semestre) |
1 |
PAT abrirá semana com 908 vagas de emprego
Posto de atendimento ao trabalhador funciona na Praça Afonso Pena, 175, no centro – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Trabalhadores em busca de emprego em São José dos Campos contarão com 908 oportunidades oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) nesta segunda-feira (4).
As vagas de trabalho são para diversas áreas e atividades profissionais.
O maior número de oportunidades (450) é para operador de telemarketing, destinado ao público em geral e outras 50 são na mesma função para PCDs (pessoas com deficiência).
Outras funções com número significativo de vagas:
-
Ajudante de embalagem – 100
-
Auxiliar de lanchonete – 47
-
Operador de caixa – 30
-
Auxiliar de limpeza – 22
-
Motorista carreteiro – 21
-
Empacotador – 14
-
Motorista caminhão basculante – 11
-
Auxiliar de cozinha – 9
-
Garçom – 7
-
Açougueiro – 7
A relação completa de vagas e funções está disponível no site da Prefeitura de São José dos Campos.
Importante
O PAT está localizado na Praça Afonso Pena, 175, no centro de São José. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os serviços são gratuitos para empresários e trabalhadores.
As vagas são publicadas diariamente no site da Prefeitura de São José, a partir das 18h. Antes de se dirigir ao posto, os interessados devem consultar o site e verificar se possuem perfil para alguma das vagas anunciadas.
Em caso positivo, é preciso comparecer com a carteira de trabalho – digital ou física – e um documento de identificação. Se possível, levar também o currículo.