TEA: PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO

 

O Papel da Psicopedagoga na Educação Inclusiva de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

Entendendo o TEA

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Cada indivíduo com TEA apresenta características únicas, o que exige um olhar atento e estratégias personalizadas por parte dos profissionais da educação.

A Psicopedagogia na Inclusão Escolar

A educação inclusiva é uma abordagem que visa garantir o direito de todos os alunos à aprendizagem, respeitando as diferenças e promovendo a equidade no ambiente escolar. Dentro desse contexto, o papel da psicopedagoga é fundamental, especialmente quando se trata do acompanhamento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A psicopedagogia atua na interseção entre a psicologia e a pedagogia, com o objetivo de compreender como o aluno aprende e quais são as barreiras que dificultam seu processo de aprendizagem. No contexto da inclusão, a psicopedagoga torna-se uma peça-chave na identificação das necessidades específicas do aluno com TEA, bem como na elaboração de estratégias que favoreçam seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Ações da Psicopedagoga na Educação Inclusiva

 Realiza avaliações diagnosticas  para identificar os pontos fortes e as dificuldades de aprendizagem do aluno com TEA, elaborando planos de intervenção que respeitam o seu ritmo e estilo de aprendizagem.

Adaptação Curricular

Junto à equipe pedagógica, contribui para a adaptação do currículo, dos materiais e das metodologias, garantindo que o conteúdo seja acessível ao aluno com TEA.

Formação e Acompanhamento de Professores

Oferece suporte e orientação aos professores, colaborando na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.

Mediação da Comunicação com a Família

A psicopedagoga também exerce um papel importante no diálogo com as famílias, fortalecendo a parceria escola-família e promovendo o entendimento das necessidades do aluno.

Promoção do Desenvolvimento Socioemocional

Além do aspecto cognitivo, a psicopedagoga auxilia no desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno com TEA, favorecendo sua inclusão nas interações com os colegas e no ambiente escolar como um todo.

*Sueli Pereira é pedagoga, psicopedagoga, clínica geral e institucional, neuropsicopedagoga e terapeuta ABA em São José dos Campos. Contatos: (12) 98299-0808.

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