SP: SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

 

Governo de SP promove Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer

 

Iniciativa visa ampliar o acesso à informação sobre a doença.

 

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta terça-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoveu a Semana de Conscientização e Prevenção da doença, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na capital.

A iniciativa, instituída pela Lei Estadual nº 17.955, de 1º de julho de 2024, tem como objetivo ampliar o acesso à informação e mobilizar a população sobre prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamento e outros temas essenciais relacionados ao câncer.

“É um grande orgulho ver o Icesp operando hoje em sua plena capacidade, algo que não tínhamos presenciado desde sua criação. Mais do que isso, é importante lembrar que, naquela ocasião, o governo estadual investiu mais de R$ 480 milhões para ampliar a oferta de serviços oncológicos em São Paulo”, afirmou o secretário de saúde Eleuses Paiva.

Ele ainda destacou que o estado aumentou em mais de 50% a capacidade de atendimento oncológico e atualmente, já acumula um crescimento de cerca de 60% em relação a 2022.

A secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, ressaltou a relevância do trabalho de prevenção, especialmente, por meio das Carretas de Mamografia que percorrem o estado oferecendo exames gratuitos. “Nossa missão é levar não só prevenção, mas também informação sobre o trabalho que todas as secretarias vêm realizando para garantir atendimento de qualidade à população”, disse.

O evento contou com palestras sobre prevenção do câncer de colorretal e infecções pelo HPV. Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, a deputada estadual Solange Freitas, o presidente do conselho diretor do Icesp, William Nahas, o superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira, além de outras autoridades e profissionais de saúde. Durante a cerimônia, a Santa Casa de Araraquara e a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) participaram remotamente das atividades, integrando-se à mobilização estadual. (Fonte e foto: Governo de SP).

You May Also Like