Venezuelano vence a última prova do Pan de Ciclismo em São José
O sprinter Leangel Linarez cruzou a linha de chegada em primeiro lugar após escapar do pelotão da elite masculina – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O ciclista Leangel Linarez, da Venezuela, foi o campeão da prova de resistência do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, encerrado neste domingo (26) em São José dos Campos. Ele pedalou os 199 quilômetros do percurso da elite masculina em 4h17min48s68.
Red Walters, de Granada, ganhou a medalha de prata, seguido pelo colombiano Wilmar Paredes, que ficou com o bronze. Ambos fizeram o tempo de 4h17min51s47, com a definição de pódio pelo photo finish. O melhor brasileiro foi Kleber Ramos, de Pindamonhangaba, que chegou em oitavo lugar.
No quadro de medalhas, o Brasil terminou em segundo lugar, com 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze, atrás da Colômbia (4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes) e à frente dos Estados Unidos (2 ouros e 1 prata). A competição reuniu 357 ciclistas de 31 países e foi o último evento da modalidade no continente antes dos Jogos Olímpicos de Paris.
Disputa acirrada no pelotão da reta final | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
A prova que fechou o Pan em São José dos Campos ocorreu debaixo de muita chuva e com temperatura baixa. Ao longo da corrida, aconteceram alguns ataques e um grupo de quatro ciclistas ficou à frente do pelotão por um bom tempo. Na entrada na cidade, a definição ficou por conta do sprint.
“A corrida foi extremamente desafiadora, aconteceu uma longa fuga que começou logo na primeira metade da prova e só foi alcançada nos últimos quilômetros”, afirmou Leangel. “Quando o pelotão ficou compacto, busquei uma boa posição para o sprint final. Fiquei imensamente feliz com a vitória. Parabenizo a todos os envolvidos pela excelente organização do campeonato.”
Mesmo com chuva, público acompanhou a corrida | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
São José
“O próximo país que fizer o Pan-Americano de Ciclismo vai ter que se superar muito para chegar ao nível de São José dos Campos”, disse o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio dos Santos. “Entregamos o melhor Pan-Americano de todos os tempos. Circuito excelente com saídas rápidas para estradas e sucesso de público. Estamos muito felizes.”
O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paulista de Ciclismo, com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo e apoio da Prefeitura de São José dos Campos e do Governo de São Paulo.
Red, Leangel e Wilmar recebem as últimas medalhas | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC.
Resultados
Resistência masculino
- Leangel Linarez (VEN), 4h17’48″6
- Red Walters (GRN), 4h17min51s,47
- Wilmar Paredes (COL), 4h17’51s47
Medalhas
- Colômbia – 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes
- Brasil – 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes
- Estados Unidos – 2 ouros e 1 prata
- Chile – 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes
- Venezuela – 1 ouro
Atletas paralímpicos de São José ganham 7 medalhas no Mundial
Com 19 vitórias nesta edição do Mundial, os atletas paralímpicos bateram o próprio recorde de vitórias conquistadas, 16 ouros em Lyon (França, 2013). – Foto: Divulgação.
Perto de 3 meses para o início dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Atletismo Paralímpico Brasileiro obteve seu melhor desempenho em mundiais no último sábado (25), em Kobe (Japão).
Com 19 vitórias nesta edição do Mundial, os atletas paralímpicos bateram o próprio recorde de vitórias conquistadas, 16 ouros em Lyon (França, 2013).
Em Kobe, o protagonismo dos joseenses colaborou para a conquista deste resultado, além de colocar o Brasil na segunda colocação do quadro geral com 42 medalhas (19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes), deixando para trás as potências Grã Bretanha (7) e Estados Unidos — com mais que o triplo de medalhas de ouro que os norte-americanos, que fecharam com 6. China terminou na liderança com 33 ouros.
Rayane Soares, atleta da equipe Athlon/São José…
Destaque para a corredora da equipe Athlon/São José, Rayane Soares, da classe T13: ouro nos 200 metros, prata nos 100 metros e bronze nos 400m.
Ricardo Mendonça (centro), campeão mundial nos 100m rasos T37.
Além de Rayane, o velocista Ricardo Mendonça, da classe T37, também faturou o ouro nos 100 metros rasos.
Lorena e Renato, dupla de São José conquistou prata e bronze juntos..
Lorena Spoladore e Mateus Evangelista conquistaram mais 3 medalhas. Lorena e seu assistente Renato Ben Hur faturaram prata no salto em distância (T11) e bronze nos 100 metros (T11); Mateus levou o bronze no salto em distância (T37).
Mateus Evangelista, bronze no salto em distância.
Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), avaliou o desempenho do Brasil neste Mundial:
“A gente sai daqui [Kobe] com um sentimento de alegria, uma sensação de dever cumprido. Mas, por outro lado, com sentimento de um baita desafio e de muita expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris, que são o nosso principal objetivo do ciclo. O Campeonato Mundial demonstrou que nós estamos no caminho certo.”
Adiamento do Mundial
Previsto para ser realizado em 2021, o Mundial de Atletismo Paralímpico sofreu adiamento devido à pandemia de covid-19 e foi programado para ocorrer no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A competição aconteceu de 17 a 25 de maio, na cidade japonesa Kobe.
*Fotos: CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro.
Atleta Cidadão é campeão em mais 2 categorias na Copa Ouro
A equipe sub-11, que derrotou o Comercial por 2 a 0, com 2 gols de Kallaur, e conquistou o título de campeã da Copa Ouro – Foto: Divulgação.
As equipes sub-11 e sub-13 do São José Desportivo/Atleta Cidadão conquistaram o título de campeãs da Copa Ouro, promovida pela Associação Paulista de Futebol. A decisão das duas categorias aconteceu no último sábado (25), em Itaquaquecetuba.
O time sub-11 derrotou o Comercial por 2 a 0, com 2 gols de Kallaur, aos 21 minutos do segundo tempo em uma jogada rápida de contra ataque, e aos 29, numa bela cobrança de falta.
Além do título, a equipe joseense levou 3 prêmios: o de defesa menos vazada, de artilheiro (com Pedrinho e Kallaur, com 4 gols cada), e de craque da competição (com Kallaur, o grande destaque da final).
Na sequência foi realizada a decisão da categoria sub-13, com o São José levando a melhor sobre o Guarulhos por 1 a 0. O gol foi marcado por Marquinhos Bolacha, aos 5 minutos do primeiro tempo.
Além de levantar o principal troféu do torneio, o São José levou 2 prêmios, o de artilheiro (Marquinhos Bolacha, com 9 gols) e de craque do campeonato (com Guilherme Lucca).
Os resultados de sábado comprovam a força do futebol do Atleta Cidadão, que chegou às finais das 5 categorias que disputou na Copa Ouro. Além dos títulos na sub-11 e na sub-13, o São José Desportivo foi campeão na sub-17 (vencendo o São Caetano na final) e vice na sub-15 (perdendo a decisão para o Taboão da Serra).
Final do Sub-20
Nesta terça (28), o São José Desportivo disputa mais uma final, na categoria sub-20, contra o São Caetano, a partir das 10h, no estádio municipal Ilden Silvestre do Carmo, na cidade de Itaquaquecetuba.
Ao longo do campeonato, o São José somou 5 vitórias, um empate e uma derrota, tendo eliminado o XV de Caraguá na semifinal por 5 a 2. Já o São Caetano tem uma campanha com 4 vitórias, 2 empates e uma derrota. Na semifinal, o time do ABC derrotou o Rosário Central por 9 a 1.
Atletas do São José Wrestling se classificam para o Mundial Escolar
As atletas Beatriz e Ana Clara se classificaram para o Mundial Escolar que vai acontecer no Bahrein, no mês de outubro – Foto: Divulgação.
Duas atletas da equipe São José Wrestling/Atleta Cidadão foram campeãs nesta quarta-feira (22) da Seletiva Nacional para a Gymnasiade, o Campeonato Mundial Escolar. A competição foi disputada na cidade de Aracaju, capital de Sergipe, reunindo atletas de várias partes do Brasil.
Beatriz Calasans, no estilo livre (categoria -61kg) e Ana Lara Cruz (categoria -69kg) conquistaram a medalha de ouro e se classificaram para o Mundial que acontecerá no Bahrein, no mês de outubro.
No masculino, Cauã Santos, que competiu no estilo greco romano (categoria -65kg), conquistou a medalha de prata, mas não obteve a classificação, já que apenas o campeão tem vaga garantida no Mundial.
Beatriz, Ana Clara e Cauã continuam em Sergipe, juntamente com outros três atletas do São José Wrestling, para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-17, que começa nesta sexta (24) e prossegue até domingo (26).
Os representam da equipe joseense na competição são: Ana Lara Cruz (estilo livre -69kg), Beatriz Calasans (livre -61kg), Ingrid Alves (livre -57kg), Cauã Santos (greco romano -65kg), Matheus Reis (livre -71kg) e Rickison Abreu (livre -55kg).
A competição vale pontos para o ranking nacional da modalidade.