São José é campeã dos Jogos Paralímpicos de São Paulo
A equipe do Instituto Athlon de São José dos Campos mais uma vez mostrou sua força, vencendo o Paresp 2023 – Foto: Divulgação.
A fase final dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), realizado pelas secretarias estaduais de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aconteceram entre os dias 16 e 18 de dezembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com uma brilhante participação dos atletas do Instituto Athlon de São José dos Campos, nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo.
No quadro geral de pontuação, São José garantiu os títulos no masculino e no feminino, conquistando o campeonato geral dos 1° Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, escrevendo mais uma vez o nome da cidade na história do esporte paralímpico.
Em sua primeira edição, que contou com as fases regionais e final, o Paresp teve como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva e da inclusão das pessoas com deficiência em todo o Estado de São Paulo.
Mais um título, mostrando que o esporte joseense é grande referência nos esportes olímpicos e paralímpicos, promovendo inclusão e oportunidades por meio do esporte.
Classificação geral do Paresp 2023
1° São José dos Campos – 43 pontos
2° Marília – 24 pontos
3° Sorocaba – 18 pontos
Definidos os campeões da Copa Joseense de Menores 2023
A equipe do Esplanada AESJ conquistou o título da categoria sub-13 após vencer a ADC Embraer na final por 1 a 0 – Foto: Divulgação.
Numa grande festa do esporte joseense, foram conhecidos no último fim de semana (16 e 17) os campeões da Copa Joseense das categorias menores, o maior torneio de futebol infanto-juvenil de São José dos Campos, organizado pela Prefeitura.
O campeonato começou em agosto, com a participação de 120 equipes, divididos nas Séries Ouro e Prata, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, com a participação de cerca de 2.300 atletas.
Bulls, campeão da categoria sub-9.
Bulls, campeão da categoria sub-11.
O campo do Centro Esportivo João do Pulo, no Jardim Satélite, recebeu as finais da competição. No sábado (16), foram conhecidos os campões da Série Prata e no domingo (17), os da Série Ouro. Depois dos jogos as equipes receberam seus troféus e medalhas.
Esplanada AESJ, campeão da categoria sub-15.
Urbanova Sport Club, campeão da categoria sub-17.
Os campeões da Série Ouro foram: Bulls FC (sub-9), Bulls FC (sub-11), Esplanada AESJ (sub-13), Esplanada AESJ (sub-15) e Urbanova Sport Club (sub-17).
Na Série Prata, os campeões foram: Esplanada FC (sub-9), Soccer Club (sub-11), Soccer Club (sub-13) e Panthers FC (sub -15).
Confira abaixo os resultados dos jogos:
Série Ouro
Finais
Sub-9 – Bulls FC 2 x 1 Esplanada AESJ
Sub-11 – Bulls FC 3 x 0 Moreira’s Sport
Sub-13 – Esplanada AESJ 1 x 0 ADC Embraer
Sub-15 – ADC Embraer 0 x 1 Esplanada AESJ
Sub-17 – Urbanova Sport Club 2 x 1 Santa Cruz FC
Série Prata
Finais
Sub-9 – R10 0 x 1 Esplanada FC
Sub-11 – Soccer Club 0 (4) x 0 (3) Campos de São José (pênaltis)
Sub-13 – Soccer Club 0 (4) x 0 (2) Esplanada FC (pênaltis)
Sub-15 – Soccer Club 1 x 2 Panthers FC
Fotos: Tião Martins/Divulgação
São José Basketball conquista o vice-campeonato paulista sub-20
O São José Basketball lutou até o fim, mas acabou sendo superado após 3 prorrogações e terminou com o vice-campeonato estadual – Foto: PMSJC.
A equipe sub-20 do São José Basketball conquistou o vice-campeonato paulista da categoria. Na noite de sexta-feira (15), o time joseense lutou até o fim, mas acabou superado pelo Corinthians por 104 a 96, após a disputa de três prorrogações, no ginásio Linneu de Moura.
O São José precisava vencer para forçar o jogo 3 da série final, já que na quinta-feira (14) havia perdido para o Corinthians em São Paulo por 60 a 62, em mais um jogo equilibrado do começo ao fim.
Apesar da derrota na final, a campanha joseense deve ser muito valorizada, pois até chegar à decisão o time acumulava 19 vitórias e apenas três derrotas ao longo da competição.
O time joseense, dirigido pelo técnico Cristiano Ahmed, levantou o troféu de vice-campeão com os seguintes atletas: Gabriel Caldeira, Felipe Faustino, Gabriel Furlan, Caio Henrique, Afonso Pacheco, Kauê, Felipe Gregate, João Nickel, Thales Guedes, Bruno Foresti, Cauã, Pedro Couto, Carlos Barreto e João Guimarães.
A equipe disputa a temporada com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
Fotos: Ueverton Pereira/Atleta Cidadão
Vôlei São José bate o Suzano e segue com 100% na Superliga
A Arena Municipal esteve lotada mais uma vez para o duelo entre Farma Conde Vôlei São José e Suzano pela Superliga Nacional – Foto: Divulgação.
O Farma Conde Vôlei São José contou com o apoio da sua torcida que lotou a Farma Conde Arena para superar o Suzano Vôlei por 3 sets a 1 (25×20 / 25×19 / 21×25 / 26×24) neste domingo (17), mantendo 100% de aproveitamento na Superliga Nacional Masculina.
Com a vitória os Gigantes do Vale seguem na liderança do campeonato, com sete vitórias em sete jogos, na maior sequência de triunfos da competição.
O ponteiro Douglas Souza levou o troféu Viva Vôlei como melhor jogador da partida
Os joseenses voltam à quadra na próxima quinta-feira (21), às 21h, contra o Azulim Gabarito Monte Carmelo, na Farma Conde Arena.
Ciclistas do Atleta Cidadão alcançam topo do ranking brasileiro
Na lista, quatro atletas da equipe São José Ciclismo, que integram o programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, estão entre os primeiros colocados – Foto: Divulgação.
A Confederação Brasileira de Ciclismo divulgou, nesta quarta-feira (14), o ranking brasileiro da modalidade. Na lista, quatro atletas da equipe São José Ciclismo, que integram o programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, estão entre os primeiros colocados.
Destaque para a primeira colocada na categoria Estrada Sub-23, a campeã Ana Paula Finco, que conquistou 405 pontos nas provas nacionais.
Na Pista Keirin, prova de ciclismo olímpico onde os competidores disputam a corrida em um velódromo (circuito oval), o ciclista Erick Fagundes conquistou o segundo lugar, com 250 pontos.
Breno Santos garantiu o terceiro lugar na classe Estrada Júnior, com 232 pontos.
A elite Sumaia Ali, de Pista Velocidade, ficou em terceiro lugar com 230 pontos.
O ranking brasileiro é feito pela Confederação Brasileira de Ciclismo, a partir da somatória de pontos conquistados pelos atletas em provas de nível nacional durante o ano.
Ranking Paulista
A Federação Paulista de Ciclismo também divulgou o ranking estadual. O São José Ciclismo aparece entre os primeiros colocados com 8 medalhistas, sendo 6 jovens do programa Atleta Cidadão.
Primeiro lugar:
– Maria Eduarda (Junior Estrada)
– Ana Paula Finco (Sub-23 Estrada)
– Sumaia Ali (Velocidade por Equipe, Keirin, Scratch)
– Flavio Vidal (Master B1 Estrada)
Segundo lugar:
– Giselle Bertolotti (Master B Estrada)
Terceiro lugar:
– Breno Santos (Junior Estrada, MTB)
– Thiago Ferreira (Junior Estrada)
– Erick Fagundes (Junior MTB)
– Ana Clara (Juvenil Estrada)
O raking paulista segue o critério de contagem de pontos adquiridos pelos atletas na temporada, em provas supervisionadas pela Federação Paulista de Ciclismo.
São José Basketball bate Mogi em casa e se reabilita no NBB
O ala argentino Leonardo Lema sobe para marcar mais dois pontos para o São José na vitória sobre o Mogi no Linneu de Moura – Foto: Divulgação.
Nesta terça-feira (12), o Coop São José Basketball superou o Mogi Basquete por 84 a 73, no ginásio Linneu de Moura, e conquistou sua reabilitação no NBB Caixa.
O resultado deixa o time joseense na quinta colocação da competição, com 69,2% de aproveitamento, em campanha de nove vitórias em 13 jogos. O Mogi, por outro lado, permanece na lanterna do torneio com 14,3% de aproveitamento.
O ala argentino Leonardo Lema foi o principal nome da noite, com 20 pontos anotados. O armador Diego Figueredo, com 18 pontos e 11 assistências, e o pivô Renato Carbonari, com 17 pontos e sete rebotes, também se destacaram. O pivô Lupa terminou o jogo como máximo pontuador do Mogi, com 17 pontos e oito rebotes.
O Coop São José Basketball volta à quadra na próxima quarta-feira (20), às 19h30, novamente no ginásio Linneu de Moura, para encarar o Bauru Basket. O duelo terá entrada gratuita para a torcida, com arrecadação de alimentos para o Fundo Social.
Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ
São José Basketball Feminino é campeão do Paulista Sub-20
A equipe do São José Basketball feminino que conquistou o título de campeã do Campeonato Paulista Sub-20 – Foto: Divulgação.
O São José Basketball Feminino/Atleta Cidadão conquistou no domingo (10) o título de campeão paulista sub-20. Jogando no Ginásio do CD Esportivo, na cidade de Osasco, as joseenses venceram o Bradesco Esportes e Educação por 50 a 42 e conquistaram o estadual.
É o segundo título da categoria em 2023. As joseenses haviam vencido, no começo do ano, o Campeonato Brasileiro Interclubes da categoria em Curitiba.
Lara Xavier foi a principal destaque da equipe joseense na partida, anotando 10 pontos, além de 15 rebotes – double-double – quatro roubos de bola e 16 pontos de eficiência. Letícia Rechembak também teve destaque na partida anotando 16 pontos, além de cinco rebotes, duas assistências e 10 pontos de eficiência.
O São José entrou em quadra com: Julia Letty, Livinha, Rechembak, Lara e Jamily. Gi Mancilha, Vi Arcanjo, Isabela Hadassa, Brenda, Lucía Molina, Yas Pereira e Livia também estavam à disposição do técnico Leandro Leal.
Em oito competições disputadas neste ano este é o sexto título do basquete feminino joseense, se contarmos as categorias maiores (sub-s19/20/21/23/adulto). Antes, as joseenses haviam terminado o Jogos Abertos da Juventude com o elenco sub-19 em terceiro lugar. Já o Campeonato Paulista Adulto a equipe terminou na quinta posição.
O São José ergueu a taça de campeão no Brasileiro Interclubes Sub-20, no Brasileiro Interclubes Sub-23, nos Jogos Abertos do Interior, nos Jogos Regionais (ambos sub-21) e na Copa São Paulo da categoria adulto.
Fotos: Divulgação/São José Basketball Feminino
Handebol joseense é campeão paulista na categoria cadete
A equipe cadete do São José Handebol/Atleta Cidadão conquistou o título paulista ao superar o Corinthians na final – Foto: Divulgação.
A equipe cadete (sub-16) do São José Handebol/Atleta Cidadão conquistou na última sexta-feira (8) o título de campeã paulista. No segundo jogo da decisão do estadual contra o Corinthians, os joseenses empataram em 29 a 29, em São Paulo, e levantaram o troféu inédito para a categoria.
O São José jogou pelo empate por ter vencido o primeiro jogo da final, na segunda-feira passada (4), no ginásio do Vale do Sol, em São José dos Campos, pelo placar de 26 a 24.
O time teve uma campanha de 14 vitórias em 23 jogos ao longo da competição.
Essa foi a segunda final disputada nesta temporada pela equipe cadete, que foi vice-campeã da Liga Paulista.
Agora, o time se concentra para a disputa da 21ª edição da Copa Estadual de Handebol, promovida pela Secretaria de Esportes do Estado, que será disputada no período de 14 a 23 de dezembro em Taubaté.
São José vence o Brasileiro Interclubes de Wrestling
A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Wrestling, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos – Foto: Divulgação.
O São José Wrestling foi campeão do 3º Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling, disputado no sábado e domingo (9 e 10), no ginásio do Teatrão, em São José dos Campos. O torneio reuniu 29 equipes e os principais lutadores da modalidade no país. O segundo lugar ficou com o Centro Olimpíadas. Em terceiro, o Niterói Team.
Ao todo, os atletas joseenses conquistaram 14 medalhas, sendo sete de ouro, três de prata e quatro de bronze. Seis atletas da equipe se classificaram para o Pan-Americano de Wrestling, que acontecerá em Acapulco, no México, no período de 22 a 25 de fevereiro de 2024. O campeonato é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris no ano que vem.
Os classificados são Kamila Barbosa (-50kg), Laís Nunes (-62kg), Meiriele Santos (-76kg) e Gabriel Silva (-125kg), que competem no estilo livre, além de Ronisson Brandão (-97kg) e Eduard Soghomonyan (130kg), ambos no estilo greco-romano.
A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Wrestling, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.
Além das disputas do 3º Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling 2023, a Confederação Brasileira de Wrestling promoveu o Brasileiro Infantil e o Brasileiro de Veteranos.
Confira abaixo os atletas que conquistaram medalhas no Brasileiro:
Ouro
Estilo livre
Kamila Barbosa -50kg
Laís Nunes -62kg
Meiriele Santos -76kg
Gabriel Silva -125kg
Greco-romano
Renan Araújo-63kg
Ronisson Brandão -97kg
Eduard Soghomonyan 130kg
Prata
Estilo livre
Grabriela Rocha -68kg
Ana Júlia Santos -76kg
João Victor Santos -65kg
Bronze
Estilo livre
Renato Patrício -74kg
João Pedro Reis -79kg
Gabriel Mello -70kg
Greco-romano
Gabriel Mello -72kg
Outros atletas que competiram foram Victor Hugo (4º colocado na categoria -77kg), Christopher Segura (5º na categoria -60kg), Ana Clara Oliveira (5º na categoria -65kg) e Maria Cruz (6º na categoria -68kg).
Conexão Especial fecha 2023 com pavilhão lotado
Principal atração do dia, o grupo de pagode Jeito Moleque lotou o pavilhão – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
O Conexão Juventude Especial de Fim de Ano realizado neste domingo (10), no Centro da Juventude, animou o público que participou de uma série de atividades recreativas, dançou forró pé de serra e cantou os sucessos do grupo de pagode Jeito Moleque.
Principal atração do dia, o grupo de pagode Jeito Moleque lotou o pavilhão.
Às 14h, os portões já estavam abertos para receber o público com prestação de serviços e entretenimento para toda a família. E para garantir a segurança dos pequenos, as crianças receberam pulseiras de identificação logo na entrada.
E tinha muita diversão para as crianças, como um corredor de brinquedos infláveis com piscina de espuma, arena de games e um festival de skate, que rolou no bowl do lado externo. O espaço foi totalmente reformado.
Teve ainda MCs em batalhas de rima, aulões de dança e estação da beleza com cortes de cabelo, designer de maquiagem e sobrancelhas. E cabine de fotos 360 graus para registrar a diversão na última edição do ano do Conexão. A Secretaria de Saúde também marcou presença no evento com testes de saúde.
Muita música no Conexão. No palco, DJ Maah Fernandes comandou o início da diversão e agitou a tarde deste domingo com muito alto astral. A galera da Fundação Cultural também animou o público com o retrô dancing e o músico André Garibaldi e a banda Kanaviá colocaram o público para dançar o melhor do forró pé de serra.
E depois de dançar muito, o público vibrou quando o grupo de pagode Jeito Moleque subiu no palco. Com o pavilhão lotado, a plateia cantou junto com a banda os grandes sucessos do grupo.
O Conexão Juventude é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos.
São José Futsal feminino é vice-campeão paulista de 2023
A equipe de futsal feminino de São José, que chegou a 10ª final de Campeonato Paulista seguida e terminou com o vice-campeonato – Foto: Divulgação.
O São José Futsal feminino encerrou a temporada 2023 com o troféu de vice-campeão paulista da categoria. O time perdeu o segundo jogo da final para o Taboão Magnus por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (7), e ficou na segunda colocação do torneio.
No jogo de ida, na segunda-feira (4), o time joseense já havia perdido em casa pelo placar de 3 a 0. O vice-campeonato garantiu ao time joseense classificação para a Copa do Brasil, que será em maio de 2024.
O adversário da final terminou o Campeonato Paulista invicto, com 18 vitórias em 20 jogos e o melhor ataque da competição, com 109 gols. Já o São José teve a segunda melhor campanha, com 12 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas em 20 jogos.
Esta foi a 10ª final de Campeonato Paulista consecutiva do time joseense, que já soma sete títulos estaduais no currículo.
Apesar da derrota na decisão do Paulista, o São José Futsal Feminino encerra a temporada com saldo positivo. O time conquistou neste ano dois títulos, o de campeão dos Jogos Regionais, disputados em Pindamonhangaba, e o dos Jogos Abertos do Interior, em São José do Rio Preto.
São José Futsal conquista o bicampeonato da Liga Paulista
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista ao vencer o Taubaté nos pênaltis por 4 a 2 – Foto: Divulgação.
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista de Futsal com uma vitória sobre Taubaté nos pênaltis na noite desta quinta-feira (7) no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos.
O segundo jogo da decisão terminou empatado em 3 a 3 no tempo normal, forçando a uma prorrogação sem gols. Na disputa por pênaltis, os joseenses levaram a melhor, vencendo por 4 a 2, com destaque para o goleiro Murilo, que fez duas defesas.
O São José contou com apoio da torcida e precisou de muita persistência para conquistar o título, depois de um empate por 2 a 2 no jogo de ida, em Taubaté, na semana passada.
O Taubaté saiu na frente no placar com Tomás, mas o São José buscou o empate com Mendonça. No final do primeiro tempo, o adversário fez 2 a 1 com Fabinho e foi para o intervalo em vantagem.
No início da segunda etapa, os joseenses voltaram a empatar, com Vandinho. Pressionando o adversário, o São José conseguiu a virada em 3 a 2 com Guilherme. Em desvantagem, o Taubaté foi para o tudo ou nada e empatou novamente com o goleiro linha Júlio Emerson, 3 a 3, faltando pouco mais de um minuto para o fim da partida.
Na prorrogação, o São José esteve mais perto do gol, mas o placar não saiu do 0 a 0. Já na disputa das penalidades, o Taubaté errou duas vezes e o São José nem precisou fazer a quinta cobrança, fechando em 4 a 2.
O São José, do técnico Guilherme Oliveira (o Pichu), foi campeão com a seguinte formação: David, Wesley, Mendonça, Vandinho e Joãozinho, Murilo, Lucas, Bob, Felipe, Gabriel Soares, Yuri, Guilherme, Índio, Gustavo e Thiago Cabeça.
Fotos: Bruno Domingues/São José Futsal
Virada Esportiva Inclusiva movimenta São José nesta sexta
A Virada Esportiva Inclusiva aconteceu nesta sexta-feira, no Centro da Juventude – Foto: PMSJC.
São José dos Campos recebeu, na manhã desta sexta-feira (8), no Centro da Juventude, a Virada Esportiva Inclusiva. O evento, gratuito e voltado para pessoas de todas as idades, fomenta o movimento paradesportivo, por meio de ações de sensibilização, formação e vivências esportivas.
O público pode sentir na pele a experiência de como é correr sendo guiado apenas pelo som, pular obstáculos e ainda participar de provas, como a de arremesso com os olhos vendados, de forma a simular a perspectiva de como é rotina de atletas com deficiência. Um exercício de empatia e superação.
Vanessa Ribeiro, de 45 anos, fez o percurso sensorial. “Gostei bastante. Deu pra entender como as coisas que parecem simples para nós se tornam muito mais difíceis sem um dos sentidos. A inclusão no esporte traz a oportunidade de pessoas com deficiência superar limitações e praticar modalidades que pessoas sem deficiência realizam.”
Guilherme Lomba, 27 anos, destacou a importância do evento para a comunidade. “Muito legal apresentar para o público como é o esporte paraolímpico e levar para eles um pouco da história de cada atleta que representa São José. E faz bem para os atletas também, que recebem nossa admiração. Nossa cidade é vitoriosa, de campeãs e campeões paraolímpicos.”
A Virada teve atividades teóricas e práticas das seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, goalball, handebol, hóquei indoor, parabadminton, rugby em cadeira de rodas, vôlei sentado e xadrez para deficientes visuais.
Esta foi a última ação da Virada Esportiva Inclusiva, que aconteceu também em Jacareí nos dias 5 e 6.
A realização foi do Instituto Incentivar Esporte e Cultura, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com o apoio das prefeituras de São José dos Campos e Jacareí.
São José disputa finais das copas estaduais de futebol e handebol
A equipe sub-13 de futebol do Atleta Cidadão disputa as finais de Copa Estadual em Guararapes – Foto: Divulgação.
Cerca de 100 atletas vinculados ao programa Atleta Cidadão vão representar São José dos Campos em torneios organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, que começam nesta quarta-feira (6) e prosseguem até 23 de dezembro em cidades do interior paulista.
O grupo vai participar da fase final das copas estaduais nas modalidades de futebol masculino (categorias sub-11, sub-13 e sub-15), futebol feminino (sub-14 e sub-17), handebol masculino (sub-16) e handebol feminino (sub-16).
As Copas Estaduais de Futebol “Prof. José Astolphi” chegam este ano a sua 51ª edição e acontecerão nas cidades de Guararapes (masculino sub-13, de 6 a 15 de dezembro), Pereira Barreto (masculino sub-15, de 7 a 16 de dezembro), José Bonifácio (masculino sub-11, de 15 a 23 de dezembro) e Presidente Prudente (feminino sub-14 e sub-17, de 6 a 15 de dezembro).
Já as finais da 21ª edição da Copa Estadual de Handebol acontecerão em Taubaté, de 14 a 23 de dezembro.
Os primeiro ônibus saem de São José nesta quinta (7), a partir de 0h10, levando os atletas e membros de comissões técnicas das equipes sub-13 de futebol masculino e sub-14 e sub-17 de futebol feminino, com destino às cidades de Guararapes e Presidente Prudente, respectivamente.
As equipes joseenses viajam com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
De virada, Vôlei São José vence e segue 100% na Superliga
O Farma Conde Vôlei São José começou perdendo, mas reagiu e fechou o placar em 3 a 1 contra o Vôlei Renata de Campinas – Foto: Divulgação.
O Farma Conde Vôlei São José venceu o Vôlei Renata de Caminas por 3 sets a 1 (21×25, 25×19, 25×10 e 25×21), na noite desta terça-feira (5), na Farma Conde Arena, mantendo 100% de aproveitamento na Superliga Nacional Masculina 2023/24. Com o resultado os Gigantes do Vale chegam a 14 pontos, ocupando a vice-liderança da competição com 14 pontos.
O São José iniciou a partida com Matheus Brasília, Ademar, Felipe Roque, Douglas Souza, Geovane, Lucas Barreto e o líbero Rogerinho.
O primeiro set foi dominado pelo time visitante, que fechou o placar em 25 a 21. No segundo o equilíbrio prevaleceu, mas o time joseense aproveitou alguns erros do adversário para empatar o confronto, vencendo por 25 a 19.
O terceiro set foi de domínio total dos joseenses, que fecharam com folga: 25 a 10. No quarto set, empurrados pela torcida que lotou as dependências da Arena, os joseenses voltaram determinados a fechar o jogo e conseguiram: 25 a 21.
Os joseenses voltam à quadra na próxima segunda-feira (11), às 18h30, fora de casa, para enfrentar o Araguari Vôlei, pela 6ª rodada do torneio nacional.
Natação de São José acumula 11 medalhas no Paulista 2023
Atletas da equipe São José/Atleta Cidadão com as medalhas conquistadas no Campeonato Paulista de Petiz – Foto: Divulgação.
Entre o início de outubro e o último final de semana (3) foram disputados quatro campeonatos paulistas de Natação, nas categorias masculino e feminino, com os atletas da equipe São José/Atleta Cidadão conquistando 11 medalhas no total.
No Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão (nascidos entre 2006 a 1985), três joseenses disputaram as competições no Sport Club Corinthians Paulista nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Israel Miguel (foto abaixo) ficou em 3º lugar nos 50m de costas (júnior II), enquanto Camille Vitória conseguiu a 4º colocação nos 200m borboleta (sênior).
Em novembro, oito atletas participaram do Campeonato Paulista Infantil de Verão (nascidos entre 2010 a 2009), no Centro Cívico de Americana, entre os dias 10 a 12. Ana Julia Barbosa (foto abaixo) ficou em 4º lugar no 200m livre, na categoria Infantil II.
Ainda em novembro, de 17 a 19, foi disputado o Campeonato Paulista Juvenil (nascidos entre 2008 a 2007), também no Centro Cívico de Americana, com 10 joseenses no torneio.
Destaque para Lorrane Brasil, Kaylane Moraes, Cammily Cruz e Julia Rangel, que conseguiram a 4º colocação no revezamento 4x50m livre. Entre 47 equipes, São José conseguiu a 13º colocação geral do torneio.
No último final de semana, de 1 a 3 de dezembro, aconteceu o Campeonato Paulista Petiz de Verão (nascidos entre 2012 a 2011), na Arena ABDA, em Bauru. 21 atletas de São José disputaram o torneio.
Larissa Santana foi prata nos 200m borboleta; Pietra Saboia a 3º colocada no 200m livre e 100m livre; Giovana Pereira, Maria Júlia Galvão, Pietra Sabóia e Nicole Cristaldo conseguiram a 4º colocação no revezamento 4x50m medley; Pietra Sabóia também ficou em 5º lugar nos 400m livre e 100m livre; Larissa Santana foi a 5º colocada no 100m costas e a 6º no 100m borboleta; Claudio Henrique ficou em 7º lugar nos 100m costas e 100m borboleta.
São José terminou o torneio com a 10º melhor campanha geral, entre 38 entidades.
Segundo a coordenação do programa, durante todas as competições, os atletas do município tiveram média de 80% em melhora de desempenho, reduzindo seus tempos pessoais.
Copa Popular de tênis conhece campeões da temporada 2023
Os campeões das categorias D e C masculino da 3ª Copa Popular de Tênis, que terminou no último sábado no Ribeirão Vermelho – Foto: Divulgação.
A 3ª Copa Popular de Tênis de São José dos Campos, promovida pela Prefeitura, conheceu no último sábado (2) os campeões da temporada 2023.
As quadras do Parque Ribeirão Vermelho, localizadas no Urbanova, região oeste da cidade, receberam os jogos finais da competição que reuniu 200 tenistas.
Na ocasião, foram realizadas as finais das categorias Masculino Especial, Masculino A, B e C, Feminino A, B e C. Após as partidas, os campeões e vices receberam seus troféus.
O campeonato começou em setembro e foi realizado nas quadras públicas localizadas no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova (região oeste) e nos Centros Poliesportivos Altos de Santana (região norte), São Judas Tadeu (sudeste), Campo dos Alemães (sul), Vila Tesouro (leste) e Jardim Cerejeiras (leste).
Confira os resultados
Categoria Masculino D
Campeão – Luis Santiago
Vice-Campeão – Bruno Días
Categoria Masculino C
Campeão – Diego Paulino
Vice-Campeão – Matheus Santos
Categoria Masculino B
Campeão – Denny
Vice-Campeão – Diego Morais
Categoria Masculino A
Campeão – Renan Ferreira
Vice-Campeão – Ezequiel Moyses
Categoria Masculino Especial
Campeão – Guga
Vice-Campeão – Cauli
Categoria Feminino C
Campeã – Deborah Aparecida
Vice-Campeã – Elisabeth Milerio
Categoria Feminino B
Campeã – Pietra Zacharczuk
Vice-Campeã – Inês Echezzareta
Categoria Feminino A
Campeã – Cristiane Zacharczuk
Vice-Campeã – Juliana Alcântara
Basquete feminino de São José é campeão brasileiro sub-23
O São José venceu Catanduva por 48 a 54, quebrou a invencibilidade do time da casa e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-23 – Foto: Divulgação.
O São José Basketball Feminino é campeão brasileiro! Jogando na noite deste domingo (3) no Ginásio Anuar Pachá, na cidade de Catanduva, as joseenses venceram o BAX Catanduva por 48 a 54, quebraram a invencibilidade do time da casa e conquistaram o título do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-23.
É o segundo título nacional de equipes coletivas do Programa Atleta Cidadão, de São José dos Campos. O primeiro havia sido o Brasileiro Interclubes Sub-20, que a equipe joseense conquistou em janeiro.
Lucía Molina foi a destaque do time joseense com 12 pontos, além de quatro rebotes, uma assistência e três pontos de eficiência. Luana também teve destaque na partida com nove pontos, três rebotes, três assistências, dois roubos de bola e seis pontos de eficiência.
O São José entrou em quadra com: Tita, Luana, Rechembak, Nath Lima e Lau. Gih Souza, Julia Letty, Livinha, Lucía Molina, Ana Morato, Jamily e Lara estavam à disposição do técnico Leandro Leal e entraram durante a partida.
A partida começou equilibrada e disputada ponto a ponto. A equipe da casa, empurrada pela sua torcida, pressionava mais o time joseense e mantinha uma pequena vantagem no placar, enquanto as joseenses corriam atrás o tempo todo e não deixavam as donas da casa disparar. Com isso, Catanduva venceu o primeiro período por 18×14,
No segundo quarto o São José foi quem mandou na partida. Lucía chamou o jogo pra si e, em boas bolas da linha de três, passou à frente do contador e abriu vantagem. Nos minutos finais Catanduva chegou a dar um pouco de pressão, mas o São José venceu o segundo período por 11×18, indo para o intervalo vencendo por 29×32.
Na volta do intervalo o jogo mudou completamente de cara. O São José pontuou bem no começo do período e abriu nove pontos de liderança. Nos último segundos a vantagem diminuiu, mas as joseenses ainda terminaram o terceiro período à frente, vencendo por 8×10 e indo para parte final vencendo por 37×42.
No último período o jogo ficou mais equilibrado e nervoso. Catanduva começou com tudo e baixou a vantagem para apenas um ponto, mas as bolas de três joseenses voltaram a cair, principalmente nas mãos de Lucía e Luana, o que deu novamente uma ótima vantagem para as Águias. Nos segundos finais, Catanduva até tentou brigar, mas o time joseense soube trabalhar a bola, gastar o tempo e vencer o último período por 11×12, fechando a partida em 48×54.
Agora as joseenses voltam o foco para o Campeonato Paulista Adulto e Sub-20, com jogos nesta semana. Pelo adulto, o time joseense visita o Ituano no Ginásio Dr. Prudente de Moraes nesta terça (5). Caso consiga a vitória, volta à quadra na quinta (7).
Já pelo Campeonato Paulista Sub-20, as joseenses visitam o Bradesco no domingo (10), às 16h, para o terceiro e último jogo da final da competição.
Fotos: Maurício Almeida/CBB e Felipe Viana
Handebol feminino comemora quatro títulos em um mês
A equipe mirim sub-12 do Atleta Cidadão conquistou dois torneios, o de campeão da Liga Paulistana e o da Série Prata do Paulista – Foto: PMSJC.
A equipe de handebol feminino do Atleta Cidadão, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, já conquistou, só neste mês de novembro, quatro títulos e um vice-campeonato.
As competições foram válidas pela Liga Paulista e Federação Paulista de Handebol, que coroaram as categorias juvenil sub-18, cadete sub-16 e mirim sub-12.
E a sala de troféus pode ficar ainda mais apertada. As equipes do sub-14 e sub-16 jogam o primeiro jogo da final e semifinal, respectivamente, de cada categoria.
As cadetes enfrentam nesta terça-feira (28) o São Bernardo do Campo no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista, em casa, às 17h, no Centro Esportivo Vale do Sol, região sul. O jogo de volta será na quinta (30).
Já a categoria sub-14 viaja nesta quarta-feira (29) para São Caetano do Sul para o jogo de ida das finais da Série Prata do Paulista, e recebe as adversárias no dia 4 de dezembro.
Títulos
As meninas do handebol joseense fazem uma temporada brilhante. Além do ouro invicto nos Jogos Abertos em outubro, categoria sub-21, desde o início do mês já foram quatro títulos conquistados.
Destaque para a categoria mirim sub-12, campeã em dois torneios, um deles de forma invicta. Confira abaixo os números das campanhas e os resultados das finais:
Mirim sub-12
Campeão da Liga Paulistana (Invicto) – 6 jogos, 6 vitórias
Final: São José 19 x 9 Asiceg/Guarulhos
Data: 10/11/2023 | Local: C.E. Vale do Sol
Campeão Paulista (Série Prata) – 14 jogos, 6 vitórias, 2 empates
Final: São José 17 x 9 Esporte Clube Pinheiros
Data: 25/11/2023 | Local: C.E. Vale do Sol
Infantil sub-14
Vice-campeão da Liga Paulistana – 14 jogos, 12 vitórias
Final: São José 19 x 20 Mongaguá
Data: 25/11/2023 | Local: Gin. Camilópolis – Santo André
Cadete sub-16
Campeão da Liga Paulistana – 12 jogos, 11 vitórias
Final: São José 22 x 19 Taubaté
Data: 25/11/2023 | Local: C. E. Vale do Sol
Juvenil sub-18
Campeão Paulista (série prata) –18 jogos, 9 vitórias, 1 empate
Final: Jundiaí 25 x 27 São José (Jogo 1) | São José 23 x 23 Jundiaí (Jogo 2)
Data: 22/11/2023 | Local: C.E. Vale do Sol
Equipes da base se classificam para playoffs da Copa Bandeirante
A equipe sub-13 encerrou sua participação na primeira fase com vitória por 7 a 0 sobre o Strikers/Adefa, terminando na liderança do grupo A com 17 pontos – Foto: Divulgação.
As equipes sub-11, sub-13 e sub-17 do São José/Atleta Cidadão se classificaram para os playoffs da Copa Bandeirante, promovida pela Associação Paulista de Futebol (APF). No último domingo (26), os times disputaram última rodada da fase de classificação do torneio no campo do Centro Esportivo João do Pulo.
A equipe sub-11 (foto abaixo) bateu o Strikers/Adefa por 4 a 2 e se classificou em segundo lugar do grupo com nove pontos (duas vitórias e uma derrota em três jogos). Agora nos playoffs, o time joseense enfrenta o União de Pinda, primeiro colocado do grupo B, no próximo domingo (26), às 15h30, em Pinda.
A equipe sub-13 encerrou sua participação na primeira fase com vitória por 7 a 0 sobre o Strikers/Adefa, terminando na liderança do grupo A com 17 pontos (quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos e o melhor ataque da categoria com 16 gols marcados). Na fase de mata-mata enfrenta o Grêmio Mauaense, segundo colocado do grupo B, no próximo domingo (26), às 9h, no João do Pulo.
Já o time sub-17 (foto abaixo) venceu o Guarulhos por 1 a 0 e terminou na primeira colocação do grupo A, com 10 pontos (duas vitórias e um empate). Além da invencibilidade, o time tem o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, pois não sofreu nenhum gol até o momento. No mata-mata os garotos do sub-17 enfrentam Santana de Parnaíba também neste domingo (26), às 10h, no João do Pulo.
As equipes de futebol do São José/Atleta Cidadão disputam a temporada com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
São José Basketball supera Vasco e chega à quinta vitória seguida
O armador Diego Figueredo com 22 pontos e sete assistências foi um dos destaques da vitória do São José sobre o Vasco – Foto: Divulgação.
Com mais uma grande atuação defensiva, o Coop São José Basketball bateu o Vasco da Gama por 83 a 71 na noite desta segunda-feira (27), diante de um ginásio Linneu de Moura lotado, pelo NBB Caixa.
Com o resultado, o time do Vale do Paraíba chega à sua quinta vitória consecutiva e assume a sexta colocação do torneio, com 66,7% de aproveitamento e campanha de seis triunfos e três derrotas. Os cariocas caem para a quinta posição, com 70% de aproveitamento – sete vitórias e três derrotas.
Diego Figueredo com 22 pontos e sete assistências, e Pedro Chourio, com 22 pontos, foram os cestinhas do jogo. O pivô Renato Carbonari também se destacou ao anotar 12 pontos e nove rebotes, beirando um duplo-duplo. Pelo lado vascaíno, o ala Marquinhos foi o principal nome da noite, com 14 pontos.
O Coop São José Basketball agora parte para uma sequência de jogos fora de casa. O primeiro compromisso é contra o Cerrado, neste sábado (2), às 17h, no ginásio da ASCEB.
Real Norte é o campeão da Copa Joseense de futebol amador
A equipe do Real Norte terminou a competição invicta, na primeira colocação geral, com 11 vitórias e dois empates em 13 partidas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Real Norte derrotou a Águia United por 3 a 1 e conquistou o título de campeão da Copa Joseense de futebol amador, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos. A partida foi disputada no domingo (26) no Poliesportivo Cerejeiras, região leste da cidade.
Um pouco mais cedo aconteceu a disputa do terceiro lugar, e o Jaúmaica FC levou a melhor sobre OZ Galacticos Joseense, vencendo por 1 a 0 e conquistando o troféu de bronze.
A equipe do Real Norte terminou a competição invicta, na primeira colocação geral, com 11 vitórias e dois empates em 13 partidas. A Águia United teve a segunda melhor campanha, com oito vitórias, dois empates e três derrotas ao longo da competição.
O artilheiro do torneio foi Lucas de Oliveira, do São Sebastião, com nove gols marcados e a defesa menos vazada a do Real Norte, com nove gols sofridos. O melhor treinador eleito também é da equipe campeã, William Pereira de Oliveira.
A Copa Joseense foi promovida pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, por meio da Divisão de Torneios e Competições.
Atletas do Athlon conquistam 11 medalhas no Parapan-Americano
Os atletas do Time Athlon conquistaram 11 medalhas para o Brasil, sendo sete de ouro, duas de prata e duas de bronze – Foto: Divulgação.
Atletas do Instituto Athlon de São José dos Campos deram grande contribuição para o título de campeão geral dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que terminaram no último domingo (26) na capital chilena.
Durante a competição, os atletas do Time Athlon conquistaram 11 medalhas para o Brasil, sendo sete de ouro, duas de prata e duas de bronze. A equipe joseense esteve representando por 15 integrantes, entre atletas, atletas-guia e coordenação.
O Brasil encerrou os jogos com recorde de medalhas, em primeiro lugar disparado, sendo 343 no total (156 de ouro, 98 de prata e 89 de bronze).
O Time Athlon conta com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.
Confira os destaques do Time Athlon:
João Victor Teixeira – Bronze na prova de lançamento de disco na classe F37
Lorena Spoladore – Ouro na prova de salto em distância com a marca de 4.73 na classe T11
Caio Pereira – Ouro no arremesso de peso, na classe F12 com recorde Parapan-Americano
Rayane Soares – Ouro nos 100 metros da classe T13 e Ouro na prova dos 400m e quebra o recorde Parapan-Americano com o tempo de 56.31
Christian Gabriel – Prata nos 100m da classe T37
Sabrina Custódia – Ouro da classe C2 nos 500m no Ciclismo de Pista (velódromo) e recorde Parapan-Americano
Daniel Mendes e seu Guia Wendel Souza – Ouro nos 400m da classe T11
Romário Marques – Ouro junto à seleção brasileira de goalball, após derrotar os Estados Unidos por 12 a 2
Katia Silva – Bronze no goalball feminino, após derrotar a equipe da Argentina por 10 a 0
Daniel Mendes e seu Guia Wendel Souza – Prata nos 100m da classe T11
Vert Vita e Atleta Cidadão vencem a 2ª Copa Popular de Futsal
A equipe do Atleta Cidadão foi a campeã da categoria 16 anos da 2ª Copa Popular de Futsal, promovida pela Prefeitura – Foto: Divulgação.
As equipes Vert Vita e Atleta Cidadão foram as campeãs das categorias sub-14 e sub-16, respectivamente, da 2ª Copa Popular de Futsal, categoria menores. As finais foram disputadas nesta terça (21), na Farma Conde Arena.
Pela categoria sub-14, o Vert Vita (foto abaixo) se sagrou campeão ao vencer o Soberana por 4 a 2. Logo após, o Atleta Cidadão garantiu a taça do sub-16 com uma vitória por 2 a 0 sobre o Vert Vita.
Na categoria sub-14, os destaques do torneio foram o atleta Daniel Gustavo, do Wols, artilheiro com 14 gols; Paulista, do Vert Vita, melhor técnico da categoria e a equipe do São José, que teve a defesa menos vazada, com 8 gols sofridos.
Já pelo sub-16, o artilheiro foi Asaph, da equipe do São José, com 14 gols marcados; Rafael, do Atleta Cidadão, foi o melhor técnico e a defesa menos vazada foi a equipe do Atleta Cidadão, com 6 gols sofridos.
A 2ª Copa Popular de Futsal é promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
Fotos: Castor Meduza
Equipe 75+ feminino é campeã estadual de vôlei adaptado
A equipe 75+ feminino com as medalhas e troféu de campeã da Superliga Estadual de Vôlei Adaptado – Foto: Divulgação.
A equipe de vôlei adaptado de São José dos Campos conquistou o título de campeã da categoria 75+ feminino da Superliga de Vôlei Adaptado da melhor idade, disputada entre os dias 17 e 20 de novembro em Cubatão. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA).
Na final, a equipe joseense venceu Poá por 2 a 1, parciais de 15/13, 13/15 e 16/14. Outro destaque no torneio foi a equipe masculina de 75+, que terminou na terceira colocação.
Com o título, a equipe 75+ feminino garantiu classificação para a final nacional programada para janeiro de 2024, ainda sem local definido.
A delegação joseense foi composta por 57 pessoas (entre atletas, comissões técnicas e equipe de apoio) e disputou o torneio com três equipes masculinas e três femininas, com 28 mulheres e 21 homens.
Os idosos disputaram o torneio em Cubatão com toda estrutura de apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.