RESULTADOS DE ESPORTES DA SEMANA

 

Jiu-jitsu de São José é campeão mundial em Las Vegas

 

O faixa preta Alexandre de Jesus, sagrou-se campeão mundial de jiu-jitsu – Foto: Divulgação.

 

O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu sem Kimonô, o World IBJJF Jiu-Jitsu No-Gi Championship, realizado pela Internacional Brazillian Jiu-Jitsu Federation, a principal federação internacional da modalidade, aconteceu em Las Vegas (EUA) entre os dias 12 e 14 de dezembro, e contou com representante joseense em destaque.

No torneio, a equipe Esporte Dez/Calasans BJJ representou São José dos Campos e obteve desempenho extraordinário: 5 medalhas, com dois atletas conquistando o título mundial.

O faixa preta Alexandre de Jesus, que teve seu treino acompanhado aqui, sagrou-se campeão mundial de jiu-jitsu em 2024.

Na categoria juvenil, o campeão sul-americano Gabriel Petersen é ouro no mundial peso pena e bronze no absoluto (sem limite de peso).

Bernardo Alevato, faixa azul, conquistou a prata no juvenil peso pluma e, na mesma categoria, o bronze ficou para Luan Borges.

Depois do bronze em 2023, Vinicius Lessa foi superado na segunda luta neste ano.

As conquistas refletem o alto nível de preparação dos atletas que representam São José dos Campos e a dedicação e o compromisso da equipe Esporte Dez/Calasans BJJ com o desenvolvimento do Jiu-Jitsu em nível internacional.

Esporte Dez e LIF

Localizada na região sul de São José dos Campos, a Esporte Dez/Calasans BJJ é uma das principais academias de Jiu-Jitsu do mundo, reconhecida pelo alto nível técnico e pela formação de atletas de destaque em competições nacionais e internacionais. Com uma equipe altamente qualificada e infraestrutura de excelência, a academia segue como referência no cenário do Jiu-Jitsu, com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIF).

Com novo recorde de projetos aprovados pelo município, a LIF para 2025 tem o valor orçamentário previsto de R$ 14.589.400,00 para captação de recursos destinados a diferentes modalidades esportivas.

Entre os projetos aprovados, 128 contemplam atletas individuais, 25 equipes de rendimento, 24 equipes do programa Atleta Cidadão, 16 atletas individuais para paradesporto, 10 equipes de paradesporto e 22 projetos sociodesportivos.

A lei complementar 608/2018 permite que o incentivador possa destinar 100% do seu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ISS (Imposto Sobre Serviços).

Essas empresas –ou pessoas físicas– incentivadoras devem entrar com uma contrapartida no valor de 20% do imposto destinado ao projeto. A lei também permite que a contrapartida seja paga por até quatro terceiros do incentivador principal.

Além disso, o incentivo ao esporte passou a contar com 5% do orçamento anual da LIF como isenção para projetos de paradesporto. E passou a ser permitida isenção para entidades com projetos que tenham tido incentivo estadual ou federal no ano anterior, no máximo de 50% do incentivo executado.

A lei também acolhe projetos sociodesportivos na área do esporte que, desde que vinculados a uma entidade legalmente constituída, podem contar com verba para despesas de custeio.

São José Futsal conquista o vice-campeonato Paulista

O São José Futsal termina a temporada 2024 com a segunda melhor campanha no Campeonato Paulista – Foto: Divulgação.

O São José Futsal é vice-campeão Paulista em 2024. A equipe joseense conquistou o segundo posto do torneio estadual após empate em 2 a 2 diante do Magnus Futsal, de Sorocaba. O jogo foi disputado na noite desta quinta-feira (12) no Ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos.

A equipe sorocabana acabou ficando com o título porque venceu em casa por 4 a 1 na última segunda-feira (9). Gustavo Costa foi o autor dos dois gols joseenses.

O jogo começou equilibrado, com o São José pressionando e correndo atrás do resultado. Mas foi o Magnus que abriu o placar, com Mendonça no final do primeiro tempo.

Logo no início da segunda etapa, com pouco mais de 1 minuto de bola rolando, o São José foi buscar o empate, com Gustavo Costa. Após o gol o jogo ficou franco, com o São José pressionando bastante e dando trabalho ao Magnus, mas esbarrava na forte marcação e nas defesas do goleiro David.

O Magnus chegou ao segundo gol quando faltavam pouco mais de 3 minutos para o fim, com Charuto. O gol adversário forçou o técnico Gabriel Oliveira a usar o goleiro-linha. Faltando 2 minutos para o fim, o São José pressionou até alcançar o empate, novamente com Gustavo Costa.

O time joseense seguiu pressionando, mas não conseguiu fazer o suficiente para evitar o título sorocabano.

O São José Futsal termina o ano como segunda melhor equipe do estado de São Paulo e uma das melhores do estado na Liga Nacional de Futsal, além de ter o atleta com mais desarmes da edição da LNF, Wesley com 339 bolas recuperadas.

São José Futsal Feminino é vice-campeão paulista adulto

O São José Futsal Feminino perdeu para o Taboão e terminou como o vice-campeonato do Paulista – Foto: Divulgação.

O São José Futsal Feminino conquistou o vice-campeonato paulista da categoria adulto. No segundo jogo da decisão diante do Taboão, na noite desta quarta-feira (11), em Taboão da Serra, o time joseense perdeu no tempo normal por 5 a 3 e também na prorrogação por 1 a 0, deixando escapar o título da competição.

O São José foi para o duelo podendo jogar pelo empate, pois venceu o primeiro confronto da decisão em casa, na última segunda-feira (9), por 5 a 3. As joseenses chegaram a estar três vezes à frente do placar, no entanto, no final não conseguiram evitar a reação das adversárias, que fizeram a melhor campanha geral do torneio.

São José e Taboão também decidem o título do Paulista Sub-20. O primeiro jogo da final foi na terça (10) no Poli Altos de Santana, em São José, e terminou empatado em 0 a 0. O segundo e decisivo confronto será na quinta (12), às 20h, em Taboão.

You May Also Like