Estância Turística de Paraibuna fica entre as finalistas no Prêmio AMVALE de Gestão Responsável
Projeto Plano Diretor de Turismo Sustentável garante destaque para o município na categoria inédita de Gestão Responsável.
A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna ficou entre as cinco finalistas do 1º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável, graças ao projeto do Plano Diretor de Turismo Sustentável (PDT), uma iniciativa que colocou o município em destaque na inédita e principal categoria, “Gestão Responsável”.
A cerimônia de premiação, promovida pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE), ocorreu no dia 29 de novembro, e celebrou iniciativas municipais que se destacaram por sua ética, inovação e impacto positivo na comunidade.
“O Plano Diretor de Turismo Sustentável (PDT) de Paraibuna foi desenvolvido com o objetivo de planejar e implementar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do turismo local, integrando práticas que promovem a preservação ambiental, a valorização cultural e o fortalecimento econômico de forma equilibrada”, destacou Braulina Vilhena, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Turístico da Estância Turística de Paraibuna.
Ainda segundo Braulina, o PDT economicamente, promove crescimento, atração de investimentos, geração de empregos e diversificação da economia. Ambientalmente, protege o patrimônio natural, promove a gestão sustentável de recursos e reduz impactos ambientais. Socialmente, envolve a comunidade, valoriza tradições e melhora a infraestrutura. Turisticamente, torna a Estância Turística de Paraibuna um destino competitivo, diversificando ofertas e controlando o fluxo de turistas. Em governança, promove a participação de diferentes setores e garante transparência e responsabilidade nas ações.
Ao todo, o prêmio AMVALE de Gestão Responsável, contou com a participação de 31 cidades, foram inscritos 128 projetos, sendo 87 escolhidos como finalistas, distribuídos em 18 categorias, incluindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O Prêmio AMVALE de Gestão Responsável é aberto a projetos desenvolvidos por órgãos e instituições públicas dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Ele visa estimular práticas administrativas que priorizem transparência, eficiência e sustentabilidade.
A escolha do Plano Diretor de Turismo como finalista reflete o comprometimento da gestão municipal em integrar valores éticos e estratégias de desenvolvimento regional, reafirmando sua posição como um modelo de excelência na administração pública. (Fonte e foto: Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna).