AGRONEGÓCIOS

Vamos falar de Segurança no Campo!

 

A segurança é um problema que atinge grande parte da população brasileira, e no campo não é diferente. Porém, no campo não há sinal de celular, não há endereço formal e tampouco internet, o que nos deixa mais vulneráveis. Furto e roubo de bovinos, equinos e maquinário agrícola tornaram-se práticas comuns, vitimando inclusive a própria Prefeitura de São José dos Campos, que no mês passado teve duas máquinas terceirizadas, responsáveis pela manutenção das estradas, roubadas de dentro da URBAM e, felizmente, já recuperadas.

Focando no preventivo, no último mês ocorreram diversas reuniões, e representantes das Polícias Militar, Civil e Ambiental e prefeituras municipais.

Comprometidos em mudar essa situação, uma coalisão de produtores ruraisliderados pela Comissão de Segurança Rural da Aprocorte (Associação dos Pecuaristas de Corte do Vale do Paraíba) com participação de sindicatos rurais, cooperativas, associações agropecuárias e empresas com vínculo no agronegócio do Vale do Paraíba realizaram, nos últimos meses, diversas reuniões em todos os batalhões de Polícia Militar, inclusive no Comando de Polícia Militar da região, para traçar estratégias de combate ao crime no campo, com forte apoio das Polícias Ambiental e Civil.

Os frutos da união da coalisão junto às forças de segurança já vêm sendo colhidos. No último mês foram apreendidas pela Polícia Civil de Caçapava, 143 cabeças de gado oriundas de furto e roubo, no mesmo local onde foram encontradas as máquinas roubadas na URBAM.Além disso, o preventivo tem se mostrado eficiente no combate ao crime. A implantação do Programa Vizinhança Solidária e a maior presença da Polícia Militar na área rural já tem inibido a ação dos bandidos.

Ao poder público, foram apresentadas demandas e exigência de direitos que são facilmente atendidos na zona urbana, como acesso à internet e monitoramento por câmeras de segurança.Muitas prefeituras se manifestaram a favor dos investimentos, o que trará qualidade de vida e sossego à nossa querida zona rural, para produzirmos de forma tranquila e segura.

 

*Coronel Mauro Roberto é produtor rural e Mariara Freitas é pós graduada em agronegócio e produção de ruminantes e manejo de pastagens e produtora rural em São José dos Campos-SP.