MOSTRA PEDAGÓGICA NO ÉDEN-LAR

 

Na última semana de setembro, o Éden-Lar realizou a segunda Mostra Pedagógica em suas duas unidades, na Vila Maria e no Jardim Satélite

 

Nesse evento, as professoras expõem as atividades e projetos desenvolvidos pelas crianças, dando conhecimento às famílias e fortalecendo a parceria família/escola.

O Éden-Lar cuida de crianças desde poucos meses até que completem seis anos, idade em que devem iniciar o Ensino Fundamental em outra escola.

As atividades e projetos evoluem conforme a idade.

Luisa Pires, Diretora Pedagógica, explica: “nos Berçários, os bebês aprendem a se reconhecer ao serem chamados pelo nome; no Infantil I, desenvolve-se a expressão da criança, buscando a comunicação e reconhecendo os colegas; no Pré I a criança começa a escrever o nome com autonomia e a identificar o nome escrito dos colegas; finalmente, no Pré II, inicia-se a criança na possibilidade da escrita.”

O protagonismo da criança é desenvolvido e pode ser notado quando ela interage com os pais durante a visitação na Mostra.

Uma variedade de técnicas é empregada, envolvendo objetos para a exploração sensorial tática e o entendimento de formas e volumes, elementos da natureza como café, beterraba e açafrão para pintura, até a investigação, aos quatro e cinco anos, de animais de fazenda, animais pré-históricos, meios de transporte e até mesmo obras de artistas como Portinari e Tarsila.

O Pré II trabalhou sobre o mapa da cidade e seus pontos principais, como os parques Vicentina Aranha, Parque da Cidade e Santos Dumont e também a Orla do Banhado.

Os resultados têm sido muito positivos: no final do Pre II, quase 90% das crianças ‘formadas’ no Éden-Lar alcançam os objetivos de pré-alfabetização, e muitas delas, podem ser consideradas como inicialmente alfabetizadas.

Em 2024, o Éden-Lar recebeu da Prefeitura de SJC o Certificado de Reconhecimento pelo excelente trabalho de alfabetização feito em 2023.

Neste ano o Éden-Lar atende 358 crianças selecionadas pela Secretaria de Educação e Cidadania conforme critérios econômicos e sociais. Ao prover a essas crianças não apenas uma educação, mas toda uma vivência de alta qualidade, o Éden-Lar permite que elas iniciem o Ensino Fundamental em igualdade de condições com aquelas cuidadas nas escolas privadas.

 

Isso é uma contribuição significativa para a atenuação das desigualdades sociais.

Pb. Joancir Porto da Silva, presidente do Éden-Lar.

Fotos: Divulgação.

 

You May Also Like