Animados pelo Senhor
(Josué 1.1-9)
Depois da morte de Moisés, o próprio Senhor fala a Josué encorajando o seu servo. O próprio nome de Josué dá indícios do caráter do Deus a quem ele servia. Josué significa ‘De Deus vem a Salvação’, que é o equivalente para o nome Jesus, o Filho de Deus, de quem vem a nossa salvação. Nesse breve texto encontramos lições preciosas para a nossa vida:
1. O verso 5 revela a promessa de cuidado e de presença constante de Deus para com o seu povo.
2. Os versos 6 e 7 revelam a condição, a contraparte humana, para o cumprimento dessa promessa: I – ser forte, firme, e não violento; II – ser corajoso, isto é, disposto a seguir em frente, que é diferente de ausência de medo, ser corajoso significa seguir em frente, mesmo com medo; III – ser obediente, que envolve disciplina, isto é, conhecer e colocar em prática o conhecimento adquirido.
3. O verso 8 traz uma prevenção de Deus para o seu servo: ‘Não temas e nem te espantes’. Deus fala a verdade para com o seu povo. Haverão momentos difíceis, mas ‘O Senhor Deus é contigo’.
Por fim, lá no capítulo 10, versos 12-15, Josué tem a certeza de que Deus estava com Ele, pois o Senhor mesmo é quem pelejava por Israel. Do mesmo modo, nossas lutas e batalhas diárias encontram respaldo divino quando estão dentro da vontade do Senhor.
Deus abençoe ricamente!
*Pr. Mateus Araújo é presidente da Igreja Cristã Evangélica da Vila Industrial em São José dos Campos – SP.
PUBLICIDADE