Maurinéa Santos lança quinta obra literária!
Maurinéa Aparecida dos Santos é brasileira, nascida em Lambari, no sul de Minas Gerais, no dia 7 de abril de 1971 e se dedica à Igreja há 32 anos. Morou em São Bartolomeu (zona rural) até os 14 anos de idade. Por dois anos residiu em Lambari, até seguir para o convento das Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada; primeiro em Belo Horizonte, depois em São José dos Campos e posteriormente, em Santo André-SP.
Por 12 anos e meio trabalhou na Diocese de São José dos Campos. Outros 12 anos no Grande ABC Paulista e 1 ano na Diocese de Lages-SC. Atualmente, continua sua missão como secretária e cuidadora do Bispo emérito Dom Nelson Westrupp, scj, em Santo André-SP. Desde criança, desenvolveu o gosto pela leitura. Escreveu muitos textos e artigos, dos quais alguns publicados em suas redes sociais. Publicou contos, poesias e prosas em projetos anuais da Editora Coopacesso, em Santo André. É devoradora de livros. Já leu vida de santos e literatura religiosa, hoje dedica-se a ler literatura clássica. Costuma ler 25 livros por ano.
Por um ano, abraçou a causa das pessoas em situação de rua, em seu pequeno círculo, na Praça do Carmo e Calçadão Oliveira Lima, em Santo André, no ABC Paulista. De segunda a sábado, preparava marmitex quentinhos, na hora do almoço, e levava pessoalmente às pessoas que estão com fome e não tem como adquirir sua refeição. Era um trabalho de pulguinha, mas que ela realizava com muito amor e dedicação. Um jeito de aliviar a fome e demonstrar compaixão para com essas pessoas invisíveis na sociedade. Por motivos de saúde precisou abandonar temporariamente esse trabalho.
A autora também promove campanhas de alimento, agasalho e itens de higiene para a Comunidade Padre Pio, em São Bernardo do Campo, que acolhe e cuida das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.
Ao completar 50 anos de vida, em 2021, como sinal de agradecimento a Deus e a seus pais, familiares e amigos, Maurinéa resolveu escrever sua própria história.
Com riqueza de detalhes, redigiu seu quarto livro (autobiografia), que além de narrar as memórias desta mineira cinquentenária, é um belo tributo de gratidão aos moradores de São Bartolomeu, município de Lambari-MG.
O livro de sua autobiografia:
A vida da gente é cheia de aventuras. Cada acontecimento se reveste de alegria, contentamento, realização e muitos sentimentos bons. Há também os fatos difíceis e tristes que compõem a nossa vida. Não há vida sem alegria como também não há vida sem situações de dor ou dificuldade.
Como uma bela árvore que se fortalece com o vigor do sol da manhã ou com a chuva suave da primavera e se enverga na tempestade ou se encolhe no rigor do inverno, assim também é a nossa vida. No terreno fértil e saudável da história, a vida encontra o seu espaço e se desenvolve.
O livro “Minha Vida do jeitinho que ela é”, relata as minúcias do cotidiano de uma vida simples. Traz também o itinerário do nascer, crescer e viver de alguém que vai com alegria ao encontro da leitora e do leitor.
Conheça os cinco primeiros livros publicados:
- Biografia do Bispo Dom Nelson Westrupp, scj, Miudezas da Vida, publicado em 2019, pela Editora Vozes.
- Dois Livros: muitas histórias – a história das Famílias Amaro e Martins, publicado em 2020, pela Editora COOPACESSO.
- Cuidado – Manual do Cuidado, publicado em 2021, – durante a pandemia do Coronavirus, pela Editora COOPACESSO.
- Minha Vida! Do jeitinho que ela é…, publicado em 2022, pela Editora COOPACESSO.
- A Semente lançada na terra – sobre as pessoas em situação de rua – , publicado em 2023, pela Editora InVerso.
Livro “A semente lançada na terra”
O livro fala da Comunidade Padre Pio, na pujante cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista e expõe um pouquinho a tocante realidade da população em situação de rua, acolhida pela Comunidade. A obra é curta, não chega a cem páginas, mas apresenta um retrato real de pessoas em vulnerabilidade. Além de contar a história da Comunidade Padre Pio, relata entrevistas de pessoas em situação e rua que “moram” na Praça do Carmo, em Santo André e redondezas.
A obra está recheada de entrevistas, depoimentos e experiências marcantes de quem ajuda os querem sair da rua, de quem já viveu na rua e de quem vive na rua. Rasga diante dos olhos do leitor a desventura e a solidão dos becos e praças.
Esta publicação, todavia, não pretende nenhum estudo social sobre o assunto, nem aponta soluções relevantes para o problema das populações de rua. Não traz estatísticas e nem fala de todas as obras sociais, presentes no Grande ABC Paulista, voltadas para aqueles que vivem na rua e precisam da ajuda humana e fraterna da sociedade, do governo e da Igreja; deseja, outrossim, expressar os sentimentos de alguém que sofre por essa causa. Tem por objetivo, despertar as pessoas e, quem sabe, o poder público para essa realidade tão nossa e tão gritante dos grandes centros urbanos.
Quem se solidariza com os irmãos que fizeram da rua sua morada, sabe que suas histórias são únicas e, ao mesmo tempo, semelhantes entre si. Cada rosto esconde uma dor, uma desilusão. Algo deu errado em suas vidas. Não cabe julgar. Cada caso é um caso. Cabe apenas amar, ajudar, aliviar o sofrimento.
Contos e Fábulas, livro infantil
A autora escreveu também um livro infantil – Contos e Fábulas – que ainda não foi publicado. São 18 historinhas carregadas de descrição e imagens apropriadas para o público infanto-juvenil. As historinhas foram escritas com a finalidade de propagar, através de criações originais, a força do bem e a energia imortal do amor; são historinhas pensadas e bem elaboradas, com relatos detalhados e forte exaltação de nossa casa comum – a natureza. Essa obra possui um fundo de humor e simplicidade, além de uma clara evidência aos valores humanos e cristãos, sem, todavia, transparecer algo pertinente a uma confissão religiosa. O objetivo é que, uma vez publicada, esta leve coletânea de fábulas seja apreciada pelas crianças e adolescentes, e por adultos.
Ao escrevê-la, imagina as mamães, vovós, titias, babás, professoras e os papais, vovôs e titios, professores, contando-as para suas crianças na hora de dormir ou em algum momento interessante do dia a dia de nossos pequeninos.
Para a publicação deste livro, será necessário contratar um ilustrador. Um profissional que terá certo custo. A hora adequada para essa publicação vai chegar. A escritora espera conseguir uma editora que assuma essa obra.
Para adquirir os livros:
Presencialmente na Livraria Paullus, de Santo André-SP.
Online pelo site: editorainverso.com.br
Pelo whatsapp da Editora InVerso de maneira segura e rápida! (41) 999798-7623.
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação.