Ferrovias: Cidades do Vale participarão da Jornada do Patrimônio Histórico, em agosto
Cidades do Vale do Paraíba participarão da 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, para abrir as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.
De acordo com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo de SP, este ano, o evento tem como tema “Ferrovias” e promove atividades gratuitas em 40 municípios, buscando resgatar a memória do sistema ferroviário paulista. Os municípios de Bananal, Pindamonhangaba, Queluz, Taubaté, Campos do Jordão, Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e Guararema, na Grande São Paulo, farão parte do circuito.
A programação artística será realizada em espaços históricos e destaca a importância das ferrovias.
Essas antigas linhas férreas foram mais do que apenas meios de transporte; elas foram motores de desenvolvimento econômico, social e cultural.
As ferrovias representavam histórias, vivências, trocas e experiências.
Além da capital paulista, a Jornada do Patrimônio chega a outras 39 cidades, incluindo Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara d’Oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas da Prata, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba. (Fonte e foto: Governo de SP/Divulgação).