Fundação Cultural recebe prêmio nacional em Brasília
Apresentação do Abril pra Dança na noite desta segunda-feira (28); FCCR investe em programação cultural de qualidade na cidade – Foto: Paulo Amaral/FCCR.
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo recebeu, na noite desta segunda-feira (28), em Brasília (DF), o Selo Responsabilidade Cultural oferecido pela Ancec (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), que reconhece as prefeituras que são referências em ações culturais no Brasil.
A entrega da premiação aconteceu no Espaço Olivier Hall, no Distrito Federal.
A análise pública, para a escolha das prefeituras, foi feita pelo conselho da Ancec.
O resultado confirma os índices positivos das pesquisas de satisfação realizadas em São José dos Campos.
Pesquisa
As ações culturais desenvolvidas na cidade alcançaram, nos últimos 12 meses, o maior patamar de aprovação popular. É o que mostra a mais recente pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), divulgada em março.
A avaliação positiva atingiu 68,6% em março deste ano. Em abril de 2024, o índice alcançava 59,1%. Um crescimento puxado pelo sucesso das atividades desenvolvidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Parte das pessoas que consideravam a cultura como regular ou negativa migrou para a avaliação positiva, o que explica a melhora nos indicadores (confira o gráfico abaixo).
A nota atribuída para as ações culturais foi 706, considerada como alto grau de satisfação. A média para as cidades de grande porte foi 699.
O bom desempenho fica comprovado quando se compara a outros serviços públicos oferecidos na cidade. Dos 16 segmentos avaliados pela pesquisa, a cultura ficou na 5ª colocação, atrás apenas de iluminação pública, qualidade de vida, coleta de lixo e merenda escolar.