EDSON SOUZA CORAÇÃO DE CANTOR

 

Artista se consagrou com Canta Raul Seixas!

 

Edson Souza, artista independente do Vale do Paraíba, músico autodidata, compositor, arranjador, educador e produtor musical, e escritor há décadas. iniciou sua carreira oficialmente em meados da década de 80, com shows em homenagem ao Raul Seixas, o “O pai do rock brasileiro”, o qual conheceu pessoalmente e teve seu trabalho aprovado pelo próprio, que inclusive o convidou para um bate-papo em sua residência, mas não foi possível. Então, ficou com sua aprovação no secreto, o que o encorajou até hoje a continuar cantando.

Trajetória musical e artística

 

Nascido em São José dos Campos, desde cedo começou a ajudar o pai, que era mestre-de-obras. Fazia um pouco de tudo e até hoje é assim. Quando entrou para um grupo de capoeira e viu os instrumentos, as músicas, começou a se interessar. Foi o primeiro passo na carreira musical.

Iniciou a trajetória artística profissional nos anos 1970, quando fazia parte de um grupo de samba. Eles se sentiam marginalizados. Havia muito preconceito com quem era sambista, artista. As pessoas falavam que eles não prestavam. Porém, durou pouco esse seu lado sambista.

A sua caminhada musical começou para valer em 1985, com apresentação em teatros, praças, danceterias, bares e eventos culturais com o projeto “Edson Canta Raul Seixas”, sendo pioneiro no Brasil a fazer shows em homenagem ao cantor e se apresenta por todo Brasil num show marcante e contagiante. Do encontro de Edson Souza e Raul Seixas surgiu o projeto “Revolução Psicológica” musical recheado de informações dirigidas, de forma a despertar no ser humano, a busca por uma evolução física e espiritual. Todo musical é escrito com composições próprias.

Nos anos 90, fez um circuito universitário, apresentando o Musical Revolução Psicológica, com grande sucesso, trabalho esse que provocou uma saudável discussão nos meios acadêmicos envolvendo os cursos de Psicologia e Sociologia. O show percorreu as universidades Brás Cubas (Mogi das Cruzes), Universidade Federal de Itajubá (Sul de Minas), Universidade Federal do Mato Grosso, Unitau (Taubaté), entre outras. Todo o trabalho desenvolvido está registrado no seu Fã Clube. Também, abriu shows de grandes nomes da Música Popular Brasileira, entre eles: Zé Ramalho, Lô Borges, Zé Geraldo, Pena Branca e Xavantinho, Benito de Paula e Léo Canhoto.

Em 2018 ficou em segundo lugar no FECC (Festival da Canção de Caraguatatuba).

Em 2019 e 2020 participou do Festival de Música Autoral (MUAU) em Jacareí-SP.

Carta da ONU

Sobre a carta da ONU, foi através do primeiro movimento mundial em prol da paz em 1986, que aconteceu em São José dos Campos, onde tocou uma música autoral, chamada canção da paz, e recebeu essa carta da Comunidade Baha’i dizendo que seu nome foi enviado à ONU como colaborador pela paz mundial, motivo de muita alegria para o artista!

 

O primeiro álbum “Coisas Lindas”

É composto por dez músicas em variados ritmos como rock’n’roll, Blues, MPB e RPB (termo criado pelo Edson – Rock Popular Brasileiro). As letras de cinco músicas são da poetisa Elizabeth de Souza  que é professora, jornalista e editora da Revista Digital de Cultura Entrementes. É uma amante da Arte, Ciência, Filosofia. Uma buscadora de conhecimentos e vem para somar a uma trajetória de décadas dedicadas à música. Este é o primeiro encontro registrado desses dois artistas. A poesia “Coisas Lindas” de Elizabeth, deu nome ao álbum e ao projeto. As poesias transformadas em músicas, além da sensibilidade poética tem um cunho altamente filosófico.

Ambos trouxeram suas vastas experiências nesse trabalho inédito e nos presenteia com “Coisas Lindas” para alegrar nossos corações em tempos de incertezas como este que estamos vivenciando.

“Músicar os poemas de Elizabeth de Souza (Beth Souza) foi um presente de Deus!” Afirma Edson todo satisfeito e feliz.

Atualmente, o músico se apresenta com a banda completa e também no formato acústico composto por um duo de voz, violão e percussão com sua amada Deia Faria. No repertório, interpretações de grandes autores/poetas brasileiros consagrados pelo público, como: Zé Ramalho, Raul Seixas, Zé Geraldo, Belchior, Milton Nascimento, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Autorais.

 

Reveja Edson Souza no Podcast da Luciana Tani na ZY3 Rádio e TV. Acesse. Clique no link abaixo:

Contatos para shows e eventos:

https://www.facebook.com/SomdoEdson

Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação.

You May Also Like