Doadores de sangue de SP podem consultar hemocentro mais próximo pelo aplicativo do Poupatempo
O serviço é gratuito, disponível para Android e iOS, e facilita a busca pelo ponto de coleta mais próximo para doação de sangue total, plaquetas, medula óssea e outros.
O Governo de São Paulo lançou uma nova facilidade para a população que deseja doar sangue. A busca pelo Hemocentro mais próximo está disponível no aplicativo do Poupatempo. A iniciativa faz parte do programa de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O serviço é gratuito, disponível para Android e iOS, e facilita a busca pelo ponto de coleta mais próximo para doação de sangue total, plaquetas, medula óssea e outros. A listagem dos locais traz o endereço e contato de cada posto.
Para realizar o procedimento é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e apresentar o RG ou outro documento oficial com foto, além de outros requisitos básicos. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
Antes, os doadores precisavam acessar o site da SES, procurar os pontos de coleta e localizar o mais próximo de sua residência. Agora, com apenas alguns cliques, é possível selecionar a região, escolher o bairro e localizar o local mais próximo para doação, em uma única plataforma.
Quem pode doar?
-
Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
-
Pesar no mínimo 50 kg;
-
Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;
-
Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).
Como ser um doador?
-
Para realizar a doação, basta levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
-
O processo de doação é seguro e leva menos de uma hora, retirando no máximo 450ml do líquido, o que pode salvar até quatro vidas. (Fonte: Governo de SP).