São José dos Campos celebra o Dia da Guarda Civil Municipal
Com 37 anos de história, a GCM se consolidou como um exemplo de inovação e eficiência, mantendo sua equipe em atuação nas ruas 24 horas por dia – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
Neste 6 de janeiro, São José dos Campos comemora o Dia da Guarda Civil Municipal (GCM), instituição criada em 1988 para proteger os bens, serviços e instalações públicas, além de garantir a segurança e o bem estar da população.
Ao longo de 37 anos, a GCM se tornou uma referência em inovação e eficiência, com um efetivo atuante 24 horas por dia nas ruas. Suas ações incluem apoio à fiscalização, combate ao crime e ao vandalismo, patrulhamento preventivo e ostensivo e a participação em eventos oficiais.
A corporação também se destaca pelo uso de tecnologia sustentável. A frota conta com 30 viaturas 100% elétricas, que não emitem CO², além de motos táticas (GTAM), bicicletas elétricas (GBike) e bases móveis.
Entre as rondas especializadas da Guarda Civil Municipal estão:
-
Ronda Escolar: que assegura a segurança no entorno das escolas
-
Patrulha Rural: destinada a reforçar a segurança em áreas afastadas do núcleo urbano
-
Ronda Ostensiva Municipal (ROMU): com atuação tática e especializada
-
Rondas com motocicletas e bicicletas (GTAM e GBike): garantindo agilidade e presença em áreas de difícil acesso
-
Patrulha Maria da Penha: que, desde o início do programa em 2019, já atendeu mais de 900 mulheres em situação de violência, além de prender mais de 100 agressores por descumprimento de medidas protetivas