São José já emitiu 20 autos de infração por descarte irregular
Desde o início do ano já foram feitas 20 autuações e multas por flagrante de descarte irregular. – Foto: Divulgação.
As ações de combate ao descarte irregular na cidade têm sido intensificadas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio de monitoramento de câmeras, denúncias, autuação e multas, que podem chegar a até R$ 23 mil.
Desde o início do ano já foram feitas 20 autuações e multas por flagrante de descarte irregular. O valor das autuações contabilizadas pode chegar até 460 mil reais.
Denuncie
A participação da população tem sido fundamental. Nesta sexta-feira (17), ao receber uma denúncia sobre descarte irregular de resíduos de construção ao fundo de uma área pública no bairro Jardim Bela Vista, os responsáveis pela infração foram flagrados e autuados.
Conforme a Lei Nº 7.815/2009, jogar lixo, materiais diversos ou entulhos em áreas públicas gera multa de até R$ 23 mil para o infrator.
Além da fiscalização da Prefeitura, a população também pode colaborar para que a lei seja cumprida, denunciando as infrações pelo telefone 156 ou diretamente na Central de Operações pelo 153.
A preservação ambiental e a manutenção da limpeza e ordem pública devem ser uma preocupação de todos.
Câmeras do CSI
O Centro de Segurança e Inteligência desempenha um papel crucial na vigilância abrangente da cidade, apoiando as equipes na identificação de infratores e áreas de descarte irregular.
Equipado com tecnologia avançada, o CSI opera uma rede de 1.200 câmeras inteligentes, sistemas de reconhecimento facial e rastreamento de pessoas, objetos e veículos. Além disso, oferece detecção de movimento e tempo de permanência, bem como a instalação de pontos remotos de acesso em todas as sedes das forças de segurança locais.
Essa infraestrutura interconectada contribui significativamente para a manutenção da ordem pública e a preservação ambiental.
Postos de Entrega Voluntária
Atualmente, há 15 PEVs à disposição da população em todas as regiões do município, inclusive nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Não há cobrança para o descarte de materiais permitidos nestes locais.
Os PEVs podem receber até 1m³ (por munícipe) de resíduos de obras (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de podas, papel, papelão e óleo de cozinha.
Horário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h
Aos feriados, das 8h às 12h
O serviço é gratuito.