Conferência debate serviços e qualidade de vida dos idosos
O Coral das Quatro Casas do Idoso foi uma das atrações da conferência, que reuniu 200 pessoas no Cefe – Foto: PMSJC.
Melhorar a vida das pessoas idosas, com prestação de serviços públicos de qualidade para que possam ter saúde, bem-estar, lazer, respeito, dignidade e direitos preservados.
Com este objetivo, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (16), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que contou com a participação de 200 pessoas, entre idosos, servidores municipais, prestadores de serviços públicos e representantes da sociedade civil organizada e de entidades parceiras da Prefeitura.
O evento no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A professora doutora Débora Guedes, da Univap, durante palestra | Foto: PMSJC.
Respeito e inclusão
A conferência foi fundamental para promover e ampliar a participação da sociedade civil organizada na formulação e implementação de políticas públicas para as pessoas idosas.
Durante o dia todo foram discutidas e deliberadas propostas para melhorar a vida dos cidadãos com 60 anos ou mais, com foco na inclusão, democracia, respeito, garantia de direitos, proteção, sustentabilidade e justiça social.
“Fiquei muito feliz de poder participar desta conferência tão importante para nossa cidade, discutindo propostas para melhorar a vida dos idosos”, disse a aposentada e dona de casa Isabel Ferreira Santos, que tem 62 anos e frequenta as atividades da Casa do Idoso Norte.
“Os serviços públicos para os idosos são excelentes. Na nossa cidade, os idosos são respeitados e bem cuidados”, concluiu.
Árvore com palavras e sentimentos nobres para fortalecer os idosos | Foto: PMSJC.
Eixos temáticos
Uma das atrações da conferência foi a apresentação do Coral das Quatro Casas do Idoso, que emocionou e divertiu o público.
A professora doutora Débora Wilza de Oliveira Guedes, pró-reitora de Extensão da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), que é assistente social e gerontóloga, ministrou palestra sobre o tema da conferência.
Os 200 inscritos se dividiram em salas do Cefe, onde foram realizadas oficinas sobre os cinco eixos temáticos com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
São eles:
-
Financiamento das Políticas Públicas para Ampliação e Garantia dos Direitos
-
Fortalecimento de Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e para o Acesso ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa
-
Proteção e Enfrentamento a Todas as Formas de Violência, Abandono Social e Familiar da Pessoa Idosa
-
Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na Perspectiva das Múltiplas Velhices
-
Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro