São José tem manual de combate à violência contra a mulher
O manual contribuirá para agilizar e prevenir a violência contra as mulheres em São José – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos lançou, nesta terça-feira (10), o Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Com 41 páginas e de caráter permanente, será uma ferramenta importante de trabalho para todos os profissionais, de instituições públicas e privadas, que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O manual contém os fluxos de atendimento realizados pela Prefeitura, por meio das secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Educação e Cidadnia, Saúde e Proteção ao Cidadão.
Nos órgãos de defesa e responsabilização, estão incluídos Conselho Tutelar, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Polícia Militar.
Nas entidades de atendimento à mulher, o manual lista os fluxos de atendimento da Associação Guadalupe, Associação Transbordamos, Centro Dandara de Promotoras Legais, Grupo Mulheres do Brasil e SOS Mulher.
Em todos os itens, constam informações de como acessar o serviço, o que cada órgão realiza, endereços e telefones.
O material foi apresentado e entregue às autoridades políticas e do Judiciário e representantes de secretarias municipais e de entidades de defesa da mulher que participaram do evento de lançamento no Cefe (Centro de Formação do Educador) nesta terça.
Ele será atualizado sempre que houver necessidade. Também serão realizadas capacitações constantes de todos que atuam na rede de proteção às mulheres.
Trabalho integrado
A criação do manual foi comemorada pela promotora da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São José, Gabriela Lanza Passos.
“Será muito importante para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Irá otimizar o trabalho da rede integrada de proteção”, afirmou a promotora.
“E também será fundamental na prevenção já que, com a multiplicação dos conhecimentos sobre os atendimentos, poderemos diminuir os casos de violência e sua gravidade”, completou.
A secretária-adjunta de Apoio Social ao Cidadão, Maria Quitéria de Freitas, também destacou a importância da iniciativa.
“O manual apresenta os serviços através de um trabalho em rede realizado pela Prefeitura, pelo órgãos de defesa e responsabilização e pelas organizações não governamentais do município. Deve ser usado no dia a dia dos profissionais para atender a população com informações e orientações”, afirmou.
Mais segurança
A titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Tatiana Braun de Mattos Anjo, elogiou a iniciativa da Prefeitura.
“É um grande avanço para garantirmos mais segurança para as mulheres e um passo importante para a rede de proteção. Com certeza vai garantir mais qualidade e rapidez ao atendimento feito por todos nós”, disse a delegada.
A coordenadora do programa Patrulha Maria da Penha, Nilce Serafim, também destacou a importância do manual. O programa é realizado pela Prefeitura através da GCM (Guarda Civil Municipal).
“O manual será uma referência importante para o trabalho integrado que fazemos todos os dias para garantir mais segurança para as mulheres”, destacou.