Assecre e Cephas Fecham Parceria para Fortalecer a Indústria
Neste mês de março, a ASSECRE (Associação dos Empresários do Vale do Paraíba) fechou uma importante parceria com o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). O objetivo da parceria é unir a prática com o aprendizado acadêmico.
“É muito importante ter uma entidade como a ASSECRE conosco. A ideia é que possamos validar os nossos cursos com o mercado. A ASSECRE teria o
papel de conselho consultivo para a escola. Uma troca muito boa para as duas entidades”, declarou Suzana Myia Kisen, diretora do Cephas.
“A indústria do Vale do Paraíba é ativa, tem demandas e precisa de mão de obra qualificada. Trazer os alunos para a rotina da indústria é muito estimulante. Essa parceria atende uma necessidade do mercado que é de preparar os jovens para que ocupem as vagas, muitas delas disponíveis na indústria”, disse Wagner Siqueira, um dos diretores executivos da ASSECRE.
Na assinatura do termo estiveram presentes: os diretores executivos da ASSECRE Gabriel Santos Araújo, Eduardo Piloto e Wagner Siqueira; a presidente do Conselho da ASSECRE, Neide Pereira Pinto; Suzana Myia Kisen, diretora do Cephas e Juvenil Silvério, presidente da Fundhas.
Foto: Gabriel dos Santos Araújo, Wagner Siqueira. Neide Pereira Pinto, Suzana Kisen, Eduardo Piloto e Juvenil Silvério.
Porto Novo, em Caraguatatuba, atrai investimentos e se prepara para receber novo empreendimento
O bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, vive um período de crescimento acelerado, impulsionado por investimentos públicos e privados que têm contribuído para a valorização da região. Esse cenário favorável tem atraído novos empreendimentos, como o Ruy Barbosa Residencial, que será lançado em breve. O projeto é fruto da parceria entre a Delfi Incorporadora e a Construtora Tabaporã, empresa com forte atuação na cidade. O empreendimento contará com duas torres e 108 apartamentos, com opções de uma a três suítes, todos projetados com sacadas amplas, bem iluminadas e ventiladas. O condomínio oferecerá uma infraestrutura completa de lazer, piscina exclusiva para recepção de convidados, entre outras comodidades.
1° Festival de Coxinha, Pastel e Cerveja Artesanal
O maior “Festival de Coxinha, Pastel e Cerveja Artesanal” do Vale do Paraíba aconteceu em São José dos Campos, nos dias nos dias 5 e 6 de abril (sábado e domingo), no Shopping Jardim Oriente. Os salgados mais amados do Brasil: a coxinha e o pastel em versões jamais vistas.
O 1° Festival da Coxinha trouxe desde as tradicionais coxinhas aos mais “diferentões” sabores entre salgados e doces. Além de novas formas de se servir, como: coxinha na chapa, coxinha gigante, coxinha mega recheada, coxinha com cobertura, coxinha crocante, coxinha vegana e vegetariana. As massas terão as opções de batata, mandioquinha e batata doce. Neste festival ninguém vai ficar sem saborear uma coxinha diferenciada.
Os pastéis são outras delícias à parte, das porções ao pastel de metro (até 1 m). Pastéis doces e salgados. Dos recheios conhecidos como queijo e carne aos de recheios inusitados, como: os de bobó, salmão com cream cheese, costela com alho poró, paleta suína, carne maluca com queijo e muito mais. Já as opções doces serão: nutella com morango, chocolate, chocolate branco, chocolate com banana, entre outras novidades.
As massas de pastéis saborizadas são outra atração à parte: com pimenta, ervas finas, alho, espinafre, beterraba, cacau. Todas estas novidades com preços que cabem no bolso.
Tudo isso acompanhado por cervejas de diversos rótulos propiciando também novas experiências. Um evento para todo a família, com espaço para crianças.
Ecomuseu dos Campos de São José comemora 10 anos
O Ecomuseu dos Campos de São José está comemorando seus 10 anos de existência e, entre os eventos celebrativos, aconteceu o Encontro Virtual – 10 anos de Ecomuseu CSJ no dia 01 de abril a partir das 19h.
O encontro consiste em uma roda de conversa gratuita e aberta a todos os públicos, que abordará temas como ecomuseologia e as importantes e transformadoras ações de um museu de território em São José dos Campos. O projeto atual do Ecomuseu CSJ, “Ecomuseu dos Campos de São José: reflorestando a trilha do Callithrix aurita”, é uma realização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Conceito ainda pouco conhecido, a ecomuseologia entra na conversa de forma prática. Relembrar esses 10 anos é também contar sobre os estudos e vivências de um ecomuseu e, mais ainda, deste Ecomuseu dos Campos de São José. Nascido no Vale do Paraíba através do CECP, em 2015, com abrangência direta em 28 bairros das zonas leste e sudeste de São José dos Campos e no município de Jambeiro, o projeto se divide entre as áreas: Pesquisa, Educativo, Agroecologia e Fauna. Mas o que faz este museu de território com tudo isso? Um ecomuseu se faz por ações. E, aqui, as ações socioambientais, a valorização do patrimônio integral e as conexões comunitárias começam a contar essa história.
Os convidados do Encontro Virtual entraram na roda de conversa para ajudar a compor esse colorido mosaico que tece a estrada de 10 anos do Ecomuseu dos Campos de São José, compartilhando suas experiências, guiados pela gestora do projeto Maria Siqueira Santos. Integram a roda algumas convidadas especiais, além de diversas pessoas participantes das atividades do Ecomuseu CSJ, movimento fundamental, que forma o Ecomuseu CSJ como ele é hoje. O público geral, independente do conhecimento prévio sobre as temáticas e a instituição, é chamado para participar, trazer sua percepção e suas experiências, tirar suas dúvidas e prosear à vontade.
Para participar do Encontro Virtual – 10 anos de Ecomuseu CSJ, é necessário realizar uma inscrição gratuita pela plataforma Sympla.
O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP em
parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Mais informações nas redes sociais do Ecomuseu CSJ.
Coletivo Lugar Delas com a exposição de artes visuais “Lugar Delas Imaginar” vai até dia 28
O Imaginar”, que reúne obras de artistas valeparaibanas na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos. A abertura da exposição aconteceu junto ao evento Cena de Mulher, produzido pela FCCR, na edição especial do mês das mulheres acessível a todos os públicos por
meio de audiodescrição das obras.
Reunindo oito artistas visuais residentes de São José dos Campos e da região do Vale do Paraíba paulista, a exposição “Lugar Delas Imaginar”, nasceu de um questionamento: “Mulher, porque você se expressa visualmente?” As artistas Bethânia Souza, Camila Grun, Caroline FB, Catarina Dantas, Daniela Akemi, Isabella Siqueira, Janaína Vieira e Thaylla Barros, respondem a essa pergunta com sua diversidade de referências e trajetórias. As obras criadas de maneira colaborativa refletem a base de construção do Coletivo Lugar Delas.
O Centro Cultural Clemente Gomes fica na Av. Olivo Gomes, 100 Parque
da Cidade Roberto Burle Marx em Santana, São José dos Campos.
A exposição ficará aberta até o dia 28 de abril de 2025 de segunda à
sexta-feira, das 10h às 20h.
Páscoa Encantada no Hotel Savoy Excellence Campos do Jordão com atrativos para toda a família
O clima de outono é perfeito para visitar Campos do Jordão, quando a cidade mais alta do país ganha um charme todo especial. Se a ideia é aproveitar o feriadão de Páscoa e Tiradentes nas montanhas, o Hotel Savoy Excellence conta com uma programação especial para a família toda.
Para a Páscoa, destaque para o “Sunset na piscina” com deliciosos drinks no sábado (dia 19 de abril) e “Caça aos ovos” no domingo (20 de abril).
Vale ressaltar que localizado em meio à natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, o hotel reúne uma equipe atenciosa e infraestrutura completa para receber seus hóspedes com muito carinho: piscina aquecida, sauna, academia, salão de jogos, espaço kids interno, playground externo, bicicletário, amplo estacionamento, wi-fi e TV a cabo.
Fotos Pedro Walker.
Chef Marcel Strass na Páscoa Encantada do Hotel Savoy Excellence.
Abril Azul reforça a inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho
No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que marca o início do abril azul, mês dedicado à conscientização e ao incentivo à inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade. Entre os desafios enfrentados, a inserção no mercado de trabalho ainda é uma barreira significativa.
Dados do IBGE apontam que 85% dos adultos autistas estão desempregados no Brasil. Além disso, uma pesquisa da National Autistic Society indica que apenas 16% dos autistas adultos possuem emprego formal e remunerado.
A falta de informação sobre o TEA nas empresas e ambientes corporativos muitas vezes resulta em preconceito, ausência de suporte adequado e dificuldades de adaptação. De acordo com a Dra. Elisabeth Crepaldi de Almeida, fonoaudióloga, doutora em educação e fundadora do Grupo Interclínicas, a inclusão de pessoas autistas no trabalho exige mudanças estruturais e maior conscientização. “Muitos autistas enfrentam desafios na comunicação e na interação social, além de sensibilidade sensorial a ambientes barulhentos e mudanças de rotina.
A falta de compreensão sobre essas questões por parte dos trabalhadores pode dificultar ainda mais a adaptação”, explica a especialista.
A Dra. Elisabeth Crepaldi de Almeida destaca que apesar dessas dificuldades, as pessoas com TEA possuem habilidades que podem ser grandes diferenciais no ambiente profissional. “A alta capacidade de foco e atenção aos detalhes, memória privilegiada, ética e sinceridade, além de talentos específicos em áreas como tecnologia, matemática, ciência e artes. Com o suporte certo, um autista pode desempenhar funções com extrema precisão e excelência. O segredo para um ambiente de trabalho inclusivo está na adaptação das empresas e na valorização das habilidades individuais”.
Cassiano Restaurante 10 anos de celebração à alta gastronomia portuguesa
Desde então, se consolidou na região do Vale do Paraíba e hoje trabalha com mais de 800 kg de bacalhau, 12 mil ovos e 300 litros de azeite por mês.
A carta de vinhos do Cassiano Restaurante é uma atração à parte.
Assinada pelo empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ícone da TV brasileira e um dos principais especialistas em vinho do país, a seleção conta com cerca de 90 rótulos e 800 garrafas, garantindo a harmonização com os deliciosos pratos da culinária portuguesa. Entre os destaques, os tintos Barca Velha, Mouchão e Cartuxa; o espumante Dom Pérignon; e os vinhos do Porto Taylor’s para acompanhar as sobremesas.
Quem aprecia a culinária portuguesa sabe que, em São José dos Campos e região, o lugar ideal para degustar as delícias lusitanas é o Cassiano Restaurante, que comemora neste mês dez anos de uma história repleta de momentos especiais.
Inspirado no famoso Antiquarius, que marcou época durante décadas no Leblon, no Rio de Janeiro, o Cassiano já foi reconhecido com o Travellers’ Choice , prêmio do TripAdvisor conferido aos 10% dos restaurantes mais bem avaliados na plataforma e se transformou quase em um ponto turístico, consolidando um alto padrão gastronômico e de atendimento, em uma localização excelente, no hotel Golden Tulip São José dos Campos, dentro do complexo do Colinas Shopping.
“Costumo falar que o Cassiano não é apenas um restaurante; ele é um destino, pela tradição, cultura e conceito de uma experiência tipicamente portuguesa”, afirma Euclides Vaz, chef e gerente de Alimentos e Bebidas do Cassiano Restaurante.
4ª edição do Colinas Music
O Colinas Shopping será palco de muito rock, pop e soul com mais duas edições do festival Colinas Music em 2025. A 4ª edição do evento gratuito, que se tornou sinônimo de música de qualidade e experiências marcantes, ocorre de 3 a 24 de abril, sempre às quintas, a partir das 19h, na Praça de Alimentação Colinas.
Em um ambiente propício para bons momentos em família e com amigos, passam pelo shopping atrações de peso, como as bandas Classical Queen, Riffer, Veio’s Band e um show inédito de Regis Paulino (Serial Funkers) e Matt Honor.
Na estreia, dia 3, a banda Classical Queen chega com repertório caprichado para os fãs do grupo britânico liderado por Freddie Mercury. Há 20 anos na ativa, o grupo busca recriar musicalmente e visualmente um show da banda Queen, com os mesmos figurinos, instrumentos e performance.
A atração do dia 10 foi exclusiva, formatada especialmente para a ocasião, como já ocorreu no Colinas Music Especial Dia das Mulheres, que reuniu Cecília Militão e Lud Mazzucatti. Desta vez, Regis Paulino vocalista do Serial Funkers e Matt Honor que tem se destacado com seu repertório de folk, pop e rock , se reúnem para interpretar um setlist feito sob medida para seus estilos, com canções que prometem emocionar o público.
No dia 17, é a vez da banda Riffer animar o shopping com clássicos e sucessos da atualidade do rock nacional e internacional. Os quatro músicos, que têm duas décadas de bagagem, brindam o público com solos de guitarra, gaita, muita energia e alto astral.
O encerramento da 4ª edição do Colinas Music será no dia 24, com a Véio’s Band, que tem conquistado plateias por onde passa com um flashback que revive a época de ouro do pop e rock, com U2, a-ha, Bom Jovi, Michael Jackson, Beatles, Rolling Stones, Oasis, Madonna, Legião Urbana e Tears For Fears, entre outros.
“O Colinas Music é uma celebração da música e dos encontros, em um ambiente familiar, acolhedor e seguro. Desde a primeira edição, vem tendo uma excelente aceitação, e o público pode ter certeza de que as novas atrações vão proporcionar experiências singulares, como o show exclusivo do Regis e Matt”, afirma Elza Mota, superintendente do Colinas Shopping. Programação – No dia 3/4 (quinta-feira) – Classical Queen; 10/4 (quinta-feira) – Regis Paulino e Matt Honor; 17/4 (quinta-feira) – Banda Riffer; Encerramento 24/4 (quinta-feira) – Véio’s Band.
Tony Gordon e Chico Oliveira no Colinas Music, animando o público presente.
Popular Pet inaugura nova loja no Jardim das Indústrias
A Popular Pet está em pleno funcionamento com a nova unidade no Jardim das Indústrias, agora em novo endereço: Av. Dr. João Baptista Soares de Queiroz Júnior, 2081.
A inauguração foi um verdadeiro sucesso e reuniu dezenas de clientes, tutores e seus pets em um evento repleto de atrações especiais. Com o apoio de sete indústrias parceiras, o evento contou com a participação da Fórmula Natural, Petiscão, Vetnil e Farmina, Premier Vet e Premier, além da tenda exclusiva da Popular Pet.O clima foi de festa e celebração, com muitos cachorros marcando presença e garantindo momentos de alegria para todos. A nova loja Popular Pet está ainda mais completa, oferecendo um espaço moderno e acolhedor, com mais de 10 mil produtos entre rações, acessórios, medicamentos, itens de
higiene e muito mais. Além disso, durante o mês de inauguração, os clientes encontram descontos de até 60% off em diversos produtos.
Foto de Nando Weikamp,
Os sócios Rafael Marcondes, Guilherme D’Angelo e Mateus Castro.
Encontro exclusivo sobre mercado de luxo será realizado em São José dos Campos
Iniciativa tem como objetivo apresentar as tendências globais para empresários, executivos e profissionais de alto padrão de vários segmentos.
O mercado de luxo segue crescendo e se reinventando e é de olho neste cenário que a Conciergerie, uma empresa de serviços preparada para atender às expectativas desse público exigente, promoverá um encontro em São José dos Campos para trazer algumas das tendências do mercado global. Com foco em empresários, executivos e profissionais de alto padrão e luxo, o evento terá cinco horas de duração e está marcado para o dia 22 de abril, no Amicci Anchieta, localizado na Avenida Anchieta, nº 225, no bairro Jardim Nova América.
As inscrições podem ser realizadas através do site: www.conciergerie.com.br/mercado-de-luxo-sjc/
Na programação, um dos pontos altos é a palestra de Manu Berger, referência no mercado de luxo nacional e internacional, com mais de 12 anos de experiência e uma sólida formação em Gestão do Luxo, conquistada em alguns dos institutos mais renomados do mundo. A profissional é responsável por atender clientes como Mercedes-Benz, Iguatemi, DIOR, Tiffany & Co., Audi, Swarovski, Bradesco, entre outras marcas.
Segundo o relatório ‘The State of Fashion Luxury’, da Business of Fashion e McKinsey & Company, a expectativa é que o mercado de luxo global cresça 2% a 4% ao ano entre 2025 e 2027. Além disso, o relatório destaca o aumento na exposição de produtos de luxo nas redes sociais. As grandes marcas de luxo tiveram até 35% de crescimento no número de seguidores em seus perfis nas redes sociais entre 2019 e 2023. Já no setor de turismo e hospitalidade, o número de turistas internacionais no Brasil cresceu, agora representando 29% da demanda total, contra 21% em 2022, de acordo com o anuário da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).
A organização do evento é de Estevão Teixeira, que também é um dos organizadores do TEDx São José dos Campos, evento com formato reconhecido internacionalmente, sem fins lucrativos e focado na discussão de ideias inovadoras e impactantes.
“Estar atento às tendências do mercado de luxo é fundamental para inovarmos em qualquer segmento, pois as grandes marcas que atuam nesse setor são referências em longevidade, lealdade de marca, herança, atemporalidade, experiências exclusivas e vários outros fatores. O mercado de luxo é um nicho complexo, exige dedicação, estudo e esta é uma chance de se atualizar, fazer conexões e trocar experiências para aplicarmos em nossos negócios, no atendimento aos nossos clientes, desenvolvimento de novos produtos e até mesmo no nosso dia a dia”, destaca Estevão. Conciergerie
A Conciergerie é uma empresa de serviços de concierge e assistência pessoal e empresarial. Seja para uma simples reserva ou para planejar um evento completo, a Conciergerie cuida de todos os detalhes, entregando experiências exclusivas, para que seus clientes aproveitem o seu próprio tempo. Com parcerias exclusivas e uma equipe dedicada, os clientes podem desfrutar de um serviço que vai além das expectativas. Para mais informações, acesse o site: www.conciergerie.com.br
CAEDU inaugura 100ª Loja no Brasil e Marca Chegada em São José dos Campos no Shopping Jardim Oriente
No dia 27 de março, o Shopping Jardim Oriente recebeu uma nova unidade da Caedu , que conta com uma estrutura de 1.000 m 2 e um investimento de mais de 4,2 milhões de reais.A seguir da conquista do primeiro bilhão, a inauguração da unidade centésima, no ano em que a marca completa 50 anos, comprova que os objetivos de crescimento seguem em plena construção.
Mantendo seu pilar de moda acessível, e considerando que mais de 36% da população de São José dos Campos pertence à classe C, a Caedu busca estar cada vez mais próxima dos consumidores da região, oferecendo uma loja repleta de variedade, estilo e preços acessíveis.
A apresentação da 100ª unidade simboliza grande conquista para a marca: além de um marco importantíssimo, a unidade chega à principal cidade da região, aumentando a visibilidade da marca e ampliando o público do varejista. A Caedu já conta com unidades em Taubaté, Cruzeiro, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Caraguatatuba.
Aline Vivas solta a voz em letra que prega respeito ao limite que a mulher estabelece em ‘Meu Corpo’.
‘Meu Corpo’, novo single da cantora Aline Vivas, traz letra empoderada e sonoridade pop futurista. Produzida e arranjada por Donatinho, a faixa é a primeira de uma sequência que se desembocará no próximo álbum da cantora. Aos poucos, o público vai tendo contato com o novo repertório que ela vem interpretando nos shows. Disponível a partir de 04 de abril em todas as plataformas de música, o lançamento é pelo selo Caravela Records com distribuição da Symphonic.
O encontro da dupla se deu por acaso quando foram convidados a participarem como músicos em uma apresentação da cantora Anna Lú em Botafogo, no Rio de Janeiro. “A gente se deu muito bem e foi muito natural surgir essa parceria. Ficamos de bolar algo para trabalharmos juntos e surgiu o projeto de um álbum com uma vibe eletrônica em que ele criasse arranjos pras minhas composições”, relembra Aline.
A letra de ‘Meu Corpo’ nasceu após uma sugestão de tema que o colega e também compositor Betão fez para Aline. Ele esperava algo romântico e se surpreendeu positivamente com o conteúdo da letra que traz versos fortes como “Ah! Só não esquece que meu corpo é meu / Só eu sei quando é sim ou não / As minhas regras quem dita sou eu”. Aline escreve sobre a vontade de uma mulher que quer ser desejada, quer amor, carinho e intimidade com quem ela escolher. Mas é fundamental ser respeitada para que ela possa se conectar de verdade e amar plenamente. E afinal, esse respeito precisa acontecer sob seus próprios termos, suas próprias regras acerca do seu corpo, afinal ele é seu santuário, seu íntimo.
Ouça ‘Meu Corpo’: https://hypeddit.com/2ml211
*Marilda Serrano é Colunista Social do jornal Diário da Região do Vale do Paraíba e da Revista A Hora da Verdade (www.revistaahoradaverdade.com.br/circulando-marilda-serrano), Filiada à Febracos.