Câmara concede título de Cidadão Joseense a Edineu Rodrigues do Amaral
A honraria reconhece sua trajetória de empreendedorismo na cidade.
Em sessão solene na Câmara Municipal nesta quarta-feira (17), o comerciante Edineu Rodrigues do Amaral recebeu o título de Cidadão Joseense, proposto pelo vereador Roberto do Eleven (PSD). O decreto 13/2023, que concede a honraria, foi aprovado por unanimidade no ano passado.
O parlamentar ressaltou a importância e o merecimento da honraria, relembrando momentos da trajetória do homenageado, desde sua chegada em São José dos Campos, aos 16 anos de idade. De uma família com mais oito irmãos, Edineu começou a trabalhar cedo, em uma alfaiataria. Junto com um de seus irmãos, deu início aos negócios da família no município com uma fábrica de blocos, e posteriormente abriu sua própria fábrica na região do trevo do Bairrinho.
Tempos depois, decidiu mudar de atividade, se tornando vaqueiro e começou a criar gado. Nesta época, um episódio de roubo fez com que Edineu precisasse superar os obstáculos para seguir em frente. Em 1995, inaugurou um açougue. O empreendimento cresceu e ajudou no desenvolvimento da região leste, na geração de empregos e oferta de produtos locais, movimentando a economia do bairro. O homenageado segue no ramo do comércio, junto com seus familiares.
Participaram da cerimônia amigos e familiares do comerciante, como o “Mineirinho” que se emocionou ao citar o carinho com que Edineu trata a todos. Uma das filhas, Jaqueline, lembrou o amor que o homenageado tem pelos netos e a excelência com que ele continua exercendo seu trabalho diariamente.
Um vídeo retratou ações sociais promovidas por ele, como a entrega de donativos no Natal. Amigos gravaram depoimentos relatando o caráter e a generosidade de Edineu.
Ao receber a honraria, ele citou os amigos já falecidos que o ajudaram a construir sua história e expressou a emoção e a gratidão em receber o título de cidadão joseense.
Fotos: Cleverson Nunes / CMSJC.