CÂMARA MUNICIPAL SJC EM AÇÃO

 

Câmara aprova troca de sinal sonoro nas escolas para evitar incômodo sensorial em autistas

 

Na primeira sessão após o recesso parlamentar de julho, os vereadores votaram 4 projetos e 34 foram lidos.

 

Na 38ª sessão, nesta quinta (1º), os vereadores aprovaram 4 projetos legislativos por unanimidade. Um deles, o PL 348/2023, de 11 parlamentares coautores, autoriza a substituição dos sinais sonoros por sinais musicais nas escolas públicas da cidade de São José dos Campos, a fim de evitar que os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam submetidos a incômodos sensoriais.

As demais propostas aprovadas denominam rua no SetJardim SJC, travessa no Bosque dos Eucaliptos e viela no Altos de Santana em memória de moradores falecidos. Outros 34 novos processos foram lidos e começam a tramitar com a fixação de prazos e designação de comissões para análise.

Na tribuna, vigilantes nas escolas, condições de ambulâncias e de parquinhos infantis de areia foram assuntos.

Ao final da sessão, um grupo de vereadores recebeu moradores da Vila Guarani para tratar da desapropriação de imóveis visando obras de duplicação da avenida Sebastião Gualberto.

Processos aprovados

Redação final ao PL 203/2024 – Denomina a Rua 11, localizada no loteamento Set Jardim, no Município de São José dos Campos, de Rua João Alves. 

PL 348/23 – Autoriza o Poder Executivo a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino público, a fim de não gerar incômodos sensoriais aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

PL 187/2024 – Denomina a Travessa localizada entre a Rua Alfredo Coslop e a Rua Geraldo Ferreira Tavares, ao lado do número 380, Bosque dos Eucaliptos, de Travessa Rui de Andrade Sandim.

PL 217/2024 – Denomina a Rua 14, localizada no Loteamento SetJardim SJC, de Rua Walther Reis Cleto Junior.

PL 220/2024 – Denomina a Viela localizada entre a Rua Alto da Boa Vista e a Rua Serra dos Carajás, ao lado do número 110, Jardim Altos de Santana, de Viela Décio Teixeira de Souza.

Nova temporada do eduCASD reforça preparação de estudantes para provas

 

A novidade são as aulas de sociologia e filosofia; além das disciplinas de matemática e física que continuam.

 

Bastidores de gravação no estúdio da emissora legislativa. Foto: Flávio Pereira/CMSJC.

 

Essa semana estreou temporada nova do eduCASD na TV Câmara de São José dos Campos. O programa é produzido desde 2019 em parceria com o Curso Alberto Santos Dumont (CASD), ONG que oferece ensino preparatório gratuito a jovens de baixa renda para contribuir na aprovação em universidades públicas e colégios técnicos.

Nas aulas, os professores voluntários do CASD abordam os temas mais frequentes nos exames vestibulares e ENEM com explicações teóricas e resolução de exercícios.

Além das disciplinas de matemática e física, a nova temporada traz também conteúdos de sociologia e filosofia.

As aulas inéditas vão ao ar às quintas-feiras, às 14h30, com reprises em outros dias e horários, nos canais 12.3 na TV aberta; 7 da NET e 9 da Vivo; e no Youtube, onde as 86 aulas das temporadas anteriores estão disponíveis.

Câmara entrega medalha Mérito Legislativo à Associação das Pessoas Portadoras de Deficiências – APPD

 

Homenagem reconhece o trabalho realizado há 18 anos na cidade em prol da inclusão social.

 

A Câmara entregou a medalha Mérito Legislativo à Associação das Pessoas Portadoras de Deficiências de São José dos Campos (APPD), em sessão solene nesta sexta-feira (26). A honraria foi concedida pelo decreto legislativo 12/2024.

Fundada em 2006, a associação busca orientar e inserir pessoas com algum tipo de deficiência na sociedade. Além do voluntariado, parcerias com empresas possibilitam a oferta de reabilitação fisioterápica, cursos profissionalizantes, suporte jurídico, serviço social e apoio a modalidades esportivas e recreativas. A APPD também atua em políticas públicas por meio da comissão dos usuários do transporte adaptado de São José dos Campos – COMTRAD.

A presidente Sílvia Mirtes Bernardes, a fundadora Maria Claudete da Silveira Rabelo de Moura e o vice-presidente Luís Carlos Lucas Barbosa representaram a organização na cerimônia, que contou com apresentações musicais e a exibição de um vídeo institucional, além de uma homenagem simbólica a instituições e profissionais apoiadores.

Ao receber a honraria, a presidente ressaltou que as pessoas com deficiência também devem ser protagonistas de uma sociedade que ainda tem muito a avançar na inclusão.

Radialista Paulo Silva é homenageado pela Câmara com o título de Cidadão Joseense

 

Homenageado começou como jornaleiro aos 11 anos e atuou em emissoras de rádio do Paraná e São José dos Campos.

 

Na noite desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal entregou, em sessão solene, o título de Cidadão Joseense ao radialista e jornalista Paulo Silva, apresentador de programa jornalístico matinal na rádio Cultural FM. A honraria foi concedida pelo decreto legislativo 35/2023.

Valdevino Paulo da Silva, seu nome de batismo, nasceu na cidade de Maria Helena, no Paraná. Aos 11 anos deu os primeiros passos na comunicação fazendo entrega de jornais em Cruzeiro do Oeste (PR). Entre os clientes estavam locutores de várias rádios que o levaram a participar como locutor de um programa dominical, o que mais tarde se tornou sua profissão.

Chegou em São José dos Campos em 1988 e teve como mentores os radialistas Antonio Leite, já falecido, e Lano Brito, presente na cerimônia. Trabalhou nas rádios Piratininga, Metropolitana, Rádio Clube Jacareí, Rádio Clube AM, Vale FM, Eldorado AM, Rádio Mix FM e rádio 99.7 FM da Igreja Universal do Reino de Deus. Também apresentou programas da TV Band Vale, entrevistas no canal web do SindCT e foi compositor da Liga das Escolas de Samba da cidade, além de ter fundado e editor do impresso “Jornal Troca-Troca”.

Durante a cerimônia, familiares, amigos e colegas de profissão do radialista foram à tribuna e destacaram sua forma humilde de se comunicar, o envolvimento com a cidade e o alcance às pessoas por meio do rádio. Vídeos recordaram momentos na profissão e uma apresentação cênica e musical no plenário também o homenageou.

Ao receber o título, o novo cidadão joseense disse estar feliz pela honraria, que é uma motivação para que siga executando seu trabalho com qualidade. Citando diversos colegas de profissão, Paulo Silva estendeu a homenagem a vários outros comunicadores da área que fizeram parte de sua carreira.

You May Also Like