Mais de 600 mil pessoas devem visitar Bienal do Livro de São Paulo
Evento começou na sexta-feira (6) e vai até domingo (15).
Mais de 600 mil visitantes são esperados na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou na sexta-feira (6) e vai até domingo (15), no Distrito Anhembi. Com o lema “Quem lê faz grandes amigos”, o evento tem a presença de 83 autores nacionais e 33 internacionais. Entre as novidades desta edição está o foco nos autores e na produção literária nacional.
A presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, fala sobre a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil.
“O que nós queremos é que todos os autores e autoras, os consagrados e os contemporâneos tenham um espaço na Bienal e possam apresentar seu trabalho, sua literatura, independente do gênero literário e das faixas etárias, porque a bienal é o momento de nós mostrarmos para os visitantes e para o país toda a produção literária que é feita no Brasil”, destacou a presidente Câmara Brasileira do Livro, Sevani de Matos Oliveira.
Além disso, há o Espaço Infância totalmente renovado, onde as crianças poderão ter seu primeiro contato com o livro. Aquelas que já tiveram poderão conhecer livros novos, interagir com autores e assistir à contação de histórias. “Nós temos um totem que monta uma historinha, então a criança pode escolher seus personagens. Tudo isso é uma forma lúdica de motivar as crianças a continuarem a ler porque eles são os leitores do futuro”, disse Sevani. Há ainda o Espaço Educação, que é novo, onde os profissionais da educação têm uma programação oficial para discutir o tema.
Homenagem ao Ziraldo na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil.
Ao todo são 13 espaços diferentes, incluindo um estande de homenagem a Ziraldo, autor do livro O Menino Maluquinho, que morreu em abril, aos 91 anos. O espaço é interativo, e as pessoas podem desenhar e pintar os personagens do autor. “Ali há uma pequena amostra de como ele desenhava, de como ele pedia para ser colorido e podem participar pessoas de todas as idades”, explicou a presidente.
Outro destaque, com 300 metros quadrados, é dedicado à Colômbia. Ali os visitantes podem conhecer os autores e autoras colombianos e suas obras. “O estande traz uma exposição sobre o ciclo da borracha na Amazônia, porque o Brasil e a Colômbia dividem o território amazônico. Foi feito um trabalho de pesquisa lindo com recuperação de imagens de mais de um século. Esse filme é exibido diariamente e mostra como foi o ciclo da borracha. Vale a visita”, disse Sevani.
Visitas de alunos e professores
Um dos pontos importantes da bienal é a visita de professores e alunos tanto da rede pública quanto da privada. Segundo Sevani, são esperados em todos os dias da feira mais de 90 mil alunos que se inscreveram. “Essa visitas são importantes porque, no caso dos pequenos, eles começam a ter o contato com o mundo dos livros. E os adolescentes já podem escolher o que eles gostam, conhecer o que tem no mercado, encontrar o autor, pegar autógrafo quando o autor está na programação do dia.”
Contação de histórias na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil.
Para a presidente Câmara Brasileira do Livro, estar na bienal também é uma forma de as crianças e adolescentes fazerem novas amizades e interagirem dentro do ambiente de literatura e festa. “A visitação é importante porque descobrir o mundo dos livros, descobrir quantos livros, a blibliodiversidade, os personagens, encanta. Uma visitação dessa é uma motivação para que eles continuem a ler”, reforçou Sevani Oliveira.
Yasmin Stephanie, de 15 anos, é aluna da rede particular e contou que a escola onde estuda organizou a visita à bienal. O interesse em participar do passeio se deve ao fato de gostar muito de ler e por 2024 estar sendo um ano de muitas leituras.
“Eu já vim quando era menor, mas agora eu vejo a bienal como uma experiência mesmo, tenho mais consciência para aproveitar. Eu acho que vim mais por influência das redes sociais que estavam elogiando muito e estou gostando de conhecer. As promoções também valem muito a pena, já comprei dez livros. Gosto muito de romances e fantasia”, afirmou.
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai até domingo (15) – Rovena Rosa/Agência Brasil.
Professora de uma escola particular de São José dos Campos, no interior de São Paulo, Juliana Escobar Rocha Maganha estava com três turmas de 6º ano, um total de 55 alunos. Ela apontou a imersão cultural, com a grande quantidade de livros, como o ponto mais importante de uma visita à bienal.
“É uma variedade de livros e autores que às vezes eles nem conheciam. Tem um grupo que acabou de conhecer um autor ali em um estande e todos se apaixonaram pelo livro dele, compraram, pegaram autógrafo, foi muito legal.”
Para Juliana, estar no evento ajuda a estimular a leitura e propicia um acesso quem eles não têm na cidade onde moram. “Às vezes, na cidade onde moramos, nós não temos tanto acesso, porque não tem tantas livrarias. Onde moramos é uma cidade grande, mas, comparada à bienal, não tem tamanho. Estão todos muito animados. Não tem ninguém sem sacola na mão”, festejou. (Fonte e fotos: Agência Brasil/EBC agenciabrasil.ebc.com.br).
Luciana Tani de São José dos Campos, lança livro “Tudo Azul no Mundo da Lu” na Bienal
Para aqueles que desejam explorar este universo mágico e sentir a verdadeira essência…
“Tudo Azul No Mundo da Lu”, de autoria de Luciana Tani é um convite para embarcar em um universo de sonhos, onde as cores, a poesia e a música se entrelaçam de forma única e mágica.
Esta obra, repleta de encantamento e fantasia, é muito mais que uma simples narrativa, é uma celebração vibrante da vida e das maravilhas que nos rodeiam.
Através de sua fábula envolvente, o livro não apenas narra uma história cativante, mas também presenteia o leitor com dez canções infantis belíssimas, que elevam a experiência literária para um nível sensorial único.
A escritora dá asas à imaginação e nos transporta para um mundo de sonhos, onde ela é sereia, fada, coruja, águia, pintora, rainha, sonhadora e criadora de histórias.
Cada página se transforma em uma verdadeira viagem musical, capaz de tocar o coração e despertar a alma para a beleza e o encanto do mundo ao nosso redor.
Para aqueles que desejam explorar este universo mágico e sentir a verdadeira essência de “Tudo Azul No Mundo Da Lu”, não perca a oportunidade de assistir ao vídeo no link a seguir e deixar-se envolver pela doçura e pela magia dessa fascinante obra.
https://youtu.be/onBWlddurww?si=0caN–SubU7aC3zP
Convido você a participar do lançamento oficial do livro, que ocorrerá durante a Bienal Internacional do Livro, no próximo dia 15 de setembro (domingo), das 13 às 15 horas, no stand da Conejo Editora.
Trajetória da autora que nasceu para brilhar!
Luciana Ferraz de Moraes Tani, mais conhecida como “Luciana Tani” nascida em uma noite fria de outono, em 24 de maio de 1973, na cidade de Presidente Prudente – SP.
Uma sonhadora apaixonada pela Lua, pelo mar e por tudo que existe de belo no nosso Universo.
Faz da vida um mundo de fantasias.
Por onde ela passa, tudo se transforma em lindas poesias. Nunca havia pensado em ser escritora, mas adorava inventar histórias e entrava em seus próprios contos sendo a protagonista principal.
Na adolescência, adorava ir ao terraço da sua casa para sentir a brisa em seu rosto e contemplar a Lua e as estrelas, momento em que a inspirava escrever suas primeiras poesias.
Sempre gostou de ir à praia para acordar de madrugada e ver o Sol nascer, e quando a chuva caía, costumava dizer que o céu estava chorando.
Sempre foi uma sonhadora, vivia sonhando acordada. Seus sonhos nunca foram humildes, sempre sonhou alto. Nem todos os seus sonhos foram realizados, mas ela nunca desistiu.
Estudou quatro anos de piano no Conservatório “João Baptista Julião” em Sorocaba-SP.
Cursou o Magistério na Organização Sorocabana de Ensino OSE – COC. Estudou curso técnico de Administração de Empresas no Colégio “Liceu Pedro II” em Sorocaba-SP, mas não concluiu nenhum curso, pois não era o que ela queria.
Fez um curso rápido de Psicologia e estudou o básico da Literatura na OSE – COC,
Casou em 2010, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, onde mora a família do seu marido, Silvio Sadao Tani Inoue.
Montou e administrou em Osasco, um pequeno salão de beleza, o “Cantinho da Manicure”, mas nunca levou a sério.
Na verdade, ela nunca soube o que realmente queria da Vida, sempre teve uma vida bem agitada e nunca parava para pensar, simplesmente ela fazia e acontecia.
Em 2015, estudou Literatura e Poesias na “Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura” na Avenida Paulista.
Na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, publicou o seu primeiro livro solo “Sonhos e Fantasias de uma Sonhadora” (2016) e no mesmo ano participou da Antologia “Emoções Poéticas III”
Com apoio do seu marido e seus amigos, continuou sua carreira de escritora e no ano de 2017, participou das Antologias “Inspiração em Verso III” e “Emoções Poéticas IV” pela Futurama Editora. No mesmo ano fez uma uma homenagem póstuma para o escritor Pedro Lavirod, e publicou o romance “O Espelho de Gizé” no Teatro Municipal de Osasco “Glória Gíglio” (2017). Na Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, publicou seu livro infanto juvenil “As Aventuras da Menina Sereia pela Terra”(2017).
Recebeu o título de Acadêmica Correspondente na Academia Rotária de Letras, Artes e Cultura em Taubaté-SP(2018).
O livro “As Aventuras da Menina Sereia pela Terra” foi sucesso de divulgação junto as crianças que estiveram presentes no dia 14 de Julho de 2018 no Sítio do Pica Pau Amarelo do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato em Taubaté-SP.
Participou da Antologia “Inspiração em Verso IV” pela Futurama Editora, publicado em 05 de Agosto de 2018 na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
No dia 28 de setembro de 2020, publicou o seu novo livro infantil “As aventuras de Lorena” em homenagem a uma linda criança que ela ama muito.
No dia 10 julho de 2022, no Pavilhão da Editora Conejo, apresentou o livro “AS AVENTURAS DE LORENA” na 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo no Expo Center Norte.
Uma história de uma linda garotinha, que vive no mundo da fantasia. Durante a noite, ela foge de sua casa, montada em uma linda águia, que a conhece desde que nasceu.
Nessas viagens, ela ultrapassa as barreiras do tempo, e vai dar uma volta pela terra seguindo todos os passos de uma pessoa muito importante, e especial – sua Tia-avó. Uma violeira obcecada pelo sucesso.
É uma história cheia de aventuras e magias que dá asas à imaginação.
E, no 20 de julho de 2022, São José dos Campos recebeu a sessão de autógrafos dos livros “AS AVENTURAS DE LORENA” e “AS AVENTURAS DA MENINA SEREIA PELA TERRA” na Livraria Leitura no Shopping Colinas.
Cantando e Brincando
Luciana Tani contou com a participação do cantor e compositor Roger Oliveira que deu vida às músicas na obra infantil, um livro musical para as crianças de todas as idades com desenhos para as crianças colorir, poesias e partituras cifradas para os nossos “pequenos” aprenderem a tocar de um jeito gostoso e divertido com as participações dos músicos André Profeta, Eli Moringa, do grafiteiro Marcelo Marboy, a multi instrumentista e professora Bruna Lopes, a poetisa Janaína da Cunha, o produtor musical Danilo Augusto e o jornalista Roberto Matias que fez a apresentação.
E sabe qual é o grande encantamento desse livro? Os protagonistas são três crianças encantadoras chamadas Lorena, Heitor e Vinícius. Um livro cheio de Alma, movimento cor e Vida!
O lançamento oficial aconteceu no dia 31 de maio de 2023 na Livraria Leitura no Shopping Colinas em São José dos Campos e continua à disposição.
Atualmente, está com novos projetos em andamento e também apresentando o Podcast na ZY3 Rádio e TV, às quartas-feiras das 15 às 16h, e escreve a coluna “Cultura sem Limites” mensalmente, na Revista A Hora da Verdade, na região do Vale do Paraíba.
Saiba mais. Acesse:
https://www.facebook.com/search/top?q=luciana%20tani%20-%20escritora
https://www.instagram.com/lucianatanicantandoebrincando/
A escritora Luciana Tani que está lançando a sexta obra, com jornalista e escritor Roberto Matias, diretor da Revista A Hora da Verdade.