Prefeitura mantém plantões de atendimento no Dia de Finados
As unidades de pronto atendimento (UPA) atendem 24 horas, sem parar – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
No feriado de Finados, neste sábado (2), a Prefeitura de São José dos Campos vai manter os plantões de atendimento à população. Estarão fechados o Paço Municipal, as unidades básicas de saúde (UBS) e demais repartições.
Os setores que normalmente abrem nesse dia da semana atenderão em horários especiais.
Saúde
-
Hospitais e unidades de pronto atendimento (UPA) funcionam ininterruptamente
-
Algumas unidades de especialidades e clínicas conveniadas vão atender os pacientes previamente agendados
Serviços
-
A coleta de lixo (comum e seletiva) e as feiras livres serão realizadas normalmente
-
O Mercado Municipal abre às 7h e encerra as atividades às 14h
-
Os postos de entrega voluntária de resíduos (PEV) abrem das 8h às 12h
-
O atendimento 156 será das 8h às 20h
Emergência
-
Os serviços de emergência devem ser acionados pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal)
Guardas Municipais completam 80 horas de estágio em novembro
A grade curricular de 80 horas do Estágio de Qualificação Profissional, realizado anualmente, inclui aulas práticas e teóricas – Foto: Divulgação.
O efetivo de 326 guardas municipais da Prefeitura de São José dos Campos completará, em novembro, 80 horas de Estágio de Qualificação Profissional (EQP). O procedimento é obrigatório por lei federal e ocorre anualmente, sob coordenação da Academia da GCM (Guarda Civil Municipal), ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão.
Instalada na nova sede da secretaria, na Vila Industrial, a academia está equipada com salas de aula, centro de condicionamento físico e espaço para aulas de defesa pessoal. As práticas de tiro são realizadas no estande localizado na região norte, completando a formação técnica da corporação.
A nova academia totalmente equipada fica na sede da Sepac, na Vila Industrial/Foto: Divulgação.
Formação
A Academia da GCM também é responsável pela formação dos guardas municipais, principalmente os iniciantes, que passam por uma capacitação completa de 720 horas, com aulas teóricas e práticas, além de condicionamento físico e pessoal.
Entre 2018 e 2024, o treinamento envolveu 170 novos agentes e outros 40 aprovados no último concurso deverão passar pelo processo.
A partir da Lei 658 de 2022, a Guarda Municipal de São José dos Campos, referência em todo o Estado de São Paulo, passou a contribuir com a formação e habilitação para o porte de armas de fogo de guardas municipais de outras cidades, como Caraguatatuba, Ubatuba, Lorena e Cruzeiro. Ao total 200 guardas de outros municípios já passaram pela formação e habilitação.
A Prefeitura investe em equipamentos, armamentos e tecnologias para a GCM | Foto: Divulgação.
Conteúdo
A formação é revista anualmente e engloba aulas de primeiros socorros, violência doméstica, abordagem policial, gestão de conflitos, ética e postura profissional, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, prática de tiro em estande, entre outras.
Além disso, agentes da Fiscalização de Posturas Municipais – área que também é ligada à SEPAC – oferecem instruções sobre a nova legislação, visando maior agilidade e eficácia no monitoramento e aplicação de penalidades aos infratores.
Investimentos
Os investimentos da Prefeitura em armamentos, equipamentos e novas tecnologias para a GCM somam mais de R$ 2,4 milhões nos últimos 4 anos. A frota atual da corporação inclui 31 veículos (23 elétricos), 20 motocicletas, 2 bases móveis, 3 micro-ônibus e 12 bicicletas para patrulhamento especializado.
Obra de drenagem vai melhorar vazão na galeria da Rui Barbosa
Trecho beneficiado fica entre a Travessa Constantino Pintus e Rua Tuiuti – Foto: Divulgação.
A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar a galeria de águas pluviais da Avenida Rui Barbosa, no trecho entre a Travessa Constantino Pintos e Rua Tuiuti, em Santana. Após a assinatura da ordem de serviço, na segunda-feira (4), a empresa contratada, Sanvale, vai realizar os trabalhos iniciais, que incluem a montagem do canteiro de obras, mobilização de equipamentos e pessoal e confecção das placas de advertência para sinalização viária.
Com valor de R$ 705.500, a obra visa melhorar o escoamento e a capacidade de captação das águas na região norte. O prazo para conclusão dos serviços é de 3 meses.
Durante esse período, a via estará bloqueada parcialmente para execução da galeria, com trânsito no trecho em apenas uma faixa. Serão adotadas medidas para minimizar os impactos no tráfego local e garantir a segurança de pedestres e motoristas.
A intervenção inclui a modernização da galeria existente para assegurar o escoamento mais eficaz da água e reduzir a ocorrência de pontos de alagamento na área. A nova estrutura será integrada ao sistema já instalado na Rua Tuiuti, ampliando o alcance e a capacidade da rede de drenagem.
Além disso, a interligação permitirá que o sistema funcione de maneira mais eficiente. Isso vai proporcionar maior segurança à comunidade e minimizar riscos de acúmulo de água nos períodos de chuva intensa.
O constante aprimoramento dos sistemas de drenagem urbana tem o objetivo de atender a demanda crescente e oferecer segurança e proteção contra enchentes. Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a resiliência da infraestrutura, elevar a qualidade de vida dos cidadãos e preparar a cidade para os desafios climáticos.