Nascido em Bauru (SP), o engenheiro Ozires Silva comandou a criação, em 1969, da Embraer, um dos principais braços econômicos do país, que comemorou seus 50 anos recentemente. O coronel, formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeronáutico), também foi o responsável pela construção do avião Bandeirante – o primeiro desenvolvido e produzido por aqui.
Além de colocar o Brasil na rota das produções dos melhores aviões do mundo, em 1990 assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.
Para celebrar os 90 anos de Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, a companhia apresenta o curta animado ‘O voo do impossível’. O filme, que estreia na sexta-feira (08), retrata a trajetória de vida do bandeirante desde a infância, ao lado do inseparável amigo Zico, até a carreira de oficial da aeronáutica, quando viu o sonho de poder fabricar aviões se tornar realidade.
Segundo a empresa, a possibilidade de reviver uma história real com uma abordagem atraente fez com que a animação 3D fosse a opção ideal. Embora a expectativa inicial remeta a um filme infantil, a direção do filme buscou aplicar conceitos clássicos na estética audiovisual.
Baseado em fatos reais, a animação revela detalhes da vida do engenheiro que dedicou sua vida a um ideal de infância e liderou a criação da Embraer. No filme são relatadas a cumplicidade de uma amizade; a surpresa ao saber que o Brasil teria uma escola de engenharia aeronáutica; e o papel de um francês que o ajudou a idealizar a máquina voadora mais adequada para levar o desenvolvimento às regiões mais remotas.
Repleto de mensagens sobre ousadia, perseverança e entusiasmo, a produção em computação gráfica 3D envolve o público de todas as idades pela narrativa lúdica de que sempre vale a pena perseguir os nossos sonhos.
‘O voo do impossível’ será exibido nas mídias sociais e canais oficiais da Embraer. A veiculação conta com a parceria do Canal “Aviões e Músicas”, com Lito Sousa.
HOMENAGEM CONCEDIDA PELO INSTITUTO AMERICANO DE AERONÁUTICA (AIAA, SIGLA EM INGLÊS)
Um dos fundadores da Embraer, o engenheiro Ozires Silva se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, concedida pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA, na sigla em inglês) e uma das mais importantes condecorações de engenharia aeronáutica do mundo.
A homenagem foi anunciada na quinta-feira, 18, em um comunicado emitido pela AIAA.
Criada em 1929, a medalha Daniel Guggenheim reconhece pessoas que tiveram conquistas notáveis no campo aeronáutico. A nomeação é realizada por um conselho de especialistas da AIAA, da American Society of Mechanical Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos), da SAE International (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e da Vertical Flight Society (Sociedade do Vôo Vertical, que impulsiona o desenvolvimento do carro voador).
Entre os já homenageados com a medalha estão William Boeing, fundador da Boeing, e Orville Wright, tido nos Estados Unidos como um dos inventores do avião, ao lado de seu irmão Wilbur. Eles foram reconhecidos em 1934 e 1929, respectivamente.
Em sua última entrevista concedida ao Estadão, em janeiro, Ozires afirmou que a sociedade precisa produzir “profissionais capacitados, corajosos e com espírito empreendedor” para que novas companhias com potencial inovador, como a Embraer, surjam no País. Para isso, disse ele, é necessário investimento em educação. “Se houvesse mais instituições educacionais do nível do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em outras áreas de conhecimento, certamente os cidadãos realizariam maiores proezas no desenvolvimento de empresas e do País”, afirmou por e-mail.
MAIS HOMENAGEM
A deputada estadual Leticia Aguiar é uma grande admiradora dos serviços prestados por Ozires Silva e, inclusive, fez uma homenagem ao Coronel, entregando-lhe a maior honraria do Estado de São Paulo, o colar de Honra ao Mérito Legislativo, durante uma sessão solene na Alesp em agosto de 2019.
“O coronel Ozires Silva é, sim, um dos heróis nacionais que o Brasil tem e um grande gênio da aviação e indústria aeroespacial. Ele, que foi um dos fundadores da Embraer, terá meu apoio e reconhecimento aos serviços prestados ao Vale do Paraíba, ao Brasil e ao mundo. Parabéns pelos 89 anos, que Deus continue abençoando a sua vida!”, disse a parlamentar.