Novo programa da TV Câmara “Vozes do Bem” retrata trabalho filantrópico
Produção quinzenal mostra pessoas e instituições que atuam em prol da comunidade.
“Vozes do Bem” é o mais novo programa da TV Câmara de São José dos Campos. Cada episódio retrata uma organização não governamental ou associação sem fins lucrativos que atua para promover bem-estar e qualidade de vida a uma parcela da população. São pessoas que fazem da cidade um lugar mais inclusivo e acolhedor para quem precisa de algum tipo de assistência ou espaço. O Vozes do Bem vai ao ar quinzenalmente às terças-feiras, às 14h30, com reprise na sexta às 21h30 e no domingo às 19h.
O primeiro episódio, exibido essa semana, mostra o trabalho realizado pelas voluntárias do Centro Dandara, uma associação que tem o objetivo de promover os direitos humanos, com foco na proteção às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. Também funciona como sede de atividades culturais e de formação popular, na busca pela igualdade e liberdade para as mulheres.
A diretora Marcela de Andrade fala sobre o ciclo de violência que começa no relacionamento abusivo e inclui não só a violência doméstica, mas também a institucional, que desmotiva a denúncia, o registro de boletim de ocorrência e a busca por medidas protetivas. A diretora Sueli Bertolino lembra que foram anos de reivindicações para que São José dos Campos passasse a ter Delegacia da Mulher 24 horas, o que só ocorreu em 2025. A conselheira Kika Medina afirma a importância da mudança cultural para romper esse ciclo. Outro conselheiro voluntário, Marcos Valdir Silva, reforça como o machismo estrutural é uma construção social enraizada.
O início do Centro Dandara remonta ao projeto “Promotoras Legais Populares” que chegou a São José dos Campos em 1998 e resultou na fundação da associação em 2001, levando o nome de uma mulher negra guerreira e líder quilombola dos Palmares no período colonial brasileiro. A produção também entrevistou a promotora legal popular Bruna de Morais, que encontrou no Centro Dandara um espaço para se desenvolver e interromper o histórico familiar de violência. A diretora Rosângela Jorge explica que as promotoras são multiplicadoras de conhecimento sempre prontas a acolher e instruir mulheres sobre seus direitos.
O segundo episódio do Vozes do Bem, no dia 15 de abril, convida a conhecer o Instituto Athlon, que fomenta o paradesporto em São José dos Campos há mais de 13 anos. Referência nacional e internacional na inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, oferece 9 modalidades para atletas de 8 a 60 anos com deficiência física, visual, intelectual e TEA, desde a introdução ao paradesporto até o alto rendimento. O preparo para competições abrange campeonatos regionais, estaduais, brasileiros, pan-americanos, mundiais e as Paralimpíadas.
Assista à TV Câmara pelo canal 12.3, 7 da Net, 9 da Vivo, site da Câmara ou pelo YouTube da emissora legislativa, onde todo o conteúdo produzido fica disponível para assistir quando quiser.
Assista o primeiro programa completo. Acesse o link abaixo:
LEGENDA: Treino da equipe de goalball do Instituto Atlhon. Foto: Flávio Pereira/CMSJC