São Francisco Xavier terá ‘Show da Virada’ no próximo dia 31
O distrito está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 quilômetros de São José dos Campos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O tradicional Réveillon em São Francisco Xavier, realizado na praça Cônego Manzi, promete movimentar o distrito no próximo dia 31 de dezembro, a partir das 21h.
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos prepararam atrações musicais para quem vai esperar a chegada de 2025 nas montanhas.
O Show da Virada terá música regional, com o “Baile Caipira Nilton Blau e Cabelo de Milho”.
Sucesso
Nilton Blau, natural de São José, é compositor, percussionista, violeiro e pesquisador de culturas tradicionais e populares. Tem como destaque o sucesso “Caia Mamão Papaya (hit do forró universitário), O Fotografista, Disfarce e Folia do Limoeiro (cantado por Inezita Barroso e Braz da Viola).
É responsável pelo grupo musical Charanga do Proseio, de música carnavalesca, onde puxa o bloco Piro Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, desde 1988.
Kardec Gonzaga (acordeonista), Natanael Santos (backing/ percussão) e Pedro Canhé (bateria e percussão) completam a banda que promete animar a virada de ano.
Turismo
O distrito está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 quilômetros de São José dos Campos.
Ainda mantém hábitos de um pequeno povoado, perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com manutenção de várias tradições, como o artesanato típico da região e festas religiosas que atraem um número expressivo de visitantes.
São Francisco Xavier possui várias trilhas para caminhadas e para mountain bike. Também conta com uma rota de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para praticar outras atividades esportivas como o parapente.
São Francisco Xavier é uma região privilegiada pela beleza e exuberância das paisagens. Considerada área de preservação ambiental é resultante de atrativos naturais, para pessoas que gostam de praticar ecoturismo e turismo de aventura como montanhismo, fazer trilhas e estar em contato com a natureza. A sua paisagem é descoberta de picos e cumes, serras, pedras e quedas d’água, que são considerados atrativos turísticos para os visitantes.
O distrito também oferece opções de artesanato em tecido e madeira para todos os gostos, além de produtos orgânicos, como verduras, frutas, legumes, geleias e doces caseiros.
A gastronomia tem o tempero típico da roça, com pratos consagrados como os feitos à base de pinhão e o bolinho caipira. A broa, chamada de João Deitado, leva pinhão na massa e é assada na folha de bananeira.