EDUCAÇÃO, CURSOS E AÇÕES SJC

 

Fundhas inicia processo de contratação do Jovem Aprendiz

 

 

Estudantes, de 16 a 22 anos terão registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos e curso teórico no Cephas – Foto: PMSJC.

 

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em parceria com empresas de São José dos Campos iniciou nesta quarta-feira o processo de contratação do Programa Jovem Aprendiz destinado aos alunos da instituição.

Por meio do programa, os estudantes, de 16 a 22 anos terão registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS, férias, vale-alimentação,  vale-transporte e um dia por semana de curso teórico no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Para José Carlos da Costa, esta é uma ótima oportunidade para a filha Giovana, que foi contratada pela Johnson & Johnson. “É muito gratificante ver que ela vai iniciar nesta empresa, só tenho a agradecer”, disse orgulhoso.

Giovana Costa, de 18 anos, cursou Técnico em Química no Cephas e se semte animada com o desafio. “Estou muito feliz com essa nova oportunidade, vou ter minha primeira experiência de trabalho”, afirmou.


Iago de Barros tem 16 anos e faz o curso de Administração no Cephas, ele já havia tentado uma vaga, mas não conseguiu, porém agora, o resultado foi diferente. “Em outubro fiz uma entrevista e não passei, tentei de novo e agora consegui na Johnson como assistente administrativo. Estou muito feliz”, contou.

Programa de Aprendizagem

O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de profissionais de 14 a 24 anos com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional.

A iniciativa é fruto da Lei nº.10097/2000 da Aprendizagem, que diz que todos os estabelecimentos devem empregar um número de jovens aprendizes que corresponda de 5% a 15% do total de seus funcionários.

Cephas divulga resultado final de aprovados no Vestibulinho

Ao todo, foram oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos de nível médio – Foto: PMSJC.

Cephas (Colégio de Educação Hélio Augusto de Souza), divulgou nesta terça-feira (4) o resultado final do Vestibulinho. A prova, que atraiu cerca de 700 candidatos, foi realizada no dia 24 de novembro.

Ao todo, foram oferecidas 400 vagas em seis cursos técnicos gratuitos de nível médio: Administração, Enfermagem, Mecânica, Eletrônica, Química e Edificações. As aulas começam no dia 23 de janeiro de 2025. Confira aqui.

Também foi publicada a convocação para a primeira chamada das matrículas, que deverão ser feitas nos dias 5, 6, 9 e 10 de dezembro na sede do Cephas (Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José), nos dias e horários definidos para cada candidato que passou nas provas.

Apresentação de final de ano emociona o público na Fundhas

Crianças encenaram adaptação de conto de Natal na unidade sede da Fundhas – Foto: PMSJC.

 

Crianças atendidas em unidades da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) apresentaram uma adaptação do conto “O rapto do Papai Noel” nesta terça-feira (3).

O auditório da sede da Fundhas, no Parque Industrial (região sul), ficou lotado com pais, funcionários e alunos que prestigiaram o evento.

“Ensaiamos durante um mês e trouxemos essa peça para encantar a todos, com essa turma que vai de 6 a 13 anos”, explicou Isabel Bezerra, contadora de histórias.

Márcio Rocha veio com a esposa ver as filhas atuarem. “Emocionante ver as crianças se desinibindo na frente do público e o desenvolvimento delas”, comentou.

A filha Hanna, de 9 anos, estava feliz com a apresentação. “Foi emocionante, gosto muito de participar do teatro e eu sinto que para os outros faz o dia deles mais feliz”, contou.

Jean Continardis, de 12 anos, fez o papel do Papai Noel. “Foi muito bacana, é melhor assim quando tem os ‘menorzinhos’ assistindo, eles curtem muito mais”, afirmou.

“Todas as crianças estão de parabéns e a equipe maravilhosa de professores e coordenadores. Os figurinos muito bem feitos, só tenho a agradecer à Fundhas”, comentou Alan Ferraz, pai da Ana Júlia e da Isabele.

Fundhas

Mantida pela Prefeitura, a Fundhas contribui com a formação de crianças e jovens do município. Além de atender os alunos no contraturno escolar, a instituição desenvolve parcerias e executa projetos e programas que visam a capacitação profissional em áreas de grande demanda e desenvolvimento pessoal.

Emefi Luzia Levina é bicampeã dos Jogos Escolares

Com 1.160 pontos, a escola do Jardim Cruzeiro do Sul garantiu o segundo título consecutivo da competição – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o troféu dos Jogos Escolares ficará com a comunidade escolar do bairro Jardim Cruzeiro do Sul. Após o título em 2023, a Emefi Luzia Levina Aparecida Borges conquistou o bicampeonato este ano, somando 1.160 pontos.

Na manhã desta terça-feira (03), alunos e professores foram até o Cefe (Centro de Formação do Educador) para comemorar a vitória.

A cerimônia de encerramento reuniu docentes e estudantes de diferentes escolas e premiou os destaques de cada modalidade e das categorias: Integração Esportiva, Participação, Organização e Disciplina.

Os Jogos Escolares são tradição na rede municipal e em 2024 envolveram mais de 10.000 alunos e 230 professores de Educação Física de 64 escolas de ensino fundamental, disputando 1.700 partidas em diversos espaços esportivos da cidade, de março a novembro.

As escolas competiram em 10 modalidades esportivas, sendo elas: futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, badminton, tênis de mesa, damas, xadrez e queimada. Todas são realizadas em ambientes seguros, com orientação dos educadores e aplicação dos conceitos de fair play (jogo limpo).

O objetivo é promover a interação entre os estudantes, possibilitando a continuidade do trabalho pedagógico dos professores de Educação Física e o desenvolvimento de valores que contribuam na formação de cidadãos íntegros, como liderança, respeito e trabalho em equipe.


Expectativa e comemoração pelos prêmios marcou o evento de encerramento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Inclusão e oportunidades

O esporte nas escolas abre portas para os jovens se desenvolverem além da sala de aula e constrói histórias de dedicação e superação, como a da Vitória Fernanda, aluna da Emefi Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti, no bairro Setville (região sudeste).

Vitória possui má formação congênita dos membros inferiores e anomalia de membros superiores, prioriza a autonomia para realizar ações diárias e participou dos Jogos Escolares, representando sua escola na dama.

“Foi muito legal, eu nunca tinha jogado antes, comecei esse ano. É um jogo que trabalha nossa inteligência. Nosso professor nos ensinou que o mais importante é se divertir e competir, por isso fui bem tranquila”, conta a aluna, de 11 anos.

Vitória Fernanda, acompanhada pela profissional de apoio, exibe a medalha que ganhou na dama | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Para os alunos campeões, Eduarda e Guilherme, a experiência dos Jogos foi transformadora.

“Nos Jogos eu tive meu primeiro contato com vários esportes, entre eles o atletismo, e hoje integro a equipe do Atleta Cidadão na modalidade. É um orgulho muito grande e espero seguir nessa trajetória até me tornar profissional”, disse Eduarda, de 14 anos.

“Com os Jogos aprendemos a enfrentar desafios e acreditar em nós mesmos, como lidar com as derrotas e também com as vitórias, sempre com muita honra e alegria, pois estamos entre amigos”, afirmou Guilherme, de 15 anos.

O professor do time bicampeão, Leandro Borges, explica os segredos que levaram a equipe ao título este ano e as lições que as turmas levam para a vida. “Muita dedicação e companheirismo dos nossos alunos, eles são comprometidos demais e querem sempre dar o melhor de si. Nós não entramos nos Jogos pensando em ser campeões, nosso foco é que os alunos aproveitem ao máximo estes momentos”, ressaltou.


Professor Leandro, ao centro, entre os alunos Eduarda e Guilherme, com o troféu e demais prêmios conquistados pela Emefi Luzia Levina | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Escola Ativa

Na Educação Integral, o programa Escola Ativa oferta mais de 6.000 vagas em 13 modalidades esportivas, como: futsal, judô, basquete, vôlei, handebol, taekwondo, xadrez, rugby, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica, BMX, entre outras.

Presente na rede há seis anos, o programa acontece por meio de convênio com o IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba). Os estudantes do 1º ao 9º ano podem treinar, se aperfeiçoar e cuidar da saúde com a prática de exercícios físicos. A iniciativa busca ainda estimular valores e habilidades socioemocionais.

A Educação Integral oferece atividades no contraturno escolar visando a formação completa dos alunos de ensino fundamental, considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural.

Leia mais:

Escola Ativa movimenta alunos em tempo integral

You May Also Like