“Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba” de Marcelo Fernandes
“Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba”, é um espetáculo de contação de história, uma adaptação autoral do Livro Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba”, escrita pelo filósofo Marcelo Fernandes e será apresentado no Sesi-São José dos Campos, no próximo domingo, 13 de outubro, em duas sessões, às 9 e às 10 horas.
Esta história leva a conscientização para preservação da cultura popular da região do Vale do Paraíba, e de forma lúdica, faz uma reflexão sobre o cuidado com a natureza da Mata Atlântica. A história traz três personagens principais, Francisco, Maria e Zé, que vivem diversas aventuras nas cidades da região.
Trajetória do autor
Nascido em São Paulo no dia 24 de novembro de 1978, Marcelo Fernandes dos Santos ou simplesmente Marcelo Fernandes é um artista que deixou para trás seu trabalho na área de administração para se dedicar totalmente à literatura.
Filho de Lourdes Fernandes e Benedito Ludgero, sonhava ser motorista devido a sua grande paixão por carros, ônibus e caminhões.
Também começou a se interessar por assuntos ligados à física, ciências e filosofia, vindo mais tarde a estudar e a se formar como professor, porém, sem nunca exercer.
Quando tinha oito anos, sua família decidiu deixar a loucura de São Paulo para se estabelecer em São José dos Campos.
Marcelo começou a escrever suas primeiras poesias na adolescência, de maneira despretensiosa.
Trabalhou em vários lugares, sempre na área administrativa, até que um dia decidiu que precisava mudar radicalmente e tomou a decisão que mudaria sua vida.
Em 2016 começou a fazer seus primeiros traços da história dos Sonhos de Francisco. A ideia era fazer uma história que falasse do Vale do Paraíba e dos animais característicos da região, mas tudo tomou uma proporção que fez com que Marcelo se descobrisse como escritor, poeta, artista, contador de história, empreendedor e professor oficineiro. Tudo aconteceu por causa de um sonho que tomou sua vida para sempre. O sonho de levar a arte da palavra as pessoas, e principalmente as crianças.
Segundo o próprio Marcelo Fernandes, hoje tudo é um grande desafio, pois no período da pandemia, teve que se reinventar mais uma vez, se tornando um sobrevivente da arte.
É autor de dois livros voltados para o público infantil: Os sonhos de Francisco (2017) e Poesia das Cores (2020).
Em 2022 quase desistiu, não tendo nem mesmo o ganha pão, mas aos poucos foi se recuperando e ganhando novos amigos, novos apoiadores e novos horizontes para continuar suas experiências.
Foi convidado pela produtora JM Produções para trabalhar como roteirista de um curta metragem intitulado “O cientista maluco” e a ideia deu muito certo.
O filme foi gravado em Paraibuna e exibido para um bom público, fazendo com que o artista sonhasse ainda mais com voos mais altos.
“Gratidão para todos aqueles que sonham comigo, vocês todos são minha família. E aqueles que quiserem sonhar juntos, vamos que vamos, pois o coração é grande e cabe sempre mais um!” Marcelo Fernandes.